You are on page 1of 12

Folheto nmero 10 CULTIVO DO MARACUJ

Como deve ser escolhido o local para o cultivo do maracuj? O solo para cultivo do maracuj deve ter mais que 60 cm de profundidade, livre de impedimentos, que tenha boa infiltrao. A rea no deve passar por encharcamento em momento algum. O local deve estar longe de caixas de criao de abelhas comuns e abelhas irapu. Tambm no deve ser um local de ventos fortes e freqentes. A rea escolhida no deve ter histrico de outros plantios de maracuj que tenham mostrado plantas doentes por fungos presentes no solo.

Como deve ser escolhido o sentido de plantio? O plantio deve ser colocado no sentido Norte-Sul para garantir que as folhas captem uma maior quantidade de raios solares durante o dia e em reas planas (at 5% declividade). Em reas com declive maior que 5%, o plantio deve ser em nvel.

Como deve ser preparado o solo? O solo em agricultura orgnica no deve ser revolvido. Somente para o primeiro cultivo, a fim de incorporar calcrio, recomenda-se uso de arado e de grade. Aps essa etapa, sempre entre os cultivos, recomenda-se somente o uso do implemento chamado escarificador". O solo deve ser escarificado quando estiver mido, no encharcado.

Como deve ser feita a correo qumica do solo? OBS: o uso e calculo da quantidade do calcrio descrito em detalhes no Folheto Tcnico 3 Correo do Solo e usando a folha de calculo (pagina: http://www.adaptasertao.net/tecnologiafertilizante.asp) O solo dever ser corrigido quimicamente para atingir pH de 6 a 7. Para isso deve ser usado calcrio. O calcrio ser escolhido levando em considerao tambm a quantidade de Magnsio que foi indicada na anlise qumico fsicas do solo. Se o solo estiver pobre em Magnsio, dever ser usado calcrio dolomtico. O calcrio usado dever ser com fator PRNT maior que 90. O www.adaptasertao.net

ajuste da concentrao de clcio dever ser feito com uso de calcrio calctico ou uso de gesso agrcola, este ltimo caso o pH.

Como e quanto deve ser o suprimento de gua? O maracuj uma planta que no suporta grandes quantidades de gua no seu sistema radicular. A demanda de gua varia de 800 mm a 1750 mm por ano de forma bem distribuda (lamina entre 2,2 mm/dia e 4,5 mm/dia. Por exemplo, um sistema de irrigao por gotejamento com espaamento entre gotejadores de 0.6 m e vazo dos gotejadores de 1.8 l/hora corresponde a aplicao de uma lamina de 3 mm/hora). A demanda de gua tambm varia com o crescimento da planta. A irrigao deve ser fornecida preferencialmente localizada e a uma distncia de 30 cm do caule.

Como deve ser escolhida a variedade/hbrido? A escolha da variedade/hbrido deve levar em considerao a resistncia a doenas, boa produtividade e adaptabilidade ao clima e deve ser baseada em pesquisas cientificas. As sementes devem ser selecionadas e de alta qualidade, compradas em institutos ou bancos de sementes reconhecidos nacionalmente. essencial fazer uma pesquisa na internet e perguntar para instituies de pesquisa agropecurias para achar vendedores cadastrados e confiveis. Um exemplo de semente de boa qualidade a variedade IAC-277 vendida pelo Instituto Agronmico de So Paulo (http://www.iac.sp.gov.br/). Contato: Setor de Produo de Semente, Tel: (19) 32424246.

Como deve ser a preparao de mudas? A preparao de mudas deve ser em telado, totalmente fechado, com piso forrado com brita para impedir o contato dos saquinhos de muda como o solo (Fig 1).

Fig 1 As sementes devero ser de alta qualidade e devero passar por um tratamento trmico para aumentar a porcentagem de germinao. O tratamento consiste em imerso das sementes por 15 minutos a 35C (Fig 2). www.adaptasertao.net

Fig 2 Deve-se semear uma semente por saquinho. O saquinho usado dever ser preto, plstico com 12 cm de dimetro com 18 cm de altura (Fig 3).

Fig 3 O substrato dever ser comprado (Fig 4), tendo como base matria orgnica; dever, portanto, ser isento de qualquer fonte de doena. Uma alternativa preparar e usar substrato solarizado. Na internet possvel achar vrios sites e artigos com indicaes tcnicas de como solarizar o solo. O substrato dever ser peneirado e enriquecido respeitando a seguinte proporo: Para 100 litros de substrato adicionar: - 200 g de Bokashi. (Fig 5) - 100 g farinha de osso - 250 g de cinzas de madeira

Fig 4

www.adaptasertao.net

Fig 5

A rega dever ser diria, dividida em duas vezes no dia, em quantidade para molhar o substrato sem encharcar. Pragas e doenas devero ser monitoradas diariamente. Para isso, recomenda-se a aplicao de calda viosa e biofertilizante intercaladas em 15 a 30 dias por todo o ciclo de produo que pode se estender por 60 dias. O ponto de transplante com 7 folhas ou na formao da primeira gavinha. Quando a muda tiver 4 folhas, dever comear um processo de rustificao, que consiste em exp-la ao sol gradativamente at que esteja totalmente a sol quando alcanar o momento de transplante.

