You are on page 1of 11

Comunicao com os mortos na Bblia

Paulo da Silva Neto Sobrinho A maior ignorncia a que no sabe e cr saber, pois d origem a todos os erros que cometemos com nossa inteligncia. (SCRATES). To surpreendente quanto a naturalidade das pessoas em emitirem juzo sobre algo que pouco sabem, seu desinteresse em melhor informarem-se. (LOEFFLER). Se no se convencem pelos fatos, menos o fariam pelo raciocnio. (KARDEC).

Introduo
Dentre vrios outros, a comunicao com os chamados mortos um dos princpios bsicos do Espiritismo, inclusive podemos dizer que um dos fundamentais, pois foi de onde surgiu todo o seu arcabouo doutrinrio. Na concluso de O Livro dos Espritos, Kardec argumenta que: Esses fenmenos ... no so mais sobrenaturais que todos os fenmenos aos quais a Cincia hoje d a soluo, e que pareceram maravilhosos numa outra poca. Todos os fenmenos espritas, sem exceo, so a conseqncia de leis gerais e nos revelam um dos poderes da Natureza, poder desconhecido, ou dizendo melhor, incompreendido at aqui, mas que a observao demonstra estar na ordem das coisas. (p. 401). Essa abordagem de Kardec necessria, pois apesar de muitos considerarem tais fenmenos como sobrenaturais, enquanto que inmeros outros os quererem como fenmenos de ordem religiosa, as duas teses so incorretas. A origem deles espontnea e natural e ocorrem conforme as leis Naturais que regem no s o contato entre o mundo material e o espiritual, mas toda a complexa interao que mantm o equilbrio universal. Por isso no precisaramos relacion-los, nem mesmo buscar comprovao de sua realidade, entre as narrativas bblicas. A Bblia, apesar de merecer de todos ns o devido respeito, por ser um livro considerado sagrado por vrias correntes religiosas, no , nunca foi e jamais ser um livro que contm todas as leis que regem o Universo, nem to pouco o que acontece em funo das leis naturais, portanto, divinas, j desvendadas pelo homem. A Cincia vem, ao longo dos tempos, demonstrando a impossibilidade de serem verdadeiros certos fatos narrados pelos autores da Bblia, como tambm, trazendo outros que nem supunham existir. A Terra como o centro do Universo, Ado e Eva como o primeiro casal humano, entre inmeros outros pontos da Bblia, que no

podero ser mais considerados como verdades, uma vez que a Cincia provou o contrrio. A fertilizao in vitro, a ida do homem ao espao, a clonagem, o transplante de rgos, esse computador com o qual estamos escrevendo, como milhares de outras maravilhas descobertas pela Cincia no se encontram profetizadas, em uma linha sequer, nas Escrituras Sagradas. Apesar disso tudo, estaremos desenvolvendo esse estudo com a finalidade de constatar que a comunicao dos mortos est na Bblia, no por ns, mas por aqueles que insistem em relacionar esses fenmenos como de cunho religioso e que, para serem verdadeiros, teriam que constar na Bblia.

Passagens bblicas para comprovao


A primeira coisa que teremos que buscar para apoio algo que venha nos dar uma certeza da sobrevivncia do esprito, pois ela a pea fundamental nas comunicaes. Leiamos:

Quanto a voc [Abrao], ir reunir-se em paz com seus antepassados e ser sepultado aps uma velhice feliz. (Gn 15,15). Quando Jac acabou de dar instrues aos filhos, recolheu os ps na cama, expirou e se reuniu com seus antepassados. (Gn 49,33). Eu digo a vocs: muitos viro do Oriente e do Ocidente, e se sentaro mesa no Reino do Cu junto com Abrao, Isaac e Jac. (Mt 8,11). E, quanto ressurreio, ser que no leram o que Deus disse a vocs: Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jac? Ora, ele no Deus dos mortos, mas dos vivos. (Mt 22,31-32).

