You are on page 1of 10

1

Caim e Abel: uma leitura de "Improbus amor", de Frederico Jos Correia, como processo de singularizao da personagem judia Abel
Daniel Santana de Jesus1 Resumo: Este trabalho tem por objetivo ressaltar a singularidade da personagem Abel no poema Improbus amor do autor romntico Frederico Jos Correia. A especificidade da caracterizao de Abel ser investigada em funo de sua identidade judaica vista como maldita. A base utilizada para esta leitura ser constituda por noes de intertextualidade e de heri romntico. Palavras-chave: Literatura brasileira; Romantismo; Antijudasmo; Personagem judia.

Frederico Jos Correia nasceu em 1817, em Caxias (MA), e morreu em 1881, em So Lus (MA). Bacharelou-se em Direito, no curso jurdico de Olinda, foi deputado, poltico, membro da Guarda Nacional, exerceu cargos pblicos e foi oficial da Ordem da Rosa. Tambm foi poeta, publicista, crtico, tradutor, jurista e parlamentar. patrono da cadeira n. 6 da Academia Maranhense de Letras2. Destacou-se como crtico no ambiente literrio maranhense, mas no como poeta. O exame de parte de sua fortuna crtica no permite consider-lo mais do que um escritor menor3. Seu nico livro de poesia Inspiraes Poticas, o qual foi editado duas vezes: a primeira, em 1848; a segunda, em 1868. Uma anlise de contedo que leve em conta os temas tratados na segunda edio de Inspiraes Poticas permite classificar seus poemas em dois grandes grupos. No primeiro predomina a idealizao da mulher pelo eu poemtico. J no segundo, identificam-se temas mais sombrios como melancolia, misantropia, tdio, ceticismo, morte, horror sobrenatural, entre outros. Neste grupo de poemas est includo Improbus amor. O nome Improbus amor4, pelo qual Correia substitui o ttulo original do poema, Abel e Elisa5, que figura na primeira edio, provavelmente baseado no

Graduou-se em Letras pela Universidade de So Paulo nas habilitaes de Portugus e Hebraico em 2005. Levantou dados sobre a caracterizao do judeu e do estrangeiro na literatura romntica brasileira como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (PIBIC/USP/CNPq) entre 2002 e 2005. Continua estudando a caracterizao do judeu na literatura romntica brasileira como mestrando da rea de hebraico da Universidade de So Paulo. Currculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=C155188. 2 Estas informaes biogrficas sobre o autor foram extradas da Enciclopdia de Literatura Brasileira, dirigida por Afrnio Coutinho e J. Galante de Sousa, e de Apontamentos de literatura maranhense, de Jomar Moraes, 1977, p. 136. 3 Os dois principais trabalhos consultados para reconstituir o ambiente literrio e a recepo da obra de Correia so Panorama da literatura maranhense, de Mrio Meireles (1955), e o de Jomar Moraes acima citado., 4 Correia, 1868, p. 185-201. O texto consultado para a anlise empreendida neste trabalho foi retirado desta edio de Inspiraes Poticas . 5 Correia, 1848, p. 51-52; 71-72; 105-108; 155-162 (O poema est disposto, nesta edio, em dezesseis pginas de numerao irregular).

