You are on page 1of 20

180

AVALIAO DA QUALIDADE DA INFORMAO DISPONIBILIZADA NO PORTAL DA TRANSPARNCIA DO GOVERNO FEDERAL


Dbora Cabral Nazrio1, Paulo Fernando da Silva2, Aires Jos Rover3

Resumo
A Administrao Pblica vem utilizando tecnologias e ferramentas de informao e comunicao como instrumento para melhorar e facilitar a administrao diria do governo. Neste artigo apresentado o Portal da Transparncia do Governo Federal, como uma iniciativa de Governo Aberto. A metodologia de estudo consistiu das etapas de levantamento bibliogrfico, avaliao e anlise da qualidade da informao deste Portal. So verificados dezesseis critrios, onde a maioria atendida, mas alguns aspectos podem ser melhorados.
Palavras chave Administrao Pblica. Governo Eletrnico. Governo Aberto. Portal da Transparncia.

2 3

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutoranda no Programa de PsGraduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento (EGC), Florianpolis, SC; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora do Departamento de Cincia da Computao (DCC), Joinville, SC, debora.nazario@gmail.com UFSC, Doutorando no EGC, Florianpolis, SC, paulosilvafurb@gmail.com UFSC, Professor do EGC, Florianpolis, SC, airesjr@ccj.ufsc.br

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

181

Abstract
The Public Administration has been using technologies and information and communication tools as an instrument to improve and make easier the daily government administration. This paper presents the Transparency Portal of the Federal Government, an initiative of Open Government. The study methodology was done in some stages: literature review, evaluation and analysis of information quality from the portal. Sixteen criteria were evaluated, where most of them were attained and some can be improved.
Keywords Public Administration. Electronic Government. Open Government. Transparency Portal.

Introduo

Com a disseminao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), seu uso est cada vez mais crescente nos ltimos anos, com isso a ocorrncia dos acoplamentos tecnolgicos, interaes entre seres vivos e tecnologia. Este artigo trata destes acoplamentos na Administrao Pblica, uma forma de facilitar e agilizar as atividades com o governo eletrnico. O movimento de dados abertos trouxe o conceito de Governo Aberto, como uma forma de comunicao aberta e permanente entre governo e comunidade. Uma iniciativa brasileira de dados abertos o Portal da Transparncia do Governo Federal lanada em 2004. O objetivo deste artigo elaborar uma anlise da qualidade da informao do Portal da Transparncia, utilizando dezesseis critrios elaborados por Eppler (2006) em seu framework. O texto est organizado da seguinte forma: A seo 2 apresenta os procedimentos metodolgicos adotados neste estudo, a seo 3 descreve o termo acoplamento tecnolgico, na seo 4 so tratados alguns aspectos conceituais da Administrao Pblica, a seo 5 apresenta o conceito de Governo Eletrnico, na seo 6
Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

182

apresentado ento o conceito de Governo Aberto e a iniciativa do Portal da Transparncia do Governo Federal brasileiro. A seo 7 traz uma avaliao do Portal da Transparncia, por ltimo tm-se as Consideraes Finais do artigo e as Referncias utilizadas.

Procedimentos Metodolgicos

O processo de desenvolvimento deste estudo consistiu das seguintes etapas: Levantamento bibliogrfico, avaliao e anlise da qualidade da informao do Portal da transparncia. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliogrfico referente aos aspectos conceituais relacionados ao tema, como: termo acoplamento tecnolgico, baseado na Teoria da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela; Administrao Pblica, caractersticas da Nova Gesto Pblica e do Novo Servio Pblico; Governo Eletrnico e a utilizao de tecnologias de informao e comunicao para melhorar os processos na Administrao Pblica; Governo Aberto e a iniciativa do Portal da Transparncia do Governo Federal brasileiro. Em seguida realizada uma avaliao do Portal da Transparncia baseada no framework de qualidade da informao de Eppler (2006), esta avaliao foi realizada pelos prprios autores. Por ltimo tm-se as Consideraes Finais, com uma pequena anlise da avaliao da qualidade da informao em relao aos critrios atendidos ou que precisam ser melhorados.

Acoplamentos Tecnolgicos

A Teoria da Biologia do Conhecer desenvolvida pelos bilogos Humberto R. Maturana e Francisco J. Varela constitui um arcabouo terico que procura mostrar como os processos cognitivos humanos surgem da operao desses enquanto seres vivos. (MATURANA e VARELA, 1997), (MATURANA e VARELA, 2001).

