You are on page 1of 43

DIREITO PENAL - Parte Especial

CRIMES CONTRA A VIDA


HOMICDIO
HOMICDIO SIMPLES
Art. 121. caput - Matar algum: O conceito de homicdio simples negativo, ou seja, ser simples aquele que no for privilegiado nem qualificado. crime instantneo de efeitos permanentes.

OBJETO JURDICO - A vida humana extrauterina (se inicia no parto)


- H crime de homicdio mesmo no sendo uma vida vivel (morrer horas depois, sem chance de sobrevida) - Eutansia crime de homicdio: - Ativa (matar a vtima) - Passiva ou Ortotansia (interrupo do tratamento) Obs. No Brasil, tanto a eutansia ativa quanto a passiva configuram crime de homicdio privilegiado por relevante valor moral.

FORMAS DE CONDUTA O homicdio pode ser praticado tanto por uma ao como por uma omisso,
desde que o agente tenha a obrigao, o dever jurdico de evita-lo. - um crime plurissubsistente, ou seja, aquele que a conduta pode ser fracionada em vrios atos. Ex: Infrator disfere 10 tiros na vtima; uma s conduta de homicdio, porm, fracionada em 10 atos.

SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa j nascida e viva

Obs. Para o STF (HC 98.712/10), hoje, a transmisso intencional do vrus HIV numa relao sexual consentida configura crime de transmisso de molstia grave (Art. 131 do CP). Antigamente, quando a doena tinha poucas chances de sobrevida era considerada, pelo prprio STJ e STF inclusive, como tentativa de homicdio, e depois como leso corporal gravssima.

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO A consumao se d com a morte real da vtima, sendo esta, a morte cerebral, ainda que as funes cardacas e respiratrias continuem funcionando natural ou artificialmente. TENTATIVA A tentativa ocorre quando a morte no acontece por circunstncias alheias a vontade do agente, ou seja, ele atua com o dolo de matar.

Ateno! No confundir tentativa com arrependimento eficaz e desistncia voluntria! Ex: Infrator, com o dolo de matar, disfere 2 tiros na vtima e voluntariamente desiste de continuar atirando, ou ento,
dispara todos os tiros mais depois socorre a vtima, evitando a sua morte. Mesmo o agente tendo o dolo de matar, responder por leso corporal; a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz afastam a tentativa do crime inicialmente pretendido (frmula de Frank).

PROVA ou COMPROVAO
A prova ou comprovao do homicdio se da pelo exame de corpo de delito (exame feito no cadver) ou pelo exame de corpo de delito indireto (prova testemunhal). Portanto, mesmo sem um cadver possvel o processo de homicdio, baseado em provas testemunhais (Ex: caso do goleiro Bruno)

DIREITO PENAL - Parte Especial

OBSERVAES:
O homicdio simples, em regra, no caracteriza crime hediondo, salvo quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que a morte seja executada por um s integrante do grupo (Art. 1, I da lei 8.072/90 Lei dos crimes hediondos). Nesse caso denominado de homicdio condicionado; condicionado porque para ser considerado hediondo precisa da condio de grupo de extermnio. No Brasil o consentimento do ofendido no gera qualquer efeito no crime de homicdio; a vida humana um bem indisponvel! Morte de grvida - Se o homicida sabia da gravidez; concurso formal com o crime de aborto (RT 543/343)

HOMICDIO PRIVILEGIADO
1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

Causa de diminuio de pena obrigatria, ou seja, se o juiz reconhecer que houve uma das circunstncias do privilgio estar obrigado a diminuir a pena de 1/6 a 1/3 (direito subjetivo do condenado); o pode do pargrafo refere-se ao quanto diminuir da pena e no quanto seu reconhecimento.

HIPTESES:
1-) POR RELEVANTE VALOR SOCIAL OU MORAL O agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social (valor coletivo de toda a sociedade) ou moral (valor individual do agente). A verificao do valor moral ou social objetiva e segue os princpios ticos dominantes (moralidade mdia) e no os critrios pessoais do agente. Permanece o privilgio ainda que o motivo seja fruto de erro do agente. Ex: A eutansia, honra, morte de malfeitor, de estuprador, do estuprador da filha, etc. 2-) SOB O DOMNIO (...) Devem ocorrer trs condies concomitantes que atinjam a capacidade de reflexo e autocontrole do agente, quando este comete o crime sob o domnio de: 1 VIOLENTA EMOO S h o privilgio se o agente est sob o DO MNIO de violenta emoo; sob a INFLUNCIA de violenta emoo ser apenas atenuante genrica de pena (domnio > influncia). Sendo assim, se o agente agir sob o domnio de violenta emoo ser homicdio privilegiado, sob a influncia de violenta emoo, homicdio simples com atenuante genrica de pena.

Ateno! Atenuante genrica de pena no pode reduzir a pena abaixo do mnimo previsto (Sm. 231 do STJ)
Ex: Homicdio pena de 6 a 20 anos: - Sob o domnio - parte dos 6 anos, reduzindo a pena em 1/3 (4 anos) - Sob a influncia se aplicado os 6 anos, no poder se reduzir mais

Ateno! A rivalidade, o dio antigo no caracteriza violenta emoo.


2 LOGO EM SEGUIDA A reao tem que ser logo em seguida a provocao, ou seja, imediata, sem intervalo de tempo. Como tempo considera-se o momento em que a vtima tomou cincia da provocao e no no momento do ato da provocao. Ex: Receber pelo correio um DVD com imagens de adultrio. Ateno! No necessrio que a vtima tenha a inteno de provocar, basta que o infrator se sinta provocado! 3 INJUSTA PROVOCAO DA VTIMA A injusta provocao pode ser direcionada tanto ao infrator como a terceiros (provocao indireta Ex: Pai reage a uma ofensa a sua filha) Ateno! S haver o privilgio se for uma reao (imediata) a uma injusta PROVO CAO; caso a reao seja a uma injusta AGRESSO haver legtima defesa, portanto no ser crime (excludente de ilicitude). 2

DIREITO PENAL - Parte Especial

Questo: Pai mata o estuprador de sua filha ajudado pelo vizinho, que lhe empresta a arma; o vizinho
tambm ter direito ao privilgio de diminuio de pena? No, por se tratar de circunstncia subjetiva, ou seja, no transmite ao outro agente. O pai responder por homicdio privilegiado e o vizinho como partcipe de homicdio simples.

HOMICDIO QUALIFICADO (ser sempre crime hediondo)


2 - Se o homicdio cometido: QUALIFICADORAS: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;
MEDIANTE PAGA OU PROMESSA DE RECOMPENSA

- Tambm chamado de homicdio mercenrio ou mandato remunerado - Prevalece o entendimento de que essa qualificadora s incide se for recompensa de carter patrimonial. - A qualificador se aplica mesmo se a recompensa no for paga.

Questo: No caso de morte encomendada, essa qualificadora se aplica s ao executor (matador de aluguel)
ou ao mandante tambm? Prevalece no STJ que essa qualificadora s se aplica ao matador, e no ao mandante. Acontece que j houve casos de se aplicar aos dois. Prevalece porque essa qualificadora uma circunstancia subjetiva, sendo assim, no se comunica ao outro agente, no caso o mandante.
MOTIVO TORPE

- Aquela que causa indignao geral, algo nojento (Ex: matar irmo para ficar com toda a herana)

Questo: A vingana configura motivo torpe? A vingana por si s no configura motivo torpe, preciso
verificar o motivo que originou a vingana, que pode ser um motivo torpe ou no. Ex: Pai que mata o estuprador da filha (motivo de relevante valor moral) Ex: Matar um colega de trabalho que ganhou a vaga de promoo (motivo torpe) II - por motivo ftil; - Motivo insignificante, desproporcional a conduta da vtima (Ex: briga de trnsito)

Questo: A ausncia de motivo (no se sabe o porqu matou) configura motivo torpe? Duas correntes: 1 Sim, pois se motivo pequeno qualifica o crime, motivo nenhum tambm deve qualificar (CESPE). 2 No, pois no se admite interpretao extensiva em desfavor do ru.
III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;
VENENO (VENEFCIO)

- Qualquer substncia que possa matar a pessoa (Ex: vtima alrgica, diabtica), depende do caso concreto. - Essa qualificadora s se aplica se o veneno foi ministrado na vtima sem ela saber (Ex: na comida). Se o veneno for ministrado de forma violenta na vtima que sabe estar sendo envenenada, aplica-se a qualificadora do uso de meio cruel.
ASFIXIA

- a supresso direta ou indireta da respirao de algum (Ex: afogamento, sufocamento, enforcamento, estrangulamento, soterramento). - A asfixia indireta ocorre quando a vtima impedida de realizar os movimentos respiratrios; o nariz e a boca esto livres, porm, a vtima no consegue respirar (Ex: emparedamento).
TORTURA

- Causar sofrimento desnecessrio para a vtima.

DIREITO PENAL - Parte Especial

Ateno! No confundir homicdio qualificado pela tortura com o crime de tortura qualificada pela morte. A
diferena o dolo! No homicdio o dolo do agente matar a vtima e a tortura o meio escolhido para a execuo; na tortura o dolo de torturar a vtima e a morte o resultado culposo que agrava a pena, ou seja, crime preterdoloso (dolo na conduta e culpa no resultado).
MEIO INSIDIOSO

- Meio disfarado, dissimulado (Ex: danificar os freios do carro da vtima)


MEIO CRUEL

- aquele que causa sofrimento desnecessrio a vtima; se no configurar tortura, ser meio cruel.

Questo: Numero excessivo de tiros ou facadas configuram essa qualificadora? Depende, se a inteno do
agente foi causar sofrimento desnecessrio a vtima antes de mata-la, aplica-se a qualificadora, agora, se o excesso decorreu de nervosismo ou inexperincia do agente no.
MEIO QUE POSSA RESULTAR PERIGO COMUM

- O homicida, alm de matar a vtima, gera perigo a um nmero indeterminado de pessoas (Ex: desabamento provocado pelo agente). IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel defesa do ofendido;
TRAIO

- A traio pode ser fsica (Ex: tiro pelas costas) ou moral (Ex: estrangulamento durante o ato sexual). Se a vtima tem conhecimento de que ser ou poder ser atacada, no se aplica a qualificadora da traio.
EMBOSCADA

- a tocaia, ou seja, o infrator se esconde para pegar a vtima desprevenida.


MEDIANTE DISSIMULAO

- Utilizao de disfarce que permita ao infrator aproximar-se da vtima para peg-la desprevenida (Ex: utilizar uniforme falso de empresa telefnica).
RECURSO QUE DIFICULTE ou IMPOSSIBILITE A DEFESA DA VTIMA

- Neste caso, o infrator tem que criar o recurso (Ex: marcar um encontro, atacar a vtima em 5 ou 6 pessoas)

Questo: A superioridade fsica individual configura essa qualificadora? No, pois a superioridade fsica
uma condio natural e no um recurso criado pelo agente. V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Para assegurar a:
EXECUSSO de outro crime (homicdi o qualificado pela conexo teleolgica)

- O infrator mata o vigia para praticar um crime de incndio criminoso


OCULTAO de outro crime (homicdi o qualificado pela conexo consequencial)

- O infrator mata a testemunha para que no o veja praticar o incndio


IMPUNIDADE de outro crime (homicdi o qualificado pela conexo consequencial)

- O infrator mata a vizinha que o presenciou agredindo a esposa (crime de agresso)


VANTAGEM de outro crime (homicdi o qualificado pela conexo consequencial)

- O ladro mata o comparsa para ficar com todo o dinheiro roubado (crime de roubo)

Ateno! Se a finalidade do homicida assegurar a execuo, ocultao, impunidade ou a vantagem de uma


CONTRAVENO PENAL, aplica-se a qualificadora do motivo torpe do inciso I.

DIREITO PENAL - Parte Especial

OBSERVAES:
A PREMEDITAO no qualificadora do homicdio No possvel o homicdio ser ao mesmo tempo, por motivo ftil ou torpe e por relevante valor moral ou social; so coisas incompatveis!

Questo: No caso de concurso de agentes, os coautores e partcipes tambm respondem pela qualificadora? - Depende, as qualificadoras dos incisos I, II e V so subjetivas, portanto so circunstncias subjetivas do crime, sendo assim, no se comunicam aos demais agentes (coautores e partcipes). EX: Irmo mata outro para ficar com toda a herana (motivo torpe) com arma emprestada por um amigo, a
qualificadora do motivo torpe s se aplica ao irmo (autor); no se transmite ao amigo, que responder como partcipe de homicdio simples.

J as qualificadoras dos incisos III e IV se referem aos meios ou modos de execuo do crime, so circunstncias objetivas, sendo assim, comunicam-se aos demais autores (coautores e partcipes), desde que ingressem no dolo dele! Ex: A e B combinam matar a vtima com veneno (qualificadora); A compra o veneno e entrega para B que coloca
na comida da vtima; ambos quiseram o resultado matar com veneno! Ex: A e B combinam matar a vtima com arma de fogo, A fornece a arma para que B execute; no momento da execuo, B resolve, por sua conta e risco, envenenar a vtima. O uso de veneno no ingressa no dolo de A, sendo assim, A no responde pela qualificadora, somente B.

Questo: possvel homicdio qualificado privilegiado o chamado homicdio hbrido?


- Sim, desde que as circunstncias das qualificadoras sejam objetivas, pois as circunstncias subjetivas da qualificadora so incompatveis com as circunstancias tambm subjetivas do privilgio. Ex: Pai da vtima mata o estuprador envenenando-o; o homicdio qualificado pelo uso de veneno ser privilegiado pelo
relevante valor moral.

- possvel um homicdio qualificado pelo uso de veneno e privilegiado pelo relevante valor moral, porm, ateno! motivo torpe no cabe! Embora os autores mais antigos indiquem que o privilgio somente se aplica ao homicdio simples, pacificou-se o entendimento de que podem coexistir as circunstncias do privilgio dos incisos I, II e V (todas subjetivas) com as qualificadoras objetivas dos incisos III e IV. possvel o agente asfixiar a vtima (meio cruel) decorrente de violncia emoo, logo aps uma injusta provocao. Neste caso deve prevalecer a causa de diminuio de pena, j que de carter subjetivo (aplicando o art. 67). Ateno! amplamente majoritrio o entendimento de que o homicdio qualificado privilegiado NO crime hediondo, pois, as circunstncias subjetivas do privilgio prevalecem sobre as qualificadoras objetivas.

