You are on page 1of 14

Trabalho sobre Multiplexao Prof.

Reinaldo GAMA FILHO UGF

MULTIPLEXAO

Universidade Gama Filho Luiz Paulo Paiva Rafael Chaves de Sena Rafael Sonderman

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

INTRODUO

Situada entre as camadas de aplicao e de rede, a camada de transporte prov uma comunicao processo a processo. Para tal, a camada de transporte utiliza o conceito de portas, que , na verdade, um nmero que identifica qual processo dever se encarregar da informao trazida por aquele pacote. Na prtica, o aplicativo informa ao sistema operacional que estar escutando uma determinada porta e ento todos os pacotes daquele protocolo (UDP ou TCP) sero repassados quele processo. A Demultiplexao a entrega dos dados de um segmento da camada de transporte porta correta. "O trabalho de reunir, no hospedeiro de origem, pores de dados provenientes de diferentes portas, encapsularem cada poro de dados com informaes do cabealho (que mais tarde sero usadas na demultiplexao) para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede denominado multiplexao.

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

Multiplexao e Demultiplexao na camada de transporte

Sabe-se que o servio de multiplexao e o de demultiplexao so de extrema importncia para todas as redes de computadores. No entanto, aqui ser enfatizado seu uso na camada de transporte. A camada de transporte, em um hospedeiro de destino, recebe segmentos da camada de rede que fica abaixo dela (isso acontece, analisando uma abordagem top-down), a qual tem o dever de entregar todos os dados desses segmentos ao processo da camada de aplicao, que tambm roda nesse hospedeiro. Porm, o que acontece na realidade que a camada de transporte no entrega os segmentos a um processo, mas sim em um socket (porta) intermedirio. Onde cada socket tem um identificador exclusivo, que depende de o socket ser TCP ou UDP. O direcionamento a uma porta correta de um segmento feito a partir da anlise de um conjunto de campos que se localiza no segmento. Nesse campo encontra-se a porta destinatria, a qual o segmento ser direcionado pela camada de transporte. Esse direcionamento a porta correta denominado de demultiplexao. Define-se multiplexao como sendo a tarefa de reunir pedaos de dados, vindos de diferentes portas (no hospedeiro de origem), encapsulando esses pedaos com o conjunto de campos para criar segmentos e entreg-los a camada de rede. A transferncia de dados pode ser feita por: UDP (no orientada para conexo) ou TCP (orientada para conexo). Caso seja feita por UDP, o socket UDP identificado por uma tupla com dois elementos: endereos IP de destino e um nmero de porta de destino; por outro lado seja feita por TCP, o socket TCP identificado por uma tupla com quatro elementos: endereo IP de origem, nmero da porta de origem, endereo IP de destino e nmero da porta de destino.

Multiplexao/demultiplexao no orientada para conexo

A porta UDP pode ser criada a partir de uma implementao, na qual pode se designar um nmero de porta especfico ou mesmo deixar que seja designado um nmero de porta ao socket pela camada de transporte. Logicamente isso, depender da escolha do implementador. Em geral, o lado servidor de uma aplicao designa um nmero de porta especfico, enquanto o lado cliente da aplicao deixa essa escolha livre e transparente para a camada de transporte. Com isso, entende-se que mesmo que dois ou mais segmentos tenham endereos IP ou nmero de porta fonte diferentes eles podero ser direcionados ao mesmo processo de destino, caso tenham o mesmo nmero IP e mesmo nmero de porta de destino pela mesma porta de destino.