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

183

Com base na Teoria da Biologia do Conhecer alguns autores esto utilizando o conceito de acoplamento tecnolgico, como: Carneiro (2003), Carneiro, Pires e Maraschin (2003), Maraschin e Axt (2005), Pellanda (2006), Minuzzi (2008), Rodrigues, Maraschin e Laurino (2008), Maurente, Maraschin e Biazus (2009), Campos (2010). O acoplamento tecnolgico est relacionado s interaes recorrentes entre os seres vivos e a tecnologia, est baseado na utilizao intensiva de recursos tecnolgicos, que esto cada vez mais avanados, para suportar a interao e comunicao. Sintetizando os tipos de acoplamentos, tem-se a representao na Figura 1, onde as interaes recorrentes entre ser vivo e meio externo o acoplamento estrutural, o acoplamento entre seres vivos chama-se acoplamento social. J as interaes entre seres vivos e tecnologia so ento denominadas de acoplamento tecnolgico.

Figura 1: Tipos de acoplamento. Adaptado de Carneiro, Maraschin e Tarouco (2004) A Tecnologia de Informao e Comunicao est cada vez mais fazendo parte da vida dos seres humanos em diversas tarefas dirias, e por conseqncia a existncia dos acoplamentos tecnolgicos. Neste artigo ser dada nfase ao uso intensivo da tecnologia na Administrao Pblica, ou seja, o governo eletrnico.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

184

Administrao Pblica

Como apresentado a seguir, a literatura aponta aspectos relevantes na administrao pblica sugerida por alguns autores desta rea, como a participao do cidado nas tomadas de deciso e governo transparente. So apresentadas tambm caractersticas da chamada Nova Gesto Pblica e do ento Novo Servio Pblico. Redford (1969) argumenta que a moralidade democrtica repousa sobre trs questes-chave. Em primeiro lugar, a moralidade democrtica supe que a pessoa, o indivduo, a medida bsica de valor humano. Em segundo lugar reconhece que todas as pessoas tm direito total ateno do sistema, todas as pessoas so criadas iguais. Em terceiro lugar, os anseios individuais podem ser promovidos de um modo melhor pelo envolvimento de todas as pessoas no processo de tomada de deciso, e a participao essencial para o desenvolvimento da cidadania democrtica. O ideal da participao universal pode tomar vrias formas, Redford indica algumas bsicas: o acesso informao, com base em educao, governo transparente, comunicao livre e debate franco; o acesso direto ou indireto a fruns de deciso; a capacidade de trazer e apresentar qualquer questo ao debate pblico; a capacidade de expor seus anseios, sem medo de retaliao coerciva; e a considerao de todos os anseios externados (REDFORD, 1969, p. 8). Osborne e Gaebler (1992) sugerem dez princpios por intermdio dos quais os empreendedores pblicos poderiam realizar uma reforma governamental profunda princpios essenciais da Nova Gesto Pblica: 1. Governo catalisador: Melhor dirigir que remar preferem comandar a concentrar-se sobre um nico objetivo; 2. Governo prprio da comunidade: Melhor empoderar [o cidado] que servi-lo conferem poder aos cidados; 3. Governo competitivo: Criar competio entre os prestadores de servio os resultados so maior eficincia, maior responsividade e ambiente que premia a inovao;

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

185

4. Governo dirigido por misso: Transformar organizaes dirigidas por regras do foco misso do grupo e planejam para refletir a misso geral; 5. Governo orientado por resultados: Melhor financiar resultados que recursos o governo deve se dedicar a atingir objetivos ou resultados pblicos substantivos, em vez de apenas controlar recursos pblicos gastos para executar a tarefa; 6. Governo voltado ao consumidor: Melhor satisfazer as necessidades do consumidor do que a burocracia a menos que se ponha o foco no consumidor, o cidado jamais ser feliz; 7. Governo empreendedor: Melhor gerar receitas que gerar despesas assim conseguem agregar valor e garantir resultados, mesmo em tempos de restries financeiras; 8. Governo previdente: Melhor prevenir que remediar se preocupar, em primeiro lugar, com a preveno, em estancar o problema em sua origem; 9. Governo descentralizado: Da hierarquia participao e ao trabalho em equipe os avanos na tecnologia de informao e nos sistemas de comunicao e os aumentos na qualidade da fora de trabalho criaram uma nova era de organizaes mais flexveis e baseadas em equipes. A tomada de deciso foi estendida a toda a organizao; 10. Governo orientado pelo mercado: Alavancar mudana via mercado a estratgia se concentra na reestruturao do ambiente, de modo que o mercado possa operar da forma mais eficaz, assegurando assim qualidade de vida e oportunidade econmica. Com relao aos princpios relacionados, para este artigo, destacase o tpico do governo descentralizado, visto que devido aos avanos das TICs a tomada de deciso pde ser estendida a toda a organizao. Sendo possvel inclusive, estender ao cidado, permitindo maior participao. Avanando mais um pouco na literatura, Denhardt e Denhardt (2003) descreveram o Novo Servio Pblico como uma alternativa para a velha administrao pblica e a Nova Gesto

