You are on page 1of 31

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA

HELOISA DA SILVA ANDRIOLLI PEDRO ROUSSELET CRIZEL RENATO DE SOUSA FERNADES

RELATRIO PESQUISA SOBRE CABOS E ARCOS

Itaja 2011

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA

HELOISA DA SILVA ANDRIOLLI PEDRO ROUSSELET CRIZEL RENATO DE SOUSA FERNANDES

RELATRIO PESQUISA SOBRE CABOS E ARCOS

Trabalho

apresentado

como

requisito

para

obteno de nota referente mdia trs (M3) na disciplina de Teoria das Estruturas, ressaltando que o mesmo requerido pelo prof. Andriei Jos Beber; Eng. Civil; MSc.; Dr.

Itaja 2011

Sumrio

Lista de figuras

INTRODUO O estudo realizado abordar o funcionamento e a determinao dos esforos internos solicitantes em sistemas estruturais de forma ativa, cabos e arcos especificamente. Apontando assim, os conceitos que definem o funcionamento desses sistemas estruturais, bem como as expresses e os procedimentos necessrios para a determinao de seus esforos internos solicitantes.

1. CABOS

1.1. INTRODUO

As estruturas formadas por cabos tm sua aplicao bastante difundida em obras de engenharia civil, como pontes pnseis, linhas de transmisso, os cabos tensores para torres elevadas e coberturas pnseis, alm dos telefricos. De acordo com SHAEFFER (1984), depois das cavernas, a tenda a mais antiga forma de moradia, existindo evidncias de abrigos feitos de pele e ossos de mamute, por mais de 40 mil anos, na Ucrnia. Estes elementos so conhecidos como estruturas retesadas (esticadas) pela razo de se obter o bom funcionamento do sistema. Aplica-se de forma indevida o uso de termos como estruturas tensionadas, protendidas e at mesmo a mais corrente tensoestrutura, pelo simples fato de que possuem ambiguidade conceitual para finalidade de entendimento. As estruturas tensionadas, designada aos cabos, no esto sujeitas compresso devido natureza de seu comportamento, porm a palavra tenso aborda todos os estados de solicitao interna. Uma vantagem explicita no mbito das estruturas retesadas o peso prprio deste tipo de estrutura. Sendo o peso especfico da estrutura, que a grosso modo, pode ser duas ordens menor de grandeza em relao ao concreto armado e de uma ordem menor em relao a uma estrutura convencional de ao, torna-se um empecilho para o projeto quando atuada a fora de vento sobre os cabos, uma vez que estes no possuem uma estabilidade aeroelstica efetiva para este tipo de carregamento. Quanto aos materiais utilizados na concepo dos cabos, ou at mesmo ausncia de um material adequado, criou-se uma dificuldade analtica de grandes propores, levando ao retardamento do uso por uma longa data. Foi a partir do sculo passado, com o conhecimento mais afundo dos aos de alta resistncia, que o desenvolvimento destes elementos retesados foram explorados de forma devida. Os cabos tm sua ampla aplicao devido funcionalidade quanto transmisso dos esforos e sustentao de cargas. A fim de analisar os cabos de forma relacionar fora sobre o cabo e sua inclinao, suposto ento o cabo ser perfeitamente flexvel e sua forma inextensvel. Sendo os cabos elementos lineares capazes de suportar as cargas desenvolvendo somente esforos axiais de trao. O cabo adquire uma forma de equilbrio que varia com a posio e a quantidade de cargas quando solicitado por um carregamento, assim, para cada conjunto de carregamento, tem-se uma determinada forma. A forma que o

cabo adquire corresponde exatamente ao caminho que as foras percorrem at chegar aos apoios, e que esse caminho recebe o nome de funicular. (REBELLO, Yopanan C. P. 2003).

