You are on page 1of 36

Foi recentemente publicada a Lei n. 12.

683/2012, que altera a Lei de Lavagem de Dinheiro para tornar mais eficiente a persecuo penal no caso desses crimes. Vamos aprender sobre essa importante novidade legislativa, conhecendo antes um pouco mais a respeito do crime de lavagem de dinheiro. Antecedente histrico da Lei n. 9.613/98

A comunidade internacional chegou concluso de que o combate a determinados tipos de criminalidade, como o trfico de drogas e o crime organizado, somente pode ser feito de forma eficaz se houver medidas estatais que persigam o lucro decorrente desses crimes.

Desse modo, a criminalizao da lavagem de dinheiro est diretamente relacionada com o combate ao trfico de drogas, ao crime organizado, aos crimes contra a ordem tributria, aos crimes contra o sistema financeiro, aos crimes contra a administrao pblica e a outros delitos que geram para seus autores lucros financeiros.

O objetivo, portanto, o privar as pessoas dedicadas a certos crimes do produto de suas atividades criminosas e, assim, eliminar o principal incentivo a essa atividade.

Nesse contexto, o Brasil assinou um tratado internacional no qual se comprometeu a reprimir a lavagem de capitais. Trata-se da chamada Conveno de Viena:

Conveno contra o trfico ilcito de entorpecentes e substncia psicotrpicas (Conveno de Viena)

Assinada em Viena, em 20 de dezembro de 1988.

Promulgada pelo Brasil por meio do Decreto 154/1991.

Estabeleceu que os pases signatrios deveriam adotar medidas para tipificar como crime a lavagem ou ocultao de bens oriundos do trfico de drogas.

Origem da expresso lavagem de dinheiro

O termo lavagem de dinheiro surge nos EUA, sendo l chamada de money laundering.

A origem do termo remonta a cidade de Chicago, na dcada de 20, quando vrios lderes do crime organizado abriram lavanderias de fachada nas quais superfaturavam os lucros a fim de justificar seus ganhos ilcitos e seu padro de vida. Os criminosos, portanto, lavavam pouca roupa, mas muito dinheiro.

Outras terminologias adotadas no mundo: Em alguns pases da Europa o crime de lavagem de dinheiro conhecido como branqueamento de capitais, o que no uma terminologia adequada considerando que poderia gerar discusses sobre eventual concepo racional preconceituosa.

Conceito de lavagem de dinheiro

Lavagem de dinheiro ...

a conduta segundo a qual a pessoa

oculta ou dissimula

a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade

de bens, direitos ou valores

provenientes, direta ou indiretamente, de infrao penal

com o intuito de parecer que se trata de dinheiro de origem lcita.

Em palavras mais simples, lavar transformar o dinheiro sujo (porque oriundo de um crime) em dinheiro aparentemente lcito.

Lei n. 9.613/98

No Brasil, a tipificao e os aspectos processuais do crime de lavagem de dinheiro so regulados pela Lei n. 9.613/98. A Lei n. 12.683/2012 alterou a Lei n. 9.613/98 para tornar mais eficiente a persecuo penal dos crimes de lavagem de dinheiro.

Art. 1 da Lei n. 9.613/98

ANTES da Lei n. 12.683/2012

DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 1 Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, propriedade disposio, de bens, movimentao direitos ou ou valores

Art. 1 Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, propriedade penal. disposio, de bens, movimentao direitos ou ou valores

provenientes, direta ou indiretamente, de crime:

provenientes, direta ou indiretamente, de infrao

O rol de incisos foi revogado. I - de trfico ilcito de substncias entorpecentes ou drogas afins;

II - de terrorismo; II de terrorismo e seu financiamento;

III - de contrabando ou trfico de armas, munies ou material destinado sua produo;

IV - de extorso mediante sequestro;

V - contra a Administrao Pblica, inclusive a exigncia, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condio ou preo para a prtica ou omisso de atos administrativos;

VI - contra o sistema financeiro nacional;

VII - praticado por organizao criminosa.

VIII

praticado

por

particular

contra

administrao pblica estrangeira (arts. 337-B, 337-C e 337-D do Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal).

Pena: recluso de trs a dez anos e multa.

Pena: recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos, e multa.

Crime antecedente delito de lavagem de dinheiro previsto no art. 1, da Lei n. 9.613/98. A lavagem de dinheiro classificada como um crime derivado, acessrio ou parasitrio, considerando que se trata de delito que pressupe a ocorrncia de uma infrao penal anterior. A doutrina chamava essa infrao penal anterior de crime antecedente. A lei alterada afirma que a lavagem de dinheiro depende de uma infrao penal antecedente. Infrao penal um gnero que engloba duas espcies: crime e contraveno. Logo, a lavagem depende agora de uma infrao penal antecedente. INOVAO 1: ANTES: somente havia lavagem de dinheiro se a ocultao ou dissimulao fosse de bens, direitos ou valores provenientes de um crime antecedente. AGORA: haver lavagem de dinheiro se a ocultao ou dissimulao for de bens, direitos ou valores provenientes de um crime ou de uma contraveno penal. Desse modo, a lavagem de dinheiro continua a ser um crime derivado, mas agora depende de uma infrao penal antecedente, que pode ser um crime ou uma contraveno penal. Importncia no caso do jogo do bicho: O chamado jogo do bicho no previsto como crime no Brasil, sendo considerado apenas contraveno penal tipificada no art. 51 do Decreto-Lei n. 3.688/1941. Logo, os chamados bicheiros ganhavam muito dinheiro e, com essa quantia, compravam imveis e carros em nome da esposa, parentes, amigos, que funcionavam como laranjas ou ento abriam empresas de fachada apenas para esquentar as quantias recebidas com a contraveno penal. Tal conduta de ocultao ou dissimulao do dinheiro sujo passa somente a gora a ser punida como lavagem, nos termos do novo art. 1 da Lei n. 9.603/98.

Geraes das legislaes sobre lavagem de dinheiro Como vimos, a lavagem de dinheiro sempre pressupe uma infrao penal antecedente. Qual essa infrao penal antecedente? Isso vai variar de acordo com a legislao de cada pas. Alguns pases preveem um nico crime como antecedente, outros trazem uma lista de delitos e h ainda aqueles que estabelecem que a ocultao ou dissimulao dos ganhos de qualquer infrao penal pode configurar lavagem de dinheiro.

Com base nessas diferenas entre as diversas leis, a doutrina construiu a ideia de que existem trs geraes de leis sobre lavagem de dinheiro no mundo: Primeira gerao: So os pases que preveem apenas o trfico de drogas como crime antecedente da lavagem. Recebem a alcunha de primeira gerao justamente porque foram as primeiras leis no mundo a criminalizarem a lavagem de dinheiro. Somente previam o trfico de drogas como crime antecedente porque foram editadas logo aps a Conveno de Viena que determinava que os pases signatrios tipificassem como crime a lavagem ou ocultao de bens oriundos do trfico de drogas. Segunda gerao: So as leis que surgiram posteriormente e que, alm do trfico de drogas, trouxeram um rol de crimes antecedentes ampliando a represso da lavagem. Como exemplos desse grupo podemos citar a Alemanha, Portugal e o Brasil (at a edio da Lei n.12.683/2012). Terceira gerao: Este grupo formado pelas leis que estabelecem que qualquer ilcito penal pode ser antecedente da lavagem de dinheiro. Em outras palavras, a ocultao ou dissimulao dos ganhos obtidos com qualquer infrao penal pode configurar lavagem de dinheiro. o caso da Blgica, Frana, Itlia, Mxico, Sua, EUA e agora o Brasil com a alterao promovida pela Lei n. 12.683/2012. Desse modo, vamos sintetizar essa inovao: INOVAO 2: ANTES: a lei brasileira listava um rol de crimes antecedentes para a lavagem de dinheiro fazendo com que o Brasil, segundo a doutrina majoritria, estivesse enquadrado nas legislaes de segunda gerao. AGORA: qualquer infrao penal pode ser antecedente da lavagem de dinheiro. A legislao brasileira de lavagem passa para a terceira gerao. Anlise crtica dessa mudana Um dos maiores especialistas sobre lavagem de dinheiro no Brasil, o juiz federal Sergio Fernando Moro, ainda analisando o projeto que veio a ser aprovado, assim se manifestou sobre a mudana: A eliminao do rol apresenta vantagens e desvantagens. Por um lado facilita a criminalizao e a persecuo penal de lavadores profissionais, ou seja, de pessoas que se dedicam profissionalmente lavagem de dinheiro. (...) Por outro lado, a eliminao do rol gera certo risco de vulgarizao do crime lavagem, o que pode ter duas consequncias negativas. A primeira, um apenamento por crime de lavagem superior sano prevista para o crime antecedente, o que , de certa forma, incoerente. A segunda, impedir que os recursos disponveis preveno e persecuo penal sejam focados na criminalidade mais grave. (...) (Crime de lavagem de dinheiro. So Paulo: Saraiva, 2010, p. 36). Importncia no caso de organizaes criminosas: A Lei n. 9.603/98 previa, em sua redao original, que ocultar ou dissimular bens, direitos ou valores provenientes de crimes praticados por organizao criminosa configurava lavagem de dinheiro. Ocorre que a 1 Turma do STF entendeu que para que a organizao criminosa seja usada como crime antecedente da lavagem de dinheiro seria necessria uma lei em sentido formal e material definindo o

que seria organizao criminosa, no valendo a definio trazida pela Conveno de Palermo. Decidiu tambm a 1 Turma que o rol de crimes antecedentes que era trazido pelo art. 1 da Lei 9.613/98 (em sua redao original) era taxativo e no fazia meno ao delito de quadrilha (HC 96007/SP, rel. Min. Marco Aurlio, 12.6.2012). Em suma, se um grupo estvel de quatro pessoas, formado para a prtica de crimes, realizasse, por exemplo, vrios estelionatos e, com isso, arrecadasse uma grande quantia em dinheiro que seria dissimulado por meio do lucro fictcio de empresas de fachada, tal conduta no seria punida como lavagem de capitais. Com a alterao trazida pela Lei n. 12.683/2012, para os casos posteriores sua vigncia, no necessrio mais discutir se existe ou no definio legal de organizao criminosa no Brasil considerando que, como visto, o dinheiro sujo obtido com qualquer crime, se for ocultado ou dissimul ado, configurar delito de lavagem de capitais. Perde, assim, relevncia a longa e acirrada discusso se era vlida ou no a definio de organizao criminosa estabelecida pelo Decreto 5.015, de 12 de maro de 2004, que promulgou a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional - Conveno de Palermo. Esse debate ter ainda importncia apenas nos casos anteriores Lei n. 12.683/2012 que, neste ponto, no retroativa por ser lei penal mais gravosa.