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

186

Pblica. O Novo Servio Pblico busca sua inspirao na teoria poltica democrtica (especialmente na medida em que esta se preocupa com a conexo entre cidados e seus governos) e em abordagens alternativas para a gesto e o design organizacional que tm origem numa tradio mais humanstica da teoria de administrao pblica, incluindo fenomenologia, teoria crtica e ps-modernismo. Na viso de Denhardt e Denhardt (2003) h dois temas que fundamentam o Novo Servio Pblico: promover a dignidade e o valor do Novo Servio Pblico, e reafirmar os valores da democracia, da cidadania e do interesse pblico como valores proeminentes da administrao pblica. Partindo destes temas, eles elaboram sete princpios-chave para o Novo Servio Pblico: 1. Servir cidados, no consumidores: os servidores pblicos se concentram na construo de relaes de confiana e na colaborao com e entre os cidados. O servio pblico visto como uma forma ou extenso da cidadania, o governo tem que corresponder s necessidades e aos interesses dos cidados; 2. Perseguir o interesse pblico: os administradores pblicos tm de contribuir para a construo de uma noo coletiva, compartilhada, de interesse pblico. Embora haja muitas caractersticas que fazem distino entre negcios e governos, a responsabilidade do governo de promover a cidadania e servir o interesse pblico uma das diferenas mais importantes do Novo Servio Pblico; 3. Dar mais valor cidadania e ao servio pblico do que ao empreendedorismo: o interesse pblico melhor servido por cidados e servidores pblicos que esto comprometidos com contribuies significativas para a sociedade do que por gestores empreendedores que atuam como se o dinheiro pblico fosse seu; 4. Pensar estrategicamente, agir democraticamente: a participao dos cidados no deve se restringir a dar forma s questes; ela tambm deve se estender implementao das polticas. Os cidados e os servidores pblicos tm

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

187

responsabilidade mtua de identificar problemas e implementar solues; 5. Reconhecer que a accountability no simples: os servidores pblicos no devem estar atentos apenas ao mercado; eles devem dar ateno, igualmente, constituio e aos estatutos legais, aos valores comunitrios, s normas polticas, aos padres profissionais e aos interesses dos cidados. O Novo Servio Pblico reconhece que ser funcionrio pblico uma empreitada exigente, desafiadora, e s vezes herica, que envolve accountability a outros, conformidade lei, moralidade, julgamento e responsabilidade; 6. Servir em vez de dirigir: os servidores pblicos tm que usar uma liderana baseada em valores para ajudar os cidados a articular e satisfazer seus interesses compartilhados, em vez de tentar controlar ou dirigir a sociedade para novos rumos. Eles devem compartilhar poder e liderar com paixo, compromisso e integridade, de maneira a respeitar e conferir poder cidadania; 7. Dar valor s pessoas, no apenas produtividade: as organizaes pblicas e as redes em que participam tm mais chance de serem bem-sucedidas em longo prazo, se operarem mediante processos de colaborao e liderana compartilhada que tenham por base o respeito a todas as pessoas. Segundo Denhardt (2008) a Nova Gesto Pblica fundamenta-se na idia de que a melhor maneira de compreender o comportamento humano admitir que o governo e os outros atores tomam decises e empreendem aes com base em seu prprio auto interesse. Sendo assim, o papel do governo liberar as foras de mercado de forma a facilitar a deciso individual e a obter eficincia. Os cidados so vistos como consumidores e os problemas so tratados com o emprego de incentivos. Espera-se que os servidores pblicos sejam empreendedores de risco que realizam os melhores negcios e reduzem custos. Ainda para Denhardt (2008) em contraste, o Novo Servio Pblico sustenta que a administrao pblica deve comear com o

