You are on page 1of 147

Captulo 6: Escoamento Externo

Efeitos Viscosos e Trmicos

Conceitos fundamentais Arrasto total Arrasto viscoso e de presso Transferncia de calor

Fluido
qualquer substncia que se deforma continuamente quando submetido a uma tenso de cisalhamento, ou seja, ele escoa.

Tenso de cisalhamento:
Age tangencialmente superfcie do material.

Fluidos existem como lquido (gua, gasolina), gs (ar, hidrognio) e como uma combinao de lquido e gs (vapor mido).

Propriedades de um fluido
So vrias as propriedades que permitem distinguir os fluidos e que so independentes do seu movimento: Densidade; Presso de vapor; Tenso superficial (atrao molecular de um lquido prximo de uma superfcie ou outro fluido); Velocidade do som (velocidade na qual a onda acstica se movimenta no fluido).

Fluidos incompressveis x compressveis


Fluidos compressveis So aqueles que apresentam variao na densidade quando escoam: usualmente os gases. Fluidos incompressveis So aqueles que no apresentam variao da densidade quando escoam (densidade constante ao longo do escoamento): usualmente lquidos e alguns gases. Neste curso sero considerados apenas os fluidos incompressveis.

Escoamento incompressvel x compressvel


A diferena entre o escoamento incompressvel e compressvel pode ser verificado atravs do nmero de Mach:

Onde V a velocidade do fluido e c a velocidade do som. Esta equao permite determinar qual o escoamento de um fluido.

Escoamento incompressvel x compressvel

Gases: Se M < 0,3 escoamento incompressvel. Se M > 0,3 escoamento compressvel. M = 1,0 escoamento crtico (barreira do som no vo de aeronaves). Se M > 1,0 escoamento supersnico. Lquidos: o escoamento ser incompressvel pois a velocidade de som dos lquidos muito grande: Ex: Velocidade do som na gua cerca de 1.500 m/s.

Escoamento incompressvel x compressvel


Escoamentos incompressveis de gases: Escoamentos de ar em sistemas de ar condicionado e de aquecimento; Escoamentos em torno de automveis; Escoamento de ar em volta de edifcios. Escoamentos compressveis de gases Aerodinmica de aeronaves de alta velocidade; Escoamento de ar atravs de turbinas a jato; Escoamento de vapor atravs de uma turbina em usinas termoeltricas.

Movimento de um fluido
Pode ser analisado segundo duas descries: Lagrangiana: a descrio de movimento na qual as partculas individuais so observadas em funo do tempo. Torna-se uma tarefa bastante difcil quando o nmero de partculas muito grande, como no escoamento de um fluido. Euleriana: a descrio de movimento na qual as propriedades de escoamento (como a velocidade) so funes do espao e do tempo. A regio de escoamento considerada o campo de escoamento.

Campo de escoamento
uma representao do movimento do fluido no espao em diferentes instantes. A propriedade que descreve o campo de escoamento a velocidade. A velocidade tem componentes nas trs coordenadas cartesianas (x, y, z) e pode variar com o tempo. Assim, o campo de escoamento como uma fotografia do movimento do conjunto de partculas e suas velocidades no instante t.

Campo de escoamento

Linhas de corrente: definidas como a linha contnua que tangente aos vetores velocidade ao longo do escoamento num dado instante t. As linhas de corrente so sempre paralelas ao escoamento.

Escoamento externo X interno


Escoamento externo aquele que ocorre externamente a uma superfcie slida, onde o fluido est em contato com uma nica fronteira slida;

Escoamento interno aquele que possui fronteiras limitando o campo de escoamento;

Escoamento Interno

No escoamento interno, os efeitos viscosos causam perdas energticas substanciais e so responsveis por grande parte da energia necessria para transportar leo e gs em tubulaes.

