You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADMICA DE GRADUAO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE COMUNIDADES

Bruna F. W. Bueno Moises Peixoto Nilton C. P. Brio Simone Casariego

LEVANTAMENTO DE ESPCIES ARBREAS NA RPPN FAZENDA MORRO SAPUCAIA (MORRO DO CHAPU) EM SAPUCAIA DO SUL

Orientador: Prof. Dr. Juliano Morales de Oliveira

So Leopoldo 2012

SUMRIO 1 INTRODUO ..........................................................................................................3 2 MATERIAIS E MTODOS.........................................................................................5 3 RESULTADOS E DISCUSSO.................................................................................7 REFERNCIAS...........................................................................................................10

3 1 INTRODUO No mundo atualmente cresce a preocupao com o uso indiscriminado das reas naturais, sendo percebido pela sociedade atravs das crescentes crises da reforma agrria, bem como pelo aumento da presso das reas urbanas sobre as reas naturais e da degradao das mesmas. Sabe-se que o crescimento demogrfico, a expanso econmica com os impactos que produz atravs das indstrias, o aumento das fronteiras agrcolas, a ocupao irregular do solo e a falta de conscientizao deste problema, est entre as principais causas da degradao dos ambientes naturais. Porm, tais causas podem ser minimizadas se nos conscientizarmos da importncia destes e buscarmos algumas aes para mudar este quadro. Uma das aes que tem demonstrado grandes vantagens a criao das Reservas Particulares de Patrimnio Natural (RPPNs), que vieram a possibilitar a preservao de reas naturais sob responsabilidade do prprio proprietrio. A criao de uma reserva um ato voluntrio de preservao, com o objetivo de conservar a diversidade biolgica. No municpio de Sapucaia do Sul, situado entre um Aterro Sanitrio e a cidade est a RPPN Fazenda Morro de Sapucaia que foi criada por Portaria do Ministrio do Meio Ambiente n 94/2002 e pertence s empresas do Grupo Juliano. As RPPNs foram oficializadas a partir do decreto n 5.746, de 05 de abril de 2006, que regulamenta o art. 21 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza. Estas reservas podem vir a utilizar de espcies exticas que j preexistem no local, desde que j estejam instaladas no ato de sua criao como reserva, e dever estar vinculada a projetos especficos de recuperao aprovados no plano de manejo. Quanto recuperao, somente podero ser utilizadas espcies nativas do ecossistema de onde a RPPN se encontra inserida (DECRETO N 5.746, 2006). A RPPN em estudo, como o prprio nome diz, tem a predominncia de um morro. Quanto a sua cobertura vegetal, apresenta uma vegetao natural em forma de mosaicos: no topo e nas encostas norte e nordeste predominam os campos e ao sul predominam as maiores extenses florestais. Este tipo de ordenao vegetal comum em reas onde tem a predominncia de um morro (RAMBO, 1956).

4 Segundo Porto (2004), a regio do Sul Brasil apresenta este mosaico campo floresta que s vezes saltam aos olhos pela forma abrupta onde se inicia um e termina o outro. De modo geral o clima propicia a predominncia de florestas sobre o campo, mas os distrbios (fogo e manejo) retardam o avano da floresta. Segundo Rambo (1956), muitas das espcies presentes nas matas que compe a paisagem desta zona de estudo deram entrada no Estado do Rio Grande do Sul atravs da chamada Porta de Torres, enquanto as espcies de clima mais temperado teriam influncia ocidental atravs do escudo Cristalino Rio-grandense. A flora presente na rea estudada tem procedncia principalmente da flora do Brasil central com caractersticas essencialmente campestres.

1.1 Objetivos O presente estudo tem como objetivo o levantamento das espcies existentes na RPPN Fazenda Morro de Sapucaia, em parcelas, para conhecer a composio arbrea das comunidades ali existentes, alm de ressaltar a importncia desses locais para a preservao da diversidade da flora.

