You are on page 1of 6

2 Lista de Exerccios de Qumica

Questo 1
(PAS 2004) Para que um peixe ocenico seja mantido em um aqurio com gua potvel, necessrio corrigir a concentrao salina da gua. Considere que a concentrao de cloreto de sdio na gua do mar seja de 29,25 g/L e que a gua potvel possua 0,026 mol/L de NaCl e que M(Na) = 23 g/mol e M(Cl) = 35,5 g/mol. Com base nessas informaes, escolha apenas uma das opes a seguir e faa o que se pede desprezando a parte fracionria do resultado final obtido aps efetuar todos os clculos solicitados.

a) Determine, em mol/L, a concentrao de cloreto de sdio na gua do mar e multiplique o valor


encontrado por 1.000.

b) Determine, em mol, a quantidade de matria de cloreto de sdio que deve ser adicionada a 1 m3 de gua c)
potvel para se obter salinidade igual da gua do mar, desprezando-se a variao de volume devida adio de sal. Calcule, em L, o volume de soluo de NaCl a 6,0 mol/L necessrio para obter, ao se misturar com gua potvel, 1 m3 de gua com salinidade igual da gua do mar.

Questo 2
(UnB 1 /97) O processo de fabricao dos circuitos integrados impressos, usados na construo de microcomputadores, emprega o cido sulfrico de alta pureza. Sendo ele um cido muito forte, o resduo industrial do processo necessita ser tratado antes de ser lanado no meio ambiente. Uma indstria resolveu alterar o procedimento normal e tratar seu resduo com cal hidratada (hidrxido de clcio). A partir dos dados apresentados na tabela peridica, calcule, em toneladas, a quantidade de sulfato de clcio que ser produzida ao se neutralizarem 49 toneladas de cido sulfrico. Desconsidere a parte fracionria do resultado, caso exista.
o

Questo 3
(UnB 1o/03)A gelatina, protena coloidal de origem animal, obtida a partir do colgeno, presente nas fibras brancas dos tecidos conectivos do corpo, particularmente da pele, dos ossos e dos tendes. Entre outros, o colgeno possui em sua estrutura os aminocidos glicina (25% em massa), prolina e hidroxiprolina (totalizando juntos 25% em massa), cujas estruturas so mostradas abaixo.

O processo de produo da gelatina a partir dos ossos pode ser descrito pelas etapas seguintes. I - Os ossos, matria-prima, devem ser desengordurados, o que pode ser feito pela extrao com uma nafta de petrleo de baixo ponto de ebulio. II - Em seguida, os ossos so quebrados e tratados com cido clordrico a frio, para dissolver o fosfato de clcio, o carbonato de clcio e outros minerais. O resduo matria orgnica: colgeno com restos de ossos. Esse material chamado ossena. III - A ossena tratada com leite de cal (hidrxido de clcio), com objetivo de intumescer o material e remover as protenas solveis (mucina e albumina). Quando a molhagem com cal est completa, a ossena lavada com gua pura. IV - Segue-se uma adio de HCl diludo para ajustar o pH para 3,0 que o pH timo para a hidratao do colgeno. A soluo cida fica em contato com a ossena durante 8 h. V - Obtm-se uma soluo de gelatina de 8% a 10%, que filtrada a quente. Os licores filtrados so evaporados a vcuo e resfriado. VI - A gelatina resfriada, slida, cortada em fitas grosseiras e secadas por ar filtrado a 40oC. Na secagem, as fitas retraem-se, formando um macarro fino, que pode ser modo at a forma de p. Considerando o processo de produo de gelatina descrito no texto e supondo que, na etapa III desse processo, a quantidade de leite de cal adicionada ainda resta 0,05 mol de hidrxido de clcio em soluo a ser neutralizada

na etapa IV, escolha apenas uma das opes a seguir e faa o que se pede, desprezando, para a marcao na folha de resposta, a parte fracionria do resultado final obtido, aps efetuar todos os clculos solicitados. Desconsidere qualquer efeito que no tenha sido explicitamente mencionado e supondo que, para a neutralizao, ser utilizada uma soluo de HCl a 0,05 mol/L. Considere ainda M(HCl) = 36,5 g/mol. (a) Determine a soma dos menores coeficientes inteiros da equao qumica balanceada representativa do processo de neutralizao descrito na etapa IV. Multiplique a quantidade encontrada por 20. Calcule o volume, em litros, da soluo de HCl necessrio na etapa IV para neutralizar a base remanescente da etapa III. Multiplique a quantidade calcula por 100. Calcule o volume, em mL, de soluo concentrada de HCl, com densidade de 1,25 g/mL de 36,5% em massa, que deve ser medido para preparar o volume da soluo de HCl 0,05 mol/L utilizado na opo (b). Multiplique a quantidade calculada por 100.

