You are on page 1of 23

Um velho vem esbaforido e senta ao meu lado, parece decidido.

Pela sua aparncia e falta de flego, imaginei que ele estivesse andando por anos para chegar at aqui. Ele me examinou como se procurasse traos familiares em mim. No tive medo. Por que teria, afinal? Continuei olhando pro horizonte do mar e sentindo a brisa leve que arrepiava. O cu de to azul e sem nuvens parecia infinito. O velho coloca um cigarro amassado na boca e bate nos bolsos como se estivesse procurando fogo, no me importo. Ele finalmente acha o isqueiro, faz uma concha com a mo esquerda e cada que vez que risca a pedra ruga o rosto para se concentrar. O velho desconhecido levanta, oferece um sorriso cansado e continua sua caminhada. Observo ele se afastando com o olhar de quem entendeu o recado. O cu de to azul e e sem nuvens parecia perfeito, sem textura. Pela segunda vez na minha vida, sinto entender plenamente o que felicidade.

Sim, eu tenho uma alma. A sua alma, dana? Tenho uma alma inquieta, desconfiada essa nbula dentro de mim, que me faz ter vontade de gritar. O doce grito da alma Desesperado, descabelado um grito inaudito, que reverbera em todos becos e ruas uma alma que s descansa quando sente o grito da tua. Tenho uma alma pesada, viciada enquanto os cachorros da vizinha se matam e o vigia noturno do prdio na esquina se suicida eu tento esquec-la. Tento ser um pouco, s de carne e osso. Mas sou carne, osso e sentimentos. Essa alma surrupiada me diz, que nunca fui bom no que fiz e sinto ela indo embora cada vez que assopro mais um trago do cigarro. Sim! Eu tenho uma alma! E a sinto lajetar no meio das pernas quando te vejo, deitada de bruos, s de calcinha, sobre meu brao esquerdo.

Leva tempo pra se entender, que o mais importante do amor a dor. como no saber danar contudo, ensaiar passos tmidos. como ver a tristeza esmorecendo e a alegria brotando onde nada se cria apenas se transforma. Leva tempo pra entender que isso que chamam de amor, egosmo. como cegar os sentidos perder a vista. rachar os lbios cutucar a ferida. A saudade testemunha, do que agora vou dizer: Levei tempo pra entender que sou como todos os outros apenas mais um. E todos essas coisas que escrevo, se resumem a um pau e uma buceta.

E esse excesso de sentimentalismo barato que dificulta a compreensao das coisas. O orgulho, por exemplo, e um sentimento abundante na humanidade. Mas, o que e a humanidade? Como posso enxerga-la? Como posso senti-la? Toca-la? Agora, algum, do outro lado do mundo, no Japo talvez, tambm pense sobre isso e angustiado nao chegue a resposta alguma. Mas nao sao respostas que procuro, estou atras de algo mais visceral, menos humano. A humanidade e perceptvel pelas relaes, ou falta de relaes, ou excesso de relaes, entre as pessoas. De alguma forma estamos conectados e compartilhamos isso. Tudo tao disprovido de piedade. Eis a questo do orgulho. O sentimento mais humano e que todos sentem repulsa em admiti-lo. Pois os que pregam o santo o amor, movem guerras, e os que incitam liberdade sao experientes em privar qualquer um que faca parte do seu msero ciclo de vida. Tudo em nome do seu ego sujo, do personagem que j foi montado e agora e contra a regra mudar. Percebe a humanidade? Pois e isso que eu vejo. Talvez seja fcil tirar concluses e escrever algumas coisas no auge dos 22 anos. Sem filhos, sem conta no banco, Nao tenho grandes compromissos, nao estudo, nao trabalho, nao tenho uma namorada, nao estou apaixonado. Pode ser que eu mude um dia, como uma arvore que sente florescer com a primeira brisa da primavera. Mas agora sou apenas sol, e sinto no peito a chama da juventude, essa chama violeta, que se expande de dentro pra fora e me consome a 300 mil quilmetros por segundo, alastrando quarteires, ruas, avenidas, favelas, prdios, hospitais, hospcios, campos de guerra, amigos, amigos antigos, casos, casos antigos. Todo orgulho dos que me estimam cabe