1.2 Objetivos especficos Identificar as espcies presentes e as comunidades arbreas do ambiente; Relacionar as espcies arbreas encontradas com o tipo de habitat da rea em questo; Fazer o levantamento quantitativo das espcies relacionando com os elementos fsicos e climticos do ambiente; Demonstrar a importncia da formao de RPPNs para a preservao de espcies ameaadas.

5 2 MATERIAIS E MTODOS O presente estudo foi realizado no perodo de duas sadas campo dentro dos limites da RPPN Morro Sapucaia no ms de Maio de 2012. A primeira sada foi realizada com a formao de quatro grupos que realizaram a coletas em trs parcelas cada, em diferentes pontos das encostas do Morro, somando 12 parcelas analisadas. Na segunda sada foram formados seis grupos, onde cinco grupos cobriram trs parcelas cada e um grupo cobriu quatro parcelas, somando, no final das duas sadas trinta e uma parcelas analisadas. (Imagem 1) Para efetuar a anlise e coleta das espcies arbreas foram utilizados parmetros de coletas: cada parcela devia ter uma rea de 100m, para medio das destas se tomou como base um determinado ponto, a partir deste puxado raios de 5,7m gerando um permetro com rea total esperada. Os espcimes amostrados no poderiam ter mais de 16 cm de circunferncia e deveriam possuir mais de 1,5m. Os pontos centrais das reas foram marcados com ponto de GPS e fotografados com cmera fotogrfica de lente panormica. No ato de cada coleta, foram anotadas as caractersticas fsicas de cada rea bem como as caractersticas bsicas de cada espcime. Para os exemplares que cumpriram os quesitos de amostragem, e que no puderam ser identificados em campo, foram retirados amostras de seus galhos e montadas exsicatas, para uma futura identificao no laboratrio de botnica. Aps a identificao de todos os indivduos foi criada uma planilha em EXCEL com o nome de todas as espcies e desconsideradas todas que no tiveram uma porcentagem significante de exemplares encontrados (-10% de ocorrncia). Na tabulao e organizao dos dados observados para a construo dos grficos (medida se semelhana, ordenao, o diagrama de disperso, dendrograma e outros), no EXCEL, anteriormente foi utilizado um programa chamado MULTIV. O sistema utilizado para o calculo de ndice de Similaridade foi o de Sokal-Michener.

2.1 Localizao e caracterizao da rea de estudo A cidade de Sapucaia do Sul, onde est inseria a rea de estudo (imagem 02), est em numa latitude 2950Sul, distante 100 km do Oceano Atlntico, o clima

6 subtropical mido que caracterstico das reas ao Sul do Trpico de Capricrnio, mas estas reas podem sofrer a influncias de massa polar que provoca quedas bruscas em sua temperatura. Quanto precipitao pluviomtrica so em mdia 1.324 mm anuais, sendo que os nmeros mdios de dias com presena de chuva 135. A Temperatura mxima mdia de 24,9C e a temperatura mnima mdia e de 15,2C, onde as mximas ocorrem no ms de janeiro e as mnimas nos meses de junho e julho (Menegat, 1999). A floresta encontrada no RPPN Morro de Sapucaia destaca-se com grande importncia por possuir em sua composio Mata Atlntica, com a presena, ainda, de algumas espcies que se encontram sob risco de extino como, por exemplo, a espcie endmica Codornochis canisioi mansfeld Rambo1936. A geomorfologia do local composta pelo Planalto da Serra Geral e pela Depresso perifrica que se caracteriza pela presena de morros baixos arredondados ou alongados. O solo basicamente arentico com origem de lavas baslticas. Hidrograficamente a rea localiza-se na Bacia Hidrogrfica do Rio dos Sinos que pertencente regio hidrogrfica do Guaba, (Juliano et. al.)