Fora externa total no VC


A fora externa total atuando em um VC :

Tenso de cisalhamento
Ao encontrar uma fronteira slida, o fluido se deforma devido aplicao de foras de cisalhamento (que agem paralelamente s superfcies do fluido). Enquanto esta fora estiver atuando, o fluido continuar se deformando. Esta fora resultado de uma tenso (de cisalhamento) agindo sobre o fluido, que exerce uma oposio ao movimento do fluido. Energia deve ser fornecida para vencer esta resistncia e manter o escoamento.

Tenso de cisalhamento
Existem fluidos em que a relao entre a tenso de cisalhamento e a taxa de deformao linear e pode ser expressa por:

Tenso de cisalhamento

A taxa de deformao proporcional variao da velocidade do fluido na direo normal ao escoamento.


A taxa de deformao diferente para diferentes fluidos.

Viscosidade dinmica
uma propriedade intensiva, tambm conhecida como viscosidade absoluta. Como relaciona tenso de cisalhamento e velocidade local est diretamente associada com o transporte de momento e portanto uma propriedade de transporte. No SI : N.s/m2 Apresenta valores tabelados variando com a temperatura e da presso: Varia muito com a temperatura e pouco com a presso.

Fluidos newtonianos X no newtonianos


Quando existe a relao linear entre a tenso de cisalhamento e a taxa de deformao resultante, os fluidos so chamados de newtonianos: gua, leos, etc. Neste caso a expresso para determinar a tenso de cisalhamento vlida. Nesse curso s trabalharemos com fluidos newtonianos. Quando o fluido no apresenta uma relao linear entre a tenso de cisalhamento e a taxa de deformao so conhecidos como fluidos no newtonianos: Pastas de dentes, tintas, ketchup, etc.

Gradiente de velocidade
Devido o princpio da aderncia (ou do no escorregamento) o fluido em contato com uma superfcie slida (por exemplo uma mesa) possui a velocidade da superfcie. Na medida em que afasta da parede, a velocidade do fluido relativa parede aumenta, variando desde a velocidade da superfcie (zero) at um valor mximo finito (U). Essa variao de velocidade chamado de perfil de velocidade ou gradiente de velocidade. A tenso de cisalhamento age no sentido de resistir ao movimento do fluido, sendo mxima na superfcie onde no existe movimento relativo.

Camada Limite
uma camada relativamente fina onde os efeitos das tenses viscosas de cisalhamento so preponderantes (ou seja, o escoamento viscoso). Logo, na camada limite que existe o gradiente de velocidade. A espessura da camada limite, , corresponde a distncia a partir da qual o valor da velocidade do fluido corresponde a uma frao da velocidade a montante U.

Logo: u = 0 em y = 0 u = 0,99 U em y =

Fora da camada limite


Fora da camada limite o fluido escoa com velocidade U, paralela superfcie slida, como se ela no existisse. Por isto, fora da camada limite os efeitos viscosos so desprezveis e o escoamento pode ser tratado como sem viscosidade ou invscido (x = 0).

Nesta extremidade da camada limite em que o escoamento no-viscoso, a equao de Bernoulli pode ser vlida.

Escoamento na camada limite


Experimentos mostram que existem dois regimes de escoamento na camada limite: laminar e turbulento. Escoamento laminar: fortemente ordenado
As partculas mantm seu padro de comportamento; O mecanismo de difuso somente o molecular; O escoamento se processa na forma de lminas sobrepostas.

Escoamento turbulento: fortemente desordenado


As partculas no apresentam um padro de comportamento; O mecanismo de difuso no somente o molecular; Ocorre difuso devido ao movimento desordenado das partculas choques.

Laminar

Turbulento

Escoamento na camada limite


Os regimes de escoamento laminar e turbulento podem ser caracterizados considerando-se a relao entre a fora de inrcia numa partcula fluida e a fora viscosa agindo nessa partcula fluida.

Essa relao adimensional e conhecida como Nmero de Reynolds (Re).