em mim, tudo cabe na minha juventude. Na grande irrelevancia, no auge dos meus 22 anos. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Deitado no chao desse quarto Mais uma noite de lua pesada Tento pensar em algo, alm desse desejo de te-la entre as minhas pernas. Tento pensar no amor Nesse sentimento tao desumano E tao presente. Penso nos casos resolvidos A insegurana genial de voltarie A doce seduo de Emilie Chatelet A garrafa j secou, Cheia de cor, odor, sabor Inebriando os pensamentos. Aperto os olhos, s pra imagina-l novamente Mas os pensamentos seguem vagos E as lembranas distorcidas Sinto que a onda passou e continuei sentado na areia Notas de um viajante. Se ela soubesse do lobo que se esconde na colina e do perigo dessa doce calmaria. Se ela soubesse das curvas tortas dessa estrada do sol gordo e sonolento que no se esconde e da lua que no se projeta. Se ela soubesse do medo que sinto agora e do frio desse posto que me impreguina de solido

E se ela, mais uma vez, soubesse do meu sentimento, que raramente fraqueja do quanto sou capaz de transformar pegaria o primeiro caminho ao sul

Mas no sabe E ningum sabe

E sigo confiante. Pouco a temer. Nada a esperar.

Sento na cama cansado, no h fora ou nimo nenhum, nem para descalar os sapatos.

E penso sobre tudo que aconteceu ultimamente, tenho a sensao que fui cuspido de um turbilho raivoso e aterrissei nessa cama novamente. J no tenho a mesma pacincia com certas atitudes e aos poucos estou abrindo mo de coisas que j foram primordiais. Coisas que ainda me tocam intimamente mas que j no possuem razo para existir, sentimentos que se perderem em algum lugar entre o passado e a longa memria. Que de to leve, mal se sustenta. Desistindo de pessoas que, ainda tenho muito apreo, mas que no se mexem, vegetam, enganam, no so sinceras nem com si prprio. um momento que sinto poder ascender infinitamente, sem muito planos ou compromissos, saboreando os momentos, o gosto do vinho, a leveza do trigo, o doce toque de uma brisa, uma mo feminina a me afagar. Ah, daria tudo por essa mo feminina pela ltima noite. Sempre dei tudo, por ela. No mais.

Em necessidade, diria sussurrante que a brisa morna um remdio, que cura o passado e nos alivia do peso do futuro, levando tudo para trs, deixando qualquer um livre para chorar sem precisar limpar os olhos. Diria tambm que vivo numa linha, que vai do barulhento ao calmo, sempre provo que estou errado e a minha nica salvao, agora, so essas palavras que escrevo. Diria que ignorei os avisos para sair do caminho e essa no foi a coisa mais segura a se fazer. Me sinto tentando sair de um lugar muito apertado. Como eles chamam isso quando da famlia que criei, no conheo nada? D-nos algo para sentir falta D-nos a dor At que o vazio substitua a alma.

E agora que o passado retrocede tento no estar envolvido E esse esforo para ser livre

parece intil vindo de cima. Eu prefiro estar por baixo e nao seguir para lugar nenhum Pois, antes de chegar aqui tive que morrer diversas vezes E de repente as coisas voltam de onde nunca foram antes E todo movimento de esforo parece uma gota E toda gota, agora parece um oceano inteiro Nessa andana que sumi tive que aprender Menti para os melhores mentirosos Me apaixonei pelos mais degradados Me tornei uma figura de linguagem esquecida quando na verdade estava disfarado de algum que sempre consegue as coisas No entendo porque o tempo vem to devagar A todo instante h uma linha, e eu fico bem atrs.

Hoje pensei na morte e suas mil faces aparentes Pensei em vocs no ir e vir constante E senti o conclio deitando sobre o manto que agora se estende e ocupa um bom tero dessa inclinao to confusa, to inclinada quase na vertical.

Quando eu descobri como ter asas percebi que no tinha pra onde voar pois meu lugar, sem destino do lado dos teus pensamentos e entre as tuas pernas Nessa sala, so to aparentes as lembranas que molham minhas penas, e secam minhas escamas. E se sou esse animal to estranho irredutvel a um fato profano porque preciso apenas de algum espao entre tuas mos e meus anseios.