2.2 Coleta e identificao das espcies arbreas Segundo Rambo (1956), as comunidades florestais que ocorrem nas encostas sul de morros e tambm no fundo dos vales so constitudas, na maioria das vezes em comunidades relictuais, com forte influncia da Floresta Ombrfila Densa. Pois as condies do relevo nos fundos dos vales e encosta sul dos morros permitem uma maior umidade relativa do ar, ao contrrio das encostas norte e o cume dos morros, favorecem este tipo de vegetao. Este tipo de mata, caracterstico destas reas recebem o nome de matas higrfilas. Durante a sada a campo foram encontradas diversas espcies que so citadas em trabalhos que discutem o assunto deste tipo de vegetao, que uma de suas caracterstica principais sua ampla superfcie foliar Brack et al. (1998). Entre as espcies presentes na coleta de sada a campo pode-se citar Nectandra oppositifolia (canela ferrugem), Cabralea canjerana (canjerana), Psychotria cartaginensis (mata olho), Eugenia hiemalis, entre outras encontradas na encosta sul do Morro Sapucaia, (foto 01).

7 A vegetao encontrada nos topos e encostas superiores dos morros chamada de mata subxerfila, onde sua estrutura apresenta crescimento menor, em mdia vai dos seis aos 12 metros. O solo, em sua grande maioria, raso, e ocorrendo muitas vezes afloramentos granticos, por esse motivo apresenta dificuldade de reteno hdrica desfavorecendo um crescimento mais exuberante. Associado a este fator, estes vegetais recebem maior incidncia do sol e ventos mais fortes. Plantas encontradas na sada de campo, que conseguem se adaptar a este ambiente e que podemos citar como exemplo so as espcies de Myrsine umbellata (capororoco), Guapira opposita.

3 RESULTADOS E DISCUSSO 3.1 Resultados As espcies encontradas nas trinta e uma parcelas coletadas esto de acordo com a literatura publicada sobre o assunto, ou seja, so espcies nativas caractersticas da geografia de morros do Sul do Brasil. Aps a anlise das trinta e uma parcelas pode-se constatar que as comunidades arbreas da rea da RPPN Morro Sapucaia, foram encontradas 64 espcies pertencentes a 24 famlias, sendo as mais ricas em nmero de espcies, respectivamente, Myrtaceae(7 spp.), Asteraceae (4 spp.), Lauraceae(4 spp.), Melastomataceae (4 spp.), Meliaceae (4 spp.), Primulaceae (4 spp.), Sapindaceae (4 spp.). (Grfico 1). As espcies identificadas com uma frequncia significativa foram as Guarea macrophylla, Psychotria suterella, Cupania vernalis, Mollinedia schottiana, Mollinedia elegans, Nectandra oppositifolia, Ocotea puberlula, Cabralea canjerana, Casearia sylvestris, Myrsine coricea, Myrsine guianensis, Sorocea bomplandii, Miconia sellowiana, Myrcia palustris, Eugenia uniflora, Guapira opposita, Sebastiania commersoniana, Allophylus edulis, Casearia decandra, Leandra australis, Miconia hyemalis, Myrsine umbellata, Psychotria cartaginensis. O critrio para ser considerada com uma frequncia significativa foi de possuir uma taxa superior a 10% de frequncia dentro dos pontos de amostragem. As demais espcies foram

8 consideradas de baixa significncia para a caracterizao vegetao da rea da RPPN. As espcies consideradas objeto de estudo foram tabuladas e realizado uma analise de similaridade entre os pontos de amostragem com a diversidade de espcies encontradas atravs do mtodo de cluster analysis, no qual se obteve dois grandes grupos. (Imagem 3).