1.2. TIPOS DE CABOS


Os cabos so estruturas lineares com grande desempenho aos esforos de trao. Num cabo ideal, os esforos de compresso, cortantes, de flexo e de toro no so resistidos pelo mesmo. Na realizao do estudo esttico, adota-se a hiptese que os cabos so completamente flexveis, ou seja, possuem momento fletor e esforo cortante nulos ao longo de todo o comprimento. Sendo assim, os cabos ficam submetidos apenas aos esforos normais de trao. A forma de um cabo dependente do tipo de carregamento que est sendo aplicado ao mesmo e se o carregamento for muito superior ao peso prprio do cabo pode ser desprezado nos clculos. A geometria de um cabo deformado por um carregamento denominado de forma funicular do cabo. Existem tipos de formas funiculares diferentes para cada carregamento, exemplos:

Figura 1 Formas Funiculares de cabos submetidos a diferentes carregamentos. < http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>

A catenria possui uma geometria mais baixa que a parbola devido ao peso ficar concentrado nas extremidades.

Figura 2 Esquema de comparao entre a forma funicular da Catenria e da Parbola. < http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>

Nos casos em que a flecha (f) e o vo entre as extremidades (L) tiver a relao de (f / L) 2, constata-se que as formas de catenria e parbola so praticamente iguais. Sendo assim, nestes casos usado a forma da parbola para determinao dos pontos geomtricos ao longo do cabo.

1.3.

BREVE HISTRICO

Praticamente todos os povos nmades da antiguidade das regies ridas, e at mesmo os povos nmades da atualidade, fizeram e fazem uso de tendas como elementos de moradia. Dentre todas as tendas, a que mais se destaca a tenda negra do Oriente Mdio, a qual, por ter sua rigidez garantida pela protenso do tecido de cobertura, o tipo que mais se aproxima das tendas contempornea protendidas do sculo XX. Os primeiros indcios do aparecimento de tendas so datados cerca de 3000 a.C., pelos assrios e egpcios. J em 480 a.C., os persas se utilizavam das tendas como elementos luxuosos para o abrigo do rei Xerxes. Os gregos se apropriaram desta tenda aps a batalha de Plataea, e com o tempo passou a ser aplicado aos cenrios de Odeon e aos teatros. Assim como as tendas, as pontes pnseis flexveis so umas das estruturas mais antigas desenvolvidas pelo homem. Embora a construo se baseasse num conhecimento emprico, com materiais usualmente utilizados (cordas, cnhamo e bambu), h alguns indcios de que a China possua pontes com correntes de ferro, o que aparenta ser relativamente moderno para sua poca, j que estes registros datam mais dois sculos antes da era crist. Seguindo a mesma lgica das pontes chinesas, a Europa s se viu inserida neste contexto de pontes constitudas de correntes metlicas a partir da metade do sculo XVII. Nos Estados Unidos a grande eficincia estrutural do ao forjado, definida pela resistncia e trabalhabilidade, comeou a ser explorada no incio do sculo XIX por James Finley, construtor de pontes. Com a reduo dos efeitos dinmicos, como o do vento, por exemplo, devido ao enrijecimento do tabuleiro, os projetistas que sucederam Finley passaram se guiar no comportamento esttico, chegando ao ponto de afirmarem que a partir de um dado vo, as pontes seriam intrinsecamente estveis, prescindindo de qualquer forma de enrijecimento. O colapso da ponte de Tacoma, em 1940, quebrou esta nova tendncia de projeto que at ento era inovadora. Com o desfecho da ponte de Tacoma, criou-se a percepo que somente a compreenso do comportamento aerodinmico das pontes pnseis era

insuficiente. A partir desse incidente, a necessidade de conhecimento gerou um salto tecnolgico, possibilitando os projetistas vencerem vos cada vez maiores. Enquanto houve uma evoluo contnua das pontes, as tendas ficaram praticamente estagnadas, voltando a serem mais difundidas na Europa e Estados Unidos j prximo ao sculo XIX. A empresa Stromeyer, por exemplo, foi estabelecida em 1872, na Alemanha, mantendo-se atuante at hoje na fabricao de grandes tendas. Em 1952, na Carolina do Norte, pode-se apontar a construo da Arena de Raleigh como sendo elemento fundamental na modernidade das estruturas retesadas. Com um vo de 95 metros, sua cobertura consiste em dois conjuntos de cabos de ao, quase que ortogonais entre si, formando uma superfcie parabolide hiperblica, levando em considerao o princpio que as tendas tradicionais j empregavam no passado.