Escoamento na camada limite


O regime de escoamento depende de trs parmetros fsicos: 1- Escala de comprimento do campo de escoamento: L Como por exemplo o comprimento da placa, o dimetro de um duto, etc.. Se essa escala de comprimento suficientemente grande, o distrbio de escoamento pode aumentar, tornando-o turbulento. 2- Escala de velocidade:

Para uma velocidade suficientemente alta, o escoamento pode ser turbulento.

3- Viscosidade cinemtica:

- razo entre a viscosidade dinmica e a densidade:

A viscosidade alta tende a amortecer as perturbaes, dissipando sua energia, evitando o movimento desordenado. Para uma viscosidade cinemtica relativamente pequena, o escoamento pode ser turbulento.

Escoamento na camada limite


A combinao dos parmetros comprimento, velocidade e densidade referem-se fora inercial numa partcula fluida. A combinao dos parmetros comprimento, velocidade e viscosidade referem-se fora viscosa agindo nesta partcula fluida. Estes parmetros podem ser combinados em um nico parmetro, conhecido como Nmero de

Reynolds:

Nmero de Reynolds

Existe um valor crtico de Re acima do qual o escoamento ser turbulento e abaixo do qual ser laminar. Este valor conhecido como nmero de Reynolds de transio ou crtico.

Escoamento na camada limite

Escoamento na camada limite


Na camada limite a presso constante ao longo da sua espessura: Py=0 = Py= Na extremidade da camada limite o escoamento noviscoso e Equao de Bernoulli pode ser vlida. Assim, a presso Py= pode ser encontrada caso a velocidade U na regio no-viscosa seja conhecida:

Escoamento na camada limite


A variao da presso na direo do escoamento conhecida caso a variao da velocidade U na direo x tambm seja conhecida.

O termo dP/dx chamado de gradiente de presso do escoamento. Para o caso do escoamento prximo superfcie slida, dU/dx = 0 e o gradiente de presso zero.

Escoamento em regime permanente X transiente


No escoamento em regime permanente no h alterao das propriedades da partcula ao longo do tempo. Logo, as quantidades de interesse no escoamento de um fluido (como por exemplo velocidade, presso e densidade) so independentes do tempo.

No escoamento em regime transiente as propriedades da partcula se alteram ao longo do tempo.

Escoamento natural X forado


Natural: quando foras naturais (gravidade) movimentam o fluido e normalmente no h velocidade de movimento (U=0).

Forado: quando h uma fonte de energia externa que promove o movimento do fluido, havendo uma velocidade do fluido.

Escoamento de um fluido - RESUMO


Escoamento incompressvel e compressvel; Escoamento externo e interno; Escoamento laminar e turbulento; Escoamento viscoso e no-viscoso; Escoamento em regime permanente e transiente; Escoamento natural e forado.

Recr em placas planas


Experimentos realizados em uma placa plana lisa indicaram que o valor crtico de Re, baseado na distncia ao longo da placa (a contar da borda do ataque) aproximadamente

5 x 105.

Caso a superfcie da placa seja rugosa, o valor de Recr estar no intervalo 8 x 103 5 x 105.

Escoamento externo
A medida que um fluido escoa ao passar por uma placa plana, o atrito exerce seu efeito de duas maneiras: Uma a aplicao direta de uma fora de atrito (viscosa) causada pela tenso de cisalhamento atuando sobre esta placa associado ao chamado arrasto viscoso ou de atrito. A outra est relacionada ao fato de os efeitos do atrito no fluido que escoa poderem alterar drasticamente o percurso do fluido em torno da placa plana. Estes efeitos causam uma queda de presso irreversvel na direo do escoamento (a presso na parte posterior da placa menor que na parte frontal) associado ao arrasto de presso ou de forma. O arrasto total sobre a fronteira do VC a combinao do arrasto de atrito com o de presso.