Podemos concluir dessas passagens que h no homem algo que sobrevive morte fsica. No haveria sentido algum dizer que uma pessoa, aps a morte, ir se reunir com seus antepassados, se no se acreditasse na sobrevivncia do esprito. Alm disso, para que ocorra a possibilidade de algum poder sentar mesa no Reino do Cu junto com Abrao, Isaac e Jac teria que ser porque esses patriarcas esto to vivos quanto ns. A no ser que Jesus tenha nos enganado quando disse, em se referindo a esses trs personagens, que Deus Deus de vivos. Os relatos bblicos nos do conta que o intercmbio com os mortos eram fatos corriqueiros na vida dos hebreus. Por outro lado, quase todos os povos, com quem mantiveram contato, tinham prticas relacionadas evocao dos espritos para fins de adivinhao, denominada necromancia. O Dicionrio Bblico Universal nos d a seguinte explicao sobre ela: Meio de adivinhao interrogando um morto. Babilnios, egpcios, gregos a praticavam. Heliodoro, autor grego do III ou do sculo IV d.C., relata uma cena semelhante quela descrita em 1Sm (Etope 6,14). O Deuteronmio atribui aos habitantes da Palestina a interrogao dos espritos ou a evocao dos mortos (18,11). Os israelitas tambm se entregaram a essas prticas, mas logo so condenadas, particularmente por Saul (1Sm 28,3B). Mas, forado pela necessidade, o rei manda evocar a sombra de Samuel (28, 7-

25): pattico, o relato constitui uma das mais impressionantes pginas da Bblia. Mais tarde, Isaas atesta uma prtica bastante difundida (Is 8,19): parece que ele ouviu uma voz como a de um fantasma que vem da terra (29,4). Manasses favoreceu a prtica da necromancia (2Rs 21,6), mas Josias a eliminou quando fez sua reforma (2Rs 23,24). Ento o Deuteronmio considera a necromancia e as outras prticas divinatrias como abominao diante de Deus, e como o motivo da destruio das naes, efetuada pelo Senhor em favor de Israel (18,12). O Levtico considera a necromancia como ocasio de impureza e condena os necromantes morte por apedrejamento (19,31; 20,27). (Pg. 556). Iremos ver, no decorrer desse estudo, algumas dessas passagens, mas, por hora, apenas destacaremos:

No se dirijam aos necromantes, nem consultem adivinhos, porque eles tornariam vocs impuros. Eu sou Jav, o Deus de vocs. (Lv 19,31). Quem recorrer aos necromantes e adivinhos, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo. (Lv 20,6). Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, no apreenders a fazer conforme as abominaes daqueles povos. No se achar entre ti quem faa passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mgico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa abominao ao Senhor; e por tais abominaes o Senhor teu Deus os lana de diante de ti. Perfeito sers para com o Senhor teu Deus. Porque estas naes, que hs de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porm a ti o Senhor teu Deus no permitiu tal cousa. (Dt 18,914).

As trs passagens acima dizem respeito adivinhao e necromancia que um tipo de adivinhao, conforme explicao, j citada, do dicionrio , devemos observar que elas se encontram entre as proibies. A preocupao central era proibir qualquer tipo de coisa relacionada adivinhao, no importando por qual meio fosse realizada, como fica claro pela ltima passagem onde se diz ... estas naes, .... ouvem os prognosticadores e os adivinhadores..., reunindo assim todas as prticas a essas duas. Por outro lado, a grande questo a ser levantada : os mortos atendiam s evocaes ou no? Se no, por que da proibio? Seria ilgico proibir algo que no acontece. Teremos que tentar encontrar as razes de tal proibio. Duas podemos destacar. A primeira que consideravam deuses os espritos dos mortos, mais frente iremos ver sobre isso, quando falarmos de 1Sm 28. Levando-se em conta que era necessrio manter, a todo custo, a idia de um Deus nico, Moiss, sabiamente, institui a proibio de qualquer evento que viesse a prejudicar essa unicidade divina. As consultas deveriam ser dirigidas somente a Deus, da, por foras das circunstncias, precisou proibir todas as outras. A segunda estaria relacionada ao motivo pelo qual iam consultar-se aos mortos. Normalmente, eram para coisas relacionadas ao futuro, como no caso de Saul que iremos ver logo frente, ou para situaes at ridculas, quando, por exemplo, do desaparecimento das jumentas de Cis, em que Saul, seu filho, procura um vidente, para que ele dissesse onde poderiam encontr-las.