Art. 2 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 2 O processo e julgamento dos crimes previstos nesta Lei:

Art. 2 O processo e julgamento dos crimes previstos nesta Lei:

(...)

(...)

II - independem do processo e julgamento dos crimes antecedentes referidos no artigo anterior, ainda que praticados em outro pas;

II - independem do processo e julgamento das infraes praticados deciso penais em sobre antecedentes, ainda ao que juiz e outro a pas, cabendo de

competente para os crimes previstos nesta Lei a unidade processo julgamento;

Comentrios: Para que seja recebida a denncia pelo crime de lavagem, deve haver, no mnimo, indcios da prtica da infrao penal antecedente. Registre-se que no se exige condenao prvia da infrao penal antecedente para que seja iniciada a ao penal pelo delito de lavagem de dinheiro.

Por essa razo, o julgamento da infrao penal antecedente e do crime de lavagem no precisa ser feito, necessariamente, pelo mesmo juzo. Exemplo: Jaime, traficante internacional de drogas, envia o lucro decorrente do comrcio ilcito de drogas, por meio de doleiros, para um paraso fiscal. Quantos crimes Jaime praticou? Trfico transnacional de drogas (art. 33 c/c art. 40, I, da Lei n. 11.343/2006); Evaso de divisas (art. 22, pargrafo nico, da Lei n. 7.492/86); Lavagem de dinheiro (art. 1 da Lei n. 9.603/98). Para que seja oferecida a denncia por lavagem de dinheiro no necessrio que haja condenao prvia por trfico ou evaso de divisas (infraes penais antecedentes), bastando que existam indcios de sua prtica. Outra pergunta: necessrio que esses trs crimes sejam julgados pelo mesmo juzo? O julgamento das trs infraes precisar ser em conjunto? NO. O julgamento da lavagem de dinheiro no precisa ser, necessariamente, feito pelo mesmo juzo que ir julgar a infrao penal antecedente. A inteno original da Lei n. 9.603/98 era consagrar uma autonomia absoluta entre o processo e julgamento do crime de lavagem de dinheiro e o da infrao penal antecedente. Ocorre que a jurisprudncia afirmou que essa autonomia relativa, ou seja, o juiz quem ir analisar se conveniente ou no a reunio dos processos, de acordo com as circunstncias do caso concreto. A Lei n. 12.683/2012, ao alterar o inciso II do art. 2 da Lei de Lavagem, deixou claro o que a jurisprudncia e a doutrina majoritrias j sustentavam: o julgamento do crime de lavagem de dinheiro e da infrao penal antecedente podem ser reunidos ou separados, conforme se revelar mais conveniente no caso concreto, cabendo ao juiz competente para o crime de lavagem decidir sobre a unidade ou separao dos processos. INOVAO 3: ANTES: a Lei de Lavagem afirmava que havia uma autonomia entre o julgamento da lavagem e do crime antecedente, no esclarecendo se esta autonomia era absoluta ou relativa nem o juzo responsvel por decidir a unificao ou separao dos processos. AGORA: a alterao deixou claro que a autonomia entre o julgamento da lavagem e da infrao penal antecedente relativa, de modo que a lavagem e a infrao antecedente podem ser julgadas em conjunto ou separadamente, conforme se revelar mais conveniente no caso concreto, cabendo ao juiz competente para o crime de lavagem decidir sobre a unidade ou separao dos processos.

Art. 2, 1 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

1 A denncia ser instruda com indcios suficientes da existncia do crime antecedente,

1 A denncia ser instruda com indcios suficientes da existncia da infrao penal

sendo punveis os fatos previstos nesta Lei, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor daquele crime.

antecedente, sendo punveis os fatos previstos nesta Lei, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor, ou extinta a punibilidade da infrao penal antecedente.

Comentrios: Como j dito, a lavagem de dinheiro classificada como um crime derivado, acessrio ou parasitrio, considerando que se trata de delito que pressupe a ocorrncia de uma infrao penal antecedente. Em outras palavras, necessrio que o dinheiro, bens ou valores ocultados ou dissimulados sejam provenientes de algum crime ou contraveno j praticado. Para que se caracterize o crime de lavagem, entretanto, no se exige condenao prvia da infrao antecedente. Segundo o art. 2, II e 1 da Lei, a simples existncia de indcios da prtica da infrao penal antecedente autoriza a instaurao de ao penal para apurar a ocorrncia do delito de lavagem de dinheiro, no sendo necessria a prvia punio dos autores do ilcito antecedente. Esse o entendimento tambm do STJ e do STF: A majoritria jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no sentido de que a apurao do crime de lavagem de dinheiro autnoma e independe do processamento e da condenao em crime antecedente, sendo necessrio apenas sejam apontados os indcios suficientes da prtica do delito anterior. (HC 137.628/RJ, julgado em 26/10/2010, DJe 17/12/2010). (...) 5. O processo e julgamento do crime de lavagem de dinheiro regido pelo Princpio da Autonomia, no se exigindo, para que a denncia que imputa ao ru o delito de lavagem de dinheiro seja considerada apta, prova concreta da ocorrncia de uma das infraes penais exaustivamente previstas nos incisos I a VIII do art. 1 do referido diploma legal, bastando a existncia de elementos indicirios de que o capital lavado tenha origem em algumas das condutas ali previstas. 6. A autonomia do crime de lavagem de dinheiro viabiliza inclusive a condenao, independente da existncia de processo pelo crime antecedente. 7. o que dispe o artigo 2, II, e 1, da Lei n 9.613/98(...) 8. A doutrina do tema assenta: Da prpria redao do dispositivo depreende -se que suficiente a demonstrao de indcios da existncia do crime antecedente, sendo desnecessria a indicao da sua autoria. Portanto, a autoria ignorada ou desconhecida do crime antecedente no constitui bice ao ajuizamento da ao pelo crime de lavagem. (...) Na verdade, a palavra indcio usada na Lei de Lavagem representa uma prova dotada de eficcia persuasiva atenuada (prova semiplena), no sendo apta, por si s, a estabelecer a verdade de um fato, ou seja, no momento do recebimento da denncia, necessrio um incio de prova que indique a probabilidade de que os bens, direitos ou valores ocultados sejam provenientes, direta ou indiretamente, de um dos crimes antecedentes. (...) De se ver que, no momento do recebimento da denncia, a lei exige indcios suficientes, e no uma certeza absoluta quanto existncia do crime antecedente (in Luiz Flvio Gome s - Legislao Criminal Especial, Coordenador Luiz Flvio Gomes e Rogrio Sanches Cunha, Lavagem ou Ocultao de Bens Renato Brasileiro, So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, p. 588/590). (...) (HC 93368, Relator: Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 09/08/2011) E se houver a extino da punibilidade pela prescrio quanto infrao penal antecedente? A Lei n. 9.683/98, em sua redao original, no dispunha expressamente a esse respeito, falando apenas que haveria lavagem ainda que desconhecido ou isento de pena o autor da infrao antecedente.

Apesar de no haver previso expressa na redao original da Lei n. 9.683/98, o STJ j tinha decidido que a extino da punibilidade pela prescrio quanto aos crimes antecedentes NO atrapalhava o reconhecimento da tipicidade do delito de lavagem de dinheiro (Quinta Turma. HC 207.936-MG, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 27/3/2012). A Lei n. 12.683/2012 alterou o 1 do art. 2 da Lei de Lavagem para estabelecer, de modo taxativo, que poder haver o crime de lavagem ainda que esteja extinta a punibilidade da infrao penal antecedente. INOVAO 4: ANTES: a Lei n. 9.683/98 no explicitava se havia o crime de lavagem no caso de estar extinta a punibilidade da infrao penal antecedente. AGORA: a alterao trouxe regra expressa no sentido de que poder haver o crime de lavagem ainda que esteja extinta a punibilidade da infrao penal antecedente. Vale ressaltar que j havia julgado do STJ nesse sentido, a despeito da omisso legal. A inovao, contudo, produtiva para que no haja qualquer dvida quanto a esse aspecto.

Art. 2, 2 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

2 No processo por crime previsto nesta Lei, no se aplica o disposto no art. 366 do Cdigo de Processo Penal.

2 No processo por crime previsto nesta Lei, no se aplica o disposto no art. 366 do Decreto-Lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Cdigo de Processo Penal), devendo o acusado que no comparecer nem constituir advogado ser citado por edital, prosseguindo o feito at o julgamento, com a nomeao de defensor dativo.

