You are on page 1of 7

Aula n 1 Este texto refere-se aos assuntos comentados em sala de aula sobre a Teoria Geral da Administrao, lembrando que

para estudo devero ser consultados no acervo da biblioteca os livros: Princpios da Administrao de Idalberto Chiavenato e Teoria Geral da Administrao de Idalberto Chiavenato

Introduo Vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta de organizaes. Todas as atividades relacionadas a produo de bens (produtos) ou prestao de servio (atividades especializadas) so planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizaes. Todas as organizaes so constitudas de pessoas e recursos no-humanos (como recursos fsicos e materiais, financeiros, tecnolgicos, mercadolgicos etc.) A vida das pessoas depende das organizaes e estas dependem da atividade e do trabalho.

A administrao nada mais do que a conduo racional das atividades de uma organizao, seja ela lucrativa ou no-lucrativa. A administrao trata do planejamento, da organizao (estutura), da direo e do controle de todas as atividades diferenciadas pela diviso do trabalho que ocorrem dentro da organizao. A administrao imprescindvel para a existncia, sobrevivncia e sucesso das organizaes.
Sem a administrao, as organizaes jamais teriam condies de existir e crescer. A Teoria Geral da Administrao (TGA) o campo do conhecimento humano que trata do estudo da administrao das organizaes. O administrador define: estratgias, efetua diagnstico de situaes, dimensiona recursos, planeja sua aplicao, resolve problemas, gera inovao e competitividade. O administrado bem-sucedido em uma organizao pode no ser em outra. O administrador no julgado pelo que sabe a respeito das funes que exerce em sua especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtm dos recursos disponveis. Ele avaliado por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimento, habilidades, competncias, personalidade e estilo de trabalho. Existem trs tipos de habilidades: tcnicas, humanas e conceituais.

Habilidades tcnicas: consistem em usar conhecimentos, mtodos, tcnicas e equipamentos para a realizao de tarefas por meio da experincia profissional. Esto relacionadas com o fazer, com o trabalho com coisas estticas e inertes, como processos materiais ou objetos fsicos. Habilidades Humanas: consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas em equipe. Esto relacionadas interao com pessoas e envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais para obter cooperao na equipe, participao e envolvimento das pessoas. Habilidades Conceituais: consistem na capacidade para lidar com idias e conceitos abstratos e esto relacionadas a pensar, raciocinar, diagnosticar situaes e formular alternativas de soluo dos problemas. Representa a capacidade cognitiva que permitem planejar o futuro, interpretar a misso, desenvolver a viso e perceber oportunidades onde ningum enxerga coisa nenhuma.

-1-

Obs: A combinao dessas habilidades importante na medida em que se sobe nos nveis mais altos diminui a necessidade de habilidades tcnicas e aumenta a necessidade de habilidades conceituais. As trs habilidades requerem competncias pessoais distintas. As competncias so as qualidades de quem capaz de analisar uma situao, apresentar solues e resolver assuntos ou problemas constituem o maior patrimnio pessoal do administrador: o seu capital intelectual, a sua maior riqueza. Competncias durveis:

Conhecimento: o acervo de informaes, conceitos, idias, expectativas e aprendizagem do administrador. Como o conhecimento muda a cada instante em funo da mudana e da inovao que ocorrem velozmente, o administrador deve atualizar-se e renov-lo continuamente. Isso significa aprender a aprender, ler, ter contato com outros profissionais e reciclar-se continuamente para no se tornar obsoleto. Perspectiva: a capacidade de colocar o conhecimento em ao, ou seja, a habilidade de colocar em ao os conceitos e idias abstratas que esto na mente do administrador. De visualizar as oportunidades que no so percebidas pelos os outros e transform-las em novos produtos, servios ou aes pessoais. A perspectiva torna o administrador capaz de diagnosticar situaes e de propor solues criativas e inovadoras. Conhecimento e perspectiva so fundamentais, mas carecem de uma terceira competncia durvel: atitude. Atitude: significa o comportamento pessoal do administrador frente s situaes com que se defronta no cotidiano. A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar, comunicar e levar as coisas adiante. Envolve o impulso e a determinao de inovar e a convico de melhorar continuamente, alm de esprito empreendedor, inconformismo com os problemas atuais e a facilidade de trabalhar com outras pessoas e fazer suas cabeas. A atitude transforma o administrador no agente de mudanas e inovao nas organizaes e no apenas um agente de conservao e manuteno.

Conhecimento Saber Know-how, informao. Atualizao profissinal Reciclagem constante Perspectiva Saber fazer. Viso pessoal das coisas. Maneira prtica de aplicar o conhecimento na soluo de problemas e situaes. Atitude Saber fazer acontecer Comportamento ativo e proativo. nfase na ao e no fazer acontecer. Esprito empreendedor e de equipe. Liderana e comunicao.