Como deve ser a estrutura de sustentao do pomar? O pomar dever ter estrutura de sustentao com moures de 2 a 2,5 metros de comprimento, espaados a cada 5 metros (Fig 6). A linha de sustentao dever ser arame galvanizado liso n12 esticado nos dois lados da linha com esticador modelo argola-dupla ligado a um ponto fixo enterrado no solo. O comprimento da linha de plantio no deve ser maior que 70 metros. Os moures devero ter uma parte equivalente a 0,5 metro enterrado.

Fig 6 Qual o espaamento de plantio recomendado? O espaamento entre plantas de 5 metros e entre linhas de 2,5 metros.

www.adaptasertao.net

Como deve ser feita a o plantio e a adubao de plantio no modo orgnico? O plantio deve ser feito em cova (40 x 40 x 40 cm) ou em sulco de 40 cm de profundidade. A adubao orgnica da cova deve ser feita da seguinte forma: 1. Com metade da terra retirada da cova deve-se misturar 1 kg de calcrio dolomtico. 2. Com a outra metade da terra retirada da cova deve-se misturar 30 litros de composto orgnico, 200 g de farinha de osso e 1 kg de cinzas de madeira. 3. Misturar as duas partes anteriores e colocar dentro da cova. 4. Ligar a irrigao para molhar bem a cova ou molhar manualmente com regador. 5. Plantar as mudas na manh seguinte, bem cedo, ou no final da tarde. A terra dever estar pronta para receber a muda de acordo com instrues de adubao acima mostradas. O plantio consiste em corte e retirada de forma delicada do saco plstico da muda e colocao da muda no leito, mantendo o nvel do torro o mesmo do nvel da terra. NO DEVER SER FEITA COROA DE TERRA PARA ACMULO DE GUA EM VOLTA DA MUDA. Aps a colocao da muda na cova, devem-se preencher completamente os espaos laterais com terra e exercer pequena presso na terra para a muda ficar firme no local.

possvel aproveitar a rea enquanto as plantas so pequenas? Sim, poder ser consorciada com milho, sorgo, gergelim, adubos verdes em geral. No poder ser consorciado com feijo e com plantas da famlia da abbora, por questes de doena.

Como deve ser feito o controle de plantas daninhas? Em volta do p, em uma distncia de 1 metro de cada lado do caule, deve ser feito arranquio das plantas pequenas a mo. Aps essa distncia, pode-se usar a enxada. No aconselhvel o uso de qualquer ferramenta que possa ferir as razes da planta de maracuj porque essa uma das principais causas de doenas.

Como deve ser feita a conduo e poda da planta? A conduo deve comear logo no transplantio da muda ao campo. Esta deve ter somente um ramo de crescimento. Todos os outros brotos devem ser retirados manualmente ou com tesoura, ambos limpos e desinfetados com soluo 50% de gua sanitria (Fig 7).

www.adaptasertao.net

Fig 7 Deve-se amarrar um fitilho de forma no apertada no caule da planta; a outra ponta do fitilho deve ser amarrada ao arame. A planta se prender sozinha ao fitilho e chegar ao arame; ao passar 10 a 15 cm do arame, ser retirada a ponta do ramo para forar o aparecimento de brotos laterais, os dois brotos mais prximos ao arame devero ser conduzidos lateralmente, sobre o arame (Fig 8).

Fig 8

Todos os brotos crescidos desse ramo lateral devero ser mantidos, pois formaro a cortina de produo. Quando os brotos laterais chegarem a tocar a planta vizinha, devero ter suas pontas podadas. Dos brotos que sarem desse ramo lateral, todos devero ser conduzidos soltos, com a retirada das gavinhas (Fig 8).

Como, quando e onde deve ser feita a adubao de cobertura? A adubao de cobertura deve ser com Bokashi, a 30, 60 e 90 dias aps o transplantio, nas quantidades de 200, 250 e 800 g por cova. A adubao deve ser feita junto rea mida proporcionada pela irrigao. A adubao de cobertura deve ser feita no final da tarde. No www.adaptasertao.net

segundo ano deve ser usada adubao mensal de 200 g de Bokashi e 210 g de cinzas de madeira e quadrimestral de 80 g de farinha de osso por planta. No terceiro ano adubao mensal de 150 g de bokashi e 180 g de cinzas de madeira. No incio do segundo e do terceiro ano adicionar 500 g de calcrio por planta.