Comentrios: O CPP prev o seguinte rito no procedimento comum ordinrio: O Ministrio Pblico oferece a denncia; O juiz analisa se caso de receber ou rejeitar a denncia; Se o magistrado receber a denncia, ele determina a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 dias (art. 396 do CPP); Em regra, a citao do acusado feita pessoalmente, por meio de mandado de citao, que cumprido pelo Oficial de Justia; O que acontece, no entanto, se o ru no for encontrado para ser citado pessoalmente, mesmo tendo se esgotado todos os meios disponveis para localiz-lo (buscou-se, sem sucesso, o endereo atual do acusado em todos os bancos de dados)? Nessa hiptese, ele ser citado por edital, com o prazo de 15 dias (art. 361 do CPP). Como a citao por edital? feito um edital de citao contendo, dentre outras informaes, o nome do juiz, a qualificao do ru, a finalidade da citao, o juzo, o dia, a hora e o lugar em que o ru dever comparecer (art. 365 do CPP). Este edital afixado na porta do edifcio onde funcionar o juzo e publicado pela imprensa, onde houver.

A citao por edital considerada como uma espcie de citao ficta considerando que, como no foi realizada pessoalmente, apenas se presume que o acusado dela tomou conhecimento. Se o acusado citado por edital, mesmo assim o processo continua normalmente? O art. 366 do CPP estabelece o seguinte: se o acusado for citado por edital e no comparecer nem constituir advogado o processo e o curso da prescrio ficaro suspensos, podendo o juiz determinar apenas a produo antecipada de provas consideradas urgentes e se for o caso, decretar priso preventiva do acusado. O objetivo do art. 366 garantir que o acusado que no foi pessoalmente citado no seja julgado revelia. Segundo previso expressa do art. 2, 2 da Lei n. 9.613/98, o art. 366 do CPP no se aplica no caso do processo pelo crime de lavagem de dinheiro. Por qu? Trata-se de mera opo legislativa. O legislador entendeu que, para os crimes de lavagem de dinheiro, deve haver um tratamento mais rigoroso ao ru, no se aplicando a suspenso do processo: A suspenso do processo constituiria um prmio para os delinquentes astutos e afortunados e um obstculo descoberta de uma grande variedade de ilcitos que se desenvolvem em parceria com a lavagem ou a ocultao. (item 63 da Exposio de Motivos 692/MJ). Vale ressaltar que a vedao de que seja aplicado o art. 366 do CPP aos processos por crime de lavagem existe desde a redao original da Lei n. 9.613/98. O que a Lei n. 12.683/2012 fez foi apenas melhorar a redao do art. 2, 2 deixando claro que, alm de no se aplicar a suspenso de que trata o art. 366 do CPP, o juiz nomear defensor dativo para fazer a defesa tcnica do ru e o processo ir prosseguir normalmente at o seu julgamento. A alterao foi necessria porque a doutrina criticava o fato do art. 2, 2 dizer que no se aplicava o art. 366 do CPP, mas no explicar qual seria o procedimento a ser adotado ento. Com a nova Lei est, portanto, corrigida essa falha. Continua, no entanto, uma antiga e acesa polmica: Essa vedao imposta pelo 2 do art. 2 da Lei n. 9.613/98 constitucional? 1 corrente: NO. O dispositivo inconstitucional por violar o princpio da ampla defesa. Nesse sentido: Marco Antnio de Barros. 2 corrente: SIM. Trata-se de opo legislativa legtima para este tipo de criminalidade. a opinio de Jos Paulo Baltazar Jnior e Gilmar Mendes. H julgados do TRF 3 seguindo esta corrente. INOVAO 5: ANTES: a Lei n. 9.683/98 afirmava simplesmente que o art. 366 do CPP no se aplicava aos processos de lavagem de dinheiro, sem explicar qual seria o regramento a ser adotado. AGORA: a alterao reafirmou que no se aplica o art. 366 do CPP lavagem de dinheiro, deixando claro que, se o acusado no comparecer nem constituir advogado, ser nomeado a ele defensor dativo, prosseguindo normalmente o feito at o julgamento.

Art. 3 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 3 Os crimes disciplinados nesta Lei so insuscetveis de fiana e liberdade provisria e, em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade.

Artigo revogado.

Comentrios A revogao desse artigo foi extremamente acertada, considerando que ele no estava em sintonia com as recentes alteraes promovidas no CPP pela Lei n. 12.403/2011, alm de se encontrar contrrio jurisprudncia do STF. Fiana: A Lei n. 12.403/2011 recrudesceu a importncia da fiana no processo penal, consagrando-a como medida alternativa priso, alm de ter estipulado novos valores, consentneos com a realidade atual. A fiana instrumento de grande relevncia podendo ser utilizada como garantia de futuro ressarcimento pelos prejuzos causados. Alm disso, a fiana serve para minimizar o poderio econmico das organizaes criminosas que, para conseguir a liberdade de seus lderes, tero que desembolsar grandes quantias. A fiana, se prestada em grande valor, serve para redistribuir o nus do tempo do processo fazendo com que o ru tambm se preocupe com a durao razovel do processo, considerando que deseja ser ter de volta a quantia dada em fiana. Vale ressaltar, por fim, que o STF entende que, mesmo o crime sendo inafianvel, possvel a concesso de liberdade provisria sem fiana (HC 104339/SP, rel. Min. Gilmar Mendes, 10.5.2012). Logo, atualmente, no Brasil praticamente intil e improdutivo a lei estabelecer que determinado crime inafianvel. Liberdade provisria: O STF considera que inconstitucional toda e qualquer lei que vede, de forma genrica, a concesso de liberdade provisria. Nesse sentido, decidiu recentemente o STF no caso do HC 104339/SP, rel. Min. Gilmar Mendes, 10.5.2012, no qual se declarou inconstitucional o art. 44 da Lei n. 11.343/2006 na parte em que probe a liberdade provisria para os crimes de trfico de drogas. Logo, este art. 3, apesar de no ter sido declarado pelo STF, era igualmente inconstitucional, tendo sido em boa hora revogado. Direito de apelar em liberdade: A revogao tambm foi salutar tendo em vista que esta matria j tratada, de forma consentnea com a CF/88, pelo Cdigo de Processo Penal: Art. 387 (...) Pargrafo nico. O juiz decidir, fundamentadamente, sobre a manuteno ou, se for o caso, imposio de priso preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuzo do conhecimento da apelao que vier a ser interposta.

Art. 4, caput, da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 4 O juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, ou representao da autoridade policial, ouvido o Ministrio Pblico em vinte e quatro horas, havendo indcios suficientes, poder decretar, no curso do inqurito ou da ao penal, a apreenso ou o seqestro de bens, direitos ou valores do acusado, ou existentes em seu nome, objeto dos crimes previstos nesta Lei, procedendose na forma dos arts. 125 a 144 do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Cdigo de Processo Penal.

Art. 4 O juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico ou mediante representao do delegado de polcia, ouvido o Ministrio Pblico em 24 (vinte e quatro) horas, havendo indcios suficientes de infrao penal, poder decretar medidas assecuratrias de bens, direitos ou valores do investigado ou acusado, ou existentes em nome de interpostas pessoas, que sejam instrumento, produto ou proveito dos crimes previstos nesta Lei ou das infraes penais antecedentes.

Uma das formas mais eficazes de combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro buscar, ainda durante a investigao ou no incio do processo, a indisponibilidade dos bens das pessoas envolvidas, o que faz com que elas tenham menos poder econmico para continuar delinquindo. A experincia mostra que a priso preventiva sem a indisponibilidade dos bens de pouca utilidade nesse tipo de criminalidade porque a organizao criminosa continua atuando. Os lderes, mesmo presos, comandam as atividades de dentro das unidades prisionais ou ento a organizao escolhe substitutos que continuam a praticar os mesmos crimes, considerando que ainda detm os recursos financeiros para a prtica criminosa. Desse modo, indispensvel que sejam tomadas medidas para garantir a indisponibilidade dos bens e valores pertences ao criminoso ou organizao criminosa, ainda que estejam em nome de interpostas pessoas, vulgarmente conhecidas como laranjas. O art. 4 da Lei de Lavagem trata justamente dessas medidas assecuratrias destinadas arrecadao cautelar e, posterior confisco dos bens, direitos ou valores do investigado, do acusado ou das interpostas pessoas. A Lei n. 12.683/2012 no trouxe mudanas substanciais no caput do art. 4, tendo sido apenas aprimorada a redao original, que era menos clara que a atual. INOVAO 6: Tornou mais clara a redao do art. 4 da LLD, que trata sobre as medidas assecuratrias de bens, direitos ou valores: - A redao original da Lei mencionava que o juiz poderia decretar a apreenso ou o sequestro de bens, direitos ou valores. Por conta dessa meno restrita apreenso e ao sequestro, havia divergncia na doutrina se seria possvel o juiz determinar tambm a hipoteca legal e o arresto. A nova Lei acaba com a polmica considerando que afirma que o juiz poder decretar medidas assecuratrias, terminologia mais ampla que pode ser vista como um gnero que engloba todas essas espcies de medidas cautelares.

- A nova Lei deixa claro que podem ser objeto das medidas assecuratrias os bens, direitos ou valores que estejam em nome do investigado (antes da ao penal), do acusado (aps a ao penal) ou de interpostas pessoas. - A nova Lei deixa expresso que somente podem ser objeto de medidas assecuratrias os bens, direitos ou valores que sejam instrumento, produto ou proveito do crime de lavagem ou das infraes penais antecedentes. Art. 4, 1 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

1 As medidas assecuratrias previstas neste artigo sero levantadas se a ao penal no for iniciada no prazo de cento e vinte dias, contados da data em que ficar concluda a diligncia.

