You are on page 1of 16

19 LIVRAMENTO CONDICIONAL

____________________________
19.1 NOES GERAIS
O livramento condicional constitui o ltimo degrau do sistema progressivo brasileiro de cumprimento de pena privativa de liberdade. Iniciado o cumprimento das penas de recluso e deteno no regime fechado, semi-aberto ou aberto, o condenado poder, depois de certo tempo e se satisfizer a alguns requisitos de natureza subjetiva, obter o livramento condicional, por meio do qual conquistar a liberdade. A moderna e democrtica concepo da execuo das penas privativas de liberdade exige que o condenado, recuperando-se, deve ir obtendo, gradativamente, a liberdade, se que possvel falar em graus de liberdade. Entendeu-se que s se poderiam admitir penas de privao de liberdade se se pudesse, paulatinamente, conforme certas circunstncias, permitir ao condenado ir conquistando, gradativamente, cada vez mais e sempre, a liberdade. Da as idias concretizadas de regime fechado, semi-aberto e aberto, em que a liberdade vai sendo obtida em doses, cada vez maiores e com o passar do tempo. H quem diga que liberdade como honra ou como a virgindade: ou tem-se ou no se tem, mas o certo que os que um dia a tiveram completamente suprimida numa priso celular e, ao depois, obtm o direito ao convvio no ptio, no campo, na oficina, durante todo o dia, livre das grades e, mais tarde, podem sair s ruas da cidade, e, finalmente, ir e vir, recolhendo-se a uma casa de albergado, sem celas, sem grades, sem qualquer rigor penitencirio, sabem bem, e como sabem, que h diferena, enorme e substancial, entre estar encarcerado e estar cumprindo pena em regime aberto. Da que o livramento condicional constitui um dos mais importantes institutos de poltica criminal, uma medida indispensvel para a realizao dos interesses do direito penal. Seria, no entender de Magalhes Noronha, a antecipao da liberdade ao

2 Direito Penal Ney Moura Teles condenado que a merecer1. O livramento condicional, apesar de algumas opinies de juristas respeitados, um direito subjetivo do condenado que realizar todos os seus pressupostos, objetivos e subjetivos2. No pode o juiz neg-lo quando seus requisitos estiverem presentes.

19.2 REQUISITOS
Dispe o art. 83 do Cdigo Penal, com modificaes introduzidas pela Lei dos Crimes Hediondos: O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: I cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; II cumprida mais de metade se o condenado for reincidente em crime doloso; III comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; IV tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao; V cumpridos mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. Pargrafo nico. Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o libertado no voltar a delinqir. A partir da norma vigente, deve-se verificar que o livramento condicional est subordinado presena de alguns requisitos, objetivos ou subjetivos, a seguir tratados.

19.2.1 Requisitos objetivos 19.2.1.1 Pena privativa de liberdade igual ou superior a dois anos
S possvel o livramento condicional, de toda obviedade, quando se tratar de pena privativa de liberdade. Alm disso, no pode ser inferior a dois anos, s podendo
1 2

Direito penal. So Paulo: Saraiva, 1978. v. 1, p. 308. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1991. v. 1, p. 314.

Livramento Condicional - 3 ser concedido se ela for igual ou superior a dois anos, de priso simples, deteno ou recluso, no importando se se constituir a soma de penas aplicadas em mais de um processo. Segundo preconiza o art. 84 do Cdigo Penal, devero ser somadas as penas das vrias infraes a que o sujeito tiver sido condenado. O livramento ser concedido considerando a soma total das condenaes, mesmo que cada uma delas seja a pena inferior a dois anos. A razo da fixao de um mnimo seria facilmente aceitvel se no levasse a uma situao de profunda injustia. Os condenados a penas inferiores a dois anos que satisfizerem aos requisitos objetivos e subjetivos podero obter o sursis. Este, como se observou, no pode ser concedido ao reincidente em crime doloso, de modo que, condenado a uma pena de, por exemplo, um ano e seis meses de deteno, no poder obter a suspenso condicional da pena, nem obter o livramento condicional pelo simples fato de que sua pena inferior a dois anos. Dever, assim, cumprir integralmente a pena. No justa a soluo, pois o noreincidente condenado a oito anos de recluso poder obter o livramento condicional, ao passo que o condenado a um ano de recluso, reincidente por ter sido condenado a apenas um ms de deteno, por crime doloso, no merecer o livramento. No futuro, deve-se eliminar a exigncia da quantidade mnima de condenao, para a concesso do livramento condicional, de modo a poder-se alcanar tambm os que, no tendo obtido o sursis, meream, todavia, a reinsero social pela obteno antecipada da liberdade.