2. ARCOS 2.1. INTRODUO

As estruturas formadas por arcos so largamente utilizadas na construo civil, em pontes de arcos, para vencer grandes vos, alm de portas, janelas, aquedutos e usados ainda como elementos de composio tridimensional de abbadas. Os arcos so elementos que, se em sua forma ideal (arco funicular, por exemplo), sofrem somente esforos de compresso. Por causa destes esforos de compresso, possuem uma seo transversal de maior dimenso quando comparados aos cabos, logo, possuem um peso prprio mais elevado que gera assim esforos de flexo e cisalhamento. Assim como os cabos, os arcos geram reaes horizontais nos apoios, mesmo quando submetidos a carregamentos verticais. A intensidade das reaes horizontais varia inversamente com a altura do arco. As estruturas comprimidas podem vir a sofrer com o fenmeno de flambagem. Para garantir que a estrutura no sofra flambagem, aumenta-se a inrcia da mesma. Assim como os cabos, os arcos geram reaes horizontais nos apoios, mesmo quando submetidos a carregamentos verticais. A intensidade das reaes horizontais varia inversamente com a altura do arco. De acordo com Torroja (1996), Se a coluna arquitetura pura, o arco engenharia; ou melhor dito, -para distanciar de toda interpretao profissional, se a coluna arte, o arco tcnica; sem que isto queira dizer, nem que a coluna falte tcnica, nem que o arco seja incapaz de uma belssima expresso esttica.

2.2. TIPOS DE ARCOS


No que diz respeito aos tipos de arcos destacam-se em diferentes formas, cada qual com suas peculiaridades e caractersticas. A escolha do arco a ser utilizado depende da finalidade do seu uso, tanto esttica quanto esteticamente. Os carregamentos a que o arco ser submetido acabam influenciando no seu dimensionamento, tanto como o vo a ser vencido ou o tipo de material a ser utilizado.

Os principais tipos de arco so:

Arco semi-circular: este arco tambm conhecido como arco romano, um arco biapoiado, com a relao horizontal para vertical de 2:1, respectivamente. Por este tipo arco possuir esta relao no aconselhvel para vencer grandes vos;

Figura 3 Esquema de um arco semi-circular.

Arco elptico: o arco possui formado de elipse como o seu nome sugere, pode conter dois ou mais apoios e viavl para vencer tanto vos largos como curtos devido sua utilizao em sua forma estreita ou larga.

Figura 4 Esquema de um arco elptico.

Arco parablico: o arco em forma de parbola do ponto de vista estrutural, o tipo mais adequado de arco. Isto deve-se ao ser formato coincidir com o diagrama de momentos fletores o que faz com que as tenses de flexo na estrutura sejam elimanadas;

Figura 5 Esquema de um arco parablico. < http://www.fec.unicamp.br/~estruturastubulares/vivencia/img15.jpg>

Arco Hipeblico: este arco possui forma de hiprbole e devido dificil realizao desta geometria no usualmente encontrado. Arco Gtico: A geometria desde arco essencialmente religiosa e comumente encontrado nas grandes catedrais europias. Ele possui uma ponta(ogiva) apontando para cima no seu topo, o que era entendido como uma proximidade com deus.

Figura 6 Esquema de um arco gtico. < http://www.mat.uel.br/geometrica/php/img/gif/dg_ex_re/Aula8t/4/21.gif>

2.3. BREVE HISTRICO


O uso dos arcos surgiu na antiguidade com a civilizao, na Babilnia, Grcia Antiga, antigo Egito e Assria o empregando em estruturas de drenagem e abbodas (abbodas - conjunto de arcos tri-dimensional). Mais tarde, os romanos foram responsveis pelo emprego do arco em grande escala, conquistando com isso maiores vos, e edifcios de dimenses monumentais. Estabeleceram o arco como alternativa estrutural. neste passo da Histria que o arco de volta perfeita, semicircular assentado em pilares, se propaga.

