You are on page 1of 17

1

PSICANLISE E SURTO PSICTICO: CONSIDERAES SOBRE ASPECTOS TCNICOS1 Roosevelt M. S. Cassorla2

O trabalho visa discutir aspectos tcnicos em psicanlise de pacientes psicticos, principalmente em surto. Inicialmente descrevem-se vicissitudes da dupla analtica frente ao cataclismo psictico. Enfatizam-se caractersticas necessrias da mente do analista que a permitam ser receptiva invaso de destroos mentais, vivenciando-os, para tentar reconstitui-los. A interao entre catstrofe e mente do analista conduz a problemas tcnicos, controversos. So discutidos: 1) O impasse necessrio, situao em que a psicanlise no mais daria conta do processo, tendo que apelar para outras reas do conhecimento. Demonstra-se sua utilidade para o aprofundamento posterior da anlise. 2) A percepo intuitiva, comunicao sem aparente mediao entre mentes, que, se bem utilizada permite um contato profundo intra-dupla. 3) A pessoa real do analista, onde se prope que cada analista tem uma forma de ser prpria, que vai alm de sua formao analtica. Essa forma de ser facilita ou dificulta o contato com determinados pacientes. Chama-se tambm a ateno para a necessidade do analista cuidar de sua prpria mente, sujeita a atividade insalubre. O trabalho concludo descrevendo-se caractersticas da psicanlise atual, enfatizando-se a liberdade, espontaneidade e criatividade da dupla, em detrimento da rigidificao da tcnica, o que costuma levar a encaixes tericos forados e desvitalizao do processo.

Palavras-chaves: psicose e psicanlise; surto psictico e psicanlise; tcnica psicanaltica e psicose; contratransferncia; impasses em psicanlise; percepo intuitiva; pessoa real do analista.

A crise psictica esgara a trama tecida pelo tempo, irrompe, rompe, paralisa, impe seu tempo, sua realidade, seu princpio de irrealidade. A psicose nos defronta com o problema da ruptura: o dilogo interior entra em crise, est cindido, feito em pedaos, fragmentado, desmantelado, disperso. A experincia psictica de um mundo que explodiu em pedaos a exteriorizao de um cataclismo interior, de um tempo apocalptico que viola as barreiras do exterior. H um momento em que difcil situar os fragmentos, saber se esto dentro ou fora; alguns, ligados funo lingustica, continuam seu discurso autnomo e dismrfico, mas em outro lugar, em outros espaos, em outros tempos, em outros mundos. Da mesma forma que se perde o horizonte que delimita subjetividade e objetividade, perde-se tambm a objetividade, o sentido da realidade; os objetos internos se con-fundem com os externos, isto , perdem sua alteridade, alienando a condio de sujeito pensante e que sente. As noes de alteridade e identidade entram em crise e se extraviam. O ser, submergido na situao, perde sua viso interior, ponto de partida de uma concepo ontolgica de homem interior (Plotino) e do conceito de insight (Freud). Na crise se adquire uma perspectiva espao-temporal que no segue necessariamente as regras e leis da

Trabalho para discusso no Painel Patologias Graves, do Congresso Brasileiro de Psicanlise, 1999, Rio de Janeiro. Verso modificada de Psicanlise do surto psictico e surto psictico durante o processo analtico apresentado no II Encontro Latino-Americano sobre Patologias Graves e Standing Conference on Psychosis - IPA, promovido pela SBPRJ em junho 1998. 2 Membro Efetivo e Didata da Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo.

geometria euclidiana. As perspectivas, os valores categoriais so outros, reinventados ou diferentes, na situao de crise. (RESNIK, 1986, p. 50). Esta descrio da psicose, do surto psictico, familiar a todos os que lidamos com pacientes seriamente perturbados. Ela foi escolhida, para introduzir este trabalho, porque consegue dar-nos uma idia bastante precisa do mistrio terrificante da psicose sem prender-se a teorizaes especficas. Por isso, qualquer que seja a teoria psicanaltica que apreciemos, ela poder ser facilmente defrontada com a descrio. O objetivo deste trabalho discutir alguns aspectos controversos da tcnica psicanaltica, nessas situaes, e em consultrio. Evitarei, na medida do possvel, utilizar conceitos escolsticos, tentando ater-me a fatores comuns s vrias teorias, mas nos interstcios no poderei esconder a influncia de autores provindos originalmente da escola kleiniana.3 Suponho que, caso as influncias tivessem sido outras, minha percepo do assunto no seria diferente, em essncia, pois eu continuaria basicamente a mesma pessoa. Creio que o ter redigido a ltima frase se coaduna com a importncia que darei, neste texto, pessoa do analista. Isso, porque quando lidamos com psicticos, mais do que com qualquer outro tipo de analisando, a indispensvel capacidade de captao de fenmenos emocionais primitivos, por vezes desvinculados da percepo do prprio paciente, depender de caractersticas da mente do analista. Ainda que saibamos que no existe analista sem paciente e que ambos constituem uma entidade virtual, que vai alm de sua somatria.4. Neste trabalho abordarei trs pontos, controvertidos, como estmulo para a troca de experincias: 1) o que chamo impasse necessrio, uma situao particular em que no h possibilidade de agir atravs da psicanlise, a dupla criativamente tendo que apelar para outras reas do conhecimento. 2) o que denomino percepo intuitiva, um fenmeno de comunicao primitiva, intra-dupla, sem mediao aparente. 3) a importncia da pessoa real do analista, no tratamento de pacientes severamente perturbados.

1. ALGUMAS VICISSITUDES DO TRABALHO COM PSICTICOS Para finalidades tcnicas, sustento que consideremos o surto psictico que est ocorrendo durante o processo analtico como consequncia de vicissitudes transferenciaiscontratransferenciais. Esta viso permite que no nos afastemos do vrtice analtico, ainda que saibamos que existem outros fatores, externos ao processo, conhecidos e desconhecidos. No ignoro esses fatores: apenas proponho que os deixemos entre parntesis, j que eles devero, em teoria e na prtica, repercutir na relao analtica. Mas, nada impede que a equipe multiprofissional, que cuida do paciente extra-analiticamente, possa tomar providncias em relao a situaes concorrentes, lidando com fatores biolgicos, a famlia e o ambiente, por exemplo. Essa equipe deve sempre existir, quando lidamos com pacientes graves, protegendo a relao. Seja o surto ocorrido durante a anlise, ou a anlise sendo efetuada em paciente que vem em surto, temos que trabalhar psicanaliticamente, mas levando em considerao fatos que sero comentados a seguir. Evidentemente, acreditamos que, por mais perturbado que o paciente esteja, existem aspectos no psicticos, atravs dos quais poderemos ter acesso parte psictica, como vrios autores tm demonstrado.5 No nos esqueamos, tambm, que o surto pode constituir-se num momento mpar propiciador de re-articulao de elementos, num nvel mais evoludo, ou ser o resultado de uma crise evolutiva, como costuma ocorrer com adolescentes (LAUFER, 1986). Sabemos que o problema bsico, na psicanlise de psicticos, poder entrar em seu mundo perturbado, e deixar que esse mundo nos penetre. Mergulhar profundamente num espao anespacial ou infinito, num tempo interminvel ou comprimido, num mundo em que
Portanto, basicamente, no utilizo mudanas tcnicas relevantes, ao lidar com esses pacientes. Aqui se espelham idias como as campo, desenvolvida por vrios autores, e o conceito de terceiro analtico de OGDEN (1994) 5 Uma reviso inestimvel sobre a evoluo do trabalho com psicticos pode ser encontrada em ROSENFELD (1988). Infelizmente no so resenhados valiosos colegas brasileiros e latino-americanos, devido a nosso isolamento ou por serem posteriores. O Caderno do Departamento de Investigao Psicanaltica das Psicoses, da SBPRJ, vem se constituindo numa fonte oportuna, onde eles esto sendo retomados por colegas que vm se dedicando ao tema.
4 3

