You are on page 1of 7

27/02/13

Com partilhar 0

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma


mais Prximo blog Criar um blog Login

Guia de Aprendizagem
A maior ddiva que seus pais deixam pra voc so os estudos mas as vezes existem assuntos meio complicadozinhos e nesse blog voc vai poder tirar suas dvidas das matrias.

Get y our own Chat Box! Go Large!

TERA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2011

TOTAL DE VISUALIZAES DE PGINA

Sesso Biologia 2 - Citoplasma


O maior volume de uma clula eucaritica representado pela regio compreendida entre a membrana plasmtica e a membrana nuclear. Nessa regio, encontramos uma soluo coloidal formada principalmente por gua e protenas. Trata-se do citoplasma ou matriz citoplasmtica, onde esto mergulhados uma srie de organelas, ribossomos e outras estruturas responsveis por algumas funes importantes, tais como: digesto, respirao, secreo, sntese de protenas.

2 7689
SEGUIDORES

Participar deste site


Google Friend Connect

Ainda no h membros. Seja o primeiro!

J um membro? Fazer login

ARQUIVO DO BLOG

Arquivo do blog

QUEM SOU EU

Guia de Aprendizagem Visualizar meu perfil completo

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

1/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma

Retculo Endoplasmtico :
Formado por um sistema de membranas intracelulares, dividido em :

a) RE Liso(agranular) - Transporte e armazenamento de substncias e pela sntese de lipdios .Formado por sistema tubular.

a) RE rugoso (granular/ergastoplasma) - responsvel pela sntese de protenas e tem aderido os ribossomos.Formado por sistema de vesculas

Vcuolos :

So cavidade s do citoplasm a visve is ao m icroscpio ptico. Al m de ste s, h outros dois tipos de vacolos, com o o vacolo contrtil e o vacolo de suco ce lular. Vacolo Contrteis: pre se nte s nos protozorios de gua doce e ncarre cam -se de e lim inar o e x ce sso de gua das c lulas, al m de eliminar tambm, substncias txicas ou em excesso. Vacolo de Sulco Celular: caracte rstico das c lulas ve ge tais, que arm aze na dive rsas substncias. A colorao das flore s, por e x e m plo, de ve -se s antocianinas, pigm e ntos que se e ncontram dissolvidos ne sse vacolo.

Lisossomos :
Os lisossomos so bolsas circundadas por tpica membrana de bicamada lipdica e cheias com grande nmero de pequenos grnulos, que so agregados proticos de enzimas hidrolticas (digestivas) capazes de digerir diversas substncias orgnicas . So originados no complexo de Golgi e esto presentes em praticamente todas as clulas eucariontes.

Complexo de Golgi:
O com ple x o de Golgi form ado por um a pilha de sacos achatados e de ve sculas, cuja funo est associada secreo, o que justifica o se u de se nvolvim e nto ace ntuado e m c lulas glandulare s. O m ate rial prot tico vindo do R E rugoso e ncam inhado para as ve sculas do Golgi, onde acum ulado e conde nsado, para poste rior e lim inao. Al m de siste tizar alguns glicdios, o com ple x o de Golgi possui e nzim as que adicionam e /ou re m ove m m onossacarde os s glicoprote nas siste tizadas no R E.

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

2/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma


C om ple ta-se assim , o proce sso de snte se de glicdios. O s glicdios produzidos ou m odificados no com ple x o de Golgi pode m se r usados de dife re nte s m ane iras: na form ao do glicoclix da m e m brana plasm tica; na constituio da pare de de ce lulose e da lam e la m dia (que divide o citoplasm a no final da diviso de um a c lula ve ge tal).

Centrolos :
no citoplasm a das c lulas anim ais e ncontram os dois cilindros form ando um ngulo re to e ntre si: so os ce ntrolos. Ele s e sto localizados e m um a re gio m ais de nsa do citoplasm a, prx im o ao ncle o. Essa re gio cham a-se ce ntrossom o. C ada ce ntrolo form ado por m icrotbulos dispostos de m odo caracte rstico: h se m pre nove grupos de tr s m icrotbulos, form ando a pare de do cilindro. O s ce ntrolos pode m se autoduplicar, isto , orie ntar a form ao de novos ce ntrolos. Ele s t m duas fune s: na diviso celular das clulas animais e na formao de clios (estruturas curtas e numerosas) e flagelos (estrutura longa e em pequeno nmero), pelo corpo basal, que servem para a locomoo ou para a captura de alimento.

Ribossomos :
pre se nte s e m todos os se re s vivos so gros form ados por cido ribonucl ico (R NA) e prote nas. Nas c lulas e ucariticas, os ribossom os pode m apare ce r livre s no hialoplasm a ou associados a m e m brana do re tculo (R E rugoso). nos ribossom os que ocorre a sntese das protenas. A snte se fe ita atrav s da unio e ntre am inocidos, se ndo o m e canism o controlado pe lo R NA. Este produzido no ncle o da c lula, sob o com ando do DNA. O R NA, apoiado num grupo de ribossom os cham ado polirribossom o ou polissom a, com anda a se q ncia de am inocidos da prote na. Durante e sse trabalho, os ribossom os vo "de slizando" pe la m ol cula de R NA, m e dida que a prote na vai se ndo fabricada.