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

188

reconhecimento de que a existncia de uma cidadania engajada e esclarecida crtica para a governana democrtica. Nesta viso, esta alta cidadania importante e ao mesmo tempo atingvel, porque o comportamento humano no apenas questo de auto interesse, mas tambm envolve valores, crenas e preocupao com os outros. Os cidados so os donos do governo e so capazes de atuar juntos em busca do bem maior. O servio pblico visto como uma extenso da cidadania, sendo motivado por um desejo de servir os outros e de atingir objetivos pblicos. Alguns pontos podem ser destacados no Novo Servio Pblico descrito, como a necessidade do atendimento ao interesse dos cidados, participao dos cidados na identificao e soluo de problemas, atuando em conjunto na tomada de deciso. Como uma forma de facilitar e agilizar os processos envolvidos na administrao pblica, as tecnologias de informao e comunicao tm sido utilizadas, como ser abordado na sequncia, no tpico governo eletrnico.

Governo Eletrnico

Como pode ser percebido na atualidade, alguns fatores favoreceram o desenvolvimento de uma sociedade em rede, como novas Tecnologias de Informao e Comunicao, popularizao da Internet e da banda larga, custos mais acessveis de equipamentos e dispositivos mveis, grande utilizao das redes de relacionamento, entre outros. O conceito de Sociedade em Rede pode ser definido como uma comunidade de membros tecnologicamente competentes, reconhecidos como pares pela comunidade, onde tudo sistmico e interconectado (CASTELLS, 2003). Para Castells (1999) preciso estar nessa rede, onde novas oportunidades so criadas e fora dela difcil sobreviver. Segundo Nonaka e Takeuchi (2000) as empresas em rede: Tendem a ser mais horizontalizadas do que as antecessoras hierrquicas;
Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

189

Assumem uma estrutura constantemente dinmica e no esttica; Apiam o empowerment das pessoas no sentido de desenvolver familiaridade com os clientes; Enfatizam a importncia de competncias, tecnologias e habilidades nicas; Reconhecem a inteligncia e o conhecimento como um ativo que mais possibilitam a alavancagem de uma empresa. Castells (2003) afirma que cada vez mais os movimentos sociais e o processo poltico usam a Internet como um instrumento privilegiado para atuar, informar, recrutar, organizar, dominar e contra-dominar. Para Moon (2002) governo eletrnico um dos conceitos mais interessantes introduzidas no domnio da administrao pblica na dcada de 1990, embora no tenha sido claramente definido e compreendido entre os estudiosos e profissionais da administrao pblica. Como muitos conceitos e prticas de gesto na administrao pblica, a idia do governo eletrnico veio do setor privado com a adoo do chamado e-business e e-commerce. O Global Study of E-government, uma iniciativa de pesquisa sobre governo eletrnico das Naes Unidas e da Sociedade Americana de Administrao Pblica, fornece uma definio ampla de governo eletrnico: Amplamente definido, o governo eletrnico inclui o uso de todas as tecnologias de informao e comunicao, desde mquinas de fax at dispositivos sem fio, para facilitar a administrao diria do governo. No entanto, a interpretao popular de governo eletrnico de uma atividade exclusivamente regida pela Internet ... a que possa ser adicionado, que melhora o acesso dos cidados informao do governo, servios e expertise para garantir a participao do cidado e satisfao com o processo do governo ... um compromisso permanente por parte do governo para melhorar a relao entre o cidado e o setor pblico atravs do reforo, o custo-benefcio e prestao eficiente de servios, informao e conhecimento. a realizao prtica do melhor que o governo tem para oferecer (UN e ASPA 2001).

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

190

Segundo Rover (2005) o Governo Eletrnico uma forma de organizao do conhecimento que pode permitir que muitos atos e estruturas meramente burocrticas simplesmente desapaream e a execuo de tarefas que exijam uma atividade humana mais complexa seja facilitada. Com o movimento recente de dados abertos (open data), est sendo utilizado tambm o conceito de governo aberto, abordado a seguir.