verso Improbe amor, quid non mortalia pectora cogis?, da Eneida6. Consultando a traduo de Odorico Mendes, lemos: Os mortaes, fero amor, a quanto obrigas!7. Este verso da Eneida aparece, em latim, como epgrafe de Abel e Elisa, nome do poema Improbus amor na primeira edio de Inspiraes Poticas. O contexto do verso a trgica desiluso amorosa de Dido, rainha de Cartago, que abandonada pelo heri Eneias, urgido pelos deuses para continuar sua viagem pennsula itlica. A rainha suicida-se devido ao sofrimento pela separao e a outras circunstncias que a envolvem. Improbus amor um poema narrativo razoavelmente longo, constitudo por 365 versos. H muitos indcios de tratar-se de um romance, forma de poema narrativo surgida na Idade Mdia e cuja temtica muito associada ao amor corts. Em um primeiro momento, o romance seria facilmente confundido com outro gnero, a balada, visto as duas formas contemplarem tanto temas ligados a fantsticas aventuras cavalheirescas e lendas quanto o tema do amor corts. Mas os adjetivos romanesco e romantic, primeira vista derivados de romance, passam, depois, a designar ou sugerir o contedo amoroso veiculado pela forma romance (TAVARES, 1996, p.234; PREMINGER, 1965, p.544). Tambm o tema do amor marcante em Improbus amor. E, retomando a meno histria de Eneias e Dido, o tratamento do amor no poema de Correia caracteriza-se pela sua tragicidade. Mas este tratamento especifica-se mais ainda no poema em questo por dar grande relevncia figura do heri romntico. *** O enredo do poema consiste no seguinte: Abel e Elisa, os protagonistas referidos no ttulo do poema em sua primeira edio, so dois irmos judeus expulsos da Espanha em 1492 por ocasio do decreto do rei catlico Fernando contra os judeus. Os dois se estabelecem com a famlia na ilha de Ceuta ao que parece, uma regio um tanto inspita. medida que cresce, Abel torna-se uma pessoa isolada, o que chateia sua irm. Atendendo s suas splicas, o rapaz no mais se separa de Elisa e os dois so vistos continuamente juntos em passeios pela ilha. Mas Abel se apaixona pela irm e se angustia por no poder concretizar a unio incestuosa. Ele se desespera e decide aliviar seu sofrimento entregando-se morte que espera receber da Inquisio espanhola. Mas ele morre tentando, imprudentemente, chegar a Espanha a nado. Antes de partir ao encontro de seus possveis algozes, Abel deixa uma carta escrita para sua irm, confessando seu amor e seu intento suicida. Elisa tambm se desespera ao ler a carta e morre ao lanar-se ao mar na tentativa de alcanar o irmo. Em um trecho da carta que deixara irm antes de morrer, Abel estabelece uma comparao moral entre ele e Elisa:
Elisa (quanto bello este teu nome! Elysios era outrora a socegada Habitao das almas virtuosas,
6

Canto IV, 412. Consultei o texto latino em edio on-line: http://www.unicamp.br/iel/projetos/OdoricoMendes/LiberIV.rtf. 7 Consultei a traduo de Odorico Mendes em edio on-line: http://www.unicamp.br/iel/projetos/OdoricoMendes/Livro04.rtf. O verso 412 do Canto IV da Eneida consta como o verso 452 do mesmo Canto no texto on-line da traduo de Odorico Mendes.

Em perfeito contraste com o inferno, Que lhe era visinho; e tu, Elisa, s o symbolo dessa paz profunda, Innocente e feliz que s ainda! Mas o meu, irman, quo pouco assenta No teu misero irmo, que to somente Tem do primeiro Abel a triste sina, No a alma celeste e a candura! (vv. 250-260)

Abel se compara a um outro Abel, moralmente prototpico e anterior a ele. Dada a influncia da tradio crist na cultura ocidental, muito provvel que o leitor formado nesse contexto, ao menos, deduza que esse primeiro Abel seja a vtima da famosa e trgica histria do assassinato praticado por Caim no livro de Gnesis, primeiro livro da Bblia crist e da Bblia hebraica. Nessa histria, Caim e Abel, filhos do primeiro casal, Ado e Eva, apresentam sacrifcios a Deus. Abel oferece animais selecionados de seu rebanho e Caim oferece frutas e legumes. Deus se agrada da oferenda de Abel, mas despreza a de Caim. Este se entristece por ter sido preterido e, mesmo orientado por Deus a controlar seus instintos, mata o irmo. Caim castigado por Deus com o exlio. Aqui se ressalta o destino trgico da personagem bblica Abel com a qual o Abel de Correia se identifica no trecho citado h pouco. Essa narrativa foi apropriada por uma tradio de interpretao crist que remonta aos prprios textos bblicos. No Evangelho Segundo So Lucas, Jesus se dirige aos seus adversrios ideolgicos dizendo:
Eis por que a Sabedoria de Deus disse: Eu lhes enviarei profetas e apstolos; eles mataro e perseguiro a alguns deles, a fim de que se peam contas a esta gerao do sangue de todos os profetas que foi derramado desde a criao do mundo, do sangue de Abel at o sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o Santurio. Sim, digo-vos, sero pedidas contas a esta gerao! (Lucas 11: 49-51)