HOMICDIO CULPOSO
3 - Se o homicdio culposo: a prtica no intencional de homicdio, faltando, porm, o agente a um dever de ateno e cuidado. A essncia do crime est na previsibilidade do resultado morte. Na culpa inconsciente o agente no prev o resultado, que era previsvel; na culpa consciente o agente antev o resultado morte, mas no aceita, acreditando que pode evita-lo. So modalidades de culpa: a imprudncia (precipitao), a negligncia (omisso displicente) e a impercia (falta de habilidade tcnica). - de tipo aberto, onde o legislador no descreve a conduta tpica (no h ncleo) - Consuma-se com a morte da vtima - A tentativa inadmissvel (no existe tentativa em crime culposo)

Culpa da vtima:
- No existe concorrncia de culpas, porm, culpa concorrente da vtima serve de ndice para se fixar a pena. - J a culpa exclusiva da vtima, afasta-se o nexo de causalidade (no configura crime) 5

DIREITO PENAL - Parte Especial

HOMICIDIO CULPOSO
(Art. 121, 3 do CP) Aplica-se somente se o infrator estiver na conduo de veculo automotor. Pena: de 2 a 4 anos de deteno e a suspeno do direito de dirigir. Obs. No ofende o princpio de proporcionalidade!

HOMICIDIO CULPOSO
(Art. 302 do CTB) Aplica-se para todas as demais hipteses: - veculos de trao humana (bicicleta) - trao animal (cavalo, charrete) - veculo automotor aqutico (lancha, jet-ski) - veculo automotor areo (avies, ultraleves) Pena: de 1 a 3 anos de deteno

Ateno! De acordo com o STF, prever penas diferentes para crimes de homicdio culposo no
inconstitucional, pois os autos ndices de morte no trnsito justificam essa diferena.

CAUSAS DE AUMENTO DE PENA


4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte
ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as consequncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.

HOMICDIO CULPOSO (primeira parte)


No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as consequncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante.

Dar-se- aumento de pena de 1/3 se o crime resulta de: - INOBISERVNCIA DE REGRA TCNICA DE PROFIO, ARTE ou OFCIO Ateno! No confundir Impercia com Inobservncia de regra (...) Impercia - O agente desconhece ou no domina a tcnica, arte ou ofcio (homicdio culposo sem aumento de pena) Inobservncia O agente conhece a tcnica, mas no a utiliza (homicdio culposo com aumento de pena de 1/3) - DEIXAR DE PRESTAR IMEDIATO SOCORRO A VTIMA (omisso de socorro)
O socorro somente exigido se no houver risco pessoal; no incide a causa de aumento de pena se a vtima tem morte instantnea ou se sofre apenas ferimentos leves, sem necessidade de socorro. Ateno! Esta iseno s serve se a falta do socorro for evidente (qualquer leigo percebe de imediato)

- NO PROCURAR DIMINUIR AS CONSEQUNCIAS DO SEU ATO


Aquele que, no podendo prestar socorro diretamente, tambm no tenta de outra forma auxiliar a vtima; apesar de parecido, no se confunde com o crime de omisso de socorro.

- FOGE PARA EVITAR PRISO EM FLAGRANTE


Note que se trata de um fim especial de agir (elemento subjetivo do injusto). Em princpio, esta causa de aumento de pena no se caracteriza se h risco srio de linchamento ao condutor.

OBSERVAES:
Em acidente de trnsito no h priso em flagrante se o condutor presta socorro pronto e integral a vtima. Incide a causa de aumento de pena ainda que a omisso seja suprida por outra pessoa.

DIREITO PENAL - Parte Especial

HOMICDIO DOLOSO (segunda parte)


Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.

- Se praticado contra menor de 14 ou maior de 60 anos Ateno! Considera-se a idade da vtima no momento da conduta e no do resultado. Somente se aplica o aumento se o infrator souber que a vtima menor de 14 ou maior de 60 anos. A idade da vtima tem que ingressar no dolo do agente.

PERDO JUDICIAL
5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as consequncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.

Se as consequncias do homicdio culposo, por si s, de forma comprovada, j puniram o agente, impingindo-lhe sofrimento atroz, horrvel (o prprio resultado j uma punio), neste caso, a sano penal mostra-se desnecessria e at injusta. Em casos assim, e em nome do bom senso e da justia, o legislador possibilita ao juiz aplicar o perdo judicial, que causa excludente da punibilidade. Essa consequncia decorrente pode ser fsica ou moral: - Fsica (criminoso torna-se paraplgico em razo do crime) - Moral (a morte de um parente prximo)

OBSERVAES:
O critrio para a verificao da gravidade dos reflexos do crime no agente subjetivo, ou seja, do ponto de vista do prprio criminoso. No existe critrio fixo objetivo. O perdo judicial aplica-se tambm ao homicdio culposo previsto no CNT (acidentes de trnsito) Toda vez que aparecer o termo o juiz poder deixar de aplicar a pena caracteriza-se o Perdo Judicial. O perdo judicial s cabvel para homicdio culposo, em homicdio doloso jamais! a possibilidade de o juiz deixar de aplicar a pena e no um direito do condenado sentena declaratria de extino da punibilidade; no gera reincidncia.

INDUZIMENTO, INSTIGAO OU AUXLIO A SUICDIO


Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de 2 a 6 anos, se o suicdio se consuma.
- recluso, de 1 a 3 anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave

O suicdio e a tentativa de suicdio no so punidos, ou seja, o prprio suicida no comete crime; o que punido a conduta de terceiro que induz (cria a ideia), que instiga (refora a ideia j existente) ou presta auxilio (fornece os meios: corda, revlver, etc.). Note que esse tipo s trata da participao (partcipe), pois havendo coautoria (aquele que ajuda na execuo) haver crime de homicdio.

SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO - Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa que tenha a capacidade de entender o que est fazendo. Se a vtima no

tem nenhuma capacidade de entender que est se matando, configura-se crime de homicdio. Ex: Um adulto que entrega uma arma para um doente mental ou uma criana e a instiga a atirar na prpria caba a
pratica homicdio, pois, apesar da instigao, a vtima no sabia o que estava fazendo.

DIREITO PENAL - Parte Especial Ateno! O sujeito passivo deve ser uma pessoa determinada; a conduta do infrator deve visar uma pessoa determinada, especfica; um induzimento genrico ao suicdio (n indeterminado de pessoas) fato atpico, ou seja, no crime. (Ex: livros, sites, etc.). Agora, um grupo determinado de pessoas caracteriza crime de induzimento (Ex: seitas).

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO A consumao se d com a morte ou leso grave da vtima (o suicida) TENTATIVA No existe tentativa de suicdio, pois se o suicida morre ou sofre leso grave o crime j estar

consumado; caso o suicida no morra nem sofra leso grave no haver crime.

Ateno! A tentativa de suicdio (o ato fsico de se suicidar existe), o que no existe a tentativa do crime do Art. 122 (induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio). Importante! Leso leve no caracteriza o crime do Art. 122, pois a lei s pune a morte ou leso grave! ELEMENTO SUBJETIVO
O crime s punido na forma dolosa (dolo direto ou eventual). No se pune a forma culposa! Ex: Vizinha diz para mulher que seu marido a esta traindo, essa acaba se matando.

FORMAS DE CONDUTA
Para a maioria da doutrina, o crime s pode ser praticado por uma ao, pois impossvel induzir, instigar ou auxiliar algum se omitindo.

Questo: Se uma pessoa v outra tentando se matar e nada faz. Configura omisso do Art. 122?
No, configura o crime de omisso de socorro qualificada pela morte (se no tinha o dever de evitar).

FORMA QUALIFICADA
Pargrafo nico - A pena duplicada:

I - se o crime praticado por motivo egostico; - Quando o agente visa obter qualquer vantagem de cunho pessoal Ex: Irmo instiga outro a se matar para ficar com toda a herana II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia. - Quando a vtima menor de 18 anos ou tem diminuda, por qualquer causa (embriaguez, doena) a capacidade de resistncia. Para Damsio, se a vtima menor de 14 anos ser homicdio.

OBSERVAES:
No h crime de constrangimento ilegal se uma pessoa pratica coao contra a vtima para impedir o suicdio (Ex: trancar, segurar).

Questo:
DUELO AMERICANO - So duas armas e somente uma com bala; cada desafiante deve escolher uma das armas e atirar na direo da cabea. ROLETA RUSSA Uma nica arma com s uma bala, gira-se o tambor e dispara um tiro na direo da cabea. - Nesses dois casos, o desafiante vencedor (o sobrevivente) responde pelo crime do Art. 122 do CP.

PACTO DE MORTE (Ambicdio)


Os doutrinadores costumam examinar vrias hipteses sobre a responsabilidade do sobrevivente do suicdio a dois. A regra geral que responder por homicdio (consumado ou tentado) o sobrevivente que praticou o ato de execuo do suicdio. 8

DIREITO PENAL - Parte Especial Ex: Duas pessoas combinam se matar; trancam-se em uma casa e abrem o gs. Sero quatro as possibilidades: - Ambos morrem no h consequncia penal - O que praticou o ato de execuo acaba morrendo (abriu a torneira do gs) e o outro sobrevive o que sobreviveu responder pelo crime do Art. 122. - O que praticou o ato de execuo (abriu a torneira do gs) sobrevive e o outro morre o que praticou o ato de execuo responder por homicdio. - Ambos sobrevivem neste caso, o que praticou o ato de execuo responder por tentativa de homicdio, o outro responde pelo crime do Art. 122 se o que praticou o ato de execuo sofrer leso grave; se a leso for leve, no responde por nada.

INFANTICDIO
Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Crime biopsicolgico; quando a me mata o prprio filho sob a influncia do estado puerperal. Essa modalidade de homicdio passou a merecer um tratamento privilegiado com o reconhecimento dessa situao especial que vive a me durante o parto. ESTADO PUERPERAL So perturbaes fsicas e psquicas que atingem a mulher durante ou aps o parto, causando-lhe sentimentos de angustia, dio e desespero, diminuindo a capacidade de auto-inibio da mulher. O estado puerperal sempre existe, mas nem sempre ocasiona perturbaes emocionais na mulher. Sua durao divergente; para alguns a durao de at 8 dias aps o parto, para outros semanas e at meses. Prova: Em princpio o estado puerperal deve ser provado por percia, porm, ora pela dificuldade (crime descobert o
tempos depois) , ora por ser um efeito normal de qualquer parto, a percia tem sido dispensada pelos tribunais.

CONDIO
Para caracterizar o crime de infanticdio a me deve estar em estado puerperal e o crime deve ocorrer durante ou logo aps o parto. Entende-se como logo aps - enquanto durar o estado puerperal. Ateno! Se a me mata o prprio filho durante ou logo aps o parto, mas sem estar sob a influncia do estado puerperal ser considerado crime de homicdio (fato atpico falta de um elemento do tipo)

OBJETO JURDICO a vida humana extrauterina (o j nascido) SUJEITOS DO CRIME


SUJEITO ATIVO a prpria me da vtima (crime prprio) SUJEITO PASSIVO o prprio filho da agente

Ateno! crime BIPR PRIO (exige uma qualidade especial do sujeito ativo e do sujeito passivo) ELEMENTO SUBJETIVO o dolo; no existe o crime de infanticdio culposo. CONSUMAO e TENTATIVA
CONSUMAO Se d com a morte da criana. crime material, pois exige uma conduta + um resultado. TENTATIVA possvel; quando a me no consegue matar o filho por circunstncias alheias a sua vontade.

OBSERVAES:
A me, por erro, mata o filho de outra pensando ser seu; crime de infanticdio, pois no erro sobre a pessoa considera-se a vtima pretendida e no a vtima atingida. Por fico jurdica ela matou o prprio filho. Se uma mulher comete infanticdio para ocultar DESONRA PR PRIA (Ex: relao extraconjugal) no afastar a punibilidade, ou seja, no configura motivo de honra. 9

DIREITO PENAL - Parte Especial Se do estado puerperal gerar doena mental na mulher, esta ser considerada inimputvel (Art. 26 do CP), ou seja, extingue-se a punibilidade (estar isenta de pena).

Questo: A me, durante ou logo aps o parto, em estado puerperal, mata o prprio filho de forma culposa
(Ex: dorme sobre o filho asfixiando-o, derruba sem querer no cho). Ora, se o elemento subjetivo o dolo e no existe crime de infanticdio culposo, que crime ento? Temos duas correntes: 1 CORRENTE Homicdio culposo pela quebra do dever de cuidado objetivo ( a que prevalece) 2 CORRENTE Fato atpico (no h crime) no se pode exigir cuidado objetivo de pessoa em estado puerperal

Questo: Com o auxilio de terceiro (Ex: enfermeiro)


- A me e o terceiro executam a morte da criana Ambos so coautores de infanticdio - A me executa o crime, induzida, instigada ou auxiliada por terceiro A me autora e o terceiro partcipe do crime de infanticdio. - Terceiro executa morte, induzido, instigado ou auxiliado pela me Nesse caso h dois entendimentos: 1-) O terceiro responde por homicdio 2-) O terceiro responde por infanticdio, pois a condio da me em estado puerperal elementar subjetiva do crime, portanto, transmite-se ao outro agente (concurso de pessoas). o que prevalece!

ABORTO
Artigos - 124, 125, 126, 127 e 128 a interrupo da gravidez natural ou decorrente de inseminao artificial com a eliminao da vida humana intrauterina. O bem protegido pode ser o vulo fecundado, o embrio ou o feto. A destruio dos chamados embries excedentes no configuram o crime de aborto, pois, no se trata de gravidez; podem configurar crime da lei de biossegurana. O aborto pode ser natural (doena, m formao), acidental (tombo) ou provocado ( criminoso ou legal). Os meios empregados no aborto criminoso podem ser fsicos (procedimento), qumicos (remdios) ou emocionais (um susto). Ateno! Rezas, benzeduras, passes e simpatias crime impossvel, pela absoluta inidoneidade do meio.

OBJETO JURDICO
a vida intrauterina e a da gestante. O requisito fundamental deste crime a gravidez, provada por percia. Seu termo inicial a fixao do vulo na parede do tero. O incio do parto (rompimento da bolsa) marca o fim da gravidez, quando se passa a cogitar o crime de infanticdio ou homicdio.

ELEMENTO SUBJETIVO o dolo, no h forma culposa, s preterdolosa (leso corporal de natureza grave). SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO - Pode ser a prpria gestante ou terceiro, conforme a espcie de aborto criminoso. SUJEITO PASSIVO - O prprio feto, eventualmente a gestante ( quando no for sujeito ativo) e o Estado.

CONSUMAO e TENTATIVA
CONSUMAO Se d com a morte do feto (crime material), pouco importando se ocorre dentro ou fora do

tero da me; se a criana sobrevive aps a expulso e so realizadas novas agresses, haver concurso material com homicdio ou infanticdio. TENTATIVA admitida a tentativa, exceto nas hipteses do Art. 127 (crime preterdoloso).

