You are on page 1of 30

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v c Vo i... u q a r po
...um breve histrico das redes de computadores, a tecnologia envolvida, a topologia das redes, a interconexo e as oportunidades criadas. Os computadores ganharam espao nas empresas nos anos 1980 com a fora dos micros computadores, que eram relativamente baratos e velozes. Porm, s com a consolidao das redes, os Computadores Pessoais, mais conhecidos por PC, do ingls Personal Computer, tornaram-se indispensveis. Estamos na era da comunicao, e a rede de computadores tem um papel fundamental como ferramenta para a competitividade das empresas. Seu uso est chegando, inclusive, ao lar, que passou a ter mais de um computador e necessidade de acesso internet. Nesta aula, tambm ser debatida a diferena de uma rede interligada por cabo e uma rede sem o.

Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de: Entender a evoluo das redes de computadores. Compreender o funcionamento de uma rede de computador. Classi car as redes em LAN ou WAN e com o e sem o. Identi car a topologia de rede. Identi car os equipamentos de interconexo em rede.

Objetivo

Compreender as caractersticas de um sistema operacional de rede. Conhecer as aplicaes em redes.

1
Informtica A02

Para comeo de conversa...


magine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador. Essa mquina s ter acesso s informaes armazenadas em seu Disco Rgido ou s informaes que forem trazidas por alguma mdia de armazenamento mvel como o pen drive, CD ou DVD. A produtividade ser limitada. Os funcionrios de uma empresa que desejem trocar dados tero que se deslocar at o computador de outro funcionrio, gerando desperdcio de tempo. Uma soluo simples e que s veio com o barateamento dos computadores foi lig-los formando uma rede. Quando um computador est conectado a uma rede, ele pode ter acesso s informaes armazenadas em seu disco rgido e s informaes presentes nos outros computadores ligados a ele, na mesma rede, o que permite um nmero muito maior de informaes para acesso atravs daquele computador.

2
Informtica A02

Breve histrico das redes de computadores


As dcadas de 1950 e 1960 caram conhecidas como a era do processamento centralizado de dados, pois os computadores eram grandes e de custo elevado. Era reservado a poucos usurios selecionados, e esses monstros ocupavam muito espao na empresa. O processamento usado era em lote (batch), ou seja, eram formados lotes de dados para serem enviados ao processamento e no imediatamente ou on-line, como costumamos fazer hoje. Os usurios enviavam seus cartes perfurados e aguardavam o resultado no dia seguinte. No havia necessidade de compartilhar recursos do computador, pois os computadores eram to caros que poucos poderiam adquiri-los.

Figura 1 IBM 701 desenvolvido no nal de 1952


Fonte: <http://www.computermuseum.li/Testpage/IBM-701.htm>. Acesso em: 7 ago. 2008.

A dcada de 1970 foi conhecida como a dcada do processamento distribudo de dados, pois entraram em produo os minicomputadores. Com isso, o preo caiu substancialmente. Agora, cada departamento da empresa pode ter seu processamento. Os usurios passam a ter acesso a um terminal, bastando, para isso, um cabo ligado com o minicomputador.

3
Informtica A02

O processamento utilizado era distribudo. A empresa tinha a possibilidade de interligar seus minicomputadores por cabo e iniciou a confeco de software para este m. Os dados passaram a ser enviados via terminal burro, termo utilizado para os monitores com teclado interligado ao computador para digitar os dados. Porm, esses terminais no podiam processar nenhum dado e sua funo se restringia entrada de dados no sistema.

Figura 2 Um terminal e uma impressora ligados ao IBM 370


Fonte: <www.columbia.edu/acis/history/eniac.html>. Acesso em: 7 ago. 2008.

Na dcada de 1980, surgiram os Microcomputadores com poder de processamento grande e com baixo custo, se comparados com computadores de grande e mdio porte at ento utilizados na empresa. Os funcionrios gostaram da facilidade de uso dos microcomputadores e comearam a trocar disquetes e formar seus prprios bancos de dados em seus micros particulares, forando a empresa a se preocupar com a integridade dos dados. A soluo encontrada pelas empresas foi migrar para os micros (com poder de processamento cada vez maior e software mais amigvel) e interlig-los atravs de cabo, formando o que cou conhecido como uma rede local, tambm chamada de LAN (Local Area Network).

4
Informtica A02

Figura 3 Rede Local


Fonte: <http://br.geocities.com/ant_carlos04/arquitetura/redes/rede.htm>. Acesso em: 7 ago. 2008.

