You are on page 1of 3

Material Aula 01 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

CURSO NVEL MDIO AVANADO CRONOGRAMA: Aula 1: Administrao Pblica, Princpios e Poderes Administrativos; Aula 2: Agentes Pblicos e Improbidade Administrativa; Aula 3: Atos Administrativos; Aula 4:Licitao I Parte Aula 5: Licitao II Parte Aula 6:Contratos Administrativos e Responsabilidade Civil do Estado; Aula 7:Servios Pblicos. BIBLIOGRAFIA: "Coleo Concursos Pblicos Nvel Mdio e Superior - Direito Administrativo", Editora Saraiva e autoria de Fabrcio Bolzan - Coordenao Luiz Flvio Gomes e Fabrcio Bolzan

Material Aula 1 - extrado do livro Coleo Concursos Pblicos Nvel Mdio e Superior Editora Saraiva Autoria Fabrcio Bolzan ADMINISTRAO PBLICA Conceito Em sentido subjetivo, a Administrao Pblica corresponde s pessoas jurdicas, aos rgos e aos agentes pblicos que executam a atividade administrativa. Por outro lado, Administrao Pblica em sentido objetivo consiste na atividade administrativa executada pelas entidades, rgos e agentes pblicos que compem a Administrao. Organizao A Administrao Publica Direta composta pelas pessoas polticas: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Essas entidades so conhecidas por entes polticos, na medida em que possuem a capacidade de elaborar leis. Outrossim, a Administrao Indireta composta pelas autarquias, fundaes, empresas publicas e sociedades de economia mista. 1) Autarquias: So pessoas jurdicas de Direito Pblico, criadas por lei, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que exercer um controle finalstico, nos termos legais. 2) Fundaes:

Material Aula 01 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

So pessoas jurdicas com patrimnio personalizado, cuja criao depende de autorizao de lei especfica, que desempenham atividades estatais no mbito social, como educao, cultura e pesquisa. 3) Empresas Estatais (Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista): So pessoas jurdicas de Direito Privado cuja lei autoriza a criao para a prestao de servios pblicos ou para a explorao da atividade econmica. Entidades Paraestatais/Terceiro Setor So pessoas jurdicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, colaboradoras do Estado no desempenho de atividades de interesse pblico, em troca de incentivos concedidos pelo Poder Pblico. Essas entidades no integram a Administrao Pblica (nem a Direta, nem a Indireta), mas apenas atuam paralelamente ao Estado (entidades paraestatais). 1) Servios Sociais Autnomos 2) Entidades ou Fundaes de Apoio 3) Organizaes Sociais (OSs) 4) Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIPs) Princpios da Administrao Pblica Conceito Nos ensinamentos do Professor Celso Antonio Bandeira de Mello, em sua obra Curso de Direito Administrativo, princpio , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico (MELLO, 19. ed., p. 888 e 889). Os princpios expressos na Constituio Federal esto previstos no caput do art. 37 e consistem no famoso LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia). Toda administrao pblica, direta ou indireta, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (art. 37, caput, da CF). 1) Princpio da Legalidade: Por esse princpio a Administrao Pblica s poder fazer aquilo que a lei autoriza ou determina. 2) Princpio da Impessoalidade: Em razo desse princpio, a Administrao dever atuar de forma objetiva, uma vez que sua finalidade ser sempre a satisfao do interesse pblico. 3) Princpio da Moralidade: Esse princpio exige uma atuao tica da Administrao Pblica. 4) Princpio da Publicidade: Por esse princpio a atuao administrativa dever, em regra, ser pblica, como forma de permitir o conhecimento e o respectivo controle pela coletividade.
2

Material Aula 01 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

5) Princpio da Eficincia: Segundo os ensinamentos da doutrina, a eficincia exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional (MARINELA, 2. ed., p. 43 e 44). PODERES DA ADMINISTRAO 1) Poder Vinculado: aquele em que a lei estabelece um nico comportamento da Administrao. 2) Poder Discricionrio: aquele em que a lei confere ao administrador certa liberdade para Decidir. 3) Poder Hierrquico: o conferido ao administrador a fim de distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo uma relao de hierarquia, de subordinao (MARINELA, 2. ed., p. 147). 4) Poder Disciplinar: Consiste no poder que possui a Administrao de investigar o cometimento de infraes funcionais (relacionadas com a Administrao) e aplicar penas aos seus agentes pblicos e demais pessoas submetidas disciplina do Poder Pblico. 5) Poder Regulamentar: aquele conferido ao Chefe do Poder Executivo da Unio (Presidente da Repblica), Estados (Governadores de Estado), Distrito Federal (Governador do DF) e Municpios (Prefeitos) para editar normas gerais e complementares lei, visando sua fiel execuo. 6) Poder de Polcia: a) Conceito: Consiste numa atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos (art. 78, caput, do CTN).

You might also like