Governo Aberto

De acordo com Ferrer-Sapena, Peset e Aleixandre-Benavent (2011), Governo Aberto uma forma de comunicao aberta e permanente entre a administrao e os cidados, com base na transparncia da administrao, trabalhando com a sociedade civil e empresarial. Um dos pontos-chave que esto sendo usados para atingir este objetivo de participao o movimento de dados aberto. Projetos de dados abertos fornecem acesso a dados do governo de acordo com as recomendaes do W3C (desejvel). A estrutura e o formato abertos permitem que dados sejam reutilizados para fornecer novos servios aos cidados e empresas. Vrios projetos e aplicaes de visualizao esto sendo desenvolvidos com base neste movimento. Uma das primeiras iniciativas no Brasil o Portal da Transparncia do Governo Federal. A pgina principal do portal est representada na Figura 2. O Portal da Transparncia uma iniciativa da Controladoria-Geral da Unio (CGU), lanada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicao dos recursos pblicos. O objetivo aumentar a transparncia da gesto pblica, permitindo que o cidado acompanhe como o dinheiro pblico est sendo utilizado e ajude a fiscalizar (CGU, 2012). O que vai de encontro com Castells (2003), quando afirma que em vez de o governo vigiar as pessoas, as pessoas poderiam estar vigiando o seu governo o que de fato um direito delas, j que teoricamente o povo soberano.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

191

Figura 2: Portal da Transparncia A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redao da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere transparncia da gesto fiscal, determinando a disponibilizao, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. De acordo com a LC 131, deve ser divulgado: Despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execuo da despesa; Receita: lanamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinrios. A proposta deste artigo fazer uma avaliao da qualidade das informaes disponibilizadas no Portal de Transparncia, com base no framework proposto por Eppler (2006).

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

192

Avaliao do Portal da Transparncia

A qualidade da informao um pr-requisito crucial para a efetiva transferncia de conhecimento entre os trabalhadores do conhecimento e, consequentemente para o funcionamento do processo intensivo de conhecimento em si. Neste sentido, ser utilizado o framework proposto por Eppler (2006) para avaliar a qualidade da informao disponibilizada no Portal da Transparncia. Neste framework so definidas quatro categorias ou vises (estrutura horizontal), que podem ser vistas na Figura 3: Relevant Information, Sound Information, Optimized Process, Reliable Infrastructure. Foram definidos dezesseis critrios para o framework, quatro para cada nvel ou categoria que tambm podem ser vistos na Figura 3. Por exemplo, no nvel Relevant Information tem-se os critrios (ou caractersticas): comprehensive, accurate, clear, applicable, e da mesma forma para os outros trs nveis.

Figura 3: Estrutura do Framework. Fonte: Eppler (2006) A estrutura vertical do framework reflete uma sequncia cronolgica ou fases do ponto de vista do usurio com relao informao. As perguntas chaves (de um consumidor de informao) para
Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

193

serem respondidas em cada fase so as seguintes: 1. Onde est a informao que eu preciso? (identificao); 2. Posso confiar nela? (avaliao); 3. Posso adapt-la minha situao atual? (alocao); 4. Como melhor us-la? (aplicao). Estas fases esto tambm representadas na Figura 3, por exemplo, na fase de identificao tm-se os critrios: comprehensive, concise, convenient, accessible, seguindo assim para as outras fases. Os dezesseis critrios do framework foram avaliados, partindo de uma pergunta base (por critrio) sugerida pelo prprio autor do framework: 1. Comprehensive: O escopo da informao adequado (existe informao de mais ou de menos)? As informaes encontradas no portal so pertinentes e completas; 2. Accurate: A informao precisa e prxima da realidade o suficiente? possvel navegar por vrios nveis para validar as informaes; 3. Clear: A informao compreensvel para o grupo alvo? Existem algumas formas de auxilio, como: Manual de Navegao, Glossrio, Perguntas Frequentes e Fale Conosco por telefone e email. Algumas informaes esto implcitas, ou seja, s se obtm aps o agrupamento das aes no Excel, mediante tabulao de dados (ex. totalizaes). Ainda assim, no possvel fazer o cruzamento pleno de informaes; 4. Applicable: As informaes podem ser aplicadas diretamente? So teis? Existe um grande nmero de consultas que podem ser acessadas diretamente no portal. Tambm est disponvel para download arquivo Excel de boa parte das consultas, mas no possibilita download completo do banco de dados. A Figura 4 apresenta um nmero crescente de acessos desde 2004 passando de trs milhes em 2011; 5. Concise: A informao pontual, evitando elementos desnecessrios? As informaes esto distribudas em diferentes consultas que no podem ser cruzadas; Existem links para outras pginas como: Rede de Transparncia, Portais de Compras,