1 Proceder-se- alienao antecipada para preservao do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deteriorao ou depreciao, ou quando houver dificuldade para sua manuteno.

Comentrios: O 1 do art. 4 previa que o sequestro e a apreenso deveriam ser levantadas (perderiam eficcia) se a ao penal no fosse proposta pelo Ministrio Pblico no prazo de 120 dias. Essa previso foi retirada pela Lei n. 12.683/2012. Isso significa que no existe mais prazo para intentar a ao penal, salvo se a medida assecuratria implementada foi o sequestro porque nesse caso o Cdigo de Processo Penal estabelece prazo de 60 dias, dispositivo que dever ter aplicao no caso dos processos por crime de lavagem considerando que no h mais regra especfica na Lei n. 9.613/98: CPP: Art. 131. O sequestro ser levantado: I - se a ao penal no for intentada no prazo de sessenta dias, contado da data em que ficar concluda a diligncia; INOVAO 7: ANTES: a Lei previa que o sequestro e a apreenso deveriam ser levantadas se a denncia no fosse oferecida no prazo de 120 dias. AGORA: foi revogada essa previso. No caso do sequestro, o CPP prev que ele ser levantado se a ao penal no for intentada no prazo de 60 dias. Essa regra agora deve ser aplicada tambm aos processos de lavagem de dinheiro. Comentrios: O 1, com a nova redao dada pela Lei n. 12.683/2012, trata agora sobre a possibilidade de alienao antecipada dos bens que so arrecadados por medidas assecuratrias. Como visto acima, muito importante para o sucesso do combate lavagem de dinheiro que sejam tomadas medidas para tornar indisponveis os bens, direitos e valores pertencentes s pessoas envolvidas nos crimes ainda durante a investigao ou logo no incio da ao penal. Ocorre que aps tornar indisponveis os bens dos investigados, acusados ou interpostas pessoas, surge um problema prtico para o Poder Pblico: o que fazer com tais bens enquanto no ocorre o trnsito em

julgado de uma sentena condenatria, quando ento haveria o perdimento desses bens em favor da Unio? No Brasil, o trnsito em julgado de uma sentena condenatria por lavagem de dinheiro demora s vezes 10, 12 anos ou at mais. Nesse perodo, os bens que foram objeto de medidas assecuratrias ficam perecendo e, ao final do processo, no valem nada ou tm seu valor reduzido absurdamente. Tome-se como exemplo um automvel que seja apreendido. Este veculo, ao final do processo, ou seja, ao longo de 12 anos em que ficou sem manuteno, valer muito pouco. A soluo que tem sido defendida pelos estudiosos para esses casos, sendo, inclusive, recomendada pelo Conselho Nacional de Justia (Recomendao n. 30/2010), a alienao antecipada dos bens. O que a alienao antecipada de bens? A alienao antecipada a venda, por meio de leilo, antes do trnsito em julgado da ao penal, dos bens que foram objeto de medidas assecuratrias e que esto sujeitos a qualquer grau de deteriorao ou depreciao, ou quando houver dificuldade para sua manuteno. O que acontece com o recurso arrecadado com a alienao antecipada? A quantia apurada com a alienao antecipada fica depositada em conta judicial, at o final da ao penal respectiva. Se o ru for absolvido, os recursos sero devolvidos a ele. Em caso de condenao, o ru ser privado definitivamente dessa quantia, cujo destino ir variar de acordo com o crime cometido e com a natureza da apreenso do bem. Ex1: se o bem alienado era instrumento, produto ou proveito do crime de lavagem, o valor obtido ser perdido em favor da Unio ou do Estado (art. 7, I, da Lei n. 9.613/98). Ex2: na hiptese de trfico de drogas, a quantia arrecadada ser destinada ao Fundo Nacional Antidrogas (art. 62, 9, da Lei n. 11.343/2006). A alienao antecipada inconstitucional por violar o princpio do devido processo legal, o princpio da presuno de inocncia e o direito de propriedade? NO. O devido processo legal no afrontado, considerando que a constrio sobre os bens da pessoa no feita de forma arbitrria, sendo, ao contrrio, prevista na lei que traz os balizamentos para que ela possa ocorrer. No h violao ao princpio da presuno de inocncia, considerando que este no absoluto e no impede a decretao de medidas cautelares contra o ru desde que se revelem necessrias e proporcionais no caso concreto. Nesse mesmo sentido, no inconstitucional a priso preventiva, o arresto, o sequestro, a busca e apreenso etc. O direito de propriedade, que tambm no absoluto, no vilipendiado porque o ru somente ir perder efetivamente o valor econmico do bem se houver o trnsito em julgado da condenao. Qual o regramento da alienao antecipada? Cdigo de Processo Penal Lei n. 11.343/2006 Lei n. 12.683/2012

(processos penais em geral)

(processos da Lei de Drogas)

(processos da Lei de Lavagem)

O tratamento dado pelo CPP ao tema foi muito acanhado tendo em vista que, na poca em que foi editado, os processos penais no eram to demorados e o tipo de criminalidade existente no exigia tais respostas.

Atento nova realidade, permite a alienao antecipada de veculos, meios de embarcaes, transporte, e objetos dos os de

Prossegue nessa tendncia de ampliar a possibilidade de alienao antecipada afirmando que isso ir ocorrer sempre que os bens que foram objeto de medidas processos dinheiro, ou assecuratrias, de lavagem estiverem ou nos de

aeronaves e quaisquer outros maquinrios, instrumentos qualquer para a natureza, prtica utenslios, utilizados crimes

sujeitos a quando sua

Por essas razes, h apenas um dispositivo que autoriza a alienao antecipada em caso de coisas facilmente deteriorveis (art. 120, 5).

qualquer grau de deteriorao depreciao, dificuldade houver para

definidos nesta Lei (art. 62, 4).

manuteno (art. 4, 1 da Lei n. 9.613/98).

Qual o procedimento da alienao antecipada na Lei de Lavagem? A Lei n. 12.683/2012 acrescentou o art. 4A prevendo o procedimento da alienao antecipada nos processos envolvendo lavagem de dinheiro. Este novo art. 4 A de fundamental relevncia na prtica, no sendo, contudo, de grande importncia para fins de concurso pblico. Segue o dispe o novel art. 4 A: Art. 4A. A alienao antecipada para preservao de valor de bens sob constrio ser decretada pelo juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico ou por solicitao da parte interessada, mediante petio autnoma, que ser autuada em apartado e cujos autos tero tramitao em separado em relao ao processo principal. 1 O requerimento de alienao dever conter a relao de todos os demais bens, com a descrio e a especificao de cada um deles, e informaes sobre quem os detm e local onde se encontram. 2 O juiz determinar a avaliao dos bens, nos autos apartados, e intimar o Ministrio Pblico. 3 Feita a avaliao e dirimidas eventuais divergncias sobre o respectivo laudo, o juiz, por sentena, homologar o valor atribudo aos bens e determinar sejam alienados em leilo ou prego, preferencialmente eletrnico, por valor no inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da avaliao. 4 Realizado o leilo, a quantia apurada ser depositada em conta judicial remunerada, adotando-se a seguinte disciplina: I - nos processos de competncia da Justia Federal e da Justia do Distrito Federal: a) os depsitos sero efetuados na Caixa Econmica Federal ou em instituio financeira pblica, mediante documento adequado para essa finalidade;

b) os depsitos sero repassados pela Caixa Econmica Federal ou por outra instituio financeira pblica para a Conta nica do Tesouro Nacional, independentemente de qualquer formalidade, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas; e c) os valores devolvidos pela Caixa Econmica Federal ou por instituio financeira pblica sero debitados Conta nica do Tesouro Nacional, em subconta de restituio; II - nos processos de competncia da Justia dos Estados: a) os depsitos sero efetuados em instituio financeira designada em lei, preferencialmente pblica, de cada Estado ou, na sua ausncia, em instituio financeira pblica da Unio; b) os depsitos sero repassados para a conta nica de cada Estado, na forma da respectiva legislao. 5 Mediante ordem da autoridade judicial, o valor do depsito, aps o trnsito em julgado da sentena proferida na ao penal, ser: I - em caso de sentena condenatria, nos processos de competncia da Justia Federal e da Justia do Distrito Federal, incorporado definitivamente ao patrimnio da Unio, e, nos processos de competncia da Justia Estadual, incorporado ao patrimnio do Estado respectivo; II - em caso de sentena absolutria extintiva de punibilidade, colocado disposio do ru pela instituio financeira, acrescido da remunerao da conta judicial. 6 A instituio financeira depositria manter controle dos valores depositados ou devolvidos. 7 Sero deduzidos da quantia apurada no leilo todos os tributos e multas incidentes sobre o bem alienado, sem prejuzo de iniciativas que, no mbito da competncia de cada ente da Federao, venham a desonerar bens sob constrio judicial daqueles nus. 8 Feito o depsito a que se refere o 4o deste artigo, os autos da alienao sero apensados aos do processo principal. 9 Tero apenas efeito devolutivo os recursos interpostos contra as decises proferidas no curso do procedimento previsto neste artigo. 10. Sobrevindo o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, o juiz decretar, em favor, conforme o caso, da Unio ou do Estado: I - a perda dos valores depositados na conta remunerada e da fiana; II - a perda dos bens no alienados antecipadamente e daqueles aos quais no foi dada destinao prvia; e III - a perda dos bens no reclamados no prazo de 90 (noventa) dias aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, ressalvado o direito de lesado ou terceiro de boa-f. 11. Os bens a que se referem os incisos II e III do 10 deste artigo sero adjudicados ou levados a leilo, depositando-se o saldo na conta nica do respectivo ente. 12. O juiz determinar ao registro pblico competente que emita documento de habilitao circulao e utilizao dos bens colocados sob o uso e custdia das entidades a que se refere o caput deste artigo. 13. Os recursos decorrentes da alienao antecipada de bens, direitos e valores oriundos do crime de trfico ilcito de drogas e que tenham sido objeto de dissimulao e ocultao nos termos desta Lei permanecem submetidos disciplina definida em lei especfica.

