You are on page 1of 11

GUSTAVO BRANDIELLI JOO PEDRO MATIELLO MAICON MONARETTO RAFAEL DALLA BETTA TARISH DA SILVA

ESTATUTO SOCIAL

XANXER, 29 DE MAIO DE 2008.

ESTATUTO SOCIAL ADPMA ASSOCIAO DOS DEFENSORES E PROTETORES DO MEIO AMBIENTE CAPTULO I DA NATUREZA, DENOMINAO, SEDE E DURAO Art. 1. "ADPMA" uma pessoa jurdica de direito privado, constituda sob a forma de associao sem fins lucrativos ou de fins no econmicos e regidos por este Estatuto Social e pelas disposies legais aplicveis. Pargrafo 1 ADPMA tem sede na cidade de Xanxer, Santa Catarina, podendo manter escritrios ou representaes em outras localidades do Pas. Pargrafo 4 - A organizao e funcionamento da ADPMA so fixados em Regimento Interno, elaborado pela Diretoria. CAPTULO II DOS PRINCPIOS E OBJETIVOS SOCIAIS SEO I DOS PRINCPIOS Art. 2. - ADPMA adota como princpios: (i) A conciliao entre o desenvolvimento sustentvel e a conservao da natureza; (ii) O respeito aos interesses das populaes tradicionais, conforme definidas em lei, eventualmente ligadas s reas onde trabalha; (iii) O respeito aos direitos humanos; (iv) O respeito Constituio Federal Brasileira, unidade e soberania do Brasil. SEO II DOS OBJETIVOS SOCIAIS Art. 3. - A ADPMA tem por objetivo social o apoio ao desenvolvimento sustentvel e a conservao do meio ambiente por meio da: (i) Conservao das diversidades genticas de espcies e de ecossistemas; (ii) Arrecadao, administrao e desembolso de fundos atravs de entidade qualificadas ou indivduos para a conservao do ambiente natural, incluindo a fauna, flora, paisagem, gua, solo, ar e outros recursos naturais, com particular nfase na manuteno dos processos ecolgicos essenciais e dos sistemas de suporte vida, na

preservao da gentica e na garantia de que a utilizao de espcies ou ecossistemas seja sustentvel; (iii) Estmulo, reconhecimento e valorizao das iniciativas que visem o desenvolvimento sustentvel; Pargrafo 1- Para cumprir com seus objetivos sociais acima estabelecidos a ADPMA poder: a) Produzir, publicar, editar, distribuir e divulgar livros, revistas, vdeos, filmes, fotos, fitas, discos magnticos ou ticos, materiais diversos, exposies e programas de radiodifuso; d) Distribuir e vender produtos e materiais da prpria entidade ou de terceiros; e) Gerenciar, contratar e demitir pessoal; f) Firmar contratos e convnios e/ou associar-se com outras pessoas, naturais ou jurdicas, pblicas ou privadas, nacionais ou internacionais; h) Arrecadar recursos financeiros de doadores sejam pessoa natural ou jurdica, scios ou no scios. Pargrafo 2 - Os recursos sero sempre aplicados para a consecuo dos objetivos sociais, sendo expressamente vedada qualquer atividade de natureza polticopartidria. CAPTULO III DA COMPOSIO SOCIAL E RESPONSABILIDADE DE SEUS ASSOCIADOS SEO I - DAS CATEGORIAS DE ASSOCIADOS E SUA ADMISSO Art. 4 - Podero fazer parte da ADPMA quaisquer pessoas, naturais ou jurdicas, independente de nacionalidade, sexo, orientao sexual, cor, profisso, credo poltico ou religioso. Pargrafo 1 - Todas as pessoas interessadas ou convidadas a se associarem, formalizaro seu requerimento de inscrio mediante a apresentao de proposta endereada Diretoria, contendo as informaes e dados cadastrais que forem ento solicitados.

Pargrafo 2 - A qualidade de associado intransmissvel. SEO II - DOS DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS Art. 5 - So direitos dos associados, independente de sua categoria: (i) Participar das Assemblias Gerais ordinrias e/ou extraordinrias e deliberar sobre os assuntos que tenham sido submetidos a este rgo, observado o disposto no Pargrafo nico deste artigo; (ii) Propor, nas Assemblias Gerais, a admisso de novos associados e a adoo de medidas que julgarem convenientes ao interesse social da ADPMA; (iii) Fazer parte de comisses e receber delegaes e outorgas do Conselho Diretor; (iv) Colaborar com os rgos de administrao da ADPMA na realizao de seus objetivos sociais. Pargrafo nico Aos Associados Ativos e ao Presidente Emrito atribuda a vantagem do direito de voto nas Assemblias Gerais, em quaisquer deliberaes. Aqueles que no puderem exercer, pessoalmente, seu direito de voto podero se fazer representar por mandatrio, conforme estabelecido no art. 6, Pargrafo 4. Art. 6 - So deveres dos associados: (i) Promover a ADPMA, cumprindo e observando as disposies deste Estatuto Social, bem como dos demais regulamentos internos da entidade; (ii) Concorrer para a realizao do objetivo social da ADPMA; (iii) Desempenhar com dignidade os cargos para os quais foram eleitos ou os encargos que aceitarem, afastando qualquer conduta que possa comprometer o nome e a imagem da ADPMA; (iv) Contribuir, na forma previamente acordada, com as quantias ou servios a que se comprometerem; (v) Comunicar qualquer mudana de endereo, bem como de atividade e/ou administrao (quando se tratar de pessoa jurdica). SEO III - DA EXCLUSO DO ASSOCIADO Art. 7 - Ser excludo do quadro social da ADPMA o associado que:

