You are on page 1of 3

Boxe A nobre arte

Os documentos mais antigos que relatam a prtica do pugilismo datam de 5 mil anos atrs. Eles foram encontrados nas regies da Sumria (atual Iraque) e do Egito. A histria da modalidade tambm registra lutas com estilos semelhantes praticada atualmente em outras partes do mundo, como Roma e Grcia. Tamanha difuso levou o boxe para dentro das Olimpadas gregas da Era Antiga, em 688 a.C. No sculo XVII, quando a modalidade ressurgiu na Inglaterra, as lutas eram praticadas sem as luvas e golpes como chaves e agarres de luta livre eram permitidos para derrubar o adversrio. Alm disso, os combates s terminavam com a desistncia de um dos competidores que, mesmo no cho, poderia ser atacado pelo adversrio. Essas peculiaridades duraram at meados de 1750, quando o ingls Jack Broughton desenvolveu tcnicas diferenciadas para o boxe. Ao priorizar o jogo de punhos e pernas, alm de golpes menos rudes, Broughton conquistou diversos campeonatos e deu origem a novas regras. No fim do sculo XIX, o lutador John Jackson fundou uma academia em Londres e introduziu luvas acolchoadas luta para atrair jovens da nobreza britnica para a sua escola. Jackson tambm criou novas normas para o esporte, as famosas regras Marqus de Queensberry. So elas que regem a modalidade at hoje.

Resumo das regras


Os objetivos de um boxeador so acertar o maior nmero possvel de golpes no adversrio e se defender para no ser atacado. Ganha a luta quem somar o maior nmero de golpes perfeitos no final de todos os assaltos ou provocar o nocaute do oponente deix-lo incapaz fsica ou tecnicamente de seguir no combate. Tempo A durao de uma luta de boxe varia conforme a entidade que regulamenta o combate. As lutas organizadas pela Confederao Brasileira de Boxe (CBB), por exemplo, duram entre quatro e dez assaltos de trs minutos, com um minuto de intervalo entre eles. Alguns combates internacionais, no entanto, podem chegar a 12 assaltos. Nos Jogos Olmpicos, em que valem as normas do boxe amador, cada luta tem, no mximo, quatro assaltos. Golpes corretos Os pugilistas devem acertar o adversrio com as mos na parte frontal do corpo e acima da linha de cintura. Alm disso, no podem dar cabeadas, cotoveladas, segurar, chutar, dar joelhadas ou pisar no oponente. Um golpe considerado correto quando a parte frontal da luva fechada atinge as faces anteriores ou laterais da cabea ou corpo do oponente, acima da linha da cintura, aproveitando o peso do ombro ou do corpo, sem que o adversrio desvie ou bloqueie o movimento total ou parcialmente. Pontos Um pugilista ganha o combate por pontos quando obtiver deciso favorvel pela maioria dos juzes ao final da luta ou quando derrubar o oponente duas ou trs vezes durante o mesmo assalto (neste caso, o nmero de quedas consideradas varia conforme a entidade que est organizando o combate). Nocaute Ocorre quando um lutador cai e no consegue levantar aps uma contagem de dez segundos realizada pelo rbitro. Esta contagem pode ser desconsiderada caso o rbitro julgue que o pugilista golpeado necessite de cuidados mdicos urgentes. Nocaute Tcnico Se d quando um lutador no consegue reagir aos golpes do adversrio, mesmo se mantendo em p. Pode ser requisitado pelo rbitro ou por uma toalha arremessada pelo seu tcnico. Fim do assalto Um gongo tocado para sinalizar o final do assalto. Caso ele soe enquanto um dos lutadores estiver cado e a contagem para confirmao do nocaute esteja em andamento, o lutador ser salvo e poder retornar normalmente ao combate no assalto seguinte. Empate Uma luta pode empatar caso os juzes estabeleam a mesma contagem de pontos para ambos os lutadores. Julgamento Os juzes concedem pontos por assalto aos lutadores conforme a eficincia dos golpes, o domnio do ringue e a disposio demonstrada para o combate. Categorias A categoria de um lutador definida de acordo com seu peso corporal. A CBB considera 17 categorias, que vo do mnimo (at 47,627 kg) ao pesado (acima de 86,183 kg).

O Lutador
Veja os equipamentos que um boxeador deve utilizar durante o combate:

Os Golpes
Os principais golpes e posies utilizados pelos lutadores de boxe usam terminologia em ingls. Confira o que eles significam: Jab Soco curto, usado pelo boxeador para manter o adversrio distncia ou para preparar outro golpe mais potente. Gancho Golpe cujo movimento do brao sai de baixo para cima e tem como objetivo acertar o rosto do oponente.

Upper Soco desferido com um movimento do brao de baixo para cima que, geralmente, acerta o queixo do adversrio.

Direto Golpe que sai da altura do ombro com um movimento horizontal do brao em direo ao rosto do oponente.

Gancho Golpe cujo movimento do brao sai de baixo para cima e tem como objetivo acertar o rosto do oponente. Clinch Posio dos boxeadores quando se seguram quase abraados de modo que no possam trocar golpes.

You might also like