You are on page 1of 4

Estabelece penalidades para o trabalho escravo, altera dispositivos do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Cdigo Penal), e da Lei n 5.

889, de 8 de junho de 1973, que regula o trabalho rural, e d outras providncias.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1 O trabalho escravo, ou em condio anloga, ser punido nos termos desta Lei e caracteriza-se pela sujeio do trabalhador a empregador, tomador dos servios ou preposto, independentemente de consentimento, a relao mediante fraude, violncia, ameaa ou coao de quaisquer espcies. Pargrafo nico. Para a caracterizao do trabalho escravo, ou em condio anloga, irrelevante o tipo de trabalho e o local onde ele prestado, bem como a natureza temporria ou permanente do trabalho. Art. 2 Incide no crime previsto no art. 149 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Cdigo Penal), com a nova redao dada por esta Lei, sujeitando-se s penalidades nele previstas, independentemente das demais penalidades previstas na Consolidao das Leis do Trabalho, quem utiliza, de qualquer forma, o trabalho de algum reduzido condio de escravo, ou a condio anloga. Art. 3 O art. 149 do Decreto-Lei n 2.848, de 1940 (Cdigo Penal) passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 149. Submeter algum a trabalho escravo, ou a condio anloga, caracterizado pela sujeio do trabalhador a empregador, tomador dos servios ou preposto, independentemente de consentimento, a relao mediante fraude, violncia, ameaa ou coao de quaisquer espcies: Pena recluso, de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, e multa. 1 A pena prevista no caput agravada de um sexto a um tero se: I para utilizar-se de trabalho escravo, ou condio anloga, o agente emprega, junto ou isoladamente, como meio de coao e com a finalidade de impossibilitar o desligamento do servio ou o pagamento da dvida: a) a imposio do uso de habitao coletiva insalubre; b) a reteno de salrios, documentos pessoais ou contratuais; c) a obrigao de utilizar mercadorias ou servios de determinado estabelecimento; II resulta vtima, em razo de maus-tratos ou das circunstncias da natureza da reduo condio de escravo, ou condio anloga, grave sofrimento fsico ou moral;

III a vtima for menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental; IV for cometido contra membros de uma mesma famlia ou entidade familiar. 2 Se o agente, para submeter algum a trabalho escravo ou condio anloga, enquanto perdurar a sujeio, pratica outro crime contra a vtima, aplicam-se cumulativamente a pena correspondente a quem submete algum a trabalho escravo, ou condio anloga, e a cominada ao outro crime. (NR) Art. 4 Incide no crime previsto no art. 207 do Decreto-Lei n 2.848, de 1940 (Cdigo Penal), com a nova redao dada nesta Lei, sujeitando-se s penalidades nele previstas, independentemente das penalidades previstas na Consolidao das Leis do Trabalho, quem recruta, alicia ou transporta trabalhadores para atender estabelecimento onde o trabalhador venha a ser submetido a trabalho escravo, ou a condio anloga. Art. 5 O art. 207 do Decreto-Lei n 2.848, de 1940 (Cdigo Penal), passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 207. Aliciar, recrutar ou transportar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional: Pena recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de um sexto a um tero se: I o recrutamento, aliciamento ou transporte do trabalhador feito mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou no assegurar condies de seu retorno ao local de origem, ou ainda, tiver como destino estabelecimento onde o trabalhador venha a ser submetido a trabalho escravo, ou a condio anloga; II a vtima menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental; III houver adiantamento em dinheiro, com vistas a assegurar futura prestao de trabalho; IV for cometido contra membros de uma mesma famlia ou entidade familiar. (NR) Art. 6 A autoridade administrativa que mediante fiscalizao constatar a existncia de trabalho escravo, ou em condio anloga, nos termos desta Lei, independentemente das penalidades administrativas e demais procedimentos obrigatrios, comunicar imediatamente o fato ao Ministrio Pblico Federal, Ministrio Pblico do Trabalho e Polcia Federal, para as medidas legais cabveis no mbito de suas competncias. Art. 7 O empregador condenado em processo administrativo ou judicial em decorrncia da utilizao do trabalho escravo, ou condio anloga, no poder receber e perder, imediatamente, o direito a benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, concedidos pelo poder pblico, diretamente, indiretamente ou atravs de agentes financeiros, bem como o direito de participar de licitaes nos termos da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, pelo prazo de 10 (dez) anos.