no existem referenciais coerentes, permeado de violncia e morte impensveis, nos seria totalmente impossvel se no tivssemos vivido experincias similares, que continuam como runas arqueolgicas, em nosso mundo interno. O desafio do analista ser entrar em contato profundo com a loucura que permeia o trabalho da dupla, confrontando e por vezes deixando que se misturem aspectos psicticos do paciente com os dele mesmo, sem que enlouqueamos. Desenterrar esses aspectos arcaicos um trabalho penoso e que demanda preparo e coragem. Isso se aprofunda em nossas anlises pessoais, mas, salvo resistncias, a escavao prossegue, pelo resto da vida. O analista que trabalha com psicticos sabe e comumente deseja que seu paciente o ajude a desvelar melhor suas prprias vivncias primitivas, correndo os riscos a isso inerentes. Pacientes em surto psictico nos levam a rever os procedimentos estandartizados da psicanlise, quando eles so compreendidos de forma rgida. Estaramos bastante perturbados se desejssemos que nossos pacientes, ainda mais em surto, se comportassem associando livremente, deitados placidamente num div, que nos ouvissem segundo os cdigos acertados da linguagem simblica e pensassem sobre o que est ocorrendo. Tudo isso, num tempo cronolgico convencional. O paciente psictico no pode fazer isso, ele est em outro mundo, ou num no mundo, sem referenciais ou com referenciais estranhos aos nossos. For-lo a isso o deixar mais perturbado, totalmente incompreendido, e o levar a desconfiar (com razo) que seu analista nada entende do que est ocorrendo, funcionando como um objeto louco e enlouquecedor6. O analista, para poder entrar em contato com seu paciente, ter que deixar-se invadir pelos aspectos psicticos, de uma forma controlada. Isso possvel se o profissional efetua uma ciso sadia, em que uma parte de nossa mente se deixa tomar e entra dentro do mundo psictico, enquanto outra parte observa o que ocorre, no analista e na dupla analtica. Dessa forma, tentamos decifrar os cdigos incompreensveis do mundo psictico, a partir de nossas prprias experincias. Esperamos que o paciente, com o tempo, faa o mesmo, introjetando aspectos da funo analtica. Mais ainda: a relao analtica permitir que a dupla, durante o processo de decifrao, viva novas experincias, criando sentidos e significados nunca vividos pelo paciente. praticamente unnime entre os analistas a importncia do uso da contratransferncia como instrumento, no trabalho com psicticos, mas vou considerar que as vrias definies e vicissitudes quanto a sua conceituao e funes so de amplo conhecimento. Explitarei apenas que considero a existncia de uma s entidade, a unidade funcional transfernciacontratransferncia. Ser chamada somente contratransferncia se privilegiamos a focalizao no analista. Fique claro que, se entram no jogo interativo contedos internos do paciente, tambm entraro os do analista. Mas, ao contrrio daquele, o profissional deve saber separar contratransferncia prejudicial daquela que levar a desenvolvimento do processo. O que nos interessa o uso que o analista pode fazer dos derivados de sua contratransferncia, resultado da interao de aspectos da mente do analista com o mundo psictico do paciente, e que podem ser esquadrinhados e compreendidos como produtos do campo analtico. Parto do pressuposto que o psicanalista deve efetuar tudo o que estiver ao seu alcance para que o paciente aproveite a crise produtivamente, proporcionando-lhe condies para tal. O caminhar do processo analtico em pacientes psicticos difere pouco do que ocorre com os pacientes em geral, ainda que ali tudo ocorra de uma forma mais intensa e confusa, com maior grau de comunicao no verbal e pensamento concreto, e a transferncia sendo, ao mesmo tempo, intensa e frgil. O analista, permevel aos aspectos estranhos, expelidos violentamente pelo paciente, deve considerar as vrias funes dessa expulso, resultante de exploses/imploses maiores ou menores da mente e seus contedos. O paciente nos avisa, como pode, que essa ruptura est ocorrendo, e os produtos fragmentados, que nos atingem como se fossem projteis, tambm podem dar-nos pistas sobre outras funes estimuladoras ou decorrentes da catstrofe, tais como controlar o objeto ou destru-lo, fundir-se com ele com finalidades de proteo, eliminar aspectos insuportveis, etc.

O conceito, mais amplo, de objeto enlouquecedor de BADARACCO (1985)

Proponho que consideremos, sempre, a existncia de um aspecto comunicativo, um assinalamento para que o analista tente aproximar-se compreensivamente dos fenmenos que esto ocorrendo.7. Como estamos numa relao em que as leis da lgica de pouco nos valem, em que a simbolizao est prejudicada, e em que os fenmenos so principalmente no verbais, teremos que apelar, mais do que em qualquer outra situao analtica, para nossos sentimentos, emoes, reaes, fantasias, devaneios, sintomas fsicos, etc. (a contratransferncia como instrumento), no maior grau de profundidade possvel, o que nos faz retomar, de alguma forma, nossas experincias arcaicas. Para podermos perceber os elementos eliciados em ns mesmos pela transferncia do paciente, temos que sentirmo-nos suficientemente livres, e isso depender de nossa anlise pessoal e das caractersticas de nossa personalidade. O preceito tcnico que nos leva ao estado necessrio para entrar em contato com as fantasias inconscientes que transitam no campo analtico a clssica ateno flutuante freudiana, dissecada como sem memria, sem desejo, e sem inteno de compreender (BION, 1967), buscando-se ativamente um estado alterado de conscincia, similar ao sonho (BOYER, 1994), sonhando-se o sonho do paciente, que um novo sonho, a dois (BION, 1962; FERRO, 1997). A possvel compreenso que o analista ter dos fatores envolvidos na exploso/imploso psictica no pode ser somente intelectual. Certamente altamente desejvel que no o seja, durante a sesso. A compreenso tem que ser emocional, vivenciada e, por isso decorre da identificao do analista com os fenmenos que permitiu que o invadissem, ou que, mesmo evitando-os, o atingiram. Geralmente, antes que surjam pistas para a compreenso existe uma fase, mais ou menos longa, de no compreenso. Essa fase deve ser pacientemente tolerada at que surjam pistas produtivas (ou o fato selecionado, para BION, 1962). Este processo pode continuar fora da sesso, e partimos do pressuposto que envolvem componentes contratransferenciais. O analista utiliza sua contratransferncia tambm para sentir a ameaa ou proximidade de colapso. Propus em outro trabalho (CASSORLA, 1995) que: a continuidade da sensao, por parte do analista, de no compreenso, de que o paciente est indo embora, que predomina uma desesperana em relao a obter contato emocional, bastante significativo de que algo muito grave est acontecendo, incluindo-se a possibilidade de um ato suicida. O mesmo ocorre face ameaa de um surto psictico, e a sensao de caos, medo e incerteza tambm aparecem8. No caso do surto que antecipa o suicdio propus que a tranquilidade angelical, mstica, repentina, aparecendo aps um perodo extremamente turbulento, indica que o ato est para ser consumado nas prximas horas. A patologia da compreenso redunda na incompreenso: o analista, devido intensidade e complexidade dos fenmenos, associado intolerncia frente no compreenso, fica perdido e/ou cria uma teoria defensiva sobre o que estaria ocorrendo. Este fenmeno comumente se associa falta de condies mentais do profissional, que pode ser atingido em seus aspectos mais profundos. O paciente incompreendido reintrojetar os elementos projetados de forma ainda mais terrorfica. A continncia (que deve ser diferenciada do suporte9) implica na transformao, pelo analista, dos fenmenos psicticos, indizveis, no simblicos, em algo possvel de ser pensado (uso da funo alfa, para BION, 1962). Esses fenmenos, no mais terrorficos, so reO aspecto levantado nos remete ao controvertido conceito de acting-out ou atuao. O psictico se comunica basicamente dessa forma, os elementos sendo atuados na relao analtica (atravs de descargas em atos ou palavras), j que o paciente no tem condies de pens-los (elementos beta para BION, 1962). Acredito, como tantos outros, que se trata de um meio de comunicao de fenmenos mentais que podem tanto atrapalhar como auxiliar o processo analtico, uma das formas como a transferncia se manifesta. Devido ao uso pejorativo e extenso do termo para situaes extra-analticas, tem se perdido o componente produtivo do fenmeno, o que mais nos importa. 8 KENNEDY (1990) enfatiza o aborrecimento do analista e a sensao de morte do processo. No chama a ateno para o medo e situao de ameaa sentidos pelo profissional. Penso que o aborrecimento e sonolncia, podem ser formaes reativas, ou cises, utilizadas para no entrar em contato com o cataclismo que se aproxima. 9 Chamo suporte capacidade do analista e da equipe de sade de proporcionarem ao paciente um ambiente acolhedor para seus terrores, no se deixando atemorizar, aceitando o paciente da forma que ele pode ser e podendo transmitir confiana, segurana e esperana. Os conceitos winnicottianos de holding e handling se superpem ao que estou descrevendo.
7