Durante o perodo medieval podem-se evidenciar os estudos desenvolvidos por Villard de Honnecourt, que formulou regras de dimensionamento e de tcnicas construtivas. Neste estudo estava incluso metodologias de implantao de estruturas e de levantamento geomtrico, bem como tcnicas de construo de arcos e corte de pedra. Com o estilo gtico, difunde-se um novo estilo de arco que se cr ter sido empregado anteriormente pelos assrios. Este estilo evidenciado pelas formas geomtricas, compostas de linhas e crculos, ficando o dimensionamento dos elementos externos ao cargo de regras empricas. Leonardo da Vinci pela primeira vez, ao fim do sculo XV, em investigao sobre a resistncia dos materiais, desenvolveu o Princpio dos Trabalhos Virtuais, onde desenvolveu os conceitos de vetores e decomposio destes e empregou o tirante a fim de absorver o impulso horizontal ao nvel de arranque. Em 1638, Galileu foi o primeiro a considerar a anlise da resistncia de uma estrutura, desenvolvendo estudos sobre trao e flexo de elementos estruturais no intuito de responder a questo Qual o valor da carga de ruptura de um elemento?. Philippe de La Hire ao fim do sculo XVII e incio do XVIII foi o primeiro a aplicar os conceitos da esttica a arcos e abbadas. Em 1731, La Hire criou um mecanismo de colapso possvel para uma estrutura real, a fim de fundamentar as regras de proporo geomtrica para o dimensionamento de estruturas de suporte de arcos e abbadas, que consistia em dois cortes simtricos de 45 a partir do centro do semicrculo. Previa que a parte central exerceria uma fora capaz de promover o deslocamento sobre as juntas fraturadas, empurrando a estrutura de suporte para o exterior. Contudo, La Hire no considerou de forma conveniente o atrito, analisado por Coulomb anos mais tarde. Dois anos aps o experimento de Philippe de La Hire falhar, Danyzy demonstrou que ao aplicar cargas, desenvolviam-se depresses nos arcos atravs da formao de rtulas e no por deslizamento, contrariando assim os estudos de La Hire. Somente em 1773 que Coulomb desenvolveu estudos sobre a anlise dos arcos, estando explcito o mecanismo de colapso mais provvel e os valores limites dos impulsos correspondentes. Assim como Danyzy, Coulomb provou que o nico modo de gerar um colapso na estrutura seria atravs da formao de rtulas. A partir do final do sculo XVIII foi possvel desfrutar de um conhecimento mais amplo dos materiais e da teoria mecnica, mesmo que ainda fossem aplicadas as regras de dimensionamento de arcos e abbadas de forma emprica. Nas ltimas dcadas, observou-se a evoluo da capacidade computacional, o que provocou uma maximizao positiva dos resultados, culminando na diminuio dos erros relativos anlise de estruturas.

3. ANLISE DE EXERCCIOS

3.1. 1 Questo Comportamento dos sistemas estruturais de forma ativa

Conforme o que j foi comentado acerca do comportamento de cabos e arcos, quando em suas formas ideais os mesmos devero apresentar momento fletor e esforo cortante nulos ao longo de seu comprimento, estando assim submetidos apenas a esforos normais. Os cabos devem estar submetidos apenas esforos de trao, enquanto os arcos estaro recebendo esforos de compresso. So estruturas flexveis, diferentemente das vigas, por exemplo, e o seu formato coincide com o fluxo dos carregamentos aplicados sobre eles. Em arcos, a linha natural dos esforos a linha funicular de presso e em cabos, a linha funicular de trao. Nos cabos, este mecanismo conhecido como linha funicular, faz com que o sistema estrutural assuma a sua forma devido aos esforos nele aplicados. Alguns exemplos de cabos e linhas funiculares especficas esto representados na Figura 1, no item 1.2 (Tipos de cabos). 3.2. 2 Questo Determinao das reaes de apoio em cabos.