TIPOS DE ABORTO
ABORTO NATURAL - fato atpico ABORTO ACIDENTEAL - fato atpico (no existe aborto culposo) ABORTO MISERVEL, ECONOMICO ou SOCIAL crime (tal situao no autoriza o aborto). ABORTO honoris causa ( para ocultar desonra prpria) crime 10

DIREITO PENAL - Parte Especial ABORTO EUGNICO (criana com anomalias fsicas ou psquicas) - crime. No confundir com anencefalia! ABORTO CRIMINOSO Artigos 124 a 127 do CP ABORTO LEGAL ou PERMITIDO Art. 128 do CP Importante! O aborto de feto anencfalo pela lei atual configura crime, porm o STF est para decidir (hoje, muitos juzes tem autorizado tal procedimento).

ABORTO PROVOCADO PELA GESTANTE ou COM SEU CONSENTIMENTO


Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lhe provoque: So duas as condutas: Auto-aborto - a gestante provoca aborto em si mesma (crime prprio) Gestante autoriza terceiro a praticar aborto em si (crime prprio), porm, nesse caso o terceiro responder pelo crime do Art. 126 (aborto com o consentimento da gestante) Ex: Namorado induz gestante a provocar o aborto; ambos respondero pelo crime do Art. 124, ou seja, o namorado como partcipe por induzimento a gestante como autora do crime de aborto. Ex: Namorado induz a gestante a autorizar o mdico a fazer o aborto; o namorado responde pelo crime do Art. 124 como partcipe por induzimento, a gestante que autorizou o aborto responde como autora e o mdico que realizou o aborto responde pelo crime do Art. 126 (aborto com o consentimento da gestante).

Ateno! H o entendimento de que esse crime crime de mo prpria, ou seja, no admite coautoria, s
participao por induzimento, participao ou auxlio material (CESPE)

Ateno! No h crime se a mulher no est grvida ou se o feto j estiver morto (crime impossvel)

ABORTO PROVOCADO POR TERCEIRO SEM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE


Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:

Importante! Essa falta de consentimento pode ser expressa ou tcita! SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa, exceto a prpria gestante. SUJEITO PASSIVO So dois: a gestante e o feto (dupla subjetividade passiva)

OBSERVAES:
Morte da grvida Se o homicida sabia sobre a gravidez da vtima; concurso formal com o crime de aborto. Agresso grvida Age com dolo eventual, no mnimo, quem agride mulher que sabe estar grvida.

ABORTO PROVOCADO POR TERCEIRO COM O CONSENTIMENTO DA GESTANTE


Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pargrafo nico - Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante menor de 14 anos, alienada, dbil mental ou se o
consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia.

- Esta uma complementao do Art. 124. - Pune-se o terceiro que executa o aborto (a gestante que concorda responde pelo Art. 124) - Na anlise deste tipo cumpre ver se realmente a gestante tinha capacidade de consentir: - Menor de 14 anos - Alienada ou dbil mental - Obtido por meio de fraude, grave ameaa ou violncia

11

DIREITO PENAL - Parte Especial

ABORTO QUALIFICADO e TENTATIVA QUALIFICADA DE ABORTO


Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em consequncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. As disposies deste artigo no se aplicam gestante (auto-aborto) ou seu partcipe no aborto consentido (Art. 124). Esse aumento de pena de 1/3 s se aplica aos crimes previstos nos artigos 125 e 126, ou seja, aborto provocado por terceiro (com ou sem o consentimento da gestante). Trata-se de crime preterdoloso, ou seja, dolo no aborto e culpa no resultado. Isto significa que, se houver dolo, (mesmo eventual) em relao ao resultado, o agente responder por concurso de crimes, ou seja, crime de aborto + homicdio ou leso grave (dois crimes). Ateno! Essa causa de aumento de pena s se aplica se houver leso grave ou a morte da gestante. Para incidir as causas de aumento de pena no necessrio ocorrer o aborto. O Art. 127 dispe que essas causas de aumento se aplicam se a gestante sofrer leso grave ou morte em razo do aborto ou dos meios empregados para pratica do ato. Ateno! Partcipe de aborto consentido Como j vimos, o partcipe que atua no auto-aborto ou no induzimento da gestante (Art. 124) est imune a esse aumento de pena. Agora, quem participa dos atos executrios de terceiros (ajuda) respondera pela qualificadora (Ex: anestesista, enfermeira, quem fornece o local) Ateno! Terceiro pratica manobras abortivas; a mulher morre e o feto sobrevive. Trs correntes: 1 CORRENTE Aborto consumado qualificado pela morte da gestante 2 CORRENTE Tentativa de aborto + homicdio culposo (prevalece) 3 CORRENTE Tentativa de aborto qualificado pela morte da gestante

Questo: Terceiro pratica manobras abortivas; no consegue provocar o aborto e de forma culposa acaba
matando a gestante. Por qual crime o terceiro responder? Temos duas correntes: 1 CORRENTE Responde por aborto qualificado pela morte da gestante na forma consumada (Capez) 2 CORRENTE No pode responder por aborto porque o crime (aborto) no se consumou. Como no existe tentativa de crime preterdoloso, o terceiro responde por aborto (sem a qualificadora do Art. 127) e homicdio culposo da gestante (aborto simples + homicdio culposo).

ABORTO LEGAL ou PERMITIDO (Excludente de Ilicitude) no de culpabilidade!


Art. 128 - No se pune o aborto praticado por mdico: So duas as hipteses:
- ABORTO NECESSRIO ou TERAPEUTICO

I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante;

Requisitos: Praticado por mdico + perigo de vida da gestante. No haver outro meio de salvar a vida da gestante Execuo por um mdico - Caso no haja um mdico no local e quem faz o aborto uma enfermeira, esta no pratica crime nenhum, agia em estado de necessidade de terceiro, ou seja, se praticado por mdico aplica-se o artigo 128, inciso I; se praticado por terceiro o artigo 24 do CP.
- GRAVIDEZ RESULTANTE DE ESTUPRO (Aborto Sentimental ou Humanitrio) II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu

representante legal.

Requisitos: Praticado por mdico + consentimento da gestante + gravidez resultante de estupro

12

DIREITO PENAL - Parte Especial

OBSERVAES:
O mdico o rbitro da situao; no precisa de autorizao judicial, cabendo-lhe averiguar a veracidade. Ateno! Diferentemente do aborto teraputico, aqui o mdico precisa da autorizao da gestante ou de seu representante legal. admitido qualquer meio de prova, desde que idneo, para se comprovar o estupro (B.O, testemunhas, declarao da vtima, etc.) No necessria a identificao do estuprador No necessrio inqurito policial ou processo penal Anunciar meios abortivos, fazer propaganda no crime e sim contraveno penal! O uso da plula do dia seguinte no crime por se tratar de exerccio regular do direito; o fato tpico, mas no ilcito!

LESO CORPORAL
Leso corporal a ofensa integridade corporal ou sade fsica ou mental do ser humano. A integridade corporal diz respeito alterao fsica do corpo (amputaes, feridas, manchas, inchaos). Alguns incluem a as modificaes estticas, como a pintura do corpo com tinta permanente (tatuagem) e as avulses e fraturas de prteses fixas incorporadas ao corpo (pinos, parafusos de fixao de ossos, prteses dentrias fixas, obturaes). A ofensa sade a doena, seja fisiolgica ou mental, incluindo-se nesse conceito o agravamento ou a manuteno de patologia j existente. A violao da integridade corporal se d sempre por violncia fsica, da qual resulta uma ferida ou derramamento de sangue (hemorragia, edema, equimose). A violao da sade fsica ou mental pode ser atingida tambm por violncia moral (susto, ameaa) ou at sem violncia aparente (a transmisso de um vrus nocivo). Ateno! certo que a dor e a mera sensao de desconforto no caracterizam o crime!

Importante! A pluralidade de leses configura crime nico; o numero de leses ser considerado na
dosagem da pena. Ex: Dez hematomas no so dez leses, somente uma!

OBJETO JURDICO a integridade corporal e a sade fsica e mental da vtima CONDUTA A conduta pode ser comissiva (uma ao ) ou omissiva (de forma dolosa), quando o agente tem o dever de evitar a leso (Ex: no ministrar remdio). SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa, exceto nos casos de leses ao feto ou gestante (Art. 129 do CP)

Ateno! Para o STJ e o STF, se o autor das leses for uma autoridade pblica, responder por dois crimes:
leso corporal e abuso de autoridade. O abuso de autoridade no absorve o crime de leso corporal!

OBSERVAES:
Se o agente provoca autoleso (no crime) com a finalidade de receber indenizao ou seguro, estar cometendo crime de estelionato (Art. 171, 2, V do CP fraude contra seguros). Violncia sem a inteno de lesionar contraveno penal de vias de fato (empurro, tapa, puxar o cabelo) A violncia praticada com a inteno especfica de humilhar a vtima (tapa na cara) configura crime de Injria real (Art. 140, 2 do CP).

13

DIREITO PENAL - Parte Especial

LESO CORPORAL LEVE ou SIMPLES


Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: O conceito de leso corporal negativo, ser leve a leso que no for grave, nem gravssima, nem qualificada pelo resultado morte. Obtido por excluso, se no grave nem gravssima leso leve! - Leses cirrgicas e pequenas leses autorizadas no configuram crime (Ex: brincos, piercing, etc.) - A dor e o eritema (vermelhido) no configuram crime de leso corporal, pode configurar vias de fato. - A doutrina e a jurisprudncia admitem o princpio da insignificncia no crime de leso corporal.

QUALIFICADORAS
LESO CORPORAL GRAVE
1 - Se resulta: I - incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias; - Pode ser tanto doloso como preterdoloso - Aplica-se a qualificadora se a incapacidade for causada por dolo ou culpa - A incapacidade deve ser de no mnimo 31 dias - ocupaes habituais inclui qualquer atividade e no apenas o trabalho (crianas e aposentados). - Para incidir a qualificadora basta que a ocupao seja lcita, ainda que socialmente imoral (prostituio) - Prova-se a qualificadora por exame de corpo de delito complementar ou, na falta deste, prova testemunhal. II - perigo de vida; - S pode ser preterdoloso, pois se a inteno do agente era de matar o crime tentativa de homicdio. - Essa qualificadora s incide se o perigo de vida for real e concreto; no se presume o perigo de vida. O laudo deve comprovar que a vtima quase morreu e o local das leses por si s no faz incidir a qualificadora (Ex: tiro de raspo ou no na regio do corao). O mdico tem que dizer se houve real perigo de vida III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; - Diminuio da capacidade de: -membros (brao, perna, mos, etc.) -sentidos (olfato, audio, tato, etc.) -funo (atividade de um rgo funo renal, respiratria) - Pode ser por dolo ou culpa - Precisa ser permanente, duradoura, mas no precisa ser definitiva e irreversvel - A correo dessa debilidade para prteses ou aparelhos no afasta a qualificadora - Se ao invs de debilidade ocorrer a perda total do membro, sentido ou funo haver leso gravssima. - No caso de rgos duplos (rins, olhos) a leso definitiva de um deles debilidade permanente, a perda de ambos configura perda total. Ex: No caso de dentes depende do laudo mdico; se concluir que houve debilidade,
leso grave; se concluir perda total da funo mastigatria, leso gravssima e se concluir que no houve leso nenhuma configura leso simples.

IV - acelerao de parto: - A criana sobrevive; se ocorrer o aborto ser leso gravssima. - Essa qualificadora - Deve ser preterdoloso; se o agressor quis lesionar e causar o aborto responde por aborto sem consentimento de gestante + leso corporal.

14

DIREITO PENAL - Parte Especial

LESO CORPORAL GRAVSSIMA


2 - Se resulta: I - incapacidade permanente para o trabalho; - O crime pode ser doloso ou preterdoloso (aceita a culpa na conduta do agressor) - A incapacidade duradoura, mas no precisa ser permanente - A incapacidade deve ser especfica para o trabalho e no para qualquer atividade habitual (ocupao habitual, leso grave ocupao para o trabalho, leso gravssima) - Para a doutrina e jurisprudncia majoritrias a qualificadora s incide se a vtima sofrer uma incapacidade geral para o trabalho (para qualquer trabalho) e no apenas para o trabalho que exercia antes da leso. II - enfermidade incurvel; - Tambm aqui o crime pode ser doloso ou preterdoloso (aceita a culpa na conduta do agressor) - incurvel aquela que no tem previso de cura na medicina atual. Obs. Transmisso do vrus HIV o STF decidiu que a transmisso intencional configura o crime de perigo de contgio
de molstia grave; no tentativa de homicdio e nem leso corporal gravssima por enfermidade incurvel. Esse julgado vai contra um HC do STJ que entendeu ser tentativa de homicdio.

III - perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo; - Idem a leso grave IV - deformidade permanente; - o dano esttico, aparente e relevante, aquele que causa m impresso, constrangimento a quem v como corte no rosto, queimadura, etc. - Pode ser qualquer parte do corpo, visvel ou aquela que normalmente fica coberta por roupa. - Precisa ser duradoura, mas no irreversvel e definitiva - Se a vtima faz plstica e a deformidade desaparece, desaparece tambm essa qualificadora; se a vtima se recusa a fazer a plstica e a deformidade permanece, permanece a qualificadora. - Se a vtima ocultar deformidade (peruca, prtese, barba, etc.) a qualificadora permanece. V - aborto: - Crime preterdoloso Situaes:
DOLO NA LESO + DOLO NO ABORTO leso corporal (sem a qualificadora do aborto) + crime de aborto DOLO NA LESO + CULPA NO ABORTO leso corporal gravssima qualificada pelo aborto CULPA NA LESO + DOLO NO ABORTO crime de aborto com a pena aumentada pela leso grave da gestante

LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE


3 - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo: - Crime preterdoloso - No homicdio! Homicdio preterdoloso ou homicdio preterintencional - No existe tentativa (no existe tentativa em crime preterdoloso) Ateno! No existe vias de fato seguida de morte, sendo assim, se o infrator empurra ( de soco) a vtima que tropea e cai sobre uma garrafa quebrada e morre haver homicdio culposo. No confundir com leso corporal seguida de morte; no homicdio culposo no h agresso dolosa.

15

DIREITO PENAL - Parte Especial

LESO CORPORAL PRIVILEGIADA (Diminuio de pena)


4 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta
emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

- Aplica-se a todas as leses (leve, grave, gravssima e leso corporal seguida de morte) Causa de diminuio de pena obrigatria, ou seja, se o juiz reconhecer que houve uma das circunstncias do privilgio estar obrigado a diminuir a pena (direito subjetivo do condenado); o pode do pargrafo refere-se ao quanto diminuir da pena e no quanto seu reconhecimento.