introjetados pelo paciente. A boa continncia harmoniza fenmenos no verbais com nomeaes simblicas. O desacordo entre eles sinaliza falhas: por exemplo, a compreenso apenas intelectual uma incompreenso. O mesmo se diga das vivncias sem conceito. Os fenmenos verbais do analista incluem desde assinalamentos, confrontaes, esclarecimentos, perguntas, at interpretaes superficiais ou sofisticadas, e os no verbais so fenmenos sutis, difceis de descrever, ou aes, que devem decorrer de um acolhimento compreensivo. O que fazer, como e quando, depender da capacidade do analista identificar-se com as ansiedades, mecanismos e recursos do paciente. Por exemplo, interpretaes decodificadoras saturadas, fortes (no sentido de FERRO, 1995), quando precoces, podem provocar contra-reaes derivadas de indigesto pela mente danificada do analisando. Colocaes metafricas ou abstratas, em momentos inadeqados, podem ser ouvidas de forma concreta, promovendo rupturas no processo. Assinalamentos sobre o funcionamento da mente costumam ser teis, enquanto se vai testando, cuidadosamente, a capacidade de escutar interpretaes transferenciais, sem que o paciente se sinta perseguido ou subjugado de forma insuportvel. Etc.10. Paula (CASSORLA, 1997), uma jovem em surto, ainda na primeira entrevista, se acalma quando lhe mostro que expeliu alucinatoriamente parte de sua mente aterrorizada, para um canto de minha sala, de onde fugiu assustada, sentando-se prxima a mim. Conta-me que seu namorado tem a ver com isso. ele que faz com que apaream na televiso os pensamentos dela. Conversamos sobre ele entrar dentro dela, roubar-lhe os pensamentos e dispers-los pelo espao - com isso se sente vazia. (Penso tambm que estamos iniciando um namoro, o analista-namorado intruso podendo ser responsabilizado pela exposio de destroos mentais, mas dizer-lhe isso a ameaaria mais, fechando a possibilidade de ampliao do campo). Concorda com minha colocao, acenando a cabea, e me pergunta como se chama o seu problema, o que lhe est acontecendo. Sinto que se est desesperando, de novo, e precisa, pelo menos, dar nome a seu enigma. Sem pensar, pego uma folha de papel. Ela continua: "me vejo como uma reprter, vendo tudo o que eu penso na TV". Olha para a folha que estou segurando e me pergunta. "O que o sr. ia dizer ?" Coloco uma tampa de caneta sobre o papel, que mantenho firme por uma borda. Nada acontece. Acrescento uma caneta. A folha resiste. Explico-lhe: "tua mente foi sendo carregada, carregada, e de repente...". Coloco outro peso sobre o papel e tudo desaba, tampa, caneta, peso e papel, esparramando-se pelo cho. Olha, me ouve e acena com a cabea que sim. Imediatamente, levanta-se e senta-se em outra poltrona, ao meu lado. Olha-me nos olhos, fixamente. Sinto-me intimidado, mas no desvio o olhar. Parece-me um jogo, quem agenta mais. Ela agenta menos, e desvia. A seguir, me diz que me conhece, com ar misterioso. Pede-me meu documento de identidade. Aps uma conversa em que tento saber das fantasias relacionadas a seu pedido, acaba me dizendo que tem dvidas se pode falar mesmo. Quando falamos sobre desconfiana, me pergunta se eu sou traficante. Sinto que devo responder, agora, e no investigar nem interpretar. Digo-lhe que no, no sou traficante. Agora est examinando minha identidade de mdico, que eu acabei lhe dando. Pergunto-lhe como atravs da identidade vai saber se sou ou no traficante. Olha-me surpresa, me diz: "desculpe", e me devolve o documento. Conta-me, a seguir, que um casal, na escola lhe deu balas e era droga. E, essa a causa de sua loucura. Esta vinheta, que envolve vrios aspectos (incluindo controvrsias quanto tcnica), visa demonstrar como agimos, por vezes insolitamente, no nosso contato com pacientes graves.
FERRO (1995) escreve: se a decodificao de significado pode ter (ou ter tido) sentido para as partes neurticas da personalidade, para aquelas partes psicticas, somente uma real operao de alfabetizao que permite a transformao. Alfabetizao(tornar elementos beta em alfa) implica em transformao de identificaes projetivas macias do paciente pela mente do analista (continncia), acompanhando os movimentos emocionais e relacionais do par. O autor citado, como vemos, valoriza pouco o contedo verbal decodificador, parecendo que o considera como algo intelectualizado. Acredito, entretanto, que interpretaes decodificadoras de significado, se cumprem as condies acima (e, isso depender da forma e timing), tambm alfabetizam, porque necessariamente devem embutir elementos afetivos e relacionais, resultantes da capacidade de continncia.
10

Quando peguei a folha de papel, no tinha qualquer idia sobre o que iria ou no fazer com ela, e o fui fazendo, o pensamento vindo a reboque de meus atos. No tinha a inteno de deix-la cair, s os pesos, mas ela me escapou junto com eles. Esse ato falho, suponho, revelava que inconscientemente sabia que no eram apenas os contedos internos que desabavam, mas era a prpria mente que explodia. O jogo seguinte, do olhar, me pareceu um desafio para ver se eu suportava a violncia de sua projeo dentro de mim, se eu no desabaria com o "peso" dos seus objetos. Penso que ela se permitiu esse jogo, por estar mais segura quanto a minha fora. Mas, quer saber o que eu farei com ela, se se entregar a mim. Farei como o casal parental, que a engana, que lhe d leite/balas e depois verifica que so objetos maus, que a viciam e enlouquecem ? Os traficantes podemos ser todos ns: pais e analista. Quando consegue discriminar algo da confuso que est fazendo, me pede desculpas e me explica porque estava desconfiada (alimento envenenado), dando-me uma pista importante. A seguir, automaticamente, sem planejar, peo-lhe a sua identidade. Fica surpresa e me diz que est com a me, na sala de espera. Pergunto se ela no quer busc-la. Sai e fico esperando. Percebo-me inquieto e me indago se no estou contra-identificado. Mas, ao mesmo tempo, sinto uma razovel confiana nos meus recursos como analista, curioso em ver o que acontecer. Volta com o documento. Leio o nome do pai e da me, em voz alta, e indago sobre eles. No momento em que viro o documento, defronto-me com sua foto. Paula o arranca bruscamente de minha mo, se levanta e corre em direo porta. Abre-a e diz: "vou embora". Reajo imediatamente: "volta aqui, Paula". Ela fecha a porta e volta, mansa. Perguntolhe o que aconteceu, porque me arrancou a identidade. Responde: "porque voc comeou a falar de meus pais. Querem tirar-me de meus pais". Neste momento Paula est olhando para o cho, assustada e algo envergonhada. Continuamos a conversa: conta-me que algum quer roub-la dos pais para que seja empregada. Fala de sua empregada, que uma vampira. Tem dentes longos, cabelo esticado, sai sangue de sua narina. Atravessa portas noite e chupa seu sangue. Mostra-me o pescoo, onde teria sido mordida. Diz que a grande esperteza da empregada vampira enganar os pais, eles no acreditam na filha. O nico aliado que tem, s vezes, o pai. Quando fala do vampiro, gesticulando, deixa cair as costas de sua mo sobre a minha mo. Instintivamente a ia retirando, quando percebi. Mantive a minha mo sob a dela e tive a sensao de algo erotizado. Aps longos segundos ela a retirou. Encerro a entrevista, sentindo que ainda no devo interpretar, e digo que quero v-la de novo amanh. Concorda. Fico de p examinando minha agenda, de costas para ela. Ela se levanta e fica do meu lado. Encosta seu corpo ao meu, como que sem perceber. Ao mesmo tempo, pega de minha mesa um livro sobre sonhos e fantasias, e o folheia. Havia outros livros, de mais fcil acesso. Pede que lhe indique alguma leitura. Digo que amanh falaremos disso. Penso que ao pedir-lhe seu documento estava sinalizando que queria investigar, junto com ela, o seu problema de identidade, que ela queria/temia deixar dentro de mim. Ao indagar sobre seus pais, tentei discrimin-los e discriminar-me para ela. Mas, essa discriminao a aterrorizou, e isso emergiu quando ia ver sua foto. No queria que ns a vssemos individuada, mas tambm fragmentada. Se se desprende, sente que a estou roubando dos pais, da relao fusional. Recupera-os, excluindo-me bruscamente, correndo em direo aos pais concretos, para refazer a fuso. Quando a chamo, sem vacilar, me sente capaz de conter seus terrores. Pode falar-me dos perigos de perder-se dentro de mim: ficar submissa, perder sua identidade, ser empregada. As empregadas, submissas, com muito dio dos patres os atacam oralmente, sugando seu sangue, esvaziando-os porque se sentem desesperadamente vazias. Ela , ao mesmo tempo: a empregada vampira que vampiriza os pais e o objeto do vampirismo dos pais, dentro do jogo projetivo-introjetivo. Esses mesmos pais, no entanto, so protetores. Quando nomeia o pai, mostra um esboo de discriminao da relao entre os pais, possivelmente tambm vampiresca, em sua fantasia. A sua mo sobre a minha e sua insinuao com seu corpo, indicam a tentativa de sexualizao da relao oral agressiva com o analista. Mas, tambm me solicita que a proteja, a contenha, como uma pele. E, atravs dos livros, solicita boa alimentao para seus sonhos e fantasias.

O material clnico acima foi escolhido tambm com o objetivo de subsidiar a idia de que o analista deve observar, cuidadosa e minuciosamente, as reaes a seu suporte, compreenso, continncia, ou qualquer outro procedimento, pois ser o paciente que nos fornecer elementos, por vezes instantneos, quanto direo adequada ou falha de nossa atividade, possibilitando sua correo ou mudana de rumo. De nossas novas atitudes, outros fenmenos surgiro, e o processo se desenvolve com ensaios, erros, acertos, compreenses, incompreenses contornveis, e impasses. Estes ltimos implicam na estagnao do processo e existe um conhecimento razovel sobre fatores envolvidos que, examinados cuidadosamente, podem ser desfeitos com o trabalho psicanaltico (ROSENFELD, 1987; ETCHEGOYEN, 1987; FERRO, 1993, STEINER, 1993). Neste trabalho proponho a existncia de outra categoria de impasse, que no responde aos procedimentos analticos. Ser denominado impasse necessrio.

