You are on page 1of 15

2 Caractersticas dos Empreendedores Na verdade o empreendedor aquele que se arrisca, busca inovao de mtodos e prticas assim como de comportamentos

s e atitudes, sem deixar de repensar erros como ponto de partida para possveis acertos. Segundo Bill Gates: Toda empresa precisa ter gente que erre, que no tem medo de errar e que aprende com o erro.
Os problemas que os empreendedores enfrentam todos os dias deixariam a maioria dos gerentes arrasados.

2.1 Caractersticas tcnicas, de personalidade e gerenciais dos empreendedores: empresrios e empreendedores.

Estas caractersticas podem ser entendidas em trs aspectos maiores: Conjunto de realizaes, Conjunto de planejamento e Conjunto de poder. Conjunto de Realizaes

Busca de oportunidades e iniciativa Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forado pelas circunstncias. Age para expandir o negcio a novas reas, produtos ou servios. Aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio,

obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia. Corre riscos calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados.

Exige qualidade e eficincia Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rpido, ou mais barato. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padres de excelncia. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padres de qualidade previamente combinados.

Persistncia Age diante de um obstculo significativo. Age repetidamente ou muda de estratgia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo. Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio para atingir metas e objetivos. Comprometimento Faz um sacrifcio pessoal ou despende um esforo extraordinrio para completar uma tarefa. Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho. Esmera-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Conjunto de Planejamento

Busca de informaes Dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores ou concorrentes. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio. Consulta especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial.

Estabelecimento de metas Estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal. Define metas de longo prazo, claras e especficas. Estabelece objetivos de curto prazo, mensurveis.

Planejamento e monitoramento sistemtico Planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanas circunstanciais. Mantm registros financeiros e utiliza-os para tomar decises.

Conjunto de Poder

Persuaso e rede de contatos Utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros. Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus prprios objetivos. Age para desenvolver e manter relaes comerciais.

Independncia e autoconfiana Busca autonomia em relao a normas e controles de terceiros. Mantm seu ponto de vista, mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores. Expressa confiana na sua prpria capacidade de completar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio.

Sou mesmo empreendedor?

Entre no site do Sebrae ou na pasta da disciplina e descubra o seu perfil: http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/testeaquiseuperfilempreended or.asp http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/soumesmoempreendedor.asp Leia mais no livro Empreendedorismo: Transformando idias em negcios Jos Carlos de Assis Dornelas Ed. Campus

2.2 Inovao e esprito empreendedor

Quando uma oportunidade tiver sido investigada em sua totalidade, ela talvez no exista mais.

Inovao Inovao e esprito empreendedor tem uma forte relao, mas o que deve ser entendido que a inovao no est relacionada somente a tecnologia, mas tambm a processos e servios. Segundo Moore (1986) adaptado, apud Dornelas (2001, 40), alguns fatores influenciam no processo empreendedor, no que diz respeito a inovao, sendo representados da seguinte forma:

Fonte: Dornelas (2001, 40) Da mesma forma outros fatores influenciam no desenvolvimento econmico, devendo ser analisados para que se possa entender melhor estes processos: Percepo Direo Dedicao E muito trabalho

Considerando que onde h talento, h oportunidade de crescimento, teremos: Talento = Pessoas Tecnologia = Idias Capital = Recursos Know-how = Conhecimento Negcios de Sucesso

A inovao tecnolgica tambm tem seus pilares, que dependem dos fatores anteriormente apresentados: Investimento de capital de risco Infra-estrutura de alta tecnologia Idias criativas Cultura empreendedora focada na paixo do negcio

Pense a respeito da inovao, do esprito inovador e da viso estratgica de um plano de negcios e formule respostas a respeito das colocaes abaixo, descrevendo em poucas linhas se voc concorda ou no e por qu? A) O empreendedor aquele que tem qualidades e competncias e no utiliza de tica empresarial para alavancar seu empreendimento no mercado. B) O empreendedor tem atitude pr-ativa para antecipar-se aos problemas de forma dinmica e parte para conquista de mercado. C) A viso de uma empresa o seu objetivo maior, a direo do seu caminho e o foco das suas aes no mercado em que atua.