19.2.1.2

Cumprimento de mais de 1/3, da metade ou de 2/3 da pena

Exige a lei, para a concesso do livramento condicional, que o condenado tenha cumprido uma parte da pena ou penas a que tiver sido condenado. Se se tratar de condenado no reincidente em crime doloso, dever cumprir, no mnimo, 1/3 da pena. Se a condenao anterior tiver sido por crime culposo, poder obter o livramento aps o cumprimento tambm de 1/3 da pena. Sendo culposo um dos crimes, o anterior ou o posterior, o livramento tambm poder ser concedido aps o cumprimento de 1/3 da pena. Se o condenado for reincidente em crime doloso, dever ter cumprido mais de metade da pena. De lembrar que reincidente aquele que condenado por crime cometido aps o trnsito em julgado de condenao anterior.

4 Direito Penal Ney Moura Teles Se tiver sido condenado por crime hediondo, de tortura, de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e no sendo reincidente especfico em crimes dessa natureza, s poder obter o benefcio aps cumprir 2/3 da pena. reincidente especfico em crimes hediondos ou assemelhados aquele que, tendo sido condenado por qualquer desses crimes, vem a ser condenado novamente por outro crime dessa natureza. De todo claro que o tempo de priso processual e o de internao em hospital de custdia, em virtude da detrao, sero computados para se calcular o tempo de cumprimento da pena, bem como se levar em conta a remio da pena, se tiver ocorrido. Em qualquer das hipteses, o livramento ser concedido, estando o condenado em regime fechado, semi-aberto ou aberto, uma vez que a lei no faz nenhuma referncia necessidade de ter havido qualquer progresso, nem o probe nas hipteses de ter havido regresso.

19.2.1.3

Reparao do dano

Estabelece o art. 83, IV, outro requisito de natureza objetiva, que a reparao do dano causado com a prtica do crime, ressalvando, todavia, a hiptese de que o condenado no possa, efetivamente, arcar com as despesas pertinentes. Em outras palavras, estando o condenado em condies financeiras tais que no lhe permitam cumprir a obrigao de indenizar, ainda que momentaneamente, no lhe ser negado o benefcio por essa razo. No bastam, todavia, simples alegaes de impossibilidade de indenizar, nem mero atestado de pobreza, devendo o juiz, ainda que de modo sumrio, certificar-se de que no ser possvel a indenizao do dano. Compete ao condenado demonstrar e provar a impossibilidade de cumprir a obrigao civil.

19.2.2

Requisitos subjetivos

Alm dos requisitos objetivos, deve o condenado realizar pressupostos de natureza subjetiva.

19.2.2.1

Bons antecedentes, para obteno de livramento condicional

com o cumprimento de 1/3 da pena

Livramento Condicional - 5 Para que o condenado possa obter o livramento condicional aps cumprir apenas um tero da pena, no basta que no seja reincidente em crime doloso, pois exige a lei que ele, alm disso, seja portador de bons antecedentes. Logo, alm de no reincidente em crime doloso, deve possuir bons antecedentes. Se no os tiver, s poder merecer o livramento aps cumprir mais de metade da pena. Assim, s poder obter o livramento condicional no prazo menor o condenado que no criminoso habitual, que no sofreu outras condenaes, que no esteve envolvido em outras aes penais etc. O condenado no reincidente pode ter sofrido outras condenaes e, por isso, no preencher tal requisito, devendo aguardar o cumprimento de mais da metade da pena para ver deferido o livramento.3 Evidentemente, aqui se cuida dos antecedentes do condenado consignados na sentena condenatria, de seu passado anterior ao cumprimento da pena, mesmo porque outro requisito subjetivo, que veremos a seguir, o comportamento satisfatrio do condenado no estabelecimento prisional.