2. O IMPASSE NECESSRIO Proponho que, por melhor que seja o analista ou o processo analtico, a psicanlise pode no ser suficiente para controlar a exploso psictica. Evidentemente, o paciente psictico est constantemente nos forando a sair da situao analtica, atravs da violncia e qualidade de suas identificaes projetivas, que nos produzem confuso, medo, impotncia, raiva, dio, e outros sentimentos intensos, podendo desorganizar-nos mentalmente e impedindo que pensemos. Compreender, esclarecer, conter, interpretar esses aspectos, e sem que o analista esconda de si mesmo suas reaes e sentimentos, o que ocorreria no melhor dos mundos.11 Como no vivemos nele, por vezes nos defrontamos com situaes em que as atitudes acima no so possveis ou suficientes. Essas situaes podem envolver, entre outras, ansiedades terrveis de desintegrao, atuaes violentas auto ou/e heterodestrutivas, manifestas, ou potenciais, etc., que no respondem aos procedimentos analticos, por mais que se tente. Nessas fases, aps uma minuciosa investigao sobre o que est ocorrendo na dupla (investigao essa que, em alguns momentos, emergenciais, s pode durar alguns segundos, no sendo possvel apelar para superviso ou anlise pessoal), o analista e, por vezes, a dupla, percebe que, para alm da compreenso ou incompreenso de eventual estagnao, urge a necessidade de auxlio de outras reas do conhecimento que no a psicanlise. Proponho chamar este fenmeno de impasse necessrio, e utilizo esse nome porque sinaliza aquela necessidade. Por isso, costuma ocorrer em duplas bem constitudas, que podem perceber o que est ocorrendo. Se isso no acontecesse estaramos frente a um impasse estagnante ou que resultaria em situaes descontroladas, por vezes extremas. Frente ao impasse necessrio o analista ou a dupla concluem que o processo analtico deve ser interrompido, provisoriamente. Essa interrupo pode ocorrer por minutos, horas ou dias. O analista dever expor ao paciente o que percebe que est ocorrendo, e discuti-lo. Por vezes a dupla poder solicitar auxlio da famlia ou da equipe de sade mental de retaguarda. O paciente poder ser medicado, internado, ou necessitar outros procedimentos no analticos. Em outro trabalho (CASSORLA, 1996) descrevi uma paciente melanclica, j beirando restituies alucinatrias e delirantes, que despertou fortes sentimentos contratransferenciais relativos a morte e suicdio. A analista, aps uma longa pesquisa e reflexes cuidadosas sobre suas prprias fantasias, pensou que seria muito perigoso continuar o processo, que parecia paralisado. A deciso definitiva ocorreu quando alucinou cheiro de formol e lembrou-se das autpsias em seu curso mdico (sensaes corporais contratransferenciais). Disse claramente paciente que queria conversar com ela, agora no mais como analista. A paciente, paralisada, como que despertou. Em seguida a profissional mostrou o impasse e exigiu que a analisanda procurasse ajuda psiquitrica, ainda que esta a desprezasse. Acabou concordando, contrariada. O episdio permitiu que o processo sasse da paralisia. Tempos aps, a paciente no mais melanclica, lembrou-se do fato, colocando sinceramente que fora a firmeza da analista que a impedira de matar-se, demonstrando sua gratido.

Quanto aos sentimentos do analista, WINNICOTT (1949) assinalou, paradigmaticamente: Se o paciente busca um dio justificado ou objetivo, ele deve consegui-lo, caso contrrio no conseguir sentir que pode alcanar um amor objetivo. Para tal, imprescindvel que o analista tenha liberdade interior suficiente.

11

De minha experincia como analista e supervisor, a interrupo do processo analtico, devido ao impasse necessrio, sempre benfica, ao se retomar a anlise, quando se trabalham as fantasias que no o puderam ser naquele momento. Desvelam-se tambm as consequncias da interrupo. O paciente costuma sentir reconhecimento por verificar que seu analista foi rpido e compreensivo, percebendo a impotncia do seu mtodo e podendo apelar para outros. Introjeta-se, assim, um objeto anti-onipotncia. Verifica tambm que no destruiu seu analista ou a anlise, e que no houve rejeio por parte do profissional. Penso que isso decorre da percepo inconsciente do paciente da necessidade do impasse e da fora do analista, que no se intimidou frente s dificuldades, podendo utilizar todos os recursos necessrios. Uma colega passou a sentir-se preocupada com a possibilidade de um surto, num paciente grave, face a fortes sentimentos contratransferenciais e outros sinais que o paciente enviava. Logo percebeu que isso estava relacionado s futuras frias analticas, quando ela viajaria por um tempo longo. As vicissitudes transferenciais e contratransferenciais iam sendo adeqadamente trabalhadas, mas a sensao de perigo continuava persistente. Passadas algumas semanas, j prxima a viagem, surpreendeu-se quando o paciente lhe confessou que vinha pensando se no seria melhor ficar internado at a volta da analista. Era exatamente a mesma idia que estava assomando, ainda que nebulosa, na mente da colega e que, nesse momento, ficou clara. Foram trabalhadas as fantasias envolvidas, por algumas sesses, e descobriu-se que o paciente vacilara em falar sobre sua idia para que ela no se sentisse incapaz e isso atrapalhasse suas frias. Essa no-comunicao tambm embutia fantasias agressivas e de retaliao que coexistiam, cindidas, e foram trabalhadas. Ainda assim, o trabalho subseqente da dupla concluiu pela internao, reforado pelo psiquiatra do paciente, que independentemente, pensara o mesmo. Retomada a anlise, novos elementos surgiram, a internao tendo sido bastante til na compreenso de aspectos do funcionamento mental do paciente, da dupla e da prpria analista. Evidentemente, quando possvel, um paciente internado deve continuar sendo analisado, o analista indo at o hospital ou o paciente sendo trazido ao consultrio. Isso implica na necessidade de termos equipe e instituio de retaguarda com viso psicanaltica. Em algumas ocasies emergenciais, o prprio analista ter que fazer algo para proteger o trabalho analtico, o paciente e a si mesmo. Essas atitudes, no analticas, tm que ser o mais transitrias possveis, e devero ser objeto de compreenso posterior. Por exemplo, se me sinto incapaz de continuar a trabalhar analticamente face a ameaas reais ou potenciais de um paciente, fruto de seu terror incontrolvel, devo dizer-lhe que, ainda que no saibamos o suficiente sobre o que o leva a isso, o processo analtico deve ser interrompido, neste momento, e teremos que procurar outras formas de auxlio. Devo explicar-lhe o porqu, detalhadamente, o analista tentando fazer-se compreender. Por mais perturbado que o paciente esteja, alguma compreenso sempre ocorrer e depender, por vezes, menos do contedo da fala ( a letra) do que da tonalidade afetiva (a msica) com que nos comunicamos com ele. No custa reforar que o paciente no deve sentir-se acusado por algo que ele (nem o processo analtico) no conseguem controlar, mas esse risco ocorre se o analista no estiver atento para suas contrareaes. O analisando tambm dever escutar, claramente, que posteriormente o processo analtico continuar, e poder-se- investigar o que no est sendo possvel neste momento. Caso, na situao descrita, ocorresse uma aparente acalmia, haveria que examinar cuidadosamente o fato. Correr-se-ia o risco dela ser o resultado de sentimentos de intimidao super-egica por parte do analista, ou de controle deste pelo paciente, que o invadiria com identificaes projetivas macias. Se o analista se visse prestes a usar a frmula: agora que v. ficou calmo, podemos continuar o processo analtico, ele deve saber que contra-reagiu sadicamente, no aproveitando produtivamente o impasse necessrio, ou ele era desnecessrio. Evidentemente, o paciente reintrojetaria o expelido, potencializando seu desespero. A situao descrita assinala possibilidades e cuidados que temos que tomar frente complexidade dessas situaes. Outro exemplo: o analista pode sugerir ou solicitar a um paciente desestruturado, que espere at que venham busc-lo, no permitindo que ele v embora sozinho, ao mesmo tempo que continua pensando sobre o que ocorreu na relao para deix-lo nesse estado. Pode tambm ampliar o tempo da sesso, sugerir ou aceitar a solicitao de sesses extras, no previstas no contrato. Conversar com a famlia, orient-la, etc., so outras atitudes que podem ser necessrias.

Enfim, nessas situaes, usamos procedimentos no analticos, como aconselhamento, sugesto, apio, conteno, no intuito de recuperar as condies para o prosseguimento do processo, esgotados os recursos da psicanlise. O ideal poder efetuar esses procedimentos sem perder a viso analtica, prestando ateno nos fenmenos transferenciaiscontratransferenciais, mas isso nem sempre possvel no momento do impasse, face intensidade e qualidade dos fenmenos que esto ocorrendo12. Os procedimentos que se seguem ao impasse necessrio devem ser efetuados de uma forma tranqila e, para isso o analista tem que estar suficientemente seguro sobre o que est ocorrendo. Como assinalado, deve explicar-se ao paciente que a ao visa proteo da vida e/ou do processo analtico. Uma interveno adeqada implica em que o analista se coloque como algum potente, mas que tem conscincia de suas limitaes e do seu mtodo, naquele momento, sem que exista medo desnecessrio nem rejeio ao paciente, ficando claro que o processo analtico ser retomado logo que for possvel. Em alguns casos, suspeito, o impasse necessrio objetivando a correo ou fortalecimento de recursos enfraquecidos da dupla ou do analista Ele no ocorreria se o vigor da dupla estivesse mantido. Naquelas situaes o analista, se humilde, pode conscientizar-se de suas limitaes e propor-se a repensar seu trabalho, seus recursos pessoais, e a possibilidade de necessitar auxlio pessoal. No entanto, repito, do ponto de vista terico, o impasse pode ocorrer por melhor que seja o processo analtico. Assim, somos obrigados a admitir que nem sempre possvel diferenciar os impasses necessrios dos impasses desnecessrios, estes decorrentes de dificuldades do analista. Mas, mesmo os desnecessrios, como j assinalei, podem acabar sendo teis, se percebidos pelo profissional, por si s ou em suas supervises e anlise pessoal. O analista, ento, pode conhecer-se melhor e desmanchar os ns contratransferenciais13.

