You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA (GDPL): AUP 0274 DESENHO URBANO E PROJETO DOS ESPAOS DA CIDADE 1 SEMESTRE DE 2007 PROFESSORES: Prof. Dr. Eduardo Nobre Profa. Dra. Ermnia T. M. Maricato Prof. Dr. Joo Sette Whitaker Ferreira (responsvel) Profa. Dra. Maria Lcia Refinetti Martins Objetivos: Estudar as relaes do espao edificado com os espaos livres e seus diversos significados, especialmente no que se refere ao direito cidade para todos. Visa preparar o aluno para elaborao do projeto urbano de forma abrangente que considere as diferentes interaes entre as formas da cidade e os seus cidados, devendo considerar os aspectos relativos s atividades econmicas, o uso social, sua relao com o ambiente natural, a percepo espacial, a legislao urbanstica e a histria do urbanismo, da arquitetura e da cidade. Contedo: A disciplina trabalha com o conceito de Desenho Urbano, como sendo a prtica de planejamento e projeto de espaos das cidades, sem ser uma simples mudana de escala do planejamento integrado ou setorial, ou do projeto arquitetnico (uma espcie de arquitetura grande). Trata-se da interveno no espao urbano, construdo ou no, visando a melhoria da qualidade do ambiente, e conseqentemente da qualidade de vida, para o conjunto da populao usuria, assim como sua integrao coerente com a macro-estrutura urbana em que est inserido. Para isso, o desenho urbano trabalha com o conjunto das dinmicas sociais que regem a produo do espao urbano, e deve considerar todas as condicionantes que interferem em seu desenvolvimento: espaciais, arquitetnicas, ambientais, jurdicas, econmicas, sociais, culturais, polticas, etc. Ele se desenvolve em um contexto em que a gesto urbana extremamente complexa, e por isso deve considerar o papel do Poder Pblico no processo, enquanto coordenador e incentivador das mais diversas iniciativas da sociedade civil e das empresas para a produo de um espao urbano democrtico e de qualidade.

O Desenho Urbano deve considerar os aspectos econmicos e financeiros de sua implementao, incorporando a reflexo sobre as mais diversas formas de envolvimento do prprio Poder Pblico, mas tambm da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Somente a partir desse exerccio de reflexo ser possvel chegar solues projetuais urbanas esperadas nos exerccios propostos na disciplina devidamente sintonizadas com a realidade urbana das nossas cidades. Uma extensa bibliografia vem tratando, a partir de abordagens diversas, as dinmicas urbanas na escala tratada nesta disciplina. Os projetos de desenho urbano envolvem uma intencionalidade na interveno no espao urbano, que pode ser verificada, at criticamente, em vrios exemplos no Brasil e no mundo. A disciplina prope o desenvolvimento, em equipes, de proposta de interveno em uma rea definida na regio central de So Paulo, marcada pela forte vitalidade comercial diurna, mas tambm por problemas tpicos dos conflitos que se estabelecem nos centros de nossas cidades. Tal rea compreende algumas ZEIS, tem grande demanda habitacional por parte da populao de baixa renda, foi alvo de recente projeto de interveno do Poder Pblico Municipal, apresenta grande nmero de imveis vazios, comrcio intenso, mas tambm quarteires em estado de degradao, pela pouca manuteno e obsolescncia de usos. Em suma, concentra todos os conflitos e contradies tpicas da produo do ambiente construdo em nossas cidades, e torna-se uma rea propcia reflexo acadmica e prtica no campo do urbanismo.

Mtodos utilizados: O curso organizado em aulas expositivas, visitas de campo e em exerccio de interveno projetual urbana. O exerccio de interveno realizado por grupos de 6 alunos, sob orientao dos professores da disciplina. Este exerccio compreende o levantamento dos grupos sociais atuantes na rea, a elaborao de um programa tentativo de interveno, o estudo preliminar e de viabilidade da interveno, envolvendo aspectos legais, econmicos, sociais e urbansticos, e o anteprojeto dos espaos (re)urbanizados e edificados. Espera-se que cada grupo desenvolva um diagnstico da rea, sobre levantamento preciso da rea, quanto a seus aspectos fsicos e tambm quanto s dinmicas scio-poltico-econmicas que afetam a produo do espao, a saber as condicionantes econmicas, fundiria e imobiliria, legais, os grupos sociais e os interesses envolvidos, as demandas existentes, etc. Aps o diagnstico, os grupos devero desenvolver um pr-plano de interveno urbanstica e arquitetnica (seminrio 1), envolvendo todos os aspectos relevantes, e por fim uma proposta final de interveno (seminrio 2), que pode chegar ao desenvolvimento das volumetrias ou mesmo do projeto das edificaes propostas.

