You are on page 1of 24

Doenas Sexualmente Transmissveis

O que so Doenas Sexualmente Transmissveis (DST)? So doenas causadas por micrbios que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra nas relaes sexuais.

Pode-se pegar DST em qualquer tipo de relao sexual? Sim. As DST so transmitidas em qualquer tipo de relao sexual (vaginal, oral ou anal), desde que um(a) dos(as) parceiros(as) esteja infectado(a).

Existem outros modos de transmisso? Sim, algumas DST podem ser transmitidas: da me para o filho durante a gravidez, o parto e amamentao; pelo uso de materiais perfurantes ou cortantes no esterilizados; pelo compartilhamento de agulhas e seringas; pela transfuso de sangue contaminado.

Como prevenir as DST? O principal modo de evitar as DST com o uso correto da camisinha masculina ou feminina nas relaes sexuais. Mas importante tambm: utilizar somente seringas, agulhas e materiais perfurocortantes esterilizados; vacinar-se contra Hepatite B; as mulheres realizarem exame preventivo de cncer de colo do tero periodicamente e no caso das mulheres grvidas, comparecer a todas as consultas de pr-natal.

Uma pessoa com DST tem maior risco de adquirir o HIV (vrus da aids)? Sim. O controle das DST passou a ser ainda mais importante aps o surgimento da aids. Estudos mostraram que pessoas com DST e infeces do sistema reprodutivo no ulcerativas tm o risco de se infectar com o HIV (vrus da aids) aumentado de 3 a 10 vezes. Se a DST manifesta-se na forma de feridas genitais, este risco aumenta 18 vezes.

Quais so as principais manifestaes das DST? Corrimento: aparece no pnis, na vagina ou no nus. Pode ser esbranquiado, esverdeado ou amarelado como pus. Pode ter cheiro forte e ruim. Algumas vezes acompanhado de dor ao urinar ou durante a relao sexual. lceras (feridas): podem aparecer nos rgos genitais ou em qualquer parte do corpo, com ou sem dor. Verrugas: so caroos que em estgios mais avanados apresentamse em forma de couve-flor. Geralmente no doem, mas pode ocorrer irritao ou coceira. Bolhas: geralmente so pequenas e localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pnis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.

LEMBRE-SE
Nem todas as DST apresentam essas manifestaes. o caso da infeco pelo HIV e da Hepatite B, que tm outros sintomas.

1) DST QUE CAUSAM FERIDAS

Sfilis
uma infeco causada pela bactria Treponema pallidum. Sintomas: primeiro estgio: aproximadamente trs semanas aps o contgio, surge uma ferida no rgo genital. Esta ferida tem base dura (por isso chamada de cancro duro), geralmente indolor, contagiosa e desaparece mesmo sem tratamento. Mas isso no significa que a pessoa se curou. Se a doena no foi tratada, o doente passar ao segundo estgio. segundo estgio: de 45 a 180 dias aps o contato podem surgir manchas na pele (inclusive nas palmas das mos e nas plantas dos ps) e nguas. comum acontecer tambm queda temporria de cabelos e mal estar geral. Alguns desses sintomas podem desaparecer sem tratamento, mas isso tambm no significa que a pessoa se curou. terceiro estgio (sfilis tardia): ocorre geralmente de 2 a 20 anos aps a infeco. A doena pode causar leses nos ossos, no corao, no sistema nervoso e levar paralisia, doena mental, cegueira e at a morte.

Sfilis Congnita
Quando a me tem sfilis, pode passar a doena para o beb durante a gravidez, que, ento, nascer com sfilis congnita. No beb, a sfilis congnita pode causar cegueira, surdez, retardo mental, alteraes nos ossos e at a morte do recmnascido. A sfilis responsvel tambm por muitos casos de abortos espontneos. Toda mulher grvida deve comparecer s consultas de pr-natal e realizar o exame chamado VDRL para saber se tem sfilis. Caso o resultado do exame seja positivo, a mulher e seu parceiro devem ser tratados. A mulher grvida que estiver com sfilis deve iniciar o tratamento imediatamente, para evitar que o beb nasa com sfilis congnita. O tratamento e o uso da camisinha durante as relaes evitam nova infeco entre o casal e protegem o beb da doena.