Essa nova disciplina estabelecida pela Lei n. 12.683/2012, relativa Lavagem de Dinheiro, poder ser aplicada aos demais delitos? SIM. Entendo que esse 1 do art. 4, assim como o art. 4 A, da Lei n. 9.613/98 podero ser aplicados, por analogia, a todos os demais crimes. A alienao antecipada, ao contrrio do que pode parecer a princpio, medida menos gravosa ao ru porque transformado o valor de seu bem em dinheiro, que ser depositado em conta sujeita correo monetria, ele no ir sofrer os prejuzos decorrentes da desvalorizao natural da coisa. Tome-se novamente o exemplo de um automvel. Se em 2012 apreendido o veculo de um ru, bem melhor que esse veculo seja vendido logo, preservando seu valor de mercado, do que se fique aguardando 10 anos at que haja o trnsito em julgado. Ainda que o ru seja absolvido, ele preferir receber o valor do carro vendido, com a devida correo monetria, do que a ele ser devolvido um veculo velho e desvalorizado. INOVAO 8: ANTES: no havia previso expressa de alienao antecipada para os processos de lavagem de dinheiro. AGORA: a Lei de Lavagem de Dinheiro passou prever, de forma expressa e ampla, a possibilidade de alienao antecipada sempre que os bens objeto de medidas assecuratrias estiverem sujeitos a qualquer grau de deteriorao ou depreciao, ou quando houver dificuldade para a sua manuteno. Art. 4, 2 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

2 O juiz determinar a liberao dos bens, direitos e valores apreendidos ou sequestrados quando comprovada a licitude de sua origem.

2 O juiz determinar a liberao total ou parcial dos bens, direitos e valores quando comprovada a licitude de sua origem, mantendo-se a constrio dos de bens, direitos e valores necessrios e e custas suficientes reparao dos danos e ao pagamento prestaes pecunirias, multas decorrentes da infrao penal.

Comentrios O novo 2 tem agora duas partes: 1 parte: O juiz determinar a liberao total ou parcial dos bens, direitos e valores quando comprovada a licitude de sua origem, (...)

Essa primeira parte, em sua essncia, j existia no texto original.

Aps o juiz ter decretado a constrio de bens, direitos e valores, a pessoa prejudicada poder formular ao juiz um pedido de restituio, mas somente conseguir a liberao antecipada (antes da sentena) se conseguir provar que tm origem lcita.

Por isso, alguns autores afirmam que se trata de uma inverso da prova, considerando que a parte lesada (e no o MP) que ter que provar que o bem, direito ou valor possui

origem lcita para que seja liberado antes do trnsito em julgado.

Vale ressaltar que mesmo se o bem tiver ficado apreendido durante todo o processo sem que o interessado consiga provar sua origem lcita, ao final, se ele for absolvido, a liberao ocorre por fora dessa sentena absolutria. Em outras palavras, essa inverso do nus da prova ocorre somente para a liberao antes do trnsito em julgado.

2 parte:

(...) mantendo-se a constrio dos bens, direitos e valores necessrios e suficientes reparao dos danos e ao pagamento de prestaes pecunirias, multas e custas decorrentes da infrao penal.

A novidade est nesta segunda parte.

Mesmo que a parte lesada consiga provar a origem lcita, ainda assim a constrio continuar a incidir sobre os bens, direitos e valores necessrios e suficientes para arcar com a reparao dos danos causados pelo crime e para o pagamento de prestaes pecunirias, multas e custas decorrentes do processo.

INOVAO 9: ANTES: se a parte prejudicada conseguisse provar que os bens, direitos ou valores apreendidos ou sequestrados possuam origem lcita eles deveriam ser restitudos. AGORA: mesmo se a parte conseguir provar que os bens, direitos ou valores constritos possuem origem lcita, ainda assim eles podem permanecer indisponveis no montante necessrio para reparao dos danos e para o pagamento de prestaes pecunirias, multas e custas decorrentes da infrao penal. Em outras palavras, o simples fato de ter origem lcita no autoriza a liberao de bens apreendidos.

Art. 4, 3 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

3 Nenhum pedido de restituio ser conhecido sem o comparecimento pessoal do acusado, podendo o juiz determinar a prtica de atos necessrios conservao de bens, direitos ou valores, nos casos do art. 366 do Cdigo de Processo Penal.

3 Nenhum pedido de liberao ser conhecido sem o comparecimento pessoal do acusado ou de interposta pessoa a que se refere o caput deste artigo, podendo o juiz determinar a prtica de atos necessrios conservao de bens, direitos ou valores, sem prejuzo do disposto no 1 (obs: o 1 trata da alienao antecipada).

Comentrios: Quando o investigado/acusado ou a pessoa interposta tem seus bens apreendidos por ordem judicial, ela tem a possibilidade de obt-los de volta mesmo antes do resultado final do processo formulando umpedido de restituio dirigido ao juiz.

Conforme vimos no 2 acima, neste pedido de restituio, o interessado dever provar que o bem, direito ou valor que foi tornado indisponvel possui origem lcita. Alm disso, o interessado que formula o pleito de restituio dever comparecer pessoalmente em juzo, sob pena do pedido no ser nem conhecido (no ter seu mrito analisado). Desse modo, se determinado ru encontra-se foragido e, por intermdio de advogado, formula pedido de restituio de seus bens apreendidos, o juiz nem ir examinar esse pleito, a no ser que o acusado comparea pessoalmente em juzo. Enquanto o ru no comparecer pessoalmente para solicitar a restituio de seus bens, direitos e valores, o juzo dever determinar a prtica de atos para conserv-los. A Lei n. 12.683/2012 mantm essa mesma regra, melhorando, contudo, a redao do dispositivo ao retirar a meno que era feita ao art. 366 do CPP. Essa remisso causava inmeras confuses considerando que a Lei de Lavagem dizia, j em sua redao original, que no se aplicava o art. 366 do CPP. Tal polmica, contudo, passado tendo em vista que o novo 3 no faz qualquer referncia ao dispositivo, deixando ainda mais claro que ele no se aplica aos processos por crime de lavagem. Outro ponto digno de nota que o novo 3 reafirma a possibilidade do juiz determinar a alienao antecipada dos bens apreendidos e que no forem restitudos. Assim, por exemplo, se o ru foragido formula pedido de restituio de um carro e no comparece pessoalmente ao processo, o juiz no ir conhecer do pedido e, como forma de preservar o valor econmico do automvel, determinar a sua alienao antecipada em leilo, depositando a quantia apurada em conta judicial.

Art. 4, 4 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

4 A ordem de priso de pessoas ou da apreenso ou sequestro de bens, direitos ou valores, poder ser suspensa pelo juiz, ouvido o Ministrio Pblico, quando a sua execuo imediata possa comprometer as investigaes.

Podero

ser

decretadas

medidas

assecuratrias sobre bens, direitos ou valores para reparao do dano decorrente da infrao penal antecedente ou da prevista nesta Lei ou para pagamento de prestao pecuniria, multa e custas.

Comentrios ao antigo 4: A redao original do 4 previa expressamente a possibilidade de ser adotada a ao controlada nas investigaes envolvendo Lavagem de Dinheiro. A ao controlada consiste no retardamento da interveno policial, que deve ocorrer no momento mais oportuno do ponto de vista da investigao criminal ou da colheita de provas (LIMA, Renato Brasileiro de.Manual de Processo Penal. Vol. 1, Niteri: Impetus, 2012, p. 1278).

A ao controlada continua a ser prevista na Lei de Lavagem? SIM, no entanto, a ao controlada agora disciplinada no art. 4 B, inserido pela Lei n. 12.683/2012. Desse modo, no houve revogao da ao controlada na Lei de Lavagem. Ao contrrio, a redao do novo art. 4 B praticamente idntica ao que j era previsto no 4 do art. 4: Art. 4-B. A ordem de priso de pessoas ou as medidas assecuratrias de bens, direitos ou valores podero ser suspensas pelo juiz, ouvido o Ministrio Pblico, quando a sua execuo imediata puder comprometer as investigaes. Comentrios ao novo 4: O novo 4 supre uma lacuna que existia na Lei anterior e prev expressamente a possibilidade de serem decretadas medidas assecuratrias (apreenso, sequestro, arresto e hipoteca legal) sobre bens, direitos ou valores para reparao do dano decorrente da infrao penal antecedente ou do crime de lavagem ou ainda para pagamento de prestao pecuniria, multa e custas do processo. INOVAO 10: ANTES: no havia previso expressa de constrio de bens para custear a reparao dos danos decorrente da infrao ou para pagamento de prestao pecuniria, multas e custas, o que gerava divergncias na doutrina e jurisprudncia. AGORA: h previso expressa de que sejam decretadas medidas assecuratrias sobre bens, direitos ou valores para reparao do dano decorrente da infrao penal antecedente ou do crime de lavagem ou ainda para pagamento de prestao pecuniria, multa e custas do processo.

