You are on page 1of 4

Simulado de Fsica 9Ano Ensino Fundamental 01.

. Leia com ateno a tira da Turma da Mnica mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princpios da Mecnica Clssica.

I. Casco encontra-se em movimento em relao ao skate e tambm em relao ao amigo Cebolinha. II. Casco encontra-se em repouso em relao ao skate, mas em movimento em relao ao amigo Cebolinha. III. Em relao a um referencial fixo fora da Terra, Casco jamais pode estar em repouso. Esto corretas: a) apenas I b) I e II c) I e III d) II e III e) I, II e III

02. Uma equipe de reportagem parte em um carro em direo a Santos, para cobrir o evento "Msica Boa S na Praia". Partindo da cidade de So Paulo, o veculo deslocou-se com uma velocidade constante de 54 km/h, durante 1 hora. Parou em um mirante, por 30 minutos, para gravar imagens da serra e do movimento de automveis. A seguir, continuaram a viagem para o local do evento, com o veculo deslocando-se a uma velocidade constante de 36 km/h durante mais 30 minutos. A velocidade escalar mdia durante todo o percurso foi, em m/s, de a) 10 m/s. b) 12 m/s. c) 25 m/s.

d) 36 m/s. e) 42 m/s. 03. Furaces so ciclones tropicais que ocorrem no Oceano Atlntico e a leste do oceano Pacfico Central. Um desses furaces, o Katrina, foi o pior que atingiu os Estados Unidos nos ltimos anos. Admita que o Katrina se movia em direo ao continente a uma velocidade constante de 24 km/h, com ventos de at 120 km/h. Nestas condies, quando o Katrina se encontrava a uma distncia de 1.200 km de uma cidade, foi acionado o sistema de alerta e vigilncia de furaces do governo americano. Contado a partir desse instante, o tempo, em horas, que a populao teve para se prevenir do furaco foi: a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 04. Numa rodovia em que a velocidade mxima permitida de 90 km/h, instalado um radar. Das 10h at 10h05min de um certo dia, passaram 100 veculos, com velocidades indicadas na tabela a seguir:

Qual a velocidade mdia desses 100 veculos? a) 76 km/h b) 86 km/h c) 87 km/h d) 90 km/h e) 92 km/h

05. Durante uma viagem, uma grande tempestade faz com uma ponte seja rompida e causa um grande congestionamento. Nessa situao um carro leva 5 horas para percorrer um trajeto, que em condies normais levaria 2

horas, se a sua velocidade mdia fosse de 60 km/h. Levando em conta essa situao, qual foi a velocidade mdia desenvolvida pelo carro, durante o congestionamento?

a) 20 km/h b) 10 km/h c) 22 km/h d) 13 km/h e) 24 km/h 06. O eco o fenmeno que ocorre quando um som emitido e seu reflexo em um anteparo so percebidos por uma pessoa com um intervalo de tempo que permite ao crebro distingui-los como sons diferentes. Para que se perceba o eco de um som no ar, no qual a velocidade de propagao de 340 m/s, necessrio que haja uma distncia de 17,0 m entre a fonte e o anteparo. Na gua, em que a velocidade de propagao do som de 1.600m/s, essa distncia precisa ser de: a) 34,0 m b) 60,0 m c) 80,0 m d) 160,0 m e) 320,0 m 07. Os nmeros e cifras envolvidos, quando lidamos com dados sobre produo e consumo de energia em nosso pas, so sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um nico dia, o consumo de energia eltrica da ordem de 200 mil MWh. Para avaliar esse consumo, imagine uma situao em que o Brasil no dispusesse de hidreltricas e tivesse de depender somente de termoeltricas, onde cada kg de carvo, ao ser queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10kWh. Considerando que um caminho transporta, em mdia, 10 toneladas de carvo, a quantidade de caminhes de carvo necessria para abastecer as termoeltricas, a cada dia, seria da ordem de: a) 20 b) 200 c) 1 000 d) 2 000

e) 10 000 08. Imagine um nibus escolar parado no ponto de nibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o nibus entra em movimento, sua posio no espao se modifica: ele se afasta do ponto de nibus. Dada esta situao, podemos afirmar que a concluso ERRADA que: a) o aluno que est sentado na poltrona, no acompanha o nibus, portanto tambm se afasta do ponto de nibus. b) podemos dizer que um corpo est em repouso em relao a um referencial quando a sua posio muda em relao a esse referencial. c) o aluno est parado em relao ao nibus e em movimento em relao ao ponto de nibus, se o referencial for o prprio nibus. d) neste exemplo, o referencial adotado o nibus. e) para dizer se um corpo est parado ou em movimento, no precisamos relacion-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referncia.

You might also like