You are on page 1of 8

A

SUMRIO

IMPORTNCIA DA LITERATURA INFANTIL

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO APRESENTADO AO COMIT DE TICA EM PESQUISA E MRITO CINCIA DO CENTRO DE UNIVERSIDADE HERMINIO OMETTO, COMO PAARTE DA INTEGRANTE DA AVALIAO DO CURSO DE PEDAGOGIA.

1.Introduo 2.Objetivos 2.1. Objetivo geral 2.2.Objetivo especficos 3.Justificativas 4.Hipteses 5.Metodologia 6.Reviso de Literatura 6.1.Literatura 6.1.2.Escrita 6.1.3.Literatura Infantil 6.2.Literatura Infantil no Brasil 6.3.Origens da Literatura Infantil 6.4. A literatura como forma de conscincia 6.4.1.Leituras recomendadas 6.5.O maravilhoso mundo das estrias infantis 6.6.O literrio do ensino de literatura na histria da educao brasileira 6.7.A formao da literatura infanto-juvenil e suas relaes com a escola

6.8.Mapeando o ensino de literatura infanto-juvenil no sculo XXI 6.9.Monteiro Lobato 6.91.Primeiros passos 6.9.2.Sitio do pica pau amarelo 6.9.3.O editor 6.9.4.O fim 6.9.5.Livros infantis 7. Concluso 8. Referncias Bibliogrficas 9.Anexos 9.1.Monteiro Lobato

A palavra literatura provm do latim litterae, que significa belasletras. A literatura no existe antes de se conhecer a escrita, mas nem tudo que est escrito literatura. Um texto escrito s pode ser qualificado de literrio se o autor se dirige ao esprito, sensibilidade, imaginao de seus, leitores. A escrita manual pode ser de duas formas isoladas, apreciando os caracteres como letras de imprensa, e ligada, sendo unidas s outras as letras de cada vocbulo: a escrita cursiva, palavra que vem do latim e significa correr Sem a escrita, no haveria livros jornais, mais revistas, nem cdigos, nem leis. A sabedoria e a cultura dos sculos focariam perdidas. As civilizaes no aproveitariam a experincia dos que as precederam. Seriamos pouco mais que os homens das cavernas. Denomina-se literatura infantil o conjunto de obras escritas, muitas vezes ilustradas, que so lidas por crianas. A literatura Infantil Brasileira, com a obra de Monteiro Lobato, conferiu criana um lugar central respeitando seu mundo e fornecendo padres de interpretao que visam integr-la num contexto cultural. Palavras chaves: Literatura, Literatura Infantil, Monteiro Lobato, Escrita.

esumo

ABSTRACT The Word literature comes from the Latin litterae, that meant literatures the literature didnt exist before knowing the writing, but nor everything that is writing is literature. Text written can be qualified only of literary if the author goes to the spent, to the sensibility, to their readers imagination. The manual writing can be in two ways: isolated, apprehend the characters as prints, and linked, being united each other the letters of each word: it is the italic writing, word that comes from Latin and he/she means to run. Without the writing, there would not be books, newspapers, and more magazines, nor codes, nose laws. The wisdom and the culture of the centuries would focus lost. The civilizations would not take advantage of the experience of the ones that preceded them. We would be litter more than the men of the caves. He/she is called infantile literature the group of written works, many cultured times that you/they are read by children. The Brazilian Infantile Literature, with Monteiro Lobato work, checked the child a central place respecting his/her world and supplying interpretation patterns that seek to integrate her/it in a cultural context. Key word: Literature, Infantile Literature, Monteiro Lobato, Writing

1. Introduo A palavra literature provm do latim littera, e significa belas letras. A literatura no existia antes de conhecer a escrita, mas nem tudo que est escrito literatura. Um texto escrito s pode ser qualificado de literrio se o autor se dirige ao esprito, a sensibilidade, a imaginao de seus leitores. O escritor maneja os vocbulos com tanto cuidado quanto o pintor seus pincis. A literatura adota mltiplas formas: narrativas em prosa, poemas, peas de teatros, ensaios, obras histricas, filosficas, biografias, romances, descries. Nossa literatura teve inicio com as narrativas sobre a descoberta do Brasil, logo seguidas dos relatos dos catequistas religiosos que para c vieram.