Art. 7, inciso I, da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 7 So efeitos da condenao, alm dos previstos no Cdigo Penal:

Art. 7 So efeitos da condenao, alm dos previstos no Cdigo Penal:

I - a perda, em favor da Unio, dos bens, direitos e valores objeto de crime previsto nesta Lei, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f;

I - a perda, em favor da Unio - e dos Estados, nos casos de competncia da Justia Estadual -, de todos os bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, prtica dos crimes previstos nesta Lei, inclusive aqueles utilizados para prestar a fiana, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f;

Comentrios: A redao original desse art. 7, I era completamente desnecessria considerando que esse efeito j era previsto, de forma genrica, ou seja, para todos os crimes, no art. 91, II, do CP: Art. 91. So efeitos da condenao: (...) II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito;

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. Contudo, a nova redao do art. 7, I traz duas novidades interessantes: INOVAO 11: ANTES: o art. 7, I, previa, como efeito da condenao, o perdimento de bens, direitos e valores que tinham sido objeto de lavagem de dinheiro. AGORA: a nova redao do art. 7, I mais ampla e prev, como efeito da condenao, o perdimento de bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, prtica de lavagem de dinheiro, inclusive aqueles utilizados para prestar a fiana. A nova Lei aumenta, assim, as possibilidades de perdimento. INOVAO 12: ANTES: o art. 7, I, previa que o perdimento dos bens, direitos e valores objetos de lavagem de dinheiro ocorria sempre em favor da Unio. AGORA: a nova redao do art. 7, I prev que o perdimento dos bens, direitos e valores relacionados com a lavagem de dinheiro pode ocorrer em favor da Unio ou do Estado. O perdimento ser em favor da Unio se o crime de lavagem, no caso concreto, for de competncia federal. Por outro lado, o perdimento ser revertido para o respectivo Estado se o processo criminal por lavagem,na situao especfica, for de competncia da Justia Estadual.

Art. 7, 1 e 2, da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

No havia 1 no art. 7.

1 A Unio e os Estados, no mbito de suas competncias, regulamentaro a forma de destinao dos bens, direitos e valores cuja perda houver sido declarada, assegurada, quanto aos processos de competncia da Justia Federal, a sua utilizao pelos rgos federais encarregados da preveno, do combate, da ao penal e do julgamento dos crimes previstos nesta Lei, e, quanto aos processos de competncia da Justia Estadual, a preferncia dos rgos locais com idntica funo.

No havia 2 no art. 7.

2 Os instrumentos do crime sem valor econmico cuja perda em favor da Unio ou do Estado for decretada sero inutilizados ou doados a museu criminal ou a entidade pblica, se houver interesse na sua conservao.

Comentrios:

Como vimos acima, o perdimento dos bens, direitos e valores ocorre em favor da Unio (nos casos de processos de competncia federal) e em favor dos Estados (nas hipteses de competncia estadual). A Lei acrescenta esse 1 ao art. 7 afirmando que a Unio e os Estados podero editar atos infralegais disciplinando para onde sero destinados os bens, direitos e valores cujo perdimento houver sido declarado. A prpria Lei, contudo, limita a discricionariedade do regulamento afirmando que dever ser assegurada a utilizao de tais bens, direitos e valores pelos rgos encarregados da preveno (ex: COAF), do combate (ex: Polcia Federal), da ao penal (ex: Ministrio Pblico) e do julgamento (ex: varas especializadas) de lavagem de dinheiro. O 2 tambm foi acrescentado ao art. 7 no havendo, contudo, qualquer comentrio digno de registro, sendo o dispositivo muito claro.

Art. 9 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 9 Sujeitam-se s obrigaes referidas nos arts. 10 e 11 as pessoas jurdicas que tenham, em carter permanente ou eventual, como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no:

Art. 9 Sujeitam-se s obrigaes referidas nos arts. 10 e 11 as pessoas fsicas e jurdicas que tenham, em carter permanente ou eventual, como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no:

I - a captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira; I - a captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira; II - a compra e venda de moeda estrangeira ou ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial; II - a compra e venda de moeda estrangeira ou ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial; III - a custdia, emisso, distribuio, liqidao, negociao, intermediao ou administrao de ttulos ou valores mobilirios. III - a custdia, emisso, distribuio, liqidao, negociao, intermediao ou administrao de ttulos ou valores mobilirios.

Comentrios Para que haja um eficiente combate lavagem de dinheiro necessrio que o Poder Pblico tenha certo registro e controle sobre as seguintes atividades, considerando que elas podem ser utilizadas indevidamente como mecanismo destinado lavagem de capitais: Captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros; Compra e venda de moeda estrangeira; Compra e venda de ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial;

Quaisquer espcies de negcios envolvendo ttulos ou valores mobilirios. Logo, a Lei determinava, neste art. 9, que as pessoas jurdicas que desenvolvessem essas atividades, estariam sujeitas a obrigaes previstas nos arts. 10 e 11. Os arts. 10 e 11, que veremos mais a frente, trazem uma srie de obrigaes relacionas com a identificao e o registro dos indivduos que se utilizam desses servios. o caso, por exemplo, de uma casa de cmbio que obrigada a exigir o nome, o CPF e a assinatura de toda e qualquer pessoa que compre dlar em sua loja. O que a Lei n. 12.683/2012 alterou sobre esse assunto? A nova Lei trouxe previso expressa de que esto sujeitas s obrigaes dos arts. 10 e 11 no apenas as pessoas jurdicas, mas tambm as pessoas fsicas que desenvolvam atividades relacionadas com a movimentao de recursos financeiros, com a compra e venda de moeda estrangeira e de ouro, bem como com negcios envolvendo ttulos ou valores imobilirios. INOVAO 12: ANTES: a Lei previa esta obrigao para as pessoas fsicas apenas em algumas situaes especficas, como as trazidas pelos incisos IX a XII do pargrafo nico do art. 9. AGORA: a Lei prev, de forma genrica, que todas as pessoas fsicas que trabalham com as atividades listadas no art. 9 esto sujeitas s obrigaes previstas nos arts. 10 e 11.

Art. 9, pargrafo nico, da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 9 (...)

Art. 9 (...)

Pargrafo obrigaes:

nico.

Sujeitam-se

mesmas

Pargrafo obrigaes:

nico.

Sujeitam-se

mesmas

I - as bolsas de valores e bolsas de mercadorias ou futuros;

as

bolsas

de futuros

valores, e os

as

bolsas

de de

mercadorias ou

sistemas

negociao do mercado de balco organizado;

(...) (...)

X - as pessoas fsicas ou jurdicas que exeram

X - as pessoas jurdicas que exeram atividades de promoo imobiliria ou compra e venda de imveis;

atividades de promoo imobiliria ou compra e venda de imveis;

(...) (...)

XII XII - as pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem bens de luxo ou de alto valor ou exeram atividades que envolvam grande volume de recursos em espcie.

as

pessoas bens a

fsicas de sua

ou luxo

jurdicas ou de

que alto

comercializem

valor,intermedeiem

comercializao ou

exeram atividades que envolvam grande volume de recursos em espcie;

(...)

(...)

No havia esse inciso XIII.

XIII - as juntas comerciais e os registros pblicos;

No havia esse inciso XIV.

XIV - as pessoas fsicas ou jurdicas que prestem, mesmo que eventualmente, servios de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistncia, de qualquer natureza, em operaes:

a) de compra e venda de imveis, estabelecimentos comerciais ou industriais ou participaes societrias de qualquer natureza;

b) de gesto de fundos, valores mobilirios ou outros ativos;

c) de abertura ou gesto de contas bancrias, de poupana, investimento ou de valores mobilirios;

d) de criao, explorao ou gesto de sociedades de qualquer natureza, fundaes, fundos fiducirios

ou estruturas anlogas;

e) financeiras, societrias ou imobilirias; e

f) de alienao ou aquisio de direitos sobre contratos relacionados a atividades desportivas ou artsticas profissionais;

XV - pessoas fsicas ou jurdicas que atuem na promoo, agenciamento transferncia intermediao, ou de negociao atletas, comercializao, de direitos ou de artistas feiras,

exposies ou eventos similares;

XVI - as empresas de transporte e guarda de valores; No havia esse inciso XV.

XVII - as pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem bens de alto valor de origem rural ou animal ou intermedeiem a sua comercializao; e

XVIII - as dependncias no exterior das entidades mencionadas neste artigo, por meio de sua matriz no Brasil, relativamente a residentes no Pas.

No havia esse inciso XVI.

No havia esse inciso XVII.

No havia esse inciso XVIII.

Comentrios Alm das pessoas fsicas e jurdicas elencadas no caput do art. 9, o pargrafo nico do mesmo artigo prev um rol de pessoas fsicas e jurdicas que tambm possuem as obrigaes previstas nos arts. 10 e 11 da Lei de Lavagem. O que fez a Lei n. 12.683/2012 com relao ao elenco de pessoas obrigadas previsto no pargrafo nico do art. 9? A nova Lei atualizou a redao de trs incisos (I, X e XII) com o objetivo de abranger mais pessoas que desenvolvam tais atividades. Alm disso, a nova Lei acrescentou 6 novos incisos incluindo novas hipteses em que pessoas fsicas/jurdicas tambm obrigadas a prestar as informaes de que tratam os arts. 10 e 11. Para fins de concurso extremamente importante conhecer e memorizar os incisos que foram acrescentados. A incluso de algumas atividades gerar intensa polmica e, certamente, ser objeto de aes de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. o caso, por exemplo, do novel inciso XIV. Pela redao do dispositivo, pode ser includo como obrigado um advogado ou escritrio de advocacia que tenha prestado assessoria a determinado empresrio para a constituio de uma offshore no exterior. Desse modo, o Governo exigir que o advogado preste as informaes de que tratam os arts. 10 e 11 e o advogado certamente alegar sigilo profissional para no fornecer os dados. Surgir o conflito: direito ao sigilo profissional X direito do Estado de prevenir a prtica de ilcitos. Sem me alongar muito, at porque o tema profundo e exige consideraes substanciosas sobre a relatividade dos direitos, entendo que no h qualquer inconstitucionalidade na previso, considerando que as obrigaes de que tratam os arts. 10 e 11, conforme se ver adiante, so proporcionais e no aniquilam o sigilo profissional, mas simplesmente estabelecem limitaes legtimas a esse direito, que no absoluto e que no pode servir como escudo para a prtica de atividades ilcitas. INOVAO 13: AGORA: os incisos I, X e XII do pargrafo nico do art. 9 tiveram sua redao modificada e foram includas seis novas atividades (incisos XIII a XVIII) cujas pessoas que as exercem passam a ter as obrigaes previstas nos arts. 10 e 11 da Lei de Lavagem.