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

194

Relatrios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); No se identificou elementos desnecessrios;

Figura 4: Nmero de visitantes do Portal da Transparncia, fonte (CGU, 2012) 6. Consistent: A informao livre de contradies? possvel chegar ao mximo de detalhamento, porm no esto disponveis outros documentos para comprovao de valores; 7. Correct: A informao livre de distoro ou erro? No possvel fazer esta anlise, embora para que exista a transparncia desejada, este um pr-requisito necessrio; 8. Current: A informao atualizada e no obsoleta? A atualizao da consulta Informaes Dirias e Receitas diria, as demais sees disponveis no portal so atualizadas mensalmente, exceto a seo Convnio que atualizada semanalmente; 9. Convenient: A informao atende s necessidades dos usurios? Se considerar especialistas no assunto sim, j para leigos falta detalhamento; 10. Timely: A informao disponibilizada em tempo adequado? Sim, como descrito no item current a atualizao e disponibilizao das informaes ocorrem de acordo com o tipo de informao, sendo diria, semanal ou mensal. 11. Traceable: O background da informao est disponvel (autor, data, etc.)? Conforme avaliao pelo ndice de transparncia (ACA, 2012), o contedo disponibilizado bem completo e detalhado,

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

195

atendendo a LC 131. A data sempre est vinculada, alm de outras informaes, como: rgo responsvel, setor, programa, ao, categoria econmica, modalidade de aplicao, origem do recurso, o que ser comprado, preo, fornecedor, estado/municpio, etc.; 12. Interactive: O processo de informao pode ser adaptado pelo consumidor da informao? possvel formatar parcialmente as consultas, por meio de alguns filtros; possvel ordenar, no prprio site, de que forma as informaes devem ser apresentadas; Idem para gerao de grficos, a Figura 5 representa alguns grficos gerados no portal, relacionados ao programa bolsa famlia, com filtros por ano e regio do pas;

Figura 5: Grficos gerados no Portal da Transparncia 13. Accessible: A forma de se obter a informao contnua e desobstruda? A Informao est disponvel via web, com fcil acessibilidade e pode-se contar com o baixo downtime dos sites governamentais; 14. Secure: A informao protegida de perdas e acesso no autorizado? Aps a verificao com uma ferramenta especfica de segurana, nenhuma vulnerabilidade relevante foi localizada;

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

196

15. Maintainable: Refere-se a aspectos relacionados Manuteno, organizao e atualizao das bases de dados; Estes itens ficaram fora do escopo da anlise, pois externamente no possvel avaliar; 16. Fast: A infraestrutura corresponde ao ritmo de trabalho do usurio? Aparentemente sim, com relao ao tempo de resposta do servidor.

Consideraes Finais

Com relao avaliao destes dezesseis critrios comentados, os que se destacaram positivamente so: Applicable, Interactive e Accessible. Nota-se com base na Figura 4 como o nmero de acesso ao portal vem crescendo ao longo dos anos, demonstrando boa aplicabilidade; as consultas e grficos disponveis so bastante interativos, alm de ser percebida fcil acessibilidade do portal. J em contrapartida, alguns critrios se destacaram negativamente, como: Clear, Concise, Convenient. Considerando como pblico alvo a populao em geral, embora existam vrias formas de auxlio no portal, preciso ter certo conhecimento sobre as informaes que so disponibilizadas para utiliz-las. Algumas consultas no podem ser cruzadas, alm de informaes complementares estarem em outras fontes. Considera-se que as informaes atendem as necessidades de especialistas, mas para leigos, necessrio bastante esforo e aprendizado inicial. Alguns critrios no puderam ser analisados pelo fato de no se conhecer a infraestrutura e processos envolvidos, como no caso de Correct e Maintainable. Os demais critrios consideram-se como atendidos. De maneira geral, com esta anlise conclui-se que o Portal da Transparncia do Governo Federal, uma iniciativa de Governo Aberto, atende as exigncias da LC 131. Com relao qualidade das informaes que so disponibilizadas no portal, a grande maioria dos critrios analisados atendida, havendo uma
Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

197

dificuldade inicial para o pblico leigo em assuntos da administrao pblica. No entanto, para empresas ou profissionais especialistas, considera-se que o portal atende o seu objetivo de aumentar a transparncia da gesto pblica.