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

Transporte Orientado Para Conexao: TCP

O protocolo TCP , sem dvidas, um dos mais importantes protocolos utilizados atualmente. Esse protocolo fornece um servio de entrega de pacotes confivel e orientado para conexo, ou seja, todos os aplicativos que utilizam o TCP como protocolo de transporte estabelecem uma conexo antes de comear a trocar dados, alm de contar com servios como deteco de erros, retransmisses, reconhecimento cumulativo, temporizadores e campos de cabealho para nmeros de seqncia e de reconhecimento. Ao contrario do UDP para mandar dados atravs do TCP necessrio a abertura de uma conexo fim-a-fim, ou seja o TCP suporta comunicao apenas entre dois hosts por vez. Uma sesso TCP inicializada atravs de um processo conhecido como 'three-way handshake', que consiste em trs pacotes de estabelecimento de conexo, sendo um pacote SYN enviado pelo cliente que consiste em um segmento TCP especial que no contem nenhum dado da camada de aplicao mas com o flag SYN ativado. Alm disso o cliente escolhe aleatoriamente um numero de seqncia inicial e coloca esse nmero no campo de numero de seqncia do segmento SYN inicial. Quando o servidor recebe o segmento SYN ele aloca buffers e variveis TCP necessrias a conexo e envia um segmente de aceitao de conexo ao TCP cliente. Esse segmento chamado SYNACK. Ao receber o segmento SYNACK o cliente tambm reserva buffers e variveis para a conexo. O cliente ento envia ao servidor mais um segmento que reconhece o segmento de confirmao da conexo do servidor, o bit SYN ajustado para 0 e a conexo j esta estabelecida. Esse processo sincroniza os nmeros de seqncia e oferece informaes de controle necessrias para estabelecer uma conexo virtual entre os dois hosts. Depois de concludo o 'tree-way handshake' inicial, os segmentos so enviados e confirmados de forma seqencial entre os hosts remetente e destinatrio. Um processo de handshake semelhante usado pelo TCP antes de fechar a conexo para verificar se os dois hosts acabaram de enviar e receber todos os dados. O TCP recebe os dados de aplicao e processa esses dados como um conjunto de bytes, os mesmos so agrupados em segmentos que o TCP numera em seqncia para a entrega. Apos receber os dados de aplicao o TCP direciona esses dados para um buffer de envio da conexo (reservado durante o estabelecimento da conexo) e vai criando segmentos e enviando para a rede. A quantidade mxima retirada do buffer e colocada em um segmento limitada pelo MMS (tamanho mximo do segmento). O TCP utiliza o conceito de portas, que permite que vrios programas estejam em funcionamento, ao mesmo tempo, no mesmo computador, trocando

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

informaes com um ou mais servios/servidores. Algumas das principais caractersticas do TCP e que faz com que ele seja tao utilizado so citadas a seguir: Garante a entrega de datagramas IP: Esta talvez seja a principal funo do TCP, ou seja, garantir que os pacotes sejam entregues sem alteraes, sem terem sido corrompidos e na ordem correta. O TCP tem uma srie de mecanismos para garantir esta entrega.

Garante o seqenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados: Esta caracterstica refere-se a funo de dividir grandes arquivos em pacotes menores e transmitir cada pacote separadamente. Os pacotes podem ser enviados por caminhos diferentes e chegar fora de ordem. O TCP tem mecanismos para garantir que, no destino, os pacotes sejam ordenados corretamente, antes de serem entregues ao programa de destino.

Verifica a integridade dos dados transmitidos: Usando clculos de soma de verificaao o TCP faz verificaes para garantir que os dados no foram alterados ou corrompidos durante o transporte entre a origem e o destino.

Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. No destino, o TCP recebe os pacotes, verifica se esto OK e, em caso afirmativo, envia uma mensagem para a origem, confirmando cada pacote que foi recebido corretamente. Caso um pacote no tenha sido recebido ou tenha sido recebido com problemas, o TCP envia uma mensagem ao computador de origem, solicitando uma retransmisso do pacote. Com esse mecanismo, apenas pacotes com problemas tero que ser reenviados, o que reduz o trfego na rede e agiliza o envio dos pacotes.

