You are on page 1of 5

Cdigo de tica

Considerando que: O Estatuto Social da Associao das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informao, Software e Internet (Assespro Nacional) estabelece no Captulo III, artigos 28 e 29, a existncia de um Cdigo de tica a ser observado e seguido por todas as empresas associadas Assespro; A constante evoluo das condies econmicas, sociais, polticas e culturais da sociedade brasileira resultaram no amplo reordenamento das organizaes empresariais do setor de tecnologia, do estado e da sociedade civil, pautando a tica como um dos temas fundamentais nas ltimas dcadas, tornando imprescindvel a atualizao do cdigo de tica vigente; Um cdigo de tica profissional deve ser resultante de um pacto profissional em torno das condies de convivncia e relacionamento existente entre as categorias integrantes de um mesmo setor profissional, visando uma conduta cidad; As empresas associadas tm no cumprimento correto das normas de comportamento tico, um dos pilares da sustentao institucional da Associao das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informao, Software e Internet; Resolvem atualizar o presente Cdigo de tica, de acordo com as seguintes regras:

Captulo 1 - DEFINIES PRELIMINARES: Artigo 1. O Cdigo de tica da Associao das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informao, Software e Internet(Assespro Nacional) tem o objetivo de estabelecer a conduta a ser adotada pelas empresas associadas Assespro, de forma que estas conduzam suas atividades dentro dos estritos padres tcnicos, morais e ticos reconhecidos pela sociedade nacional e internacional. Artigo 2. O presente Cdigo de tica ser apresentado associada no momento de sua associao Assespro Regional, e, aps a sua cientificao, dever ser seguido rigorosamente por esta perante a sociedade, clientes, funcionrios e quaisquer outras empresas.

Captulo 2 - PRINCPIOS FUNDAMENTAIS:

Artigo 3. A empresa associada Assespro tem seus princpios e origens no regime democrtico, na livre iniciativa, e na empresa privada, e dever defend-los em sua atuao, em seu posicionamento e nas declaraes de seus gestores. Artigo 4. A empresa associada Assespro tem plena conscincia que a tecnologia age diretamente sobre a qualidade de vida no mundo; e do papel que lhe cabe para o desenvolvimento econmico, tcnico, cientfico e social do pas, bem como de seus deveres para com a sociedade. Artigo 5. A empresa associada Assespro aceita a responsabilidade de tomar decises condizentes com a segurana, a sade e o bem-estar pblico, e em divulgar prontamente os fatos que puderam pr em perigo a sociedade ou o meio-ambiente. Artigo 6. A empresa associada Assespro jamais pratica, deliberadamente, utilizando tecnologia da informao ou no, qualquer ato que possa causar prejuzo, ou que seja contrrio ao interesse pblico, ou a seu cliente.

Captulo 3 - RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES: Artigo 7. Ao propor seus produtos e servios, a empresa associada Assespro apresenta os preos que considerar justos, no oferecendo condies incompatveis com as praticadas normalmente para os demais clientes. Artigo 8. Na prospeco e captao de clientes, a empresa associada Assespro no faz afirmaes falsas, promessas irrealizveis, nem exerce qualquer forma de persuaso ilcita. Artigo 9. A empresa associada Assespro somente se prope a executar servios para os quais possua capacitao e qualificao, no sugerindo, nem aceitando ainda a execuo de trabalhos que no considere apropriados ou necessrios ao cliente. Artigo 10. A atuao da empresa associada prima pelo cumprimento responsvel e competente, munindo-se de tcnicas adequadas, buscando sempre alcanar os resultados propostos com qualidade satisfatria nos servios e produtos, e observando a segurana nos seus procedimentos. Artigo 11. vedada empresa associada: I - prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do cliente, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impingir-lhe seus produtos ou servios; II - exigir do cliente vantagem manifestamente excessiva; III - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes; IV vincular-se, de forma cartelizada, a outra empresa ou grupo de empresas, com vistas combinao de preos, dividir mercados, restringir a variedade de produtos, fraudar licitaes pblicas ou privadas;