Arrasto viscoso ou de atrito


o resultado do efeito da camada limite: originrio dos efeitos viscosos, associados tenso de cisalhamento, atuantes nas paredes slidas. A tenso de cisalhamento age no sentido de resistir ao movimento do fluido, ou seja, no sentido oposto a deslocamento no eixo x, e quando multiplicada pela rea apropriada, resulta na fora viscosa. Assim, esta fora viscosa agir SEMPRE no sentido de se opor ao movimento. Quando define-se o VC e a sua superfcie coincide com a superfcie slida, surge uma reao esta tenso sobre esta superfcie slida, na direo positiva do deslocamento no eixo x, e oposta direo da fora viscosa sobre o fluido. Essa fora de reao chamada de fora de arrasto viscosa.

Arrasto viscoso ou de atrito


A tenso de cisalhamento determinada pela viscosidade e pelo gradiente de velocidades. Devido as dificuldades de se determinar o gradiente de velocidades, pode-se determinar a tenso por meio do coeficiente de atrito de Fanno (Cf):

Existem Cf tabelados para alguns objetos e para a camada limite laminar e a camada limite turbulenta.

Muitas vezes, o Cf se obtm a partir da relao com o Re. Tais relaes so tabeladas para diversos tipos de objetos.

Arrasto viscoso ou de atrito


A fora de arrasto viscosa (Df) determinada considerando que a fora de arrasto de presso nula. Logo, Df obtida pela multiplicao da tenso pela rea do objeto:

Existe uma expresso que permite determinar o arrasto de atrito para uma placa plana lisa tanto para a camada limite laminar quanto para a turbulenta. Esta expresso utiliza o coeficiente mdio de atrito:

Coeficientes de arrasto de atrito

Uma placa plana lisa tem comprimento L= 0,75m. A placa deve ser testada em ar e gua, ambos com velocidade U=4,5 m/s. A temperatura do ar e da gua de 20 oC e a presso igual a presso atmosfrica. Determine se o escoamento no final da placa laminar ou turbulento para cada fluido e a velocidade do ar necessria para tornar os escoamentos semelhantes.

U = 4,5 m/s L = 0,75 m

Laminar

Turbulento

Determine o arrasto, por unidade de largura, devido ao atrito (DF) na placa plana lisa descrita no exemplo anterior e a espessura da camada limite na extremidade final da placa quando for testada em ar e gua.

A= b x L

L
b

Cf = ?

L
b

Ar

Ar

gua

gua

Placa Plana possui 2 lados

gua

gua

Troca-se L por xcr na frmula do Re

0,75 0,1115

Arrasto de Presso
Em grande parte das situaes existe um gradiente de presso na direo do escoamento do fluido. Conhecendo-se a rea, haver uma fora de arrasto associado ao gradiente de presso.

O arrasto devido presso apresenta uma total dependncia do formato do corpo, sendo por isso denominado tambm de arrasto de forma. Isso se d, porque seu valor atribudo de acordo com as distribuies de presso ao longo da geometria submetida ao escoamento.

Arrasto de Presso
O arrasto de presso vai contribuir para a resistncia total sofrida pelo fluido e resultar num fenmeno chamado de separao do escoamento ou deslocamento da camada limite. No descolamento existe um gradiente de presso entre a regio frontal de estagnao (alta presso) e a regio do descolamento (baixa presso).

Descolamento

Separao do escoamento
Nos bocais:
A velocidade U do fluido est crescendo na direo do escoamento, dU/dx > 0; Isto significa que o gradiente de presso na direo do escoamento negativo, dP/dx <0; Assim a fora de presso resultante no fluido age de forma favorvel, na direo do escoamento.

Separao do escoamento
Nos difusores:
A velocidade U est decrescendo na direo do escoamento, dU/dx < 0; O gradiente de presso positivo, dP/dx > 0; E a resultante fora de presso age retardando o escoamento. Este gradiente de presso chamado de gradiente de presso adverso. Isto quer dizer que a quantidade de movimento do fluido est decrescendo e o fluido prximo superfcie pode ser levado ao repouso numa distncia qualquer a partir da parede (u=0, y>0). Quando isto ocorre, o escoamento se separa.