Art. 10 da Lei n. 9.613/98

Da Identificao dos Clientes e Manuteno de Registros

ANTES da Lei n. 12.683/2012

DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 10. As pessoas referidas no art. 9:

Sem alterao.

I - identificaro seus clientes e mantero cadastro atualizado, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes;

Sem alterao.

II - mantero registro de toda transao em moeda nacional ou estrangeira, ttulos e valores Sem alterao. mobilirios, ttulos de crdito, metais, ou qualquer ativo passvel de ser convertido em dinheiro, que ultrapassar expedidas; limite fixado pela autoridade competente e nos termos de instrues por esta

III - devero atender, no prazo fixado pelo rgo judicial competente, as requisies formuladas pelo Conselho criado pelo art. 14, que se processaro em segredo de justia.

III - devero adotar polticas, procedimentos e controles internos, compatveis com seu porte e volume de operaes, que lhes permitam atender ao disposto neste artigo e no art. 11, na forma disciplinada pelos rgos competentes;

IV - devero cadastrar-se e manter seu cadastro atualizado no rgo regulador ou fiscalizador e, na falta deste, no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), na forma e condies por eles

estabelecidas;

V - devero atender s requisies formuladas pelo Coaf na periodicidade, forma e condies por ele estabelecidas, cabendo-lhe preservar, nos termos da lei, o sigilo das informaes prestadas.

Comentrios Conforme explicado, as pessoas de que trata o art. 9, caput e pargrafo, devem cumprir as obrigaes previstas nos arts. 10 e 11 da Lei. O inciso III foi modificado e os incisos IV e V foram inseridos pela Lei n. 12.683/2012. INOVAO 14: A Lei ampliou as obrigaes previstas no art. 10 da Lei de Lavagem e que devem ser cumpridas pelas pessoas de que trata o art. 9.

Art. 11 da Lei n. 9.613/98

Da Comunicao de Operaes Financeiras ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 11. As pessoas referidas no art. 9:

Sem alterao.

I - dispensaro especial ateno s operaes que, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes, possam constituir-se em srios indcios dos crimes previstos nesta Lei, ou com eles relacionar-se;

Sem alterao.

II - devero comunicar, abstendo-se de dar aos clientes cincia de tal ato, no prazo de vinte e quatro horas, s autoridades competentes:

II - devero comunicar ao Coaf, abstendo-se de dar cincia de tal ato a qualquer pessoa, inclusive

quela qual se refira a informao, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a proposta ou realizao: a) todas as transaes constantes do inciso II do art. 10 que ultrapassarem limite fixado, para esse fim, pela mesma autoridade e na forma e condies por ela estabelecidas, devendo ser juntada a identificao a que se refere o inciso I do mesmo artigo; a) de todas as transaes referidas no inciso II do art. 10, acompanhadas da identificao de que trata o inciso I do mencionado artigo; e

b) a proposta ou a realizao de transao prevista no inciso I deste artigo.

No havia esse inciso III. b) das operaes referidas no inciso I;

III - devero comunicar ao rgo regulador ou fiscalizador da sua atividade ou, na sua falta, ao Coaf, na periodicidade, forma e condies por eles estabelecidas, a no ocorrncia de propostas, transaes ou operaes passveis de serem comunicadas nos termos do inciso II.

3 As pessoas para as quais no exista rgo prprio fiscalizador ou regulador neste faro artigo as ao 3 O Coaf disponibilizar as comunicaes recebidas com base no inciso II do caput aos respectivos rgos responsveis pela regulao ou fiscalizao das pessoas a que se refere o art. 9. comunicaes mencionadas

Conselho de Controle das Atividades Financeiras COAF e na forma por ele estabelecida.

Comentrios As alteraes promovidas neste artigo no foram profundas e mostram-se sem muita relevncia para fins de concurso. Pode ser cobrada, no entanto, a nova redao dos dispositivos.

Art. 11-A da Lei n. 9.613/98

ANTES da Lei n. 12.683/2012

DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

No havia esse art. 11-A.

Art. 11-A. As transferncias internacionais e os saques em espcie devero ser previamente comunicados instituio financeira, nos termos, limites, prazos e condies fixados pelo Banco Central do Brasil.

Comentrios Alterao sem tanta relevncia para fins de concurso. Pode ser cobrada, no entanto, a nova redao do dispositivo.

Art. 12 da Lei n. 9.613/98

Responsabilidade administrativa ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 12. s pessoas referidas no art. 9, bem como aos administradores das pessoas jurdicas, que deixem de cumprir as obrigaes previstas nos arts. 10 e 11 sero aplicadas, cumulativamente ou no, pelas autoridades competentes, as seguintes sanes:

Sem alterao.

I - advertncia;

II - multa pecuniria varivel, de um por cento at o dobro do valor da operao, ou at duzentos por cento do lucro obtido ou que presumivelmente seria obtido pela realizao da operao, ou, ainda, multa de at R$ 200.000,00 (duzentos mil reais); II - multa pecuniria varivel no superior: Sem alterao.

a) ao dobro do valor da operao;

b) ao dobro do lucro real obtido ou que presumivelmente seria obtido pela realizao da

operao; ou

III - inabilitao temporria, pelo prazo de at dez anos, para o exerccio do cargo de administrador das pessoas jurdicas referidas no art. 9;

c) ao valor de R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais);

Sem alterao. IV - cassao da autorizao para operao ou funcionamento.

1 A pena de advertncia ser aplicada por irregularidade no cumprimento das instrues referidas nos incisos I e II do art. 10. IV - cassao ou suspenso da autorizao para o exerccio de atividade, operao ou funcionamento. 2 A multa ser aplicada sempre que as pessoas referidas no art. 9, por negligncia ou dolo: Sem alterao.

I deixarem de sanar as irregularidades objeto de advertncia, no prazo assinalado pela autoridade competente;

II no realizarem a identificao ou o registro previstos nos incisos I e II do art. 10;

2 A multa ser aplicada sempre que as pessoas referidas no art. 9, por culpa ou dolo:

III - deixarem de atender, no prazo, a requisio formulada nos termos do inciso III do art. 10;

Sem alterao.

IV - descumprirem a vedao ou deixarem de fazer a comunicao a que se refere o art. 11. II - no cumprirem o disposto nos incisos I a IV do

art. 10;

III - deixarem de atender, no prazo estabelecido, a requisio formulada nos termos do inciso V do art. 10;

Sem alterao.

Comentrios As alteraes promovidas neste artigo no foram profundas e mostram-se sem tanta relevncia para fins de concurso. Pode ser cobrada, no entanto, a nova redao dos dispositivos.

Art. 16 da Lei n. 9.613/98 ANTES da Lei n. 12.683/2012 DEPOIS da Lei n. 12.683/2012

Art. 16. O COAF ser composto por servidores pblicos de reputao ilibada e reconhecida competncia, designados em ato do Ministro de Estado da Fazenda, dentre os integrantes do quadro de pessoal efetivo do Banco Central do Brasil, da Comisso de Valores Mobilirios, da Superintendncia Procuradoria-Geral de da Seguros Fazenda Privados, Nacional, da da

Art. 16. O Coaf ser composto por servidores pblicos de reputao ilibada e reconhecida competncia, designados em ato do Ministro de Estado da Fazenda, dentre os integrantes do quadro de pessoal efetivo do Banco Central do Brasil, da Comisso de Valores Mobilirios, da Superintendncia Procuradoria-Geral Secretaria da de da Seguros Fazenda Federal Privados, Nacional, do da da

Secretaria da Receita Federal, de rgo de inteligncia do Poder Executivo, do Departamento de Polcia Federal, do Ministrio das Relaes Exteriores e da Controladoria-Geral da Unio, atendendo, nesses quatro ltimos casos, indicao dos respectivos Ministros de Estado.

Receita

Brasil, da

Agncia Brasileira de Inteligncia, do Ministrio das Relaes Exteriores, do Ministrio da Justia, do Departamento de Polcia Federal, do Ministrio da Previdncia Social e da Controladoria-Geral da Unio, atendendo indicao dos respectivos Ministros de Estado.

Comentrios As alteraes promovidas neste artigo no foram profundas e mostram-se sem tanta relevncia para fins de concurso. Pode ser cobrada, no entanto, a nova redao dos dispositivos.

