You are on page 1of 8

As pontes de Knigsberg Srie Cultura

Objetivos 1. Apresentar o problema das pontes de Knigsberg e a resoluo encontrada para ele pelo matemtico Euler.

As pontes de Knigsberg

Srie Cultura Contedos Introduo teoria dos grafos. Durao Aprox. 10 minutos. Objetivos 1. Apresentar o problema das pontes de Knigsberg e a resoluo encontrada para ele pelo matemtico Euler.

Sinopse De maneira geral, este udio descreve o problema das pontes de Knigsberg, ao mesmo tempo em que explora suas relaes com assuntos diversos. Material relacionado Experimento: Caminhos e Grafos; Vdeo: Um Caminho para Combater a Dengue.

Introduo
Sobre a srie
A srie Cultura foi concebida com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de fazer paralelos significativos entre Literatura, Cultura Geral e Matemtica, para que ele, alm de poder observar resolues de problemas de matemtica, tambm se sentisse estimulado a buscar as referncias literrias e expandir seu conhecimento em diversas reas. Por conta disso, sugerimos que seja feita uma indicao explcita das referncias que aparecem no roteiro.

Sobre o programa
Este udio trabalha de maneira multidisciplinar diversos temas ao mesmo tempo, relacionando tpicos de histria, filosofia e, evidentemente, matemtica, a partir de um nico tema inicial: o problema das pontes de Knigsberg. Knigsberg foi uma cidade da antiga Prssia - que hoje faz parte da Rssia - dividida em quatro reas por um rio que a atravessa e na qual existem sete pontes conectando estas regies. O problema em questo saber se possvel iniciar uma caminhada em qualquer lugar desta cidade, atravessar todas as suas pontes uma nica vez e ainda retornar ao ponto de partida. Apesar da simplicidade do enunciado, este foi um problema desafiador para a poca em que foi proposto, tendo sido brilhantemente resolvido pelo matemtico Euler, que se valeu de uma representao alternativa do problema, usando pontos e segmentos de retas, para elucid-lo. Esta sua nova maneira de pensar na questo mostrou-se muito til em diversas outras situaes e, por isso, acabou se desenvolvendo no que hoje denominamos teoria dos grafos.

UDIO As pontes de Knigsberg 3/8

Figura 1. Mapa de Knigsberg de 1651.

Sobre as referncias culturais


Em 1989, o diretor Jorge Furtado lanou o curta-metragem chamado Ilha das Flores. Este documentrio ganhou diversos prmios por todo mundo e se tornou referncia no que diz respeito ao estilo narrativo adotado que se caracteriza pelo encadeamento rpido de fatos que, aparentemente, no esto conectados, mas servem para dar uma viso mais ampla e geral sobre o tema que se quer apresentar. No caso do documentrio, cujo objetivo mostrar o processo de gerao de riqueza e as desigualdades oriundas desse processo, o roteiro acompanha a histria de um tomate, desde a sua plantao at o consumo. O curta pode ser acessado gratuitamente no portal Porta Curtas da Petrobrs: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647. Este udio empresta a estrutura narrativa de Ilha das Flores para apresentar o problema das pontes de Knigsberg ao ouvinte, trabalhando um roteiro que conta desde a histria desta cidade e as

UDIO As pontes de Knigsberg 4/8

personalidades que nela viveram at a descrio e resoluo matemtica do problema fornecida por Euler. importante salientar que o roteiro deste udio traz um nmero grande de informaes e no se espera que o professor ou os estudantes consigam incorporar todas elas aps ouvi-lo uma nica vez. Em termos de contedo, o importante deste udio so os novos conceitos sobre grafos apresentados no final do udio e a discusso sobre a soluo do problema das pontes de Knigsberg.