19.2.2.2

Comportamento satisfatrio durante a execuo da pena

Deve o condenado, em quaisquer das hipteses de livramento, ter um comportamento satisfatrio durante a execuo da pena. A lei anterior exigia bom comportamento carcerrio, pelo que devemos entender que a lei atual menos rigorosa, pois que comportamento que satisfaz no , necessariamente, um comportamento avaliado como bom. Conquanto possa o condenado ter cumprido parte da pena em regime fechado, parte no semi-aberto, e at mesmo em regime aberto, seu comportamento deve ser analisado, para os fins da concesso do livramento, levando-se em conta o grau de adaptao em relao ao meio social livre. Uma falta disciplinar que tenha sido imposta ao condenado no pode, por si s, ensejar a concluso de que seu comportamento seja insatisfatrio. s vezes, a um ato de indisciplina, seguido da punio, segue-se uma alterao comportamental de importncia, modificando-se a vida carcerria do condenado de modo substancial.

19.2.2.3
3

Bom desempenho no trabalho

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1991. p. 345.

6 Direito Penal Ney Moura Teles Se ao condenado tiver sido oferecida a oportunidade de trabalhar, interna ou externamente, dever ter-se desempenhado de modo igualmente satisfatrio. Trata-se de uma exigncia cujo objetivo valorizar o trabalho do condenado, privilegiando aqueles que a ele se dedicarem, incentivando todos a se portarem bem no s nas atividades laborais desenvolvidas, dentro e fora do presdio, bem assim nas atividades de laborterapia.

19.2.2.4

Aptido para prover o prprio sustento

Uma exigncia de natureza subjetiva impe ao condenado a comprovao de aptido para prover sua prpria subsistncia, por meio de trabalho honesto. O condenado deve demonstrar, antes de obter o livramento, a possibilidade de, com seu prprio trabalho honesto, manter-se, alimentar-se, morar, sobreviver, enfim, no mundo livre. No significa que, para obter o livramento, o condenado deve, necessariamente, comprovar ter vaga garantida em emprego lcito. A proposta de trabalho suficiente para provar o atendimento do requisito, mas no o nico meio para sua satisfao, no sendo, pois, imprescindvel. A norma no ressalva, mas bvio que no se aplica ao deficiente fsico impossibilitado de obter emprego ou qualquer atividade, tanto que o art. 132 da Lei de Execuo Penal, ao exigir que o liberado consiga ocupao lcita, ressalva a situao do que no for apto para o trabalho.

19.2.2.5

Presuno de que o condenado por crime doloso, com

violncia ou grave ameaa, no voltar a delinqir


Exige o pargrafo nico do art. 83, para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa, a demonstrao de condies pessoais que faam presumir que ele no voltar a delinqir. Esse requisito aplica-se apenas aos condenados por crimes dolosos cometidos com violncia fsica ou moral. A presuno de que algum no mais voltar a delinqir constitui um dos grandes absurdos jurdicos ainda contemplados no ordenamento penal. Nenhuma cincia, ningum, jamais, em tempo algum a no ser que tenha recebido efetivos poderes de Deus pode, em s conscincia, afirmar que h probabilidade cientificamente concreta de que certa pessoa cometer, ou no, crimes. De conseqncia, no se pode admitir, nos dias de hoje, qualquer presuno de

Livramento Condicional - 7 que algum cometer algum crime. Nenhum fato, nenhuma condio, nenhuma realidade pode autorizar algum, nem mesmo o juiz de direito, a presumir que uma pessoa cometer um crime. Uma condio pessoal de qualquer ser humano, ainda que reprovvel, perigosa, doentia, no detectvel pelo magistrado, graduado em Direito, e sem qualquer conhecimento de psiquiatria ou psicologia e, ainda que o fosse, no suficiente para autorizar quem quer que seja a concluir pela presuno de que seu portador cometer fato definido como crime. Idias como essa, de presuno de que algum cometer crime, de periculosidade, esto muito prximas das constataes lombrosianas de criminoso nato, h muito abandonadas pela cincia. Infelizmente, o direito brasileiro ainda contempla essa situao, vedando ao juiz conceder livramento condicional se puder presumir a perigosidade do condenado. evidente que o juiz de direito, graduado em Direito, no est apto a realizar qualquer exame dessa espcie, de natureza psquica. Nem mesmo os profissionais da psicologia ou da psiquiatria podem, aps o mais profundo exame, concluir pela probabilidade concreta, real, de que o paciente realizar esse ou aquele comportamento. Quando muito, podero concluir, como o fazem os astrlogos, que o condenado poder cometer outro crime. Mas isso qualquer pessoa pode concluir acerca de qualquer outra. Ora, a liberdade das pessoas no pode submeter-se a concepes de natureza astrolgica, nem a supersties, conjecturas e sonhos. Conquanto, infelizmente, essa norma vigore, dever-se-ia, necessariamente, exigir a realizao de exame criminolgico, cujo resultado conclua pela periculosidade do agente, caso em que no ser concedido o livramento. Com a vigncia da Lei n 10.792/2003, que alterou dispositivos da Lei de Execuo Penal visando agilizao dos processos de execuo penal, no h mais a necessidade de prvia manifestao do Conselho Penitencirio para a concesso do livramento condicional, restando claro que o exame criminolgico no mais indispensvel para a concesso de benefcios aos condenados. Assim, o exame s poder ser exigido quando houver srias razes, expendidas em deciso fundamentada do Juiz da Execuo.