-2-

Mintzberg identifica dez papis do administrador e os divide em trs categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Categoria Papel
Representao Interpessoal Liderana Ligao Monitorao Informacional Disseminao Porta-voz Empreendimento Resoluo de conflitos Decisorial Alocao de recursos Negociao

Atividade
Assume deveres cerimoniais e simblicos, representa a organizao, acompanha visitantes, assina documentos legais. Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados. Mantm redes de comunicao dentro e fora da organizao, usa malotes, telefonemas, reunies e email. Manda e recebe informao, l revistas e relatrios, mantm contatos pessoais. Envia informao para os membros de outras organizaes, envia memorandos e relatrios, telefonemas e contatos. Transmite informaes para pessoas de fora, atravs de conversas, relatrios e memorandos Inicia projetos, identifica novas idias, assume riscos, delega responsabilidade de idia para outros. Toma ao corretiva em disputas ou crise, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crise e a mudana. Decide a quem atribuir recursos. Programa, ora e estabelece prioridades. Representa os interesses da organizao em negociaes com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

Papis interpessoais: so relacionados com as pessoas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados em funo de suas habilidades humanas. Papis informacionais: so as atividades para manter e desenvolver a rede de informaes. O administrador passa em mdia 75% do seu tempo trocando informaes com outra pessoa dentro e fora da organizao. Mostram como o administrador intercabia e processa a informao. Papis decisrios: envolvem eventos e situaes em que o administrador deve fazer escolhas ou opes usando habilidades humanas e conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informao em suas decises. Na verdade, administrar mais do que supervisionar pessoas, cuidar de recursos e de atividades. Quando tudo muda e as regras so engolfadas pela mudana, trata-se no apenas de manter a situao, mas de inovar e renovar continuamente a organizao. O papel do administrador em pocas de mudana e instabilidade se centra mais na inovao do que na manuteno do staus quo organizacional. Inovao a palavra de ordem.

-3-

Administrao e suas perspectivas Em um mundo de negcios altamente competitivo e carregado de mudanas e incertezas, a Administrao tornou-se o centro de toda atividade humana. A tarefa bsica da administrao fazer as coisas por meio das organizaes de maneira eficiente e eficaz. Nas organizaes sejam elas industrias, comrcio, servios pblicos, empresas pblicas, hospitais, universidades, instituies militares ou qualquer outro empreendimento humano -, a eficincia e a eficcia dependem sobretudo da capacidade e da competncia daqueles que exercem a funo administrativa. O avano tecnolgico e o conhecimento humano, por si, no produzem efeitos se a qualidade da administrao no permitir uma utilizao eficaz dos recursos envolvidos. A administrao a chave para a soluo dos problemas que aflingem o mundo moderno. Qualquer que seja a posio ou nvel ocupado, o administrador alcana resultados atravs da conjuno de recursos e competncias, a funo de conseguir fazer as coisas por meio de recursos e competncias e com o alcance de melhores resultados.

-4-

Consolidao do pensamento administrativo A pergunta sempre surge: como foram construdas as teorias administrativas? A resposta que o conhecimento administrativo foi sendo paulatinamente construdo e consolidado ao longo do tempo atravs de observao e anlise crtica da experincia prtica (empirismo) e da metodologia cientfica, a saber: - Anlise crtica da experincia emprica: Idias, princpios e praticas que se mostraram mais teis e eficazes. - Metodologia Cientfica: Reflete a aplicao da cincia no estudo das organizaes e de sua administrao - Experincia ou experimento: Consiste em medir as conseqncias de alguma alterao (efeito) exercida em uma dada situao. Em outras palavras, medir conseqncias a partir de efeitos. - Pesquisa ou levantamento simples: Estuda um aspecto nico e singular denominado varivel de observao atravs de meios como questionrios, entrevistas, observao direta para levantamento de informaes e identificao de caractersticas. - Pesquisa ou levantamento correlacional: Busca identificar relaes de causa e efeito entre determinadas variveis atravs de comparaes. O Estado Atual da Teoria Geral da Administrao A TGA estuda a Administrao das Organizaes do ponto de vista da interao e interdependncia entre seis variveis principais: Tarefa Estrutura Pessoas Tecnologia Ambiente Competitividade

Essas variveis constituem os principais componentes no estudo da administrao das organizaes e atuam de maneira sistmica e complexa: cada um influencia e influenciado pelos outros. Mudanas em um componente provocam modificaes nos demais. O comportamento do conjunto diferente da soma dos comportamentos considerados isoladamente. A adequao entre essas variveis constitui so desafio da administrao. A Administrao na Sociedade Moderna O administrador no um mero executor, mas o responsvel pela atividade de uma organizao ou parte dela. Sua formao ampla e variada: deve conhecer disciplinas heterogneas (como matemtica, Direito, Psicologia, Sociologia, Estatstica etc.)

