You are on page 1of 26

GIGANTE

PRECAVIDO:

REFLEXES

SOBRE

AS

ESTRATGIAS

DE

DESENVOLVIMENTO E A POLTICA EXTERNA DO ESTADO INDIANO.

Sebastio Carlos Velasco e Cruz

1. Introduo.

No final de julho do corrente, dois acontecimentos primeira vista inteiramente independentes um do outro trouxeram a ndia para as manchetes da imprensa internacional.

O primeiro, mais discreto, consistiu no voto de confiana conquistado pelo governo do Primeiro Ministro Manmohan Singh no Lock Sabha, a Cmra baixa do parlamento indiano. Alcanada por estreita margem, depois de intensas negociaes com pequenos partidos regionais, esta vitria poltica removeu um obstculo importante implementao do acordo de cooperao nuclear anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, em maro de 2006, por ocasio de visita histrica ndia.

Visto como um divisor de guas na relao entre os dois pases, o referido acordo, pelo qual os Estados Unidos se comprometem a cooperar de inmeras maneiras com a ndia no campo da tecnologia nuclear para fins pacficos, foi objeto de viva controvrsia. Nos Estados Unidos, os crticos questionavam os laos de amizade que ligavam a ndia ao Ir, as conseqncias desastrosas do acordo para o regime de no proliferao nuclear, -- pelo prmio concedido a um Estado que sempre ignorou suas normas -- e, por fim, a facilidade que ele criaria para o aumento do arsenal nuclear indiano, podendo conduzir a uma corrida armamentista no Continente. Na ndia, os opositores criticavam o custo elevado da separao entre reatores militares e civis, a perda de autonomia na definio da poltica nuclear, as condicionalidades que passavam a pesar sobre a poltica externa -- as presses pelo voto contrrio ao Ir na Agncia Internacional de Energia Atmica davam prova disso -- , e, de maneira mais geral, uma pareceria estratgica nos termos da qual a ndia se transformaria em scia menor dos Estados Unidos. Essa a posio da Frente de Esquerda, coalizo liderada pelo Partido Comunista (Marxista) da ndia, que integrava a base parlamentar do governo e, com os

60 votos que controlava, garantia sua maioria. Crticos de primeira hora do acordo, os partidos da Frente de Esquerda rompem a aliana com o Partido do Congresso no dia 8 de julho em resposta a declaraes sobre o tema feitas pelo Primeiro Ministro na reunio do G 8, no Japo. Essa deciso precipita a crise que superada com o voto de confiana antes referido.

O segundo acontecimento -- mais estridente, e de impacto meditico muito maior, sobretudo no Brasil -- foi o fracasso da reunio ministerial da OMC, que ps (ter posto?) a pedra de cal na j combalida rodada Doha. Esse desfecho resultou de desencontros vrios, mas, no memento final, o impasse foi provocado pela posio irredutvel dos Estados Unidos no tocante ao nvel de seus subsdios agrcolas e pela exigncia indiana de uma regra que lhe permitisse elevar substancialmente as tarifas para defender seus produtores em caso de aumento expressivo na importao de alimentos.

Inteiramente independentes, como dissemos, esses dois eventos se vinculam de alguma forma. Com efeito, ambos pem em foco o relacionamento entre a ndia e os Estados Unidos. Com esse detalhe, a relao assume valores opostos nesses dois casos.

Qual ser o quadro das negociaes do comrcio global a partir do ano que vem, quando os Estados Unidos estiverem sob novo mandato presidencial e a ndia, depois eleies gerais de abril, tiver tambm um novo governo? E como evoluir a parceria estratgica entre os dois pases, nas condies internacionais geradas por uma crise econmica de grandes propores e pela tenso geopoltica crescente entre a Rssia e os Estados Unidos, com seus aliados? Como as notas musicais, os acontecimentos

polticos s adquirem significado como elos de uma cadeia, e no h como antecipar o papel que tero desempenhado os dois eventos em causa quando a srie em que se inscrevem estiver completa. Mas o cruzamento deles suscita questes interpretativas interessantes.. Como entender a inflexibilidade da ndia na negociao comercial? Como entender sua disposio de confrontar a poltica norte-americana nesta arena, ao mesmo tempo em que joga pesado para estabelecer com os Estados Unidos uma aliana estratgica?

Neste artigo no vamos atacar frontalmente essas perguntas. Para isso seria preciso fazer um acompanhamento detalhado das marchas e contramarchas dos processos de negociao dos dois temas e um exame atento dos debates travados em torno delas. Ao invs disso, destacaremos a primeira questo e procuraremos elementos que ajudem a elucid-la no desenvolvimento histrico -- simultaneamente econmico, social e poltico -- da economia indiana em perspectiva de longo prazo. Por esse caminho, seremos levados a uma hiptese interpretativa que lanar luz igualmente -tal nossa expectativa -- sobre os desafios enfrentados pela ndia no plano de sua poltica externa. *

2. Desenvolvimentismo Atpico. Particularidades do Padro Indiano de Desenvolvimento e de Reformas.

Comentando criticamente o debate travado pelos economistas sobre os mritos e demritos do planejamento indiano em sua primeira fase, um analista arguto apontou o equvoco partilhado por defensores e detratores, incapazes, ambos, de perceber que a estratgia econmica do Segundo Plano (1956-1961) no se apoiava no poder da teoria econmica, mas em uma teoria do poder.. 1 Dificilmente poderia ser de outra forma. Recm-egressos de um processo de independncia que culminou na partio do pas de seus sonhos, s voltas com o desafio de controlar a fora centrfuga dos particularismos lingsticos e de negociar em bases aceitveis a integrao dos principados no territrio do novo Estado, a principal tarefa com que se defrontavam os dirigentes polticos da ndia em meados do sculo passado era a da construo nacional. A modernizao econmica era um aspecto proeminente de seu projeto, mas subordinava-se aos imperativos da consolidao do poder, da pacificao interna e da transformao social.

Cf. Baldev Raj Nayar, Globalization and Nationalism: The Changing Balance in Indias Economic Policy, 1950-2000. New Delhi, Sage, 2001, p. 71. * Partes do item que se segue sintetizam materiais apresentados em Sebastio Carlos Velasco e Cruz, Trajetrias. Capitalismo Neoliberal e Reformas Econmicas nos Pases da Periferia. So Paulo, Editora da UNESP, 2007.

No af de construir as bases de uma economia moderna e vigorosa o Estado indiano ergueu barreiras tarifrias e no tarifrias para defender o produtor interno; estimulou o desenvolvimento de ramos de atividade selecionados atravs da abertura de linhas especiais de crdito e da concesso de subsdios, investiu pesadamente em obras de infra-estrutura, implantou setores industriais novos mediante a criao de empresas pblicas, e buscou coordenar essas iniciativas como partes de um projeto coerente de transformao socioeconmica de grande envergadura.