Pargrafo nico. Para os efeitos do disposto neste artigo, o interessado poder comprovar sua regularidade para participar de licitao ou habilitar-se concesso de financiamento, mediante declarao prpria, sob as penas da lei, de que no foi condenado em processo administrativo relacionado ao trabalho escravo, ou em condio anloga. Art. 8 Sero apreendidos, pela autoridade administrativa competente, os equipamentos e instrumentos empregados no trabalho escravo, ou em condio anloga, e os produtos dele resultantes, assim como os bens e equipamentos utilizados no transporte de trabalhadores destinados a estabelecimentos onde venham a ser submetidos a essa condio. Pargrafo nico. Os bens ou produtos a que se refere o caput, concludo o procedimento administrativo ou judicial cabvel, devero ser levados a leilo, revertendo o resultado em prol dos cofres da Unio, que o destinar, preferencialmente, ao aparelhamento da fiscalizao do trabalho. Art. 9 O art. 18 da Lei n 5.889, de 8 de junho de 1973, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 18. ..................................................................................................... .................................................................................................................... 4 Ser punido com multa de 10 (dez) salrios-mnimos por trabalhador, o empregador rural que, diretamente, ou mediante preposto: I recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, mediante fraude ou cobrana de qualquer dvida do trabalhador; II no assegurar condies do seu retorno ao local de origem; III vender aos seus empregados mercadorias ou servios a preos superiores ao de custo, bem como os coagir ou induzir para que se utilizem de seu armazm ou servios; IV efetuar descontos no-previstos em lei, no efetuar o pagamento de dbitos trabalhistas no prazo legal ou reter documentos; V subtrair a livre manifestao de vontade do trabalhador quanto s reais condies de trabalho que lhe forem propostas, mediante erro, dolo, simulao, coao, ardil ou artifcio; VI dificultar o rompimento do vnculo de trabalho mediante ameaa, violncia ou privao de direitos individuais ou sociais, ou por qualquer outro meio; VII impor maus-tratos ou sofrimento degradante ao trabalhador; VIII vincular contrato de trabalho, ainda que informal, a pagamento de quantia, direta ou indiretamente, ao trabalhador, por meio de erro, dolo, coao, simulao, fraude, ardil, artifcio ou falta de alternativa de subsistncia; IX impor condies penosas ou insalubres de trabalho, ou negar proteo mnima de vida, sade e segurana ao trabalhador; X cercear, de qualquer modo, o livre deslocamento do trabalhador; XI manter vigilncia sobre o trabalhador com emprego de violncia ou ameaa.

5 Na hiptese do 4, considera-se rescindido o contrato de trabalho indiretamente, devendo o pagamento das verbas rescisrias ocorrer no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de pagamento das multas previstas no 8 do art. 477 da Consolidao das Leis do Trabalho. 6 As multas previstas no 4 sero aplicadas pelo Delegado Regional do Trabalho no prazo mximo de 15 (quinze) dias, prorrogvel por igual perodo, desde que devidamente necessrio e fundamentado no auto de infrao, devendo ser encaminhada cpia do auto de infrao e do relatrio de inspeo Procuradoria da Repblica com atribuio para atuao no local da infrao e Procuradoria Regional do Trabalho, to logo recebidos na Delegacia Regional do Trabalho, sob pena de responsabilidade. 7 Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio ou simulao com o objetivo de fraudar a lei, a multa ser aplicada em dobro. 8 A multa ser diminuda metade quando o empregador providenciar, no prazo do 5, o pagamento dos valores devidos aos empregados, incluindo as obrigaes relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Previdncia Social, conforme apurar a fiscalizao. 9 O empregador autuado em qualquer das hipteses do 4 no ser beneficiado pela reduo da multa de que trata o 6 do art. 636 da Consolidao das Leis do Trabalho. 10. As despesas com o fornecimento de transporte dos trabalhadores para seus locais de origem correro por conta do empregador ou tomador dos servios, bem como as despesas com hospedagem, sade e alimentao dos trabalhadores at o efetivo pagamento das verbas rescisrias. (NR) Art. 10. Revoga-se o 1, incisos I e II, do art. 203, o 2 do art. 207, todos do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Cdigo Penal). Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Senado Federal, em de abril de 2005

Senador Renan Calheiros Presidente do Senado Federal

vpl/pls03-208

You might also like