You are on page 1of 16

O TANGRAM E A GEOMETRIA

Prtica Pedaggica em Matemtica 1 UERJ Didtica da Matemtica USS Prof. Ilydio Pereira de S

CONTEDOS
FIGURAS GEOMTRICAS PLANAS NGULOS CONGRUNCIA DE FIGURAS REAS E PERMETROS

OBJETIVOS
Utilizao das peas como modelo geomtrico; Formar novas formas, a partir das peas do Tangram; Medir e classificar ngulos; Reconhecer formas congruentes e semelhantes. Medir permetros e reas planas.

O TANGRAM

"Conta a lenda que um jovem chins despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasio, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho voc registrar tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discpulo, surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mos, quebrando-se em sete peas. Ento o mestre disse: - Agora voc poder, com essas sete peas, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

CONSTRUO PASSO A PASSO

ATIVIDADE N 1: resumo
Construo do TANGRAM: O Tangram um quebra-cabeas Chins formado por sete peas e trs formas geomtricas: 2 tringulos grandes
1 tringulo mdio 2 tringulos pequenos

1 quadrado 1 paralelogramo

ATIVIDADE N 2
Criao livre de diversas formas usando o Tangram.

EXEMPLO:

ATIVIDADE N 3
Composio de formas, a partir de outras

ATIVIDADE N 4
Observando, sobrepondo, comparando e compondo de maneiras diversas as peas do Tangran, procure as respostas para as seguintes questes: 1. Todas as peas so polgonos. Classifique cada um deles. Resposta: 5 tringulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo 2. Separe, dentre as peas do Tangran: a) dois polgonos geometricamente iguais; Resposta: os dois tringulos maiores (indicados por A, na figura ao alto)

b) dois polgonos semelhantes, mas no congruentes, indicando a razo de semelhana do menor para o maior; Resposta: Por exemplo, o tringulo o tringulo M e o tringulo A, razo de 1 para 4 (1/4), ou seja, o tringulo A equivalente a 4 tringulos M.

A 1 2 M 4

c) dois polgonos equivalentes no geometricamente iguais.

Resposta: Por exemplo, o paralelogramo R e o quadrado G. Ambos so equivalentes a dois tringulos M. d) Se tomares para unidade a rea de cada um dos tringulos menores, qual a medida de rea:
do quadrado pequeno; Resposta: 2 tringulos do paralelogramo; Resposta: 2 tringulos de tringulo mdio; Resposta: 2 tringulos de cada um dos tringulos grandes; Resposta: 4 tringulos do quadrado grande que constitui o Tangram. Resposta: 16 tringulos

Agora um desafiozinho... e) No conjunto das 7 peas do Tangram bsico, existem: quantos comprimentos diferentes dos lados dessas peas? Resposta: 4 comprimentos

Quantas amplitudes de ngulos diferentes? E quais so?


Resposta: 3 ngulos, que so: 45, 90 e 135 Todos os tringulos retngulos do Tangram so do tipo Issceles (2 lados iguais, logo possuem tambm 2 ngulos iguais. Como a soma desses ngulos 90, cada um deles mede 45.
45
90

45

O Paralelogramo, consequentemente, ter ngulos de 45 e 135.


45

135

claro que a pea quadrada possui 4 ngulos de 90.

f) Quantas medidas de reas diferentes encontramos nas 7 peas do Tangram? Resposta: 3 medidas, a do tringulo menor (peas M e N). A do quadrado , do paralelogramo e do tringulo mdio (G, T e R) iguais ao dobro da medida da rea do tringulo menor. Temos ainda as reas dos dois tringulos maiores (A) que so iguais a 4 vezes a rea do tringulo menor.

g) Construa, com as 5 peas menores, um TRINGULO.


Resposta: Soluo fcil, s lembrar da soluo inicial que formava com as 7 peas o quadrado do Tangram e retirar a metade formada pelos dois tringulos maiores. Veja.

You might also like