Comum que acreditemos ter a coragem para realizar atitudes erradas, mesmo aquelas que pessoalmente julgamos erradas e que, na solido do travesseiro reconsideramos erradas. E que, ao acordar, pesamos acima da xcara de caf, e elas pesam erradas. E, por incapacidade de evitar a sua realizao, dizemos que tivemos a coragem de realiz-las. E, ao nos percebermos cada vez mais atolados nas consequncias dessas atitudes erradas, continuamos realizando-as e nos aprofundando em seu fazer. Por outro lado, quando nos dada a chance de tomar a atitude correta, fugimos dessa possibilidade como se fosse a coisa natural a fazer. o que se espera da mediocridade. O comum e o esperado de um homem ou uma mulher a covardia, atualmente, talvez at antes de atualmente e depois de atualmente. E, em contraposio, qualquer coisa diferente da mediocridade, qualquer coisa acima dela, coragem. No inteligncia, no fora, no amor pela humanidade. E sim coragem.

Sei de todos teus pormenores dos anseios os maiores Sei dos movimentos bruscos e ofegantes desconcertados pela assombrao de uma presena inquietante. Percepo voraz encenao sofrida vontade estancada. Sei do desejo estridente da posse que de to grave to intenso e de to violento se dilui e evapora. Medo do bvio clandestinidade oferecida a lmina cega faz viver novamente.

se um dia na relva verde de um forro na escadaria de um palcio ou na solido morna de um quarto sentir-se menos embriagada pergunte ao relgio s estrelas, lua a que tudo fala, que geme, que rasteja nas pequenas coisas que grandes virtudes perpassam qual o feito que lateja no caminho da omoplata no olho que dilata a realidade banal do que te cerca de quem te conta menos embriagada de dois elos partidos o sorriso parido que

beija a imensido do contato constato que de fato meu tato te incita o incesto na labuta, esquecido os ces de carnaval devoram suas lembranas o peito bate forte -tu parece menino pequeno descobrindo a imensido nos olhos um brilho fundo e ntido perpassa a multido os gritos inauditos os solos e as celas que viro uma teia ferina que te cega que te sina batucando o corao no te contes s o martrio dentro, forte, um vestgio e a constatao pensar um fascnio mas no teu corpo tem um filho que te pare imensido.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------Teus belos olhos a conduzir outro tantos lcidos demais...

Toda essa confuso que quebra sua cabea A vida pela frente e tanta indeciso Pra onde voc vai? Como que ser voc? Andando nua pelo fio da navalha E eu te vejo do outro lado do espelho Enquanto se despe Da sua solido

Pra onde que voc vai? Aonde que se esconde? Qual a resposta pra pergunta nesse seu olhar? Qualquer que seja, ali vai me encontrar Eu sou o mensageiro Eu trago o Sol nas mos Eu sou como o vento Que te acorda do seu sonho sem cor No arco-ris de amanh Sei seus segredos Dos seus desejos, dos seus medos sorrio Eu sou o corvo negro Sonho o teu sonho No arco-ris de amanh.

Quanto mais fico indeciso, mais as coisas se decidem por elas mesmas. E isso fantstico! Nada como o acaso, a superficialidade nua e ingnua de cada acontecimento. Ultimamente tenho sentido prazeres momentneos e revigorantes. Lembro da minha infncia, quando fazia barquinhos de dobraduras em folhas de ofcio. Eu passava a semana produzindo barcos de vrias cores e vrios tipos de dobraduras. Uns eram pequenos e pareciam ser mais frgeis, por exigirem mais cautela e concentrao, fazia-os de noite, quando todos estavam dormindo. Outros barcos eram enormes. de duas ou trs folhas. Grandes e imponentes, eu me sentia orgulhoso por eles.

Nos finais de semana, eu fugia para o rio, que naquela poca ainda era limpo e frequentvel. Ah, no posso deixar passar em branco as lembranas que o rio me traz, me perdoem por no seguir uma histria linear e por no ser to objetivo, mas ultimamente tenho sido muito dramtico e isso faz parte de mim. Mas o rio, sim! O rio So Francisco era incrvel, uso a frase no passado pois h muito tempo que no volto ao serto - mas tenho certeza que ele continua majestoso, mesmo com a destruio que o progresso causa - Lembro que quando tinha em media 8 anos, antes de criar barcos, gostava de sentar beira do rio. Saia da escola depressa e caminhava algumas centenas de metros at a orla. Pulava algumas cercas de proteo, sentava sempre na mesma pedra (que ainda deve ter meu nome talhado) e ficava olhando fixamente no olho do rio. Um redemoinho que se formava sutilmente no centro das guas, por longos minutos, enquanto a gua girava vagarosamente em torno de si mesma, eu pensava fantasiosamente que aquele era o olho do rio que se abria sempre que eu sentava na mesma pedra.