Os livros que Monteiro Lobato escreveu as crianas so inesquecveis. Alguns de seus personagens Narizinho, Emilia, Tia Nastcia, Pedrinho, Vov Benta, fizeram parte da sua vida. A floresta da fazenda a caada, o ribeiro as histrias da av e os bonecos se sabugo feitos com suas prprias mos s momentos de sua infncia que ficaram registrados em suas obras infantis. A irreverncia j fazia parte de sua personalidade e a cultura que adquiriu em suas leituras e estudos foram fundamentais para a formao do escritor Monteiro Lobato. Este notvel escritor bastante conhecido entre as crianas, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde a realidade e fantasia esto lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil, 2. Objetivos 2.1. Objetivo geral Fazer abordagem atravs de pesquisa bibliogrfica, sobre a obra de Monteito Lobato e sua importncia para a literatura Infantil Brasileira. 2.2. Objetivos especficos:

lm de Monteiro Lobato, Viriato Corra e Ariosto Espinheira escreveram livros que encantaram as crianas brasileiras.

- Qual a importncia da literatura Infantil no ensino fundamental; - Apontar a vida e obra de Monteiro Lobato; - Citar as principais obras de Monteiro Lobato e qual sua contribuio para o desenvolvimento pela leitura em crianas.

3. Justificativas Sabemos que o interesse pela leitura comea desde cedo, por isso a necessidade de fazer com que as crianas do ensino fundamental, nos primeiros anos de escola tomem gosto pela leitura para que num futuro prximo possam se tornar pessoas cultas e desenvolverem o gosto pela leitura.

Hoje nos sabemos que h uma carncia grande no Brasil em termos culturais voltados para a literatura, seja por condies econmicas ou pela prpria falta de interesse em ler. Para isso o presente trabalho vem com essa proposta de introduzir a literatura ou leitura infantil em nossas crianas no ensaio fundamental, desde os primeiro anos da escola.

Hipteses Com a proposta desde trabalho podemos destacar como hipteses: - O conhecimento do aluno do ensino fundamental, no pela obra de Monteiro Lobato, mas tambm de outros escritores infantis brasileiros; - O auxlio no aprendizado de outras disciplinas, em relao a forma de escrever, interpretar textos, fazendo que o aluno tenha um raciocnio rpido; - Despertar o interesse na criana a ter gosto pela leitura para num futuro quem sabe se tornar mais um escritor da nossa literatura tanto infantil quanto adulta.

Metodologia: A pesquisa bibliogrfica foi realizada atravs de livros, artigos de jornais, site da internet, trocas de informaes com o orientador.

Reviso de Literatura: Literatura A palavra literatura provm do latim litterae, que significa belas-letras. A literatura no existia antes de se conhecer a escrita, mas nem tudo que est escrito literatura. Um texto escrito s pode ser qualificado de literrio se o autor se dirige ao esprito, sensibilidade, imaginao de seus leitores.

