You are on page 1of 3

Grcia Antiga

Dois livros importantes para a histria da essncia do povo grego: A Eliada- fala sobre a guerra de tria. A Odisseia- fala sobre uma aventura de ulisses. Ambos do autor Homero- um poeta cego. Cidade mais importante da Grcia e hoje smbolo da cultura grega, situada na tica.

Atenas, ficava

A agricultura e a pecuria

ocupavam maior parte dos atenienses, que viviam do cultivo do trigo, cevada, vinho e sobretudo do azeite. Apesar do solo da tica ser muito pobre. Em volta da cidade cultivavam-se produtos agrcolas, e nas montanhas criava-se o gado, especialmente, cabras e carneiros. Atenas tinha a acrpole( uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nvel do mar, em Atenas,capital da Grcia, e abriga algumas das mais famosas edificaes do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. ) lugar onde se construam os edifcios mais importantes, entre eles o templo Partenom, destinado a honrar a Deus a Palas Atenas, protetora de Atenas cujas virtudes eram a inteligncia e a sabedoria. Monumento construdo como parte de um grande projeto de Pericles( o maior governador que Atenas j teve). Na Grcia viviam trs grandes filsofos: Scrates, Plato e Aristteles, considerados os mais inteligentes do mundo. Sua poltica era a democracia, ou seja, o governo do povo. O termo democracia tem origem grega e , formado por duas palavras: demos- povos e kratos- poder. Assim a democracia o regime poltico no qual a soberania exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidados, que exercem o sufrgio universal. Esse tipo de governo foi denominado por Aristteles de Democracia. Trata-se de uma democracia direta. O cidado no representado por ningum. Ele mesmo era o seu representante das suas idias em praa pblica. Do ponto de vista terico a democracia era brilhante, mas na prtica existiam algumas limitaes. Dentro dessa cidade-estado havia 3 classes sociais: os cidados, os metecos e os escravos.

Os cidados- eram livres e sua principal ocupao era o governo de Atenas, embora
alguns tambm se dedicassem a agricultura. Eles no estavam sujeitos a impostos e no eram os nicos que possuam terras. A mulher do cidado ocupava maior parte do seu tempo com lidas domsticas e por ser mulher no tinha direitos polticos, no podendo ser considerada cidad.

Os metecos: eram os estrangeiros que habitavam Atenas, no tinham direitos

polticos, embora fossem homens livres, pagavam impostos e cumpriam o servio militar. No podiam casar com as mulheres de atenienses e nem possuir terras, porm podiam exercer atividades sociais e intelectuais. Suas principais atividades a que se dedicavam era o artesanato e o comrcio. No eram obrigados a prestar servia militar, mas se mostrassem bravura nos sues atos podiam ser considerados cidados. Tambm no podiam possuir terras porque eram considerados estrangeiros. Por sua vez os escravos, no eram livres e cabiam-lhes os servios mais duros. Os escravos constituam mais da metade da populao. Era o grupo menos privilegiado, formado sobretudo por prisioneiros de guerras, pessoas raptadas por piratas ou por aqueles que tinham sido condenados por dvidas. Faziam os trabalhos mais duros, quando cultos, ocupavam um lugar de destaque na educao dos jovens atenienses. No tinham, portanto, quaisquer direitos civis ou polticos. O artesanato estava muito desenvolvido. Os arteses fabricavam vasos cermicos, esttuas, armas, navios. Para sua confeco exploravam o barro, o mrmore, a madeira e os minrios. Mas, Atenas tinha falta de cereais e de matrias-primas para o artesanato. Os gregos adoravam a beleza, por isso foram os melhores artistas que o mundo j viu. A arte da Grcia antiga conhecida como arte clssica.

Povo Esparta: povo temido que se dedicava sua vida a arte de guerra, e cuja a
maior virtude era a valentia. Por lei deveriam ser fortes e saudveis. A partio do exrcito comea aos 20 anos de idade at os 60 anos de idade. O esporte da Grcia era importante, pois tinham jogos olmpicos que reuniam representantes de todas as cidades gregas e enquanto esse evento se realizava ,as guerras eram proibidas, as olimpadas eram to importantes que interrompiam qualquer tipo de conflito entre os povo s gregos durante os jogos. As olimpadas se realizavam a cada 4 anos e o vencedor ganhava uma coroa de louros, pois o que interessava era a glria.

Alexandre, o grande:Quando Alexandre tinha 13 anos, seu pai incumbiu um dos


homens mais sbios da sua poca, Aristteles, de educ-lo. Alexandre aprendeu retrica, poltica, matemtica, cincias fsicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela histria grega e pela obra de autores como Eurpides e Pndaro. Tambm se distinguiu nas artes marciais e na doma de cavalos, de tal forma que em pouco tempo dominou Bucfalo, que viria a ser seu inseparvel cavalo. Alexandre era admirador dos trabalhos de Homero, ele gostava tanto de Ilada que adotou Aquiles como seu exemplo de vida. Apesar do apelido dado por causa da grandeza de suas conquistas, Alexandre media apenas 1,52m. Alexandre acreditava ser descendente de Aquiles que em sua poca foi cultuado como um deus e um dos grandes personagens da batalha em Tria. De acordo com a lenda, Aquiles foi atingido no calcanhar por uma flecha disparada pelo amante de Helena, Pris - tambm conhecido pelo nome de Alexandre. Aos 16 anos, Alexandre j se encarregava das colnias quando o Rei Filipe estava de viagem. Nesta mesma poca, fundou sua prpria colnia, Alexandrolitas. Na arte da guerra recebeu lies do pai, militar experiente e corajoso, que lhe

transmitiu conhecimentos de estratgia e lhe atribuiu dotes de comando. Alexandre teve oportunidade de demonstrar seu valor aos 18 anos, quando, no comando de um esquadro de cavalaria, venceu o batalho sagrado de Tebas na batalha de Queroneia em 338 a. C. Alexandre destaca-se nesta batalha, comandando a cavalaria macednia. Alexandre tinha uma irm tambm chamada Clepatra (356-308 a.c), filha de Olmpia e do rei Filipe. A segunda esposa do pai de Alexandre foi forada a cometer suicdio e seu filho com Filipe foi morto Depois do assassinato de seu pai, Alexandre, aos 20 anos, subiu ao trono da Macednia e se disps a iniciar a expanso territorial do reino. Para to rdua campanha contou com poderoso e organizado exrcito, dividido em infantaria, cuja principal arma era uma lana de 5,5 metros de comprimento, mquinas de guerra (como catapultas, aretes, balistas) e a cavalaria, que constitua a base do ataque. Muitos dos princpios da sociedade Moderna e modo que o mundo visto e pensado hoje, foram influenciados por essas pessoas que viveram no mar egeu a 2.600 anos. Vale lembrar tambm que a Grcia teve os principais 12 deuses que moravam todos juntos no Palcio do Olimpo em Atenas e quem os governava era Zeus,

You might also like