A figura do profeta aparece como sendo a pessoa que tinha poderes para fazer consultas a Deus, ou receber da divindade as revelaes que deveriam ser transmitidas ao povo. Em razo de querer a exclusividade das consultas a Deus, por meio dos profetas, que Moiss disse que: Jav seu Deus far surgir, dentre seus irmos, um profeta como eu em seu meio, e vocs ouviro. (Dt 18,15). Elucidamos essa questo com o seguinte passo: Em Israel, antigamente, quando algum ia consultar a Deus, costumava dizer: 'Vamos ao vidente'. Porque, em lugar de 'profeta', como se diz hoje, dizia-se 'vidente'. (1Sm 9,9). O que vidente seno quem tem a faculdade de ver os espritos? Poder, em alguns casos, ver inclusive o futuro, da a idia de que poderia prever alguma coisa, uma profecia, derivando-se da, ento, o nome profeta. Podemos confirmar o que estamos dizendo aqui nesse pargrafo, pela explicao dada passagem Dt 18,9-22: Contrapem-se nitidamente duas formas de profetismo ou de mediao entre os homens e Deus. O profetismo de tipo cananeu, com suas prticas para conhecer o futuro, ou vontade dos deuses (v.9-14), visava controlar a divindade, tornado-a favorvel ao homem. Contra isso o Dt estabelece a mediao do profeta como Moiss (v.15-22; cf. Ex 20,18-21), a cuja palavra, pronunciada em nome de Deus, o israelita deve obedecer. (Bblia Sagrada, Ed. Vozes, pg. 217). interessante que, neste momento, venhamos a dizer alguma coisa sobre profeta. Buscaremos as informaes com Dr. Severino Celestino, que nos diz: A palavra profeta, em hebraico, significa Navi, no plural, Neviim. Apresenta ainda outros significados como ro (videntes). Veja I Samuel 9:9: antigamente em Israel, todos os que iam consultar IAHVH assim diziam: vinde vamos ter com o vidente (ro); porque aquele que hoje se chama profeta (navi), se chamava outrora vidente (ro). A palavra vidente, em hebraico, tambm significa (choz), pois, consultando o texto original, encontramos citaes que usam o termo (ro) sendo que outras citam (choz), como veremos adiante. O vidente era, portanto, o homem a ser interrogado quando se queria consultar a Deus ou a um esprito e sua resposta era considerada resposta de Deus. O termo profeta chegou ao portugus, derivado do grego (???) prophtes que significa algum que fala diante dos outros. No hebraico, o significado bem mais amplo, possui uma raiz acdica que significa chamar, falar em voz alta, e interpretam-no como orador, anunciador. (Analisando as Tradues Bblicas, pp. 259-260). (Grifos do original). Dito isso, podemos agora concluir que Moiss no era totalmente contra o profetismo (mediunismo), apenas era contrrio ao uso indevido que davam a essa faculdade. Podemos, inclusive, v-lo aprovando a forma com que dois homens a faziam, conforme a seguinte narrativa em Nm 11, 24-30: Moiss saiu e disse ao povo as palavras de Iahweh. Em seguida reuniu setenta ancios dentre o povo e os colocou ao redor da Tenda. Iahweh desceu na Nuvem. Falou-lhe e tomou do Esprito que repousava sobre ele e o colocou nos setenta ancios. Quando o Esprito repousou sobre eles, profetizaram; porm, nunca mais o fizeram.