Ressalta-se que a diversidade de solues possveis reflete a diversidade dos problemas que afetam a rea de interveno, podendo-se portanto desenvolver o pr-plano sob as mais diversas ticas. A partir do pr-plano, espera-se que cada grupo desenvolva na proposta final, detalhadamente, uma ou algumas das diretrizes estabelecidas no pr-plano, incluindo aspectos projetuais do espao construdo e dos edifcios propostos.

Os professores fornecero CD com a base de informaes sobre a rea e parte da bibliografia sugerida.

Critrios de avaliao: A avaliao dos alunos considerar o trabalho desenvolvido nos exerccios, a participao nos atendimentos e os seminrios 1 e 2. Na da de apresentao do Seminrio 2, dever ser entregue um caderno em formato A3 com o resumo da proposta, acompanhado da verso digitalizada do trabalho. Recuperao No haver recuperao.

Cronograma
Maro 1 2 8 9 Semana de integrao Semana de integrao Apresentao do curso Filme Dia de festa seguido de debate (Coord. Profa. Ermnia) Filme Monteverde e debate (Coord. Profa. Maria Lcia) ENTREGA DAS EQUIPES ENTREGA DE FICHA INDIVIDUAL DO ALUNO COM FOTO (ver modelo abaixo) Aula apresentao da rea de interveno (Prof. Joo) Incio dos trabalhos em equipe: atendimento no estdio Visita rea: levantamento de campo Visita rea: levantamento de campo Atendimento por equipes: primeiro diagnstico da rea Atendimento por equipes: primeiro diagnstico da rea

15 16 22 23 29 30 Abril 5 6

Feriado: semana santa Feriado: semana santa

12 13 19 20 26 27 Maio 3 4 10 11 17 18 24 25

Aula com convidado (Viva o Centro) Atendimento por equipes: diagnstico da rea Aula Centro: histria, estrutura urbana, acessibilidade/mobilidade, patrimnio (Prof. Eduardo) Atendimento por equipes: diagnstico da rea Atendimento: elaborao dos Pr-Planos de Interveno Atendimento: elaborao dos Pr-Planos de Interveno

Atendimento: elaborao dos Pr-Planos de Interveno Atendimento: elaborao dos Pr-Planos de Interveno Seminrio 1: Apresentao dos Pr-Planos Seminrio 1: Apresentao dos Pr-Planos Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes

Junho 31 1 7 8 14 15 21 22 28 29 Julho 5 6 Entrega das notas Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Feriado Corpus Christi Feriado Corpus Christi Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Atendimento: detalhamento das intervenes Apresentaes: Seminrio 2 Apresentaes: Seminrio 2 e entrega dos trabalhos com CD.

Bibliografia: Parte da bibliografia pode ser encontrtada no CD fornecido pelos professores e/ou no site www.fau.usp.br/labhab ALMEIDA, Marco Antonio R. de (apresentao), "O centro das Metrpoles: reflexes e propostas para a cidade democrtica do sculo XXI", Terceiro Nome/Viva o Centro/Imprensa oficial do Estado, So Paulo, 2001. CMARA MUNICIPAL de So Paulo. (2001) Relatrio Final da Comisso de Estudos sobre Habitao na rea Central. So Paulo: CMSP. CARICARI, Ana Maria; KOHARA, Luiz (coord.); Cortios em So Paulo: solues viveis para habitao social no centro da cidade e legislao de proteo moradia. Frum de Estudos sobre Atuao em Cortios; SoPaulo: Mdia Alternativa e Centro Gaspar Garcia, 2006. COMIN, lvaro Augusto; SOMEKH, Nadia (coord.) (2004). Caminhos para o centro: estratgias de desenvolvimento para a regio central de So Paulo. So Paulo: CEM/CEBRAP/EMURB. DIOGO rica. Habitao social no contexto da reabilitao urbana da rea Central de So Paulo, Dissertao de Mestrado, FAUUSP, 2006. disponvel no site www.fau.usp.br/labhab FRUM CENTRO VIVO. (2005) Dossi Denncia. Violao dos direitos humanos no centro de So Paulo: Propostas e reivindicaes para polticas pblicas. Documento no publicado. So Paulo: FCV. JOS, Beatriz Kara. (2005). A instrumentalizao da Cultura em Intervenes Urbanas na rea Central de So Paulo 1975 a 2000. (Dissertao de Mestrado). So Paulo: FAUUSP. LABHAB/ FAUUSP (2006). Avaliao dos instrumentos institudos ou implementados nos ltimos 15 anos na rea central de So Paulo. Pesquisa "Observatrio do uso do solo e da gesto fundiria no Centro de So Paulo"; So Paulo: Laboratrio de Habitao e Assentamentos Humanos Labhab/FAUUSP e Lincoln Institute of Land Policy- LILP. MARICATO, Ermnia (2001) Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana, Petrpolis:Vozes. VILLAA, Flvio (2001). Espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel/Fapesp/LILP.