HIPTESES:
1-) POR RELEVANTE VALOR SOCIAL OU MORAL O agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social (valor coletivo de toda a sociedade) ou moral (valor individual do agente). A verificao do valor moral ou social objetiva e segue os princpios ticos dominantes (moralidade mdia) e no os critrios pessoais do agente. Permanece o privilgio ainda que o motivo seja fruto de erro do agente. 2-) SOB O DOMNIO (...) Devem ocorrer trs condies concomitantes que atinjam a capacidade de reflexo e autocontrole do agente, quando este comete o crime sob o domnio de: 1 VIOLENTA EMOO S h o privilgio se o agente est sob o DO MNIO de violenta emoo; sob a INFLUNCIA de violenta emoo ser apenas atenuante genrica de pena (domnio > influncia). Sendo assim, se o agente agir sob o domnio de violenta emoo ser leso corporal privilegiado, sob a influncia de violenta emoo, leso corporal simples com atenuante genrica de pena. Ateno! A rivalidade, o dio antigo no caracteriza violenta emoo. 2 LOGO EM SEGUIDA - A reao tem que ser logo em seguida a provocao, ou seja, imediata, sem intervalo de tempo. Como tempo considera-se o momento em que a vtima tomou cincia da provocao e no no momento do ato da provocao. Ex: Receber pelo correio um DVD com imagens de adultrio. Ateno! No necessrio que a vtima tenha a inteno de provocar, basta que o infrator se sinta provocado! 3 INJUSTA PROVOCAO DA VTIMA - A injusta provocao pode ser direcionada tanto ao infrator como a terceiros (provocao indireta) Ateno! S haver o privilgio se for uma reao (imediata) a uma injusta PROVO CAO ; caso a reao seja a uma injusta AGRESSO haver legtima defesa, portanto no ser crime (excludente de ilicitude).

SUBSTITUIO DE PENA
5 - O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa: - S se aplica para leso corporal leve, nas seguintes hipteses: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas.

LESO CORPORAL CULPOSA


6 - Se a leso culposa: - Se a leso praticada na direo de veculo automotor terrestre aplica-se o CTB, para qualquer outra hiptese de leso corporal culposa aplica-se esse artigo. - cabvel perdo judicial na leso corporal culposa (idem do perdo judicial no homicdio culposo)

16

DIREITO PENAL - Parte Especial

CAUSAS DE AUMENTO DE PENA


7 - Aumenta-se a pena de um tero, se ocorrer qualquer das hipteses do art. 121, 4.
4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte
ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as consequncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada se o crime praticado contra pessoa menor de 14 anos.

LESO CULPOSA (primeira parte)


No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as consequncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante.

Dar-se- aumento de pena de 1/3 se o crime resulta de: - INOBISERVNCIA DE REGRA TCNICA DE PROFIO, ARTE ou OFCIO Ateno! No confundir Impercia com Inobservncia de regra (...) Impercia - O agente desconhece ou no domina a tcnica, arte ou ofcio (homicdio culposo sem aumento de pena) Inobservncia O agente conhece a tcnica, mas no a utiliza (homicdio culposo com aumento de pena de 1/3) - DEIXAR DE PRESTAR IMEDIATO SOCORRO A VTIMA (omisso de socorro)
O socorro somente exigido se no houver risco pessoal; no incide a causa de aumento de pena se a vtima tem morte instantnea ou se sofre apenas ferimentos leves, sem necessidade de socorro. Ateno! Esta iseno s serve se a falta do socorro for evidente (qualquer leigo percebe de imediato)

- NO PROCURAR DIMINUIR AS CONSEQUNCIAS DO SEU ATO


Aquele que, no podendo prestar socorro diretamente, tambm no tenta de outra forma auxiliar a vtima; apesar de parecido, no se confunde com o crime de omisso de socorro.

- FOGE PARA EVITAR PRISO EM FLAGRANTE


Note que se trata de um fim especial de agir (elemento subjetivo do injusto). Em princpio, esta causa de aumento de pena no se caracteriza se h risco srio de linchamento ao condutor.

OBSERVAES:
Em acidente de trnsito no h priso em flagrante se o condutor presta socorro pronto e integral a vtima. Incide a causa de aumento de pena ainda que a omisso seja suprida por outra pessoa.

LESO DOLOSA (segunda parte)


Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.

- Se praticado contra menor de 14 ou maior de 60 anos Ateno! Considera-se a idade da vtima no momento da conduta e no do resultado. Somente se aplica o aumento se o infrator souber que a vtima menor de 14 ou maior de 60 anos. A idade da vtima tem que ingressar no dolo do agente.

PERDO JUDICIAL
8 - Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do art. 121.
5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as consequncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.

Se as consequncias do homicdio culposo, por si s, j puniram o agente, impingindo-lhe sofrimento atroz, horrvel a sano penal mostra-se desnecessria e at injusta. Em casos assim (em nome do bom senso e da justia) o legislador possibilita ao juiz aplicar o perdo judicial (causa excludente da punibilidade). Essa consequncia decorrente pode ser fsica ou moral: Fsica (criminoso torna-se paraplgico em razo do crime); Moral (a morte de um parente prximo) 17

DIREITO PENAL - Parte Especial

LESO CORPORAL em SITUAO DE VIOLNCIA DOMSTICA


Crime com causa de aumento de pena; aquela praticada contra ascendente, descendente, irmo, companheira (o) ou ainda se o agressor se prevalece de relao domstica de coabitao ou hospitalidade. Os pargrafos aplicam-se mesmo que o agressor no conviva mais com a vtima, desde que o crime tenha relao com a convivncia domstica j encerrada; aplicam-se tanto para homens como para mulheres. De acordo com o STJ, nos crimes de leso corporal leve em violncia domstica (lei Maria da Penha) uma ao pblica condicionada a representao. 9 - Leso corporal leve em violncia domstica 10 - Leso corporal em violncia domstica contra pessoa portadora de deficincia 11 - Leso corporal grave seguida de morte em violncia domstica

OBSERVAES: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

18

DIREITO PENAL - Parte Especial

CRIMES CONTRA A HONRA


CALNIA
Art. 138 - Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Calnia a falsa atribuio a outrem de um fato tipificado como crime (contraveno difamao); o fato atribudo deve ser determinado, claro, embora no se exijam todas as circunstncias. Ex: Antnio furtou dinheiro da carteira de Joo; dizer que Antnio ladro constitui mera injria.

OBJETO JURDICO
a honra objetiva da vtima, ou seja, a honra social, o conceito perante a sociedade, a reputao. A honra um bem jurdico disponvel, sendo assim, o consentimento do ofendido, ainda que tcito, exclui a ilicitude e no h crime.

TIPO PENAL (tipo objetivo)


imputar falsamente fato definido como crime, portanto, s haver crime de calnia se: - A acusao for falsa (se verdadeira fato atpico) - Acusao sobre fato especfico, acusaes genricas configura crime de injuria. - A acusao tem que ser um de fato definido como crime, se for contraveno configura difamao. Obs. Acusao de crime diverso do realmente praticado se houver uma mudana fundamental do fato configura calnia (Ex: Acidente de trnsito (homicdio culposo) acusado de homicdio doloso, intencional)

CONDUTAS
Palavras no cabe tentativa Escrita cabe tentativa Gestos no cabe tentativa

SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa, inclusive a que no tem capacidade de entender a acusao

- Menor de 18 anos e doente mental - Pessoa jurdica, desde que de crimes ambientais. Obs. H um entendimento do STJ de que pessoa jurdica no pode ser sujeito passivo de nenhum crime contra a honra,
pois honra um atributo de pessoa fsica e, alm disso, os crimes contra a honra esto no captulo dos crimes contra a pessoa.

ELEMENTO SUBJETIVO
o dolo, no h crime de calnia culposo, ou seja, se o agente, por erro, supe que a sua acusao verdadeira no h crime e sim erro de tipo. possvel crime de calnia com dolo eventual, se o agente tem certeza da verdade da acusao e faz a acusao falsa assumindo o risco de caluniar (tanto faz).

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO o crime se consuma quando a falsa acusao chega ao conhecimento de uma terceira pessoa, ainda que seja uma s. TENTATIVA Na forma escrita possvel (uma carta interceptada), j na forma falada no.

PROPALAO ou DIVULGAO DA CALNIA


1 - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao a propala ou divulga. Se a terceira pessoa sabe que a acusao falsa e a divulga ou propala responde pelo crime de propalao ou divulgao de calnia. Ex: A acusa falsamente a vtima para B que, sabendo ser falsa a divulga
para C. A responde por calnia e B por propalao de calnia; so crimes diferentes e cada um responde pelo seu; no h concurso de pessoas.

19

DIREITO PENAL - Parte Especial

CALNIA CONTRA MORTO


2 - punvel a calnia contra os mortos. O crime de calnia contra morto crime, porm, a vtima no o morto e sim as pessoas ligadas a ele, como s familiares, que reflexamente tem sua honra atingida.

EXCEO DA VERDADE (defesa feita pelo acusado de calnia para provar ser verdadeira sua acusao)
3 - Admite-se a prova da verdade, salvo: I - se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II - se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141; - Presidente da Repblica, Chefe de Estado ou de Governo estrangeiro. Para alguns autores essa hiptese
inconstitucional por violar o direito de ampla defesa do acusado. III - se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel.

OBSERVAO:
Tem doutrina que diz ser cabido a chamada exceo de notoriedade, quando o acusado de calunia pode alegar que a acusao que ele fez notria, de conhecimento pblico e geral. Ele no atingiu a honra objetiva da vtima porque o que ele falou todos j sabiam; saiu na revista, no jornal ,na TV... Nesse caso, o acusado no vai provar se a acusao falsa ou verdadeira e sim que todos j sabiam e que ele no levou nada de novo ao conhecimento de terceiro. Se o acusado de calnia tem foro por prerrogativa de funo (foro especial) a exceo da verdade julgada pelo Tribunal onde h o foro especial, embora o processamento da execuo seja feito em 1 grau.

DIFAMAO
Art. 139 - Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Acusar algum imputando-lhe fato que no seja crime (calnia). Pode ser contraveno penal ou mesmo um fato atpico, desde que ofensivo a reputao da vtima. (Ex: adultrio deixou de ser crime). A acusao tem que ser de um fato determinado e especfico, acusaes genricas configuram injria.

OBJETO JURDICO
Igual a calnia; a honra objetiva da vtima, ou seja, a honra social, o conceito perante a sociedade, a reputao. A honra um bem jurdico disponvel, sendo assim, o consentimento do ofendido, ainda que tcito, exclui a ilicitude e no h crime.

CONDUTAS
Palavras no cabe tentativa Escrita cabe tentativa Gestos no cabe tentativa

ELEMENTO SUBJETIVO
Igual a calnia; o dolo, no h crime de calnia culposo, ou seja, se o agente, por erro, supe que a sua acusao verdadeira no h crime e sim erro de tipo. possvel crime de calnia com dolo eventual, se o agente tem certeza da verdade da acusao e faz a acusao falsa assumindo o risco de caluniar.

SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa, inclusive a que no tem capacidade de entender a acusao.

- Menor de 18 anos e doente mental - Pessoa jurdica; h duas correntes: 1 - no pode porque a reputao um atributo exclusivo de pessoa fsica. 2 - pode, pois pessoa jurdica tem reputao social (corrente majoritria) 20

DIREITO PENAL - Parte Especial

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO o crime se consuma quando a falsa acusao chega ao conhecimento de uma terceira

pessoa, ainda que seja uma s. TENTATIVA Na forma escrita possvel (uma carta interceptada), gestos e na forma falada no.

PROPALAO ou DIVULGAO DE DIFAMAO


O Cdigo Penal brasileiro no prev o crime de propalao ou divulgao de difamao; aquele que divulga ou propala uma difamao sabendo ser falsa comete outro crime de difamao.

CALNIA CONTRA MORTO


O Cdigo Penal no pune a difamao contra os mortos, sendo assim, caluniar morto crime, j difamar morto no!

EXCEO DA VERDADE
Pargrafo nico - A exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. Na difamao h crime mesmo que a acusao feita seja verdadeira, portanto, em regra, no cabe exceo da verdade, a no ser em uma nica hiptese: se a acusao contra funcionrio pblico e se refere as suas funes; nesse caso h o interesse da administrao pblica de saber se a acusao verdadeira para tomar as devidas providncias contra o funcionrio.

INJRIA
Art. 140 - Injuriar algum, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro: Injria um conceito aviltante, expresso por palavras, escritos ou gestos, que ofende a dignidade e o decoro alheio (honra subjetiva). No a imputao de um fato como ocorre na calnia e na difamao; uma opinio, um juzo (ladro, burro, canalha).

OBJETO JURDICO - a honra subjetiva (sentimento intimo da vtima) TIPO PENAL (tipo objetivo)
- So xingamentos, ofensas com atribuies de qualidades negativas a vtima - Acusaes vagas e genricas, no crime de injria no h imputao de fato especfico e determinado. - Pode ser praticado por escrito (pichao, carta, e-mail), por palavras ou gestos - No precisa ser explcita, pode ser subentendida (Ex: olhar para algum e dizer: tem um ladro aqui) - Chamar a vtima de estelionatrio, traficante, ladro no injria (no h atribuio de foto especfico)

CONDUTAS
Palavras no cabe tentativa Escrita cabe tentativa Gestos no cabe tentativa

SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa que tenha a capacidade de entender a ofensa; se a vtima no tem

capacidade de entender no h crime, pois se trata de honra subjetiva (ntima). - Menor de 18 anos e doente mental, desde que tenham capacidade de entender a ofensa. Obs. Pessoa jurdica no pode ser vtima de injria pois no possuem honra subjetiva, sentimento intimo e pessoal.

ELEMENTO SUBJETIVO - o dolo, no h crime de injria culposa!


21

DIREITO PENAL - Parte Especial

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO o crime se consuma no momento em que a ofensa chega ao conhecimento da vtima; no

precisa chegar ao conhecimento de terceiro e sim da vtima. TENTATIVA Na forma escrita possvel (uma carta interceptada), j em gestos e na forma falada no.

CALNIA CONTRA MORTO


- Morto no pode ser vtima de injria, assim como de difamao; s de calnia!

EXCEO DA VERDADE (defesa feita pelo acusado de calnia para provar ser verdadeira sua acusao) - Nunca cabvel no crime de injria. PERDO JUDICIAL (no um direito e sim uma opo do juiz)
1 - O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria (provocao) II - no caso de retorso imediata, que consista em outra injria. - Se a vtima reage imediatamente a ofensa com uma injria.

INJRIA REAL
2 - Se consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou meio empregado se considerem aviltantes: Violncia ou vias de fato praticada de forma humilhante (Ex: tapa na cara, cuspe no rosto) No caso de violncia o infrator responde por injuria real + crime correspondente a violncia. No caso da injria real praticada com vias de fato, o infrator responde s por injria real, a contraveno penal de vias de fato fica absorvida pelo crime de injria.