Dois homens haviam permanecido no acampamento: um deles se chamava Eldad e o outro Medad. O Esprito repousou sobre eles; ainda que no tivessem vindo Tenda, estavam entre os inscritos. Puseram-se a profetizar no acampamento. Um jovem correu e foi anunciar a Moiss: Eis que Eldad e Medad, disse ele, esto profetizando no acampamento. Josu, filho de Nun, que desde a sua infncia servia a Moiss, tomou a palavra e disse: Moiss, meu senhor, probe-os! Respondeu-lhe Moiss: Ests ciumento por minha causa? Oxal todo o povo de Iahweh fosse profeta, dando-lhe Iahweh o seu Esprito! A seguir Moiss voltou ao acampamento e com ele os ancios de Israel. Fica claro, ento, que pelo menos duas pessoas faziam dignamente o uso da faculdade medinica (profeta), da Moiss at desejar que todos fizessem como eles. Outro ponto importante que convm ressaltar a respeito da palavra Esprito, que aparece inmeras vezes na Bblia. Mas afinal o que Esprito? Hoje sabemos que os espritos so as almas dos homens que foram desligadas do corpo fsico, pelo fenmeno da morte. Assim, podemos perfeitamente aceitar que fora s vezes que atribuem essa palavra ao prprio Deus, todas as outras esto includas nessa categoria. Tudo, na verdade, no passava de manifestaes dos espritos, que muitas vezes eram tomados conta de deuses, devido a ignorncia da poca, coisa absurda nos dias de hoje. Isso fica to claro que podemos at mesmo encontrar recomendaes de como nos comportar diante deles, para sabermos suas verdadeiras intenes. Citamos: Amados, no acrediteis em qualquer esprito, mas examinai os espritos para ver se so de Deus,... (1 Jo 4, 1). Disso pode-se concluir que era comum, quela poca, o contato com os espritos. De fato, j que podemos confirmar isso com o Apstolo dos gentios, que recomendou sobre o uso dos dons (mediunidade), conforme podemos ver em sua primeira carta aos Corntios (cap. 14). Nela ele procura demonstrar que o dom da profecia superior ao dom de falar em lnguas (xenoglossia), pois no via nisso nenhuma utilidade seno quando, juntamente, houvesse algum com o dom de interpret-las. Ao lado dos espritos, tambm vemos inmeras manifestaes do demnio. Sobre ele, encontramos a seguinte informao, citada pela Dra. Edith Fiore, sobre o pensamento do historiador hebreu Flvio Josefo: Os demnios so os espritos dos homens perversos (Possesso Espiritual, p. 29). Com isso as manifestaes espirituais se ampliam, pois agora se nos apresentam os demnios como espritos de seres humanos desencarnados, ficando, portanto, provado que a Bblia est repleta de fenmenos medinicos. Onde h mediunidade haver, conseqentemente, manifestao espiritual, pouco importa a denominao que venha se dar aos que se apresentam aos encarnados,por essa via. Vejamos, ento, um caso especfico relatado sobre uma consulta aos mortos. Chamamos a sua ateno para o motivo da consulta, que no poder passar despercebido, visto o termos citado como uma das causas da proibio de Moiss. Leiamos:

Samuel tinha morrido. Todo o Israel participara dos funerais, e o enterraram em Ram, sua cidade. De outro lado, Saul tinha expulsado do pas os necromantes e adivinhos. Os filisteus se concentraram e acamparam em Sunam. Saul reuniu todo o Israel e acamparam em Gelbo. Quando viu o acampamento dos filisteus, Saul teve medo e comeou a tremer. Consultou a Jav, porm Jav no lhe respondeu, nem por sonhos, nem pela sorte, nem pelos profetas. Ento Saul disse a seus servos: "Procurem uma necromante, para que eu faa uma consulta". Os servos responderam: "H uma necromante em Endor". Saul se disfarou, vestiu roupa de outro, e noite, acompanhado de dois homens, foi encontrar-se com a mulher. Saul disse a ela: "Quero que voc me adivinhe o futuro, evocando os mortos. Faa aparecer a pessoa que eu lhe disser". A mulher, porm, respondeu: "Voc sabe o que fez Saul, expulsando do pas os necromantes e adivinhos. Por que est armando uma cilada, para eu ser morta?" Ento Saul jurou por Jav: "Pela vida de Jav, nenhum mal vai lhe acontecer por causa disso". A mulher perguntou: "Quem voc quer que eu chame?" Saul respondeu: "Chame Samuel". Quando a mulher viu Samuel aparecer, deu um grito e falou para Saul: "Por que voc me enganou? Voc Saul!" O rei a tranqilizou: "No tenha medo. O que voc est vendo?" A mulher respondeu: "Vejo um esprito subindo da terra". Saul perguntou: "Qual a aparncia dele?" A mulher respondeu: " a de um ancio que sobe, vestido com um manto". Ento Saul compreendeu que era Samuel, e se prostrou com o rosto por terra. Samuel perguntou a Saul: "Por que voc me chamou, perturbando o meu descanso?" Saul respondeu: " que estou em situao desesperadora: os filisteus esto guerreando contra mim. Deus se afastou de mim e no me responde mais, nem pelos profetas, nem por sonhos. Por isso, eu vim chamar voc, para que me diga o que devo fazer". Samuel respondeu: "Por que voc veio me consultar, se Jav se afastou de voc e se tornou seu inimigo? Jav fez com voc o que j lhe foi anunciado por mim: tirou de voc a realeza e a entregou para Davi. Porque voc no obedeceu a Jav e no executou o ardor da ira dele contra Amalec. por isso que Jav hoje trata voc desse modo. E Jav vai entregar aos filisteus tanto voc, como seu povo Israel. Amanh mesmo, voc e seus filhos estaro comigo, e o acampamento de Israel tambm: Jav o entregar nas mos dos filisteus". (1Sm 28,3-19) Inicialmente, se diz que Saul consultou a Jav, como no obteve resposta, resolveu ento procurar uma necromante para que, pessoalmente , pudesse consultar-se com um esprito. Isso foi o que dissemos sobre uma das razes da proibio de Moiss. Saul diante da necromante foi taxativo: quero que adivinhe o futuro evocando um morto. Aqui o prprio rei que vai consultar-se com um morto, pelo motivo de querer saber o futuro. Se os mortos nunca tivessem revelado o futuro, estaria o rei numa situao ridcula dessa? Mas Saul no desejava consultar-se com qualquer um esprito, queria especificamente a presena de Samuel. Aps a evocao da mulher, o relato confirma que a necromante viu Samuel-esprito aparecer. Sem margem a nenhuma dvida. Quando descreve o que v o prprio Saul reconhece ser o profeta Samuel que estava ali. Fato confirmado, pela indubitvel afirmativa de que foi o prprio Samuel quem fez uma pergunta a Saul. Aps a resposta de Saul, novamente, Samuel responde ao que veio o rei saber. Algumas Bblias ao invs de vejo um esprito subindo da terra traduzem por vejo um deus subindo da Terra. A frase dessa maneira nos explicada:

