You are on page 1of 7

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

INTERAO HUMANO-COMPUTADOR: Interface ATIVIDADE 2

Prof. Sergio Moraes Disciplina: Interao Humano-Computador Francisco Roque Alves Larcio Claro Junior Rafael dos Santos Gattermaier Tomoyasu Takeuchi Sorocaba Fevereiro/2013 AN121354 AN121354 AN121354 AN121354

Sumrio
Sumrio.................................................................................................................. 2 1. Introduo....................................................................................................3 2. Definies de Interface................................................................................4 3. Evoluo das Interfaces...............................................................................4 4. Diferentes Tipos de Interfaces......................................................................5 5. Tendncias................................................................................................... 5 6. Importncia das Interfaces...........................................................................6 7. Concluso.....................................................................................................6 8. Bibliografia...................................................................................................7

1. Introduo

2. Definies de Interface
Uma das definies de interface a dada por Moran (1981), em que diz se tratar da parte em que o usurio entra em contato fsico e perceptivo, ou seja, a tela em que o cliente utiliza, onde se faz a entrada de dados, se verifica as sadas, clica, ou usa qualquer outro dispositivo direto, como um dispositivo USB que verifique a digital por exemplo. Segundo Sommerville (2003), o projeto da interface com o usurio fundamental para o sucesso do software desenvolvido. Ponto que reforado por Pressman (2006), Avaliando que a mesma pode ser a parte mais importante do sistema, por isso, importante trabalhar a prototipao com o usurio. Para que uma interface seja usvel e o melhor possvel para atender a necessidade do cliente, deve ser de fcil e rpido entendimento, alm de ser simples e intuitiva, visando atender todos os nveis de usurio, facilitando o treinamento e melhorando a usabilidade do software, gerando conforto e o menor esforo possvel, visando uma melhor produtividade e diminuio dos erros decorrentes de impercia.

3. Evoluo das Interfaces


Em sua primeira fase, a interface era trabalhada diretamente no hardware, utilizando vlvulas para a comunicao homem-maquina, sendo muito lenta e de difcil entendimento, alm dos problemas com a queima das vlvulas, que tinham que ser trocadas constantemente, atrasando os processos. A segunda fase comeou a usar a ideia de interface grfica na computao, que surgiu na dcada de 30, com Vanner Bush, porem, as primeiras interfaces s apareceram na dcada de 60, quando Douglas Englebart e sua equipe desenvolveram o processador de texto, o mouse e as janelas de menu, chamado NLS (On-Line System), abrindo um leque de possibilidades e aumentando a facilidade de se comunicar com o computador . Com a terceira fase, chegou o conceito de janelas, cones e desktop, que junto com o avano do hardware chegamos ao que o computador hoje, cada vez mais intuitivo, fcil de utilizar e de se entender, popularizando e melhorando o acesso a informao. A quarta fase em que estamos hoje, temos a realidade aumentada, em que a sobreposio de objetos virtuais, tridimensionais, gerados por computador, com o ambiente real, por meio de algum dispositivo. Ainda temos os recursos 3D, permitindo a visualizao de profundidade, efeitos visuais de sombra e transparecia, dispositivos que captam e interpretam a voz, e ainda esto por vir as interfaces orgnicas e tangveis, que precisam ser aprimoradas.

4. Diferentes Tipos de Interfaces


Interface Grfica Uma interface com usurio que recorre ao mouse e grficos de mapa de bits para simplificar grandemente as operaes bsicas do computador para os usurios iniciantes. Os recursos tpicos da interface grfica so os quadros de advertncia, clipboard ou reas ou rea de transferncia, os acessrios, de mesa, a metfora do desktop, os quadros de dialogo, as setas de paginao, a possibilidade de utilizao de diversas fontes na tela, a equivalncia entre contedo da tela e a pgina impressa e a abertura de vrias janelas na tela. Aplicao Na cincia da computao, o termo interface utilizado em diversas reas: Interface do utilizador Interface grfica do utilizador Interface, em programao de computadores, uma definio que estabelece a fronteira de comunicao entre dois componentes de software. Interface de rede Interface do usurio A interface do usurio, ou interface do utilizador, o conjunto de caractersticas com o qual os usurios interagem com as mquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa. Interface fsica Uma interface fsica, ou conectora, um dispositivo que efetua a ligao entre uma porta de sada de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro (por exemplo, entre um computador e um perifrico). Interface em programao Em programao, a utilizao de interfaces permite a composio de componentes de um software sem que a sua implementao seja conhecida. Um exemplo clssico de utilizao de interfaces o do sistema operacional que, atravs de uma interface de programao de aplicativos, permite que os programas utilizem os recursos do sistema (memria, CPU e etc.) sem que os seus detalhes de implementao sejam conhecidos do programador. Este esquema isola e protege o sistema operacional de eventuais erros cometidos pela aplicao.

5. Tendncias
Com a evoluo dos dispositivos e popularizao de gadgets portteis, observamos que as tendncias direcionadas a interfaces visam uma melhor interao usurio/dispositivo, permitindo que o mesmo utilize ao mximo as funes fornecidas pelos aparelhos, sem dispor de um conhecimento muito amplo ou um esforo igualmente desnecessrio para utilizao do mesmo. Vemos que, aps o ressurgimento da Apple, apresentando designs inovadores e ditando tendncias, percebe-se que o mercado tendeu a aderir e derivar tal padro, mostrando que uma boa ideia pode ser reaproveitada e melhorada. Com o lanamento do Windows 8, o primeiro SO desenvolvimento totalmente para dispositivos touch-screen, surge uma nova gama de softwares utilizando a interface touch-screen, utilizada em praticamente todos os smartphones e players existentes no mercado atual, assumindo que, a interface de contato tornou-se a maior tendncia atual em relao a interao homem/maquina.

6. Importncia das Interfaces


Pesquisas tm mostrado que um projeto de interface homem-computador pode proporcionar uma substancial diferena no tempo de aprendizado, na velocidade de execuo, na taxa de erro e na satisfao do usurio. Projetistas da rea comercial reconhecem que os sistemas que so fceis de serem usados, geram uma margem competitiva na recuperao da informao, automao de escritrio e computao pessoal. Programadores e equipes de garantia de qualidade esto mais atentos e cuidadosos com relao aos itens de implementao, que garantam interfaces de alta qualidade. Gerentes de centros de computao esto trabalhando no sentido de desenvolver regras que garantam recursos de software e hardware que resultem em servios de alta qualidade para seus usurios.

7. Concluso

8. Bibliografia
MORAN, T., The Command Language Grammars: a representation for the user interface of interactive computer systems. International Journal of Man-Machine Studies,1981 SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 6.ed. So Paulo: Addison Wesley e Prentice Hall Brasil, 2003. PRESSMAN, R S. Engenharia de software. 6.ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2006 LIMA, PAULO, unicamp, Disponvel em:< ftp://ftp.fem.unicamp.br/pub/FEM351/redes/ihm/IHCUFPA2004P1.pdf>, Acesso em 27 Fev. 2013 ARRUDA, FELIPE, A histria da interface grfica, 8 Abril, 201. Disponvel em:<://www.tecmundo.com.br/historia/9528-a-historia-da-interface-grafica.htm>, Acesso em 27 Fev. 2013

You might also like