No trecho citado, Abel est includo em um grupo constitudo por profetas. De acordo com o mesmo trecho, o que caracteriza este grupo, entre outras coisas, a possibilidade de seus componentes serem injustamente hostilizados at a morte. Da por que Deus pediria contas aos assassinos de seus eleitos. Aqui se ressalta outra caracterstica do Abel bblico, referido pelo protagonista de Improbus amor, que a sua boa ndole, e com a qual o segundo Abel no se identifica. Em suma, nesta comparao entre o Abel de Improbus amor e seu homnimo da tradio crist verificam-se duas operaes. A primeira a manuteno de uma caracterstica do primeiro Abel na elaborao do Abel de Frederico Jos Correia. Ou seja: o seu destino trgico. A segunda a transformao de um elemento do primeiro na constituio de seu homnimo em Improbus amor. Isto : enquanto o primeiro Abel caracteriza-se por ser moralmente bom, o segundo no se identifica com ele nesse mbito. possvel integrar estas duas operaes como constituintes de um mesmo procedimento de composio se se estudar a figura de Abel em Improbus amor a partir de sua insero na conveno do heri romntico, bem caracterstica do Romantismo de feio mais sombria. Ao contrrio dos heris de Homero, que aparecem na Ilada e na Odisseia como representantes de uma coletividade, o heri romntico caracteriza-se, entre outras coisas, justamente pelo conflito, mesmo que apenas interior, com esta mesma

coletividade8. Como o heri clssico, ele possui caractersticas fsicas e psicolgicas que o elevam acima de seu meio, como maior inteligncia, fora, em meio a outros elementos. No entanto, ele tambm possui qualidades que o opem mesmo vida da coletividade. Um prottipo desta categoria encontra-se em Ren de Chateaubriand, publicado pela primeira vez em 1802 (CHATEAUBRIAND, I, 1969, p.101-146). Ren o relato em primeira pessoa das vicissitudes existenciais da personagem homnima. Na verdade, esta obra um trecho de O gnio do cristianismo, editado no mesmo ano. Ren teve to grande fortuna entre o pblico que Saint-Beuve chega a lamentar, em 1831, que Chateaubriand s fosse lembrado por esse livro (Chateaubriand: op. cit., ix). Em prlogo ao Gnio do Cristianismo, na parte em que se refere a Ren, Chateaubriand fala de sua inteno moralista de apresentar o progresso e as desastrosas consequncias de um sentimento que ele aponta como o desejo por algo vago, indeterminado (Idem: p. 112)9. Chateaubriand lana um alerta contra este sentimento, novo sua poca, e que teria sido sugerido por obras de Rousseau e pelo Werther de Goethe (Idem: p.109; 114). Tal disposio de esprito seria intil, seno prejudicial, vida em sociedade, podendo levar loucura ou at morte (Idem: p. 114). Pode-se identificar essa disposio de esprito em diversos elementos ao atentarmos para a caracterizao da personagem Ren. Ele se destaca na sociedade por ser um rico aristocrata. Alm disso, sua sensibilidade contemplativa e religiosa por demais acentuada em relao das pessoas comuns, como se l na descrio da disposio belamente denominada superabundncia de vida:
La solitude absolue, le spectacle de la nature, me plongrent bientt dans un tat presque impossible dcrire. Sans parents, sans amis, pour ainsi dire seul sur la terre, nayant point encore aim, jtais accabl dune surabondance de vie. (CHATEAUBRIAND, I, 1969, p. 128)
Formatado: Francs Frana