Cancro Mole
Infeco genital causada por bactria denominada Haemophilus ducreyi. Nome popular: cavalo Sintomas: surgem, em mdia, de 2 a 5 dias aps o contgio; feridas doloridas com pus nas regies genitais (pnis, vagina e nus); nguas nas regies genitais (pnis, vagina e nus). Obs.: Mais comum em homens.

Herpes Genital
Infeco genital causada pelo Herpes simplex virus (HSV). Perodo de Incubao: 3 a 14 dias. Sinais e sintomas: coceira, dor, ardncia ou formigamento no local. Em seguida surgem pequenas bolhas que do origem a pequenas feridas que cicatrizam espontaneamente. Aps a 1 infeco, o vrus aloja-se nas clulas dos gnglios e entra em estado de latncia. Ele pode ficar quieto por muito tempo e reaparece quando o organismo estiver debilitado em decorrncia de estresse fsico, emocional, excessiva exposio ao sol ou uso prolongado de antibiticos.

Linfogranuloma Venreo
Infeco causada pela bactria Clamydia trachomatis. Nome popular: mula. Sintomas: aparecem de 3 a 30 dias aps o contgio; inicia-se com o aparecimento de uma pequena leso na regio genital (vagina, pnis ou nus), que geralmente no di e pode desaparecer sem que a pessoa perceba; aps 1 a 6 semanas da relao desprotegida com a pessoa infectada, surgem nguas dolorosas na virilha, com presena ou no de pus.

Granuloma Inguinal (Donovanose)


Infeco causada pela bactria Calymmatobacterium granulomatis, que se manifesta preferencialmente na pele e mucosas das regies genitais. Sintomas: aparecem de 3 dias a 6 meses aps o contgio; presena de ndulos (caroos) e lceras (feridas) pequenas, de aspecto vermelho vivo, que sangram facilmente e so indolores; as feridas podem continuar a crescer e a se multiplicar, atingindo vrias regies do organismo, inclusive rgos internos.

2) DST QUE CAUSAM CORRIMENTO

Gonorria
Infeco genital causada pela bactria Neisseria gonorrhoeae ou gonococo. Nome popular: fogagem, pingadeira, estrela da manh e blenorragia. Sintomas: aparecem entre 2 a 7dias aps o contgio; sensao de formigamento ou coceira no canal da uretra (canal por onde sai a urina); ardncia ao urinar; corrimento com aspecto de pus (cor amarelo-esverdeado); IMPORTANTE: quando no tratada rapidamente e de modo adequado, pode na mulher, causar infeco das trompas e levar infertilidade. No homem, pode causar orquite (inflamao dos testculos) e epididimite (inflamao do epiddimo), levando, s vezes, esterilidade.

ATENO
A maioria dos casos de gonorria em mulheres no apresenta sintomas, mas, mesmo assim, pode haver transmisso para o parceiro. A mulher grvida com gonorria pode transmitir para o beb durante o parto, causando principalmente infeco nos olhos do recm-nascido.

Candidase
uma doena provocada por um fungo denominado Candida albicans. Sintomas: coceira no pnis ou na vagina; vermelhido; ardncia ao urinar; corrimento de cor branca sem cheiro (parecido com leite talhado); dor nas relaes sexuais. IMPORTANTE: no uma doena de transmisso exclusivamente sexual. Esse fungo pode proliferar em situaes de estresse, gravidez, obesidade, falta de higiene pessoal, uso de roupas ntimas sintticas (ex.: calcinha de lycra), uso de antibiticos, diabetes e outras doenas como a aids e, ento, causar a candidase.

Tricomonase Genital
Infeco genital causada pelo protozorio Trichomonas vaginalis, que pode se hospedar (ficar) no colo do tero, na vagina ou no pnis. Sintomas: aparecem em mdia de 10 a 30 dias aps o contgio; ardncia ao urinar; coceira na vagina, pnis e/ou nus; corrimento abundante (amarelado e/ou esverdeado), com mau cheiro e com bolhas. IMPORTANTE: na maioria das vezes, o homem no apresenta sintomas, mas necessita de tratamento como sua parceira.