Esses atributos, porm, so genricos. Ao agir assim, o Estado indiano no se distingue de qualquer outro Estado desenvolvimentista.2 Mas na ndia o Estado fez muito mais. Ou, se preferirem, fez tudo isso de maneira muito peculiar.

No que vem a seguir, vamos apresentar muito brevemente algumas dessas especificidades, detendo-nos em uma delas -- as mudanas na estrutura agrria -- que mantm relao direta com o tema que nos interessa nessas notas.

Planejamento cum Democracia. A primeira caracterstica a salientar diz respeito centralidade assumida pelo planejamento econmico na arquitetura do Estado indiano e sua combinao pouco usual com as formas prprias da democracia poltica.

Iniciada formalmente em 1951, com a aprovao do I Plano Qinqenal de Desenvolvimento, a experincia indiana de planejamento econmico uma das mais extensas e mais refletidas de que se tem notcia3. At a dcada de 1990, quando tm incio as reformas neoliberais, foram ao todo sete planos. E a srie no terminou ali: mesmo sob o predomnio em escala mundial um discurso profundamente hostil interveno do Estado na economia, para o qual a idia de planejamento rima com totalitarismo, o Estado indiano manteve-se fiel a sua tradio e continuou a formular periodicamente seus planos

Uso o termo em sentido neutro para me referir a todo Estado que faz uso dos instrumentos de poltica econmica para alterar as condies de funcionamento dos mercados e impulsionar o processo de desenvolvimento econmico. Para uma definio diversa, que toma por base os atributos que capacitariam o Estado a desempenhar adequadamente aquela tarefa, cf. Evans, 1989. 3 Cf. Chakravarty, 1987, p. 14.

qinqenais, e mesmo planos gerais de maior durao.

Essa longa histria registra

mudanas importantes, por certo: j no final dos anos 1970, a idia de planificao inspirada no modelo sovitico perdera fora, e com as reformas introduzidas na dcada de 1990 foram em grande medida abolidos os instrumentos de interveno microeconmica (restries quantitativas, licenciamentos), marcas distintivas do planejamento indiano, apontados quase universalmente como fator de ineficincia e fonte inesgotvel negcios escusos. Mas o fato de que tenha persistido por tanto tempo, apesar de tudo, indicativo do quanto a prtica do planejamento encontra-se institucionalizada no Estado indiano.

A importncia atribuda aos planos nunca se traduziu, contudo, em poder incontrastvel dos rgos responsveis por sua gesto. Mesmo no governo de Nehru, que dirigia pessoalmente os trabalhos do rgo central no sistema de planejamento (a Planning Comission), suas prerrogativas eram limitadas pela existncia de outros loci decisrios no mbito do Executivo, pelas decises da Corte Suprema e -- mais importante ainda --

pelo evolver das negociaes entre partidos e grupos da sociedade civil que desaguavam no Parlamento..

O papel relevante desempenhado pelo planejamento econmico no uma particularidade da ndia, mas o exerccio deste nas condies de intensa competio eleitoral uma experincia incomum no universo dos pases outrora chamados de subdesenvolvidos..

Prioridade Indstria Pesada.

Para alm da centralidade do planejamento, o padro indiano se diferencia tambm pelo papel atribudo, desde o incio, indstria pesada. O objetivo de implantar a indstria de base j era afirmado enfaticamente por Nehru antes da independncia. Mas ele no estava sozinho nesta pretenso. Como a tese do planejamento, a idia de assentar o processo de industrializao no dinamismo desses setores aparecia nos inmeros documentos programticos da poca, entre eles o projeto desenhado pelos grandes empresrios o Plano Bombaim e mesmo em algumas das propostas emanadas da

administrao do Estado colonial4. Um dos pilares dos Planos Qinqenais de Desenvolvimento das dcadas de 1950 e 1960, a prioridade conferida produo de bens de produo indicativa do impacto causado na imaginao dos crculos dirigentes indianos pelo sucesso da planificao sovitica.

Nesse particular, a trajetria indiana difere nitidamente dos casos nacionais mais familiares ao leitor brasileiro -- pensamos no modelo de industrializao predominante na Amrica Latina, e tambm no caso coreano -- onde a produo de bens de consumo no durveis liderou o processo de substituio de importaes em sua primeira fase, o salto indstria de bens de capital vindo a se dar mais tarde, em grande medida como resposta a estrangulamentos externos que punham em risco o processo de acumulao. Os economistas se dividem na avaliao das vantagens e desvantagens do caminho tomado pela ndia. No precisamos passar em revista seus argumentos. Para nossos propsitos, basta observar que ao cabo de algumas dcadas a referida prioridade havia conformado uma estrutura industrial onde insumos, bens de capital e bens intermedirios respondiam por 69,54% da produo industrial, os bens no durveis de consumo por 26,65%, cabendo aos bens durveis a quota inexpressiva de 3,81% (dados de 1981). 5

O Espao Restrito do Capital Estrangeiro

O fluxo de investimento externo para ndia foi, tradicionalmente, muito reduzido e continuou a s-lo, mesmo depois das reformas liberalizantes introduzidas a partir da dcada de 1990, ainda que desde ento ele tenha aumentado consideravelmente. O comportamento acanhado da inverso externa tem como contrapartida um estoque pequeno. Combinadas, as duas variveis indicam como modesto, comparativamente, o papel do capital estrangeiro na economia indiana.

Cf. Hanson, A. H., The process of planning. A study of Indians Five-Year Plans, 1950-1964. London: Oxford University Press, 1966.., p. 37.
5

SANDESARA, J. C. Industrial policy and planning, 1947-91. Tendencies, interpretations and issues. New Delhi: Sage Publications, 1992, p. 34.

O padro de relacionamento entre capital nacional e estrangeiro na ndia tem razes em processos de longa durao, gestados ainda sob a gide do domnio britnico. Mas difcil desconhecer o papel decisivo em sua conformao das polticas praticadas pelo Estado indiano.

verdade, as crises cambiais do segundo lustro da dcada de 1950 levaram o governo a uma postura relativamente flexvel. Nesse perodo, ele passou a estimular a formao de joint ventures entre grupos locais e estrangeiros, visando ampliar o acesso tecnologia e a assegurar as divisas requeridas para a implementao de projetos de interesse estratgico.

A partir do final da dcada de 1960, porm, o governo criou uma srie de dispositivos legais que dotariam a ndia de um dos regimes de investimentos externos mais restritivos do mundo, fora do bloco socialista. Deles, os mais importantes foram: 1) a lei do Monoplio e das Prticas Comerciais Restritivas (Monopoly and Trade Restrictions Practices Act), de 1969; 2) a Lei de Patentes, de 1970; e, principalmente, 3) a Lei de Regulao Cambial (Foreign Exchange Regulation Act (FERA), de 1973.