Separao do escoamento
Uma conseqncia da separao do escoamento a formao de uma esteira oscilatria, regio esta de baixa presso. Na esteira o fluido movimenta-se em redemoinhos e de forma alternada. Esta separao representa uma perda de energia no fluido, reduzindo a eficincia do difusor. A existncia da separao funo do nmero de Reynolds.

Arrasto total
O arrasto total soma do arrasto de atrito e de presso:

determinado pelo coeficiente de arrasto, definido por:

Este coeficiente apresenta-se definido para cada tipo de objeto.

Vale para Cilindro Fig 6.15 ; pg. 200 Para Esfera Fig 6.15; pg. 199

Arrasto de presso
obtido por aproximao a partir do arrasto total e do arrasto de atrito. O arrasto de atrito calculado conhecendo-se a rea da superfcie do objeto e o nmero de Reynolds do escoamento e considerando o arrasto de presso nulo. A diferena entre o arrasto total e o arrasto de atrito fornece o arrasto de presso.

Arrasto total em placas planas


No caso do escoamento de um fluido ocorrer paralelo ao comprimento de uma placa plana, a contribuio do arrasto de presso nula pois somente os efeitos viscosos predominam. Logo, s h o arrasto de atrito. Quando o escoamento do fluido for normal placa plana, o arrasto por unidade de largura refere-se apenas ao arrasto de presso, pois a tenso de cisalhamento ser normal ao escoamento. Logo no h arrasto de atrito.

Um letreiro quadrado de 3 m x 3 m est pregado no topo de um poste de 10 m de altura, que tem 0,3 m de dimetro. Calcule o momento fletor aproximado ao qual a base dever resistir para um vento com velocidade de 30 m/s.

. . b1
bp

. . b1
bp

. . b1
bp
Projeo

Fora de sustentao
Alm da fora de arrasto de presso, que a componente no eixo x do escoamento, existe uma fora na componente no eixo y chamada de fora de sustentao. Um exemplo desta fora corresponde ao deslocamento em regime permanente de uma aeronave. Neste caso, a fora de sustentao deve ser equilibrada pelo peso da aeronave.

Fora de arrasto
A reduo da fora de arrasto muito importante para o desenvolvimento de avies, caminhes e automveis mais econmicos. O arrasto total multiplicado pela velocidade de trfego gera a potncia necessria para vencer os efeitos viscosos e de presso e equivale a uma parcela significativa da potncia total que deve ser produzida pelo motor do veculo. Por isto, vrias pesquisas vm sendo desenvolvidas para determinar mtodos de reduo de arrasto para diferentes objetos em movimento.

Tabela A-8: dados ar a T= -30C


a) U= 160km/h = 44,4m/s Re= UL/v = 44,4 x 36 / 10,81 x 10-6 = 148 x 106 Tab 6.4: Elipside 4:1 ; d=9; L= 36 L/d=4 Cd=0,041 a)

d) Potncia = Fora x velocidade


W = Dt x U

Para item a:
W = 84 x 44,4 = 3729,3 W Para o item c :

Dt = 0,041 x 1,4518 x 44,2/2 x 3,14 x 92/4 Dt = 84N

W= 73,6 x 38,88 = 2561,56 W

c) U = 140km/h = 38,88 (Re na mesma faixa do item a, portanto, mesmo Cd Dt = 0,041 x 1,4518 x 38,88/2 x 3,14 x 92/4 Dt = 73,6 N

Transferncia de Calor
Conduo a energia que est sendo transferida atravs de uma substncia (slido ou fluido) em funo do gradiente de temperatura dentro da prpria substncia.

Conveco a energia transferida entre um fluido e uma superfcie slida em funo do movimento do fluido. Pode ser: Natural ou forada.
Radiao a energia transferida por ondas eletromagnticas.