Vaginose Bacteriana
Infeco genital causada pela bactria Gardnerella vaginalis. Geralmente no transmitida sexualmente, pois a Gardnerella pode estar presente na vagina em equilbrio com outros micrbios, sem causar sintomas. Os sintomas surgem quando h algum desequilbrio. Sintomas: no existe um tempo determinado para o aparecimento dos sintomas; o principal sintoma costuma ser o mau cheiro parecido com o de peixe podre, aps a relao sexual e no final da menstruao; pode apresentar ou no corrimento de cor acinzentada e aspecto cremoso; dor nas relaes sexuais.

Uretrite No Gonoccica (UNG)


Infeco genital causada por vrios micrbios, Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma hominis, Trichomonas vaginalis, dentre outros. Sintomas: no existe um tempo determinado para o aparecimento no homem, podendo variar de 14 a 21 dias aps a infeco; corrimento claro, em pequena intensidade e percebe-se mais pela manh; ardncia ao urinar leve, principalmente na primeira mico do dia. ATENO: a maioria das infeces causada por estes micrbios em mulheres no apresenta sintomas, mas, mesmo assim, pode haver transmisso para o parceiro. Quando a infeco no tratada adequadamente, pode causar esterilidade (incapacidade de engravidar).

10

3) DST que causa Verrugas

Condiloma Acuminado
uma Infeco genital causada pelo vrus HPV (Papilomavrus Humano). Nome popular: cavalo-de-crista, crista-de-galo, figueira e verruga venrea. Sintomas: no existe um tempo determinado para o seu aparecimento, uma vez que o vrus pode ficar latente no corpo. Mas possvel aparecer uma leso alguns dias aps o contato, ou alguns anos depois, ou at mesmo no aparecer nenhuma leso visvel; a principal manifestao o surgimento de verrugas com aspecto de couve-flor na regio genital. s vezes so acompanhadas de irritao ou coceira no local.

IMPORTANTE
A infeco por alguns tipos de HPV na mulher pode desenvolver cncer de colo do tero. Por isso, as mulheres com essa DST devem fazer exames para deteco precoce do cncer de colo do tero (exames preventivos) rigorosamente nas datas indicadas pelo seu mdico.

11

VAMOS CONHECER MELHOR OUTRAS DST


Hepatite B
uma inflamao do fgado causada pelo vrus HBV. Este vrus altamente resistente e pode sobreviver no meio ambiente por sete dias. Os sintomas da Hepatite B so febre, mal-estar e, aps 2 a 3 semanas, urina escura, fezes esbranquiadas e pele amarelada, mas, s vezes as pessoas infectadas no tm sintomas. A Hepatite B pode evoluir de forma crnica e causar cirrose heptica e cncer do fgado. Formas de Transmisso: sexo oral sem proteo; sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; da me infectada para o beb durante o parto; pelo uso de seringa ou agulha por mais de uma pessoa (inclusive instrumentos que cortam ou furam no esterilizados, agulhas de tatuagens e piercings no esterilizados); transfuso de sangue contaminado; transplante de rgos ou tecidos de uma pessoa infectada; uso compartilhado de escovas de dentes, barbeadores e lminas contaminadas.

12

IMPORTANTE
A vacina para prevenir a Hepatite B est disponvel para os recm-nascidos, para as pessoas com at 20 anos de idade e para as pessoas de qualquer idade que tenham risco aumentado de exposio ao vrus da Hepatite B, como os profissionais de sade, usurios de drogas, hemoflicos, pessoas que fazem hemodilise, portadores de Hepatite C e profissionais do sexo.

ALERTA
Em alguns casos, os sintomas nunca aparecem, mas, mesmo assim, a pessoa pode ser portadora do vrus da Hepatite B e transmiti-lo a outras pessoas. Faa sua testagem! Procure o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ou um centro de sade.

13

Embora no seja uma doena de transmisso exclusivamente sexual, vamos falar tambm da Hepatite C.