A rede local solucionou a conectividade interna nas empresas, porm, devido ao crescimento destas, as redes locais no eram mais su cientes para atender a demanda de informaes, pois era necessrio pass-las de uma empresa para outra de modo rpido e e ciente. Surgiram, ento, as redes de longa distncia ou Wide Area Network (WAN), redes de comunicao de dados que cobrem uma vasta rea geogr ca e oferecem transmisso de dados providos por operadoras, como empresas de telefonia, permitindo comunicao de longa distncia. A histria da WAN comea em 1965, quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um Q-32 na Califrnia, atravs de uma linha telefnica com baixa velocidade. Um exemplo de WAN muito conhecida a Internet.

Figura 4 Rede de Longa Distncia


Fonte: <http://www.amicom.com.br/Solucoes/lan/LAN.htm>. Acesso em: 7 ago. 2008.

5
Informtica A02

Vantagens de se trabalhar com redes de computadores


As redes de computadores proporcionam diversas vantagens para as empresas: A troca de dados e informaes nos diferentes locais se torna possvel com a implantao de uma WAN. S uma rede prov os meios pelos quais esses dados podem ser trocados e, ainda, disponibiliza programas para os diferentes funcionrios de uma organizao. As redes de computadores permitem o compartilhamento de recursos. Com isso, os custos de equipamentos de tecnologia da informao tende a diminuir. Impressoras, processamento, armazenamento, linha de comunicao, tudo pode ser compartilhado, otimizando o uso dos equipamentos. Possibilidade de ter um ambiente de trabalho exvel. Os funcionrios de uma empresa podem trabalhar em casa, atravs de seus computadores conectados rede de computadores da empresa, via internet ou outras tecnologias de comunicao a distncia.

Praticando...

O software que viabilizou interligar computadores por cabo apareceu nas dcadas de 60/70 e, somente em 1980, a rede local comeou a se popularizar nas empresas. Quais os motivos das redes de computadores terem demorado a se popularizar, j que o computador digital veio em 1946?

6
Informtica A02

Arquitetura cliente/servidor

s computadores, para serem ligados em rede, precisam de uma organizao para desenvolver uma comunicao rpida e e ciente. Toda uma estrutura prpria precisa ser utilizada, como, cabeamento para ligar os computadores, sistema operacional para trabalhar em rede e programas para interao das mquinas. Para trabalhar com computadores em redes, a estrutura adequada a arquitetura cliente/servidor. Na arquitetura cliente/servidor, o banco de dados, a linha de comunicao, a impressora rpida se concentram em um computador robusto, chamado de servidor. Os outros computadores da rede que cam nas mesas dos funcionrios tm uma con gurao modesta, adequada a software de escritrios e todos os servios so buscados no servidor. Estes computadores so chamados de cliente.

Figura 5 Arquitetura cliente/servidor


Fonte: <http://br.geocities.com/ant_carlos04/arquitetura/redes/rede.htm>. Acesso em: 7 ago. 2008.

As redes cliente/servidor tm as seguintes vantagens sobre as redes sem essa arquitetura: Podem armazenar muitos arquivos, como bancos de dados grandes em um nico computador, no servidor. Assim, ca mais fcil atualizar, fazer cpias de seguranas dos arquivos importantes e fornecer mais segurana ao sistema. H mais economia, pois o servidor na rede um computador de alto desempenho que assegura dados e tem acessos velozes. Pode-se ter computadores de custos

7
Informtica A02

menores (clientes) para a mesa dos funcionrios, obtendo-se benefcio maior nas compras de computadores. O software que administra a rede cliente servidor opera e reside no servidor e prov com e cincia e produtividade os arquivos na rede. Softwares usados por toda a empresa podem ser armazenados no servidor e ser acessados por todos. Instalaes e atualizaes s precisam ser feitas no servidor, no nos computadores isoladamente, diminuindo o preo de licenas, que se tornam mais baratas e economizando com mo-de-obra, pois precisar de um nmero menor de funcionrios especializados.

Redes ponto a ponto


N
N tem a funo de interconectar os equipamentos (computadores, impressoras, etc.) rede para transmitir informao. Ento, grosso modo, todo ponto de entrada e sada de informao da rede pode ser chamado de n.

Para micro-empresas e residncias que usam computador, cam inviveis, muitas vezes, os custos para adquirir uma rede cliente/servidor. Nesses casos, cabe uma rede menor, que no exige software so sticado e nem uma estrutura grande. A rede chamada de rede ponto a ponto, pois permite que cada n atue como servidor de arquivo para todos os outros. Assim, todos tm acesso a todos. Quando os dados do seu computador esto sendo compartilhados, seu computador passa a ser servidor da rede momentaneamente. Se voc deseja um recurso que est em outro computador, o seu age como cliente na rede. Essa estrutura s deve ser utilizada em uma rede de no mximo cinco computadores para no sobrecarregar a rede e inviabilizar seu funcionamento.