Como deve ser feita adubao foliar com Biofertilizante e Supermagro? A adubao com Biofertilizante e Supermagro deve ser feita a cada 15 ou 21 dias, intercalada entre os dois produtos. Estes iro conferir nutrientes prontamente disponveis para as plantas, principalmente os micronutrientes, quando tratamos do Supermagro. A aplicao deve ser com bomba costal, bastante pressurizada e com bico pulverizador que proporcione gotas bastante finas. A aplicao dever ser feita no incio da manh, antes das 8:00h.

Como deve ser feita a polinizao artificial? A polinizao artificial deve ser feita sempre que possvel, pois aumenta o pegamento das flores e o peso dos frutos de at quatro vezes. Caso existam muitas mamangavas trabalhando na rea, talvez no haja mais plen nas flores para realizar a polinizao artificial. A ao da polinizao artificial deve ser similar aquela das mamangavas (Fig 8a). Esta deve ser feita coletando plen com os dedos (lavar bem a mo antes), com ou sem uso de luvas de veludo, e transportando esse plen para flores de outras plantas (Fig 8). Sempre o plen de uma planta far a fertilizao da flor de outra planta. Por simplicidade, sempre bom fazer polinizao artificial cruzada, ou seja, coletando o plen das flores de uma planta e polinizando as flores da planta da linha de frente. A polinizao artificial cruzada garante que se polinize a planta com o plen de uma outra planta para garantir que haja produo.

Fig 8a

Fig 8b

A polinizao dever ser feita em flores com os estigmas totalmente curvos somente (Fig 9). A flor do maracujazeiro abre por volta das 13:00h e fecha por volta das 16:00h.

www.adaptasertao.net

Fig 9 Como deve ser feito o controle de lagartas? O controle de lagartas deve ser feito por retirada manual das lagartas da planta, principalmente das que tem o hbito de permanecerem em grupo. Outro mtodo que tambm deve ser utilizado o uso de Dipel WP/Bacillus Thuringensis por pulverizao sobre a massa foliar; esse produto natural e totalmente atxico e deve ser aplicada no final da tarde. O ponto de aplicao quando as lagartas tiverem um mximo de 5 mm de comprimento. O tempo de ao de at 5 dias. Fornecedor do Dipel WP/Bacillus Thuringiensis: So Paulo (produtor): SUMITOMO CHEMICAL DO BRASIL REPRESENTAES LTDA. Av. Paulista, 854- 11 andar- conj. 112 (Edifcio Top Center). 01310-913 - So Paulo-SP Tel (11) 3174-0355. Juazeiro: Verbo Produtos Agrcola Tel: (74) 3614-9262 Feira de Santana: FERTIBAHIA COM PRODUTOS AGROP LTDA., Av Presidente Dutra 2399. Feira de Santana - BA. Contato: Fone: (75) 21013030. Fone: (75) 2219266 ou Fertibahia Comrcio de Produtos Agropecurios, Rua Maria Ferreira Almeida 36, Feira de Santana BA. Tel: (75) 2101-3000 Como deve ser feito o controle de brocas? O controle de brocas deve ser feito pela injeo de calda sulfoclcica pura no furo no caule feito pela broca. Caso no se identifique o furo, deve ser retirado todo o ramo, retirado da lavoura e queimado.

Como deve ser feito o controle de percevejos? O controle de percevejos deve ser feito com a aplicao de calda sulfoclcica (vide indicaes no folheto referente a calda sulfoclcica).

Como deve ser feito o controle de mosca da fruta? O controle de mosca da fruta deve ser feita por captura atravs de armadilhas colocadas no pomar, penduradas a 1,5 metros de altura, a uma distncia de 200 m entre elas, colocadas nas partes externas do pomar. Colocar 1 armadilha a cada 2500 m. Colocar dentro da armadilha melao a 7% diludo em gua. Essa armadilha chamada Mcphill e pode tambm ser feita com garrafa PET (Fig 10).

www.adaptasertao.net

Fig 10 Como deve ser feito o controle da abelha melfera? O controle das abelhas melferas deve ser feito atravs do plantio de banco de plen e nctar, em local intermedirio entre a colmia e o pomar. No se recomenda de forma alguma a destruio da colmia.

Como deve ser feito o estmulo a multiplicao de mamangavas? A multiplicao deve ser feita atravs do ato de espalhar por todas as laterais do pomar tocos de bambu secos ou pedaos de madeira mole e seca. As mamangavas tendem a colonizar esses tocos e pedaos.

Como devem ser feitas as pulverizaes? As pulverizaes devem ser feitas antes das 8:00h ou depois das 17:00h, sempre com muita presso, gotas pequenas e atingindo os dois lados de todas as folhas. Entre uma pulverizao e outra, a bomba costal deve ser limpa. Mesmo sendo produtos atxicos, os produtos de segurana individual (E.P.I.) devem ser usados (Fig 11).