Comecei a brincar com os barcos um pouco depois, no lembro ao certo, talvez dez ou doze anos, tinha o desejo infantil de alcanar o olho do rio. Aos sbados fazia o mesmo percurso de sempre. Com alguns barcos e uns biscoitos na mochila que ficava muito grande nas minhas costas, corria alegre ao rio. Os barcos menores afundavam mais rpido mas eram mais velozes. Os grandes flutuavam como se de metal fossem, mas nenhum conseguia alcanar o olho, nenhum nunca conseguiu alcanar o olho. Hoje, um pouco mais velho, me pergunto: "Se algum barquinho tivesse alcanado o redemoinho? O que aconteceria?" Talvez eu me sentisse satisfeito e parasse de faz-los. Talvez eu achasse que foi muito fcil e procuraria outros desafios ou simplesmente iria continuar sentado na pedra, sentindo-me feliz e calmo em meio a toda natureza que me circundava.

A verdade que at hoje crio barcos s que com dimenses diferentes. Alguns mal me cabem de to pessoais, outros so incomensurveis, verdadeiros transatlnticos que carregam mais do que eu podia imaginar, cargueiros gigantes que passam dias deriva no meio do nada, sem rumo, nem prumo, nem bssola. Nem o sol aparece para guiar corretamente e apontar leste ou oeste.

E eu vi dois sis cruzarem o cu um corte limpo em cada nuvem carregada atravessando o azul e descolorindo a harmonia. Tudo isso, enquanto ela se despedia com um aceno do girassol que sorria e gentilmente dizia "No espere a calmaria, siga em frente deslize pela trilha... deslize pela trilha..."

Um girassol majestoso, laranja feito o afeto corajosamente amarelado, coroado com sementes imponete e solitrio, guiando finamente cada sol como se fosse o ltimo e o antecessor. Consegue imaginar? O mais bonito que existe Velho e sbio, aconselha uma garota que se perdeu em uma estrada que s suas pernas sabem levar No mar que nem deus pode nadar Na aventura que comea sempre que os pensamentos se cruzam, mesmo sem culpa.

Siga o girassol, que se move sem sair do lugar Enquanto o sol velho e gordo est caindo no cu. Sinta sua msica em seus ouvidos e a relva mida nos ps d a mo uma de suas folhas, proteja-se como se o mundo fosse acabar e durma perto do rio. E se voc ouvir, enquanto a noite quente cai enquanto o rio escorre impvido enquanto o sol velho e gordo cai no cu, o som ntido de um tempo to estranho cante pra mim.

Voc est perdida, garota? escuta alguns dizendo: " por ali" outros enganam: " por l, pode ir" mas nem voc sabe o destino. Voc est perdida, bela garota? me diga apenas uma coisa, consegue responder, quem voc? Minha pequena garota, acho que voc sabe o que fazer impossvel? Sim, mas verdade Estou certo que voc sabe o que fazer. Apenas me diga, do fundo desses olhos consegue responder, quem voc? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------S agora comecei a te entender. Realmente, o terror tem uma boca enorme mas faz questo de me devorar lentamente, por partes. Primeiro as pernas, fico bambo parecendo um bambu fino, com o mundo a rodar sento em qualquer meio fio sujo. Com as partes inferiores destroadas o prximo alvo a cima do quadril. H mil demnios nos seis metros de intestino, corroem tudo e me tiram o apetite. Por fim a cabea, de onde surge todas as insanidades e a velha vontade de no fazer nada, alm de existir. S agora eu entendo que no so as grandes coisas que matam um homem. A faca no mata. A arma no mata. So essas pequenas trivialidades e dvidas constantes que fazem um homem desejar arrancar o crebro pelo cu e jogar contra a parede. As vezes lembro de anos passados, especialmente 2009 e me sinto muito culpado. To culpado que pareo estar engasgado com um porco espinho atravessado na garganta.