Alm disso, ele um aristocrata tambm do esprito:


Trait partout desprit romanesque, honteux du rle que je jouais, dgot de plus en plus des choses et des hommes, je pris le parti de me retirer dans un faubourg pour y vivre totalement ignor. (CHATEAUBRIAND, I, 1969, p. 127).
Formatado: Francs Frana

Mas tais caractersticas no constituem o perfil de algum que no possa se entediar tanto da vida em sociedade consequncia de sua aristocratizao do esprito quanto da vida solitria e buclica que o agradou em um primeiro momento. Nesse estgio, seu lao social unicamente com a irm10. Sua vida marcada por muitas viagens, como que para tentar aliviar sua angstia existencial. Ele morre no massacre imposto pelos franceses tribo dos Natchez, na Louisiana, em 1727 evento apropriado ficcionalmente por Chateaubriand. A caracterizao do Abel de Improbus amor bastante parecida com a de Ren. Abel entediado, pois :

O heri surge na pica clssica como substituto do deus do mito e representante dos anseios da sociedade (PREMINGER, 1965,, p. 543). Como o cavaleiro dos romances medievais, representante de virtudes especificamente crists, mas est envolto em grandes aventuras fantsticas e sem nexo evidente com a realidade social, alm de ser mais sentimental (PREMINGER, 1965, p. 487; TAVARES, 1996, p.234). Por fim, o heri romntico j no prottipo dos valores coletivos. 9 Armand Hoog (1954) chama a este sentimento mal do sculo. Este termo bastante consagrado para se designar a melancolia representada no Romantismo. 10 A afeio por Amlie levou Ren a pensar na possibilidade, mesmo que remota, de um incesto.

...um desses jovens infelizes Para quem cedo a vida se converte Num medonho deserto sem limites, Purgatrio peor que o do Poeta. (versos 46-49)

Abel tambm misantropo e ultrassensvel:


Cedo nelle o amor manifestou-se Da solido, terrivel conselheiro Pros gnios, como o seu, naturalmente Meditativos, tristes e sensiveis. Amou primeiro a caa, mas a caa Breve lhe pareceo um passatempo Que deshonrava a quem o exercia. Assim, todo o amor dos seus desejos Converteo-se no amor da soledade. Subir ao rude cimo das montanhas: Contemplar, ao passar, os precepicios; Embrenhar-se nos bosques e nas selvas; Vr de perto o horror das tempestades, Levar horas inteiras, pensativo, Vendo o mar e ouvindo os seus lamentos, Tal era o seu recreio de costume, E nisso achava um gosto indefinivel, Que s sentem as almas como a sua. (versos 50-67)

Se a superioridade de Ren em relao ao seu entorno social a sua origem aristocrtica, j Abel um prottipo de beleza masculina:
Ambos da mesma idade, era o mancebo [Abel] O modelo do bello masculino E a donzella [Elisa] o do bello feminino... (versos 33-35)

Sem contar que, igual a Ren, Abel cultivava a aristocracia de esprito:


Amou primeiro a caa, mas a caa Breve lhe pareceo um passatempo Que deshonrava a quem o exercia. (versos 54-56)

Por fim, Abel tambm morre tragicamente. Mas h algumas qualidades que o singularizam dentro da categoria de heri romntico em relao ao prottipo que Ren. Em primeiro lugar, a paixo incestuosa de Abel por Elisa bem mais explcita do que a simples sugesto de paixo no caso de Ren e sua irm Amlie vista mais como possibilidade horrorosa11:
Elisa, minha irman, sabe-o agora, Eu te amo com esse amor ardente,
11

Ver Mario Praz, 1996, p. 83. Em no poucas passagens de Les Natchez, romance de Chateaubriand publicado em 1836, h a sugesto de que Ren alimenta uma paixo incestuosa por Amlie.