Oferece um mtodo preferencial de transporte de programas que devem usar transmisso confivel de dados baseada em sesses: Ou seja, o TCP muito mais confivel do que o UDP e indicado para programas e servios que dependam de uma entrega confivel de dados.

Transporte No Orientado Para Conexo: UDP

O UDP um protocolo usado para o transporte rpido de dados entre hosts TCP/IP. Porm o UDP no fornece garantia de entrega e nem verificao de dados. De uma maneira simples, podemos dizer que o protocolo UDP manda os dados para o destino sem a necessidade de apresentao entre as unidades remetentes e destinatria antes de

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

enviar o segmento, porem se vai chegar, e sem erros, impossvel saber (o UDP fornece verificao de erro porm nada faz para corrigir o erro, apenas informa a aplicao que determinado pacote corrupto). O UDP no garante a entrega ou verifica o seqenciamento para qualquer pacote. Uma outra soluo bastante utilizada ultimamente a insero da confiabilidade na prpria aplicao (adicionando mecanismos de reconhecimento e de transmisso embutidos na aplicao) permitindo assim que ela tire proveito de ambas as alternativas, ou seja, os processos de aplicao se comunicam de maneira confivel sem ter que se sujeitar as limitaes da taxa de transmisso impostas pelo mecanismo de controle de congestionamento impostas pelo TCP. Alguns dos principais motivos pelo qual o UDP pode ser prefervel so:

Melhor controle no nvel de aplicao sobre quais dados so enviados e quando:

como ele no possui controle de congestionamento (como ocorre no TCP), no ocorre atraso no envio do pacote. No possui o servio de confirmao de recebimento que pode atrasar a transmisso se alguns pacotes forem perdidos, e compatvel com aplicaes de tempo real onde a velocidade mais importantes que a confiabilidade na entrega. No h estabelecimento de conexo: O UDP apenas envia os dados sem perder tempo tentando abrir conexes (como ocorre no TCP) esse um dos motivos pelo qual DNS roda sobre UDP.

No h estados de conexo: Usado pelo TCP para garantir a entrega confivel de dados (esses estados inclui buffers de envio e recebimento, parmetros de controle de congestionamento e etc), por isso um servidor com uma aplicao especifica pode suportar um numero muito maior de clientes ativos quando a aplicao roda sobre UDP ao invs de TCP.

Pequena Sobrecarga de Cabealho de Pacote: O TCP possui 20 bytes de sobrecarga de cabealho enquanto o UDP so possui 8 bytes.

Algumas das aplicaes mais importantes que utilizam o UDP so:


Atualizao de tabelas de roteamento com protocolo RIP.

Transferir dados de gerenciamento de rede, que normalmente funcionam quando a rede esta sobrecarregada e difcil conseguir transferncia confivel devido ao controle de congestionamento.

O DNS tambm roda sobre o UDP.

bastante utilizado em aplicaes multimdia como telefone por internet, vdeo conferncia em tempo real e recepo de udio e vdeo armazenados.

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

WDM ( Wavelength Division Multiplexing) Multiplexao por diviso de comprimento ou caracterstica da onda. Com o objetivo de tornar mais eficiente o uso de fibras ticas, por volta de 1990 foi desenvolvida a tecnologia WDM.

DEFINIO Esta tecnologia consiste em juntar em uma mesma fibra tica vrios sinais de luz de comprimentos de onda (cores) diferentes, cada um gerado por um laser separado. No receptor, os sinais de cores diferentes so novamente separados.

CARACTERSTICAS Os sinais a serem transmitidos nos diferentes comprimentos de onda podem possuir formatos e taxas diferentes, o que promove uma maior transparncia aos sistemas de transporte. Cada sinal pode ser formado por fontes de dados (texto, voz, vdeo, etc) diferentes e transmitido dentro de um comprimento de onda especfico. Assim, o WDM carrega sinais de maneira independente uns dos outros, com cada canal usando sua prpria banda dedicada.