3. A PERCEPO INTUITIVA No vou entrar, propositalmente, nas controvrsias que envolvem possveis definies desses termos, que pertencem a vrias reas do conhecimento. Neste trabalho, ser considerada como um fenmeno emocional, em que se tem uma captao ou viso direta e imediata de uma realidade ou verdade. Entramos numa rea perigosa, na qual o prprio FREUD se reservou, como nos seus estudos sobre telepatia. No entanto, tenho verificado, como muitos outros psicanalistas, a existncia de fenmenos em que ocorre comunicao primitiva, entre mentes, inexplicveis pelos modelos de cincia hegemnicos e de forma limitada pela teoria da constratransferncia. . Observa-se, tambm, que esse tipo de comunicao ocorre com mais intensidade, quando predominam processos psicticos. A literatura sobre o tema, pequena, bastante cuidadosa e prudente e processos similares ou parecidos ao que estou descrevendo, so chamados de vrias formas, por diferentes autores: ressonncia afetiva, empatia, comunicao extra-sensorial, comunicao extra-verbal, comunicao inconsciente a inconsciente, sexto sentido, insight, fantasia compartilhada, vivncia subjetiva, sintonia, identificao, intuio, imagens intuitivas e mesmo contratransferncia como instrumento (DOIN, 1983; PICCINI, 1985; TRINCA, 1988; CASSORLA, 1990). Percebe-se, portanto, que existe confuso, mesmo
. Pode-se divergir das solues propostas e da definio de impasse necessrio. No discordaria da afirmao de que apenas se efetuaram modificaes tcnicas, tentando-se no perder a viso analtica. No entanto, penso que a constatao clara do que est ocorrendo, com nomeao adequada, impede que o analista confunda funes e papis, no diferenciando procedimentos analticos de no analticos ou mesmo anti-analticos, face indiscriminao, produto dos aspectos psicticos em jogo. Penso que o analista deve sentir-se livre para usar qualquer procedimento (mesmo no analtico), se sua experincia mostrar que isso lhe til, mas ele deve saber nomear e conceituar o que est fazendo. 13 Deixei de lado, propositalmente, as diferenas entre psicanlise e psicoterapia psicanaltica, assunto tambm controvertido. Proponho, indo contra as correntes preponderantes, que no existem diferenas entre elas, quando retiramos da chamada psicoterapia analtica procedimentos no analticos, tais como aconselhamento, sugesto, persuaso, medicao, etc., alm de objetivos pr-determinados. Os procedimentos da psicanlise, por outro lado, tm sido enriquecidos por novas vertentes tericas que possibilitaram sua ampliao. Dessa forma, penso que existiriam, sim, vrias formas de ser psicanalista (ou psicoterapeuta) e diferentes graus de profundidade alcanados pela dupla, decorrentes da forma peculiar como ela se constitui e trabalha.
12

10

em relao a alguns termos consagrados. Evidentemente, se utilizamos a concepo totalstica de contratransferncia, a percepo intuitiva do profissional estar a includa. Ela pode ocorrer tambm no paciente, mas, em ltima instncia, o resultado da interao paciente-analista, como processo intersubjetivo. O que diferenciaria a contratransferncia como instrumento do uso da percepo intuitiva ? Na primeira o analista se sente incmodo, e de alguma forma, observa seus sentimentos, derivados de sua contratransferncia inconsciente, os avalia usando seu autoconhecimento, tenta diferenci-los de conflitos prprios, pode arriscar uma colocao ou interpretao e verifica sua validao a partir das reaes do paciente e da dupla. Isso pode durar desde segundos at o tempo de vrias sesses, ou ser compreendido somente a posteriori, quando o analista rev seu trabalho. J na percepo intuitiva o analista sente ou reage a algo, de repente, sem mediao aparente e vivenciado como incompreensvel. Quando aproveita o fenmeno para efetuar algum ato analtico, sente-se perplexo. Coexistem dois sentimentos: o de ter entrado em contato com verdades profundas e o sentir-se dominado por foras obscuras e misteriosas. Face perplexidade, prudentemente costuma ficar quieto, assustado com o que est percebendo ou sentindo. Por vezes, procura compreend-lo atravs da investigao de sua contratransferncia, mas costumeiramente fracassa. Por isso o ignora ou o atribui a conflitos prprios aos quais no tem acesso. Em outras ocasies, o profissional no tem sequer conscincia que o fenmeno ocorreu e lhe foi til, somente o percebendo posteriormente. Espero ir demonstrando, em seguida, que o analista no deve assustar-se com essas percepes, para que possa aproveitlas produtivamente. Evidentemente, alm de tentar diferenciar sua possvel percepo intuitiva de fenmenos patolgicos prprios, o analista que a utiliza deve obter sua validao, observando a seqncia do processo analtico. Com isso confirmar ou infirmar sua percepo e poder, mesmo, compreender uma eventual atuao obstrutiva. O paciente psictico tambm tem, frequentemente, percepes intuitivas. Elas podem ser relativas a aspectos prprios, por vezes expelidos, e a fenmenos que ocorrem em outras mentes, principalmente na do analista, durante a sesso. Quase todos ns j vivemos situaes em que o paciente percebeu fatos sobre nosso estado emocional, do qual sequer tnhamos conscincia e postulo que qualquer paciente sabe, de alguma forma, o que ocorre conosco, o psictico sendo mais sensvel. Algo similar ocorre com outros analisandos, em que o trabalho da dupla atingiu nveis profundos, mas aqui necessrio um tempo longo para que esses fenmenos se manifestem. Possivelmente a intensidade e qualidade das identificaes projetivas, em reas primitivas, psicticas, permite o esquadrinhamento mais acurado do funcionamento de outras mentes. Acredito que ainda no sabemos o suficiente para compreender esse fenmeno, ainda que me faa sentido a colocao de TRINCA (1988) que os atribui aos infinitsimos que ocorrem na relao analtica: linguagem do corpo, do rosto, dos olhos, entonaes e modulaes das falas, entrelinhas da conversao, etc., e tambm fatores desconhecidos., em que pigmentos quase imperceptveis revelam o embate de imensas foras, que se revolvem, telricas, no fundo das pessoas e das quais elas prprias, muitas vezes, no se do conta, revelando vitalidade e exuberncia criativa da relao analtica. SANDLER (1993), usando outro referencial, prope a existncia de ressonncias captadas pelo analista, derivadas de mecanismos similares identificao primria freudiana. Dessa forma, o que estou chamando de percepo intuitiva deve incluir elementos comunicativos atpicos, decorrentes de vicissitudes transferenciais-contratransferenciais, extremamente sutis. No excluo a possibilidade que, antes que o fenmeno se manifeste, algum tipo de elaborao inconsciente tenha ocorrido, cujos derivados de repente assomam mente do paciente, do analista ou de ambos. Penso que isso ocorreu com uma paciente (CASSORLA, 1991) que sentia que estava enlouquecendo. J vivera a experincia psictica intensamente, e iniciara a anlise em surto. Concomitante com a sensao de loucura, se sentia dominada por uma idia obssessiva: de que interromperamos a anlise em outubro. Estvamos em maio. Durante meses trabalhamos num ambiente nebuloso, sempre ameaados pela interrupo fantasiada, quase delirante, frente qual as pistas que apareciam logo se mostravam insatisfatrias. Vivamos a ameaa de uma catstrofe, controlada a duras penas. Em determinada sesso o material indicava fantasias de excluso, cime e inveja e, de repente, me vi devaneando sobre o nascimento de minha filha. Num timo, me vi tomado pela lembrana de que outubro seria o ms do nascimento,

11

acompanhada de uma sensao plena de segurana, de que tinha decifrado o enigma. Subjacente me vinham idias sobre cime e rivalidade entre paciente e beb, como motivadores da situao. A perplexidade descrita acima tambm se imps. Logo me vi muito preocupado, questionando minha integridade mental. Comecei a investigar perguntado paciente se ela soubera algo de mim ultimamente. A resposta foi no, mas sua fala seguinte foi sobre uma situao de excluso de uma amiga, efetuada por um colega meu. Em seguida contou-me uma longa histria sobre o fim de semana, em que se sentiu extremamente enciumada e rejeitada, frente pequena filha adotiva de seu marido. A essas alturas, o grau de certeza quanto a minha percepo era sentida como total. Mas, minha razo no aceitava o fato e o questionava. De repente, sem saber porque (e at hoje no o sei), perguntei-lhe se tinha observado algo diferente em mim ultimamente. Sua resposta foi: no. Aps um pequeno silncio, continua, divertida: s que quando v. abriu a porta hoje e vi tua barriga, pensei: o Roosevelt est grvido. Penso que o analista percebeu intuitivamente que a paciente tinha captado algo, que ela tambm tinha tido uma percepo intuitiva, mais terrorfica ainda por ser-lhe incompreensvel. A confirmao, por parte do analista, de que a intuio da paciente relativa gravidez correspondia realidade, fez com que seu medo de enlouquecer desaparecesse, aps uma descarga emocional intensa, enquanto me agradecia por ter-lhe removido seus terrores sem nome. Penso (e este tema tambm controvertido), que o revelar a verdade da intuio deve ser um preceito tcnico, principalmente com pacientes psicticos, ainda que o analista tenha que expor-se, mas prudente e cuidadosamente, e informando somente aquilo que for necessrio para o prosseguimento adequado do processo analtico. A validao de que a ligao da intuio com o conceito, tornando-a pensvel, evitara o sofrimento psictico, surgiu no s no material posterior imediato, como no restante do processo analtico, permitindo um aprofundamento nas fantasias que no podiam ser nomeadas. A impossibilidade de pensar seus sentimentos fazia parte dos fenmenos psicticos da paciente e o episdio descrito permitiu o refazer vinculaes. Como ampliao do conceito abordado acima, e interpenetrando-se com fenmenos transferenciais-contratransferenciais, proponho que tambm podem ser produtivas determinadas aes (por vezes, dramatizaes ou encenaes), em que a dupla torna claro em atos, elementos no conscientes. Um exemplo poderia ser o dos pesos na folha de papel, no material de Paula. Nessas situaes, por vezes, podem ser re-encenadas situaes traumticas arcaicas, substituindo a comunicao verbal, que assim so explicitadas. Tanto a percepo intuitiva, como a ao, o acting-out, a encenao, podem ser produtivas, meios de comunicao entre as mentes, e podem ocorrer no paciente, no analista, ou frequentemente nos dois elementos da dupla concomitantemente. No entanto, se a pretensa percepo intuitiva ou ao for produto de fantasias onipotentes, estaremos nos defrontando com as limitaes do trabalho da dupla. Ainda que, nesses fenmenos, nem sempre seja possvel diferenciar os componentes produtivos dos patolgicos, estou convencido que ambos sempre existem como substitutos da capacidade de explicitar o impensvel, e, por isso tm uma funo comunicativa que deve ser decifrada.14. Numa fase mais adiantada da anlise de Paula, ela j fora do surto, os.pais resolvem viajar para o exterior. A situao era trazida como conturbada, os pais marcando e desmarcando passagens, parecendo vacilar. Aos poucos percebo que Paula se mostra mais confusa. Numa sesso aps um fim de semana prolongado, entra na sala assustada, olhando desconfiada em torno e me pede, aterrorizada, que eu a ajude, que no a abandone. Pega no meu brao, segura minha mo, agitada. Levanta-se e senta-se, anda pela sala. Volta para perto de mim e me agarra. Olha fundo nos meus olhos e repete: "por favor, no me deixe". Vivencio seu pavor.
Dramatizao e encenao so tradues, no totalmente satisfatrias, do ingls enactment, palavra cuja definio ainda controvertida. Para alguns (McLAUGHLIN, 1991) o termo passou a substituir acting-out devido a sua confuso conceitual e aspecto pejorativo. Atualmente, tende a chamar-se enactment a comportamentos que envolvem ambos os membros da dupla analtica, por vezes encenando-se situaes traumticas do passado. Para desfazer a confuso terminolgica, ousaria propor o uso do termo enactment para aqueles processos que predispem a ganho para o processo analtico, mantendo acting-out (expandido para a reao do parceiro, duplo acting-out) para as situaes que levam a dificuldades e impasses (j que seu sentido pejorativo tornou-se predominante). Evidentemente, nem sempre ser fcil separar os dois aspectos, que tm a mesma origem: repetio ou externalizao de elementos no simbolizveis.
14

