You are on page 1of 4

MPE Mdio Direito Administrativo Exerccios N 02 - Lei n 869 Prof.

Waltinho

PARTE 1 01) (FUNDEP/TJ/Oficial Analise as afirmativas abaixo. Judicirio/MG/07)

I. Funcionrio pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. II. Cargo pblico, para os efeitos do estatuto do servidor pblico do Estado de Minas Gerais, o criado por lei em nmero certo, com a denominao prpria e pago pelos cofres do Estado. III. Os cargos de carreira so aqueles que se integram em classes e correspondem a uma profisso; isolados, os que no se podem integrar em classes e correspondem a certa e determinada funo. IV. Classe um agrupamento de cargos da mesma profisso e de igual padro de vencimento. A partir dessa anlise, pode-se concluir que a) apenas as afirmativas I e III esto corretas. b) apenas as afirmativas II e IV esto corretas. c) apenas as afirmativas II e III esto corretas. d) todas as afirmativas esto corretas. 02) (FUNDEP/TJ/Oficial Judicirio/MG/07) Sobre as licenas revistas na Lei Estadual n 869 de 05/07/1952, incorreto afirmar que a) o funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 meses. b) o servidor licenciado para tratamento de sade no poder dedicar-se a qualquer atividade remunerada. c) o funcionrio, durante a licena para tratamento de sade, obriga-se a seguir rigorosamente o tratamento mdico adequado doena, sob pena de lhe ser suspenso o pagamento de vencimento ou remunerao. d) a funcionria casada com funcionrio estadual, federal ou militar, ter direito a licena, sem vencimento ou remunerao, quando o marido for mandado servir, independentemente de solicitao, em outro ponto do Estado ou do territrio nacional ou no estrangeiro. 03) (FCC/TCE/Procurador/MG/07) Servidor do Estado de Minas Gerais, com menos de 55 anos, aposentado por motivo de doena. Posteriormente, verifica-se que o seu estado de sade no justifica a medida de aposentadoria, tendo em vista que o servidor tem condies de continuar exercendo as atividades anteriormente exercidas, sem perda de capacidade funcional. Nessa hiptese, o servidor poder reassumir seu cargo, por fora de a) reverso. b) reintegrao. c) readaptao. d) readmisso. e) aproveitamento.

04) (FCC/TCE/Procurador/MG/07) A propositura de ao regressiva contra o agente pblico do Estado de Minas Gerais que causar, por dolo ou culpa, dano a terceiro, a) obrigatria, aps o trnsito em julgado da deciso que condenar a Fazenda estadual. b) facultativa, aps o trnsito em julgado da deciso que condenar a Fazenda estadual. c) obrigatria, ainda durante o trmite da ao movida contra a Fazenda estadual. d) facultativa, ainda durante o trmite da ao movida contra a Fazenda estadual. e) poder ser obrigatria ou facultativa dependendo das circunstncias do caso concreto, que determinaro tambm o momento de propositura da ao. 05) (FCC/TCE/Procurador/MG/07) A Considere as seguintes afirmaes: I. De acordo com a legislao aplicvel espcie, os atos de improbidade administrativa podem estar caracterizados mesmo se no houver enriquecimento sem causa do agente. II. Ao afirmar o princpio da moralidade administrativa, a Constituio afasta a Administrao da observncia da estrita legalidade, por privilegiar a moral em detrimento da lei. III. De acordo com a legislao aplicvel espcie, os atos de improbidade administrativa podem estar caracterizados mesmo se no houver prejuzo aos cofres pblicos. Est correto o que se afirma apenas em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 06) (FCC/TCE/Procurador/MG/07) O servidor pblico do Estado de Minas Gerais que acumule cargos na Administrao estadual ilegalmente a) sofrer necessariamente pena de demisso a bem do servio pblico. b) sofrer necessariamente pena de demisso. c) sofrer necessariamente pena de suspenso. d) poder optar por um dos cargos, em qualquer hiptese. e) poder optar por um dos cargos, se estiver de boaf.

