You are on page 1of 3

Karl Heinrich Marx foi um filsofo, cientista poltico, e socialista revolucionrio muito influente em sua poca, at os dias atuais.

muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importncia para a poltica europia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao Marxismo, citado adiante. Foi um ativista do movimento operrio europeu, no chamado International Workingmens Association (IWA), tambm conhecido como First International A influncia de suas idias atingiram todo o mundo, como na vitria dos Bolcheviques na Rssia. Enquanto suas teorias comearam a declinar quanto popularidade, especialmente aps o colapso do regime Sovitico, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, prticas polticas, movimentos polticos. O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo cientfico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e oprograma dos movimentos operrios. Em razo disso, o marxismo forma uma base de ao para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prtica. Para os marxistas, o materialismo a arma pela qual possvel abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformao do mundo a servio do proletariado (fora de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialtico e o materialismo histrico. O primeiro coloca a simultaneidade da matria e do esprito, e a constituio do concreto por uma evoluo concebida como desenvolvimento por saltos, catstrofes e revolues, causando uma evoluo em um grau mais alto, graas a negao da negao (dialtica). Aps a Segunda Guerra Mundial, o marxismo teve um crescimento considervel, principalmente em pases do terceiro mundo, onde se constituiu como ponto de referncia para os movimentos de libertao nacional. Este crescimento foi acompanhado de desenvolvimentos e divises: a crtica ao Stalinismo na antiga URSS e suas prticas nos pases ocidentais, a ruptura entre URSS e a China, a anlise do imperialismo por militantes polticos, como Ho Chi Minh, no Vietn, Fidel Castro em Cuba, etc.

mile Durkheim foi um dos responsveis por tornar a sociologia uma matria acadmica, sendo aceita como cincia social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educao, crimes, religio, e at suicdio. Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerncia na era moderna, quando as coisas como religio e etnia no poderiam estavam to dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximao cientfica para os fenmenos sociais. Descobriu a existncia e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funes que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo. Tambm falava que a sociedade mais do que a soma de suas partes. Ao contrrio de Max Weber, ele no estava focado no que motivava as aes individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos fatos sociais, termo criado por ele mesmo que descreve os fenmenos que no so limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existncia indepentende e mais objetiva do que as aes individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a regio onde a sociedade est submetida, governos, etc. Discutiu o fato de que na sociedade moderna, a diviso do trabalho ser bem maior do que antes. Vrias classes de funcionrios foram criadas nas fbricas. Numa linha de produo, um trabalhador no precisa saber de todo o processo de fabricao do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependncia cada vez maior. Antes, o fazendeiro trabalhava na sua propriedade auto-suficiente, sem depender de outros grupos de trabalhadores para alimentar as necessidades. Agora, o trabalhador ganha seu dinheiro, e tem de confi-lo a outros grupos para poder se manter (roupas, alimentao, etc). Livros de mile Durkheim: Da diviso do trabalho social, 1893; Regras do mtodo sociolgico, 1895; O suicdio, 1897; Sociedade e trabalho, 1907; As formas elementares de vida religiosa, 1912;

Maximilian Carl Emil Weber foi um importante socilogo, jurista, historiador e economista alemo. Weber considerado um dos fundadores do estudo sociolgico moderno. Seus estudos mais importantes esto nas reas da sociologia da religio, sociologia poltica, administrao pblica (governo) e economia. Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864..Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920. - "Regra , antes de tudo gesto da vida cotidiana." - "No se teria jamais atingido o possvel, se no se houvesse tentado o impossvel." Na viso de Max Weber, a funo do socilogo compreender o sentido das chamadas aes sociais, e faz-lo encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que aes imitativas, nas quais no se confere um sentido para o agir, no so ditas aes sociais. Mas o objeto da Sociologia uma realidade infinita e para analis-la preciso construir tipos ideais, que no existem de fato, mas que norteiam a referida anlise. Para Weber, a ao social aquela que orientada ao outro. No entanto, h algumas atitudes coletivas que no podem ser consideradas sociais. No que se refere ao mtodo sociolgico, Weber difere de Durkheim (que tem como mtodo a observao e a experimentao, sendo que esta se d a partir da anlise comparativa, isto , faz-se a anlise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente). Ao tratar os fatos sociais como coisas, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pr-noo, ou seja, necessrio, desde o comeo da pesquisa sobre a sociedade, o abandono dos juzos de valores que so prprios ao socilogo (neutralidade), uma total separao entre o sujeito que estuda e o objeto estudado, que tambm pretendem as cincias naturais. No entanto, para Weber, na medida em que a realidade infinita, e quem a estuda faz nela apenas um recorte a fim de explic-la, o recorte feito prova de uma escolha de algum por estudar isto ou aquilo neste ou naquele momento. Nesse sentido, no h, como queria Durkheim, uma completa objetividade. Os juzos de valor aparecem no momento da definio do tema de estudo.

You might also like