V praticar preos predatrios, seja no mercado ou em licitaes pblicas ou privadas; VI- a no disponibilizao dos dados do cliente a este, em qualquer momento. Artigo 12. A empresa associada Assespro obriga-se a no revelar informaes confidenciais ou segredos industriais que possa vir a obter de seu cliente durante a execuo de contrato comercial. Todas as informaes fornecidas pelo seu cliente, incluindo, mas no se limitando a desenhos, prospectos e arquivos contendo dados sobre providncias, projetos, estratgias de operao e marketing sero considerados como informao confidencial. Artigo 13. Nos contratos com clientes, a empresa associada Assespro estabelece, de forma clara e precisa, os deveres, as obrigaes, as responsabilidades e os direitos de ambas as partes do negcio. Artigo 14. A empresa associada Assespro no procura atrair para si ou terceiros, de forma desleal, colaboradores ou funcionrios de seus clientes e/ou parceiros. Artigo 15. Na prestao dos servios ou comercializao de produtos, a empresa associada Assespro fornecer apenas software legalmente licenciado, procurando ainda propor ao cliente as melhores condies de eficincia e cumprir rigorosamente as condies contratuais prestabelecidas. Artigo 16. A empresa associada Assespro garante que detm os direitos para comercializao do software, produto ou servio ofertado, seja em razo de direitos de titularidade, seja em razo de direitos de distribuio e revenda, sendo que, caso a empresa associada Assespro esteja utilizando estes de forma indevida, este ato configurar crime de propriedade intelectual, nos termos da legislao vigente aplicada matria. Artigo 17. A empresa associada Assespro compromete-se a utilizar os seus maiores esforos para manter seu cliente isento de qualquer responsabilidade decorrente de aes ou reclamaes fundadas em alegao de violao de propriedade intelectual de terceiros, envolvendo o software desenvolvido pela empresa associada.

Captulo 4 - RELACIONAMENTO COM EMPRESAS CONCORRENTES:

Artigo 18. A empresa associada Assespro jamais pratica, deliberadamente, qualquer ato que possa causar prejuzo ou constituir deslealdade com outra empresa. Artigo 19. A prestao dos servios deve ser praticada com lealdade na competio de mercado, atravs de relacionamento honesto e justo.

Artigo 20. Ao pleitear a contratao de seus servios e produtos, a empresa associada Assespro jamais faz referncias desabonadoras aos seus concorrentes com o objetivo de valorizar seu prprio trabalho, sendolhe facultado, entretanto, alertar o cliente sobre proposies que, ao seu juzo, estejam mal formuladas e que no representem os reais interesses do cliente.

CAPTULO 5 - SOBRE OS GESTORES: Artigo 21. Os gestores das empresas associadas Assespro so os responsveis pela divulgao e fiel cumprimento deste Cdigo de tica, bem como pelo cumprimento das normas e deliberaes adotadas pela Assespro. Artigo 22. Na admisso, orientao e treinamento de seus funcionrios e colaboradores, a empresa associada Assespro cuida para que todos os princpios de tica aos quais ela se impe sejam cumpridos por todos.

CAPTULO 6 - SOBRE FUNCIONRIOS E COLABORADORES: Artigo 23. Todos os colaboradores de empresa associada Assespro devem ser cientificados de forma expressa e formal sobre as diretrizes deste cdigo e cumpri-los de forma efetiva, sendo que o seu eventual desconhecimento no eximir a empresa faltosa das infraes porventura cometidas. Artigo 24. Todo funcionrio e colaborador de empresa associada Assespro deve manter sigilo sobre todas as informaes sobre os clientes, bem como da empresa para a qual presta seus servios, mesmo aps o trmino de seu vnculo de trabalho.

CAPTULO 7 - SOBRE A PROSPECO E PROPAGANDA: Artigo 25. O oferecimento de benefcios falsos ou duvidosos e outras formas menos dignas de comercializao no so admitidas e/ou praticados por empresas associadas Assespro. Artigo 26. Aps serem cientificadas formalmente das diretrizes deste Cdigo de tica, as empresas associadas podero fazer constar em seus materiais de comunicao, bem como em seu website, a expresso "Empresa Associada Assespro". Artigo 27. A empresa associada Assespro procurar incluir em seus contratos comerciais a existncia deste Cdigo de tica e seu propsito de segui-lo. CAPTULO 8 - DA OUVIDORIA:

Artigo 28. A Assespro possui uma ouvidoria, que compreende um setor responsvel por receber denncias e coletar informaes sobre potenciais transgresses ao Cdigo de tica, apurar fatos, fazer investigaes e recomendar sanes aos responsveis pela infrao. Artigo 29. As empresas associadas se comprometem a colaborar em quaisquer procedimentos de investigao sobre sua conduta em relao a este Cdigo de tica. CAPTULO 9 - SOBRE AS PENALIDADES: Artigo 30. A empresa associada Assespro, que por deliberao de Conselho de Normas ticas tiver infringido o presente Cdigo de tica, ficar sujeita a penalidades crescentes em funo da gravidade observada, podendo resultar at na excluso da empresa dos quadros associativos da Assespro, por deliberao da Assemblia Geral, sem prejuzo da representao administrativa, civil ou criminal que o caso couber. Artigo 31. A intermedirias: A. empresa infratora sofrer as seguintes penalidades

Suspenso do direito B. Advertncia C. Advertncia

voto por por

na prxima escrito, escrito,

assemblia; reservada; pblica.

Artigo 32. A empresa infratora ter amplo direito de defesa em todas as etapas do julgamento, podendo recorrer Assemblia Geral, da punio imposta pelo Conselho de Normas ticas.

You might also like