Criando sua Empresa A deciso de criar sua prpria empresa e tornar-se empresrio um desafio, um sonho, que pode levar realizao profissional e pessoal. Para ir ao encontro deste sonho importante fazer uma auto-avaliao para saber se voc tem o perfil necessrio, pois para se tornar empresrio voc tem que ser antes de tudo empreendedor. Antes de partir para o registro da empresa, o conhecimento da legislao referente micro e pequenas empresas e um planejamento prvio, seguindo os passos de um plano de negcio primordial para que voc passe do sonho realidade. Antes de se iniciar no mundo empresarial importante que o empreendedor realize uma auto-avaliao, refletindo honestamente e objetivamente sobre aspectos fundamentais de sua personalidade. Algumas caractersticas so decisivas para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negcios. Conhea algumas e procure desenvolv-las: 1- Assumir riscos:

Os riscos fazem parte de qualquer atividade e preciso aprender a administr-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execuo de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente. Voc gosta de desafios? Gosta de experimentar os limites de sua capacidade? capaz de deixar uma situao segura, para arriscar novas oportunidades? Sabe enfrentar riscos?

2- Aproveitar oportunidades:

O empreendedor tem que estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negcio que o mercado oferece. Voc sabe transformar situaes de risco em oportunidades? Sabe identificar tendncia e oportunidades de futuro? Conhecer o ramo:

Quanto mais voc dominar o ramo em que pretende atuar, maiores sero suas chances de xito. Se voc j tem experincia no setor, timo. Se no tem, busque aprender atravs de cursos, livros, centros de tecnologia, ou at com outros empresrios. Voc tem experincia profissional naquilo que almeja? J administrou uma empresa? J administrou alguma unidade empresarial? Foi bem sucedido? Est sempre atualizado com as novidades empresariais? Acompanha as mudanas e tendncias econmicas e polticas nacionais e internacionais? Saber organizar: O empreendedor deve ter senso de organizao e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lgica e racional. A organizao facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro. Voc sabe planejar recursos de forma organizada, lgica e racional? Sabe definir metas, garantir sua execuo e corrigir problemas com agilidade? Sabe racionalizar o tempo de trabalho? Tomar decises:

O empreendedor deve ser capaz de tomar decises corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situao e avaliar as alternativas para poder escolher a soluo mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstculos, iniciativa para agir objetivamente, e confiana em si mesmo. Voc tem jogo de cintura para sair bem de situaes complicadas? Sabe reconhecer o que melhor e mudar tudo, se for preciso, em busca da excelncia? Sabe mediar e ajustar opinies contraditrias? Conhece o valor agregado das negociaes: ganha/perde, ganha/ganha e perde/ganha? Ser lder:

O empreendedor deve saber definir objetivos, orientar a realizao de tarefas, combinar mtodos e procedimentos prticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condies de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento. Voc sabe delegar responsabilidades? As pessoas aceitam suas delegaes? Voc se destaca em seus grupos sociais? Sabe valorizar um empregado? Voc j foi lder de algum grupo, por escolha democrtica? Foi bem sucedido? Sabe influenciar as pessoas em suas decises, sem deixar resqucios emocionais? Ter talento:

O empreendedor precisa ter talento e uma certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples idias em negcios efetivos. Voc sabe se envolver com o trabalho de uma forma objetiva? Tem disposio para se dedicar ao trabalho, com todo entusiasmo? Voc se dedica empresa com motivao? Ser independente:

O empreendedor precisa soltar as amarras e, sozinho, determinar seus prprios passos, abrir seus prprios caminhos, decidir o rumo de sua vida, enfim, ser seu prprio patro. Voc sabe lutar por suas idias? Gosta de competir? Sabe perder e ganhar? Manter o otimismo:

O empreendedor nunca deixa de ter a esperana de ver seus projetos realizados, porque bem informado, conhece o cho que pisa e tem confiana em seu desempenho profissional. Voc tem viso de sucesso? Sabe superar dificuldades com equilbrio? Tem ambio em suas metas? Tem satisfao em suas conquistas e pretende outras? Sabe transformar seus sonhos em realidade? Caractersticas/Perfil:

Iniciativa na busca de oportunidades; Capacidade de correr riscos calculados; Persistncia; Comprometimento; Objetividade no estabelecimento de metas; Capacidade para planejar e monitorar; Capacidade para buscar e valorizar a informao; Persuaso e rede de contatos; Independncia e autoconfiana; Exigncia de qualidade e eficincia.