(i) desejar se desligar da ADPMA, mediante comunicao formal, por escrito, ao Conselho Diretor; ou (ii) Por justa causa, independentemente de sua categoria, nos casos de: a) Pessoa jurdica que vier a ser liquidada, extinta, ou tiver decretada sua falncia ou insolvncia; b) Prtica de ato incompatvel com os fins da ADPMA, ou com suas formas de atuao. Pargrafo 1 - Sem prejuzo do disposto no art. 13 acima, os associados que assumirem cargos eletivos tambm podero ser excludos do quadro social da ADPMA, perdendo, automaticamente, seu mandato, se deixarem de participar de 3 (trs) reunies consecutivas e sucessivas ou mais da metade das reunies, em um perodo de 2 (dois) anos, do rgo para o qual foi eleito, em ambos os casos sem justificao aceitvel, segundo os critrios do Conselho Diretor. Pargrafo 2 - A excluso do associado dever ser aprovada pela maioria dos presentes a reunio do Conselho Diretor convocada para este fim. Da deciso do Conselho Diretor que determinar a excluso, caber recurso Assemblia Geral especialmente convocada para deliberar sobre a excluso. Pargrafo 3 - O desligamento do associado no exclui sua responsabilidade pelo cumprimento de suas obrigaes, assumidas nos termos dos arts. 12, e 13 at a data do efetivo desligamento. CAPTULO IV - DA ADMINISTRAO SEO I DOS RGOS Art. 8 - So rgos da administrao da ADPMA: (i) Conselho Fiscal; (ii) Diretoria.

SEO II DO CONSELHO FISCAL Art. 9 - O Conselho Fiscal constitudo por trs membros efetivos e 3 (trs) membros suplentes, eleitos pela Assemblia Geral para mandato de 03 (trs) anos, permitida a reeleio. Art. 10 - O Conselho Fiscal o rgo de fiscalizao, assessoramento e deliberao, que ter seu Coordenador indicado pelo Presidente e eleito pela Assemblia Geral; Art. 11 - O Conselho Fiscal reunir-se-: (i) Ordinariamente, pelo menos uma vez por ano; (ii) Extraordinariamente, sempre que o interesse social o exigir e; (iii) Sempre em toda Assemblia Geral. Pargrafo 2 - As reunies do Conselho Fiscal somente se instalaro com a presena da totalidade de seus membros em exerccio, e suas deliberaes sero tomadas pela maioria de votos dos seus membros. Art. 12 - Compete ao Conselho Fiscal: (i) Fiscalizar a administrao econmica, financeira e contbil, a gesto patrimonial e monitorar os procedimentos financeiros e controles internos da organizao, sugerindo aes e diretrizes de atuao Diretoria; (ii) Opinar sobre os relatrios de desempenho financeiro e contbil, e sobre as operaes patrimoniais realizadas, inclusive analisar e emitir parecer sobre o Balano Financeiro/Patrimonial anual para prvio exame da Diretoria e posterior aprovao da Assemblia Geral. O referido parecer dever ser dado dentro do prazo de 30 (trinta) dias do recebimento dos demonstrativos contbeis, sob pena de seu silncio ser tido como pronunciamento favorvel; SEO III DA DIRETORIA Art. 13 - A Diretoria o rgo de gesto executiva. Art. 14 - A Diretoria ser composta por, pelo menos, 01 (um) Presidente, 01 (um) Vice-Presidente, 01 (um) Secretrio e 01 (um) Tesoureiro.

Pargrafo 2 O mandato da Diretoria ser de 02 (dois) anos, permitida a reeleio por mais 02 (dois) perodos iguais e sucessivos. A seguir, o associado no poder exercer cargos de Diretoria por um perodo mnimo de 02 (dois) anos. Pargrafo 3- As reunies de Diretoria sero convocadas somente pelo Presidente. Pargrafo 4 - As deliberaes nas reunies de Diretoria sero tomadas pela maioria dos votos dos seus membros, cabendo em caso empate ao Presidente o voto de Minerva, considerando-se presentes reunio aqueles que se manifestarem, por escrito, sobre a ordem do dia. Art. 15 - Compete Diretoria: (i) Administrar a ADPMA, cumprindo suas prioridades, focalizando, operacionalizando e executando os programas da ADPMA; (ii) Praticar atos administrativos para a gesto da organizao; (iii) Designar os titulares das funes de gerenciamento da estrutura orgnica bsica e seus respectivos substitutos eventuais; (iv) Representar a ADPMA perante terceiros, ativa ou passivamente, em juzo ou fora dele; (v) Assegurar o desenvolvimento e implementao de aes relativas s atividades de conservao da natureza, fazendo cumprir a misso da ADPMA; (vi) Desenvolver e implementar aes relativas gesto oramentria e financeira da ADPMA; (vii) Desenvolver e implementar aes relativas gesto administrativa e de desenvolvimento de Recursos Humanos da ADPMA; (viii) Coordenar, supervisionar e avaliar os vrios projetos, sub-programas, programas e atividades institudas em seu mbito de atuao, e (ix) Gerenciar os recursos humanos sob sua responsabilidade e exercer outras atividades inerentes s atribuies que lhe forem conferidas. Pargrafo 1 A Diretoria poder nomear mandatrios com poderes especficos, escolhidos, inclusive, dentre os empregados da ADPMA, observado o seguinte:

