You are on page 1of 2

Guia para leitura de artigos cientficos

Muitos autores, de artigos publicados em revistas cientificas, tentam esconder algumas coisas. Mas este um guia que desvenda tudo! Texto original - Como a muito tempo se sabe. - Isto conhecido - Geralmente se afirma isso. - H algumas discusses em torno do assunto. - Isto pode ser demostrado. - De grande importncia terica. - De grande importncia prtica. - De grande importncia histrica. - O resultados tpicos mostram. - Correto em uma certa ordem de grandeza. - Valores obtidos de forma emprica. - Os resultados no so conclusivos. - Trabalho adicional necessrio. - Sintetizado de acordo com os protocolos padres. - Obrigado Joo Silva pela assistncia na parte tcnica e obrigado Maria Soares pelas valiosas discusses. - Por enquanto no possvel se obter respostas precisas para este problema. O que significa na verdade - No tive vontade de procurar a referncia. - Eu acho que assim. - Eu e meus colegas pensamos assim. - Ningum acredita em mim. - Acredite em mim. - Eu acho isso interessante. - Isto justifica o meu emprego. - Isto pode me tornar famoso. - Escolhemos os melhores resultados. - Errado. - Valores obtidos acidentalmente. - Os resultados poderiam destruir minha hiptese. - Preciso de mais dinheiro para o projeto. - Comprado da Merck. - Obrigado Joo Silva por ter feito todo o trabalho e obrigado Maria Soares por ter me explicado o que tudo significa. - Mesmo no tendo a resposta eu achei que poderia publicar um artigo com essas besteiras.

- Embora alguns detalhes desta imagem - Impossvel de se visualisar os detalhes foram perdidos na cpia, o original apresenta mesmo no original. bem esses detalhes. - Presumidamente isso acontece em intervalos mais longos de tempo. - A concordncia com a curva esperada : 1.excelente 2.bom 3.satisfatrio 4.regular 5.como esperado - Geralmente se diz que... - No tive pacincia para realizar um experimento mais demorado. - A concordncia com a curva esperada : 1.regular 2.fraco 3.duvidoso 4.pssimo 5.inexistente - Somente alguns pesquisadores pensam assim.

- Trabalho adicional requerido para elucidar - Eu no entendi os resultados. o trabalho. - Lamentvelmente uma teoria com abordagem quantitativa no foi ainda formulada. - Todo mundo j percebeu que isso no faz sentido.

- Eu espero que este trabalho estimule outras pessoas a investir neste campo de - No me abandonem!! conhecimento. - Composto de alta pureza. - Os resultados estaro em uma prxima - Isto o que afirmava o rtulo. - No vou mais me arriscar nessa linha de

publicao.

pesquisa, estou fora!

- Algumas amostras foram escolhidas para o - As outras no faziam sentido. estudo

You might also like