You are on page 1of 6

INSTITUIO

NOME

HIDROGNIO

ARACAJU/SE 2013

INTRODUO

O hidrognio elemento mais simples, constitudo por um ncleo contendo um prton com um eltron orbitando em sua volta (elemento descrito na forma fundamental). O deutrio, um istopo de hidrognio que contem no ncleo um prton e um nutron, e em sua orbita tendo um eltron. Esse istopo foi descoberto por Harold c. Urey, ganhando por essa descoberta o Prmio Nobel em Qumica em 1934. O deutrio de hidrognio de grande utilidade na indstria nuclear, sendo sua diferena do istopo mais abundante somente a presena de um nutron no seu ncleo. Existe tambm o trtio, outro istopo de hidrognio que contem em seu ncleo um prton e dois nutrons. A interao do tomo de hidrognio na vida humana de grande importncia, observando a formula da gua, substncia fundamental para a sobrevivncia da humanidade, existem dois tomos de hidrognio para um tomo de oxignio.

HIDROGNIO

O hidrognio tambm vem sendo testado na produo de combustvel (energia limpa). A energia termonuclear obtida pela coliso e fuso de ncleos de hidrognio, deutrio e trtio, podendo obter o elemento Hlio com essas colises, e assim liberando enormes quantidades de energia. Com fontes de abastecimento natural muito comum em nosso planeta, a gua do mar talvez venha a ser utilizada nesse procedimento para construir fontes de energias quase inesgotveis. Este elemento no encontrado livre na natureza em sua forma atmica, localizado sempre na composio de outras substncias. Sua grande instabilidade o torna muito reativo. O hidrognio perdendo um eltron fica na forma de ction H+, ganhando um fica na forma de nion H, presente apenas em combinaes com metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os ons tambm so de grande importncia no organismo, atuam no metabolismo celular acentuando a velocidade de reaes bioqumicas. O hidrognio, elemento do smbolo H, o mais simples de todos os elementos qumicos, pois constitudo de um prton e um eltron que gira ao seu redor. Embora na terra ocupe o nono lugar entre os elementos em termos de ocorrncia, correspondendo a 0,9% da massa do planeta, o mais abundante no universo, pois apresenta cerca de 80% de toda a massa csmica. Propriedades fsicas e qumicas:

O hidrognio uma substncia simples, presente em abundncia na superfcie terrestre em combinao com os outros elementos e, em especial, na gua. Em seu estado molecular, H2, como se encontra na natureza, constitui-se de dois tomos de hidrognio, ligados por covalncia, e faz parte das emanaes vulcnicas em propores reduzidas. O hidrognio molecular, o gs mais leve que se conhece, incolor, inodoro, inspido e insolvel em gua. Sua densidade 14 vezes menor que a do ar. Ao esfri-lo com ar liquefeito e comprimi-lo fortemente, obtm-se hidrognio lquido, que entra em ebulio a -258,8 C presso atmosfrica.

Distinguem-se dois tipos de hidrognio molecular, em funo do sentido de rotao de seu ncleo ou spin nuclear. Estas variedades so o para-hidrognio, menos energtico e com diferentes sentidos de rotao dos ncleos dos tomos, e o ortohidrognio, de maior energia e com giros anlogos. Em temperatura ambiente, a proporo normal de trs partes do segundo para uma do primeiro. O hidrognio atmico no se encontra livre na natureza, mas sim combinado em grande nmero de compostos. um elemento de grande instabilidade e, consequentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrnico de diversas formas. Quando perde um eltron, constitui um ction H+, que na realidade um prton. Em outros casos se produz por meio do ganho de um eltron para formar o nion hdrico H, presente apenas em combinaes com metais alcalinos e alcalinoterrosos. Istopos do hidrognio:

A estrutura atmica do hidrognio, a mais simples de todos os elementos qumicos, apresenta um prton, o carga positiva, no ncleo, e um eltron, ou carga negativa, na camada externa. Seu peso atmico na escala comparativa externo. Seu peso atmico na escala comparativa de 1,00797. A diferena entre esse valor e o observado para o peso do hidrognio em seus compostos fez com que alguns qumicos pensassem que no se tratava de um erro de medida, mas sim do peso combinado de tomos de hidrognio de pesos diferentes, ou seja, de istopos do hidrognio. O qumico americano Halo Clauton Urey, prmio Nobel de qumica em 1934, e dois colaboradores detectaram, no resduo de destilao do hidrognio lquido, um hidrognio mais pesado. Esse hidrognio mais pesado, o deutrio, 2H ou D, tem um nutron junto ao prton do ncleo. Seu nmero atmico o mesmo do hidrognio normal, mais o peso 2,0147. Existe outro tipo de hidrognio, o trcio, 3H ou T, com dois nmeros atmicos no ncleo, alm do prton, presente em quantidades mnimas na gua natural. O trcio formado continuamente nas altas camadas da atmosfera por reaes induzidas por raios csmicos.

Obteno e aplicaes:

Em pequenas quantidades, o hidrognio normalmente produzido pela ao do zinco sobre o cido sulfrico. Entre outros processos de produo industrial, cite-se a ao do vapor ou do oxignio sobre hidrocarbonetos como o metano. Em 1783 e a segunda guerra mundial, o hidrognio foi usado para encher bales, ainda que, no caso de dirigveis para passageiros, o hlio tenha a vantagem de no ser inflamvel. Atualmente sua principal aplicao na sntese do amonaco e do metanol na difuso do petrleo. Outra aplicao importante na hidrogenao de substncias orgnicas para produo de solventes, produtos qumicos industriais e alimentos como a margarina e gordura vegetal. Em outros campos da indstria qumica e metalrgica, emprega-se tambm o hidrognio na fase de reduo para metal. Em outro contexto, a exploso de uma bomba de hidrognio, tambm chamada termonuclear, causada pela coliso e fuso de ncleos leves de hidrognio, deutrio e trcio. A obteno de um meio de controlar a reao de fuso pode levar a uma fonte de energia praticamente inesgotvel, j que tem como combustvel a gua do mar, de altssimo rendimento e grande pureza, por no gerar subprodutos.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS GROUP, Neshy, Hidrognio disponvel em: http://www.neshy.net/pt/energiarenovavel/hidrogenio.html Acessado em 12 de maro 2013 CIENCIAQUIMICA, Hidrognio disponvel em: http://www.cienciaquimica.xpg.com.br/elementos/hidrogenio.htm Acessado em 12 de maro 2013

You might also like