3.2.1. Cabo com duas cargas concentradas aplicadas em seu tero mdio.

Figura 7 2 Questo Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>.

Aplicando-se as equaes de equilbrio no plano tem-se que:

Portanto:

Como

Para a descoberta da reao horizontal necessria a utilizao de mais uma equao de equilbrio, utilizando-se das propriedades dos cabos, onde os mesmos no devero sofrer momento fletor em nenhum ponto. Sendo assim, faz-se uma seo no ponto onde se deseja analisar e aplica-se a equao. Neste caso foi analisado o ponto C.

Figura 8 Seo de anlise Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>.

Visando a comprovao das equaes utilizadas, aplicou-se a estrutura em questo no software Ftool, com a utilizao de valores para as distncias e cargas aplicadas, conforme demonstrado na Figura 9.

Figura 9 Estrutura em estudo representada no Ftool

Encontrou-se ento as reaes e o diagrama de esforo normal (de acordo com o comportamento dos cabos, os diagramas de momento fletor e esforo cortante apresentaram-se com valores nulos ao longo da estrutura):

Figura 10 Reaes e diagrama de esforo normal.

interessante observar a relao entre cabos e vigas de mesmo vo e carregamento. Em tal situao, ambos apresentariam as mesmas reaes de apoio vertical. Ao mesmo tempo, possvel criar uma relao entre o momento fletor mximo da viga e o empuxo horizontal do cabo, o que recomenda a utilizao de uma viga de substituio para a realizao do clculo de cabos.

3.2.2 Cabo com fora distribuda uniformemente ao longo do comprimento do cabo

Figura 11 2 Questo

Aplicando-se as equaes de equilbrio no plano tem-se que:

Como

Aplicando-se novamente o mtodo da anlise da seo, desta vez cortando no centro da estrutura analisada, obteve-se que:

Figura 12 Seo de anlise

Sendo assim:

3.3. 3 Questo Determinao das reaes de apoio e fora normal mxima em um cabo em um exemplo de aplicao

Figura 13 3 Questo

Primeiramente transforma-se a carga distribuda volumtrica em carga distribuda linear, multiplicando-a pela largura de sua rea de influncia no cabo. Para transform-la em uma carga concentrada, tal carga dever ento ser multiplicada pelo comprimento da passarela. Com a aplicao das equaes de equilbrio no plano chega-se ao seguinte: *( ) +

Devido a simetria do cabo tem-se que

, e portanto :

J para o clculo de empuxo horizontal, utiliza-se da relao entre o cabo e a viga de substituio. Descobre-se o momento mximo atravs do empuxo horizontal da questo anterior e aplica-se a equao de igualdade.

Como

, ento:

Empregando-se os valores do exemplo:


( ) [
( )

Para a descoberta do esforo normal mximo, mais uma vez necessrio o uso da relao entre um cabo e uma viga de substituio. Neste caso observa-se que o a variao do esforo normal no eixo y no cabo coincide com o esforo cortante na viga de substituio. Logo: [( *( ) ) ( ( ) ] ) +

Com o valor do esforo cortante mximo descoberto atravs de clculo e verificado pelo Ftool (Figura 14), encontrado o esforo normal. O esforo normal no cabo ser mximo quando o esforo cortante na viga de substituio for mximo.

Figura 14 Esforo cortante na viga de substituio

*( ) *( ) [(

( ( ) (

) + ) + ) ]

3.4. 4 Determinao das reaes de apoio em um arco e anlise de seu funcionamento

Figura 15 4 Questo

Para o clculo das reaes de apoio em um arco, utiliza-se as equaes de equilbrio no plano:

Para que o arco funcione como linha de presso necessrio que o mesmo apresente uma forma que impea o surgimento de esforos de flexo. Para que isto acontea o formato do arco dever coincidir com o seu diagrama de momentos fletores. Dessa forma, considera-se, do ponto de vista estrutural, o arco parablico como o tipo mais adequado.