E as restries ao capital estrangeiro no terminavam a. Mais ou menos na mesma poca, o governo passou a regular estritamente a importao de tecnologia, atravs de listas que discriminavam os setores onde a colaborao estrangeira (i. , o investimento) ainda era necessria; outros setores, onde apenas a colaborao tcnica era admitida, mas assim mesmo com taxas de remunerao controladas; e outros, ainda, onde a base tecnolgica era tida como suficientemente forte para dispensar aquisio externa de tecnologia6.

Na dcada de 1970 verifica-se um recuo generalizado na participao do capital estrangeiro na produo industrial. Os casos mais pronunciados so os da indstria de mquinas eltricas e de frmacos, onde ela cai de 50% para 27% e de 75% para 49%,

ATHREYE, Suma e KAPUR, Sandeep. Private foreign investment in India. Manchester School of Management e Birkbeck College/University of London, 1999 (www.econ.bbk.ac.uk/faculty/homepages/kapur/fdi.pdf), p. 6.

respectivamente. Mas o fenmeno observvel tambm em quase todos os outros ramos da indstria.7

O Gigantismo do Setor Pblico

Ao mesmo tempo em que restringiu o capital estrangeiro, o Estado indiano atribuiu s empresas pblicas o papel dominante no conjunto da economia. Em ntido contraste com a experincia dos pases latino-americanos, na ndia a construo do setor empresarial do Estado no resultou de decises ad hoc tomadas em resposta a problemas circunstanciais, ou pela necessidade de substituir o empresrio privado, carente de recursos para explorar por conta prpria certos ramos de atividade que permaneciam, assim, como espaos vazios. A liderana da empresa pblica obedecia a razes estratgicas, como parte nuclear do projeto de transformao social formulado pelos dirigentes nacionalistas.

Isso no quer dizer que, sobre essa matria, tenha existido consenso na ndia. A necessidade de um Estado forte, capaz de promover polticas de proteo e fomento necessrias industrializao do pas era um trao saliente na obra dos precursores do nacionalismo indiano. Mas depois, como antes da independncia, a natureza exata da presena estatal era objeto de discordncias, que expressavam duas perspectivas

opostas sobre a natureza da economia futura. De acordo com a primeira, que refletia o ponto de vista universalmente abraado pelos grandes empresrios, a interveno do Estado tinha o papel instrumental de criar as bases pra uma economia capitalista vigorosa e dinmica, cuja liderana seria exercida pelo capital privado nacional. Para os intelectuais, funcionrios de Estado e dirigentes polticos que sustentavam a segunda perspectiva a comear por Nehru a convivncia entre setor pblico e privado seria um trao duradouro da economia indiana, que deveria, porm, evoluir gradualmente para um padro socialista pelo crescimento mais que proporcional do primeiro daqueles setores.

ENCARNATION, Dennis J. Dislodging multinations. Indias strategy in comparative perspective. Ithaca and London: Cornell University Press, 1989, p. 6.

Por mais de trs dcadas, o discurso da poltica industrial indiana foi marcado pela tenso entre essas duas perspectivas, mas durante vinte anos (de 1955 a 1975, aproximadamente) o pndulo esteve fortemente inclinado na direo da segunda das posies mencionadas.

Mais importantes, porm, do que documentos de poltica foram as medidas efetivas que comearam a ser adotadas desde o incio do perodo. Pensamos, sobretudo, no ciclo de nacionalizaes que tem incio nesse perodo com a encampao, em maio de 1955, do Imperial Bank of ndia, o maior banco comercial do pas poca, acompanhada no ano seguinte pela nacionalizao das empresas de seguro de vida e na emenda constitucional aprovada pelo parlamento em fevereiro de 1955 que abriu caminho para tais medidas ao estabelecer que a autoridade para decidir do valor da indenizao a ser paga pelas propriedades adquiridas pelo Estado cabia ao Executivo8. Essa a arma que tornou possvel a onda de nacionalizaes do primeiro governo de Indira Gandhi, entre meados de 1969 e primeiros anos da dcada de 1970, das quais a de maior impacto foi a nacionalizao dos quatorze maiores bancos do pas, em julho de 1969.

Aliado s prioridades setoriais do planejamento, traduzidas em decises de investimento de vulto crescente, o efeito conjugado dessas medidas e orientaes foi, como esperado, uma grande expanso relativa do setor empresarial do Estado indiano. Podemos intuir as dimenses desse fenmeno se olhamos para a participao de empresas pblicas no universo das cem maiores empresas: seu nmero passa de 20 a 35, entre 1970 e 1980, elevando-se de dois teros para trs quartos sua parcela no total dos ativos daquelas empresas.9

As Transformaes Sociais no Campo e a Predominncia da Agricultura Familiar.

8 9

Id., ibid., p. 195. Cf. Encarnation, op. cit., p. 40.

Quando o observador se volta para os dados a respeito do meio rural indiano a primeira coisa que lhe chama a ateno -- e o espanta -- o tamanho da populao que vive no campo: cerca de 70% da populao total, o mais de 700 milhes de pessoas! Interessado que est em entender o posicionamento da ndia nas negociaes internacionais sobre temas agrcolas, o observador desavisado corre o risco de fazer esta constatao e se dar por satisfeito. evidente: tendo uma agricultura de base familiar e pouco eficiente como essa, no caberia esperar que o governo indiano se dispusesse a abrir significativamente seu mercado agrcola. Compreendemos a cautela, mesmo se preferimos v-la reduzida.

O observador no se equivoca neste juzo. Mas continua sem entender as razes que levam a ndia a combater o protecionismo dos pases ricos -- certamente se surpreender com a informao de que este pas hoje um exportador lquido de alimentos,.que suas exportaes agrcolas crescem em ritmo acelerado, e que sua participao no total das exportaes mundiais de bens agrcolas maior do que no de exportaes de manufaturas .10 No tem idia, tampouco, das condies necessrias para que a sua postura neste mbito deixe de ser to defensiva.

Para avanar na direo desse entendimento, a melhor coisa a fazer traduzir o espanto inicial em algumas perguntas. Com efeito, o que houve (ou no houve) na ndia para que a populao rural tenha se mantido to grande em termos relativos? No foi assim no Brasil, que se industrializou como a ndia, e conheceu um processo de urbanizao acelerado que, pelos dados oficiais, reduziu sua populao rural a menos de 20% . No foi assim no Mxico, na Coria e em tantos outros pases em

desenvolvimento. Seria possvel atribuir a diferena ao ritmo mais lento da mudana econmica na ndia, mas essa explicao cai por terra quando levamos em conta a continuidade do processo de crescimento urbano no Brasil e no Mxico nas duas ltimas dcadas, quando suas economias patinavam, e o ritmo moderado de expanso urbana na ndia nos ltimos 25 anos, quando sua economia passou a crescer velozmente. A perplexidade que essas constataes produzem ficar menor se

10

Cf. Kalirjan, Kaliappa e Kanhiya Singh, ndia and the Wtos Agreement on Argiculture (A-o-A), Invited paper prepared for presentation at the International Association of Agricultural Economists Conference, Gold Coast, Australia, August, 12-18, 2006, p. 8. www.

recuarmos no tempo e examinarmos, ainda que brevemente, as transformaes sociais operadas no campo depois da independncia.

