You are on page 1of 4

A SEMANA DE ARTE MODERNA

INTRODUO

ANTECEDENTES NACIONAIS

Por volta de 1912, Oswald de Andrade, recm-chegado da Europa, comea a divulgar, atravs de jornais paulistas, as novas correntes estticas europias, principalmente as idias futuristas de Marinetti. Mas, a rigor, essas idias no encontram grande receptividade a no ser em grupos reduzidos de jovens intelectuais, ainda sufocados pela linguagem anacrnica da arte dominante.

Em 1917, depois de Estudar na Europa e nos Estados Unidos, Anita Malfatti retorna ao Brasil e realiza uma mostra de seus quadros em So Paulo. Com uma tcnica de vanguarda, a sua pintura surpreende o pblico, acostumado com o realismo acadmico, trivial e sem ousadia. pictrico. Mas, em geral, as reaes so favorveis at que Monteiro Lobato, crtico de artes de O Estado de So Paulo, escreve um artigo feroz intitulado Parania ou mistificao, no qual acusa toda a Arte moderna:

H duas espcies de artistas. Uma composta dos que vem normalmente as coisas(..) A outra espcie formada pelos que vem anormalmente a natureza e interpretam-na luz de teorias efmeras, sob a sugesto estrbica de escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. (...) Embora eles se dem como novos, precursores de uma arte a vir, nada mais velho do que a arte anormal ou teratolgica: nasceu com a parania e com a mistificao.(...) Essas consideraes so provocadas pela exposio da senhora. Malfatti onde se notam acentuadssimas tendncias para uma atitude esttica forada no sentido das extravagncias de Picasso e companhia.

A Semana de Arte Moderna

Finalmente, em fevereiro de 1922, realiza-se em So Paulo a Semana de Arte Moderna. O objetivo dos organizadores era acima de tudo a destruio das velhas formas artsticas na literatura, msica e artes plsticas. Paralelamente, procuravam apresentar e afirmar os princpios da chamada arte moderna, ainda que eles mesmos estivessem confusos a respeito de seus projetos artsticos. Oswald de Andrade sintetiza o clima da poca ao afirmar: "No sabemos o que queremos. Mas sabemos o que no queremos." A proposio de uma semana (na verdade, foram s trs noites) implicava uma amostragem geral da prtica modernista. Programaram-se conferncias, recitais, exposies, leituras, etc. O Teatro Municipal foi alugado. Toda uma atmosfera de provocao se estabeleceu nos crculos letrados da capital paulista. Havia dois partidos na cidade: o dos futuristas e o dos passadistas.

Desde a abertura da Semana, com a conferncia equivocada de Graa Aranha: A emoo esttica na Arte Moderna, at a leitura de trechos vanguardistas por Mrio de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e outros, o pblico se manifestaria por apupos e aplausos fortes. A importncia esttica da Semana

Se a Semana realizada por jovens inexperientes, sob o domnio de doutrinas europias nem sempre bem assimiladas, conforme acentuam alguns crticos, ela significa tambm o atestado de bito da arte dominante. O academicismo plstico, o romantismo musical e o parnasianismo literrio esboroam-se por inteiro. Ela cumpre assim a funo de qualquer vanguarda: exterminar o passado e limpar o terreno.

possvel, por outro lado, que a Semana no tenha se convertido no fato mais importante da cultura brasileira, como queriam muitos de seus integrantes. H dentro dela, e no perodo que a sucede imediatamente (1922-1930), certa destrutividade gratuita, certo cabotinismo*, certa ironia superficial e enorme confuso no plano das idias..

A Semana e a realidade brasileira

A Semana de Arte Moderna insere-se num quadro mais amplo da realidade brasileira. Vrios historiadores j a relacionaram com a revolta tenentista e com a criao do Partido Comunista, ambas de 1922. Embora as aproximaes no sejam imediatas, flagrante o desejo de mudanas que varria o pas, fosse no campo artstico, fosse no campo poltico.

Um dos equvocos mais freqentes das anlises da Semana consiste em identific-la com os valores de uma classe mdia emergente. Ela foi patrocinada pela elite agrria paulista. E os princpios nela expostos adaptavam-se s necessidades da refinada oligarquia do caf. Uma oligarquia cosmopolita, cujos filhos estudavam na Europa e l entravam em contato com o "moderno". Uma oligarquia desejosa de se diferenciar culturalmente dos grupos sociais. Enfim, uma classe que encontrava no jogo europesmo (adoo do "ltimo grito" europeu) - primitivismo (valorizao das origens nacionais) - que marcaria a primeira fase modernista - a expresso contraditria de suas aspiraes ideolgicas.

Outro equvoco considerar o movimento como essencialmente antiburgus. O poema Ode ao burgus, de Mrio de Andrade, e alguns escritos de outros participantes da Semana podem levar a esta concluso. Mas no esqueamos que a burguesia rural, vinculada ao caf, apoiou os jovens renovadores. E, alm disso, toda crtica dirigia-se a um tipo de burguesia urbana, composta geralmente de imigrantes, inculta, limitada em seus projetos, sem grandeza histrica, ao contrrio das camadas cafeicultoras, cujo nvel de refinamento cultural e social era muito maior.

A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido em So Paulo no ano de 1922 no perodo entre 11 e 18 de fevereiro no Teatro Municipal da cidade. Durante os sete dias ocorreu uma exposio modernista no Teatro e nas noites dos dias 13, 15 de fevereiro e 17 ocorreram apresentaes de poesia, msica e palestras sobre a modernidade.

Representou uma verdadeira renovao da linguagem, na busca de experimentao, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou poca ao apresentar novas idias e conceitos artsticos. A nova

poesia atravs da declamao. A nova msica por meio de concertos. A nova arte plstica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestaes, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse.

Participaram da Semana nomes consagrados do Modernismo brasileiro, como Mrio e Oswald de Andrade, Vctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia

objetivos da semana moderna


A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulio de novas idias totalmente libertada, nacionalista em busca de uma identidade prpria e de uma maneira mais livre de expresso. No se tinha, porm, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um nico ideal moderno. Em seu primeiro dia foi recitado o poema "Os sapos" de Manuel Bandeira, ao som de relinchos, vaias e gritos; nos outros dias houve exposies e msica.

objetivos do projeto . levar ate aos alunos a importancia da semana da arte moderna; .ressaltar os principais autores e pintores da poca; .

You might also like