Com esse amor de sexo violento Que do caro objecto ao gozo aspira. (versos 269-272)

No entanto, no mbito da conveno do heri romntico, o principal elemento de singularizao de Abel em relao a Ren certamente seu judasmo, como representado em Improbus amor. O judasmo de Abel uma marca que o torna mais propriamente marginal, se comparado com Ren, que era um aristocrata prspero. Enquanto Ren se entedia da sociedade e a abandona voluntariamente, os versos de Improbus amor do a entender que a integrao social plena de Abel foi afetada negativamente pela sua origem:
Quando tingio Cain as mos nefarias No sangue do irmo, em sua ira, O Senhor o maldisse e condemnou-o A fugitivo andar e vagabundo Pela terra, em castigo do seu crime: Sentena que aterrou o condemnado E abrangeo a sua descendencia!.. Abel e Elisa, de hebraica origem, Na patria de Pelagio ao mundo vindos (Reinava ento Fernando; e com a tomada De Granada, acabara em toda a Hespanha O odioso jugo sarraceno), Tivero que cumprir a sua parte Na maldio fatal, de terra em terra Com seus pais um asylo mendigando. Na Africa o acharo. - Junto Ceuta Que as Quinas ento ja possuio, Pobre casa de campo habitar foro Os miseros proscriptos vagabundos, quem demais os bens foro tirados, Por dizer-se que perros pertencio... (versos 9-29)

Em Improbus amor, todo o povo judeu, por ocasio de sua expulso da Espanha, representado como herdeiro do castigo divino sobre Caim12. H um elemento da tradio crist que procura explicar o exlio judaico, que durou de 70 d.C. at 1948, com a criao do segundo Estado, a partir da herana da maldio de Caim, tambm perptuo exilado. Associa-se mesmo a figura de Caim com a do Judeu Errante, outro heri romntico (MACCOBY, 1986, p.241). *** Uma boa sntese do processo social da demonizao da figura do judeu pela tradio crist, que embasa a elaborao da figura do Judeu Errante, est no captulo Os agentes de Sat II: o judeu, mal absoluto do livro Histria do medo no Ocidente, de Jean Delumeau. Ele identifica o judeu como um dos elementos que causavam grande ansiedade na civilizao crist ocidental no perodo da Idade Mdia. As duas fontes de um sentimento antijudaico, nomeado pelo autor como antijudasmo, seriam a percepo
12

Caim tambm um prottipo de heri romntico (LOPES, 1997, p. 279)