O escritor maneja os vocbulos com tanto cuidado quanto o pintor os seus pincis. A literatura adota mltiplas formas: narrativas em prosa, poemas, peas de teatro, ensaios, obras histricas, filosficas, biografias romances, descries. Certas narrativas so breves, outras bastante longas para encher livros inteiros. Em geral, as longas histrias so romances. O tamanho dos poemas tambm varia; alguns, muito longos, celebram a glria de grandes homens ou feitos hericos: so os poemas picos. As peas de teatro podem ser trgicas ou cmicas. Uma farsa uma comdia muito breve e engraada. Todo pais civilizado tem a sua literatura. Quando se estudam lnguas estrangeiras, em parte para poder ler o texto original a literatura de outros pases. Antes da inveno da imprensa, a boa literatura s estava ao alcance de um pblico muito restrito. No presente, todos os que sabem ler podem conhec-la. Na literatura, os gostos mudam s vezes de uma poca a outra; os contemporneos de um autor no o apreciam unanimemente. Por outro lado, o autor nem sempre consegue transmitir aquilo que desejaria. Mas a boa literatura resiste prova do tempo. As obras antigas que ainda so lidas com prazer denominam-se clssicas. Algumas obras literrias so to notveis que os homens ainda as lem com prazer centenas ou mesmo milhares de anos aps a sua criao. A Ilada e a odissia datam da poca dos antigos gregos. Tal , tambm, o caso de certas fbulas de xodo. Shakespeare, um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, viveu no sculo XVI e comeo do sculo XVII; entre os escritores franceses clssicos, podemos citar Molire, Racine e Corneille. Entre as obras primas do passado, muito tomaram, com o tempo, uma significao diferente daquele que o autor lhes havia dado. Muitos livros adaptados para a juventude eram, inicialmente, destinados aos adultos: os contos, por exemplo, ou num gnero diferente. As Viagens de Gulliver, que Jonathan Swift criara com uma stira poltica.

Escrita difcil imaginar que a escrita tenha tido um comeo. Houve tempo em que no havia alfabeto nem coisa parecida E, ainda mais, em poca muito remota, ningum sabia ter nem escrever. No necessrio ir aos tempos pr-histricos para encontrar pessoas que no sabem ler e nem escrever. O analfabetismo ainda domina em muitas partes do mundo. Os governos tm-se esforado, dia a dia, para elimin-lo da face da terra. Mas ver algum aprender a escrever nos dias atuais no nos ajuda a imaginar como foi criada a escrita. Aprender a escrever, graas ao ensino de uma professora, que transmite ao aluno seus conhecimentos, e inventar um modo sabiam faze-lo, so coisas muito diferentes. A escrita nasceu h milhares de anos. O primeiro espcime de escrita de que se tem conhecimento foi descoberto nas paredes de uma caverna pr-histrica. composto unicamente de desenhos s tenham sido concebidos com fins decorativos. Nesse caso no seria escrita. Alguns representam provavelmente a lista de animais mortos durante uma boa estao de caa. Outros representam, talvez, mensagens aos deuses, talvez, preces para que eles protegessem a caa. Ainda que os desenhos das cavernas no tenham sido concebidos com inteno de escrever, certo que os primeiros espcimes de escrita foram pictogrficos, isto , composto de imagens. Todas as maneiras de escrever que conhecemos, sem exceo, tem origem pictogrfica. Algum tempo depois do descobrimento da Amrica, os ndios usavam ainda o desenho para representar a escrita. Eis a histria que contm a ilustrao com a legenda histria desenhada por ndio na pele de um animal: Um grupo de homens brancos instalou-se na vizinhana. Oito soldados armados de fuzil fizeram uma fogueira. Um oficial e cinco homens brancos fizeram outra. O grupo guiado por dois ndios, que montam guarda em torno de outra fogueira. O chefe dos ndios chama-se Falco que se precipita sobre sua presa. Os ndios foram caa: apanharam uma galinhola e uma tartaruga. Para compor uma mensagem assim to simples, o desenho suficiente.

Mas, quando se trata de palavras abstratas, o desenho no tem serventia. H milhares de anos os egpcios inventaram uma maneira de escrever, chamada hieroglfica, que quer dizer escrita sagrada gravada na pedra. O hierglifo, porm, no so todos de inspirao religiosa, e nem sempre so gravados na pedra. Muitos so traados com tinta em papiro. Durante muito tempo os hierglifos foram um enigma. Champollion, no curso de uma expedio ao Egito, descobriu um fragmento de basalto com inscries em hierglifos e em gregos. Partindo da traduo grega, chegou a decifrar, pela primeira vez, a escrita hieroglfica.

You might also like