Antes disso, sob o domnio britnico, vigorou na ndia um regime agrrio fundado na concentrao da propriedade da terra nas mos de uma classe de latifundirios absentestas (os zamindars), que viviam do excedente extrado sob forma de renda de camponeses desprovidos de direitos e desprotegidos. Esse regime no era universal: em algumas partes da ndia a concesso de terra aos senhores era temporria e a renda periodicamente revista; em outras , o Estado colonial franqueava a terra aos camponeses em bases individuais, cobrando-lhes impostos diretamente; em outras ainda a tributao incidia sobre a comunidade alde e os direitos de uso da terra eram comuns. Mas no preciso entrar em detalhes. Importa assinalar que, em todas as suas variantes, o regime de posse de terra visava garantir um fluxo regular e adequado de renda tributria aos cofres da administrao britnica, a custo mnimo. Por seu carter altamente espoliativo e sua superposio com o sistema de castas, esse regime alimentou a revolta camponesa, que viria a desempenhar um papel destacado nas mobilizaes conduzidas pelo movimento nacional..

No de estranhar, portanto, que o compromisso com a transformao das relaes sociais no campo tenha se inscrito nos fundamentos da democracia indiana. Claramente expresso na Constituio da Repblica soberana, socialista, secular e demcortica da ndia, de 1949, ele comea a se traduzir em fatos no incio da dcada de 1950, quando uma srie de dispositivos legais eliminam a classe dos zamindares e asseguram aos antigos arrendatrios direitos permanentes -- mesmo hereditrios e alienveis -- sobre a terra que cultivam. Mais tarde, a legislao fixaria limites para a renda prevista em contratos de arrendamento.11

Alm da reforma do regime de arrendamento, o outro mecanismo usado pelo Estado indiano para evitar a concentrao da terra foi o estabelecimento de tetos (ceiling) ao tamanho das propriedades rurais. Este instrumento, que j estava previsto

Cf. Srivastava, Ravi S., Land Reforms, Employment and Poverty in ndia Comunicao apresentada na Internation Conference on Land, Poverty, Social Justice and Development, Institute of Social Studies, Haya, 9-14/01/2006.; Sethi, Manpreet, Lande Reform in India: Issues and Challenges, in Peter Rosset, Raj Patel, and Michael Courville (eds.) Promised land : competing visions of agrarian reform, Oakland,

11

no Primeiro Plano Qinqenal (1951-55) foi adotado mais amplamente na dcada de 1970, com os limites variveis, segundo as legislaes estaduais, mas sempre em patamares inacreditavelmente baixos para os padres latino-americanos: de 4 a 9 hectares para terras irrigadas.
12

Comeamos a entender um pouco melhor, ento, a

extrema fragmentao da propriedade da terra na ndia (rea mdia dos estabelecimentos rurais de 1,18 hectares; dado de 1991). 13

Sumrios como so, os elementos de informao avanados at aqui permitem uma inferncia importante: o carter familiar da agricultura e a preservao de uma parcela imensa da populao indiana no campo no derivam de processos annimos e espontneos, nem equivalem a uma lentido excessiva da mudana social. Em medida no desprezvel, esses traos foram politicamente construdos ao longo de uma histria acidentada.

Devemos frisar este aspecto. Ele fica mais evidente ainda quando levamos em conta a presena na ndia de um vasto sistema pblico de distribuio de alimentos. Em operao desde o perodo de entre guerras, esse sistema esteve voltado inicialmente para a populao urbana de baixa renda; depois sua cobertura foi ampliada para atender os grupos mais vulnerveis no campo, especialmente nas reas tribais. Distribuindo alimentos a preos subsidiados, de acordo com estudo do Banco Mundial, ele cobre atualmente uma populao de 164 milhes de pessoas. Contando com mais de 400.000 lojas (Fair Prices Shops) o Sistema Pblico de Distribuio tem em seu ncleo uma empresa estatal a Food Corporation of India, que administra, com seus 40 mil funcionrios e mais de 60 mil trabalhadores manuais permanentes 1646 escritrios e 1451 silos espalhados pelo pas milho.15
14

. Junto com outro ente pblico, a PEC Ltd., a FDI

controla a importao de inmeros gneros essenciais, entre outros, o arroz, o trigo e o

C.A., Food First, 2006. e Banerjee, Abhjit e Lakshmi Iyer, Colonial Land Tenure, Electoral Competition ad Public Goods in India, Harvard Business School Working Knowledge 08-062, 2008. 12 Mearns, Robin, Access to Land in Rural India. Policy Issues and Options www.worldbank.org/html/dec/Publications/Workpapers/wps2000series/wps2123/wps2123.pdf 13 Cf. Srivastava, Ravi, op. cit., p. 9. 14 Dados extrados de Radhakrisna, R. e K. Subbarao, Indias Public Distribution System. A National and International Perspective, World Bank Discussion Paper, no. 380, 1997 , e do stio da Food Corporation of India. 15 Cf. Kalirjan Kaliappa., e Singh, Kanhaiya, op. cit., p. 30.

A combinao desses dois elementos -- a regulao estrita dos direitos de propriedade sobre a terra e a gesto pblica do sistema de abastecimento -- mostra que o Estado indiano, desde sua criao, optou por excluir o setor agrcola da esfera do mercado capitalista.

Contudo, preciso tomar cuidado para no transmitir a falsa impresso de que os dirigentes indianos estiveram unidos em torno de um projeto integrado, e que o tenham implementado com inteiro xito. Para afastar esta ltima idia basta uma rpida passada de olhos no debate a respeito da reforma agrria na ndia e registrar algumas das distores apontadas: muitos estados resistiam a alterar suas legislaes para adequ-las s orientaes emanadas do governo central (pela Constituio indiana, a poltica agrria de competncia dos estados federados); as famlias ricas encontravam mltiplos expedientes para burlar a lei, estendendo suas propriedades muito alm do permitido; poucas propriedades foram confiscadas por ultrapassarem o teto legal, e foi pequena a rea total redistribuda; apesar de todas as medidas tomadas uma ampla parcela de trabalhadores continua sem acesso a terra, e s recentemente as mulheres comearam a ser beneficiadas por esse tipo de poltica.