Apenas me desculpe pelo julgamento, e entenda que um homem nesse estado no pode ser ajudado. Pois tudo ao redor vira um inferno e os outros, todos queimam juntos. Os outros tm outros e contas e viagens e achados e perdidos. Estamos ss, a deriva, naufragados em uma pequena poa de lama, nadando contra a larva que escorre dos olhos. S agora que meus olhos secaram e j nem consigo piscar. Achei que pudesse suportar, eles falam Vamos, deixa de ser mulherzinha, levanta da e tudo que peo que desapaream da minha frente. Sou um fracassado, coitado, pai. Acordo, bebo um copo dagua e me encaro no espelho do banheiro: O que falta agora, desgraado? Vai fazer o que mais dar errado? Vivo nessa dvida inquietante. Dizem que problema da idade, crise de identidade. No importa, sempre achei que fosse fcil suportar, mas cada msculo que mexo ou ajuda que peo equivalente a mais alguns centmetros afundado nessa mentira. Porque assim? S agora assim? Voc sempre me respondeu. Consegue escutar meus gritos mudos? Ainda sou aquela criana chorando atrs da cama. S tenho alguns pelos na cara e os olhos mais tristes. Cenas assim, da minha infncia, tm me visitado diariamente, e eu nem procuro mais, pai. Hoje disseram que cada vez mais me pareo com voc. Eis um velho forte. O mais forte que j conheci. Um homem nessas condies nunca ser ajudado, no h tempo nem espao. Como um tit, com apenas uma mo segure todo o cu em brasas, reserve a outra, principalmente o dedo mdio e o mostre pra qualquer um que tentar te ajudar.

Naquele tempo e to novo, mal sabia que o amor podia ser to doce e doentio, como uma noiva de sorriso largo que esconde uma faca por baixo do vu. Talvez ela nem espere a lua de mel para matar o futuro marido e execute a mais bela cena de todos os tempos ali, no altar branco em volta de rosas vivas e velas queimando, de frente ao padre velho de rosto enrugado, que tem um pano roxo por volta do pescoo e segura a bblia com seu brao esquerdo deficiente menor que o direito. -Joo, Voc aceita Rita como sua legtima esposa[...] -Sim. -Rita, Voc aceita Joo como seu legtimo [...] Um silncio sepulcral se instalou na pequena igreja, e antes de responder sim, antes das velas derreterem mais um pouco sobre clices que enfeitavam o redor, antes da mulher gorda de vestido verde e justo na primeira fileira brigar com a criana que corria entre os convidados, antes mesmo da miservel mulher pensar em alugar aquele vestido to caro, antes da conscincia se torna certeza e da ideia de viver eternamente juntos, Rita tira o punhal escondido e o golpeia piedosamente na altura do fgado, com o mesmo sorriso de quando o conheceu e disse estar apaixonada. O terno caro se encharca daquele lquido vivo e viscoso, a carne cobre o metal. Joo parecia entender e absorver a aura que o rodeava, segurou firme

os braos de Rita, fixando o olhar em seus olhos, sentindo se encher de vida e a vista embaar aos poucos. Com algum esforo - Talvez o mesmo esforo que leve pessoas apaixonadas a fazerem coisas estupidas - Joo retira a faca encravada no seu mago e pede baixinho, um sussurro visceral, para que Rita abra os braos e aceite o amor dos deuses. O branco indefectvel logo ganha tons vermelhos e os dois juntos, tal como um milagre divino, a nona sinfonia completa, se beijam copiosamente. A criana parou de correr, a mulher desajeitada folgou o vestido mas as velas no se apagaram. Assistiram, imveis e perplexos, o mais belo ato j reproduzido naquela cidade intil e repulsiva, ao som de Johann Sebastian Bach, Tocatta et Fugue. Todos Sentiram inveja e pena, sentimentos comuns s pessoas medianas. O que se v aquilo que voc v. Os hospcios raramente esto visveis, todos ns estamos fadados loucura doentia e escatalgica. Que continuemos caminhando por a e nos coando e acendendo cigarros. A moral de toda a merda simples: Sentar em um pequeno quarto com uma latinha de cerveja, fechar um cigarro e ouvir Brahms em um velho radinho vermelho como ter voltado de uma dzia de batalhas com vida. Amar muito difcil, impossvel, inexistente. Ningum nunca encontrar o par ideal. As lixeiras se completam Os ferros-velhos se completam Os hospcios se completam as sepulturas se completam Nada mais se completa...