(b) (c)

Questo 4
(UnB 2o/03) A anlise do teor de hidrxido de alumnio em um desodorante foi feita titulando-se (reagindo) uma massa de 3,9 g de desodorante com uma soluo de cido clordrico 0,1 mol/L, gastando-se para tanto 30,0 mL do cido. Diante dessa situao e considerando M(cido clordrico) = 36,5 g/mol e M(hidrxido de alumnio) = 78,0 g/mol, escolha apenas uma das opes a seguir e faa o que se pede, desprezando, para a marcao na folha de respostas, a parte fracionria do resultado final obrido, aps efetuar todos os clculos necessrios.

(a) Calcule, em milimols, a quantidade de matria de hidrxido de alumnio presente nessa amostra de (b) (c)
desodorante. Calcule, em miligramas, a massa de hidrxido de alumnio na amostra de desodorante. Multiplique o valor calculado por 10. Calcule o teor (porcentagem em massa) de hidrxido de alumnio no desodorante. Multiplique o valor calculado por 10.

Questo 5
Alteraes na temperatura afetam o funcionamento da bateria de chumbo-cido. No Grfico, que representa o efeito crioscpico para solues de cido sulfrico de diferentes densidades, P a presso no interior da bateria, em mmHg, e T a temperatura em C, sendo Tc, TC1 e TC2 temperaturas de congelamento. Julgue os itens subseqentes a esse assunto, sabendo que, para uma bateria de chumbo-cido funcione corretamente, a soluo de H2SO4 nela contida no deve estar congelada.

(1) Considerando-se que a presso interna da bateria de chumbo-cido independa da presso atmosfrica, conclui-se que, no Alasca, deve-se utilizar uma bateria com concentrao de cido sulfrico superior quela de uma bateria adequada para ser utilizada na regio Amaznica. (2) No grfico, Tc, TC1 e TC2 representam, respectivamente, as temperaturas de fuso da gua pura, da gua na soluo de cido sulfrico de baixa densidade e da gua na soluo de cido sulfrico de alta densidade. (3) A densidade da soluo de H2SO4 (aq) pode ser corretamente calculada por meio da expresso = ms + Ms/V, em que ms representa a massa de soluto, Ms representa a massa do solvente e V, o volume de soluo.

Questo 6
O grfico abaixo mostra o diagrama de fases para gua.

Julgue os itens seguintes. (1) No ponto triplo, as fases da gua slida, lquida e gasosa coexistem em equilbrio. (2) Para presses abaixo de 4,579 mmHg e para temperaturas superiores a 0,01 C, a gua encontra-se na fase lquida. (3) Em madrugadas frias, o vapor dgua presente na atmosfera liquefaz-se, formando gotculas de gua que constituem o orvalho. Na transformao de vapor dgua em orvalho, ocorre formao de ligaes intermoleculares.

Questo 7
(Fuvest) O grfico a seguir traz as curvas de presso de vapor em funo da temperatura do ter dietlico, da gua e do 1-butanol.

a)

No topo do monte Everest a gua entra em ebulio a 76 C. Consultando o grfico, qual deve ser o ponto de ebulio do ter dietlico no mesmo local? Justifique. b) Pelos dados do grfico pode-se afirmar que, sob uma mesma presso, o ponto de ebulio do 1-butanol maior do que do ter dietlico. Explique esse comportamento com base na estrutura desses compostos.

Questo 8
A partir de uma soluo de hidrxido de sdio na concentrao de 25 g/L, desejase obter 125 mL dessa soluo na concentrao de 10 g/L. Calcule, em mililitros, o volume da soluo inicial necessrio par esse processo. Despreze a parte fracionria de seu resultado, caso exista.

Questo 9
Em laboratrio, um aluno misturou 10 mL de uma soluo de HCl 2 mol/L com 20 mL de uma soluo x mol/L do mesmo cido em um balo volumtrico de 50 mL de capacidade. Em seguida, completou o volume do balo volumtrico com gua destilada. Na total neutralizao de 10 mL da soluo final obtida, foram consumidos 5 mL de soluo de NaOH 2 mol/L. Assim, o valor de x :

Questo 10
Um auxiliar de laboratrio encontrou, em uma bancada, um frasco com o rtulo leo de vitriol. Esclarecido pelo qumico responsvel pelo laboratrio, o auxiliar foi informado que se tratava de cido sulfrico (H2SO4). Uma amostra de 50 mL do cido foi ento analisada por meio de um procedimento conhecido como titulao. O qumico utilizou 800 mL de uma soluo de hidrxido de sdio (NaOH) 0,5 mol/L para neutralizar tida a

amostra tomada. Calcule a concentrao em quantidade de matria relativa soluo de cido contida no frasco. D a sua resposta em mol/L, desconsiderando a parte fracionria do resultado, caso exista. a) b) c) d) e) 1,0 mol/L 1,5 mol/L 2,0 mol/L 2,5 mol/L 3,0 mol/L

Questo 11
Uma remessa de soda custica est sob suspeita de estar adulterada. Dispondo de uma amostra de 0,5 grama, foi preparada uma soluo aquosa de 50 mL. Esta soluo foi titulada, sendo consumidos 20 mL de uma soluo 0,25 mol/L de cido sulfrico. Determine a porcentagem de impureza existente na soda custica, admitindo que no ocorra reao entre o cido e as impurezas (massa molar do NaOH = 40g/mol)

Questo 12
Um aluno, interessado em estudar as propriedades de solues colocou em uma caixa dois copos contendo volumes iguais de solues aquosas de um mesmo soluto no voltil, fechando a hermeticamente, conforme ilustra a figura a seguir.