3.2 Discusso A famlia que apresentou um valor mais representativo dentre as parcelas amostradas foi famlia Myrtaceae com 20 ocorrncias, com um total de sete espcies quantificadas. A famlia Myrtaceae pertence ordem Myrtales, e conta com aproximadamente 133 gneros e mais de 3800 espcies (Wilson et al.2001). No Brasil, Myrtaceae est entre as famlias mais comuns na maioria das formaes vegetais, com destaque para o bioma Mata Atlntica e as restingas (Souza & Lorenzi 2008). No entanto a espcie com maior ocorrncia foi a espcie Guarea macrophylla com 21 ocorrncias nas 31 parcelas amostradas. Sendo esta espcie pertencente famlia das Meliaceae. A famlia Meliaceae pertence ordem Sapindales, compreendendo cerca de 5 gneros e 120 espcies distribudos por toda a Regio Neotropical. Apresenta 16 espcies agrupadas em 4 gneros, ocorrem como espcies arbreas e nativas na Regio Sul do Brasil (Klein, 1984). O hbito da famlia constitui se de rvores (medindo em mdia de 20 a 30 m de altura) e arvoretas (medindo em mdia de 3 a 10 m de altura). So comuns nas Florestas Estacionais Deciduais e Semideciduais (FEDE), apresentando ampla e expressiva distribuio. Ocorrem tambm na Floresta Ombrfila Densa da Encosta Atlntica, mesmo em altitudes elevadas. Sua maior concentrao no Sul do Brasil (Klein. 1984). Atravs dos resultados obtidos, da analise de similaridade e do levantamento bibliogrfico sobre as espcies encontradas podemos constatar que as duas formaes vegetais predominante so a FEDE e de distribuio ampla. De acordo

9 com o mapa (imagem 01), sendo que as espcies com as bandeiras vermelhas pertencem a Floresta Semidecidual e as bandeiras azuis representam as de Distribuio Ampla. Sendo assim pode-se constatar que as espcies de distribuio ampla esto localizadas com maior predominncia, em nosso estudo, no lado norte e as espcies de FEDE tm maior ocorrncia no lado sul.

10 REFERNCIAS ATLAS AMBIENTAL DE PORTO ALEGRE .ATLAS ambiental de Porto Alegre. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2006, 228 p. BRACK, P. rvores e arbustos na vegetao natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Hieringia. Ser. Bot., Porto Alegre, n. 51 v. II, p. 139-166, out 1998. DECRETO N 5.746. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Braslia. DF. 05 abr.2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5746.htm> Acessado em: 31/05/2012. RAMBO, B. A fisionomia do Rio Grande do Sul: ensaio de monografia natural. 3. ed. So Leopoldo: UNISINOS, 1994-2000. 473 p. WILSON, P. G.; OBRIEN, M. M.; GADEK, P. A.; QUINN,C. J. 2001. Myrtaceae Revisited: A Reassessment of Infrafamilial Groups.American Journal of Botany 88(11): 2013-2025. SOUZA, V. C. & LORENZI, H. 2008. Botnica Sistemtica. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda., Nova Odessa. 704 p. KLEIN, R. M., 1984, Meliceas. In: R. Reitz (ed.), Flora Ilustrada Catarinense I Parte. R. Reitz ed. Itaja, 138p. ECOSSIS. Soluo Ambiental org. Juliano, Ana Maria et al. Plano de manejo Fazenda Morro Sapucaia RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL RPPN. 162p Porto, Maria Luiza, Org. Proteo e manejo da vegetao natural da regio de porto alegre com base em pesquisas de padres e dinmica da vegetao. Disponvel em:

11 http://ecoqua.ecologia.ufrgs.br/arquivos/Reprints&Manuscripts/Manuscripts&Misc/Pr oBral_Workshop.pdf. Acesso em: 01 jun 2012.

12 ANEXOS Imagens:

Imagem 1: Foto de satlite demonstrando a rea da RPPN, juntamente com os pontos de cada parcela.

Imagem 2: mapa geolgico regional com a localizao da cidade e da RPPN.

13

Imagem 3: Chave de similaridade dos grupos.

14 Fotos:

Foto 01: Morro Sapucaia (SUL)

Foto 02: Morro Sapucaia (Norte)

15 Grficos

Grfico 1: Representa a abundancias das famlias dentro das parcelas amostradas.

You might also like