A segunda idia fica descartada pelo reconhecimento de que inexistia na elite poltica indiana da poca um projeto de reforma agrria aceito consensualmente. Nos anos 50, Nehru e seus partidrios no Partido do Congresso abraaram o programa de Gandhi, de reconstruir o campo indiano pela generalizao da propriedade coletiva da terra administrada pelos conselhos de aldeias, os panchayates. Nesse movimento, alm dos ensinamentos do pandit, inspiravam-nos os relatos dos especialistas enviados em misso China, para estudar a experincia das comunas. Mas a oposio interna a esse programa era forte e conseguiu se impor no momento decisivo: o debate travado no partido do Congresso, em 1959, em torno da resoluo Nagpur. 16

Na segunda metade da dcada seguinte, durante o curto mandato do Primeiro Ministro Lal Bahadur Shastri (1964/66), depois de intensas crises de abastecimento e do

Aprovada pela sesso de Nagpur do Congresso Nacional Indiano, a referida resoluo estabelecia que the future agrarian pattern should be that of cooperative joint farming, in which the land will be pooled for joint cultivation, the farmers continuing to retain their property rights, and getting a share from the net produce in proportion to heir land.. Further, those who actually work the land, whether they own the land

16

uso da ajuda alimentar como instrumento de chantagem poltica pelos Estados Unidos, o foco do governo indiano se desloca da estrutura agrria para a modernizao agrcola.

Introduo de sementes novas, disseminao do uso de fertilizantes e inseticidas, tcnicas avanadas de manejo do solo, eletrificao e emprego mais generalizado de implementos agrcolas... Era a revoluo verde, que mereceu muitas crticas por seus efeitos dissolutivos sobre as formas tradicionais de produo e de vida, mas que liberou a ndia de sua dependncia alimentar e a transformou em exportador lquido de bens agrcolas.

Fazer referncia a esses fatos preciso por uma razo de enorme importncia poltica. que o efeito conjunto da implementao (mesmo que distorcida) das reformas no regime de propriedade da terra e das polticas de modernizao agrcola foi a emergncia de uma vasta camada de pequenos produtores prsperos, que -- numa retroao caractersticas dos processos de polticas pblicas -- passaram a se fazer ouvir com voz cada vez mais alta na esfera pblica a formular demandas de toda ordem, como as de preos justos para seus produtos e acesso barato a seus insumos. Esses pequenos produtores trasnformaram-se rapidamente em fora social de peso significativo e deram lastro social a uma ideologia difusa que dois estudiosos da sociedade indiana, de autoridade reconhecida, denominaram de novo agrarismo. Em suas palavras,

Ao contrrio das democracias ocidentais e da maioria dos pases do Terceiro Mundo, a ndia adotou o sufrgio universal e a poltica partidria competitiva nos primrdios de sua industrializao. O resultado foi a crescente influncia dos interesses e das classes agrrias na vida poltica e na poltica pblica. O agrarismo introduziu uma nova clivagem na poltica indiana ao influenciar e ao capturar as ideologias e as estratgias polticas de todos os partidos, nacionais ou regionais, de esquerda ou culturalmente nacionalistas. 17

or not, will get a share in proportion to the work put in them on the joint farm.. Apud, Frankel, Francine, Indias Political Economy, 1947-2004, Oxford, Oxford University Press, 2005, p. 162.

Do ponto de vista macro-poltico, esse pode ter sido o desenvolvimento mais importante. Mas a exposio neste tpico ficaria incompleta se no inclusse uma palavra sobre um fenmeno menos central, mas, sob vrios aspectos, mais inquietante: o radicalismo agrrio naxalita. Nome genrico dado a movimentos armados conduzidos por organizaes maostas, o naxalismo entrou em cena na dcada de 1970, provocando severas dificuldades polticas ao governo de Indira Gandhi. Seu mpeto tendo sido quebrado quela poca, a insurgncia naxalista se reproduz de forma larvar em vrios estados e continua representando sria ameaa segurana interna at hoje, como veremos em outra parte deste artigo. Observaes Complementares

Para completar a caracterizao do padro indiano de desenvolvimento restaria destacar ainda dois aspectos que soam muito estranhos aos nossos ouvidos latinoamericanos. O primeiro refere-se forte institucionalizao dos programas de fomento pequena produo fabril e artesanal. De inspirao gandhiana, essas polticas

apresentam at hoje uma peculiaridade incompreensvel, fora do contexto que lhe deu origem: a reserva de esferas de produo s pequenas indstrias e o estabelecimento de limites expanso das grandes empresas competitivas. O segundo diz respeito gesto da moeda. Apesar de toda a parafernlia de mecanismos de interveno econmica, a despeito de todo o gigantismo do setor pblico, por quase todo o tempo a ndia observou uma poltica monetria relativamente austera. Nos anos que medeiam o Primeiro Plano Qinqenal e a inaugurao do perodo de reformas liberalizantes a economia indiana conheceu picos inflacionrios, mas nada remotamente parecido com as taxas que conhecemos na Amrica Latina. A um repique dos preos seguia-se, sem muita demora, a adoo de polticas monetrias enrgicas, que produziam o efeito esperado de forma relativamente rpida, ainda que a elevado custo poltico.
RUDOLPH, Lloyd I. e RUDOLPH, Susane Hoeber. In pursuit of Lakshmi. The political economy of the Indian State. Chicago: The University of Chicago Press, 1987, p. 364.
17

***

O padro institucional que acabamos de descrever garantiu a transformao profunda do sistema produtivo da ndia. Com crescimento relativamente baixo, porm. Sobretudo na dcada de 60 tornou-se corrente entre os especialistas a frmula depreciativa padro hindu de crescimento (que no ultrapassaria a marca dos 3,5 por cento). A mdia foi um pouco maior na dcada de 50, e voltou a se elevar agora mais pronunciadamente nos anos 80. No importa, tendo como referncia o desempenho dos quase vizinhos asiticos, o crescimento relativamente reduzido da economia indiana sempre se afigurou como um problema e um argumento poderoso nas mos dos crticos do modelo vigente. No outro lado da balana, os interlocutores punham em defesa do mesmo as seguintes propriedades: regularidade a economia indiana cresceu continuamente, praticamente desconhecendo a experincia infelizmente familiar na Amrica Latina do crescimento negativo. Outro argumento forte deriva dessa constatao: por seu insulamento, pelos controles que imps ao comrcio externo e aos movimentos de capitais, por ter evitado a armadilha da dvida externa a ndia suportou bem os solavancos da economia internacional. Nesse particular, significativo que a dcada de 80 dcada perdida para a Amrica Latina, tenha sido para a economia indiana tempo de um grande salto frente. Esse salto culminou no questionamento de muitos dos atributos expostos at aqui, e na adeso da elite indiana ao discurso geral das reformas para o mercado. Mas, como veremos a seguir, tambm na maneira de proceder s ditas reformas a ndia guardou sua originalidade.

Particularidades do Processo Indiano de Reformas

Desde 1991, quando foram oficialmente abraadas, as reformas para o mercado. vm sendo conduzidas na ndia com grande pragmatismo.

Esse trao patente mesmo na reforma do comrcio exterior. No incio dos anos 90 as autoridades indianas promoveram a abertura comercial mediante a aplicao do pacote usual de medidas, que inclua a quebra do monoplio estatal de importao da quase todos os produtos; uma ampla reforma tarifria, e uma drstica diminuio no nmero de bens cuja importao estava sujeita a restries quantitativas ou outras barreiras no tarifrias.