CAPTULO X DISPOSIES GERAIS Foi acrescentado um novo captulo Lei n. 9.613/98 (Captulo X Disposies Gerais) com cinco novos artigos. Vejamos cada um deles:

Art. 17-A. Aplicam-se, subsidiariamente, as disposies do Decreto-Lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Cdigo de Processo Penal), no que no forem incompatveis com esta Lei. Comentrios: Desse modo, em caso de lacunas e omisses, o CPP aplicado nos processos que envolvam os crimes de lavagem de dinheiro. Art. 17-B. A autoridade policial e o Ministrio Pblico tero acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificao pessoal, filiao e endereo, independentemente de autorizao judicial, mantidos pela Justia Eleitoral, pelas empresas telefnicas, pelas instituies financeiras, pelos provedores de internet e pelas administradoras de carto de crdito. Comentrios: Apesar da redao do artigo no ser das melhores, o que quis dizer o dispositivo foi o seguinte: O delegado de polcia e o membro do Ministrio Pblico podero requisitar diretamente (ou seja, sem necessidade de autorizao judicial), das empresas de telefonia, das instituies financeiras, dos provedores de internet e das administradoras de carto de crdito e da Justia Eleitoral, os dados cadastrais do investigado que contenham a sua qualificao pessoal, filiao e endereo. Como funcionava antes? O delegado de polcia ou o membro do Ministrio Pblico formulava requerimento autoridade judicial que analisava o pedido e, motivadamente, deferia ou no, requisitando ento as informaes pretendidas. Caso a autoridade policial quem estivesse requerendo, o juiz ainda ouvia o MP antes de decidir. Desse modo, o art. 17-B um dispositivo que trar grande agilidade s investigaes criminais, eliminando o longo e desnecessrio tempo de tramitao deste requerimento em juzo. A fim de garantir a plena efetividade da nova regra, defendo que, se o delegado de polcia ou o membro do MP, apesar do art. 17-B, formular pedido ao juiz para que este requisite tais dados cadastrais, o magistrado no dever conhecer do pleito por falta de interesse de agir, salvo se a autoridade policial ou o Parquet comprovarem que houve recusa no atendimento do requerimento direto. Apesar da utilidade do novel dispositivo, podero ser levantados os seguintes questionamentos: Os referidos dados cadastrais esto protegidos por alguma espcie de sigilo que somente possa ser afastado pelo Poder Judicirio? O acesso aos dados cadastrais clusula de reserva de jurisdio? A resposta NO. Os dados cadastrais, como endereo, qualificao, filiao e nmero de telefone dos investigados no esto abrangidos pelo sigilo das comunicaes telefnicas previsto no inciso XII do art. 5 da CF. Nesse sentido confira-se os seguintes precedentes do STJ: (...) No esto abarcados pelo sigilo fiscal ou bancrio os dados cadastrais (endereo, n. telefnico e qualificao dos investigados) obtidos junto ao banco de dados do Serpro. Embargos parcialmente acolhidos, com efeitos infringentes, para dar parcial provimento ao recurso. (EDcl no RMS 25.375/PA, Rel. Min. Felix Fischer, Quinta Turma, julgado em 18/11/2008, DJe 02/02/2009)

(...) frise-se que o inciso XII do artigo 5 da Constituio Federal assegura o sigilo das comunicaes telefnicas, nas quais, por bvio, no se inserem os dados cadastrais do titular de linha de telefone celular. (HC 131.836/RJ, Rel. Min. Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 04/11/2010, DJe 06/04/2011) Desse modo, entendo que no h qualquer mcula no dispositivo inserido. Ao contrrio, trata-se de previso racional e consentnea com a necessria tendncia de se desjudicializar diversos procedimentos. Ressalte-se, contudo, que o dispositivo trata especificamente de dados cadastrais, no abrangendo os registros telefnicos (chamadas efetuadas e recebidas). Assim, os registros telefnicos no esto includos na autorizao desse artigo. Uma ltima observao: entendo que esta previso do art. 17-B pode ser estendida para as investigaes de outros crimes que no apenas os de lavagem de dinheiro, sendo comando de carter geral, no havendo qualquer sentido em se proibir sua aplicao aos demais delitos.

Art. 17-C. Os encaminhamentos das instituies financeiras e tributrias em resposta s ordens judiciais de quebra ou transferncia de sigilo devero ser, sempre que determinado, em meio informtico, e apresentados em arquivos que possibilitem a migrao de informaes para os autos do processo sem redigitao. Comentrios: Imaginemos que o Delegado de Polcia Federal representa ao juiz pela quebra do sigilo bancrios dos ltimos cinco anos de trs empresas pertencentes ao investigado. O juiz defere a quebra e determina s diversas instituies bancrias nas quais as empresas tinham contas que forneam as informaes autoridade policial. Este Delegado ir receber muitas centenas de documentos e o perito da Polcia Federal levar vrios meses para conseguir ler todas as pginas enviadas e preparar seu laudo. Pensando nessa grande dificuldade prtica, a Lei, de forma muito sbia, determinou que as instituies financeiras e tributrias, ao cumprirem as ordens judiciais de quebra ou transferncia de sigilo devero, sempre que assim determinado, encaminhar as respostas em meio informtico, em arquivos digitais que possibilitem copiar as informaes que tenham nos arquivos para um editor de texto. Ex: os bancos devero encaminhar os extratos bancrios em formato pdf copivel, ou seja, pdf que reconhea os caracteres escritos e permita sua cpia. Trata-se de medida destinada a facilitar o trabalho dos rgos de investigao, do Ministrio Pblico e do prprio Poder Judicirio. De igual modo, aqui tambm entendo que este art. 17-C deve ser aplicado para as investigaes de outros crimes que no apenas os de lavagem de dinheiro.

Art. 17-D. Em caso de indiciamento de servidor pblico, este ser afastado, sem prejuzo de remunerao e demais direitos previstos em lei, at que o juiz competente autorize, em deciso fundamentada, o seu retorno. Comentrios: Reputo que esta previso inconstitucional. Indiciamento o ato do Delegado de Polcia apontando algum como possvel autor do delito que est sendo investigado, devendo este indiciamento ser comunicado ao investigado, salvo se estiver ausente injustificadamente, ocasio em que o indiciamento ser indireto. O CPP menciona a palavra indiciado em alguns momentos. Apesar disso, no disciplina como deveria ser a formalidade do ato de indiciamento, seus requisitos etc. Algumas polcias regulamentam internamente as formalidades para o indiciamento, mas em outros locais, devido ausncia de lei, trata-se de ato amplamente discricionrio da autoridade policial. Como no inqurito policial, segundo a concepo majoritria, no existe contraditrio nem ampla defesa, a pessoa investigada no sabe, formalmente, de antemo, que pode vir a ser indiciada no dispondo de qualquer meio de se defender desse ato ou de tentar refutar esta inteno da autoridade policial. Vale ressaltar que o Ministrio Pblico no est em nada atrelado ao indiciamento, podendo, por exemplo, requerer o arquivamento do inqurito policial em relao pessoa indiciada pelo delegado, ajuizando a ao penal contra outro indivduo que no havia sido indiciado. O indiciamento, assim, diante de todas essas circunstncias que o cercam, sempre teve pouca ou nenhuma relevncia jurdica. Diante da explicao da fragilidade jurdica do ato de indiciamento, de se concluir que o afastamento do servidor pblico unicamente por ele ter sido indiciado em crime de lavagem de dinheiro medida completamente desproporcional e que viola claramente o devido processo legal. Alm do indiciamento ser circunstncia extremamente precria, pode acontecer de o referido servidor possuir um cargo que nada tem a ver com o suposto crime de lavagem que teria cometido. Logo, seu afastamento geraria prejuzo ao interesse pblico at mesmo porque no haveria nenhum risco em ele continuar trabalhando. A melhor soluo legal seria o juiz, ao receber a denncia, diante do pedido expresso do Ministrio Pblico com a demonstrao da necessidade, decidir se seria caso de afastar cautelarmente ou no o servidor pblico que fosse acusado de lavagem de dinheiro. Essa foi, alis, a opo adotada pela Lei de Drogas (art. 56, 1, da Lei n. 11.343/2006).

Art. 17-E. A Secretaria da Receita Federal do Brasil conservar os dados fiscais dos contribuintes pelo prazo mnimo de 5 (cinco) anos, contado a partir do incio do exerccio seguinte ao da declarao de renda respectiva ou ao do pagamento do tributo. Alterao sem tanta relevncia para fins de concurso. Pode ser cobrada, no entanto, a nova redao do dispositivo.

BIBLIOGRAFIA BALTAZAR JNIOR, Jos Paulo. Crimes federais. 7 ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. BARROS, Marco Antonio de. Lavagem de capitais e obrigaes civis correlatas - com comentrios, artigos por artigos, Lei 9.613/98. 2 ed., So Paulo: Malheiros, 2007. BRASILEIRO, Renato. Lavagem ou ocultao de bens. Lei 9.613, 03.03.1998. In: GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches (Coord.). Legislao Criminal Especial. So Paulo: RT, 2009. ______. Manual de Processo Penal. Vol. 1, Niteri: Impetus, 2012. MAIA, Rodolfo Tigre. Lavagem de dinheiro (Lavagem de ativos provenientes de crime). Anotaes s disposies criminais da Lei n. 9.613/98. 1 ed., So Paulo: Malheiros. 1999. MORO, Srgio Fernando. Crime de lavagem de dinheiro. So Paulo: Saraiva, 2010. NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. 5 ed., So Paulo: RT, 2010.

Mrcio Andr Lopes Cavalcante* * Juiz Federal Substituto (TRF da 1 Regio). Foi Defensor Pblico, Promotor de Justia e Procurador do Estado.

Como citar este texto em trabalhos cientficos: CAVALCANTE, Mrcio Andr Lopes. Comentrios Lei n. 12.683/2012, que alterou a Lei de Lavagem de Dinheiro. Dizer o Direito. Disponvel em: http://www.dizerodireito.com.br. Acesso em: dd mm aa

You might also like