Fig 11 Como devem ser evitadas as doenas de solo? As doenas de solo devem ser evitadas atravs de uma srie de atitudes: www.adaptasertao.net

a) Manter a planta sem stress hdrico, nem por falta nem por excesso de gua. b) Manter a planta bem nutrida. c) No danificar as razes. d) No usar esterco cru. e) Deixar o caule tronco da planta sempre livre e seco. f) No plantar em reas que h histrico desse tipo de doena. g) No plantar em baixadas. h) Usar sementes de alta qualidade e mudas feitas em substrato isento de doena. i) Limpar sempre todas as ferramentas

Como devem ser erradicadas plantas mortas por doenas do solo? Caso ocorra o aparecimento de uma planta com doena de solo, caracterizada facilmente pela morte rpida da planta, esta dever ser arrancada da rea, com folhas razes frutos e ramos, levada para fora do pomar e queimada. No local onde estava plantada incorporar 2 kg de calcrio numa rea de 0,5 x 0,5 x 0,25 m de profundidade e marcar o local para no se plantar mais no lugar da mesma cova pelo menos por 1 ano.

Como deve ser feito o controle de doenas fngicas? O controle de doenas fngicas deve ser feito pela manuteno da boa ventilao da massa foliar da planta e atravs de pulverizaes intercaladas entre calda viosa e calda bordalesa a cada 15 ou 21 dias (vide informaes nos folhetos de calda viosa e calda bordalesa).

Como deve ser feito o controle de doenas bacterianas? O controle de doenas bacterianas deve ser feito pela manuteno da boa ventilao da massa foliar da planta e atravs de pulverizaes intercaladas entre calda viosa e calda bordalesa a cada 15 ou 21 dias (vide informaes nos folhetos de calda viosa e calda bordalesa). As doenas bacterianas devem ser evitadas atravs de uma srie de atitudes: a) Manter a planta sem stress hdrico, nem por falta nem por excesso. b) Manter a planta bem nutrida. c) Uso de quebra ventos para proteger o pomar. d) Usar sementes de alta qualidade e mudas feitas em substrato isento de doena. e) Limpar sempre todas as ferramentas www.adaptasertao.net

Como deve ser o controle de doenas virticas? No h controle qumico para doenas virticas. Os controles culturais de preveno so: a) Manter a planta sem stress hdrico, nem por falta nem por excesso. b) Manter a planta bem nutrida. c) Uso de quebra ventos para proteger o pomar. d) No plantar no pomar ou proximidades plantas da famlia da abbora. e) Disseminar constantemente joaninhas na rea, para combater pulges.

Como devem ser erradicadas plantas atacadas por doenas virticas? Caso ocorra o aparecimento de uma planta com doena virtica, caracterizada facilmente pela forma endurecida e pequena dos frutos, esta dever ser arrancada da rea, com folhas razes frutos e ramos, levada para fora do pomar e queimada. Manter em constante vigilncia as plantas vizinhas as plantas arrancadas.

Como e quando deve ser feita a colheita? A colheita deve ser feita quando a fruta estiver com 70% da casca amarela quando for para venda da fruta e com 100% da casca amarela quando for colhido para uso da polpa em fbrica local. A fruta colhida dever ser retirada da planta com um pedao de 2 cm de pednculo com uso de tesoura. A tesoura deve passar por mergulho em soluo 50% de gua sanitria entre uma planta e outra. A fruta dever ser acondicionada em caixa plstica com empilhamento mximo de 3 frutas. Toda fruta colhida do cho dever ser tratada de forma diferente pois h maior chance de ter infeco de alguma doena de ps-colheita e um tempo de vida de prateleira menor. A colheita deve ser feita normalmente no perodo da manh e levada imediatamente para um galpo, ao abrigo da luz e calor.

Qual tipo de tratamento ps-colheita pode ser feito? Os frutos devem ser lavados em gua com concentrao de 100 ppm de cloro ativo (5 litros de gua sanitria 2% em 1 m de gua com pH corrigido para chegar a 4 atravs do uso de vinagre) pelo tempo de 15 minutos. Aps isso as frutas devero permanecer em local ventilado para que ocorra secagem. Aps secos devero passar por seleo de tamanhos e classificados em embalagens prprias, de acordo com normas exigidas pelo comprador.

Qual a produtividade esperada? www.adaptasertao.net

Produtividade esperada de 3.000 kg por ano numa rea de 1000 m, englobando todos os tipos de frutos. O ciclo produtivo do maracuj de 2 a 3 anos.

Qual o perodo produtivo de um cultivo de maracuj? O perodo produtivo de 2 grandes safras, o que se aproxima de 3 anos de cultivo.

www.adaptasertao.net

You might also like