INJRIA PRECONCEITUOSA (qualificada)


3 - Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem: - Condio de idoso e deficiente fsico ou mental tambm.

DIFERENA ENTRE INJRIA E RACISMO


INJRIA - A ofensa dirigida a pessoa especfica - Crime afianvel - Tem prescrio - Ao penal pblica condicionada RACISMO - A ofensa dirigida ao grupo como um todo - Crime inafianvel - imprescritvel - Ao penal pblica incondicionada

CRIMES FORMAIS - Prevalece o entendimento de que os crimes contra a honra so crimes formais, ou seja, se consumam com a simples acusao ou ofensa, ainda que a honra da vtima (objetiva ou subjetiva) no seja efetivamente atingida DISPOSIES COMUNS (Causas de aumento de pena)
Art. 141 - As penas cominadas neste Captulo aumentam-se de um tero, se qualquer dos crimes cometido: I - contra o Presidente da Repblica, ou contra chefe de governo estrangeiro; II - contra funcionrio pblico, em razo de suas funes; III - na presena de vrias pessoas, ou por meio que facilite a divulgao da calnia, difamao ou injria. Pargrafo nico - Se o crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro. - Contra pessoa maior de 60 anos ou deficiente mental (exceto no caso de injria, pois nesse caso j h uma forma qualificada injria preconceituosa). 22

DIREITO PENAL - Parte Especial

EXCLUSO DO CRIME
Art. 142 - No constituem injria ou difamao punvel: - Essas hipteses de excluso no se aplicam a calnia; s excluem os crimes de difamao e injria. - So causas excludentes de Ilicitude. I - a ofensa irrogada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador; Se as partes de um processo (autor e ru) lanar acusaes caluniosas no haver crime se essa acusao for necessria para o processo que esto discutindo a causa. Ex: Um empresrio entra com uma ao de danos morais contra seu ex-scio alegando que ele se apropriou de recursos
da empresa (apropriao indbita). O advogado do empresrio afirma isso na petio inicial, e o empresrio na audincia confirma essa acusao. O advogado do empresrio e o empresrio no praticaram calnia (acusao de apropriao indbita), porm essa acusao necessria para a discusso da ao. Mesmo se ficar provado que o exscio no cometeu apropriao indbita. No houve o dolo para atingir a honra!

Ex: Durante uma audincia de separao o marido comea a chamar o advogado da esposa de vagabundo e sem
vergonha, portant o o marido vai responder pois isso no tem nada a ver com a ao de separao em questo.

Ex: O marido entra com uma ao de divorcia contra a esposa alegando que ela cometeu adultrio, isso consta na
petio inicial e no depoimento do marido em audincia. O advogado e o marido da r no cometeram difamao porque essa acusao de adultrio em relao com o processo de divrcio.

Ex: Advogado que acusa juiz de crime durante processo. O advogado alega que o juiz prevaricou; se a finalidade do advogado foi atingir a honra do juiz, responde por calnia, caso contrrio no. Se a acusao foi necessria para a ampla defesa do cliente, ele no cometeu crime! A ofensa deve ser feita em juzo (em processo judicial), porm, o STF admite a aplicao dessa excludente em processos administrativos j que as partes tambm tem direito ao contraditrio e ampla defesa. Essa excludente s se aplica as partes (autor e ru) e seus procuradores (defensores), assim como, para o assistente de acusao que tambm parte do processo. Essa imunidade no se aplica para testemunhas. II - opinio desfavorvel da crtica literria, artstica ou cientfica, salvo quando inequvoca a inteno de injuriar ou difamar; - Critica literria, artstica ou cientfica no configuram crime de difamao ou injria, salvo, se houver inteno especfica de injuriar ou difamar. Ex: Professor durante a aula discorda e critica o posicionamento de um determinado autor sobre uma questo penal. Ex: Com a inteno de difamar o autor, o professor diz que parte do livro foi escrito pelo estagirio e no pelo autor, por
ser ele preguioso. Neste caso pode responder por difamao ou injria.

III - o conceito desfavorvel emitido por func. pblico em apreciao ou informao que preste no cumprimento do dever Ex: Delegado de polcia, no inqurito diz ao juiz que o indiciado tem pssimos antecedentes. Pargrafo nico - Nos casos dos incisos I e III, responde pela injria ou pela difamao quem lhe d publicidade.

RETRATAO
Art. 143 - O querelado que, antes da sentena, se retrata cabalmente da calnia ou da difamao, fica isento de pena. A retratao significa desdizer uma acusao feita (desmentir a acusao). Essa retratao s cabvel na calnia e na difamao porque somente nessas h fatos para serem desmentidos, na injria so meros xingamentos. - A retratao causa extintiva de punibilidade (Art. 107, VI) - A retratao s extingue a punibilidade se ocorrer antes da sentena de 1 grau! Se ocorrer em grau recursal no extingue a punibilidade. - A retratao ato unilateral, ou seja, no depende da aceitao da vtima para produzir efeitos. - A retratao no beneficia, ou seja, no extingue a punibilidade dos demais corrus que no se retratarem.

23

DIREITO PENAL - Parte Especial

PEDIDO DE EXPLICAES
Art. 144 - Se, de referncias, aluses ou frases, se infere calnia, difamao ou injria, quem se julga ofendido pode
pedir explicaes em juzo. Aquele que se recusa a d-las ou, a critrio do juiz, no as d de forma satisfatria.

O pedido de explicao cabvel nos trs crimes, porm, s cabvel quando a acusao incerta, imprecisa, ou seja, quando a vtima no tem certeza que a pessoa h ofendeu. Se a acusao evidente, clara e inequvoca, no cabe pedido de explicaes! Ex: Numa reunio uma pessoa diz tem ladro aqui nessa empresa, se entender que foi dirigida a mim, mais no tenho
certeza, eu posso pedir explicaes em juzo.

- O pedido de explicaes uma medida cautelar facultativa, ou seja, a vtima no obrigada a pedir explicaes, pode propor a queixa diretamente (sem pedir as explicaes). - No existe praza para se fazer p pedido de explicao, mas deve ser feito antes de esgotar o prazo decadencial para o oferecimento da queixa.

ESPCIES DE AO PENAL NOS CRIMES CONTRA A HONRA


Art. 145 - Nos crimes previstos neste Captulo somente se procede mediante queixa, salvo quando, no caso do art. 140, 2, da violncia resulta leso corporal. REGRA: Ao penal privada EXCEES: - Injria real com leso corporal (Ao pblica incondicionada) - Crime contra a honra do Presidente da repblica ou de Chefe de governo estrangeiro (Ao pblica condicionada a requisio do Ministro da Justia) - Injria preconceituosa (Ao pblica condicionada a representao) - Crime contra a honra de funcionrio pblico em razo das suas funes - Para o CP Ao pblica condicionada a representao do funcionrio ofendido - Para o STF pode ser por ao penal pblica condicionada ou privada (legitimidade concorrente). Pargrafo nico - Procede-se mediante requisio do Ministro da Justia, no caso do inciso I do art. 141, e mediante representao do ofendido, no caso do inciso II do mesmo artigo.

SITUAES QUE NO CONFIGURAM CRIME CONTRA A HONRA


No havendo finalidade (inteno) especfica de desonrar, ou seja, de atingir a honra da vtima, no h crime contra a honra. Assim sendo, no h crime nas seguintes hipteses: Animus jocandi inteno de brincar Animus narrandi inteno de esclarecer ou narrar um fato Animus defendendi inteno de se defender Animus consulendi inteno de informar

CALUNIA
- h acusao de fatos determinados - A acusao deve ser falsa - Atinge a honra objetiva - A consumao se d quando a ofensa chega a terceiros - Em regra, cabe a exceo da verdade - Admite retratao - No cabvel perdo judicial

DIFAMAO
- h acusao de fatos determinados - A acusao pode ser falsa ou verdadeira - Atinge a honra objetiva - A consumao se d quando a ofensa chega a terceiros - Em regra, no cabe exceo da verdade - Admite retratao - No cabvel perdo judicial

INJRIA
- No h acusao de fatos determinados s xingamentos - No h acusao - Atinge a honra subjetiva - A consumao se d quando a ofensa chega a vtima - Nunca cabe exceo da verdade - No admite retratao - Cabe perdo judicial

CRIMES CONTRA O PATRIMNIO


24

DIREITO PENAL - Parte Especial

CRIMES CONTRA O PATRIMNIO


FURTO (Art. 155, 1 a 5)
FURTO SIMPLES
SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa, exceto o proprietrio do bem ou legtimo possuidor. Ex: Credor A prope ao de execuo contra o devedor B, o juiz determina a penhora do veculo de B e o deposita
para A. B com a chave reserva do veculo, o subtrai da posse de A.

SUJEITO PASSIVO Pessoa fsica ou jurdica proprietrio ou possuidor do bem.

OBSERVAES:
O legitimo possuidor responde por apropriao indbita e no furto! Se o proprietrio subtrai coisa dele que est na posse legtima de terceiro por contrato ou deciso judicial, comete o crime do Art. 346 do CP.

Questo: Ladro que furta ladro comete crime de furto? SIM, sendo a vtima o proprietrio do bem e no o
primeiro ladro. OBJETO JURDICO: Propriedade ou a Posse TIPO OBJETIVO (tipo penal) Conduta: subtrair (retirar o bem sem o consentimento da vtima, o consentimento exclui a ilicitude) - de forma direta (pessoalmente) - de forma indireta (por meio de um doente mental/menor) OBJETO MATERIAL coisa alheia mvel com valor econmico

Ateno! A subtrao pode ser na presena da vtima, desde que no haja violncia ou grave ameaa, caso
haja, configura roubo!

PODEM SER OBJETO DE FURTO (desde que pertenam a algum) - cadver humano e suas partes - partes do solo e da natureza - coisas de uso comum do povo - animais (semoventes)

NO PODEM SER OBJETO DE FURTO - bens imveis (casa) - bens imateriais (direitos autorais) - bens sem valor econmico
Obs. H entendimento minoritrio de que bens com valor sentimental (foto, carta) podem ser objeto de furto.

- coisas sem dono/coisa de ningum - coisa abandonada (jogada no lixo) - coisa perdida (Art. 169, II - apropriao de coisa achada).
Obs. A doutrina diferencia coisa perdida e coisa esquecida. Coisa perdida a vtima no sabe onde o objeto est, enquanto coisa esquecida a vtima sabe onde o objeto est. A coisa perdida no pode ser objeto de furto, j a coisa esquecida pode.

- folhas de cheque em branco (desde que no preenchido)

25

DIREITO PENAL - Parte Especial ELEMENTO SUBJETIVO: o dolo de subtrair com a da finalidade especfica de subtrair definitivamente, sem a inteno de devolver ou restituir. A expresso para si ou para outrem significa que s ser furto se a subtrao for definitiva, ou seja, com nimo de asenhoramento definitivo da coisa (tornar-se senhor definitivo da coisa) Ateno! O denominado furto de uso (subtrao momentnea - para usar com inteno de devolver) fato atpico. No houve o dolo de asenhoramento definitivo da coisa! No crime desde que: - Haja uma restituio rpida (a demora na restituio configura o crime) - Seja uma restituio espontnea - Restituio sem danos (do mesmo jeito que se encontrava antes) - Se a coisa for apreendida pela polcia ou terceiro (inclusive a prpria vtima) haver o crime de furto OBSERVAES: No existe furto culposo Se a pessoa subtrai coisa alheia pensando ser dele, no configura crime de furto.

CONSUMAO E TENTATIVA
1 CORRENTE S h consumao se a coisa sai da esfera de vigilncia ou disponibilidade da vtima e o infrator consegue a deteno mansa e pacfica da coisa. Para se consumar o furto necessria a presena das duas, a falta de uma delas caracteriza-se tentativa. Ex: Infrator passa correndo e furta o celular da vtima que passa a persegui-lo at recuperar o celular; nesse caso foi
tentativa de furto, pois o infrator no conseguia a deteno mansa e pacfica da coisa.

2 CORRENTE H consumao se a coisa sai a esfera de vigilncia da vtima ou disponibilidade. Ainda que o infrator no consiga a deteno mansa e pacfica da coisa. Para essa corrente haver tentativa se a coisa no sai da esfera de disponibilidade da vtima. Ex: Infrator subtrai um automvel estacionado e passa a ser perseguido pela polcia (furto consumado o automvel
saiu da esfera de disponibilidade da vtima, se volta no poder utiliza-la)

3 CORRENTE H consumao com o mero apoderamento da coisa pelo infrator, ainda que a coisa no saia da esfera de vigilncia da vtima e o infrator no consiga a deteno mansa e pacfica da coisa (teoria da apprehnsio ou amotio - Teoria adotada pelo STF e STJ). Para essa corrente, s haver tentativa se o infrator se quer conseguir se apoderar da coisa. OBSERVAES: Se o objeto subtrado se perde durante a fuga crime consumado (pois j houve o apoderamento) Em caso de concurso de pessoa, se um dos infratores preso antes de se apoderar da coisa e o outro foge subtraindo coisas da vtima, ambos respondero por furto consumado. A priso em flagrante no incompatvel com o furto consumado! Furto em estabelecimento comercial com sistema de vigilncia no crime impossvel, crime de furto. (j pacificado pelo STF e no STJ).

Questo: Tentativa de furto de veculo com dispositivo antifurto ou defeito mecnico que impea o
automvel de ser retirado do local configura crime impossvel ou furto? A jurisprudncia entende como tentativa de furto, pois o ladro poderia desligar o dispositivo antifurto ou rebocar o carro danificado, portanto a consumao no era absolutamente impossvel!

26

DIREITO PENAL - Parte Especial

FURTO AGRAVADO PELO REPOUSO NOTURNO (Art. 155, 1)


Para que esse aumento (1/3) de pena ocorra no basta que o crime ocorra a noite e sim durante o repouso noturno (perodo que as pessoas do local do crime dormem), mesmo que no seja o horrio de dormir da vtima, ou seja, se o furto ocorrer a noite mas no no horrio de repouso noturno, no se aplica o aumento! Ex: Furto praticado as 19:00 horas na cidade de So Paulo; ocorreu a noite mais esse horrio no configura horrio de
repouso em SP. Se a vtima dorme no horrio do crime, mas no horrio de repouso noturno da populao no se aplica o aumento. (caso de um vigia noturno que dorme durante o dia)

Essa causa de aumento de pena s se aplica ao furto simples, no se aplica ao furto qualificado. Essa causa de aumento de pena se aplica s quando os moradores esto presentes ou quando ausentes (a casa est desocupada)? Para corrente majoritria o aumento se aplica com os moradores presentes ou ausentes, tanto faz! O que justifica o aumento a menor vigilncia quando a populao est repousando. No importa se os moradores esto dormindo ou acordados! O aumento de pena s se aplica a furtos residenciais ou se aplica tambm a estabelecimentos comerciais? Tanto faz, para o STJ o aumento se aplica tanto em residncias como em estabelecimentos comerciais.