Liderana:

Liderana: uma das habilidades mais significativas para o sucesso das naes, organizaes e sociedade.

O que ser lder?


Despertar e desenvolver as potencialidades humanas Compreender, respeitar e incentivar as diferenas. Ter mente a aberta e voltada para o universo que o cerca Ser correto e agir em prol dos objetivos comuns. Trabalhar em equipe, fazendo com os esforos de todos sejam muito maiores do que a soma das partes Sinergia.

O esprito empreendedor deve estar atento para esta habilidade, pois sem ela ficar sozinho. A Liderana requer algumas competncias: Gerenciamento da Ateno Gerenciamento do Significado Gerenciamento da Confiana Gerenciamento de si prprio

Funo do lder (empreendedor):

Criar viso, comunicar aos outros e envolv-los no processo Informao; Clarear idias para que todos possam v-las Participao; Estabelecer relao entre as equipes, a organizao e o meio ambiente Integrao;

Manter elevado a moral da equipe, considerando que um processo contnuo Motivao;

Delegar responsabilidade e poder de ao Confiana.

A percepo de que a criatividade pode ser aprendida de grande importncia na atividade empreendedora, assim como a viso de oportunidade. Dessa forma trabalho e persistncia so importantes ingredientes para o sucesso do negcio. Reflita sobre isso e no deixe de aproveitar as verdadeiras oportunidades para realizar um empreendimento seguro. Cultura empreendedora A cultura empreendedora dever permear em todos os nveis

organizacionais, para que ao invs de funcionrios, os empreendedores do Sculo XXI tenham intrapreneurs ( empreendedores internos organizao), capazes, no somente de acompanhar as mudanas, mas principalmente de realiz-las, em prol do desenvolvimento pessoal e empresarial. O mercado est permanentemente apresentando oportunidades e

ameaas, mas para identific-las necessrio ter CONHECIMENTO. Inmeros so os segmentos em que o empreendedor poder atuar, podendo partir para o que j existe ou para a inovao. Habilidades e competncias O desenvolvimento de habilidades e competncias faz parte da vida do empreendedor, pois que necessitar, permanentemente, potencializar em si mesmo e nos seus pares e/ou subordinados habilidades de relacionamento interpessoal, de liderana e de trabalho em equipe, de negociao e resoluo de conflitos, de aprender a aprender, ter viso de futuro,.... Deve-se estimular tambm o despertar e o aprimoramento das capacidades de auto-percepo para uma melhor gesto pessoal e profissional, de pensamento crtico e sistmico, de

comunicao verbal, de auto-estima como forma de garantir uma maior segurana pessoal, de empreendedorismo, e de responsabilidade social individual e grupal, trabalhando aspectos relacionados a cidadania - aspectos humanos.

Atividade 2 - Frum O objetivo dessa atividade ser o de construo do conhecimento atravs da participao em um frum a respeito da temtica discutida nesse segundo tpico da unidade.

Nessa segunda atividade iremos nos posicionar individualmente a respeito dos seguintes assuntos: caractersticas do empreendedor; inovao e esprito empreendedor; liderana; cultura; tipos de empreendedores... Por essa tarefa, voc poder receber de 0 a 1 pontos, que sero somados a nota da sua prova de GQ1. Para execuo da tarefa cada aluno dever postar seus comentrios acessando o cone Fruns, dentro do perodo estabelecido pelo tutor.

Atividade 3 - Chat Nossa terceira atividade ser a participao e discusso de todos os assuntos abordados na disciplina, em um Chat. Por essa tarefa, voc poder receber de 0 a 1 pontos, que sero somados a nota da sua prova de GQ1. Para entrar no chat, proceda assim: - Acesse o endereo a gama virtual http://gamavirtual.ugf.br - Entre com seu login e senha - Acesse a disciplina empreendedorismo - acesse o cone Sala de Chat e comece a discusso.

No se esquea de verificar o dia e horrio dos nossos chats acessando o cone chats Agenda e Calendrio. Acesse tambm o cone Arquivos e

Documentos do Curso para acessar as orientaes para participao em

You might also like