12

Quero saber o que a est assustando tanto. Fala, de forma confusa, que ao entrar aqui percebeu que na casa ao lado moravam pessoas que queriam mat-la. Lembro-me que me falara de alucinaes e delrios em relao aos vizinhos de sua casa, ocorridos antes de entrar em anlise. Esses vizinhos tambm queriam mat-la e faziam magia negra, de noite, quando ela ouvia rudos e oraes, o que a deixava aterrorizada. Nessas ocasies os pais lhe davam antipsicticos e a levavam para seu prprio quarto. Continuo escutando os detalhes: ela no havia notado antes que os meus vizinhos faziam parte da seita de magia negra, ao lado de sua casa. Continua falando agitada, andando pela sala. E, me pergunta, agora em dvida. "O sr. acha mesmo que seus vizinhos fazem parte da seita ?". Sinto que preciso responder-lhe e no interpretar. Digo-lhe que no acredito que meus vizinhos faam magia negra, que ela deve estar fazendo confuso. Nesse momento, ela me diz que a casa deles, dos meus vizinhos, igual dos vizinhos de sua casa. Automaticamente lhe digo que gostaria que me mostrasse as semelhanas. Samos ambos do consultrio, atravessamos o jardim, samos na rua. Ela vai na frente e eu a sigo. Atravessa a rua, assim podemos ver melhor a casa vizinha e tambm a minha. Olha para a casa e me diz que, na verdade, ela diferente do que imaginava. Vemos minha vizinha na janela e Paula parece que aceita que se enganou. Sinto que agora est calma. Comea a falar-me que est assustada com a viagem dos pais. Acha que eles devem ir, mas teme ficar com muita saudade e piorar. Sua fala coerente, acabou o terror. Senta-se na grama. O dia est muito bonito, convidativo para tomar sol. Pergunto-lhe se quer ficar aqui ou prefere entrar no consultrio. Diz que, se eu no me incomodar, seria bom tomar sol. Acho sua proposta coerente com o que eu estava sentindo e fico ao seu lado. O restante da sesso ocorre ali. Falo-lhe do medo que tem de que eu a abandone, junto com seus pais. Isso lhe traz lembranas da infncia, da av querida que morreu, e de outras situaes de perda e luto. Emociona-se. Agora estou frente a uma pessoa no psictica, lidando com lutos. Falo-lhe tambm de minha casa (que est nossa frente) e do desejo que ela tem de ficar comigo, com minha famlia, quando seus pais viajarem. Ela concorda e fala dos meus filhos, de como imagina que eles devem ser felizes e bem tratados. Penso que nesta sesso Paula me ajudou, criativamente, estimulando-me a defront-la com a realidade externa, a discriminar (funo necessria, com estes pacientes, que vivem estados confusionais). Mais importante, no entanto, penso que foi o fato de que, ao acompanh-la e ir rua, isso a fez sentir-se protegida: tem com quem enfrentar seus objetos assassinos, algum que no tem medo e a quem pode entregar-se. As alucinaes tinham a ver com fantasias arcaicas, ela sendo evidentemente esse beb ameaado, e futuro ser diablico. Os objetos e fantasias terrorficas foram mobilizadas pelo fim de semana prolongado e pela viagem dos pais, que de idealizados passam a diablicos, atacando um bebezinho desesperado e impotente. O deslocamento para meus vizinhos tenta poupar o analista e sua famlia (como antes projetava nos vizinhos de sua casa o que imaginava que ocorria no quarto dos pais). Recupera-me como objeto bom e me convida a dividir com ela o prazer do sol-objeto bom, protetor e carinhoso. Assim cuidada, pode lidar com suas perdas e lutos, incluindo o no poder ter-me totalmente. Pode tolerar que tenha outros filhos, ainda que de uma forma algo idealizada. Concluindo este tem: penso que a unidade transferncia-contratransferncia se constitui num fenmeno extremamente complexo, que envolve alguns aspectos razoavelmente compreensveis mesclados com outros, ainda desconhecidos e misteriosos. Entre estes ltimos se encontra o que chamei percepo intuitiva. Ela foi colocada neste texto por dois motivos: 1. pela sua presena freqente, em anlise de psicticos, ora assustando o analista, ora servindolhe de auxiliar para compreender e vivenciar os fenmenos de comunicao primitiva, e, em outras ocasies passando desapercebida, misturada com outros fenmenos contratransferenciais. Possivelmente a ltima alternativa bastante comum. 2. pelo seu carter polmico, prprio para ser discutida em reunies cientficas.

4. A PESSOA REAL DO ANALISTA Em situaes em que pessoas em surto, ameaam matar-se (por ex., jogando-se de uma ponte), a experincia tem demonstrado que terapeutas, qualquer que seja a teoria ou tcnica

13

que utilizam, fracassam mais do que leigos, no convencer o potencial suicida a no matar-se. Isto nos mostra que a interao humana, tambm nessas situaes extremas, depende de caractersticas pessoais, individuais, do agente teraputico, mais do que de suas caractersticas profissionais ou formao terica. Refiro-me pessoa real do analista, quando considero as tendncias e identificaes que pertencem ao analista e a seu desenvolvimento pessoal e tornam seu trabalho diferente em qualidade do de qualquer outro analista (WINNICOTT, 1947) 15. A pessoa real do analista inclui suas caractersticas nicas como pessoa, sua personalidade, aspectos de sua experincia, e seu comportamento na sesso analtica que vai alm da interpretao e esclarecimento (VIEDERMAN, 1991). A forma de dilogo da dupla depende tambm de elementos nicos do analista. O tipo e grau de envolvimento com o paciente aparece no tom de voz, na maneira de intervir, no timing e propriedade das suas colocaes, na distncia ou proximidade emocional. J FREUD (1922) assinalava que as partes que o paciente projeta no analista no ocorrem no ar, mas deixam-se guiar por seu conhecimento do inconsciente e deslocam sobre o inconsciente do outro a ateno que substraem de seu prprio inconsciente. HOFFMAN (1983) leva isso adiante: se o paciente projeta partes de si-mesmo, projetar aquelas partes que tenham algo a ver com a realidade do analista na interao aqui-agora com esse paciente em particular. Outros autores tm se debruado sobre o tema, por ex., GIOVACHINI, 1975; EPSTEIN E FEINER, 1979B; THOM & KACHLE, 1992 16. Desejo acrescentar algo mais: a contratransferncia como instrumento e a percepo intuitiva se somam ao que chamarei espontaneidade, algo que vem de dentro do analista, de sua prpria personalidade e criatividade, estimulado ou no pela relao com o paciente, mas que iria alm da contratransferncia. Um modelo similar corresponderia ao conceito bioniano de rverie materno, ou o winnicottiano de me suficientemente boa: ele depender no somente da estimulao pelo beb, mas, principalmente de condies e capacidades prprias da me, que nada tm a ver com o beb. Repito: algo ntimo, que pertence somente ao analista, est em jogo no processo. Podemos inclu-lo na acepo totalstica de contratransferncia, mas como algo prprio, que independe do outro, a adjetivao contra me soa mal. No fcil descrever quais seriam as caractersticas adequadas prprias do analista, ainda mais aquele que lida com pacientes severamente perturbados. ZIMMERMANN (1995) garimpa na obra de BION as caractersticas desejveis a um analista: identidade analtica, amor verdade, capacidade de ser continente, capacidade de premonio, ou pressentimento, pacincia, capacidade negativa, capacidade de intuio, capacidade de empatizar, comunicao, capacidade de discriminar, tica, respeito e coragem. Penso que muitas dessas caractersticas podem ser desenvolvidas na anlise do analista, mas suas variaes e outras dependem dele mesmo, a anlise podendo refor-las ou, se mal efetuada, at obstru-las. Este ltimo caso vemos quando terapeutas potencialmente corajosos saem de suas anlises acovardados, seguidores de receitas e fanatizados por teorias ou pessoas idealizadas. Proponho que espontaneidade, interesse genuno, criatividade, capacidade de sonhar junto com o paciente, generosidade e coragem, devem fazer parte das caractersticas reais do analista, alm do contato profundo e produtivo com seus prprios aspectos arcaicos. Essas caractersticas so ainda mais importantes no trabalho com psicticos, que captam a mscara de frialdade ou de proteo do analista. Penso que se este no tem as caractersticas acima, em grau suficiente, o processo analtico fracassar ou ficar estancado, porque o paciente o perceber. Lembremo-nos de ROSENFELD (1987) no incio de sua vida profissional, conversando com pacientes psicticos, sem conhecer psicanlise, e fazendo catatnicos