Ei baby, parece que estou confuso com todas essas coisas. Me sinto estranho em meio a isso tudo. Voc no acha que vai enlouquecer a cada minuto que passa? Como consegue segurar as pontas e no entregar o jogo? Eu acho que deixei passar, bati na mesa.

Sinto como se estivssemos tentando secar a fonte mover a montanha com nossos dedos E algum me pergunta: "Que horas so?"

E eu respondo "So 00h 00" Me sinto culpado, odioso, intil, demente. Me sinto sonolento no meio da tarde. Meu quadris no suportam mais o peso to leve Trago uma bomba caseira no estmago, pronta para me jogar em pedaos pelo ar auto destruio programada. Mas como voc consegue ser to simples? Vamos, cometa erros! Mate o cachorro da vizinha, dance com um cacto, perdoe o assassino, rasgue suas fotos e deseje profundamente que tudo no passe de um pesadelo chuvoso. A guerra acabou. Ainda reza antes de dormir? Desista, enlouquea. Aquela foi a ltima chance das nossas vidas. Tudo que precisamos fazer, agora, esperar pelas bombas cegas que caem aleatoriamente nas nossas cabeas confusas. -------------------------------------------------------------------------------------------O que sei que me sinto sozinho escolhi o mundo como ninho e nele vou me virar Desisti da bssola e da ampulheta venha comigo, viveremos dias ardentes desejaremos a dor como forma de entretenimento Devoraremos almas das rvores at que a garganta fique branca e nos guiaremos unicamente pelo sol Plantaremos fetos deformados nos jardins celestes e desejaremos escutar os gritos comedidos das senhoras encutidas e moralistas que viajam carregando sacolas de peixes fedorentos Em direo Leste l que ele aborta O pai da histria autor do tempo o tiro certeiro

Uma latrina esborrando mijo uma cadela trepando com o poste A bomba na mo do deficiente o grito na conscincia da rocha A calada que se completa ladrilho por ladrilho esperando a sombra majestosa da sagrada perdio.

Ela segue de homem em homem, se oferecendo e ofertando carcias. um corpo quase perfeito, seios pequenos e quadril estreito, uma bunda tmida mas deliciosa. Os cabelos so um pouco gastos mas preservam um loiro radiante, que confunde a mim e os outros. Ela fala de amor e ento submete os homens a suas vontades.

Ela linda, mas podre por dentro.

E os homens percebem isso tarde demais: Depois que o pau engolido, o corao segue atrs. Ela continua com sua longa e luminosa cabeleira enfeitada seu corpo quase perfeito seus seios pequenos sua bunda deliciosa a caminhar pela rua, debaixo do mesmo sol que banha as flores.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

h um lugar no corao que nunca ser preenchido um espao e mesmo nos melhores momentos e nos melhores tempos ns saberemos

ns saberemos mais que nunca h um lugar no corao que nunca ser preenchido nem pela mesma pessoa novamente. e ns iremos esperar e esperar nesse lugar.

esperar at que a semente vire rvore at que se volte da longa viagem at que prefira morrer a chorar novamente at que no aguente mais soluar at que voc abra os olhos e veja que esse lugar no corao nunca ser preenchido, ningum capaz.

e voc vai esperar e esperar nesse lugar encontrar pessoas, iludir outros como sempre fez mas no demorar para que percebas que a iluso sempre se fez presente na sua mediocridade vital.

h um lugar no corao que nunca, de maneira ou modo algum, ser preenchido. Ficando apenas a ferida aberta, exposta para os insetos que te rodeiam.