A soluo contida no copo I era mais concentrada que a contida no copo II. A temperatura externa caixa permaneceu constante durante o experimento. Acerca das observaes que poderiam ser feitas a respeito desse experimento, julgue os itens seguintes. (1) Aps alguns dias, o volume de soluo contida no copo I diminuir. (2) As concentraes das solues nos dois copos no se alteraro com o tempo porque o soluto no voltil. (3) O ar dentro est saturado de vapor dgua. (4) Aps alguns dias, as duas solues ficaro com a mesma presso de vapor. (5) Solutos diferentes produzem efeitos coligativos diferentes.

Questo 13
(UnB 2o/01)Uma vez trazido superfcie, o petrleo transportado refinaria para a separao de seus diversos produtos. A figura abaixo representa um esquema para a separao primria desses produtos, denominada destilao fracionada, largamente utilizada desde a segunda metade do sculo XIX. A partir dessas informaes e com base na figura, julgue os itens a seguir.

(1) O processo mostrado na figura baseia se na diferena das presses de vapor dos componentes do petrleo. (2) Se a nafta leve for constituda apenas de alcanos, estes apresentaro massa molar entre 180 e 250 g/mol. (3) Pelo craqueamento da nafta leve possvel obter hidrocarbonetos presentes no querosene. (4) Sabendo-se que alcanos slidos temperatura ambiente, como os que compem a parafina, possuem mais de 1,5 x 1025 tomos de carbono por mol, conclui-se que seus pontos de ebulio so inferiores a 350C.

Questo 14
Em um acampamento beira-mar, um campista conseguiu preparar arroz cozido utilizando-se de gua, arroz e uma fonte de aquecimento. Quando este mesmo campista foi para uma montanha a 3000 m de altitude, observou, ao tentar cozinhar o arroz, que a gua: a) Fervia, mas o arroz ficava cru porque a gua estava fervendo a uma temperatura inferior a 100C devido ao abaixamento de sua presso de vapor. b) Fervia rapidamente porque a temperatura de ebulio estava acima de 100C devido rarefao doa ar e ao conseqente aumento de sua presso de vapor. c) Fervia rapidamente porque a temperatura de ebulio estava acima de 100C devido baixa presso atmosfrica. d) No fervia porque a baixa umidade e temperatura aumentaram a presso de vapor do lquido a ponto de impedir que entrasse em ebulio. e) Fervia to rapidamente quanto ao nvel do mar e apresentava ponto de ebulio idntico, pois tratava-se do mesmo composto qumico e, portanto, no poderia apresentar variaes em seus pontos cardeais, ou seja, os pontos de fuso e ebulio e a sua densidade.

Questo 15
Genericamente, os slidos e os lquidos so chamados de fases condensadas. Esse nome procura salientar a alta densidade dos lquidos ou slidos a quando comparada com a baixa densidade dos gases... Nas CNTP, um gs ocupa 22400 cm3/mol, enquanto que a maioria dos lquidos e slidos ocupam entre 10 e 100 cm3/mol.
Gilbert Castellan, Fundamentos de Fsico Qumica, 8 edio

Com ajuda do texto e seus conhecimentos de propriedades coligativas, julgue os itens. (1) (2) (3) Alguns slidos so suficientemente volteis pra produzir presses de vapor mensurveis, mesmo a temperaturas comuns; se acontecer que a presso de vapor de um slido atinja 1 atm, a uma temperatura abaixo do ponto de fuso do slido, o slido passa para o estado gasoso. Se analisarmos duas solues, a primeira com um soluto no voltil e inico e a segunda com um soluto no voltil e no inico, as duas com a mesma molaridade, a presso de vapor ser a mesma em ambas solues. Tendo um recipiente com uma parede porosa dividindo o mesmo em dois compartimentos, no primeiro colocamos gs carbnico gasoso e no segundo compartimento gs carbnico slido, aps alguns minutos a quantidade de gs carbnico no primeiro compartimento ter diminudo e o slido de gs carbnico no segundo compartimento ter aumentado. Dentre as substncias representadas no grfico a que apresenta maior presso de vapor menor temperatura a substncia I.

(4)

P.V. (atm) I 1,0 II III

T1

T2

T3

T (C)

Gabarito

1) 500 474 079 2) 69 3) 120 200 800 4) 001 780 020 5) C, C, C 6) C, E, C 7) a) Aproximadamente 10 C b) As ligaes intermoleculares do 1-butanol so mais intensas do que a do ter dietlico. 8) 50 9) Letra B 10) 004 11) 80 % 12) E, E, C, C, C 13) C, E, C, E 14) Letra A 15) C, E, E, C

You might also like