A palavra hebraica para significar Deus, tambm designa os seres supra-humanos e, como neste caso, o esprito dos mortos. Havia a convico de que os espritos dos mortos estavam encerrados no sheol, e este se situaria algures por baixo da terra (Bblia Sagrada, Ed. Santurio, pg. 392). Com isso, fica fcil entender por que Saul, aps certificar-se de que Samuel-esprito estava ali, se prostra diante dele (v. 14). Atitude prpria de quem endeusava os espritos e, conforme j o dissemos anteriormente, esse foi um dos motivos pelo qual Moiss proibiu a comunicao com os mortos. A frase Jav fez com voc o que j lhe foi anunciado por mim tem a seguinte traduo em outras Bblias: O Senhor fez como tinha anunciado pela minha boca, do que podemos concluir que naquele momento no estava falando pela sua boca, usava a boca da mulher, pela qual confirmou o que tinha falado a Saul quando vivo, no deixando ento nenhuma dvida que era mesmo Samuel-esprito quem estava ali. Estamos dizendo isso, porque com algumas interpretaes distorcidas, bem moda da casa, querem insinuar que quem se manifestou foi o demnio. A isso, poderemos, alm do que j dissemos, colocar para corroborar nosso pensamento uma explicao dada a 28,15-19: O narrador, embora no aprove o proceder de Saul e da mulher (v. 15), acredita que Samuel de fato apareceu e falou com Saul: isso Deus podia permitir. Logo, no preciso pensar em manobra fraudulenta da mulher ou em interveno diablica.... (Bblia Sagrada, Ed. Vozes, pg. 330). Por outro lado, ningum conseguir provar que em algum lugar da Bblia est dizendo que os demnios aparecem no lugar dos espritos evocados. Assim, de modo claro e inequvoco, temos essa questo de que no so os demnios como definitivamente resolvida. No bastasse isso, a prpria Bblia confirma o ocorrido quando falando a respeito de Samuel est dito: Mesmo depois de sua morte, ele profetizou, predizendo ao rei o seu fim. Mesmo do sepulcro, ele levantou a voz, numa profecia, para apagar a injustia do povo. (Eclo 46,20). Sabemos que os protestantes no possuem esse livro, mas como os catlicos tambm afirmam que sua Bblia no contm erros, pegamos a deles para a confirmao dessa ocorrncia. Ao que parece, a consulta aos mortos era fato to corriqueiro, que, s vezes, era esperada, conforme podemos ver em Isaas: Quando disserem a vocs: Consultem os espritos e adivinhos, que sussurram e murmuram frmulas; por acaso, um povo no deve consultar seus deuses e consultar os mortos em favor dos vivos?, comparem com a instruo e o atestado: se o que disserem no estiver de acordo com o que a est, ento no haver aurora para eles. (Is 8,19-20). Isaas at sabia o que iriam dizer, realidade da poca, com certeza. Quanto expresso seus deuses, explicam-nos que equivale a os espritos dos antepassados (Bblia Sagrada, Ed. Ave Maria, pg. 950). O que vem reforar a justificativa para a proibio de Moiss, que buscava fazer o povo hebreu aceitar o Deus nico. Interessante que essa passagem ir nos remeter a uma outra, que fala exatamente dos antepassados, como uma explicao que nos ajudar a entend-la. Vejamo-la:

Consulte as geraes passadas e observe a experincia de nossos antepassados. Ns nascemos ontem e no sabemos nada. Nossos dias so como sombra no cho. Os nossos antepassados, no entanto, vo instru-lo e falar a voc com palavras tiradas da experincia deles. (J 8,8-10). Considerando que poca no se tinha muita coisa escrita, e se tivesse talvez pouco adiantaria, pois poucos sabiam ler, s poderemos entender essa passagem como sendo uma consulta direta s geraes passadas. O que em bom Portugus significa que isso ocorria atravs da consulta aos seus deuses, em outras palavras, aos espritos dos antepassados, que pessoalmente viam transmitir suas experincias. notvel que exatamente isso que est ocorrendo nos dias de hoje com os Espritos, que, mesmo sem que tenham sido evocados para serem consultados, vm livremente, com a permisso de Deus, claro, nos passar as suas experincias pessoais, para que possamos aprender com elas, de modo que podemos evitar erros j cometidos por ignorncia das leis divinas. Uma coisa ns podemos considerar. Se ocorriam manifestaes naquela poca, por que no as aconteceria nos dias de hoje? Veremos agora a mais notvel de todas as manifestaes de espritos que podemos encontrar na Bblia, pois ela acontece, nada mais nada mesmos do que, com o prprio Cristo. Leiamos: Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmos Tiago e Joo, e os levou a um lugar parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moiss e Elias, conversando com Jesus. Ento Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: "Senhor, bom ficarmos aqui. Se quiseres, vou fazer aqui trs tendas: uma para ti, outra para Moiss, e outra para Elias." Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz." Quando ouviram isso, os discpulos ficaram muito assustados, e caram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se, e no tenham medo." Os discpulos ergueram os olhos, e no viram mais ningum, a no ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: "No contem a ningum essa viso, at que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".(Mt 17,1-9). Ocorrncia inequvoca de comunicao com os mortos, no caso, os espritos Moiss e Elias conversam pessoalmente com Jesus. E a afirmamos que se fosse mesmo proibida por Deus, Moiss-esprito no viria se apresentar a Jesus e seus discpulos, j que foi ele mesmo, quando vivo, quem informou dessa proibio, e nem Jesus iria infringir uma lei divina. Portanto, a proibio de Moiss era apenas uma proibio particular sua ou de sua legislao de poca. Os partidrios do demnio ficam sem sada nessa passagem, pois no podem afirmar que foi o demnio quem apareceu para eles, j que teriam que admitir que Jesus foi enganado pelo pai da mentira. Podemos ainda ressaltar que, depois desse episdio, Jesus no proibiu a comunicao com os mortos, s disse aos discpulos para no contassem a ningum sobre aquela sesso esprita, at que acontecesse a sua ressurreio. E se ele mesmo disse: tudo que eu fiz vs podeis fazer e at mais (Jo 14,12) os que se comunicam com os mortos esto seguindo o exemplo de Jesus. Os cegos at podero ficar contra, mas os de mente aberta no vero nenhum mal nisso.