Destacamos as seguintes caractersticas


Flexibilidade de capacidade Transparncias a sinais transmitidos Permite crescimento gradual de capacidade Reutilizao de equipamentos terminais e da fibra Atendimento de demanda inesperada

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

TDM Compartilhamento do meio No TDM existe o sincronismo para evitar colises. O sincronismo no TDM feito entre os relgios. (Conforme os desenhos do quadro) Os relgios tem que girar na mesma velocidade sempre, tanto na transmisso quanto na recepo. Uma desvantagem que se um canal no est transmitindo, e o relgio tem que passar por ele mesmo no havendo informao no canal para transmitir, ocorre uma perda de tempo nesse processo. Chama-se de sincronizao sncrona.

TDM Assncrono

Cada pacote recebe um cabealho. O relgio (multiplexador) l a informao do cabealho e transmite no meio passa por um outro relgio (demultiplexador) e envia para o canal correto. Se um canal no transmite (TX) ele no perde tempo no canal adjacente (RX) que teoricamente teria que receber a informao. Quem controla o cabealho o multiplexador, ele acrescenta o cabealho e retira no demultiplexador. Se um canal no tem nada para transmitir o relgio pula este canal, e neste caso pode at acelerar a transmisso em outros canais No existe coliso no meio, devido ao cabealho que inserido no pacote (informao).

Este foi o resumo que eu fiz em sala. Abaixo vou descrever o que o professor Marcus colocou no quadro, segundo ele para termos algo para escrever na prova rsrs. FDM - A multiplexao por diviso de o permite a trnasmisso de vrios sinais dentro de um mesmo espao fsico fazendo com que cada sinal sofra um deslocamento de frequencia para a ocupao do meio de transmisso. Cada canal passa a possuir uma banda espectral prpria e bem definida. um sistema de multiplexao analgica. TDM Na multiplexao por diviso de tempo, o tempo dividido entre os canais, fazendo com que o Multiplexador acesse cada canal em uma ordem pr definida, em um perodo de tempo estabelecido pelo sistema. dividido em sncrono e assncrono.

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

Sncrono: Os intervalos de tempo so divididos em tamanhos iguais que so chamados de frames, e subdiviso de slots. Cada canal para transmitir dados espera seu slot dentro de cada frame. Assncrono: Os intervalos de tempo so divididos de acordo com demanda dos teminais, e as unidades de informao possuem um cabealho com endereos de origem e destino, na tentativa de eliminar o disperdcio de capacidade que ocorre no modo sncrono.

Multiplexao por diviso de Freqncia FDM

Caractersticas de um sistema Multiplexador Compartilhamento do meio de transmisso.Vrios dispositivos utilizando um meio de transmisso de forma organizada. Uma das principais caractersticas da Multiplexao o Sincronismo ( entre o transmissor e o receptor ). Exemplo citado na aula, foi o HUB (Fisco Estrela / Lgico Barra), vrios computadores utilizando um meio de transmisso. o HUB utiliza CMSA/CD, que minimiza a quantidade de colises, e quando acontecem ele trata as colises de forma que todos os computadores param de transmitir por um tempo, e voltam a transmitir em tempo aleatrio.

Transmite por vrios canais simultaneamente sem que um canal interfira no outro, porque os mesmos esto em frequencias distintas. A modulao faz um deslocamento de frequencia da onda e passa a trabalhar numa frequencia mais alta, no muda em nada a onda. Banda base o meio de transmisso onde o sinal completo, composto pelos sinais transmitidos pelos usurios, so transmitidos como se fossem um s. Quanto mais usurios tiver maior a largura de banda, ou seja a quantidade de usurios depende da

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

largura de banda. O sincronismo est entre o Multiplexador e o Demultiplexador, os dois tem que trabalhar na mesma frequencia. Multiplexao por diviso de tempo TDM Caractersticas do TDM o compartilhamento de tempo. O sinal passa por um PCM (Modulao por cdigo de pulso) digitaliza o sinal e ento ele decomposto. simbolizado por 2 relgios interligados, as informaes trafegam nos canais e so pegas em determinados tempos. O sincronismo do circuito est na velocidade do relgio e consequentemente a quantidade de tempo em que o relgio demora para pegar as informaes. Ex.: 1s em cada canal. No h interferncia entre os canais, caractersticas da Multiplexao.

