You are on page 1of 3

INTRODUO METODOLOGIA CIENTFICA

Conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica. Pesquisa cientfica a realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas consagradas pela cincia. A escrita deve ser clara, correta e precisa. A redao deve ser impessoal, tanto quanto possvel redigida na terceira pessoa.

INTRODUO TEMA - assunto Assunto que quer desenvolver. A escolha geralmente difcil. Requer esforo pessoal do aluno contando com a ajuda do orientador. PROBLEMA Questo fundamentada na literatura. Importante: reflexo e leitura. Todo o processo de investigao procura de resposta ao problema de pesquisa (direciona a pesquisa). o ncleo do tema. uma questo resolvvel. Como formular um problema? 1. o problema deve ser formulado como pergunta; 2. o problema deve ser claro e preciso; 3. o problema deve ser emprico (ou seja, baseado na experincia); 4. o problema deve ser suscetvel de soluo; 5. o problema deve ser delimitado a uma dimenso (a delimitao do problema guarda estreita relao com os meios disponveis para a investigao).

OBJETIVOS questes orientadoras de pesquisa questes que possibilitam a compreenso da pesquisa; o que se pretende alcanar com o trabalho. Objetivo Geral: Deve ser explicitado de modo claro, preciso e delimitado. Tem-se em vista o problema. Verbos: analisar, avaliar, caracterizar, discutir, diagnosticar, investigar, implantar, estudar, promover, pesquisar, realizar, determinar. Utiliza-se 1 objetivo geral. Objetivos Especficos: Derivam do objetivo geral e apresentam as distintas aes que devem ser desenvolvidas. Verbos: indicar, desenhar, colaborar, descrever, desenvolver, utilizar, divulgar, elaborar, empreender, explicar, evidenciar, identificar, interpretar, investigar, levantar, localizar, realizar, reconhecer, reunir, sugerir, verificar. Utilizam-se em torno de 3 objetivos especficos.

JUSTIFICATIVA: Motivao e interesse pessoal. Relevncia social. Por que pesquisar? Justificativas da escolha do problema. Diz respeito s relevncias (pertinncias) do estudo proposto. Por que vocs querem realizar essa pesquisa? Tem importncia terica e/ou prtica? Qual a contribuio que vocs pretendem trazer com esse trabalho? Por que voc escolheu determinado tema e no outro? Reflitam sobre a motivao, escrevendo sobre a opo, importncia, interesse para a comunidade e atualidade do assunto.

DESENVOLVIMENTO REVISO DE LITERATURA (REFERENCIAL TERICO) Busca de informaes e de dados disponveis em publicaes livros , teses e artigos de origem nacional ou internacional, e na internet (sites confiveis), realizados por outros pesquisadores. a construo de uma base conceitual organizada e sistematizada do conhecimento disponvel pertinente a ser pesquisado. Buscam-se teorias, abordagens e estudos que permitam compreender o fenmeno de mltiplas perspectivas. Em mdia 3 tpicos. O papel do pesquisador de promover um dilogo entre diferentes autores.

No cpia!!
Citao direta x citao indireta. Referenciar corretamente os autores.

METODOLOGIA (os recursos devem estar devidamente descritos) a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionrio, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. Pr-projeto: futuro. Documentao da pesquisa: passado. CONSIDERAES FINAIS a parte na qual os autores se colocam com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos e propondo solues e aplicaes prticas. relevante apontar a importncia do desenvolvimento de pesquisas futuras.

ENTO, MOS OBRA!!!!

You might also like