a) o mandato no poder ter durao superior a 01 (um) ano, salvo aqueles conferidos para defesa em processos administrativos ou judiciais que podero ser por prazo indeterminado; b) o mandato seja outorgado mediante assinatura do Presidente e seu Vice. CAPTULO V - DA NO REMUNERAO DE SEUS ASSOCIADOS Art. 16 - A ADPMA no remunera, por qualquer forma, seus associados, os cargos de: Diretoria, Conselho Fiscal, e no distribui lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto. Art. 17 - Em situaes onde a ADPMA tenha de contratar servios ou adquirir produtos de empresas, onde o Presidente tenha poder exclusivo ou majoritrio de deciso, isto somente se far por meio de doao voluntria, por parte do referido Presidente. CAPTULO VI - DO PATRIMNIO, DA RECEITA SEO I DO PATRIMNIO E DA RECEITA Art. 18 - O patrimnio da ADPMA ser constitudo de bens e direitos a ele doados, transferidos, incorporados ou por ele adquiridos, oriundos de qualquer pessoa, natural ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, associado ou no. Art. 19 - Constituem receitas da ADPMA: (i) Mensalidades e/ou anuidades; (ii) Subvenes ou auxlios governamentais e outros; (iii) Donativos, legados, heranas, cesso de direitos, doaes e contribuies e as subvenes de qualquer natureza; (iv) Produtos de festivais, campanhas, concursos e eventos congneres; (v) Fundos provenientes de legados e frutos de bens patrimoniais; (vi) Venda de produtos e materiais da prpria entidade ou de terceiros, inclusive programas de computador; (vii) Rendimentos resultantes da gesto de seu patrimnio; (viii) Renda proveniente de licenciamento e sublicenciamento de marcas; e

(ix) Prestao de servios, sempre compatveis com o objetivo da ADPMA. Art. 20 - Observado o disposto neste Estatuto Social, a ADPMA tem autonomia patrimonial, administrativa e financeira, inclusive com relao a seus associados. SEO II DA PRESTAO DE CONTAS Art. 21 A prestao de contas dos recursos recebidos pela ADPMA dever observar o seguinte: (i) O atendimento dos princpios fundamentais de contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade; (ii) A publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exerccio fiscal, do relatrio de atividades e das demonstraes financeiras da ADPMA; (iii) A realizao de auditoria anual por auditores externos independentes. Art. 22 A prestao de contas referente aos recursos e bens de origem pblica recebidos pela ADPMA, em funo dos Termos de Parceria celebrados com o Poder Pblico. SEO III DA EXTINO DA ASSOCIAO Art. 23 - ADPMA somente poder ser dissolvido se: (a) na Assemblia Geral, especialmente convocada para este fim, for observado o quorum de deliberao de 2/3 (dois teros) dos associados, (b) for constatada a impossibilidade de sua sobrevivncia ou desvirtuamento de suas finalidades. Art. 24 - Depois de dissolvido a ADPMA, quaisquer dos bens que integram o seu patrimnio somente podero ser alienados para o pagamento das dvidas legais que a ADPMA tenha assumido, at a data da deliberao da sua dissoluo. Art. 25 - Dissolvido a ADPMA, o remanescente do seu patrimnio lquido ser destinado a uma entidade com fins no econmicos, por deliberao de seus associados, que, preferencialmente, tenha o mesmo objetivo social da ADPMA, a ser pertinentemente designada por deliberao dos associados.

VII - DISPOSIES FINAIS Art. 26 - Os casos omissos neste estatuto sero resolvidos pela diretoria , com recurso a AG, pelo associado que se achar prejudicado. Art. 27 - O presente estatuto foi aprovado na Assembleia Geral de 1 (doze) de fevereiro de 2001 (dois mil e um) e entra em vigor na data de sua inscrio no registro de pessoas jurdicas, averbando-se a este registro todas as alteraes por que passar.

Xanxer,SC, 29 de maio de 2008.

DIRETORIA

___________________________ Presidente ___________________________ Vice-Presidente ___________________________ Secretrio ___________________________ Tesoureiro ___________________________ Coordenador do Conselho Fiscal

Xanxer,SC, 29 de maio de 2008

You might also like