da minoria judaica como forte concorrente econmica dos cristos e a identificao do judeu como mal absoluto em um nvel religioso (DELUMEAU, 1989, p. 278). Delumeau refere que o motivo religioso prepondera sobre o econmico na composio do antijudasmo a partir do sculo XVI (Idem: p. 280). Quanto a esse elemento religioso, Delumeau o situa em uma longa crise da Igreja comeada com o Grande Cisma [sculo XIV], e depois continuada pelas guerras hussitas, o avano turco e finalmente a secesso protestante engendraram nos meios eclesisticos endurecimentos doutrinais e um medo maior do perigo judeu (Idem: p. 283). Um elemento que potencializa a representao do judeu como um agente do diabo a acusao de deicdio. H uma tradio crist que culpa os judeus pela crucificao de Cristo. Mas o curioso da Idade Media e de parte da Moderna que h no s uma imagem do judeu como a de algum que matou Cristo, mas a de algum que o continua matando. A profanao da hstia, que representa o corpo de Cristo, e o derramamento do lquido sagrado do clice, que representa o sangue de Cristo, seriam uma maneira de matar ritual e simbolicamente Cristo (Idem: p. 295). O mesmo se pode dizer dos assassinatos rituais de que os judeus eram acusados. Segundo tal acusao, os judeus, por volta da Pscoa crist, sequestravam uma criana crist, que representaria o prprio Cristo, e a matavam de modo a repetir ritualmente a Crucificao (Idem: p. 295296). Dentro desse contexto, o longo perodo de exlio e demais sofrimentos suportados pelo povo judeu so explicados como consequncia lgica do pecado de um povo que matou e continua matando Cristo (Idem: p. 293). Retomando a associao que o narrador de Improbus amor faz entre a maldio de Caim e o exlio do povo judeu, podemos fazer o seguinte raciocnio. Por um lado, Caim condenado a vagar sem descanso pela Terra, assim como os judeus. Caim amaldioado por ter cometido um crime. Logo, plausvel pensar que o mesmo teria acontecido aos judeus por terem cometido um crime tambm. Tal crime que culpabiliza toda uma coletividade bem pode ser o deicdio. *** Considerando-se a relevncia de um judasmo visto como maldito no destino de Abel, o descompasso entre ele e o mundo d-se com a sociedade crist. Em conversa com a irm, Abel manifesta seu rancor contra os cristos por causa da condio em que ele e a famlia vivem:
Serena era a manhan, e to brilhante, Que ao longe se via o Atlantico, esquerda, volvendo as suas vagas, E em frente a Hespanha. Vendo Elisa Pensativo o irmo, Abel, lhe disse, Olha, la a terra em que nascemos. Sabes tu o que sinto, quando a vejo? Uma saudade intensa desse tempo Em que ainda eramos pequenos. E tu, nunca disso te lembraste? - Sim, mas para odiar os que la moro, Que nos baniro della injustamente, E demais a fortuna nos roubaro (versos 199-211)

O prprio odiado mundo cristo instrumento que Abel pretende utilizar para se entregar morte:
Sabes ja da paixo que por ti sinto. Contra ella um partido s me resta. Acaba de na Hespanha publicar-se Um novo bando contra a nossa raa, Em que o nosso catholico nimigo (sic) Condemna ao Santo-Officio todo aquelle De ns que se encontrar nos seus estados. O que o Santo-Officio tu os sabes, E a morte que nelle d-se aos nossos; Mas o que certamente tu ignoras que vou entregar-me esses homens E receber a morte (irman, no tremas!). sim, barbara, a morte das torturas; Mas no passa por isso de ser morte. Antes de la chegar, ja saboreio O prazer dos tormentos que me aguardo, E me preparo para o sacrificio; To alegre e contente, como dizem Que marchavo os martyres de Christo Para os circos romanos, onde feras Bravejavo, de fome enraivecidas. Certamente, quando esta receberes, Ja nas mos estarei dos meus algozes. (versos 305-327)

Em suma, a singularizao de Abel em relao a Ren d-se no sentido de o tornar mais marginal do que este. Principalmente em funo de seu judasmo. A condio judaica de Abel, vista como maldita, est inserida no mbito da fatalidade e do destino considerados em uma perspectiva crist. Fatalidade e destino caracterizam-se por representarem uma esfera inacessvel s possibilidades de ao do indivduo. Essa ideia de destino maldito, expressa logo no comeo do poema, pode sugerir ao leitor que todos os demais elementos sombrios que aparecem na caracterizao de Abel so decorrncia deste elemento sombrio mais determinante, que o seu judasmo. Alm disso, a caracterizao de Abel em Improbus amor denuncia uma tendncia de identificao com a figura de Caim na tradio crist. Tal constatao se ressalta ainda mais se se lembrar que nessa tradio Abel justamente o antpoda de Caim.