Hepatite C
causada pelo vrus HCV. O vrus provoca inflamao do fgado. Na maioria dos doentes, a doena se torna crnica. Sintomas: inicialmente, na maior parte dos casos, os doentes no tm nenhum sintoma; alguns doentes queixam-se de cansao; na forma crnica, a Hepatite C pode evoluir para cirrose ou cncer do fgado.

Formas de Transmisso: por sangue e derivados de sangue contaminados. Como o vrus foi descoberto em 1989 e os testes para detectar a infeco foram disponibilizados nos bancos de sangue em 1993, as pessoas que receberam transfuses antes desse ano, apresentam maior risco de infeco; uso compartilhado de drogas intravenosas (seringa e agulha contaminada) e cocana (instrumentos para aspirao); relao sexual: raro acontecer (3% de risco), sendo mais comum em casos de violncia sexual; hemodilise (pelo compartilhamento de materiais contaminados); uso compartilhado de materiais que possam ferir a pele: alicates e tesouras de unhas, aparelho de barbear, escova de dentes e material de tatuagem e piercings; da me para o filho na gestao ou parto.

14

ATENO
S com o teste voc fica sabendo se tem o vrus da Hepatite C. Faa sua testagem! No existe vacina para Hepatite C.

15

Infeco pelo HIV/AIDS


O HIV, ou Vrus da Imunodeficincia Humana o causador da aids. Ao infectar uma pessoa, esse vrus ataca e destri as clulas do sistema imunolgico que defendem o organismo, deixando-o muito vulnervel a infeces e a alguns tipos de cncer. A AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida) uma das DST mais graves e, embora tenha tratamento, at o momento, no tem cura.

Vamos entender a diferena entre a infeco pelo HIV e a AIDS.


A pessoa ao se infectar com o HIV passa a ser portadora do vrus (infeco pelo HIV). Este vrus se multiplica ao longo dos anos, destruindo as clulas de defesa (sistema imunolgico). Este sistema tem como funo combater as doenas e, com sua destruio, a pessoa fica fraca e desprotegida. Algumas doenas podem aproveitar essa oportunidade para atacar o organismo, levando ocorrncia de infeces, chamadas oportunistas. Isso indica que a pessoa desenvolveu a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (aids).

Sintomas e sinais que costumam aparecer quando a aids se manifesta:


febre persistente; diarria com durao prolongada; perda de peso involuntria; doenas mais graves como tuberculose, alguns tipos de cncer, etc. Com o aparecimento dos sintomas, faz-se necessrio iniciar o tratamento com uma combinao de medicamentos conhecidos como anti-retrovirais. Esses medicamentos diminuem a quantidade de vrus (HIV) circulantes no organismo e, assim, fortalecem o sistema imunolgico, mas no curam. Com esse tratamento, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

16

IMPORTANTE
Todo portador do HIV deve fazer acompanhamento mdico para evitar o surgimento da aids.

Assim Pega: sexo oral sem proteo; sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; uso compartilhado de agulhas e seringas; transfuso de sangue contaminado; da me infectada para o filho, na gravidez, parto ou amamentao.

Assim No Pega: atravs de picadas de inseto; em doao de sangue; na piscina; no convvio social do dia-a-dia (trabalho, escola, etc) no vaso sanitrio ou assentos de nibus; copos, pratos e talheres; nos bebedouros; pelo aperto de mo, abrao ou beijo; pela tosse, espirro ou suor.

ATENO: POSSVEL VIVER COM O HIV E A AIDS. Entretanto importante tratar e prevenir para no adquirir outras infeces, assim como no transmitir o HIV para outras pessoas. Usar camisinha em toda relao sexual imprescindvel! JANELA IMUNOLGICA: o tempo que a pessoa demora para desenvolver os anticorpos anti-HIV, aps o contgio. Esses anticorpos necessitam estar em quantidade suficiente para serem medidos pelo teste ELISA anti-HIV, o que leva em mdia de 1 a 3 meses.

17

O QUE FAZER PARA SE PROTEGER DE TODAS ESSAS SITUAES?