19.3 PERODO DE PROVA E CONDIES


O perodo de prova a que estar submetido o condenado equivalente ao tempo restante de cumprimento da pena a que foi condenado, por um ou mais crimes, em um

8 Direito Penal Ney Moura Teles ou mais processos. Condenado a nove anos de recluso, no importa por quantos crimes, ou em quantos processos, mas obtendo o livramento condicional aps 1/3 de cumprimento da pena, restaro seis anos de pena a serem cumpridos, os quais correspondero ao chamado perodo de prova. Nesse particular, h diferena entre o sursis e o livramento condicional de outros pases, que fixam um prazo, s vezes at superior ao tempo que resta de pena, para que o condenado se submeta s condies fixadas, a fim de conseguir o benefcio. Diz o art. 132 da Lei de Execuo Penal: Deferido o pedido, o juiz especificar as condies a que fica subordinado o livramento. 1 Sero sempre impostas ao liberado condicional as obrigaes seguintes: a) obter ocupao lcita, dentro de prazo razovel, se for apto para o trabalho; b) comunicar periodicamente ao juiz sua ocupao; c) no mudar do territrio da Comarca do Juzo da Execuo, sem prvia autorizao deste. 2 Podero ainda ser impostas ao liberado condicional, entre outras obrigaes, as seguintes: a) no mudar de residncia sem comunicao ao juiz e autoridade incumbida da observao cautelar e de proteo; b) recolher-se habitao em hora fixada; c) no freqentar determinados lugares. Manda a lei que, aps analisar e deferir o pedido, ou sua proposta, o livramento condicional ser concedido em cerimnia solene, durante a qual ser lida a sentena para que o condenado dela tome conhecimento e manifeste, se quiser, sua aceitao, de tudo lavrando-se termo assinado por quem a presidir e tambm pelo condenado (art. 137 da LEP). Na sentena estaro fixadas, assim, as condies para o livramento, que devero ser cumpridas pelo condenado durante o perodo de prova. Umas condies so obrigatrias, outras, facultativas. O art. 85 do Cdigo Penal determina que a sentena dever especificar todas as condies obrigatrias e facultativas que subordinaro o livramento. O nocumprimento das condies poder acarretar a revogao do benefcio.

19.3.1

Obrigatrias

As condies obrigatrias so as definidas no 1 do art. 132 da Lei de Execuo Penal. So elas:

Livramento Condicional - 9

19.3.1.1

Obter ocupao lcita, dentro de prazo razovel, sendo apto

Como j se falou, o inapto fisicamente para o trabalho no poder comprovar essa condio que, apesar de obrigatria, no , obviamente, absoluta, valendo apenas para os fisicamente sadios. A lei nem mencionou, pelo que aparentemente ignorou, as dificuldades para a obteno de empregos ou para a instalao de qualquer negcio lcito em nosso pas, mormente nos ltimos anos. de todo bvio que no se poder exigir de algum, como condio para a manuteno do livramento condicional, a prova de obteno de emprego num pas em que pessoas que jamais foram condenadas amargam a situao de desempregadas.

19.3.1.2

Comunicar, periodicamente, ao juiz sua ocupao

Essa comunicao deve ser feita ao juiz da execuo penal. Se o beneficiado no obteve emprego, deve comunicar o fato ao juiz. Se est desenvolvendo qualquer atividade, ainda que no possa provar com documento escrito relao de emprego ou atividade negocial, deve, ainda assim, mesmo sem prova literal, comunicar o que est realizando, qual a atividade desenvolvida.