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

3/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma

Peroxissomos :
so bolsas m e m branosas que cont m e nzim as dige stivas, por m , dife re nte s das pre se nte s nos lisossom os. Al m de e nzim as para dige rir gorduras e am inocidos. O s tipos de e nzim as pre se nte s nos pe rox issom os suge re m que , al m da digesto, eles participem da desintoxicao da clula . O pe rox issom o de hidrog nio, que se form a norm alm e nte durante o m e tabolism o ce lular, tx ico e de ve se r rapidam e nte e lim inado.

Mitocndrias :
As mitocndrias so organides celulares presentes nos eucariontes delimitadas por duas membranas lipoproticas. A membrana externa lisa, e a interna apresenta inmeras pregas, chamadas cristas mitocondriais, que se projetam para o interior da organela. Entre as cristas h uma soluo chamada matriz mitocondrial. Essa soluo viscosa formada por diversas enzimas, DNA, RNA, pequenos ribossomos e outras substncias. A mitocndria a organela onde ocorre a respirao celular. A respirao celular , em linhas gerais, uma queima controlada de substncias orgnicas, por meio da qual a energia contida no alimento gradualmente liberada e transferida para molcula de ATP.

Cloroplastos :
com o as m itocndrias, so de lim itados por duas m e m branas lipoprot icas. A m e m brana e x te rna lisa e a inte rna form a dobras para o inte rior da organe la, constituindo um com ple x o siste m a m e m branoso. Ne sse siste m a, de stacam -se e struturas form adas por pilhas de discos m e m branosos, se m e lhante s a pilhas de m oe das, cada um a cham ada granum . Nas m e m branas inte rnas do cloroplastos e sto pre se nte s os fotossiste m as, cada um de le s constitudos por algum as m ol culas de clorofila, re unidas de m odo a form ar um a m icroscpica ante na captadora de luz. Nos cloroplastos ocorre a fotossntese.

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

4/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma

Postado por Guia de Aprendizagem s 1 8:1 0


Recomende isto no Google

2 comentrios:
Annimo 28 de setembro de 2011 05:27 Muito bom, parabns1 Responder

Annimo 10 de junho de 2012 10:10

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

5/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma

bom mesmo me ajudou bastante com o trabalho pro colegio Responder


D i g i t es e uc o m e n t r i o . . .

Com entar com o: Conta do Google Publicar Visualizar

Postagem mais recente Assinar: Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem mais antiga

FISH

POSTAGENS POPULARES

Sesso Biologia 2 - Citoplasma O maior volume de uma clula eucaritica representado pela regio compreendida entre a membrana plasmtica e a membrana nuclear. Nessa r... Sesso Fsica 1 - Lanamento Horizontal - Exerccios 01.Abandona-se uma pedra do alto de um edifcio e esta atinge o solo 4s depois. Adote g = 10m/s2 e de... Sesso Biologia 1 - Metabolismo Energtico - Exercicios Exerccios de Reviso : 01-(UFF) A fotossntese o processo biolgico predominante para a produo do oxignio encontrado na atmosfera. A... Sesso Biologia 2 - Citoplasma - Exercicio Exercicio de Reviso: 01-(UF-PA) Sobre as funes dos tipos de retculo endoplasmtico, podese afirmar que: a) o rugoso est relacionad... Sesso Fsica 1 - Lanamento Horizontal Lanamento horizontal Todo corpo lanado horizontalmente com velocidade V o de um ponto L, prximo da superfcie da Terra, desprezados o... Sesso Fsica 2 - Funo Horria dos Espaos A funo horria dos espaos Como se disse sobre o movimento uniforme , uma funo horria dos espaos uma funo que relaciona espao e t... Sesso Portugus - Literatura : Trovadorismo Exercicios - Gabarito
estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html 6/7

27/02/13

Guia de Aprendizagem: Sesso Biologia 2 - Citoplasma

Gabarito : 1- Cantiga de amigo Trovadorismo 2Trovadorismo b) Cantigas lricas e satri...

a)

Sesso Quimica - Modelos Atmicos Exercicios Exerccios 01.O modelo da estrutura atmica formulado por Rutherford apresentou como novidade a noo de: a) energia quantizada. b) mass... Sesso Matemtica - Domnio e Imagem da Funo Real - Exerccios

Sesso Geografia - Fusos Horrios Exerccios 01. (PUCRS 2003) Responder questo com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma rea do globo terrestre. Te...

Modelo Simple. Imagens de modelo por luoman. Tecnologia do Blogger.

estudoscnsa.blogspot.com.br/2011/05/sessao-biologia-2-citoplasma.html

7/7

You might also like