Variao de temperatura

Escoamento Externo

Conveco Forada

Conveco Natural

Clculo do Re (Lam ou Turb)

Configurao Geomtrica

Configurao Geomtrica

Clculo do Ra (Lam ou Turb)

Condio de Contorno: -Tp uniforme - Q uniforme

Condio de Contorno: -Tp uniforme - Q uniforme

Frmula especfica para o Clculo do Nu

Clculo do h

Clculo do . Q

Conveco forada x natural


Quando o movimento do fluido gerado por um dispositivo externo ao sistema, a conveco forada. Caso contrrio, natural:

Nesse caso, a transferncia de calor em si garante a fonte necessria para realizar o movimento. Essa fora surge devido s diferenas de densidades quando se aquece o fluido. Normalmente no se verifica velocidade do fluido (U=0).

Exemplo: Vento?

Fluxo de Calor por Conveco


Pode ser determinado por: Lei de resfriamento de Newton
Calor total transferido em [W] Onde h = coeficiente de transferncia de calor por conveco;

Tp= temperatura da superfcie;


T = temperatura do fluido fora da camada limite.

ou
Fluxo de calor por unidade de rea [W/m2]

h mdio
Desta forma, definido um valor mdio para h como:

Clculo de h
1 Anlise dimensional combinada com dados experimentais;

2 Solues matemticas exatas das equaes da camadalimite;


3 Anlises aproximadas das equaes da camada-limite atravs de integrao; 4 Analogia entre transferncia de calor e momento;

5 Anlise numrica.
* Todos os mtodos possuem restries

Anlise dimensional
Clculo de h: Equaes empricas obtidas atravs dos dados experimentais com a ajuda da anlise dimensional. Limitaes: - No fornece informaes acerca da natureza do fenmeno; - Pouco preciso; - Necessidade de dados experimentais; - Necessidade de conhecer de antemo quais variveis influenciam o fenmeno. Vantagem: - Ampla utilizao

atravs de simples procedimentos de rotina.

Camada limite trmica

Perfil de temperatura: aquecimento e resfriamento do fluido

Camada limite trmica


Caso a superfcie slida esteja a uma temperatura diferente da corrente livre de escoamento (fora da camada limite), uma camada limite trmica tambm ser formada. Sua taxa de desenvolvimento e espessura so semelhantes aos da camada limite hidrodinmica.
A relao entre as camadas limite trmica e hidrodinmica indicada pelo nmero de Prandtl:
Onde a viscosidade cinemtica; a difusividade trmica e viscosidade dinmica. k condutividade trmica

Pr de vrios fluidos est tabelado (Tabela A-8 e outras).

Camada limite trmica

Placa Plana

Para escoamento na camada limite laminar:

1,026 Pr1/ 3 T

Na regio turbulenta:

Relao entre h e T
Lei de Fourier

O coeficiente de transferncia de calor local proporcional condutibilidade trmica do fluido e inversamente proporcional espessura da camada limite trmica.

Nmero de Nusselt
O nmero de Nusselt uma relao entre o gradiente de temperatura no fluido imediatamente em contato com a superfcie e o gradiente de temperatura de referncia (Tp-T)/L. uma medida conveniente do coeficiente de transmisso de calor por conveco. Da definio de h e de camada limite trmica, pode-se escrever que:
local

mdio

Correlaes para determinar o coef. de transf. de calor por conveco (h) so usualmente expressas em termos do nmero de Nusselt local ou mdio.

Nmero de Nusselt

A forma exata da relao funcional vai depender da configurao geomtrica da superfcie, da natureza do escoamento e das condies de contorno trmicas na superfcie.

As condies de contorno trmicas usuais so:

Temperatura uniforme na superfcie; Fluxo de calor uniforme.

Nu: Conveco Forada Placa plana Isotrmica

Rex < 5x105

5x105< Rex<5x107

Nu: Conveco Forada Fluxo de Calor Uniforme

Um coletor solar de 3ft de largura e 10ft de comprimento montado sobre um telhado. Ar, a uma temperatura de 60F escoa atravs da largura do coletor. O ar move-se na velocidade de 10mph e a superfcie do coletor est na temperatura uniforme de 220F. Determine a taxa de transferncia de calor da placa?