Legislao Lei Federal no10.257/2001 Estatuto da Cidade Lei Municipal Plano Diretor Estratgico Plano Municipal de Habitao Projeto de Lei de Planos Regionais Projeto de Lei de Uso e Ocupao do Solo Leis especficas de Operaes Urbanas Bibliografia Complementar: Acesso, Caixa, Cohre, Fase, Polis. Regularizao da Terra e Moradia - o que e como implementar. Braslia, CEF, 2002. ANDRADE,BONDUKI,ROSSETO. Arquitetura & Habitao Social em So Paulo, 1989-1992. USP-EESC, 1993 ARANTES, Otlia, MARICATO, Ermnia e VAINER, Carlos (2000). A cidade do pensamento nico. Petrpolis: Vozes,. BIDOU-ZACHARIASEN (2006). De volta cidade: dos processos de gentrificao s polticas de revitalizao dos centros urbanos. So Paulo: AnaBlume Editora. BONDUKI, Nabil (1998) Origens da Habitao Social no Brasil. So Paulo: Estao Liberdade / FAPESP. CAMPOS Fo, Cndido. Reinvente seu bairro. So Paulo, Ed 34, 2003 COMAR, Francisco; CYMBALISTA, Renato; SUTTI, Weber; TEIXEIRA, Ana Claudia. (2005). Conflitos em torno do direito moradia na regio central de So Paulo. (Relatrio de pesquisa). So Paulo: IBASE/POLIS. Del Rio, Vicente. Introduo ao desenho urbano no processo de planejamento. So Paulo: Pini, 1990. FERREIRA Joo S. W. (2003). Alcances e limitaes dos Instrumentos Urbansticos na construo de cidades democrticas e socialmente justas. Texto de apoio s discusses da Mesa 1 - "Plano Diretor e Instrumentos Tributrios e de Induo do Desenvolvimento, V Conferncia das Cidades - Cmara Federal/CDUI e Ministrio das Cidades, 02 de dezembro de 2003 FERREIRA, Joo S. W. e MARICATO, Ermnia (2002). Operao Urbana Consorciada: diversificao urbanstica participativa ou aprofundamento da desigualdade?. in OSRIO Letcia Marques (org.); Estatuto da Cidade e

Reforma Urbana: novas perspectivas para as Cidades Brasileiras. Porto Alegre/So Paulo: Sergio Antonio Fabris Editor. FRGOLI JR. (2000). Centralidade em so Paulo: trajetrias, conflitos e negociaes na metrpole, So Paulo: Cortez/Edusp/Fapesp. HARVEY, David (2004) Espaos de esperana. So Paulo:Loyola. INURA. Possible Urban Worlds. Basilia, Birkhauser, 1998. ITIKAWA, Luciana Fukimoto. (2006) Trabalho informal nos espaos pblicos no centro de So Paulo: pensando parmetros para polticas pblicas. (Tese de Doutorado). So Paulo: FAUUSP. KOHARA, Lus Tozuki. (1999) Rendimentos obtidos na locao e sublocao de cortios: Estudo de casos na rea central da cidade de So Paulo. (Dissertao de Mestrado). So Paulo: Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. LABHAB/ FAUUSP (2004). Permetros de Reabilitao Integrada do Habitat / Programa Morar no Centro Relatrio Final / PRIH Glicrio (ZEIS C027 e C028) / PRIH Brs (ZEIS L010). So Paulo: LabHab-FAUUSP. LEFEBVRE, Henry (1991) O direito cidade. So Paulo: Editora Moraes. MARICATO, Ermnia (2000) Habitao social em reas centrais in Revista culum Ensaios. N.1, p.14-24. So Paulo. MARICATO, Ermnia. (1997) Habitao e Cidade. So Paulo: Atual Editora. MORETTI, R. S. Normas urbansticas para a habitao de interesse socialrecomendaes para elaborao. So Paulo : Instituto de Pesquisas Tecnolgicas, 1997 PRINZ, D. Urbanismo I- Projecto Urbano e Urbanismo II-Configurao Urbana.Lisboa, Presena, 1980. RAPOPORT, A. History and Precedent in Environmental Design. Nova Yorque, Plenum Press, 1990. ISBN 0-306-43429-6 SILVA, Helena Mena Barreto. Habitao no centro de So Paulo: como viabilizar esta idia. So Paulo: LABHAB, 2000. SILVA, Helena Menna Barreto (2001). O centro de So Paulo: que futuro para a habitao? (relatrio de pesquisa) So Paulo: LABHAB-FAUUSP. SPREIREGEN, P. Compendio de Arquitectura Urbana. Barcelona, Gustavo Gili, 1973 VIEIRA, Sidney Gonalves (2002). O centro vive - o espetculo da revalorizao do centro de So Paulo: sobrevivncia do capitalismo e apropriao do espao. (Tese de Doutorado). Rio Claro: UNESP.

FICHA DE IDENTIFICAO DO(A) ALUNO(A)

NOME: EQUIPE:

foto

You might also like