www.prolabore.com.br

MPE Mdio Direito Administrativo Exerccios N 02 - Lei n 869 Prof. Waltinho

07) (FCC/TCE/Procurador/MG/07) No curso de processo administrativo disciplinar instaurado para a apurao de falta funcional de servidor pblico do Estado de Minas Gerais, a suspenso preventiva do servidor a) poder ser decretada por 30 dias, sem prejuzo da contagem do tempo de servio enquanto durar a suspenso. b) poder ser decretada por 30 dias, contando-se o tempo de servio correspondente apenas se o servidor for absolvido ou punido com advertncia, multa ou repreenso. c) poder ser decretada por tempo indeterminado, sem prejuzo da contagem do tempo de servio enquanto durar a suspenso. d) poder ser decretada por tempo indeterminado, contando-se o tempo de servio correspondente apenas se o servidor for absolvido ou punido com advertncia, multa ou repreenso. e) no poder ser efetuada, por ser incompatvel com os princpios do contraditrio e da ampla defesa. 08) (FCC/TCE/Aturio/MG/07) Repercute na esfera administrativa, em favor do servidor pblico acusado, a sentena proferida pelo juzo criminal absolvendo-o em razo de a) restar provada a inexistncia do fato. b) no constituir o fato infrao penal. c) no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal. d) no existir prova suficiente para a condenao. e) no haver prova da existncia do fato. 09) (FCC/TCE/Tc. Cont. Ext. I/Direito/MG/07) O prazo para aplicao de sano administrativa em razo de faltas disciplinares cometidas por servidor pblico civil do Estado de Minas Gerais prescreve em a) 2 anos, no caso de suspenso. b) 4 anos, no caso de multa. c) 5 anos, no caso de demisso. d) 5 anos, no caso de suspenso. e) 180 dias, no caso de repreenso. 10) (NCE/SEFAZ/Tc. Fazendrio/MG/07) Sobre o regime disciplinar aplicvel ao servidor pblico, incorreto afirmar que: a) todos os processos sumrios de apurao da responsabilidade administrativa do servidor que no preservam o contraditrio e a ampla defesa so inconstitucionais; b) o processo disciplinar pode ser dispensado e a punio aplicada diretamente pela autoridade que presenciar prtica de infrao; c) o Processo Administrativo no est sujeito s mesmas solenidades exigidas no processo judicial; d) a sentena penal absolutria, por falta de provas, no impede a aplicao de punio administrativa ao servidor pelo mesmo fato;
www.prolabore.com.br

e) o servidor punido em processo administrativo disciplinar pode tentar judicialmente anular a punio administrativa. 11) (NCE/SEFAZ/Tc. Fazendrio/MG/07) Entre as punies administrativas que podem ser aplicadas aos servidores pblicos do Estado de Minas Gerais, no se inclui: a) demisso; b) destituio de funo; c) repreenso; d) suspenso; e) exonerao. 12) (NCE/SEFAZ/Gestor Fazendrio/Tributao e Arrecadao/MG/07) Sobre a responsabilidade do servidor pblico, analise as afirmativas a seguir: I. O servidor pblico no pode ser punido na esfera administrativa e criminal sobre o mesmo fato sob pena de caracterizao de dupla punio, prtica vedada no ordenamento jurdico brasileiro. II. O servidor pblico somente responder patrimonialmente por danos resultantes de sua atuao quando for comprovado que agiu com culpa ou dolo. III. As penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor pblico estadual em processo administrativo disciplinar devem ser expressamente previstas na legislao federal, sob pena de nulidade de todo processo. /so verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): a) I; b) II; c) III; d) I e II; e) II e III. 13) (NCE/SEFAZ/Gestor Fazendrio/Tributao e Arrecadao /MG/07) Um Servidor Pblico foi absolvido por falta de provas em processo penal instaurado por suposta prtica de crime contra a Administrao Pblica. Independentemente da concluso do processo penal, foi aplicada ao servidor a pena de demisso pelo mesmo fato. Sobre a matria, correto afirmar que: a) a deciso administrativa nula por ser conflitante com a deciso judicial; b) a deciso administrativa, no presente caso, s ser vlida se houver falta residual; c) a Administrao Pblica, de forma discricionria, poder acatar, ou no, a deciso judicial para rever a punio administrativa; d) a deciso judicial no interfere na apurao administrativa no caso em exame; e) o princpio da separao entre os poderes permite que a Administrao Pblica deixe de cumprir as decises judiciais sobre servidores pblicos.