Analogia entre atrito e calor


Quando Pr = 1, as camadas limite trmica e hidrodinmica so idnticas, ou seja, existe uma semelhana entre a quantidade de movimento e de calor transferido. Pode haver uma relao simples entre o coef. de arrasto de atrito e coef. mdio de transferncia de calor em uma placa plana: Nmero de Stanton
Coef. De Arrasto

Analogia entre atrito e calor


Para o intervalo 0,6 < Pr < 60: (aumento do intervalo de aplicao)
Grfico: Figura 6.8

Analogia de Chilton-Colburn vlida para: i) escoamento laminar numa placa plana e ii) escoamentos turbulentos sobre superfcies planas ou com curvaturas. til para calcular coef. transferncia de calor em

superfcies rugosas.
Clculo de h atravs dessa relao.

Ar, a uma temperatura mdia de 30C, escoa sobre uma placa plana totalmente rugosa de 1m de comprimento numa velocidade de 100m/s. Estime o coeficiente mdio de transferncia de calor por conveco.

Ar, a uma temperatura mdia de 30C, escoa sobre uma placa plana totalmente rugosa de 1m de comprimento numa velocidade de 100m/s. Estime o coeficiente mdio de transferncia de calor por conveco.
Para o intervalo 0,6 < Pr < 60

Grfico: Figura 6.8

Dados do ar naTab. A-8

Temperatura da superfcie nouniforme


Exemplo 6.9; pag 214 a 217

Interessante para visualizao do uso das frmulas envolvendo local (em um ponto x da superfcie) ao invs de mdio, no caso do clculo do h e da forma que aumenta a complexidade da anlise quando a temperatura da superfcie no uniforme.

Conveco natural
Nmero de Grashof:
Foras de empuxo / foras viscosas onde: g - acelerao da gravidade - coeficiente de expanso volumtrica; v viscosidade cinemtica

para gs ideal = 1/Tf; onde Tf = (Tp+T)/2


Nmero de Rayleigh: Pode ser visto como a razo de foras e de flutuabilidade e (o produto de) difusividades trmica e dinmica.

Para a placa plana vertical, a transio do escoamento laminar para o turbulento ocorre a Rax 109

Nu: Conveco Natural Placa Plana Isotrmica Vertical

Nu: Conveco Natural Placa Plana Isotrmica Horizontal

A natureza do escoamento instvel em ambos os lados da placa

Nu: Conveco Natural Placa plana com fluxo de calor uniforme

Correlaes para cilindros e esferas Escoamento Forado

ReLc < 1

&

0,6 < Pr < 1000

Fio, cilindros e tubos: Esferas:


Onde o comprimento caracterstico Lc (Re e Nu) e Nu0 so dados na tabela 6-5:

Correlaes para cilindros e esferas Escoamento Forado

1< ReLc < 105

&

0,6 < Pr < 1000

Escoamento Forado: Nmero de Nusselt mdio para outros objetos de formas variadas com temperatura de parede uniforme:
Nulam: Eq 6.30
(Eq. 6.45)

Nutur: Eq 6.37

Onde o comprimento caracterstico Lc

(Re e Nu) e Nu0 so dados na tabela 6-5:


(* So as mesmas frmulas da Placa Plana com temperatura uniforme na superfcie)

Correlao para objetos de formas variadas Conveco Natural


Correlao geral para clculo do coef. transf. Calor em conveco natural para objetos de formas variadas (vlida para regies laminar e turbulenta):

O comprimento caracterstico LC (Ra e Nu) e Nu0 so dados na Tabela 6-6.

Resumos

Conveco Natural x Forada

Para cada situao haver uma correlao especfica para Nu. Deve-se tomar cuidado ao se determinar os parmetros de referncia pois: Conveco forada: propriedades fsicas avaliadas na temperatura do escoamento externo.

Assim, Re, Pr e Nu tm seus parmetros avaliados por Text (ou T)

Usar Text

para coletar dados na

Tabela

Conveco natural: propriedades fsicas avaliadas na temperatura da pelcula (filme), que uma mdia entre a T da parede e a externa: Tf = (Tp+T)/2

Assim, , Gr e Ra tm suas propriedades avaliadas por Tf.