4. ANLISE ESTRUTURAL

4.1 ANLISE DE UM ARCO COM CARGA CONCENTRADA

Ser aqui detalhado o processo para a obteno das reaes de apoio e determinao das equaes dos esforos internos solicitantes de um arco bi-apoiado com carga concentrada.

Figura 16: Diagrama de corpo livre de arco bi-apoiado Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>.

4.1.1 REAES DE APOIO

4.1.2

DETERMINAO DOS ESFOROS INTERNOS SOLICITANTES:

Devido ao fato da variao da direo da curva do arco, a anlise dos esforos internos solicitantes deve prever essa variao, utilizando-se da combinao de coordenadas x e y, bem como de seus equivalentes trigonomtricos seno e cosseno. O esforo normal em um arco ser perpendicular a seo, enquanto o esforo cortante deste arco ser ortogonal ao esforo normal. Como o arco varia sua direo junto com a variao do , supe-se um infinitsimo do arco como sendo uma reta, transferindo a reao . e colocando-a em funo do ngulo

Figura 17: Carregamentos em funo de

Empregando-se o mtodo da sees, encontra-se as seguintes equaes para os esforos internos solicitantes:

- Esforo normal:

- Esforo cortante:

- Momento fletor:

Figura X: Braos de alavanca dos momentos

Colocando a em funo de R e :

( (

) )

Com as equaes possvel determinar os diagramas dos esforos internos solicitantes do arco, como demonstrado na Figura X.

Figura 18: Diagramas dos esforos internos solicitantes Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>.

4.2 ANLISE DE UM ARCO COM CARGA DISTRIBUDA

Empregando os procedimentos utilizados para o exemplo anterior, foi estudado um arco com carga distribuda, como apresentado na Figura 19:

Figura 19: Diagrama de corpo livre de arco bi-apoiado Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>.

4.2.1 REAES DE APOIO

[ ( ) ( )

4.2.2

DETERMINAO DOS ESFOROS INTERNOS SOLICITANTES

- Esforo normal:

[ [

( ) ( ) ]

[ ( ) (

( )

) ]

[ ( )

Esforo cortante:

[ [ Momento fletor: ( )

( ) ]

[ ( ) (

( )

) ]

[ ( )

[ ( )

)]

[ ( ) ( )

) ]

[ ( )

)]

)] }

Derivando-se a funo de momento fletor em relao obtm-se:

( )

[ ( )

[ ( )

Diferentemente do que foi observado na disciplina de Teoria das Estruturas, a derivada do momento fletor no representa o esforo cortante. Justifica-se tal ocorrncia pelo fato de que o esforo cortante a derivada da funo momento fletor em relao (varivel que descreve o comprimento do eixo da pea), ento analisando o infinitsimo do arco (ds), preciso considerar tambm a varivel R (relao entre o ponto analisado e o centro do arco), com a seguinte relao expresso encontrada acima, multiplicada por R ( ) ( ) . Sendo assim, a equao correta seria a

Deve-se ressaltar que a forma ideal de apoio da estrutura calculada acima seria feita atravs de 2 apoios rotulados fixos, com uma rtula em seu ponto mais elevado, de

forma que, neste ponto de maior exigncia o momento passaria a ser nulo, preservando-se a isostaticidade da estrutura.

4.2. ANLISE ESTRUTURAL DO CABO.

Para iniciar a anlise estrutural de um cabo, deve-se primeiramente calcular as reaes de apoio. Os sistemas estruturais utilizando cabos geram nos apoios um empuxo horizontal, exigindo que os seus vinculos sejam 2 ordem. Deve-se levar em conta tambm as condies de equilibrio da esttica, para determinao das reaes, no esquecendo que o momento fletor sempre ser nulo devido flexibilidade dos cabos. As trs equaes de equilibrio a serem respeitadas so:

