You are on page 1of 3

CAPTULO V DAS OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES

Art. 319. So medidas cautelares diversas da priso: I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas Art. 319

CAPTULO V DAS OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES

IV - proibio de ausentar-se da Comarca quando a

condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; II - proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; III - proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante;

permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; V - recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos; VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais;

CAPTULO V DAS OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES


Art. 319 VII - internao provisria do acusado nas hipteses de crimes

CAPTULO V DAS OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES

praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; VIII - fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial; IX - monitorao eletrnica. [...] 4 A fiana ser aplicada de acordo com as disposies do Captulo VI deste Ttulo, podendo ser cumulada com outras medidas cautelares.

Art. 320. A proibio de ausentar-se do Pas ser

comunicada pelo juiz s autoridades encarregadas de fiscalizar as sadas do territrio nacional, intimando-se o indiciado ou acusado para entregar o passaporte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

PRISO EM FLAGRANTE
Art. 310 Juiz ao receber o auto de priso

PRISO PREVENTIVA
Decretada quando no for cabvel

em flagrante pode: RELAXAR A PRISO ILEGAL CONVERTER EM PRISO PREVENTIVA CONCEDER LIBERDADE PROVISRIA, COM OU SEM FIANA (art. 321)

outra medida cautelar Tambm pode ser decretada se houver descumprimento de outra medida cautelar anteriormente imposta (art. 312, pargrafo nico)

LIBERDADE PROVISRIA
APLICADA QUANDO NO FOR CABVEL A

LIBERDADE PROVISRIA SEM FIANA


Em caso de priso em flagrante se o juiz

DECRETAO DE PRISO PREVENTIVA PODE SER CUMULADA COM OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES

constatar que o agente est coberto por uma causa de excluso da antijuridicidade art. 23 CP
Art 310, pargrafo nico. Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o

COM FIANA SEM FIANA

agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, poder, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao.

LIBERDADE PROVISRIA SEM FIANA


DISPENSA DE FIANA se a situao

LIBERDADE PROVISRIA COM FIANA


QUEM CONCEDE (art. 322)

econmica do ru recomendar art. 325, 1, inciso I

Autoridade policial nas prises em flagrante, desde que o crime tenha pena privativa de liberdade mxima no superior a 4 anos Juiz nos demais casos decide em 48 horas

CABVEL QUANDO NO HOUVER

VEDAO

LIBERDADE PROVISRIA COM FIANA


NO CABVEL A FIANA Art. 323. No ser concedida fiana: I - nos crimes de racismo; II - nos crimes de tortura, trfico ilcito de

LIBERDADE PROVISRIA COM FIANA


NO CABVEL A FIANA
Art. 324. No ser, igualmente, concedida fiana: I - aos que, no mesmo processo, tiverem quebrado

entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; [...]

fiana anteriormente concedida ou infringido, sem motivo justo, qualquer das obrigaes a que se referem os arts. 327 e 328 deste Cdigo; II - em caso de priso civil ou militar; III - revogado IV - quando presentes os motivos que autorizam a decretao da priso preventiva (art. 312)

Art. 325. O valor da fiana ser fixado pela autoridade

que a conceder nos seguintes limites: [...] I - de 1 (um) a 100 (cem) salrios mnimos, quando se tratar de infrao cuja pena privativa de liberdade, no grau mximo, no for superior a 4 (quatro) anos; II - de 10 (dez) a 200 (duzentos) salrios mnimos, quando o mximo da pena privativa de liberdade cominada for superior a 4 (quatro) anos. 1 Se assim recomendar a situao econmica do preso, a fiana poder ser: I - dispensada, na forma do art. 350 deste Cdigo; II - reduzida at o mximo de 2/3 (dois teros); ou III - aumentada em at 1.000 (mil) vezes.

LIBERDADE PROVISRIA COM FIANA


CRITRIOS DE FIXAO - Art. 326. Devem ser considerados:

a natureza da infrao as condies pessoais de fortuna e vida pregressa do acusado as circunstncias indicativas de sua periculosidade importncia provvel das custas do processo, at final julgamento.

OBRIGAES
Art. 327. A fiana tomada por termo

OBRIGAES
Art. 328. O ru afianado no poder, sob

obrigar o afianado a comparecer perante a autoridade, todas as vezes que for intimado para atos do inqurito e da instruo criminal e para o julgamento. Quando o ru no comparecer, a fiana ser havida como quebrada.

pena de quebramento da fiana, mudar de residncia, sem prvia permisso da autoridade processante, ou ausentar-se por mais de 8 (oito) dias de sua residncia, sem comunicar quela autoridade o lugar onde ser encontrado.

DEVOLUO DA FIANA
Art. 337. Se a fiana for declarada sem

Art. 336. O dinheiro ou objetos dados

efeito ou passar em julgado sentena que houver absolvido o acusado ou declarada extinta a ao penal, o valor que a constituir, atualizado, ser restitudo sem desconto, salvo o disposto no pargrafo nico do art. 336 deste Cdigo.

como fiana serviro ao pagamento das custas, da indenizao do dano, da prestao pecuniria e da multa, se o ru for condenado. Pargrafo nico. Este dispositivo ter aplicao ainda no caso da prescrio depois da sentena condenatria (art. 110 do Cdigo Penal).

You might also like