Multiplexao por diviso em cdigos (CDM), em que os sinais so separados por tcnicas de codificao, mas misturados em tempo e freqncia. CDMA significa Code Division Multiple Access, ou melhor, Mltiplo Acesso por Diviso de Cdigo. Um dos mais importantes conceitos de qualquer sistema de telecomunicaes o "mltiplo acesso", que quer dizer que vrios usurios podem ser suportados simultaneamente no sistema. Em outras palavras, um grande nmero de usurios compartilha uma banda de freqncias e qualquer usurio pode ter acesso a essa banda, sendo associado muitas vezes ao conceito de canal. Um canal pode ser imaginado como sendo meramente uma poro limitada do recurso de rdio que est temporariamente alocado para um propsito especfico, tal como uma chamada telefnica. Um mtodo de mltiplo acesso uma definio de como o espectro de rdio, ou o tempo, dividido em canais e como os canais so alocados para muitos usurios do sistema. O CDMA pode ser comparado a um coquetel. Todos na festa esto na mesma sala (como sendo no mesmo canal de freqncia) e falando ao mesmo tempo e na mesma altura, ou melhor na mesma potncia. Voc pode imaginar que se todas as conversas estiverem em um mesmo idioma voc no entender nada e todo o som lhe parecer como um rudo, ou melhor uma interferncia. Porm, se apenas uma conversa estivesse em seu idioma nativo, voc poderia discernir aquela conversao sobre todas as outras, desde que todos estivessem falando na mesma potncia. Isto anlogo ao conceito de diviso de cdigo: se voc sabe o cdigo, voc pode separar uma conversa da outra. Em um coquetel FDMA (ou analgico), dois usurios tm acesso contnuo da sala. Mas ningum mais pode usar a sala enquanto eles estiverem nela. Em um coquetel TDMA, os usurios tm acesso a mesma sala, mas s um par deles pode usar a sala em um curto espao de tempo. Ento eles tm que parar a conversa e outro par comea. Ao longo da noite, os assinantes permutam o direito de uso da sala. O CDMA uma forma de espalhamento de espectro, uma famlia de tcnicas de comunicao digital que foi por muitos anos usado em aplicaes militares. O princpio do espalhamento de espectro o uso do rudo como sendo ondas de portadora, ocupando uma largura de banda muito maior que aquela requerida para comunicao ponto-a-ponto simples na mesma taxa de dados. Por causa da grande largura de banda de um sinal espalhado em espectro, muito difcil de interferi-lo e difcil de identific-lo. Isso uma grande diferena em relao s