USE CAMISINHA!
A camisinha, tambm chamada de preservativo, o mtodo mais usado para se proteger. A camisinha masculina encobre todo o pnis, impedindo a troca de secrees na relao sexual. Para obter camisinhas, s comparecer a qualquer centro de sade e solicitar informaes. Existe tambm a camisinha feminina, que d mulher mais liberdade de escolha. Pode ser colocada at 8 horas antes da relao sexual, o que facilita o seu uso.

18

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE

CAMISINHA MASCULINA
1) S coloque a camisinha quando o pnis estiver ereto (duro). E no esquea de apertar a ponta para tirar o ar. 2) Encoste a camisinha ainda enrolada na ponta do pnis. Segure a ponta com uma das mos e, com a outra, comece a desenrolar o preservativo. 3) Desenrole a camisinha at a base do pnis cuidadosamente. 4) Aps a ejaculao, retire a camisinha com o pnis ainda ereto. 5) Use somente gel lubrificante base de gua, pois, os de outros tipos podem romper o preservativo. 6) Nunca use a mesma camisinha mais de uma vez.

1)

2)

3)

4)

5)

6)

19

CAMISINHA FEMININA
1) Primeiramente, abra a embalagem e segure o anel interno, dobrando-o de forma suave. 2) A partir deste anel, introduza a camisinha com cuidado na vagina. 3) Empurre com o dedo indicador, at sentir tocar o colo do tero. 4) O anel externo fica para fora da vagina e isso aumenta a proteo. 5) Para retirar o preservativo feminino, segure as bordas do anel externo, fazendo um movimento de toro para manter o esperma dentro do preservativo. Puxe-o, delicadamente, para fora da vagina, jogando-o no lixo.

1)

2)

3)

4)

20

Onde posso fazer exames para saber se sou portador de alguma DST?
Se voc tiver algum sintoma de DST procure um centro de sade. Mas voc tambm pode fazer exames para saber se portador de HIV, hepatite ou sfilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Rodoviria do Plano Piloto. Os exames so gratuitos e voc no precisa se identificar.

CTA Centro de Testagem e Aconselhamento ACONSELHAMENTO, ORIENTAO, INFORMAES TESTAGEM PARA HIV/AIDS, HEPATITE B e C, SFILIS Rodoviria do Plano Piloto Plataforma do Meio Fone: 3325-6079

AGORA QUE VOC J APRENDEU SOBRE AS DST


O que fazer se houver suspeita de estar com uma DST: procure um centro de sade para diagnstico e tratamento adequado assim que perceber qualquer sintoma ou sinal; evite novos contatos sexuais at estar totalmente curado(a); avise aos seus parceiros(as) sexuais para tambm se tratarem; faa o tratamento completo recomendado pela equipe de sade; retorne ao servio de sade se os sintomas no desaparecerem.

21

Outras dicas de preveno para as DST e Hepatites Virais


SOMENTE o servio de sade tem condies de definir o tipo de DST e

prescrever o medicamento correto. NUNCA recorra a farmcia para se tratar.

Vacinao da Hepatite B para crianas e adolescentes com at 20 anos. Outras pessoas podem se informar numa unidade de sade.

IMPORTANTE
A vacinao contra a Hepatite B composta por trs doses, com um intervalo entre a 1 e a 3 dose de 6 meses. Para que ocorra a proteo necessrio que sejam tomadas as 3 doses.

Usando preservativo. SEMPRE.

Verificar se os instrumentos usados por quem faz piercing, manicures, podlogos,

barbeiros, esteticistas, tatuadores (no devem reaproveitar tintas) esto esterilizados adequadamente. Observar alvars de funcionamento desses servios.

O ideal ter seu prprio kit individual de manicure.

22

Uso individual de lminas de barbear e escovas de dentes.

No compartilhando materiais para o consumo de droga. Saiba mais conhecendo

o Programa de Reduo de Danos (PRD) do Distrito Federal.

PROGRAMA DE REDUO DE DANOS SEDE: CENTRO DE SADE DE BRASLIA N 11 SGAN 905, LOTE D Fone: 3247-3155 / 3347-6997 AS REUNIES ACONTECEM S SEXTA-FEIRAS PELA MANH.

23

No importa o tipo de sexo ou com quem voc faz. A camisinha deve estar sempre presente.

24

You might also like