Usar Tf

para coletar dados na

Tabela

Resumos

Regime laminar x turbulento


Quem ir definir se o escoamento em uma placa plana se encontra em uma ou outra regio ser o nmero de Reynolds (conveco forada) ou o nmero de Rayleigh (conveco natural):
Para cada geometria h um valor de Reynolds e de Rayleigh diferente para definir essa transio. Para cada regime, laminar ou turbulento, haver uma correlao especfica para Nu.

A partir do Nu calcula-se h e finalmente Q ou q

Resumos

Clculo da taxa de transferncia de calor

Escoamento Externo

Conveco Forada

Conveco Natural

Clculo do Re (Lam ou Turb)

Configurao Geomtrica

Configurao Geomtrica

Clculo do Ra (Lam ou Turb)

Condio de Contorno: -Tp uniforme - Q uniforme

Condio de Contorno: -Tp uniforme - Q uniforme

Frmula especfica para o Clculo do Nu

Clculo do h

Clculo do . Q

Resumos

Laminar

Turbulento

T: Temperatura Uniforme. Q: Calor Uniforme.

Resumos

* **
* Quente em cima, Frio em baixo. ** Frio em baixo, Quente em cima.

Resumos

Laminar

Turbulento

A superfcie das paredes de um fogo de cozinha encontramse na temperatura de 37,5C enquanto que a temperatura do forno est a 200C. O fogo tem 0,75m de altura e suas paredes tem 0,7m de largura. Se a temperatura do ar for de 17,5C calcule a quantidade de calor perdida pelas laterais do fogo. Resoluo pg 223 do livro

Resumos

Grupos Adimensionais

Resumos
Propriedades avaliadas em T

Transio: 5.103 < Re < 5.105

Rex < 5.105

Nu Nu
5.105 < Rex < 107

2 lam

Nu

2 tur

Propriedades avaliadas em Tf

Expresso para valor mdio de Nu somente vlida se 0,5 < Pr < 2000

Rax 109 Transio de laminar para turbulento ocorre a Rax 109

L = rea/permetro

Resumos

Quando Turbulento: Eq 6.37

Resumos

Resumos

Exerccio 2: Um lmpada de 40W, de 10 cm de dimetro, instalada externamente est exposta ao ar que est a 14oC e na velocidade de 5m/s. Foi observado que a temperatura de sua superfcie mantm-se aproximadamente em 36oC. Estime a taxa de perda de calor por conveco do bulbo considerando que a lmpada seja esfrica.

Exerccio 2: Um lmpada de 40W, de 10 cm de dimetro, instalada externamente est exposta ao ar que est a 14oC e na velocidade de 5m/s. Foi observado que a temperatura de sua superfcie mantm-se aproximadamente em 36oC. Estime a taxa de perda de calor por conveco do bulbo considerando que a lmpada seja esfrica.

Exerccio 5: Um condutor eltrico tem a forma de um cilindro com dimetro D = 25 mm e comprimento igual a 1 m. Ele posicionado na horizontal e a temperatura de sua superfcie igual a 60oC, enquanto que o ar que o circunda tem temperatura de 20oC. Determine a potncia em W dissipada pelo condutor no ambiente. Utilize a relao proposta onde a dimenso caracterstica L o prprio dimetro D.

Exerccio 3: Um condutor eltrico tem a forma de um cilindro com dimetro D = 25 mm e comprimento igual a 1 m. Ele posicionado na horizontal e a temperatura de sua superfcie igual a 60oC, enquanto que o ar que o circunda tem temperatura de 20oC. Determine a potncia em W dissipada pelo condutor no ambiente. Utilize a relao proposta onde a dimenso caracterstica L o prprio dimetro D.

Exerccios propostos
6.18 ; 6.12 ; 6.24 ; 6.25 ; 6.34 ; 6.38 ; 6.39

You might also like