You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS BIOLGICAS

Sistema Reprodutor
Pesquise e discuta sobre o desenvolvimento embriolgico do sistema reprodutor
1- Qual a origem embriolgica das gnadas e em que semana do desenvolvimento humano inicia a sua formao? R-As gnadas aparecem como um par de cristas longitudinais, as cristas

genitais ou gonadais. So formadas pela proliferao do epitlio e por uma condensao do mesnquima subjacente. Os estgios iniciais do desenvolvimento ocorrem durante a 5 semana.
2- Qual a origem embriolgica das clulas germinativas primordiais?

No incio da 5 semana chegam nas gnadas as clulas germinativas primordiais. Estas clulas nascem no Endoderma do Saco Vitelino (3 semana) e migram para as cristas gonadais (5 semana)., atravs do mensentrio dorsal do intestino posterior.
R-

3- O que so os cordes sexuais primrios? R-O epitlio das cristas gonadais prolifera, as clulas epiteliais penetram no

mesnquima e formam os cordes sexuais primrios (primitivos).


4- Discuta a base embriolgica para a formao dos testculos. R- Sob influncia do gene SRY os cordes sexuais primrios continuam a

proliferar e penetram profundamente na medula formando os cordes seminferos (medulares ou testiculares). Com o desenvolvimento da tnica albugnea ocorre a separao dos cordes seminferos com o epitlio superficial. Os cordes seminferos se desenvolvem em tbulos seminferos, tbulos retos e rede testicular. No 4 ms os cordes seminferos so constitudos por clulas germinativas primordiais (que originaro as espermatognias) e clulas de Sertoli, derivadas do epitlio superficial da gnada.

As clulas de Leydig, derivadas do mesnquima da crista gonadal, situamse entre os cordes testiculares. Por volta da 8 semana comea a produo de testosterona, que influenciar na formao dos ductos e na genitlia externa masculina.
5- Quais so os derivados dos cordes seminferos no desenvolvimento testicular? R- Os cordes seminferos se desenvolvem em tbulos seminferos,

tbulos retos e rede testicular. No 4 ms os cordes seminferos so constitudos por clulas germinativas primordiais (que originaro as espermatognias) e clulas de Sertoli, derivadas do epitlio superficial da gnada.
6- Informe a origem embriolgica das clulas de Sertoli e de Leydig. R- clulas de Sertoli, derivadas do epitlio superficial da gnada.

As clulas de Leydig, derivadas do mesnquima da crista gonadal,


7- Discuta a base embriolgica para a formao dos ovrios. R- Em embries XX os cordes sexuais primrios se dissociam em

aglomerados celulares irregulares que ocupam a parte medular. Posteriormente, desaparecem e so substitudos por um estroma vascular (medula do ovrio). O epitlio superficial (crtex) continua a proliferar e na 7 semana da origem aos cordes corticais. No 4 ms esses cordes se decompem em aglomerados celulares isolados, circundando uma ou mais clulas germinativas primordiais as quais desenvolvem-se em oognias. As clulas ao redor formam as clulas foliculares.
8- Quais so os derivados dos ductos mesonfricos (Wolff)? R- Ductos eferentes, deferentes e seminferos 9- Quais so os derivados dos ductos paramesonfricos (Muller)? R- Tubas uterinas, tero, crvix e vagina anterior 10- Discuta a base embriolgica para a formao da vagina. R- Ocorre o contato do primrdio uterovaginal com o seio urogenital

(bexiga em desenvolvimento), induzindo a formao dos bulbos sinovaginais.

Ocorre proliferao e formao de uma placa vaginal slida. No 5 ms a evaginao vaginal est canalizada. A vagina tem origem dupla, a parte superior derivada do canal uterino e a inferior devivada do seio urogenital.
11- Quais so as principais caractersticas do desenvolvimento embriolgico da genitlia externa masculina? R- A testosterona induz a formao da genitlia externa nos homens.

O falo se alonga para se tornar o pnis. O corpo cavernoso e o esponjoso se desenvolvem a partir do mesnquima do falo. As pregas urogenitais formam as paredes do sulco uretral. No final do 3 ms, as pregas se unem para formar parte da uretra esponjosa. No 4 ms a parte mais distal da uretra formada a partir de clulas ectodrmicas da glande do pnis (cordo ectodrmico) que crescem em direo a uretra esponjosa. Posteriormente, este cordo adquire uma luz, formando o stio externo da uretra. As intumescncias labioescrotal se unem e formam o escroto.
12- Quais so os derivados do tubrculo genital, pregas urogenitais e intumescncias labioescrotais na mulher? R- O tubrculo genital se alonga e forma o falo primordial. o crescimento do falo cessa, tornando-se o clitris.
As pregas urogenitais no se unem, e formam os pequenos lbios. As intumescncias labioescrotais unem-se para formar a comissura

labial (posterior e anterior) e o monte pubiano. A maior parte (no fusionada) forma os grandes lbios.

Equipes: Entrega do trabalho: 08 de Janeiro de 2013 Ponto para prova terica: at 1 pt

You might also like