J encontramos pessoas que, querendo fugir do inevitvel, afirmaram que Moiss e Elias no morreram, foram arrebatados. A coisa to sria, que, no af de se justificarem, desvirtuam a realidade mudando at mesmo narrativas bblicas, pois, at onde sabemos, existe a passagem falando da morte e sepultura de Moiss, o que poder ser comprovado em Dt 34,5-8. Quanto a Elias que se diz ter sido arrebatado. Acredite quem quiser. Mas o que faremos com o corpo fsico na dimenso espiritual? O esprito que d vida a carne de nada serve (Jo 6,63), a carne e o sangue no podem herdar o reino do cu (1Cor 15,50). So passagens que contradizem peremptoriamente um suposto arrebatamento de Elias de corpo e alma. Por vrias vezes, Jesus apresentou a seus discpulos ensinamentos por meio de parbolas. H uma que poderemos citar, pois nela encontramos algo que ir nos auxiliar no entendimento daquilo que propomos. Vejamos: Havia um homem rico que se vestia de prpura e linho fino, e dava banquete todos os dias. E um pobre, chamado Lzaro, cheio de feridas, que estava cado porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caam da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber-lhe as feridas. Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abrao. Morreu tambm o rico, e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abrao, com Lzaro a seu lado. Ento o rico gritou: 'Pai Abrao, tem piedade de mim! Manda Lzaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a lngua, porque este fogo me atormenta'. Mas Abrao respondeu: 'Lembre-se, filho: voc recebeu seus bens durante a vida, enquanto Lzaro recebeu males. Agora, porm, ele encontra consolo aqui, e voc atormentado. Alm disso, h um grande abismo entre ns: por mais que algum desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocs, nem os da poderiam atravessar at ns'. O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lzaro casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmos. Manda preveni-los, para que no acabem tambm eles vindo para este lugar de tormento'. Mas Abrao respondeu: 'Eles tm Moiss e os profetas: que os escutem!' O rico insistiu: 'No, pai Abrao! Se um dos mortos for at eles, eles vo se converter'. Mas Abrao lhe disse: 'Se eles no escutam a Moiss e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles no ficaro convencidos'. (Lc 16,19-31). Poderemos tirar vrias reflexes dessa parbola, mas nos restringiremos ao assunto deste estudo. Uma pergunta nos vem mente: se no acreditassem na comunicao entre os dois planos, por que ento o rico pede a Abrao para enviar Lzaro para alertar a seus irmos? Da anlise da resposta de Abrao podemos dizer que h a possibilidade da comunicao, entretanto, ela completamente intil, pois se nem aos vivos as pessoas deram ouvidos, que dir aos mortos. Fato incontestvel, que vem acontecendo at nos dias de hoje, j que a grande maioria prefere ignorar a comunicao dos mortos, que vm nos alertar para que transformemos as nossas aes, de modo que beneficiem ao nosso prximo, a fim de evitar que, depois da morte fsica, tenhamos que ir para um lugar de tormentos. A expresso mesmo que um dos mortos ressuscite significa que mesmo que algum dos mortos ressuscite na sua condio espiritual, para se comunicar, que eles no se convenceriam. Mas algum pode objetar dizendo que esse texto implica na necessidade de uma ressurreio corprea para que ocorra esta comunicao. Isto um subterfgio, j que na prpria Bblia encontramos indcios de que o termo ressurreio tambm era usado para indicar a influncia dos mortos sobre os vivos, conforme podemos confirmar