Contudo, apesar da expressiva reduo verificada no perodo, a ndia continua a exibir nveis de proteo tarifria muito altos, comparativamente18. E no s isso, em determinando momento mais precisamente, em 1997 , a tendncia queda nas alquotas tarifrias se interrompeu e deu lugar a uma sensvel elevao. No presente, as tarifas praticadas pela ndia distam muito do patamar em que se situam as suas tarifas consolidadas (isto , alquotas s quais tem o compromisso de no ultrapassar por fora de acordo firmado em negociaes multilaterais no mbito do GATT/OMC), que, para muitos produtos, esto entre as mais altas do mundo. A considerao do que aconteceu no tocante s barreiras no tarifrias tambm instrutiva: elas continuam a valer para a importao de bens de consumo e, principalmente, para produtos agrcolas.

Em todas as situaes aludidas, um trao em comum: a flexibilidade, a disposio de mudar de curso sempre que as circunstncias assim o recomendem, a determinao de evitar compromissos com frmulas pr-fabricadas que passem a operar como camisas de fora. Essa atitude, que se traduz ainda na invocao de argumentos de prudncia para justificar as escolhas efetuadas, transparece tambm na recusa bastante generalizada, mesmo entre economistas liberais, da tese da independncia do Banco Central

o que constatamos ao nos voltarmos para outra vertente importante do processo de reforma: a liberalizao financeira. Aqui tambm, o pragmatismo de regra. As autoridades indianas procederam liberalizao gradual das taxas de juros, antes submetidas a estrito controle. Por outro lado, modernizaram e fortaleceram os
Taking all the product categories put together, the average applied tariff rate of 51,6 for India is not only the highest, but also nearly three time as high as the average level of 19,2 percent for the countries studied. Srinivasan, 2003, p. 22.
18

dispositivos de regulao e superviso das prticas bancrias, seguindo de perto as recomendaes do Comit da Basilia. Ademais, encorajaram a concorrncia no setor mediante a remoo de barreiras s operaes de crdito de instituies no bancrias e a concesso de licenas a bancos privados, nacionais e estrangeiros.

Contudo, mantiveram o percentual do crdito compulsoriamente canalizado para os setores prioritrios (40%), e no transferiram ao setor privado (nacional ou estrangeiro) nenhum banco estatal: dez anos depois de inaugurado o programa de reformas, o governo em seus dois nveis, central e estadual ainda controlava 80% dos ativos dos bancos comerciais.

O mesmo padro vamos observar na administrao das mudanas no regime de investimentos estrangeiros. A atrao do investimento direto para acelerar a modernizao da economia era um dos objetivos da reforma, e, nesse sentido, muitas das barreiras at ento existentes foram suprimidas. Mas, ao contrrio do que constatamos em outros casos nacionais, o governo indiano sempre foi muito sensvel diferena entre investimento produtivo e aplicaes financeiras de curto prazo, com o efeito potencialmente desestabilizador que elas encerram. Essas, at hoje continuam objeto de controles muito rgidos.

Pragmatismo tambm no tratamento dado ao setor empresarial do Estado. Gestores de um dos sistemas empresariais pblicos mais vastos e diversos fora do bloco socialista, os dirigentes indianos resistiram ao canto de sereia da privatizao rpida e generalizada. Ao invs de grandes programas de privatizao, procuraram reestruturar o sistema empresarial do Estado, reconhecidamente ineficiente, atravs de uma poltica cautelosa de desinvestimento venda de participaes, sem transferncia de controle sobre as empresas consideradas.

Mais tarde, no governo da Aliana Nacional Democrtica, constitudo depois das eleies gerais em 1998 sob a liderana do Bharatiya Janata Party, o partido do nacionalismo hindu, o tema da privatizao entra com todas as letras na agenda da poltica indiana. Esse fato, que j se manifestava na criao de um Ministrio do Desinvestimento para implementar as decises governamentais nessa rea, seria

confirmado a seguir pela privatizao de algumas empresas, entre elas a Modern Foods India Ltd., padaria com 13 estabelecimentos espalhados pelo pas, e mais de 2.000 empregados. De significado econmico maior foram as privatizaes da VSNL, que detinha o monoplio das operaes internacionais de telecomunicaes, da ndia Petrochemical Ltd. (IPCL), e, sobretudo, da Maruti Udyog, maior fabricante de automveis da ndia, uma joint-venture entre o governo indiano e a japonesa Suzuki Motor Corporation.

A privatizao estava consagrada finalmente como um dos eixos da poltica governamental. Mas nem por isso deixava de suscitar controvrsias. Pelo contrrio, sindicatos, partidos de esquerda e parcelas expressivas da opinio pblica continuavam resistindo idia da transferncia macia de ativos ao setor privado. Com a alternncia de governo ditada pelos resultados das eleies gerais de 2004, que trouxe o Partido do Congresso de volta ao poder, em aliana com os partidos reunidos na Aliana de Esquerda, o programa de privatizao foi virtualmente congelado.

E o que dizer das mudanas introduzidas na poltica de estmulo pequena empresa? Como vimos, alm dos instrumentos comumente acionados em outros pases para promover esse segmento assistncia tcnica, linhas preferenciais de crdito, subsdios o Estado indiano fez uso de um dispositivo especial, perturbador do ponto de vista do liberalismo econmico: a reserva de certas classes de produtos s indstrias de pequena escala. E no fez isso esporadicamente. A poltica de apoio s pequenas indstrias altamente institucionalizada, como o revela o fato de existir na estrutural organizacional do governo indiano um ministrio dedicado especificamente ao tema o Ministry of Small Scale Industries. A poltica de reserva foi introduzida pela Primeira Resoluo sobre Poltica Industrial, de 1948, que previa a criao de um Comit Consultivo sobre Reserva, com membros de vrios ministrios. A primeira lista de produtos com manufatura reservada exclusivamente ao setor de pequena escala foi divulgada em 1967, e continha 47 itens. A partir da, o nmero de produtos reservados aumentou progressivamente, chegando a 504 em abril de 1978, Com a adoo, nesse ano, de nova metodologia de classificao industrial, o nmero de produtos reservados pulou para 807. E a lista continuou crescendo at atingir a marca de 836, em 1989. Nesse ano, o processo de ampliao da lista foi detido. Em 1997 o governo comeou a

enxug-la, dela retirando 37 itens. Mas vem fazendo isso muito lentamente: em outubro de 2004, 605 itens permaneciam com produo reservada exclusivamente ao setor. 19

Para economistas liberais mais sensveis, que reagem de pronto simples meno do termo poltica industrial, esse resultado quase um ultraje. Mas os gestores da reforma econmica na ndia parecem conviver com ele sem muito sacrifcio. Naturalmente, bem versados em teoria que so reconhecem os prejuzos em termos de eficincia microeconmica que a situao envolve. Mas reconhecem tambm que o mundo mais complexo do que a representao idealizada servida nos manuais. E concluem, corretamente, que os custos econmicos da tentativa poltica de corrigir essa distoro do mercado seria provavelmente muito maior do que os benefcios derivados de tal iniciativa.