*** Na apropriao do Abel da tradio crist para a constituio de um Abel pertencente ao grupo do heri romntico, a manuteno da caracterstica do destino trgico relevante. Mas o destino trgico do primeiro Abel d-se de modo a ressaltar sua inocncia, sua virtude, enquanto o destino trgico do Abel de Improbus amor, dentro da conveno do heri romntico, antes uma consequncia do desregramento de sua sensibilidade. Quer dizer: uma caracterstica que ressalta algo edificante no

primeiro Abel reaparece em um outro contexto: ressalta-se agora uma ndole autodestrutiva, entre outras coisas, e aqui vista como contrria do primeiro Abel. Mas por que transformar um mrtir da inocncia e da virtude, como o Abel bblico, em um Abel maldito e comprometido com suas paixes? Ainda dentro do contexto das convenes de um romantismo sombrio, pode-se citar uma formulao de Octavio Paz bastante sugestiva no que diz respeito ao contedo dessa pergunta:
... uma das correntes mais poderosas e persistentes da literatura moderna: o gosto pelo sacrilgio e pela blasfmia, o amor pelo estranho e pelo grotesco a grande inveno romntica. Precisamente a ironia (...): amor pela contradio que cada um de ns e conscincia dessa contradio (...) Foi a primeira e mais ousada das revolues poticas, a primeira a explorar os domnios subterrneos do sonho, do pensamento inconsciente e do erotismo. (1984, p. 63)

BIBLIOGRAFIA
CHATEAUBRIAND, Franois-Ren, Visconte de. Oeuvres romanesques et voyages. Paris: Gallimard, 1969, volume I. CORRIA, Frederico Jos (1817-1881). Inspiraes poticas. Maranho: Typ. De J. A. G. Magalhes, 1848, 339 (i.e. 253) [4] p [errors in paging: no. 167-176, 201-254, 281-300, 305-306]. _________________________________. Inspiracoes poticas. 2a edio. Maranhao: Antonio Pereira Ramos D'almeida, 1868. DELUMEAU, Jean. Os agentes de Sat II: o judeu, mal absoluto. In: Histria do medo no Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 278-309. HOOG, Armand. Who invented the mal du sicle?: a study in responsibilities. In: Yale French Studies, no. 13, Romanticism Revisited, 1954, p. 42-51. Traduo de Beth Brombert. Stable URL: http.jstor.org/sici=0044-0078%281954%290%3A13%3C42%3AWITMDS%3E2.0.CO%3B2-J [Yale French Studies is currently published by Yale University Press]. LOPES, Hlio. O titanismo romntico. In: Letras de minas e outros ensaios. So Paulo: Edusp, 1997, p. 279-282. MACCOBY, Hyam. The Wandering jew as sacred executioner. In: HASAN-ROKEM, Galit & DUNDES, Alan (eds.) The Wandering Jew: essays in the interpretation of a Christian legend. [s/l]: Indiana University Press/Bloomington, 1986. MEIRELES, Mrio Martins (1915 ). Panorama da liteatura maranhense. So Lus [Brasil, 1955], 255 p. (Biblioteca da Academia Maranhense de Letras). MORAES, Jomar. Apontamentos de literatura maranhense: uma abordagem contextual que leva em conta os fatores polticos, sociais e econmicos. 2 edio aumentada. So Luz: Edies SIOGE, 1977, 273 p. PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo vanguarda. Traduo de Olga Savary a partir do original Los hijos del limo (1974). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romntica. Traduo de Philadelpho Menezes a partir de La carne, la morte e il diavolo nella letteratura romantica. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996 (Coleo Repertrios).

10

PREMINGER, Alex (ed); WARNKE, Fran J. & HARDSON, Jr., O. B. (associated eds.). Encyclopedia of Poetry and Poeticis. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1965. TAVARES, Hnio. Teoria literria. 11 edio revista e atualizada. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Villa Rica, 1996, 526 p. VIRGLIO. Eneida (texto original e traduo de Odorico Mendes consultados em verses eletrnicas respectivamente http://www.unicamp.br/iel/projetos/OdoricoMendes/LiberIV.rtf e http://www.unicamp.br/iel/projetos/OdoricoMendes/Livro04.rtf) VVAA. A Bblia de Jerusalm. [2a edio]. So Paulo: Paulus, [1985].

You might also like