FURTO PRIVILEGIADO (Art. 155, 2) privilegiado (causa de diminuio de pena)


Causa de diminuio de pena que se aplica tanto ao furto simples quanto ao furto qualificado. As circunstncias do privilgio no so incompatveis com as qualificadoras do furto (STF e STJ). At anos atrs o privilgio no se aplicava ao furto qualificado (benesses incompatveis ao crime).

REQUISITOS DO FURTO PRIVILEGIADO (Um mais o outro) Se o criminoso primrio (o que no tem condenao definitiva por crime anterior, ou tem, mas a reincidncia j prescreveu e ele voltou a ser primrio). A reincidncia prescreve em 5 anos aps a extino da pena ou cumprimento dela. Ex: A tem trs condenaes por furto mais est recorrendo das trs condenaes, ou seja, nenhuma delas transitou
em julgado ainda. Se A praticar um novo furto (o quarto) ele ainda primrio, pois as condenaes ainda esto sujeitas a recurso. Ex: O condenado termina de cumprir sua pena em 2005, em 2011 ele comete um novo furto, ser primrio!

Que a coisa furtada de pequeno valor ( a que no ultrapassa um salrio mnimo). Se o valor for insignificante fato atpico pelo principio da insignificncia. Ateno! O Art. 155, 2 no exige o requisito dos bons antecedentes Ex: Indivduo A j respondeu 5 processos por furto e foi absolvido, ele pratica um sexto furto e subtrai um celular de R$ 100,00. Ele ser tratado como primrio! O celular de pequeno valor (menos que um salrio m) poder ser beneficiado com furto privilegiado. Ateno! No caso de tentativa considera-se o valor da coisa que seria subtrada e no o valor do prejuzo da vtima! Ex: A tenta furtar um veculo de R$20.000,00, quando est tentando abrir o automvel ele preso pela polcia. A vtima no teve prejuzo nenhum! Porm o valor da coisa que seria subtrada alto, sendo assim, no h que se falar em furto privilegiado.

OPES DO JUIZ NO FURTO PRIVILEGIADO 1-) substituir a recluso por deteno 2-) reduzir a pena de 1/3 a 2/3 3-) o juiz pode deixar de aplicar pena de priso e aplicar somente pena de multa 27

DIREITO PENAL - Parte Especial Obs. As duas primeiras opes so cumulativas, ou seja, pode subst.. a recluso por deteno ou diminuir a deteno de 1/3 a 2/3. O privilgio direito subjetivo do condenado e no opo do juiz, ou seja, presentes os dois requisitos o juiz obrigado a aplicar o privilgio!

FURTO DE ENERGIA (Art. 155, 3)


Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Ex: energia eltrica, agua encanada, etc. Ateno! Se o infrator adulterar o hidrmetro ou o relgio de energia eltrica para induzir em erro o leitor da empresa cometer o crime de estelionato e no furto! Nesse caso no houve subtrao, a pessoa estava autorizada a usar a energia ou a agua, ela apenas manipulou o uso real dessa energia ou dessa agua!

Questo: Subtrao de sinal de TV a cabo furto ou no? Para o STJ furto, para o STF no! - RESP. 1.123.747/10 5 turma do STJ Furto de sinal de TV a cabo crime! - HC 97261/11 RS 2 turma do STF Furto de sinal de TV a cabo NO crime A questo : sinal de TV a cabo energia ou no? Nesse caso no cabe analogia (sempre benfica)

FURTO QUALIFICADO (Art. 155, 4)


No furto qualificado, a pena de priso o dobro da pena do furto simples As qualificadoras do furto so circunstncias objetivas, portanto se comunicam (dados acessrios), desaparecendo a qualificadora o furto continua existindo na forma simples, portanto essas circunstancias no so elementares. So objetivas porque se referem aos meios ou modos de execuo do crime. Portanto, no caso de concurso de pessoas, a qualificadora transmite-se ao coautor ou partcipe, desde que, ingresse no dolo dele. Ex: A e B furtam, A utiliza uma chave falsa, a qualificadora da chave falsa aplicar-se- para ambos. PLURALIDADE DE QUALIFICADORAS Havendo duas ou mais qualificadoras, uma delas j suficiente para qualificar o crime, as demais funcionaro como circunstncias judiciais desfavorveis no calculo da pena base.

QUALIFICADORAS
I - DESTRUIO DE OBSTCULO Obstculo qualquer objeto que dificulte a subtrao da coisa, ainda que no tenha a finalidade de dificultar. Ex: um cadeado ou uma parede. Obs. S h o crime se esse objeto for rompido ou destrudo! Danificado, a retirada de telhas sem quebra-las no configura essa qualificadora! No destruio ou rompimento do obstculo. O desligamento de alarme tambm no configura essa qualificadora, o alarme no DESLIGAMENTO DE ALARME TAMBM NO CONFIGURA ESSA QUALIFICADORA, O ALARME NO EST SENDO NEM DESTRUIDO NEM DANIFICADO, EST SENDO DESLIGADO.

28

DIREITO PENAL - Parte Especial Se a destruio ou rompimento ocorrer aps a subtrao do objeto, no h essa qualificadora, nesse caso haver dois crimes: crime de furto (sem a qualificadora) mais o crime de dano! Ex: O agente quebra o vidro do automvel para subtrair R$ 100,00 no interior do veculo. Neste caso aplicase a qualificadora da destruio de obstculo. Furto qualificado. Ex: O agente quebra o vidro do automvel para subtra-lo (o prprio automvel) que custa R$ 30.000,00. Neste caso, no se aplica a qualificadora da destruio de obstculo, pois o objeto danificado o prprio veculo subtrado, ou seja, no houve destruio de obstculo a coisa, houve dano na prpria coisa subtrada! Furto simples. Obs. H entendimento minoritrio de que essa situao viola o princpio da proporcionalidade e da razoabilidade, ou seja, se o vidro foi quebrado para subtrao de objetos no interior do veculo, deve-se afastar a qualificadora tambm, para que as situaes fiquem iguais, porm essa viso no prevalece. Obs. Para o reconhecimento dessa qualificadora de ser feito o exame de corpo de delito (direto ou indireto)

II COM ABUSO DE CONFIANA, FRAUDE, ESCALADA ou DESTREZA.


ABUSO DE CONFIANA S se aplica essa qualificadora se houver uma real relao de confiana entre autor e vtima, ou seja, a simples relao de emprego, de coabitao, de amizade por si s no enseja a qualificadora se no houver uma real relao de confiana entre os agentes. Ex: Empregada domstica trabalha vigiada por cmeras escondidas, se ela praticar um furto na casa, no se aplica a qualificadora de abuso de confiana, pois o empregador no confia nela, vigia com cmera! Ex: Dois estudantes e amigos dividem um apartamento e deixam portas e gavetas abertas, um estudante abre a gaveta do armrio e subtrai a carteira do outro. Nesse caso, havia uma real relao de confiana entre eles, um confiava no outro, nesse caso, aplica-se a qualificadora. FRAUDE Na fraude, o infrator afasta a vtima da coisa para poder subtrai-la. Ex: Infrator pede para a vendedora pegar uma coisa no fundo da loja, enquanto a vendedora est nos fundos ele subtrai o celular da vtima, ele mesmo quem subtraiu. Ex: Infrator pede para a vtima pegar um copo de gua para poder subtrair uma corrente de ouro cada no cho, furto mediante fraude. FURTO MEDIANTE FRAUDE x ESTELIONATO Nos dois casos, o meio de execuo a fraude, ento qual a diferena entre eles? No furto mediante fraude o agente afasta a vtima da coisa e ele prprio subtrai o bem No estelionato o agente induz a vtima em erro e ela prpria (a vtima) entrega o bem ao infrator, ele no subtrai! Ex: conto do bilhete premiado (a vtima entrega o dinheiro ao infrator) CASOS ESPECFICOS Saque de dinheiro com carto clonado ou via internet? STJ furto mediante fraude! A competncia para julgar esse crime do juiz do local onde fica a agencia da vtima e no do local onde houve o saque. O agente se passa por comprador do veculo, pede para experimentar e o subtrai? Jurisprudncia, furto mediante fraude e no estelionato! O agente simula que vai ajudar a vtima no caixa eletrnico e troca o carto? Furto mediante fraude! O infrator coloca um objeto de maior valor numa embalagem d um objeto de menos valor e passa pelo caixa? Furto mediante fraude! - E se o operador do caixa sabia disso (ambos combinaram), como fica? Ele ser coautor do crime de furto mediante fraude.

29

DIREITO PENAL - Parte Especial ESCALADA o esforo anormal para conseguir chegar (e subtrair) a coisa. Ateno que nesse caso no se refere a subir em algo! Subir no telhado, pular muro alto, e tnel (buraco) tambm configura escalada! Se no houver esforo anormal no se aplica a qualificador. Ex: pular muro baixo, ou cerca baixa. DESTREZA a habilidade para subtrair objetos que esto junto ao corpo da vtima sem que ela perceba, o chamado mo leva. Ex: o batedor de carteira! Se a vtima percebe a subtrao, no houve destreza. Se a vtima no percebe, mas terceira pessoa percebe, houve destreza! Se a vtima est embriagada ou dormindo, no houve destreza, pois para subtrair algo de uma pessoa bbado ou dormindo no exige-se nenhuma habilidade especfica.

III COM EMPREGO DE CHAVE FALSA


Questo: O que chave falsa? qualquer objeto que abre fechadura! Ex: grampo de cabelo, chave de fenda, cip de papel, mixa, etc. Questo: O infrator obtm a chave verdadeira mediante fraude, qual crime se caracteriza? No furto qualificado por chave falsa! furto mediante fraude! Ex: Infrator se passa por manobrista, pega a chave da mo da vtima e furta o veculo! Furto mediante fraude.

MEDIANTE CONCURSO DE DUAS OU MAIS PESSOAS


Essa qualificadora se aplica tanto no caso de coautoria quanto de participao. Ex: A e B pulam na casa da vtima e subtraem objetos. (coautoria concurso de pessoas) Ex: A empresta uma chave falsa para B cometer um furto. A partcipe e B o autor, em ambos os exemplos aplica-se a qualificadora do concurso de pessoas. Tambm se aplica a qualificadora se um dos autores for menos de idade! Ex: A com 19 anos e B com 16 anos furtam, A responde por furto qualificado pelo concurso de pessoas mais o crime de corrupo de menores previsto no ECA. B responder por ato infracional! Se um dos infratores no for localizado e localizado, tambm se aplica a qualificadora! Ex: Duas pessoas cometem furto, um preso e o outro foge, o preso responder por concurso de pessoas.

DE VECULO AUTOMOTOR (Art. 155, 5)


Tambm furto qualificado O objeto material desse crime pode ser qualquer veculo automotor, terrestre, aqutico ou areo. S se aplica a qualificadora se o veculo for levado para outro Estado ou para o exterior Se o veculo permanecer no mesmo Estado, ou seja, no levado para outro Estado ou para o exterior no se aplica esta qualificadora! Agora se for de Goias para Braslia (DF), aplica-se ou no essa qualificadora? 1 corrente - no se aplica porque o pargrafo 5 no se refere ao DF e no se pode fazer analogia em prejuzo do ru 2 corrente aplica-se, porque o DF est implcito na expresso Estado. CONSUMAO E TENTATIVA A consumao ocorre quando o veculo ultrapassa a fronteira do Estado ou do Brasil A tentativa possvel? A doutrina diz que a tentativa em uma nica hiptese: O agente subtrai o veculo, perseguido pela polcia e preso aps cruzar a fronteira. que nesse caso ele no teve a posse mansa e pacfica do veculo, porm, para o STF e o STJ a consumao se d pelo mero apoderamento, sendo assim, no possvel a tentativa deste crime! Pois se ele cruzou a fronteira ele j se apoderou do veculo e, portanto o crime j est consumado. 30

DIREITO PENAL - Parte Especial

ROUBO E LATROCNIO (Art. 157)


O roubo um crime complexo, por conter em si mais de uma figura penal, como a violncia, a grave ameaa, o furto ou o constrangimento ilegal. O delito pode ser prprio, imprprio, agravado e qualificado. OBJETO JURDICO o patrimnio, a integridade fsica da e a vida. OBJETO MATERIAL a coisa alheia e a pessoa (vtima) ELEMENTO SUBJETIVO o dolo, mais a inteno de ter a coisa para si ou para outrem (dolo especfico ou elemento subjetivo do injusto). SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Pode ser Imediato ou Mediato: - SUJEITO PASSIVO IMEDIATO o titular do direito de propriedade ou posse - SUJEITO PASSIVO MEDIATO Terceiro que no seja titular do direito de propriedade ou posse.
Ex. Ameaa contra secretria de um escritrio.

ROUBO PRPRIO O roubo prprio constitui o tipo bsico. A violncia pode dar-se por constrangimento ilegal, vias de fato ou at leses leves. A ameaa pode ser exercida por palavras, gestos ou atos. No se trata de qualquer ameaa, mas de uma ameaa especfica, de perigo imediato a integridade fsica ou a vida. Existem, porm, outros casos de dominao da vtima, como, por exemplo: ministrar drogas sem o conhecimento da vtima ou hipnose.
Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia:

CONSUMAO Consuma-se no exato instante em que o ladro se torna possuidor da coisa alheia (ainda que por pouco tempo) mediante grave ameaa ou violncia. Para que o ladro se torne possuidor no preciso, em nosso direito, que ela saia da esfera de vigilncia do antigo possuidor (STF). Assim, entende-se que existir o crime de roubo consumado mesmo se o infrator ainda no tiver a posse mansa e pacfica da coisa.

Questo: Trombada caracteriza furto ou roubo? Se empregada com o objetivo de distrair a vtima, sem
machuca-la, ser crime de furto, entretanto, se ocorrer em leso corporal ou vias de fato, destinadas a reduzir ou paralisar os movimentos da vtima, haver crime de roubo (Capez).

Questo: Pode existir a figura do Estado de Necessidade no crime de furto? Sim, no furto famlico. Questo: Admite-se a excludente de ilicitude do Estado de necessidade no crime de roubo? A doutrina
majoritria entende que NO, em face da elementar violncia ou grave ameaa, caracterizando esse delito como crime complexo. Somente ser possvel em situaes excepcionais, como o caso do naufrago que mata o outro para subtrair a nica boia. Assim, se algum, necessitando de um carro com absoluta urgncia para salvar seu pai que est sofrendo um enfarte, por exemplo, utiliza de violncia para retirar um motorista de dentro do seu carro para dele fazer uso, pode-se perfeitamente configurar o Estado de Necessidade. TENTATIVA Cabe tentativa, com a prtica de violncia ou ameaa, falhando a subtrao ou a posse da coisa por motivos alheios a vontade do agente. Se o roubo tem motivos polticos, aplica-se o Art. 20 da Lei 7.170/83 (Lei de Segurana Nacional).