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

tecnologias FDMA e TDMA, que so geralmente do tipo faixa estreita. Desde que um sinal de faixa larga espalhada no espectro muito difcil de detectar, ele aparece como nada mais que um nvel de rudo ou nvel de interferncia. Com sinais faixa estreita, a potncia do sinal est concentrada em uma banda mais estreita, que fica mais fcil de detectar. Originalmente ento havia duas grandes motivaes: ou resistir a esforos inimigos para espionar as comunicaes, ou esconder o fato da existncia de uma comunicao, contribuindo assim a uma Baixa Probabilidade de Interceptar um sinal (LPI). O uso do padro CDMA para aplicaes civis mais recente. Foi proposto teoricamente na dcada de 40, mas a aplicao prtica no mercado civil s aconteceu 40 anos depois. Aplicaes comerciais ficaram possveis por causa de desenvolvimentos importantes. Um foi a disponibilidade de equipamentos com alta densidade de circuitos integrados digitais que reduziram o tamanho, peso, e principalmente o custo das estaes dos usurios a um nvel aceitvel. Por outro lado, o alto grau de integrao de circuitos permitiu o desenvolvimento de circuitos possuindo uma maior capacidade funcional, permitindo assim a implementao do CDMA. O CDMA pode aumentar enormemente a qualidade e a capacidade dos sistemas de comunicaes sem fios, por espao livre, ao redor do mundo. Ao contrrio do sistema analgico e de outros sistemas digitais do tipo TDMA, CDMA uma tecnologia de espalhamento de espectro em banda larga que espalha mltiplos sinais, como por exemplo, sinais de telefonia, atravs de um largo segmento do espectro disponvel para transmisso. Esta banda ocupada por um sinal CDMA muito maior do que a banda original ocupada pelo sinal. A cada sinal atribudo um nico cdigo que o distingue dos outros sinais transmitidos simultaneamente sobre o mesmo espectro de transmisso. Assim que o aparelho receptor tiver o cdigo certo, ele pode retirar a mensagem destinada a ele do meio de todas as outras mensagens. Quando implementada em um sistema de telefonia mvel celular, a tecnologia CDMA oferece numerosos benefcios aos operadores e seus assinantes, tais como: - Capacidade aumenta de 8 a 10 vezes em relao ao sistema analgico AMPS e de 4 a 5 vezes em relao ao sistema GSM, melhorando assim a capacidade de trfego (em Erlang) do telefone dramaticamente; - Maior qualidade de chamada, com o sinal de voz melhor e mais consistente quando comparado ao sistema AMPS; - Planejamento simplificado do sistema pelo uso da mesma freqncia em todos os setores de todas as clulas; - CDMA fornece maior privacidade atravs de suas caractersticas particulares de segurana. CDMA utiliza codificao digital para toda chamada telefnica ou transmisso de dados. Um dentre 4.4 trilhes de cdigos diferentes atribudo a cada comunicao, que o distingue nas chamadas realizadas simultaneamente sobre o mesmo espectro de transmisso. Com codificao digital CDMA, at mesmo seu nmero de telefone permanece privado, isso significa que seu aparelho no pode ser "clonado"; A grande atrao da tecnologia CDMA foi desde o princpio a promessa de mais imunidade interferncia e ao rudo e do aumento extraordinrio da capacidade do sistema quando comparada com o acesso mltiplo em bandaestreita de tecnologias sem fios: TDMA e FDMA. De fato, o CDMA oferece uma resposta ao problema de capacidade. A chave para sua alta capacidade o uso de rudo como sinais de portadora, como foi sugerido primeiramente dcadas atrs por Claude Shannon. Em vez de compartilhar o espectro ou tempo, a cada usurio nomeado uma portadora de rudo, ou quase um rudo, ortogonal s outras portadoras utilizadas. O outro benefcio do uso de