. FREUD (1937) j nos adiantantava que dentre os fatores que influem sobre o tratamento analtico, podendo dificult-lo, devem considerar-se tambm as caractersticas de personalidade do analista. Ora, se elas podem atrapalhar o processo, com certeza, tambm, podero auxili-lo. 16 ROSENFELD (1987) nos mostra que cada analista diferente e trabalha de modo diferente (p. 66). Por outro lado, o paciente tambm fica conhecendo a psique e a memria do analista (...). O estado de esprito do analista, sua capacidade de funcionar bem, um fator teraputico essencial na terapia psicanaltica...(p. 63). E, no final do livro (p. 316), admite que as mudanas na abordagem teraputica dos psicticos foram influenciadas no s pelas concepes tericas, mas por fatores na personalidade dos analistas.

15

14

emudecidos falarem. Muitos dos leitores, certamente, j viveram algo similar, que s pode decorrer de caractersticas pessoais do profissional. Resumindo, penso que os analistas se diferenciam tambm pela sua forma de ser, e graas a ela teremos mais ou menos facilidade com determinado tipo de paciente, ou com aquele analisando em particular. Evidentemente, ao valorizar a pessoa real do analista, continuo considerando a transferncia-contratransferncia como elemento bsico do processo analtico e ser principalmente atravs das interpretaes e outros procedimentos, que o paciente conhecer a forma de ser do profissional. Certamente, um analista com as caractersticas descritas facilitar que fenmenos psicticos possam emergir, visando transformao produtiva. H ainda outro ponto importante, ligado a este tem: a necessidade do analista saber proteger-se de dano mental. Ele tem que estar alerta para o fato de que trabalha num ambiente insalubre, e que deve saber cuidar-se, abandonando alegres fantasias de onipotncia. No tomar mais que o nmero de pacientes graves que d conta, naquele momento de sua vida, bsico. Assim, como efetuar constantemente reciclagens do principal instrumento de trabalho: seu inconsciente. E, lembrar-se sempre que a vida no se reduz psicanlise: se isso acontecesse, poderamos efetuar a hiptese de ela estar sendo usada, defensivamente, para evitar contato profundo com o mundo mental do profissional, a aparente normalidade escondendo aspectos psicticos. Insalubridade e potencial dano mental me fazem trazer Marcelo, um paciente preso de ansiedades confusionais, que ataca permanente e violentamente o analista e a funo da dupla. Em determinada fase de sua anlise passou a afirmar, obsessivamente, que no final todos ns morreremos. Depois de muitas sesses consegui identificar um padro: a frase era dita depois que eu lhe assinalava algo que, em minha opinio, poderia expandir seu universo mental. Com essa colocao ele matava, instantaneamente, minha fala. Passei a mostrar-lhe isso. Ainda que efetuasse algumas pobres associaes sobre o fato, a frase continuava presente. Obviamente, eu concordava com ele, que no final todos ns morreramos, e nunca a havia questionado em seu contedo. Mas, aos poucos, me percebi no suportando mais ouvi-la, sabendo que minhas intervenes de nada valeriam. Isso foi logo ampliado para o paciente, como um todo, e passei a sentir um mal-estar aversivo quando se aproximava a hora de sua sesso. Mesmo contando com o auxlio de colegas na apreciao do caso, parecia que minha mente estava limitada, ou danificada, e o trabalho j se aproximava de algo torturante. Considero essas situaes altamente desafiantes, mas, naquela fase, me percebia paralisado e culpado pela minha desesperana frente ao desafio. Aos poucos, e penosamente, pude perceber que Marcelo, insistentemente, me obrigava a defrontar-me, de vrias maneiras, com ansiedades e defesas relacionadas a minha prpria morte. No por acaso, nessa fase da anlise, eu estava vivendo situaes reais de perdas e lutos, que, imaginava no estarem interferindo demasiado em minha forma de trabalhar. Estou certo que o terror de Marcelo relativo ao tema (tanto a morte concreta como a morte mental), eliciou dificuldades do analista, e assim, em vrias situaes havamos fugido de um maior contato com esse terrvel fenmeno. Falvamos, sim, de vrias mortes metafricas, mas, fugamos da morte em si mesma, como finitude da vida, concretamente sentida. Suponho que Marcelo captara esses aspectos obstrutivos no analista. Assim, ao mesmo tempo que tentava sadicamente massacrar-me e encenar a morte da anlise, me fornecia pistas, que poderiam levar-me a aperfeioar instrumentos para digerir algo mais de meus terrores, e, consequentemente auxili-lo com os deles. Faz parte de qualquer processo analtico que pacientes ajudem o analista, para que este possa trabalhar melhor, mas isso mais claro e profundo quando lidamos com aspectos psicticos. Para isso, o analista tem que desembaraarse do emaranhado contratransferencial. Possivelmente j vinha elaborando inconscientemente meus terrores a partir dessas pistas, quando um dia, conversando por acaso sobre a situao com um colega que sabia do paciente17 (e, essa uma ajuda que usamos sem perceber, e que denomino superviso informal), ouvi como sugesto brincalhona que dissesse a Marcelo que eu no morreria. Achei divertida a idia, mas estava certo que tanto eu como meu colega nunca diramos isso. Mas, na sesso seguinte, logo que a frase apareceu me surpreendi dizendo-lhe que eu tinha pensado nessa sua afirmao (de que no final todos ns morreramos) e chegara concluso que no
17

Dr. Luiz Meyer

15

tinha certeza de que eu morreria. Acrescentei, mais surpreso ainda: pode ser que ns pertenamos a uma mutao da espcie, que no morrer. No posso provar que ns no vamos morrer, mas v. tampouco pode provar que ns vamos morrer. A reao de Marcelo foi impressionante: gritava ns vamos morrer, ns vamos morrer, o sr. sabe disso. Disse-lhe que ele achava que eu estava louco e que isso o deixava to desesperado quanto o fato de depender de mim, ele sentindo-se louco por no poder viver sem mim. Essa linha interpretativa no era nova, mas, desta vez ficou num longo silncio elaborativo, e me disse, bem humorado, que eu o tinha pego de jeito, seguindo-se associaes produtivas. A frequncia dessa frase (ns todos vamos morrer) foi diminuindo e praticamente cessou em algumas semanas. Aps algum tempo, o dilogo analtico j menos perturbado, ela foi substituda por algo mais evoludo, ainda que persistente: ele me fantasiava morto, de morte natural, enterrado, ele danando em cima de meu tmulo. Montava uma barraquinha de limonada, ao lado, que seria vendida aos visitantes. Estes fariam fila para compr-la. Pelo nmero de visitantes, ele me considerava uma celebridade... Com esses dados e outros, foi possvel mostrar-lhe, cuidadosamente, sua destrutividade invejosa associada a uma necessidade desesperada do analista idealizado. Concomitantemente a comunicao simblica e metafrica se tornou menos difcil e o processo, antes estancado, passou a movimentar-se, ainda que com dificuldades considerveis. Na situao descrita foi necessrio passar por momentos de formato manaco, efetuando-se intuitivamente algo similar a uma reduo ao absurdo. Isso permitiu a quebra da organizao estagnante, trazendo luz ansiedades terrveis, que permaneciam escondidas. Posso supor que o dilogo analista-colega estimulou aspectos inconscientes do profissional, facilitando-lhe condies para a ruptura do impasse. Esta ltima vinheta, relativa a cuidados pessoais que o analista deve tomar, complementa aspectos j assinalados acima. E enfatiza dvidas e limitaes com que nos defrontamos no trabalho com esses pacientes. Outras situaes em que o autor vem limitando o processo, por suas deficincias, podem estar ocorrendo. Existe sempre a esperana que as perceba, com a ajuda dos pacientes e de seus colegas. Com isto, proponho que no considero que exista analista imune a dano mental eliciado por paciente grave, por mais profundas que tenham sido suas anlises pessoais. Evidentemente, esta proposta discutvel, pois pode decorrer da necessidade do autor sentir-se bem acompanhado. O desejvel poder aproveitar esses momentos de falncia, produtivamente, o que nem sempre possvel.