31

DIREITO PENAL - Parte Especial

ROUBO IMPRPRIO No roubo imprprio a violncia ou grave ameaa no ocorre antes nem durante, mas depois da subtrao (logo aps), para garantir a posse da coisa ou a impunidade do agente.
1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro.

CONSUMAO Consuma-se o delito com a violncia ou grave ameaa. TENTATIVA H entendimentos no sentido de que no cabe tentativa no roubo imperfeito, pois a agresso posterior feita ou no. Mas na verdade, a tentativa pode existir, com a deteno do agente no incio da violncia ou ameaa. O 1 fala em violncia logo depois de subtrada a coisa, sendo assim, se no houver xito na subtrao, e a violncia s foi empregada na fuga, no ser roubo imprprio, mas tentativa de furto, em concurso com crime contra a pessoa (opinio predominante), portanto h tentativa!

CAUSAS DE AUMENTO DE PENA


2 - A pena aumenta-se de um tero at metade:
I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia; IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha ser transportado para outro Estado ou exterior; V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade.

CAUSAS QUALIFICADORAS
(ROUBO QUALIFICADO POR LESO CORPORAL GRAVE) 3 - Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de cinco a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. A leso corporal da vtima ou pessoa circunstante deve decorrer da violncia, e ter havido dolo ou culpa do agente, ou pelo menos de um deles (Art. 19 do CP) ou ainda preterdolo.

LATROCNIO (Roubo qualificado pela morte) - Art. 3, segunda parte se resulta morte (...).
D-se com o evento morte. Trata-se de crime hediondo e a pena passa a ser de 20 a 30 anos de recluso, sem prejuzo da multa. A consumao e a tentativa so avaliadas em relao ao evento morte, no importando se houve ou no na subtrao (Smula 610 do STF), temos assim: 1-) Morte tentada = Tentativa de latrocnio 2-) Morte consumada = Latrocnio consumado

Ateno! No importa se a subtrao restou tentada ou consumada!


32

DIREITO PENAL - Parte Especial

Ateno! A competncia para o processo e julgamento de latrocnio do Juiz singular, e no do Tribunal do Jri (Smula 603 do STF).
Obs. Havendo coautoria, todos respondem pelo resultado, por dolo direto ou eventual. Obs. Sobre as qualificadoras no incidem as causas de aumento de pena.

Ateno! A pena acrescida de metade (respeitando o limite de 30 anos) no caso de vtima menor de 14 anos, alienada ou dbil mental (conhecendo o agente essa circunstncia) ou vtima que no pode, por qualquer motivo, oferecer resistncia.

LATROCNIO
O latrocnio crime hediondo, j o roubo qualificado pela leso grave no! o Latrocnio pode ser doloso ou preterdoloso (admite as duas formas), ou seja, se a morte da vtima for causada dolosamente ou culposamente latrocnio, tanto faz. A morte pode ser executada contra a terceira pessoa que no seja o proprietrio possuidor do bem subtrado. Ex: Ladro aponta a arma para a vtima, quando ouve voz de priso de um policial, ele vira e atira no policial, matando-o, isso latrocnio. S existe crime de latrocnio se a morte ocorre: - durante o roubo e em razo do roubo! (necessariamente juntos) Ex: ladro est assaltando a vtima quando v um velho inimigo passando na calada e o mata. A morte do inimigo foi durante o roubo, mas no foi em razo do roubo! Responde por roubo (contra a vtima) e homicdio (do inimigo). Ex: Assaltante de banco, uma semana aps o crime, mata o gerente da agncia que o reconheceu na rua. A morte do gerente foi em razo do roubo, mais no foi durante o roubo. Portanto no latrocnio. Responde pelo roubo da agencia e por homicdio qualificado pela morte do gerente ( qualificado porque foi cometido para garantir a impunidade de outro crime). Duas pessoas praticam um assalto, quando esto dividindo o dinheiro um assaltante mata outro para ficar com todo o dinheiro. Pacfico na jurisprudncia, isso no latrocnio! roubo mais homicdio qualificado (homicdio para garantir a vantagem de outro crime).

Questo: Consumao e Tentativa de Latrocnio


1 hiptese subtrao consumada e morte consumada (latrocnio consumado) 2 hiptese subtrao tentada e morte tentada (latrocnio tentado) 3 hiptese subtrao consumada e morte tentada (latrocnio tentado) 4 hiptese subtrao tentada e morte consumada (latrocnio consumado Smula 610 do STF)

Questo: No latrocnio, a morte pode ser do prprio comparsa (coautor do roubo)?


Sim, o comparsa atira na vtima, erra e acerta o comparsa (Art. 73 do CP - Erro na Execuo), ou seja, por fico jurdica como se ele tivesse matado a vitima.

Questo: No caso de vrios agentes, estando alguns armados, se um deles matar a vtima, todos
respondero pela morte da vtima. O latrocnio na forma preterdolosa no aceita tentativa! Porque no existe tentativa de crime preterdoloso. Se a morte da vtima foi causada por grave ameaa, latrocnio? Art. 157, 3 - No, s existe latrocnio se a morte ocorrer de grave violncia e no grave ameaa. Ex: Durante um assalto a vtima morre de enfarte, o agente responde por roubo mais homicdio culposo se for o caso,
pois a morte no ocorreu de violncia e sim de grave ameaa.

33

DIREITO PENAL - Parte Especial O pargrafo 3 do Art. 157 aplica-se tanto ao roubo prprio quanto ao roubo imprprio, ou seja, h latrocnio se o infrator matar a vtima antes, durante ou depois da subtrao. As causas de aumento de pena do 2 do Art. 157, no se aplicam ao pargrafo 3. Ex: A e B armados, matam a vtima para subtrair. Ambos respondem por latrocnio (roubo qualificado pela morte). Nesse caso, no sero aplicadas as causas de aumento de pena por concurso de pessoas nem a de emprego de arma.

EXTORSO (Art. 158 do CP)


Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa:

A extorso consiste na ameaa de causar um malefcio (dano) a vtima se ela no fizer o que o agente exige, para obter indevida vantagem econmica. - Pode ser empregada violncia - A vantagem deve ter cunho econmico OBJETO JURDICO o patrimnio, a integridade fsica da e a vida (crime de dupla objetividade jurdica) SUJEITOS DO CRIME: SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa (crime comum) SUJEITO PASSIVO Pode ser Imediato ou Mediato: - SUJEITO PASSIVO IMEDIATO o titular do direito de propriedade ou posse - SUJEITO PASSIVO MEDIATO Terceiro que no seja titular do direito de propriedade ou posse. Obs. Pessoa jurdica pode ser vtima de extorso no aspecto patrimonial do crime. Ex: Agente constrange o gerente mais leva o dinheiro do banco. As vtimas so o gerente e o banco! CONSUMAO A consumao se d quando a vtima, constrangida, atende a exigncia do infrator, ou seja, faz, deixa de fazer ou tolera que seja feito algo. Prevalece o entendimento de que se trata de crime formal, consumando-se com a conduta forada da vtima, independentemente da obteno de vantagem visada (Smula 96 do STJ), ou seja, independe do resultado naturalstico (consumao antecipada). Ateno! Se a vantagem for obtida, ser mero exaurimento do crime j consumado com o constrangimento! TENTATIVA Ocorre tentativa quando a ao tpica (constranger algum mediante grave ameaa ou violncia) no seguida pela obedincia forada da vtima, ou seja, a vtima no atende a exigncia do infrator.

CAUSAS DE AUMENTO DE PENA


1 - Se o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um tero at metade.

Parte majoritria da doutrina diz que esse aumento de pena s se aplica se o crime for executado por duas ou mais pessoas, ou seja, se houver coautoria. Para uma minoria se houver um partcipe e um autor, no se aplica esse aumento de pena, porque nesse caso o crime s foi executado por um. O entendimento que prevalece o que o aumento se aplica.
2 - Aplica-se extorso praticada mediante violncia o disposto no 3 do artigo anterior Roubo
Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de cinco a quinze anos, alm da multa (...).

34

DIREITO PENAL - Parte Especial

QUALIFICADORAS (Extorso qualificada)


Idem do crime de Roubo (157, 3 do CP).
(...) se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa.

Se resultar morte ou leso corporal nas condies do Art. 224 do CP (Se a vtima menor de 14 anos, alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia ou no pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia), h aumento de pena de 50%, como manda a Lei 8.072/90 dos Crimes Hediondos.

Ateno! Extorso qualificada pela leso grave no Crime Hediondo (s se enquadrar no Art. 224), j a extorso qualificada pela morte sim, Crime Hediondo. Ateno! A chantagem uma modalidade peculiar de extorso, em que a ameaa a de revelar fato
desabonador sobre a vtima. O CP no faz distino alguma entre extorso comum e chantagem!

EXTORSO PRATICADA SEM A RESTRIO DA LIBERDADE DA VTIMA


- Aplica-se o Art. 158 caput, 1 e 2.

EXTORSO PRATICADA COM A RESTRIO DA LIBERDADE DA VTIMA


- Aplica-se o Art. 158, 3 (2009) esse pargrafo veio para tipificar, entre outros, o sequestro relmpago.
SEQUESTRO RELMPAGO Hiptese em que a vtima tem a liberdade restringida e forada a desenvolver alguma conduta que resulte na entrega da indevida vantagem econmica ao agente. Aqui, a restrio da liberdade condio necessria para a obteno da vantagem. Se, porm, a limitao da liberdade se prolongar ou no for essencial para o recebimento, haver concurso com o crime de sequestro. Se a coao for meio para subtrao ao invs de entrega, ocorrer o crime de Roubo Qualificado. A consumao da forma qualificada prevista no Art. 159, 3 com a conduta forada da vtima, independentemente do efetivo recebimento da vantagem econmica indevida.

Obs. Sequestro relmpago extorso qualificada! Se no ocorrer leso grave ou morte da vtima aplica-se a pena do Art. 158, 3. Ex: Dois indivduos pegam a vtima e a levam a dois ou trs caixas eletrnicos, fazem saques e depois a liberam; respondero por extorso qualificada. Agora, se durante o sequestro ocorrer leso grave ou morte da vtima caracteriza-se o Crime de Extorso Mediante Sequestro do Art. 159 do CP. As penas aplicadas sero dos 2 e 3 do Art. 159.

Ateno! O crime de extorso mais a pena de extorso mediante sequestro!

EXTORSO MEDIANTE SEQUESTRO (Art.159 do CP)


Art. 159 - Sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate. 1 - Se o sequestro dura mais de 24 horas, se o sequestrado menor de 18 anos, ou se o crime cometido por bando ou quadrilha: 2 - Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: 3 - Se resulta a morte: 4 - Se o crime cometido em concurso, o concorrente que o denunciar autoridade, facilitando a libertao do sequestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros.

35

DIREITO PENAL - Parte Especial O crime de extorso mediante sequestro, em quaisquer de suas formas sero sempre Crime Hediondo No confundir: crime de extorso mediante sequestro com crime de sequestro ou crcere privado O crime de extorso mediante sequestro pode ser praticado mediante sequestro ou crcere privado Obs. dominante a posio de que o verbo sequestrar inclui o sequestro e o crcere privado! OBJETO JURDICO - o patrimnio - a integridade fsica e psquica - a liberdade SUJEITOS DO CRIME - Idem do roubo! O crime de extorso mediante sequestro pode ter como sujeito passivo a pessoa jurdica! Consuma-se no momento em que a vtima sequestrada, ainda que os sequestradores no consigam a vantagem desejada ou mesmo se ainda no tenham feito a exigncia. Ex: Os infratores sequestram a vtima, levam para o cativeiro e combinam com a famlia de fazer contato em duas semanas. Porm, em dois dias a polcia chega no local e prende todo mundo. No obtiveram a vantagem e nem mesmo fizeram a exigncia, porm o crime foi consumado (crime formal ou de consumao antecipada)

Questo: possvel tentativa no crime de extorso mediante sequestro? Sim, quando os infratores sequer
conseguem sequestrar a vtima, se provado que essa era a inteno dos agentes. O crime de extorso crime permanente, ou seja, enquanto a vtima estiver sequestrada o crime est acontecendo e h condio de flagrante (no necessita autorizao do juiz).

(Art. 159, caput) Conduta sequestrar S h crime de extorso mediante sequestro se o sequestrado for uma pessoa, animal extorso! O crime pode ser praticado sem que a vtima seja transportada para outro local O objeto material do crime qualquer vantagem. amplamente majoritrio o entendimento de que essa vantagem deve ser uma vantagem econmica! Tem que ser uma vantagem indevida! Se devida, haver exerccio arbitrrio das prprias razes.

QUALIFICADORAS (Extorso mediante sequestro qualificada) se durar mais de 24 horas (conta-se o prazo do momento em que a vtima foi sequestrada e/ou momento que foi libertada, seja pela polcia ou pelos sequestradores). se o sequestrado menor de 18 ou maior de 60 anos (considera-se a idade da vtima no momento do sequestro) Ex: Vtima com 59 anos e 11 meses sequestrada, durante o cativeiro completa 60 anos. Quando libertada, aplica-se a qualificadora. No final do sequestro a vtima j tinha mais de 60 anos. se cometido por bando ou quadrilha Nesse caso no se aplica o crime de quadrilha ou bando sobre pena de bis in idem, pois a quadrilha ou bando j est funcionando como qualificadora do crime de extorso mediante sequestro.

36

DIREITO PENAL - Parte Especial (Art. 159, 2 e 3) pela ordem: - qualificada pela leso grave - qualificada pela morte

Ateno! Tanto a leso grave quanto a morte tem que decorrer do fato (o prprio sequestro)
Admitem tanto a forma dolosa como a preterdolosa, ou seja, podem ser com dolo ou culpa! (Art. 159, 4) delao premiada Obs. O crime de extorso mediante sequestro hediondo, porm na lei de crimes hediondos tambm h a uma delao premiada!