MPE Mdio Direito Administrativo Exerccios N 02 - Lei n 869 Prof. Waltinho

PARTE 2 01) (FUMARC/MPE/Pedagogo/05) Nos termos da Lei n 869, de 5/7/52 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Minas Gerais), o ato pelo qual o aposentado reingressa no servio pblico, aps a verificao, em processo, de que no subsistem os motivos determinantes da aposentadoria, denomina-se: a) reverso. b) aproveitamento. c) reintegrao. d) transferncia. 02) (FUMARC/MPE/Pedagogo/05) Descumpre a norma constitucional que veda a acumulao remunerada de cargos pblicos o servidor pblico que, na hiptese de compatibilidade de horrios, exerce simultaneamente: a) dois cargos de professor. b) dois cargos privativos de profissional de sade, com profisso regulamentada. c) um cargo de professor e outro, tcnico ou cientfico. d) dois cargos tcnicos. 03) (FUMARC/MPE/Pedagogo/05) O prazo de validade dos concursos pblicos de at: a) um ano, prorrogvel uma vez, por igual perodo. b) dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. c) trs anos, prorrogvel uma vez, por um ano. d) dois anos, sem possibilidade de prorrogao. 04) (FUMARC/MPE/Pedagogo/05) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, quando investido no mandato de Vereador: a) na hiptese de compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. b) mesmo na hiptese de compatibilidade de horrios, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo. c) mesmo na hiptese de compatibilidade de horrios, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. d) em qualquer caso, ter seu tempo de servio contado apenas para promoo por merecimento. 05) (FUMARC/MPE/Oficial do MP/06) correto afirmar que: a) a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero precedncia sobre os demais setores administrativos. b) a criao de autarquia, sociedade de economia mista, empresa pblica e fundao ser feita por lei especfica. c) a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia
www.prolabore.com.br

e jurisdio, preferncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. d) a proibio de acumular cargos estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. As questes 06 a 09 referem-se Lei Estadual n 869/52 (Estatuto dos Funcionrios do Estado de Minas Gerais). 06) (FUMARC/MPE/Oficial do MP/06) Os cargos pblicos so providos, exceto por: a) indicao. b) promoo. c) reintegrao. d) transferncia. 07) (FUMARC/MPE/Oficial do MP/06) O ato pelo qual o aposentado reingressa no servio pblico, aps verificao, em processo, de que no subsistem os motivos determinantes da aposentadoria denominado: a) Readmisso. b) Aproveitamento. c) Reverso. d) Reintegrao. 08) (FUMARC/MPE/Tcnico Ministerial/ Contabilidade/ 06) No se compreende entre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais estendidos pela Constituio ao servidor ocupante de cargo pblico: a) O salrio mnimo. b) O repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. c) A remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal. d) A assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 6 anos de idade em creches e pr-escolas. 09) (FUMARC/MPE/Oficial do MP/06) Dar-se- exonerao, exceto: a) a critrio do Governo, quando se tratar de ocupante de cargo em comisso. b) como penalidade decorrente de condenao em processo administrativo, assegurada ampla defesa ao servidor. c) a pedido do servidor pblico. d) quando o funcionrio no satisfizer as condies de estgio probatrio.

MPE Mdio Direito Administrativo Exerccios N 02 - Lei n 869 Prof. Waltinho

10) (FUMARC/MPE/Tcnico Ministerial/ Contabilidade/ 06) Segundo o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, a vacncia de cargo pblico d-se nas seguintes hipteses, exceto: a) por exonerao a critrio do governo. b) pelo falecimento do ocupante do cargo. c) por demisso a pedido do funcionrio, quando se tratar de cargo efetivo. d) por exonerao quando o funcionrio pblico no lograr aprovao no estgio probatrio 11) (FUMARC/MPE/Tcnico Ministerial/ Contabilidade / 06) Joo, que servidor pblico estadual, ocupante de cargo efetivo, e estvel, tem seu cargo extinto por lei. Considerando-se a disciplina do Estatuto do Funcionrio Pblico do Estado de Minas Gerais, correto afirmar sobre a hiptese: a) Joo ser aposentado com proventos proporcionais ao tempo de servio. b) O ato de extino do cargo inconstitucional, em face da estabilidade funcional de Joo. c) Joo ser colocado disposio de outro rgo pblico estadual, mediante transferncia. d) Joo ser colocado em disponibilidade remunerada, at seu aproveitamento em outro cargo.

RESPOSTAS PARTE 1 01-D 02-A 03-A PARTE 2 01-A 02-D 03-B 04-A 05-D 06-A 07-C 08-D 09-B 10-C 11-D 04-A 05-C 06-E 07-B 08-A 09-A 10-B 11-E 12-B 13-D

www.prolabore.com.br

You might also like