19.3.1.3

No mudar do territrio da comarca do juzo da execuo,

sem prvia autorizao deste


Se o beneficiado resolver mudar seu domiclio para outra Comarca, dever obter do juiz da execuo penal a prvia autorizao para a mudana. Na verdade, dever obter a transferncia para a jurisdio de outro juiz da execuo penal, da mesma ou de outra unidade federada. Se um direito do preso ser removido para outro presdio, no se negar o direito ao que goza do livramento condicional de ser transferido para a jurisdio de outro juzo, caso em que a sentena, com as condies determinadas para a concesso do benefcio, dever ser comunicada ao juzo do novo lugar da residncia do beneficiado.

19.3.2

Facultativas

As condies facultativas, tambm chamadas judiciais, so estabelecidas no 2 do art. 132 da Lei de Execuo Penal. O juiz as fixar conforme entender necessrias, levando em conta, claro, o fato praticado e as condies pessoais do

10 Direito Penal Ney Moura Teles condenado. So:

19.3.2.1

No mudar de residncia sem comunicao ao juiz e

autoridade encarregada da observao cautelar e da proteo

Quando o beneficiado com o livramento precisar mudar sua residncia, dentro da mesma comarca, dever comunicar o novo endereo ao juiz da execuo penal e ao Servio Social, ao Conselho da Comunidade, ao rgo ou entidade que tiver sido encarregada pelo juiz para fiscalizar o cumprimento das obrigaes estabelecidas para o livramento. A medida visa permitir a observao do liberado e o acompanhamento de suas atividades e de seu comportamento.

19.3.2.2

Recolher-se moradia, em horrio fixado na sentena

Ao conceder o livramento, poder o juiz fixar horrio para que o beneficiado se recolha a sua casa, para o convvio com a famlia, se tiver, e o repouso noturno. A razo de ser dessa condio a preveno de novos delitos, visando manuteno do condenado no lar, em ambiente sadio e favorvel a sua reinsero social.

19.3.2.3

No freqentar determinados lugares

A proibio de freqncia a certos ambientes deve levar em considerao a natureza do delito praticado e condies pessoais do liberado. No se ir proibir o condenado por um crime de natureza tributria contemplado com o livramento condicional de freqentar uma boate ou uma casa de prostituio. MIRABETE ensina que se busca evitar locais que possam prejudicar a moral, a capacidade de trabalho, o estado de esprito do condenado, ou seja, que possam propiciar novo desvio de conduta do liberado, tais como casas de bebida, casas de jogo, certas reunies, espetculos e diverses pblicas etc.

Op.

cit. p. 35.

Livramento Condicional - 11

19.3.2.4

Outras condies

Pode o juiz estabelecer outras condies que o beneficiado dever cumprir, com vistas em contribuir para a preveno e para o processo de reinsero social, e desde que sejam adequadas ao crime praticado e s condies pessoais do condenado. Devem ser evitadas condies absurdas, como freqentar igrejas, pensar em fazer o bem, elaborar relatrios acerca de situaes etc. Obrigao de freqentar cursos de alfabetizao, de aprimoramento, de especializao e de abster-se de uso de bebidas alcolicas so comuns e aceitveis, pois que inspiram a necessidade de readaptao do homem ao meio social.

19.4 REVOGAO DO LIVRAMENTO E SEUS EFEITOS, E PRORROGAO DO PERODO DE PROVA


O livramento condicional ser revogado ou poder ter seu perodo de prova prorrogado, na hiptese da ocorrncia de alguns fatos ou situaes. A revogao ser obrigatria ou facultativa.

19.4.1

Revogao obrigatria

Determina o art. 86 do Cdigo Penal que, se o beneficiado pelo livramento vier a ser condenado, por sentena condenatria irrecorrvel, a uma pena privativa de liberdade por crime cometido durante ou antes da vigncia do livramento, este ser revogado. O texto da lei impositivo: Art. 86. Revoga-se o livramento... No se trata, como se v, de mera sugesto ou faculdade ao juiz, mas de ordem legal para revogar o livramento se ocorrerem as situaes dos incisos I e II do citado artigo. Tendo obtido o benefcio do livramento condicional, aps iniciar o perodo de prova e sobrevindo condenao pela prtica de qualquer crime, no importa a data de seu cometimento, o livramento ser revogado. Basta que a sentena condenatria transite em julgado. Tanto pode o crime ter sido cometido durante o cumprimento do perodo de prova, quanto cometido antes mesmo do prprio crime que ensejou o livramento. Enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria por crime cometido pelo liberado durante a vigncia do livramento, o juiz no poder declarar extinta a pena da qual resultou o benefcio, mesmo se j tiver decorrido o tempo do perodo de