Referncias

ACA - ASSOCIAO CONTAS ABERTAS. ndice de Transparncia. Disponvel em: < http://www.indicedetransparencia.org.br>, Acessado em: fevereiro de 2012. CAMPOS, Aline de. Arquitetura da participao, construo de conhecimentos e ecologia cognitiva na web 2.0. XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul. 2010. CARNEIRO, Mara Lcia Fernandes. O acoplamento tecnolgico e a comunicao em rede: inventando outros domnios de aprendizagem. 2003. 187p. Tese (Doutorado em Informtica na Educao) - Programa de PsGraduao em Informtica na Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. CARNEIRO, Mara Lcia Fernandes; PIRES, Ana Luiza; MARASCHIN, Cleci. Laboratrio de Lnguas a Distncia na UFRGS: a constituio de outros domnios de aprendizagem. IX Workshop de Informtica na Escola. 2003. CARNEIRO, Mara Lcia F.; MARASCHIN, Cleci; TAROUCO, Liane M. R. Os domnios de aprendizagem e o papel do professor. III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educao. CINTED/UFRGS. 2004. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra. 1999. CASTELLS, Manuel. A galxia da Internet: reflexes sobre a internet, os negcios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003. CGU CONTROLADORIA GERAL DA UNIO. Portal da Transparncia. Disponvel em: < http://www.portaltransparencia.gov.br >, Acessado em: fevereiro de 2012. DENHARDT, Janet V., e Robert B. DENHARDT. The new public service. Armonk, New York: M. E. Sharpe, 2003. DENHARDT, Robert B. Teoria Geral de Administrao Pblica. 5.ed. Traduo de Francisco Heidemann. Florianpolis: ESAG/UDESC, 2008.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

198

EPPLER, M. Managing Information Quality: Increasing the Value of Information in Knowledge-intensive Products and Processes, 2nd revised and extended edition, Springer, Berlin/New York (2nd Printing), 2006. FERRER-SAPENA Antonia; PESET Fernanda; ALEIXANDREBENAVENT Rafael. Access to and reuse of public data: open data and open government. Profesional de la Informacion, volume 20, Issue: 3, pp. 260-269, 2011. MARASCHIN, Cleci; AXT, Margarete. Acoplamento Tecnolgico e Cognio. In: VIGNERON, Jacques e OLIVEIRA, Vera Barros de (org). Sala de aula e Tecnologias. So Bernardo do Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2005. pp. 39-51. MATURANA, H.; VARELA, F. De Mquinas e Seres Vivos: Autopoiese: a organizao do vivo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. MATURANA, H.; VARELA, F. A rvore do Conhecimento: as bases biolgicas da compreenso humana. So Paulo: Palas Athena, 2001. MAURENTE, Vanessa Soares; MARASCHIN, Cleci; BIAZUS, Maria Cristina Vilanova. Modulaes de Acoplamento Tecnolgico Como Estratgia de Pesquisa e Interveno. Revista Educao e Realidade. v. 34, n.1, 2009. MINUZZI, Dbora Oliveira. Ensino de lngua estrangeira on-line: meio digital potencializador de cognio e subjetividade. Dissertao de mestrado. Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC. 2008. MOON M. J. The evolution of e-government among municipalities: Rhetoric or reality? Public Administration Review. V. 62, pp. 424-433, 2002. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criao de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinmica da inovao. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus. 2000. OSBORNE, David e Ted GABLER. Reinventing government. Reading, Mass.: Addison-Wesley, 1992. PELLANDA, Nize Maria Campos. Auto-narrativas e Hipertextos: dispositivos digitais de construo de sujeito/conhecimento. XII Workshop de Informtica na Escola. 2006. REDFORD, Emmett S. Democracy in the administrative state. New York: Oxford University Press, 1969. RODRIGUES, Sheyla Costa; MARASCHIN, Cleci; LAURINO, Dbora Pereira. Rede de Conversao, formao de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educao. 2008. pp. 235-244. ROVER, Aires J.; RAMOS JUNIOR, Hlio Santiago. O ato administrativo eletrnico sob a tica do princpio de eficincia. In: Anais da II Conferncia

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

199

Sul-Americana de Cincia e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrnico CONEGOV 2005. Florianpolis: Ijuris, 2005. pp. 33-44. 2005. UN, ASPA. United Nations and American Society for Public Administration. Global Survey of E-government. 2001.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 6, p. 180-199, 2012.

You might also like