QUADRO COMPARATIVO
(Art. 159, 4) delao premiada
- s se aplica ao crime de extorso mediante sequestro - aplica-se se o crime cometido em concurso de duas ou mais pessoas - o infrator delata o crime a autoridade, permitindo a libertao da vtima - pena reduzida de 1/3 a 2/3 (direito subjetivo do condenado)

(Art. 8 - Lei 8072/90 Lei de crimes hediondos) traio benfica


- aplica-se a todos os crimes hediondos e aos assemelhados (os 3 Ts trfico, tortura e terrorismo) - somente se aplica se o crime cometido em quadrilha ou bando - o infrator delata o bando ou a quadrilha, permitindo seu desmantelamento. - pena reduzida de 1/3 a 2/3 (direito subjetivo do condenado)

DIFERENA ENTRE EXTORSO MEDIANTE SEQUESTRO E SEQUESTRO


EXTORSO MEDIANTE SEQUESTRO - a finalidade do agente obter indevida vantagem econmica (crime contra o patrimnio) SEQUESTRO E CRCERE PRIVADO (Art.148 do CP) - a finalidade do agente apenas restringir a liberdade da vtima (crime contra a pessoa)

Ateno! Qual a diferena entre sequestro e crcere privado? No sequestro no h confinamento, no crcere privado h confinamento!

37

DIREITO PENAL - Parte Especial

DIFERENAS ENTRE ROUBO E EXTORO


ROUBO
CONDUTA - A conduta subtrair OBJETO - O objeto coisa alheia mvel EXECUO - Pode ser com violncia, grave ameaa ou reduo da vtima a impossibilidade de resistncia.

EXTORO
CONDUTA - A conduta constranger algum a fazer algo. No roubo o infrator no depende da colaborao da vtima porque o prprio infrator que subtrai a coisa, j na extorso o infrator depende da colaborao (no voluntria) da vtima, ou seja, o infrator depende que a vtima faa algo, deixe de fazer algo ou tolere que seja feito algo! OBJETO - a indevida vantagem econmica. Pode ser bem mvel ou imvel. Obs. S existe extorso se for uma vantagem indevida, se for vantagem devida haver crime de exerccio arbitrrio das prprias razes (justia pelas prprias mos). Ex: credor aponta arma para o devedor e o obriga a sacar dinheiro e pagar sua dvida. O credor constrangeu o devedor a fazer algo, mas para obter vantagem devida. EXECUO - A execuo s pode ser com violncia ou grave ameaa. No h, como no roubo, a possibilidade de reduo da vtima a impossibilidade de resistncia.

Questo: O infrator aponta a arma pra vtima e diz: me entregue a carteira e o relgio! Isso roubo ou
extorso? Roubo, ele no depende da colaborao da vtima!

Questo: Sequestro relmpago roubo ou extorso? Extorso, pois se a vtima no fornecer a senha do
carto ao infrator, esse no realiza o saque. Pode at matar a vtima mais no ir realizar o saque!

OBSERVAES:
Pode ocorrer crime de roubo e extorso no mesmo contexto ftico! Ex: Infrator obriga a vtima a fornecer a senha do carto, faz o saque e depois leva o carro. Extorso e Roubo! Quanto a violncia e grave ameaa se aplica o que foi dito no roubo, porm na grave ameaa h uma observao, pode ser uma grave ameaa justa ou uma grave ameaa injusta. S existe extorso se a vantagem for econmica. Se for sexual estupro. Se a finalidade no for sexual nem econmica crime de constrangimento ilegal (Art. 146 do CP)

APROPRIAO INDBITA (Art. 168 do CP)


Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno:

SUJEITOS DO CRIME
- SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa que tenha a posse ou a deteno legtima e desvigiada da coisa alheia. - SUJEITO PASSIVO Qualquer pessoa fsica ou jurdica.

Ateno! Se for posso ou deteno vigiada ser furto, agora, se for posse ou deteno desvigiada ser apropriao indbita!
Ex: Operadora de caixa de supermercado fiscalizada pelo supervisor de caixas; se ela subtrair dinheiro do caixa para ela, ser furto, pois ela tem a deteno vigiada do dinheiro do caixa. 38

DIREITO PENAL - Parte Especial Ex: A pessoa aluga 5 filmes em uma locadora; no devolve e vende os DVDs. Isso apropriao indbita porque o infrator teve a posse desvigiada da coisa, ele levou para casa.

Ateno! Se o infrator funcionrio pblico e se apropria de coisa que tem a posse em razo do cargo, cometer crime de peculato (Art. 312 do CP).
OBJETO JURDICO Protege a posse e o patrimnio OBJETO MATERIAL Coisa alheia mvel (aplica-se aqui o que foi dito no crime de furto) ELEMENTO SUBJETIVO o dolo de se apropriar definitivamente da coisa alheia. - A apropriao indbita de uso (usar e devolver) no crime! Ex: Usar o carro sem autorizao enquanto a vtima est viajando (a posse no foi definitiva fato atpico).

Ateno! Se o agente se apropria de coisa alheia achando sinceramente que tem esse direito, crime de exerccio arbitrrio das prprias razes (Art. 345 do CP). Ex: Vender coisa alheia depois de expirado o prazo estabelecido para buscar o objeto, desde que, com o intuito de receber pelo servio prestado.
CONDUTA apropriar-se (agir como se fosse dono da coisa alheia). O indivduo pode apropriar-se: - Consumindo a coisa alheia - Substituindo a coisa alheia - Vendendo, permutando, doando a coisa alheia - Recusando-se a restituir (devolver) a coisa. Nesse caso, necessrio a exigncia da restituio ou o fim do prazo marcado para a restituio da coisa.

Questo: possvel apropriao indbita de coisa fungvel? (aquela que pode ser substituda por outra de
mesma quantidade, espcie e qualidade. Ex: dinheiro). Sim!

DIFERENA ENTRE:
APROPRIAO INDBITA - A posse, inicialmente lcita e somente depois se torna ilcita. O agente, de boa f, assume a posse ou deteno da coisa; somente depois resolve apropriar-se dela (dolo subsequente/dolo posterior - a inteno de se apropriar s surgiu depois que o indivduo j estava na posse do bem). OUTROS CRIMES PATRIMONIAIS - A posse (ou vantagem) da coisa ilcita desde o incio. Ex: Furto, roubo, estelionato, extorso, etc.

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO - A consumao se d no momento em que o infrator age como se fosse dono da coisa alheia. TENTATIVA - Tecnicamente possvel, embora de difcil ocorrncia prtica. Ex: Infrator preso no momento em que tenta vender o carro emprestado do amigo (ele estava na posse).

39

DIREITO PENAL - Parte Especial

AUMENTO DE PENA
1 - A pena aumentada de um tero, quando o agente recebeu a coisa: I - em depsito necessrio; II - na qualidade de tutor, curador, sndico, liquidatrio, inventariante, testamenteiro ou depositrio judicial; III - em razo de ofcio, emprego ou profisso.

APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA (Art. 168 A do CP)


Art. 168-A - Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional:

Ateno! CONSTITUCIONALIDADE - A um entendimento de que o Art. 168 A inconstitucional porque a apropriao Indbita Previdenciria nada mais do que uma dvida perante a Unio, e assim, admite priso por dvida, sendo que a nica priso civil admitida a de pagamento de alimento. No o entendimento do STF e o STJ j pacificaram que esse crime plenamente constitucional. SUJEITOS DO CRIME
SUJEITO ATIVO o responsvel tributrio, ou seja, a pessoa que por lei tem a obrigao de repassar a contribuio ao INSS. SUJEITO PASSIVO - a Unio. A competncia da Justia Federal. Quem investiga a PF! TIPO PENAL (Tipo Objetivo) CONDUTA Deixar de repassar - Crime omissivo puro ou prprio (STF e STJ) - Crime omissivo material (STF e STJ) OBJETO MATERIAL As contribuies previdencirias ELEMENTO NORMATIVO Est na expresso no prazo e forma legal ou convencional. Esse crime norma penal em branco, complementado por outras normas que dispem sobre o prazo e a forma do recolhimento. ELEMENTO SUBJETIVO o dolo de se apropriar, no sendo necessria nenhuma finalidade especfica. Basta o dolo de se apropriar. No necessria a finalidade especfica de fraudar o INSS (STF e STJ)

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO - A consumao se d no momento em que esgota o prazo para o repasse ao INSS. TENTATIVA No possvel por se tratar de crime omissivo puro ou prprio!

EXTINO DA PUNIBILIDADE
Art. 168 A, 2 - extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. - A extino da punibilidade somente ocorre se o infrator efetuar o pagamento do valor das contribuies antes do incio da ao fiscal. 40

DIREITO PENAL - Parte Especial


Lei 10.684/03 Art. 9, 2

- A extino da punibilidade ocorre se o infrator efetuar o pagamento do valor das contribuies a qualquer tempo, ou seja, enquanto no transitar em julgado a condenao!

Ateno! O que prevalece o Art. 9, 2 da Lei 10.684/03, por ser posterior e mais benfica do que a do Art. 168 A, 2. Concluso (STF), o pagamento do valor das contribuies apropriadas feito antes da condenao definitiva extingue a punibilidade do crime de apropriao indbita previdenciria! JURISPRUDNCIAS (STF e STJ)
- No necessria a inteno especfica de fraudar o INSS, basta o dolo genrico de se apropriar. - crime omissivo puro ou prprio material e no formal. - Se o infrator deixou de repassar as contribuies previdencirias em razo de crise financeira na empresa (priorizou outros pagamentos como empregados e fornecedores para garantir a continuidade das atividades da empresa) possvel reconhecer a causa supralegal de excluso da culpabilidade pelo reconhecimento da inexigibilidade de conduta adversa, desde que comprovado. - Se o valor da dvida no ultrapassar R$ 10.000,00, aplica-se o princpio da insignificncia! Art. 20 da Lei 10.522/02 A fazenda pblica pode deixar de cobrar dbitos previdencirios de at R$ 10.000,00, sendo assim, o STF entende que se a fazenda considera isso porque ela considera o valor insignificante. - Enquanto no esgotado o procedimento administrativo, no se configura o crime de apropriao indbita previdenciria.

ESTELIONATO (Art. 171 do CP)


Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

CONDUTA No estelionato a conduta fracionada: 1-) O infrator emprega artifcio ardil ou qualquer outro meio fraudulento (utiliza-se de fraude) 2-) Com a fraude, o agente induz ou mantem em erro a vtima. Ele leva a vtima ao erro ou mantem a vitima no erro espontneo (da vtima). 3-) Com isso, o agente obtm vantagem ilcita em prejuzo de terceiro.

Ateno! O STF decidiu que a chamada cola eletrnica (ponto eletrnico em provas) no estelionato, o infrator no est induzindo ou mantendo algum em erro e sim recebendo informaes sobre o gabarito. J o STJ entende que a cola eletrnica configura sim, estelionato, pois os infratores induziram em erro os fiscais e causaram prejuzos a faculdade que manteve os estudantes por dois anos. Ateno! Prevalece o entendimento, inclusive no STF, que a fraude bilateral no exclui o crime de
estelionato! Quando a vtima tambm agir com a inteno de levar vantagem (pensou que estava levando vantagem). A inteno da vtima no importa e sim o dolo do autor! Ex: Conto do bilhete premiado.

SUJEITOS DO CRIME
- SUJEITO ATIVO Qualquer pessoa - SUJEITO PASSIVO Tanto a pessoa enganada quanto a que sofre o prejuzo. Ex: vendedor com cheque roubado X dono do estabelecimento. Portanto pessoa jurdica pode ser sujeito passivo

41

DIREITO PENAL - Parte Especial

Ateno! Se a fraude utilizada contra um nmero indeterminado de pessoas configura Crime contra a economia popular (Art. 2, IX da Lei 1521/51). Ex: taxmetro viciado, balana de supermercado viciada, etc. A
vtima quem usa o taxi, vai ao mercado. Para o STJ, mquina de caa-nquel, se a mquina estiver programada corretamente, contraveno penal de jogo de azar, agora, se a mquina estiver programada para anular ou diminuir as chances de ganho do apostador configura crime contra a economia popular. J aquele que importa as mquinas comete crime de contrabando, caso a mquina seja proibida no Brasil.

CONSUMAO E TENTATIVA
CONSUMAO - A consumao se d no momento em que a vtima sofre o prejuzo e consequentemente o infrator obtm a vantagem indevida. TENTATIVA- Haver tentativa nas seguintes hipteses: - O infrator consegue induzir a vtima em erro mais no consegue a vantagem indevida. Ex: golpe do bilhete premiado, a compra com cheque falsificado, etc.

Ateno! S h crime de estelionato se a fraude for idnea, ou seja, capaz de iludir uma pessoa. Se a fraude
for Inidnea, ou seja, absolutamente incapaz de iludir algum configura crime impossvel!

Ateno! Se o estelionato for praticado com uso de documento falso, haver duas situaes: 1-) Se o documento falso puder ser utilizado em outros crimes (Ex: RG falso), haver concurso de crimes: Falsidade documental + Estelionato. 2-) Se o documento no puder ser utilizado em outros crimes (folha de cheque, dinheiro falso, etc.) se configura somente Estelionato, a Falsidade documental fica absorvida pelo Estelionato - Smula 17 do STJ.

ESTELIONATO PRIVILEGIADO (Art. 171, 1)


1 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2 (Furto privilegiado).

DIFERENA ENTRE:
FURTO PRIVILEGIADO (Art. 155, 2) - Requisitos: Infrator primrio + coisa de pequeno valor Ex: No caso de um celular furtado de R$ 90,00 Tanto faz se a vtima ganha R$ 600, 00 ou R$ 600.000,00, em ambas as
hiptese configura-se furto privilegiado, pois a coisa de pequeno valor, pouco importando a condio financeira da vtima.

ESTELIONATO PRIVILEGIADO (Art. 171, 1) - Requisitos: Infrator primrio + prejuzo de pequeno valor Ex: Em um golpe de R$ 300,00 - Se o golpe aplicado em quem ganha R$ 600,00 no se configura estelionato
privilegiado, pois, o prejuzo, para este, de grande valor. Agora, se a vtima ganha R$ 600.000,00 estelionato privilegiado, pois o prejuzo, para este, ser de pequeno valor.

42

DIREITO PENAL - Parte Especial

ESTELIONATO POR MEIO DE CHEQUE (Art. 171, 2, VI)


Pode ocorrer de duas formas: 1-) Emisso de cheques sem fundos (emite cheque sabendo que no tem fundos na conta) 2-) Frustrar o pagamento (h fundos na conta porm, o infrator, usando fraude, impede o pagamento do cheque sustao de cheque por falso furto) ELEMENTO SUBJETIVO o dolo de emitir o cheque sem fundos ou frustrar o pagamento, ou seja, se no momento da emisso do cheque no h dolo (de fraudar) por parte do agente, no haver crime (Smula 246 do STF). Se o agente no teve a inteno de emitir cheque sem fundos ou frustrar o pagamento indevidamente no h crime!

Ateno!
- Cheque pr/ps datado No crime de estelionato, pois cheque pagamento a vista! Se o cheque foi ps datado, perdeu a qualidade de cheque e passou a ser documento de dvida (Nota promissria). - Cheque sem fundos para pagamento de dvida vencida No estelionato porque no gera um novo prejuzo para a vtima!

43

You might also like