You are on page 1of 5

Um pouco mais sobre Disgrafia

A Disgrafia uma alterao da escrita normalmente ligada a problemas perceptivomotores. Sabe-se que necessrio adquirir certo desenvolvimento ao nvel de: - coordenao visuo-motora para que se possam realizar os movimentos finos e precisos que exigem o desenho grfico das letras; - da linguagem, para compreender o paralelismo entre o simbolismo da linguagem oral e da linguagem escrita; - da percepo que possibilita a discriminao e a realizao dos caracteres numa situao espacial determinada; cada letra dentro da palavra, das palavras na linha e noa conjunto da folha de papel, assim como o sentido direccional de cada grafismo e da escrita em geral. A escrita disgrfica pode observar-se atravs das seguintes manifestaes: O traos pouco precisos e incontrolados; O falta de presso com debilidade de traos; Traos demasiados fortes que vinquem o papel; A escrita desorganizada que se pode referir no s a irregularidades e falta de ritmo dos signos grficos, mas tambm a globalidade do conjunto escrito; O realizao incorrecta de movimentos de base, especialmente em ligao com problemas de orientao espacial, etc.

Disgrafia Se deu em origem neurolgicas, agrafias, que constituem uma manifestao das afasias e implicam anomalias do grafismo, as quais representam, de certo modo, equivalentes articulatrios da linguagem. Numa abordagem funcional, trata-se de perturbaes da escrita que surgem em crianas, e que no correspondem a leses cerebrais ou problemas sensoriais, mas a perturbaes funcionais. O sujeito no chega a fixar a relao entre os sons escutados e a representao grfica dos mesmos. Na Disgrafia motora, existe compreenso da relao entre os sons escutados e sua representao grfica, mas verifica-se dificuldades na escrita em consequncia de uma motricidade deficiente. A interveno e reeducao na Dislexia, Disortografia e Disgrafia dever ser sempre que possvel feita por equipas pluri e multidisciplinares. Com este texto pretende-se que o leitor possa se elucidar um pouco mais sobre o tema, e se for o caso possa explor-lo com uma outra atitude. Para tal livros como: -Dislexia, Disortografia e Disgrafia da (Mc Graw Hill) -Como apoiar um filho dislxico da (editora Estampa) So uma razovel ajuda, para um trabalho de reeducao pedaggica, os livros de

exerccios (Dislexia Vol 1 e 2, da Porto Editora), tambm so uma boa opo. A Dislexia pode trazer limitaes, cabe a voc procurar ajuda e trabalhar os seus pontos fortes arranjando estratgias para minimizar e ultrapassar algumas dessas limitaes. Nos diferentes aspectos da Dislexia, a DISGRAFIA caracterizada por problemas com a Linguagem Escrita, que dificulta a comunicao de idias e de conhecimentos atravs desse especfico canal de comunicao. H dislxicos sem problemas de coordenao psicomotora, com uma linguagem corporal harmnica e um traado livre e espontneo em sua escrita, embora, at, possam ter dificuldades com Leitura e/ou com a interpretao da Linguagem Escrita. Mas h dislxicos com graves comprometimentos no traado de letras e de nmeros. Eles podem cometer erros ortogrficos graves, omitir, acrescentar ou inverter letras e slabas. Sua dificuldade espacial se revela na falta de domnio do traado da letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. H disgrficos com letra mal grafada mas inteligvel, porm outros cometem erros e borres que quase no deixam possibilidade de leitura para sua escrita cursiva, embora eles mesmos sejam capazes de ler o que escreveram. comum que disgrficos tambm tenham dificuldades em matemtica. Existem teorias sobre as causas da Disgrafia, uma delas aborda o processo de integrao do sentido viso com a coordenao do comando cerebral do movimento. especialmente complicado para esses dislxicos, monitorar a posio da mo que escreve, com a coordenao do direcionamento espacial necessrio grafia da letra ou do nmero, integrados nos movimentos de fixao e alternncia da viso. Por isto, eles podem reforar pesadamente o lpis ou a caneta, no ponto de seu foco visual, procurando controlar o que a mo est traando durante a escrita. Por isto, tambm podem inclinar a cabea para tentar ajustar distores de imagem em seu campo de fixao ocular. Disgrficos, com frequncia, experimentam, em diferentes graus, sensao de insegurana e desequilbrio com relao gravidade, desde a infncia. Podem surgir atrasos no desenvolvimento da marcha, dificuldades em subir e descer escadas, ao andar sobre bases em desnvel ou em balano, ao tentar aprender a andar de bicicleta, no uso de tesouras, ao amarrar os cordes dos sapatos, jogando ou apanhando uma bola. Tarefas que envolvem coordenao de movimentos com direcionamento visual podem chegar a ser, at, extremamente complicadas. Dos simples movimentos para seguir uma linha e, destes, para o refinamento da motricidade fina, que envolve o traado da letra e do nmero e de suas sequncias coordenadas, podem transformar-se em trabalho especialmente laborioso. Razo porque se torna extremamente difcil para o dislxico aprender a escrever pela observao da sequncia de movimentos ensinadas pelo professor. Dificuldades tambm surgem na construo com blocos, no encaixe de quebra-cabeas, ao desenhar, ao tentar estabelecer valor e direcionamento ao movimento dos ponteiros do relgio na Leitura

das horas. A escrita, para o disgrfico, pode tornar-se uma tarefa muito difcil e exaustiva, extremamente laboriosa e cansativa, podendo trazer os mais srios reflexos para o desenvolvimento do ego dessa criana, desse jovem, a falta de entendimento, de diagnstico e do imprescindvel e adequado suporte psicopedaggico. DISGRAFIA O QUE ? A disgrafia tambm chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegvel. Algumas crianas com disgrafia possui tambm uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortogrficos. Mas no so todos disgrficos que possuem disortografia. A disgrafia, porm, no est associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual. Carcatersticas Principais: - Lentido na escrita. - Letra ilegvel. - Escrita desorganizada. - Traos irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. - Desorganizao geral na folha por no possuir orientao espacial. - Desorganizao do texto, pois no observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este ltimo acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. - Desorganizao das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omisso de letras, palavras, nmeros, formas distorcidas, movimentos contrrios escrita (um S ao invs do 5 por exemplo). - Desorganizao das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. - O espao que d entre as linhas, palavras e letras so irregulares. - Liga as letras de forma inadequada e com espaamento irregular. O disgrfico no apresenta caractersticas isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

Podemos encontrar dois tipos de disgrafia: - Disgrafia motora (discaligrafia): a criana consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenao motora fina para escrever as letras, palavras e nmeros, ou seja, v a figura grfica, mas no consegue fazer os movimentos para escrever. - Disgrafia perceptiva: no consegue fazer relao entre o sistema simblico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as caractersticas da dislexia sendo que esta est associada leitura e a disgrafia est associada escrita. Tratamento e orientaes: O tratamento requer uma estimulao lingstica global e um atendimento individualizado complementar escola. - Os pais e professores devem evitar repreender a criana. - Reforar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista. - Na avaliao escolar dar mais nfase expresso oral. - Evitar o uso de canetas vermelhas na correo dos cadernos e provas. - Conscientizar o aluno de seu problema e ajud-lo de forma positiva. "ESSAS CRIANAS PODEM SER EXTREMAMENTE BRILHANTES, CAPAZES DE EXCELENTES IDIAS, PORM COMPLETAMENTE INCAPAZES DE PASSAR PARA O PAPEL O POTENCIAL DE SUAS CABEAS". Dr. LEVINE, M.

You might also like