Adicional s equaes de equilibrio ser necessria uma quarta equao para a determinao do empuxo horizontal nos apoios. Levando em conta que o momento fletor nulo ao longo do cabo, escolhe-se um ponto arbitrrio ao longo do mesmo e faz-se a anlise do momento esquerda ou direita do ponto. Desta forma encontra-se o empuxo horizontal nos apoios. tambm importante ressaltar que quanto menor for a flecha de um arco (distncia da extremidade vertical at ao alinhamento dos apoios), maior ser o empuxo nos apoios. Para fins de clculo de reaes verticais em um cabo, possivel compara-lo com uma viga de mesmo comprimento e carregamento. Atravs desta comparao observa-se que as reaes de apoio vertical so idnticas, respeitando o comprimento do vo e os carregamentos. Alm da igualdade de reaes verticais, tambm observa-se uma relao entre o diagrama de momento fletor da viga de comparao e o empuxo horizontal nos apoios do cabo. Aps a determinao das reaes de apoio avana-se para o clculo dos esforos internos solicitantes, no caso dos cabos somente os esforos normais de trao. Para a determinao dos esforos internos utilizado o mtodo das sees, e destaca-se que os esforos de trao mximos so geralmente encontradados nas extremidades do arco, prximo aos apoios, devido a componente vertical da trao ser muito elevada nestes pontos. Para o clculo de esforos de trao derivados de carga pontuais observado o seguinte exemplo:

Figura 20 Clculo de Esforos Internos. Disponvel em: <http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>. Trecho AC (0 x < L/3) Fx = 0 NACx = PL / 3f; Fy = 0 NACy = P, logo

(NAC) = (NACx) + (NACy) ;

NAC = [(PL / 3f) + P] . Trecho CD (L/3 x < 2L/3) Fx = 0 NCD = H = PL / 3f; Fy = 0 P P = 0, equilbrio satisfeito.

Para o Trecho DB, temos que o NAC=NDB, devido a simetria do arco e dos carregamentos. Nos seguinte exercicios ser resolvidos demonstrado no item mais

detalhadamente as etapas de clculo de um cabo e a determinao de esforos internos de um cabo subtimetido a uma carga distribuida uniformemente.

CONCLUSO Aps o desenvolvimento deste trabalho pde-se observar as principais diferenas e similaridades entre cabos e arcos. Assim, foi possvel perceber como funciona cada um dos sistemas e quais os procedimentos necessrios para calcular as reaes de apoio e os esforos internos solicitantes em cada um Os cabos tm sua ampla aplicao devido funcionalidade quanto transmisso dos esforos e sustentao de cargas. Sendo os cabos elementos lineares capazes de suportar as cargas, desenvolvendo somente esforos axiais de trao. Assim como os cabos, os arcos geram reaes horizontais nos apoios, mesmo quando submetidos a carregamentos verticais. Por fim, ressalta-se a importncia da realizao da atividade proposta, onde complementa-se a matria estudada em sala de aula, alm de relacionar os temas estudados com o conhecimento prvio adquirido durante as aulas.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

UFSC.

Disponvel

em

<http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf> Acesso em: 10 de dez. de 2011. PUCPR. Disponvel em Acesso

<http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/FrameCurso1Completo.htm> em: 10 de dez. de 2011.

SISTEMAS

Estruturais.

Disponvel

em: Acesso

<http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/FrameCurso1Completo.htm>. em: 11 dez. 2011.

VALLE, ngela do; LA ROVERA, Henriette Lebre; PILLAR, Nora Maria de Patta. Anlise Estrutural I. Disponvel em:

<http://pet.ecv.ufsc.br/site/downloads/apoio_did%E1tico/ECV5219%20%20An%E1lise%20Estrutural%20I.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2011.

HIBBELER, R.C. Esttica: mecnica para engenharia. 10. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. u v.

LANA, Pedro D. N. Anlise estrutural de abbodas poli-nervuradas: aplicao ao Coro Alto do Mosteiro dos Jernimos. Braga: Universidade do Minho, 2006. MERIAM, James L. Esttica. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora Ltda., 1994. u v. PAULETTI, Ruy M. O. Histria, anlise e projeto das estruturas retesadas. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2001.

You might also like