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

portadoras como o rudo que a sensibilidade do sistema para interferncia radicalmente aumentada. Todos os usurios do sistema ocupam o mesmo espectro e o rudo efetivo acaba sendo a soma de todos os sinais dos usurios. O receptor correlato a sua entrada com a portadora-rudo desejada e aumenta a relao sinal rudo no detetor, a um nvel adequado. Este procedimento chamado de desespalhamento. A capacidade do sistema determinada pelo equilbrio entre a razo sinal rudo exigida para cada usurio e o ganho do processo de desespalhamento. A parte de rudo da relao sinal rudo num sistema de espectro espalhado de fato a soma de rudo trmico e da interferncia de outros usurios. A relao sinal rudo precisa garantir uma taxa de erro especificada que depende de vrios fatores como: a codificao de correo de erro usada e o desvanecimento por mltiplos percursos. Outras caractersticas so o baixo consumo, o uso de freqncias disponveis de forma eficiente, a simplificao do planejamento, pois todos transmitem e recebem em uma nica freqncia, o uso de sistemas de cdigos exclusivos que permite receber o sinal mesmo em condies excepcionalmente adversas. No possvel tambm, como j foi dito, interferir numa transmisso via rdio que use CDMA e no possvel rastrear e ouvir, clandestinamente, essa transmisso. No sistema CDMA, todos os sinais de informao modulam portadoras de mesma freqncia. Ento, os usurios transmitem e recebem todos na mesma freqncia, no mesmo canal e ao mesmo tempo. Para diferenciar cada usurio, atribudo um cdigo exclusivo. Para receber as informaes de um usurio especfico, s conhecendo o seu cdigo. Seria como se todas as emissoras de TV fossem transmitidas no mesmo canal (ou freqncia), e ao mesmo tempo. A imagem recebida seria uma baguna sem fim. Contudo, se antes da transmisso fosse associado a cada emissora um cdigo, bastaria informar ao aparelho de TV o cdigo desejado, e a imagem da emissora ficaria ntida. Quando o cdigo associado ao sinal modulado, este tem um alargamento de seu espectro ocupado. O CDMA utiliza ento a tcnica de espalhamento de espectro, que pode ser definido como um mecanismo pelo qual a banda efetiva ocupada pelo sinal de transmisso muito maior do que a banda requerida pelo sinal de informao em banda base. Nestas tcnicas, o receptor opera sobre uma banda larga na qual o rudo, e o rudo inserido pelo inimigo (no caso militar), ou outros usurios (no caso civil), so tambm espalhados de maneira que eles no interferem enormemente no sinal desejado. Esta resistncia a interferncias se mostrou atrativa em comunicaes comerciais, principalmente em aplicaes de telefonia mvel celular. Em termos militares e mesmocivis, a segurana da tcnica completada pela codificao (criptografia). No sistema mvel celular atual, no Brasil, o AMPS (Advanced Mobile Phone Service),cada assinante ocupa um canal exclusivo, ou seja, seu celular sintoniza uma freqncia determinada; ningum das proximidades poder ocupar aquela freqncia enquanto o assinante estiver conversando. como os canais de rdio AM e FM ou de Televiso: as emissoras transmitem sempre nas mesmas freqncias. Para ver um programa de TV, ou ouvir uma rdio, basta sintonizar a freqncia de sua emissora proferida. Com o CDMA, os assinantes so identificados por um cdigo exclusivo, no pela freqncia em que transmitem, pois todos transmitem na mesma freqncia e ao mesmo tempo. Se existissem emissoras de rdio e de TV transmitindo com a tcnica de CDMA, os rdios portteis no teriam mais dial. Para o ouvinte selecionar a sua emissora, bastaria teclar o cdigo dela. O rdio, que estaria recebendo todas as emissoras ao mesmo tempo, separaria apenas o sinal cujo cdigo conferisse com o desejado pelo ouvinte. Imagine quatro pessoas falando ao mesmo tempo, no mesmo tom de voz. Uma fala em

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

portugus, outra em alemo, outra em ingls e a outra em rabe. Para o ouvinte de lngua portuguesa, seria muito fcil concentrar-se e entender o que dito em portugus. Em outras palavras, cada um dos quatro falantes transmite suas informaes usando um cdigo diferente, mas na mesma freqncia e ao mesmo tempo. Embora recebendo todos os cdigos ao mesmo tempo, fcil para o ouvinte se concentrar num s deles. Essa a idia do CDMA.

Concluso

Trabalho sobre Multiplexao Prof. Reinaldo GAMA FILHO UGF

Multiplexao uma tcnica que permite a transmisso de vrios sinais em um nico canal. No ambiente de televiso digital, o tipo de multiplexao utilizado a multiplexao no tempo que dividido em slots e cada slot utilizado para a transmisso de um fluxo.

You might also like