You are on page 1of 3

um oscilador completo ( FlipFlop ), acomodado em um envlucro de plstico chamado de Chip ou Circuito Integrado.

O encapsulamento mais comum o Duplo em Linha ou ( dul in line - DIL ), com apenas oito pinos, com duas fileiras ( quatro pinos cada uma ) como mostra a foto abaixo.

Este componente compatvel com os integrados da famlia CMOS e TTL , dentre outras. O circuito integrado 555 tambm pode se apresentar com outros tipos de encapsulamento diferente ( inclusive SMD ).

Caractersticas
As principais caractersticas desse integrado so a estabilidade funcional ( independentemente de flutuaes de tenso, corrente e temperatura ), alem da simplicidade de manuseio e baixssimo custo. Outra caracterstica que o torna ainda mais verstil e til a que se refere ao valor de tenso de alimentao, que pode variar desde 5V at o valor mximo de 18V. Por medidas de segurana e padres, comum adotarem o valor de 12V ( doze volts ) para elaborao da maioria dos projetos eletrnicos utilizando o integrado 555. Ele pode manipular cargas de at 200mA ( duzentos miliamperes ) em sua sada, segundo especificao da maioria dos fabricantes, porm, na prtica esse valor se limita aos 100mA ( cem miliamperes ), sem nos preocuparmos com as condies. Devido a caractersticas apresentadas, o IC555 tanto compatvel com a lgica TTL ( baixa tenso e alta corrente ), como tambm compatvel com a lgica CMOS ( de alta tenso e baixa corrente ).

Agora iremos ver a disposio dos pinos do IC555 e funo de cada um deles.

Pino 1) No pino 1 temos a ligao ao Ground (GND), negativo ou terra do circuito


inetegrado.

Pino 2 ) Entrada de disparo ou gatilho. Esta entrada faz com que a sada apresente
nvel lgico alto ( nvel ``1 ) toda vez que nela for aplicado um valor de tenso ( nvel baixo ) inferior a tera parte do valor da fonte de alimentao. Esta entrada sensvel a nveis baixos, como se ver na figura abaixo, ela esta associada a uma bolinha na entrada do comparador ( entrada inversora ).

Pino 3 ) Sada principal. Essa sada conresponde a dos sinais de onda quadrda (
trem de pulsos) gerados pelo circuito integrado 555. Quando o circuito integrado est ativo, esta sada assume nvel alto ``1 , valor este proximo ao valor da fonte de alimentao. Pino 4 ) Entrada de reciclagem. O circuito integrado retornar ao seu estado de repouso, nvel baixo na sada (nvel ``0) toda vez que nele aplicado um tenso externa e manual ( tipo posh-button ) de nvel lgico zero ``0 ou nvel baixo. As demais entradas sero ignoradas no momento em que ouver nvel lgico baixo aplicado ao pino 4. Tem o funcionamento similar ao do pino 6.

Pino 5 ) Entrada de comando ou controle. Essa entrada responsvel


desacoplamento dos resistores internos ao integrdo. Permite, ainda, que sejam alterados os nveis de referencia, em tenso para cada um dos dois comparadores interneos ao integrado 555, possibilitando, assim, realizar modulaes de sinais.

Pino 6 ) Entrada do sensor de nvel. Essa entrada permite reciclar o integrado toda
vez que aplicarmos ela uma tenso de nvel lgico alto ``1 , nvel este, superior a 2/3 (dois teros) do valor da fonte de alimentao.

Pino 7 ) Sada complementar. Essa sada do tipo coletor aberto, a qual acompanha as variaes da sada principal ( pino 3 ), e conhecida tambm por, sada no oficial. Essa sada se mantm em nvel lgico baixo ( ``0 ) quando a sada principal, estiver em nvel alto (``1). Pino 8) Por ltimo nos resta o pino de nmero oito, responsvel por receber a alimentao positiva +Vcc, que, pode variar de 5V a 18V (cinco at dezoito volts) VDC.

Formas de operao
O circuito integrado 555 pode operar de diversas formas, dentre elas destacamos, Monoestvel e Astvel. O primeiro (monoestvel) produz um atraso nos sinais de entrada que pode ser controlado externamente, variando-se o valor de um resistor ou capacitor. O segundo (astvel) a largura dos pulsos gerados e/ou freqncia do mesmo, pode ser variada ao alterarmos convenientemente o valor resistvo de um ou dois resistores e/ou capacitncia de um capactor.

Frum Portal da Eletrnica

You might also like