6. CONCLUSES Vou terminar este trabalho fazendo um resumo de como vejo a psicanlise atual, baseando-me nas idias de ALVAREZ (1994). 1) A nfase no presente da relao analtica, torna o trabalho muito mais interessante e infinitamente mais vivo. "A imagem popular do analista-cientista com um zper na boca", distante e indiferente, no mais cabe. Melhor comparao a de um msico experiente, mas que improvisa constantemente, e, que deve viver e aprender a partir da experincia sentida. 2) So pouco teis explicaes sobre o que teria ocorrido, no passado, com o paciente. A corajosa escuta receptiva, assim como uma atitude firme em relao s projees terrveis, isto , desesperada necessidade do paciente de fazer conosco aquilo que sentiu lhe ter sido feito, o que ajuda18. A oportunidade de que ocorra algo novo, dentro do paciente, importante. E, para isso o analista ter que envolver-se emocionalmente. Ou, como assinala FAVILLI (1988), o analista coloca-se em jogo, assumindo como base toda sua ignorncia sobre esse novo relacionamento, suas chances dependendo de seu grau de liberdade em jogar com seu parceiro-paciente. 3) Deve-se tolerar a no compreenso e tomar conscincia dos prprios sentimentos em relao ao paciente, e suas mudanas de momento a momento. O objetivo ser tornar pensvel o que no era, e para isso "fragmentos pr-digeridos", ou pior, "fragmentos indigestos" de explicao psicanaltica no funcionam. 4) Com pacientes graves grande parte de nosso tempo usado na tarefa de auxililos a aprenderem coisas como conteno, autocontrole, reflexo. O analista tentar manter o
Valorizo tambm lembranas e fantasias sobre o passado, externalizaes do mundo interno, e construes em anlise, aspectos que devem ser visualizados ou explicitados em funo do aqui e agora relacional.
18

16

equilbrio entre ficar suficientemente em contato com o paciente, e ficar afastado o suficiente para poder pensar. 5) No mais se utiliza o velho esquema da gangorra, na teoria psicanaltica: um efeito aqui produz uma reao l. Tudo ocorre num contexto, e se avalia o crescimento, que ocorre no a partir de mecanismos, mas sim de processos. Existe, por exemplo, um processo iterativo entre "self" e objeto que possibilita a emergncia de elementos genuinamente novos: por exemplo, o "self" projeta algo dentro de um objeto. Este o transforma. O "self" pode reintrojet-lo, com outra modificao. E, uma nova reprojeo ser algo mais uma vez modificado. Ocorre, portanto, uma espiral ascendente. E, em casos patolgicos pode haver estagnao ou deteriorao. Reforaria as consideraes acima, lembrando que: a) Devemos trabalhar visando ampliar a possibilidade de significados. De nada nos adianta explicaes que fechem para novas questes, lembrando que a resposta definitiva aborta a investigao. A conversa entre analista e paciente (que inclui interpretaes, mas no se reduzem a elas) amplia o universo mental, e tambm cria um universo novo, no se limitando a revelar algo que estava escondido, mas ao tornar visvel representaes mentais de situaes emocionais re-articula significaes de planos simblicos distintos abrindo novas possibilidades vivenciais (BARROS, E.M.R., 1997) b) Relembrar que normas tcnicas so instrumentos utilizados para facilitar o processo analtico e a conseqente expanso do mundo mental. Se atrapalharem, devem ser questionadas, sem que se perca o vrtice analtico. O setting no pode ser uma moldura rgida onde paciente e terapeuta esbarram, mas uma pelcula contensora, suficientemente flexvel para conter os fenmenos que ocorrem, sejam quais forem sua expresso (BARROS, I.G., 1987). Penso que o setting mais importante o mental, o temporal e espacial sendo auxiliares daquele. A rigidificao costuma associar-se ao uso defensivo de teorias, que costumam esconder a dificuldade em tolerar o desconhecido, forando conhecimentos falsos. Conclundo, minha esperana que as reflexes que trouxe neste trabalho despertem dvidas, controvrsias e oposies. Ainda sabemos muito pouco sobre fenmenos to complexos como aqueles com que a psicose nos defronta. E, para que ocorra fertilizao e desenvolvimento, tanto no plano biolgico, como no mental, a diferena essencial.

SUMMARY PSYCHOANALYSIS AND PSYCHOTIC BREAKDOWN: CONSIDERATIONS ABOUT TECHNICAL ASPECTS The paper aims to discuss technical aspects in psychotic patients psychoanalysis, mainly in a breakdown. At first, some vicissitudes of the analytic double facing the psychotic cataclysm are described. Some necessary characteristics of the analysts mind are emphasized, which allow it to be receptive to the invasion of mental wreckage, experiencing them, so as to rebuild them. The interaction between catastrophe and the analysts mind leads to some controversial technical problems. The following are discussed: 1) The necessary impasse, a situation in which psychoanalysis wouldnt be able to handle the process, and would have to rely upon other areas of knowledge. We demonstrate the usefulness as a tool for getting deeper into the analysis in the future. 2) The intuitive perception, a communication between minds without mediation, which allows a deep contact between the analytic double. 3) The analysts real person, where is proposed that each analyst has its own way of being, something that goes beyond his/her personal analysis. That way of being can make the contact with certain patients more difficult or easy. We also call the attention to the need of the analyst take care of his own mind. The paper is concluded by the description of current psychoanalysis characteristics, giving more emphasis on the double freedom, spontaneity and creativity, to the detriment of the hardening of the technique, which usually leads to forced theoretical fittings and to the devitalization of the process.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVAREZ, A. (1994). Companhia viva. Porto Alegre: Artes Mdicas.

17

BADARACCO, J.G. (1985). La identificacin y sus vicisitudes en la psicosis. La importancia del concepto de objeto enloquecedor. Rev. Latinoamericana de Psicoanlis 1: 207-217. BARROS, I.G. (1987). Recentes avanos na teoria e tcnica em anlise de crianas. Sociedade Brasileira de Psicanlise de S. Paulo. BARROS, E.M.R. (1997). O Pictograma Afetivo: das pulses arte de criar significados. Apresentado no 2. Encontro Psicanaltico do Interior-Marlia, SP. BION, W.F. (1962). O aprender com a experincia. In Elementos da psicanlise e O aprender com a experincia. Rio:Imago, 1967. ______ (1967). Notas sobre memria e desejo. In Spillius, E.B. (ed.).Melanie Klein Hoje, vol 2. Rio de Janeiro: Imago BOYER, L.B. (1994). Algumas reflexes sobre minha experincia de analisar atravs da contratransferncia. Revista de Psicanlise (Porto Alegre) 2:101-121. CASSORLA, R.M.S. (1991). Consideraes sobre um tipo de comunicao intuitiva. Rev. bras. Psicanl. 25:515-530. ______ (1996). Reflexes sobre a psicanlise com pacientes potencialmente suicidas. Soc. Bras. Psicanal. de S. Paulo. No prelo (Interior: Rev. Psicanlise). ______ (1997) No emaranhado de identificaes projetivas cruzadas com adolescentes e seus pais. Rev.bras. Psicanl. 31:639-676. DOIN, C. (1983). Telepatia e comunicao sutil em psicanlise. Bol. Cient. SBPRJ 1:1 FAVILLI, M.P. (1988). A interpretao e a prtica psicanaltica. Sociedade Brasileira de Psicanlise de S.Paulo. FERRO, A. (1993). El impasse en una teora del campo analtico. Libro Anual de Psicoanlisis IX: 54-65. ______ (1995). A tcnica na psicanlise infantil. Rio: Imago. ______ (1997). Na sala de anlise: emoes, relatos, transformaes. Rio: Imago, 1998. FREUD, S. (1922). Alguns mecanismos neurticos no cime, parania e homossexualidade. In Obras Completas 18:271. Rio: Imago, 1977. ______(1937) Anlise terminvel e interminvel. In Obras Completas 23:247. Rio: Imago, 1977. HOFFMAN, I.Z. (1983) The patient as interpreter of the analysts experience. Contemp. Psychoanal 19: 389-421. KENNEDY, R. (1990) A severe form of breakdown in communication in the psychoanalysis of an ill adolescent. Int. J. Psycho-Anal. 71:309-319. OGDEN, T.H. (1994). The analytical third: working with intersubjective facts. Int. J. PsychoAnal. 75:3-19. LAUFER, M. (1986). Adolescencia y psicosis. Libro Anual de Psicoanlisis 2: 169-173 (Int. J. Psycho-Anal. 67:367) McLAUGHLIN, J.T. (1991). Clinical and theoretical aspects of enactment. J. Amer. Psychoanal. Assn. 39:595-613. PICCINI, A.M. (1985). Intuio: lacuna tcnica na psicanlise. Rev. bras. Psicanal. 19:33 RESNIK, S. (1986). La experiencia psictica. Madrid: Tecnipublicaciones, s/data. ROSENFELD, H. (1987). Impasse e interpretao. Rio: Imago, 1988. STEINER, J.(1993). Refgios psquicos:organizaes patolgicas em pacientes psicticos, neurticos e fronteirios. Rio: Imago, 1997. TRINCA, W. (1988). A arte interior do psicanalista. S. Paulo: EPU-EDUSP. VIEDERMAN, M. (1991). The real person of the analyst and his role in the process of psychoanalytic cure. J. Amer. Psychoanal. Assn. 39:451-490. WINNICOTT, D.W. (1947). O dio na contratransferncia. In Textos selecionados: da pediatria psicanlise. S. Paulo: Fco. Alves, 1978, pp. 341-353. ZIMMERMAN, D.E. (1995). Bion: da teoria prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul.

You might also like