12 Direito Penal Ney Moura Teles prova. a regra do art. 89 do Cdigo Penal.

19.4.2

Revogao facultativa

O art. 87 do Cdigo Penal estabelece: O juiz poder, tambm, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigaes constantes da sentena, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade. Se o liberado no cumpre as condies impostas na sentena, sejam as legais, sejam as judiciais, estar revelando uma atitude de indiferena para com a justia penal que lhe concedeu um benefcio, livrando-o de continuar o cumprimento da pena privativa de liberdade a que foi condenado. Estar, assim, desmerecendo o prmio que lhe foi concedido. A revogao do livramento com base no descumprimento dessas condies no obrigatria, mas ficar subordinada ao prudente arbtrio do juiz que decidir sobre a convenincia de determinar a revogao do benefcio, que implicar o retorno do condenado ao cumprimento da pena de priso. de todo conveniente que ao juiz da execuo penal seja concedida a mais ampla liberdade de deciso, para determinar a revogao quando absolutamente necessrio para a realizao dos fins da execuo penal.

19.4.3

Efeitos da revogao

A revogao do livramento se dar basicamente por trs razes: (a) sobrevindo condenao definitiva por crime cometido antes do perodo de prova; (b) sobrevindo condenao definitiva por crime cometido durante o perodo de prova; e (c) descumprimento das condies impostas na sentena. Em cada uma dessas situaes, a revogao do benefcio acarretar conseqncias diversas para o condenado.

19.4.3.1

Condenao por crime anterior ao perodo de prova

Se a causa da revogao for condenao transitada em julgado por crime cometido antes do incio do perodo de prova, o tempo que tiver transcorrido entre o

Livramento Condicional - 13 incio do perodo de prova e o dia da revogao ser descontado na pena do condenado, que cumprir apenas o restante da pena. Em outras palavras, o perodo de prova em que o condenado esteve em liberdade, cumprindo as condies impostas ser computado no tempo de pena a que foi condenado. Imagine-se a seguinte situao. Valdomiro foi condenado a nove anos de recluso e aps ter cumprido 1/3 da pena, trs anos, obtm o livramento condicional quando j tinha cumprido trs anos e dois meses, e passa a cumprir o perodo de prova, que se estender pelo restante da pena, ou seja, cinco anos e dez meses. Quando tinha cumprido dois anos do perodo de prova, sobrevm condenao por fato praticado por ele antes do livramento, o que impe a revogao do livramento. O tempo de perodo de prova, de dois anos, ser computado na pena de nove anos, devendo o condenado cumprir preso apenas o restante dessa pena: trs anos e dez meses. Este tempo ser somado nova pena a que foi condenado, por exemplo, de quatro anos e dois meses, perfazendo, assim, oito anos, que devero ser cumpridos, e que ser a base para o clculo do novo livramento que poder ser concedido. O art. 141 da Lei de Execuo Penal permite, expressamente, a concesso de novo livramento quele que vier a ser condenado por infrao cometida antes do perodo de prova: Se a revogao for motivada por infrao penal anterior vigncia do livramento, computar-se- como tempo de cumprimento da pena o perodo de prova, sendo permitida, para a concesso de novo livramento, a soma do tempo das duas penas. Em sntese: se a revogao do livramento tiver sido determinada pela supervenincia de condenao por infrao penal crime ou contraveno anterior ao incio do perodo de prova, o tempo desse ser descontado da pena, e o restante poder ser somado com a pena superveniente, para fins de concesso de novo livramento, que no proibido.