No quero fazer amizades, prefiro os inimigos. Arrumar confuso, brigar, implantar a discrdia e semear o que de melhor o ser humano sabe cultivar: dio. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------A verdade que eu no deveria esperar nada de voc. No sonho que tive, no sei se era eu ou se era algo que eu tinha projetado para que eu fosse. Mas voc estava feliz e sorridente, sua voz ecoava na minha mente mas eu no sabia se aquelas palavras eram pra mim ou para ele, eu nem sei se existo em carne em alma, aqui e agora. Talvez tenha me confundido, me inclinei com um pouco de vergonha e receio, no gosto de parecer um adolescente apaixonado, em alguns momentos preciso mostrar amadurecimento. Voc do mesmo jeito no deveria esperar nada de mim. Quem eu sou? Em nada mereo ateno. As vezes vago como um vira lata com fome, fuando latas de lixo no caminho na esperana de encontrar um bife bem passado, mas s existe carnia. As latas esto cheias de carne podre assim como eu estou cheio de inseguras certezas. Se a encontrasse hoje, ao invs de coloc-la contra a parede e beij-la, hoje, se a

encontrasse, eu perguntaria 'o que voc est procurando da vida?' Voc pretende continuar assim, nadando nesse oceano de impossibilidades? Diga-me, com qual deles perdeu o juzo? Ou de onde vem essas alucinaes? Acho voc menos bonita agora, e isso simples demais, talvez.

A minha cobrana chega todos os dias, onde quer que possamos ir e em toda frase que digito. Sinto-me imerso em uma eterna precipitao. Fao quase sempre, tudo errado.

Peo licena para minha cabea que voa por a e acha que sou capaz de fazer tudo isso dar certo, se que h algo errado. Esta mesma cabea, tenho certeza, ira comprimir tudo que pensa dentro de mim, reservando um espao que j foi seu. Vou chegar bem perto, para ficar bem longe do fim.

S agora me dei conta disso, que aquele sonho substancialmente foi uma projeo minha, e s. Na minha mente sua voz ainda ecoava mas ficava cada vez mais fcil distinguir o passado do presente, como uma ressonncia da melodia do fundo mar.

como colocar uma concha no ouvido e escutar, quase infinitamente, teu canto e teu riso se afastando ao horizonte e me dar conta de que estou jogando novamente. Mas eu j me sentia brigado com voc. Obrigado.

E todas essas baboseiras, essas porcarias que escrevo, so para fugir e esconder um sentimento que aflora e envenena, feito uma trepadeira que se alimenta da seiva da vtima, feito um fungo na folha, um verme na comida, a casca na ferida.

Tudo isso, nada serve. No d importncia. Em alguns momentos sou louco, outros sou poeta e em tantos outros me desespero ao ver a garrafa de vinho chegando ao fim. A verdade que eu queria escrever diretamente para ela, colocar cada carta debaixo do seu travesseiro, para que a cada noite, antes de fechar os olhos e pensar em como o dia foi tedioso e cansativo, possas ler tantas sandices que, em um momento de agonia, resolvi escrever.

Mas ela sempre est muito ocupada. So muitos homens em sua vida, muitas respostas, ligaes, mensagens, compromissos, satisfaes. Prefiro deixar as coisas como esto, sutis, escondidas, a espera de uma ligao... Mais um gole, um trago, uma linha e nada de telefone. Escrevo como quem j perdeu a esperana do paraso, como quem j vivenciou e sentiu na carne o ardor de dias descomunais, dias em que no se consegue dormir, muito menos sonhar. Um pesadelo sobre como ter pesadelos.

A noite longa e estranhamente aconchegante. A hora de deitar impiedosa e os lenis que ainda resguardam o seu cheiro, me afundam no colcho. E mesmo assim, de nada importa todas essas baboseiras que escrevo.

Outra cama A mesma mulher Cortinas Banheiros Cozinhas Os mesmos olhos Mesmos cabelos Mesmas tatuagens Todos procura. A busca eterna. Acordo mais cedo que ela e vejo o mesmo rosto Me pergunto repetidamente o que aconteceu com ela nos ltimos dias longe, antes de mim. tudo to confortvel - esse fazer amor Esse dormir juntos, A suave delicadeza. Entro no banheiro aps ela sair - tudo to intimamente estranho Retornamos para cama e dormimos uma hora equivalente a 10 minutos

Quando ela vai embora, deixa tristeza Mas acho que a verei novamente, quer funcione, quer no. J fui, certa vez, suficientemente forte para viver sozinho Para um homem prestes a viajar, eu deveria ser mais sensato. Dou a partida no carro, engato a r e tiro da garagem

pensando, vou ligar para ela logo que chegar No a vejo desde domingo.