Essa afirmativa se aplica, com igual ou maior propriedade, s mudanas introduzidas no setor agrcola. Em estudo anteriormente citado, especialista indiano em questes agrrias destaca duas demandas dos empresrios nacionais no tocante liberalizao do setor agrcola: 1) autorizao para arrendamento de terras coletivas, pastos e florestas; 2) levantamento das restries que pesam sobre o arrendamento de terras privadas.20 A citao conveniente porque ela nos d uma medida de quo acanhadas foram as mudanas produzidas no padro que descrevemos acima.

Ainda hoje o setor agrcola indiano parece fechado grande empresa capitalista. Houve mudanas, por certo. Ainda que com muitas reservas, o arrendamento de reas maiores comea a ser feito em terras pblicas. Alm disso, observa-se o fenmeno curioso do arrendamento reverso -aglutinao de pequenas glebas que so

arrendadas pelo produtor mais rico. Surgem propostas de mudanas legislativas para liberalizar o regime de arrendamento, incluindo s vezes esquemas criativos, como o que prev a cesso de direitos sobre o uso da terra pelo pequeno proprietrio em troca de sua participao nos lucros de uma sociedade annima, com frao correspondente terra cedida. 21 Existe ainda, naturalmente, a mudana selvagem, que se faz ao arrepio

19 20

Cf. Reservation Policy, no stio do Ministry of Small Scale Industries, Government of India, www. Srivastava, Ravi S., op. cit., p. 11. 21 Id. Ibid., p. 12.

da lei e sob a proteo mais ou menos velada das autoridades locais. Mas isso apenas comprova o juzo a respeito da extrema cautela e do pragmatismo dos governantes indianos no trato nesta rea to sensvel.

De Volta ao Futuro. Negociaes Comerciais, Alianas Internacionais e Perspectivas.

luz dos elementos avanados at aqui, a posio indiana na Rodada Doha no surpreendem. E se ainda resta alguma perplexidade, ela desaparece quando consideramos o apoio interno que elas angariam.22

Liberalizao do mercado agrcola para a ndia muito mais do que, simplesmente, reduzir os nveis de proteo assegurados a seus produtores internos. Significa, ademais, dissolver compromissos sociais fortemente institucionalizados; expor sua enorme populao rural aos avatares do mercado distorcido pelos subsdios s exportaes dos pases ricos e pelo peso cada vez maior da especulao financeira; incorrer no risco da crise de setores que empregam centenas de milhes de pessoas, entre trabalhadores rurais e pequenos produtores agrcolas, sem dispor, nem de longe, de qualquer soluo para o problema de como reabsorver os trabalhadores expulsos do campo, assegurando-lhes condies mnimas de existncia. Mas esta apenas uma das faces do problema. Pelas informaes sumrias j fornecidas, fcil imaginar os custos polticos de uma opo como esta. Custo eleitoral -- o governo detm maioria tnue no Parlamento, e ser brevemente testado nas eleies gerais previstas para abril de 2009, ocasio em que disputar acirradamente com a oposio nacionalista do Partido Bharatiya Janata e com a esquerda marxista o voto do eleitorado rural. E pesa ainda sobre a deciso dos dirigentes indianos a sombra ameaadora do violncia poltica que viceja cronicamente nas regies mais pobres de inmeros estados da federao, para no falar dos conflitos inter-tnicos entre castas, que se correlacionam fortemente com os conflitos de classe no campo.

Cf. Stakeholders Speak on Indias Negotiating Options at the WTO. Proceedings of Pre Hong-Kong Ministerial Meeting Consultations, 28 June-25 August 2005. Organised under: GOI-UNCTAD-DFID Project Stratgies and Preparedness for Trade and Globalisation in India

22

Fonte: Government of ndia. Ministy of Home Affairs, Departments of Internal Security, States, Home, Jammu & Kashmir Affairs and border Management, Annual Report 2007-2008, www.

Os governantes indianos presidem uma sociedade extremamente complexa, atravessado por conflitos de variada ordem, que freqentemente irrompem com violncia equilbrio social com muitas reas de fragilidade espantosa. Nessas circunstncias, sua prudncia sinnimo de sabedoria.

A ndia tinha boas razes para no ceder na questo agrcola.

Aceitemos, em

prol do argumento, esta afirmativa, deixando de lado de lado a questo de como se

posicionaria se a fase conclusiva da negociao se transferisse para o tema do acesso aos mercados industriais. Ainda assim, levando em conta o outro lado da balana -- os interesses depositados no aprofundamento das parcerias internacionais -- restaria a pergunta sobre a sua vontade poltica. Essa questo nos remete ao tema da

orientao geral da poltica externa indiana e, em particular, do significado e das implicaes do acordo nuclear com os Estados Unidos.

O elemento que une essas duas dimenses o consenso das elites indianas, para alm das mltiplas e intensas rivalidades que a dividem, em torno da idia a respeito do papel reservado a seu pas no sistema internacional. Esse consenso descrito por um especialista em termos de quatro convices bsicas: 1) a ndia um pas com enorme potencial e importncia internacional futura -- sempre teve razo para almejar e j pode reclamar agora o status de grande potncia; 2) seus interesses e valores sero melhor realizados em um mundo multipolar; 3) a ndia deve mudar o seu padro de relacionamento com as grandes potncias, principalmente com os Estados Unidos e a China, mas 4) deve manter vivo o valor que deu o norte para o movimento dos pases no alinhados: o princpio da autonomia estratgica. 23

Esse consenso, no essencial, no novo. Ele se expressou, em palavras e atos, desde a fundao do Estado indiano. Podemos ver isso nas declaraes de Nehru sobre a grandeza do pas, num momento em que a independncia no estava sequer formalizada, e na pretenso permanente da ndia de ocupar um assento no Conselho de Segurana da ONU; na recusa poltica de Blocos e no papel de liderana assumido pela ndia no Movimento de Pases No Alinhados. Constatamos a mesma atitude na maneira como a ndia reage s sanes adotadas pelos Estados Unidos no final dos anos 1960 e em sua disposio de estabelecer uma aliana estratgica com a URSS; a conduta da ndia nas negociaes do GATT e depois na OMC outro testemunho dessa disposio. Contudo, mais do que em qualquer outro domnio, ela se manifesta no programa nuclear indiano.

Hoffmann, Steven A., Perception and China Policy in ndia, in Francine r. Frankel e Harry Harding (Eds.), The India-China Relationship. What the United States Needs to Know. New York e Washington, Columbia University Press/Woodrow Wilson Center Press, 2004, pp. 33-74.