19.4.3.2

Condenao por crime durante o perodo de prova

Se a revogao decorrer da supervenincia de condenao por infrao penal crime ou contraveno cometida durante o perodo de prova, o tratamento dado pela lei outro. O tempo de liberdade do perodo de prova no ser descontado da pena, vale dizer, ser perdido e o condenado dever cumprir a pena primitiva integralmente. Joo

14 Direito Penal Ney Moura Teles condenado a trs anos e seis meses. Cumprido um ano e dois meses, requer o livramento, que lhe concedido quando j acabara de cumprir um ano e seis meses. Inicia-se o perodo de prova destinado a durar dois anos. Quando j tinha cumprido um ano de perodo de prova, transita em julgado sentena por crime cometido dois meses depois da concesso do livramento. Este ser revogado, e o tempo de perodo de prova cumprido, um ano, no ser descontado da pena. Dever cumprir os dois anos que restavam. No bastasse isso, no poder ser concedido novo livramento condicional em relao primeira pena. Esta no poder ser somada com a segunda, para os fins do livramento. Dever cumprir a primeira pena integralmente, e aps poder obter o livramento condicional apenas em relao segunda pena, desde que preencha os requisitos para a obteno do benefcio. No exemplo apresentado, Joo dever cumprir os dois anos da primeira pena, e s poder obter o livramento da segunda pena depois de realizar os pressupostos para sua concesso. Em outras palavras, tendo sido revogado o livramento, dever cumprir integralmente a pena em razo da qual ele fora concedido, e s aps cumpri-la integralmente que dever reiniciar o atendimento das exigncias para a obteno do livramento condicional da segunda pena, que ser considerada isoladamente. A razo de ser do tratamento diferenciado nas duas situaes simples e justa. No primeiro caso, de revogao decorrente de condenao por crime anterior ao perodo de prova, de ver que o condenado no descumpriu condies, no se portou de modo a desmerecer o benefcio, j que o crime que ensejou a condenao ocorrera antes da obteno do benefcio. No faria sentido prejudic-lo por fato anterior ao perodo de prova. Nessa segunda hiptese, tendo cometido infrao durante o perodo de prova, demonstrou no respeitar as condies impostas, desmerecendo a concesso de benefcio. Por isso, dever cumprir a pena primitiva integralmente, no merecendo, em relao a ela, novo livramento. Quanto segunda pena, s poder obter o livramento depois de cumprir o tempo mnimo exigido, 1/3 ou 1/2, se a reincidncia tiver sido em crime doloso.

19.4.3.3

Descumprimento de condies

A ltima hiptese de revogao a decorrente do descumprimento de condies impostas pelo juiz na sentena que concedeu o livramento. Nesse caso, dever cumprir

Livramento Condicional - 15 integralmente a pena que estava suspensa, e no poder obter novo livramento. Dispe o art. 142 da Lei de Execuo Penal: No caso de revogao por outro motivo, no se computar na pena o tempo em que esteve solto o liberado, e tampouco se conceder, em relao mesma pena, novo livramento.

19.4.4

Prorrogao do perodo de prova

O perodo de prova ser prorrogado, se o condenado beneficiado com o livramento condicional cometer, durante o perodo de prova, outro fato definido como crime, razo da instaurao de processo penal contra si. Exemplo: tramita o processo pelo crime cometido durante a vigncia do livramento, quando se encerra o tempo. Encerrado o perodo de prova, sem que tivesse havido revogao do benefcio, deveria, normalmente, ser extinta a pena, mas a norma do art. 89 do Cdigo Penal clara: O juiz no poder declarar extinta a pena, enquanto no passar em julgado a sentena em processo a que responde o liberado, por crime cometido na vigncia do livramento. Em razo desse preceito, de se concluir que, nessa hiptese, o perodo de prova ser prorrogado at o trnsito em julgado da sentena penal prolatada no processo instaurado para apurar o crime cometido durante o tempo do livramento. Se for condenado pelo novo crime, o livramento ser revogado, e se for absolvido, o juiz declarar extinta a punibilidade do crime pelo qual estava em livramento condicional. No perodo de prorrogao, entretanto, o beneficiado no estar sujeito ao cumprimento das condies.

19.5 EXTINO DA PENA


Terminado o perodo de prova, sem revogao, a pena a que fora condenado ser considerada extinta, conforme manda o art. 90 do Cdigo Penal: Se at o seu trmino o livramento no revogado, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. Essa norma deve ser interpretada em harmonia com a norma do art. 89, de que se tratou anteriormente. Se durante o perodo de prova o beneficiado comete fato definido como crime, instaurando-se processo contra ele, enquanto no transitar em

16 Direito Penal Ney Moura Teles julgado, o juiz no poder decretar a extino da pena. claro que, terminado o perodo de prova, sem que o processo seja julgado, o perodo de prova prorrogado, sem quaisquer condies, aguardando-se seu fim, como j visto no item anterior.

You might also like