no seguinte passo: Alguns diziam: Joo Batista ressuscitou dos mortos. por isso que os poderes agem nesse homem. (Mt 14,2; Mc 6,14). Quem j teve a oportunidade de ler a Bblia, pelo menos uma vez, percebe que ela est recheada de narrativas com aparies de anjos. Na ocasio da ressurreio de Jesus algumas delas nos do conta do aparecimento, junto ao sepulcro, de anjos vestidos de branco (Jo 20,12; Mt 28,2), enquanto que outras nos dizem ser homens vestidos de branco (Lc 24,4; Mc 16,5). Demonstrando que anjos, na verdade, so espritos humanos de pessoas desencarnadas. At mesmo os nomes dos anjos so nomes dados a seres humanos: Gabriel, Rafael, Miguel, etc. Vejamos se isso coerente. Nesse tempo, o rei Herodes comeou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar espada Tiago, irmo de Joo. Vendo que isso agradava aos judeus, decidiu prender tambm Pedro. Eram os dias da festa dos pes sem fermento. Depois de o prender, colocou-o na priso e o confiou guarda de quatro grupos de quatro soldados cada um. Herodes tinha a inteno de apresentar Pedro ao povo logo depois da festa da Pscoa. Pedro estava vigiado na priso, mas a orao fervorosa da Igreja subia continuamente at Deus, intercedendo em favor dele. Herodes estava para apresentar Pedro. Nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados. Estava preso com duas correntes, e os guardas vigiavam a porta da priso. De repente, apareceu o anjo do Senhor, e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: "Levante-se depressa." As correntes caram das mos de Pedro. E o anjo continuou: "Aperte o cinto e calce as sandlias." Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: "Ponha a capa e venha comigo." Pedro acompanhou o anjo, sem saber se era mesmo realidade o que o anjo estava fazendo, pois achava que tudo isso era uma viso. Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao porto de ferro que dava para a cidade. O porto se abriu sozinho. Eles saram, entraram numa rua, e logo depois o anjo o deixou. Ento Pedro caiu em si e disse: "Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu queria me fazer." Pedro ento refletiu e foi para a casa de Maria, me de Joo, tambm chamado Marcos, onde muitos se haviam reunido para rezar. Bateu porta, e uma empregada, chamada Rosa, foi abrir. A empregada reconheceu a voz de Pedro, mas sua alegria foi tanta que, em vez de abrir a porta, entrou correndo para contar que Pedro estava ali, junto porta. Os presentes disseram: "Voc est ficando louca!" Mas ela insistia. Eles disseram: "Ento deve ser o seu anjo!" Pedro, entretanto, continuava a bater. Por fim, eles abriram a porta: era Pedro mesmo. E eles ficaram sem palavras. (At 12,1-16). Com a priso de Pedro, por Herodes, todos j esperavam que aconteceria com ele o mesmo destino de Tiago, seria morto. Mas um anjo o solta. Ele se dirige casa onde os outros estavam reunidos, bate porta. Rosa, que atende a porta, reconhece a voz de Pedro, espavorida corre para dentro a fim de contar aos outros. Entretanto, como supunham que Pedro havia morrido disseram a ela: Ento deve ser o seu anjo. Isso vem dizer exatamente o que estamos querendo concluir, que anjo, na verdade, um esprito de um ser humano que morreu, o que no contradiz a narrativa, antes ao contrrio, lhe extremamente coerente.

Concluso

Ao que podemos concluir, sem sombra de dvidas, que realmente a comunicao com os mortos est comprovada pela Bblia, por mais que se esforcem em querer tirar dela esse fato. Apenas para reforar tudo o quanto j dissemos do que encontramos na Bblia, poderemos ainda enumerar as pesquisas que esto sendo realizadas sobre a comunicao dos espritos por aparelhos eletrnicos: a Transcomunicao Instrumental TCI. Buscamos comprovar com isso que, conforme o dissemos no incio, tais ocorrncias, so de ordem natural, dentro, portanto, das leis da natureza, que acontecem at os dias de hoje e que elas vm despertando grande interesse por parte de inmeros pesquisadores descompromissados com dogmas religiosos. A pesquisadora Sonia Rinaldi, em seu livro Esprito O desafio da Comprovao, traz gravaes de vozes paranormais. Muitas possuem a particularidade de terem sido gravadas tambm, e simultaneamente, no lado reverso da gravao normal. Isso vem colocar as coisas num nvel bem prximo da prova cientfica, pois ainda no existe tecnologia humana para produzir gravaes desse tipo. Resta-nos esperar que cientistas, menos compromissados com dogmas religiosos, se disponham a realizar essas pesquisas com o rigor cientfico, com todo o controle e instrumentao tcnica necessria para se chegar a uma concluso final e definitiva. Agosto/2004.

Referncias bibliogrficas:

Bblia de Jerusalm, 1 ed. So Paulo: Paulus, 2002. Bblia Sagrada Edio Pastoral, s/e. So Paulo: Paulus, 1990. Bblia Sagrada, 5 ed. Aparecida-SP: Santurio, 1984. Bblia Sagrada, 8 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1989. Bblia Sagrada, 68 ed. So Paulo: Ave Maria, 1989 FIORE, E., Possesso Espiritual, So Paulo: Pensamento, 1995. MONLOUGOU L.; DU BUIT, F.M. Dicionrio Bblico Universal, AparecidaSP: Santurio; Petrpolis-RJ: Vozes, 1996. RINALDI, S. Esprito O desafio da Comprovao. So Paulo: Elevao, 2000.

You might also like