23

Iniciado ao final da Segunda Guerra Mundial, com a inaugurao do primeiro centro de pesquisa nuclear na ndia o Tata Institute of Fundamental Research, criado pelo fsico Homi Bhabha em 1945, o programa nuclear foi muito cedo definido como prioridade nacional -- a lei que criou a Comisso de Energia Atmica indiana foi aprovada em agosto de 1948. A transformao desse compromisso programtico deve muito ao prprio Bhaba, que presidiu a Comisso at o acidente em que perdeu prematuramente a vida, e a Nehru. Nesse processo, teve papel decisivo a conferncia reunindo cientistas, funcionrios de Estado e empresrios que Nehru convocou e presidiu pessoalmente em 1954. Com ela, o empenho do Estado indiano naquele programa, que poderia ser tido como mera veleidade, ficou patente para todos os atores relevantes. A deciso de acelerar o programa se deu aps o primeiro teste de exploso nuclear feito pela China, em outubro de 1964. 24 Coerentemente com essa orientao de poltica, e com a posio desde o primeiro momento manifestada por Nehru, a diplomacia indiana rejeita o Acordo de No Proliferao Nuclear, denunciando condomnio por ele criado e insistia na tese do desarmamento. Em 1974 a ndia faz o seu primeiro teste. E em 1998, em ambiente internacional muito mais restritivo, provoca um choque com a exploso de cinco artefatos. Foi sancionada por isso, mas j em 2001 o governo norte-americano dava incio a gestes para normalizar as relaes com a ndia.

O discurso de Bush anunciando a abertura de negociaes visando o acordo de cooperao atmica consagra, na prtica a ndia como sexta potncia nuclear do mundo. Os efeitos positivos para a ndia desse reconhecimento so imediatos. Mas no vm sem custo. As presses pelo enquadramento da ndia ao papel a ela atribudo no planejamento estratgico norte-americano so evidentes, mas a resposta que despertam no unvoca.

Diante das presses norte-americanas para isolar o Ir, a ndia tem adotado uma estratgia mista: por um lado, passou a condenar o programa nuclear iraniano e deu o seu aval deciso de levar o caso ao Conselho de Segurana da ONU -- para o desconforto de seus interlocutores iranianos e grande irritao do pblico interno

Cf LAVOY, Peter R. Indian great power: Assimilating the pressures of political culture and international competition. Trabalho apresentado na 37 Conveno Anual da International Studies Association, San Diego, Califrnia, 20/04/1996.

24

nacionalista.

Por outro lado, contra os reiterados conselhos e admoestaes, deu

continuidade s negociao com o Ir e o Paquisto com vistas concluso do acordo sobre o gasoduto que deve transportar 150 Mm3 /d (milhes de metros cbitos por dia) de gs natural de Asuluyeh, no Ir, a Nova Delhi, passando por Khuzdar e Multan, no Paquisto, e no descarta a hipteses de lev-lo at a China. Na agenda desde a dcada de 1990, as negociaes parecem ter avanado consideravelmente depois da visita do Presidente iraniano Ahmadinejad a Nova Delhi, em 29 de abril deste ano.
25

Alm

disso, que tem no Ir a sua principal fonte de abastecimento de petrleo, mantm com o Ir laos de cooperao militar e no parece disposta a cort-los. Sempre se faz o jogo de algum quando se faz alguma coisa em poltica, ensinava o leitor de Maquiavel, o importante que o seu prprio jogo seja feito da melhor forma possvel. Por enquanto, nada indica que essa mxima tenha deixado de se aplicar, no caso em questo, conduta da ndia.

Tampouco no caso de suas relaes com a China. De ponto de vista dos Estados Unidos, a parceria estratgica com a ndia teria entre outras a funo de incluir este pas em seu sistema de segurana e conter a influncia da China, mas no evidente que seja esse o cenrio a orientar a conduta dos governantes indianos. Os obstculos nas relaes ndia-China so conhecidos -o trauma do conflito em 1962; a persistncia de

questes fronteirias, os laos da China com o Paquisto; sua oposio entrada na ndia no Conselho de Segurana da ONU, e, em termos mais gerais, o sentimento inquietao provocada pela pergunta sobre o impacto do crescente poderio chins na regio. Mas nos ltimos anos o relacionamento entre os dois pases tem melhorado sensivelmente, o que se expressa nas repetidas visitas mtuas de seus chefes de Estados, e em gestos emblemticas como o reconhecimento chins, em 2005, de Sikkin como estado indiano. Mais do que em qualquer outro plano, esse progresso tem se verificado no plano das relaes econmicas, com aumento espetacular do intercambio comercial entre as duas economias -- com crescimento acumulado de 440% entre 2002 e 2007, o comrcio total (exportaes e importaes) com a China responde hoje por mais de
Cf. Lakshmi, Rama, Indias Long-Standing Tis With Iran Straining Alliance With U.S., Wasgington Post, 20/09/2007; Cohen, Ariel, Lisa Curtis e Owen Graham, The Proposed Ira-PakistanIndia Pipeline: An Unnacceptable Risk to Regional Security, The Heritage Foundation, 30/05/2008. Vohra, Subash, U.S. Concerns Over India-Iran Gas Pipeline, Voice of America; Iran has addressed Indias concerns on gas pipeline project: Rahin Mashaee 18/06/2008, IRNA, New Delhi, 6/08/2008. Kronstadt, K. Alan (coord.) e Kenneth Katzman, India-Iran Relations and U.S. Interests, CRS Report for Congress, Washington, the Library of Congress, 2/08/2006).
25

8% do total do comrcio exterior indiano, aproximando-se rapidamente da participao dos EUA, que no chega a 10% e cresce muito lentamente. 26 E no s isso, A ndia e a China compartilham preocupaes com o impulso que movimentos separatistas -problema crnico nos dois pases -- recebem de movimentos de opinio fortes no Ocidente e convergem na viso crtica que mantm em relao crtica ps-moderna do princpio da soberania. 27 Nada disso significa que ndia e China caminham para a criao de laos polticos duradouros e profundos, a curto ou mdio prazo, mas que a relao entre elas ganha importncia cada vez maior e tem uma lgica prpria, que no se subordina a vises de terceiros, mesmo que o terceiro seja a nica superpotncia do mundo.

Department of Commerce. Export Import Data Bank. (os dados de importao noincluem petrleo e derivados. 27 Para uma anlise cuidadosa dos fatores de aproximao entre ndia e China, Cf. Clad, James, Convergent Chinese and ndia Perspectives on the Global Order, in Francine R. Frankel e Harry Harding (Eds), op. cit. pp. 267-293. A dupla relao triangular ligando EUA, ndia, Ir e China analisada, na perspectiva indiana, por Amit Gupta em The Reformist Staate: The Indian Security Delemma, in Gupta, Amit (Ed.), Strategic Stability in sia. Aldeshot e Burlington, Ashgate, 2008, pp. 105-126.

26

You might also like