Sobre o contedo
Grafos so estruturas discretas representadas por pontos e segmentos curvilneos, denominados vrtices e arestas, nos quais as arestas estabelecem relaes entre vrtices, ligando-os entre si. Em linguagem matemtica, um grafo G um par (V, E) de conjuntos V e E de vrtices e arestas, respectivamente. Existem muitos tipos diferentes de grafos, que essencialmente se distinguem pela quantidade e pelo tipo de arestas ligando seus vrtices. Como os prprios nomes sugerem, grafos podem ser pictoricamente representados. As figuras abaixo, por exemplo, so representaes de grafos:

Figura 2. Algumas representaes possveis para grafos. Observem que no primeiro grafo h arestas que ligam um vrtice a ele mesmo, no segundo, as arestas indicam sentidos de um vrtice a outro e, no terceiro, todos os vrtices esto ligados uns aos outros, mas sem uma indicao de sentido. So realmente vrias as possibilidades.

UDIO As pontes de Knigsberg 5/8

Grafos so estruturas bastante interessantes que contam com diversas aplicaes, como, por exemplo, no controle do trfego urbano em uma cidade, no escoamento de mercadorias do fabricante de um determinado produto s revendas ou mesmo na distribuio de energia pelas diversas regies de um pas. Historicamente, entretanto, a aplicao de grafos tem uma origem quase ldica, uma vez que eles eram largamente empregados na resoluo de problemas como este: todo mapa pode ser colorido usando-se no mais do que quatro cores? O caso da cidade de Knigsberg e suas pontes no diferente, pois tambm podemos visualiz-lo como um mapa:

Figura 3. Mapa da cidade de Knigsberg com suas sete pontes e o rio que a atravessa em destaque. Em linguagem de grafos, as regies em cinza seriam tomadas como sendo vrtices, enquanto as pontes, arestas. Uma possvel representao para este grafo dada a seguir.

UDIO As pontes de Knigsberg 6/8

Figura 4. Uma representao do grafo da cidade de Knigsberg. Observe desta figura que cada rea de Knigsberg ligada as demais por um nmero mpar de pontes. Por esta razo, ento impossvel entrar e sair de cada regio da cidade um mesmo nmero de vezes, de modo que tambm impossvel atravessar todas as suas pontes uma nica vez e voltar ao ponto de que se partiu. Consulte o livro Introduo Anlise Combinatria caso esteja interessado em conhecer os detalhes da prova deste fato.

Sugestes de atividades
Durante a execuo
O roteiro faz menes cidade de Knigsberg, localizada na antiga Prssia, ao Imprio Alemo, Hitler e a Segunda Guerra Mundial, Rssia e seu primeiro presidente eleito, Boris Iltsin, ao filsofo Kant e ao matemtico Euler. A questo principal colocada restando apenas 5 minutos para o final do udio: possvel iniciar uma caminhada de qualquer lugar da cidade de Knigsberg, atravessar todas as suas sete pontes uma nica vez e ainda retornar ao ponto de partida?

UDIO As pontes de Knigsberg 7/8

Depois da execuo
Caso haja interesse em conhecer outros recursos educacionais que abordam contedos similares aos tratados neste udio, sugerimos o experimento Caminhos e Grafos e o vdeo Um Caminho para Combater a Dengue, que tratam ambos de questes equivalentes ao problema das pontes de Knigsberg. Tanto o vdeo quanto o experimento esto disponveis em www.m3.mat.br.

Sugestes de leitura Paulo O. B. Netto (2006). Grafos: Teoria, Modelos e Algoritmos. Editora Edgard Bltcher. Jos Plnio O. Santos, Margarida P. Mello, Idani T. C. Murari (2008). Introduo Anlise Combinatria. Editora Cincia Moderna.

Ficha tcnica Autor Douglas Mendes Revisor Leonardo Barichello Coordenador de audiovisual Prof. Dr. Jos Eduardo Ribeiro de Paiva Coordenador acadmico Prof. Dr. Samuel Rocha de Oliveira Universidade Estadual de Campinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-reitor Edgar Salvadori de Decca Pr-Reitor de Ps-Graduao Euclides de Mesquita Neto Instituto de Matemtica, Estatstica e Computao Cientfica Diretor Jayme Vaz Jr. Vice-diretor Edmundo Capelas de Oliveira

UDIO As pontes de Knigsberg 8/8

You might also like