-5-

O administrador um agente no s de conduo do cotidiano de mudana e transformao das organizaes, levando-as a novos rumos, novos processos, objetivos, estratgias, tecnologias, e novos patamares; ele um agente educador e orientador, pois sua orientao modifica comportamentos e atitudes de pessoas; um agente cultural, pois com seu estilo de administrao modifica a cultura organizacional. O administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, pois lida com elas e com seus destinos e influencia o comportamento de clientes, fornecedores, concorrentes e demais organizaes humanas. Sua influencia , portanto, interna e externa. Perspectivas Futuras da Administrao A administrao constitui a maior inveno do sculo XX. Ela tornou possvel o progresso da humanidade, pois permite transformar o conhecimento de outras cincias em resultados concreto. Ela permite que outras inovaes possam produzir seus efeitos. Nos prximos anos o mundo ver o fim da forma organizacional de hoje a organizao burocrtica que ainda predomina em muitas organizaes -, e novas alternativas organizacionais surgiro para as novas demandas da era ps-industrial. As fraquezas da tradicional organizao burocrtica so os germes dos futuros sistemas organizacionais devido a trs aspectos: 1. Mudanas rpidas e inesperadas no mundo dos negcios, no campo do conhecimento, da tecnologia e exploso populacional, impondo novas e crescentes necessidades que as atuais organizaes no tm condies de atender; 2. Crescimento e expanso das organizaes mais complexas e globalizadas; 3. Atividades que exigem pessoas de diferentes competncias, trazendo problemas de coordenao e de constante atualizao das rpidas mudanas. Vrios fatores provocaro impactos sobre as organizaes, como: 1. Crescimento das organizaes: as organizaes bem-sucedidas tendem ao crescimento e ampliao das atividades, seja em tamanho e recursos, seja na expanso de mercados ou volume de operaes. 2. Concorrncia mais aguda: O produto ou o servio melhor ser o mais procurado. Para criar novos produtos ou servios sero necessrios investimentos em P&D, novas tecnologias, dissoluo de velhos departamentos e criao de novos, busca de novos mercados e necessidade de competir para sobreviver. 3. Sofisticao da tecnologia: A tecnologia proporciona maior eficincia, preciso e liberao das pessoas para tarefas mais complexas que exigem criatividade. A tecnologia introduz processos e instrumentos que causam impactos sobre as organizaes. 4. Taxas elevadas de inflao: Os custos da energia, das matrias-primas, do trabalho humano e do dinheiro esto se elevando. A inflao exigir drstica reduo de custos operacionais e mais eficincia para as organizaes obterem melhores resultados e recursos. Fazer mais com menos. A sobrevivncia e o lucro dependero de maior produtividade e qualidade. 5. Globalizao da economia e internacionalizao dos negcios: O esforo de exportar e criar subsidirias para fincar razes em territrios estrangeiros um fenmeno que

-6-

influencia as organizaes e sua administrao. A globalizao e o intercambio planetrio tornam a competio um desafio mundial. 6. Visibilidade maior das organizaes: A visibilidade a capacidade da organizao chamar a ateno. As megatendncias DE
Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opo dual ou binria Centralizao Ajuda institucional

PARA
Sociedade da informao Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicao lateral Opo mltipla Descentralizao Auto-ajuda

ALTERAO
Inovao e mudana Maior eficincia Globalizao e competitividade Viso do negcio e do futuro Pluralismo e participao Democracia e empowerment Viso sistmica e contingencial Incerteza e imprevisibilidade Autonomia e servios diferenciados

Questes para fixao: 1. Do administrador depende o sucesso ou o fracasso da organizao. Num ambiente competitivo e mutvel como o administrador julgado? 2. Sendo a habilidade a capacidade ou aptido para fazer alguma coisa. Quais habilidades o administrador deve ter? 3. A habilidade prpria do indivduo ou pode ser adquirida? E a competncia?
4. O que competncias durveis e por que devemos adquiri-las?

5. Das competncias apresentadas qual a mais importante? 6. Explique e d exemplos de papis interpessoais, informacionais e decisoriais? 7. Com suas prprias palavras defina o que administrador? 8. Como ocorre a consolidao do pensamento administrativo? Explique e d exemplos. 9. Qual o objeto de estudo da TGA (Teoria Geral da Administrao) e quais so as suas variveis? 10. Resumidamente aponte e explique como a Administrao na Sociedade moderna e suas perspectivas futuras?

-7-

You might also like