Preciso me alimentar. Ela me tira a fome e me faz vomitar o vazio instalado no estmago. Eu tento organizar minha vida, mas me sinto melhor com tudo bagunado. Agora me sento aqui, em meio a tanta imperfeio. Tudo est tranquilo. Vai levar alguns meses at que as coisas voltem ao normal: No consigo encontrar sequer uma barata pra viver em comunho

Perdi meu ritmo No consigo comer No consigo dormir, roubaram-me a sujeira.

Onde possas abstrair desse desejo constante pelo que se foi. A alavanca est puxada. V at onde voc possa ser uma pequena lagoa.

Onde nunca sejas vista pelo que fez Onde possas se mover prxima a falsa mscara do tempo, em estado mental.

Onde no se sintas cansada com essas piadas da vida Onde desapareas em cada verso escrito

Onde cada milha que percorras, corresponda a cinco Onde as mortes sejam deixadas sem traos.

Que para sempre tudo seja certo, onde quer que estejas

A alavanca foi puxada, esteja onde estiver.

O aproximar do momento inevitvel.


No consigo mais ver seu rosto em minha mente Ces de carnaval devoram suas lembranas.

Mas por favor, no chore No chore, ainda. Eu apenas no consigo encontrar a mentira certa. No consigo te encontrar e falar. Mas por favor, no chore. No vou precisar das suas fotos Enquanto no chegar a hora de dizer adeus. Mas por favor, no esquea de chorar.

O vazio substitui a alma. Uma vez voc me salvou E agora estou onde voc quis que eu estivesse

Ascendendo infinitamente Sem parecer estar bem

No trago isso a pblico Tive que procurar consolao sozinho

O final vem nos matando lentamente E s isso que eu peo.

Quando suas estrelas apagam E seus rios voam Voc sente o cu desabar? Quando seu castelo declina Quando a morfina no alivia Voc sente o cu desabar? Quando sua lua falsa E quando as sereias dos contos choram Voc sente o cu flutuar? Quando o tnel desaparece E o pesadelo instalado no tem fim Voc sente o cu sucumbir? Quando a cama parece infinita E o edredon j no cobre dos ps cabea Voc sente aquela chama novamente? Quando se sente que ningum mais acredita em voc E todas essas relaes interpessoais que finges ter so ilusrias Voc sente o cho tremer? Quando de noite, entre a cama e o apanhador de sonhos Voc se sente devastada, sem luz, sem msica, sem sada Apenas sobrevivendo, supervivendo, sobressaindo... Ests distante para sempre, mas talvez se sinta melhor como eu me sinto. O que eu falo, no importa.

Escrevo como quem Com um arco dispara uma flecha envenenada Sem saber ao certo que alvo aguarda. Escrevo como quem Com a mo suja tira a chupeta da criana Colocando-a to perto para seus olhos Porm inatingvel para as pequenas mos. Escrevo como quem Fera , despejando o dio em clices de cristais Para serem servidos no mais ftil jantar familiar. Escrevo como quem Um dia j se apaixonou e jurou a lua Como quem j beijou belas donzelas ingratas Como quem j amou a mais decadente prostituta. Escrevo como quem Da emoo faz seu maior inimigo E despreza o simples ato de rezar Como quem acha que faz muito com to pouco. Escrevo como quem Da solido faz seu maior aliado E tira dos becos imundos a poesia.

Escrevo como quem Assiste impvido a poeira do dia a dia Sentar nos velhos mveis devido ao da gravidade. Escrevo como quem Roga a qualquer um dos deuses imortais Que em meu peito jamais cresa um corao Que confie num juramento ou numa iluso.

Saudades de uma Pedralinda de um tempo que jaz em paz a hora se arrasta em cinzas e que falta tudo isso me faz. Sudades da Pedralinda, tudo que eu sei cantar Sou um jovem poeta no rio Contemplando suas infindas guas e vendo como bobo um mar. Saudades de uma Pedralinda que no meu corao se fixou

fincou raiz, caule e fruto sugando tudo que me presta e no fim de nada, tudo restou Saudade de um rio correntoso e do ninho de carcar de ruas, esquinas, salo da fogueira, do milho e baio Me lembro de um Pedralinda que um dia se transformou me lembro de um gosto amargo que minha lngua jamais provou Me lembro da janela de um nibus e um olhar melanclico para trs soluando, sem querer dizer: Adeus! At nunca mais.

You might also like