Figura 6 Rede ponto a ponto


Fonte: <http://br.geocities.com/ant_carlos04/arquitetura/redes/rede.htm>. Acesso em: 7 ago. 2008.

8
Informtica A02

Topologia de rede cliente/servidor

topologia refere-se disposio fsica e ao meio de conexo dos dispositivos na rede, ou seja, como estes esto conectados. Os computadores da rede, ou ponto onde so conectados, recebem a denominao de ns, sendo que estes ns sempre esto associados a um endereo para que possam ser reconhecidos pela rede. Ento, quando dito que uma rede tem 30 ns, quer dizer que tem 30 pontos de computadores. As topologias utilizadas so trs: barramento, estrela e anel.

Topologia em barramento
Pense nessa topologia como uma pista de dados que conecta vrias estaes de trabalho (computadores) da LAN.

Figura 7 Topologia em barramento


Fonte: <http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648>. Acesso em: 7 ago. 2008.

Os ns da rede enviam dados ao longo de um corredor comum. Os dados so enviados de um computador A para B na rede. Estes dados so enviados imediatamente, se no houver trfego de dados na rede, caso contrrio, esperado o momento em que o caminho esteja livre.

9
Informtica A02

Vantagens
Menor quantidade de cabo; simplicidade logstica; a rede no prejudicada no caso de falha em qualquer estao.

Desvantagens
A rede ca mais lenta em perodos de uso intenso; os problemas so difceis de isolar, pois ca difcil descobrir a conexo que d defeito, quando existe um nmero grande de ns.

Topologia em estrela
Pense numa central telefnica que controla todas as chamadas de servio. Assim o concentrador que controla todo o uxo de mensagem na rede.

Figura 8 Topologia em estrela


Fonte: <http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648>. Acesso em: 7 ago. 2008.

O concentrador interliga toda a rede. Cada n da rede tem uma porta no concentrador, facilitando o controle de toda a rede.

10
Informtica A02

Vantagens
Maior tolerncia a falhas; facilidade de instalar usurios, pois s ligar na porta disponvel do concentrador; monitoramento centralizado.

Desvantagens
A rede pra se o concentrador falhar; custo de instalao maior, porque recebe mais cabos.

Topologia em anel
Assim como a topologia em barramento, elimina a gura de um ponto central. Todos os pontos da rede participam do processo de envio de uma informao.

Figura 9 Topologia em estrela


Fonte: <http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648>. Acesso em: 7 ago. 2008.

Os dados viajam ao redor do anel e so capturados pelo(s) n(s) ao(s) qual(is) est(o) endereado(s). Um computador quer enviar uma mensagem ao computador G. Todos os computadores que esto no caminho participam do envio, pois os computadores B, C, D, E e F, que antecedem o computador G, lem a mensagem, vem que no para eles e transmitem-na para frente.

11
Informtica A02

Vantagens
Razoavelmente fcil de instalar; requer menos cabos; desempenho uniforme e maior distncia entre estaes, pois a mensagem sempre est sendo revigorada, quando passa por um computador que a reenvia para a frente.

Desvantagens
Qualquer n importante para transmisso; os problemas so difceis de isolar.

Interconexo de computadores
Os computadores, para se interligarem em rede, tm que adequar sua estrutura tecnolgica. Precisam, de imediato, de uma placa de rede para ligar os cabos. Outros equipamentos de interconexo de rede so necessrios de acordo com o porte da rede, o nmero de computadores, a abrangncia, etc.

Placa de rede
A placa de rede funciona como uma interface entre o computador e o cabeamento da rede. Gera sinal eltrico que trafega atravs do cabo da rede. Segue regras especi cas que controlam o acesso ao cabo. Realiza a conexo fsica com o cabo.

Figura 10 Placas de rede


Fonte: <http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648>. Acesso em: 7 ago. 2008.

12
Informtica A02

Cabeamento
Para projetar uma rede de computadores existe uma padronizao a ser seguida, feita pelo rgo de padronizao internacional International Organization Standardization (ISO) com o padro Open Systems Interconnection (OSI). A escolha do cabeamento realizada em um conjunto de padro que ser seguido em vrias camadas da rede desde a parte fsica at a de software. Sua funo est na possibilidade de vrios computadores trabalharem em conjunto e comunicarem-se mutuamente atravs de um cabo de rede. Isso s possvel porque os projetistas seguem os mesmos padres de interligao para todos os cabeamentos da rede. Os tipos de cabeamento so escolhidos de acordo com a aplicao a ser utilizada, os custos da rede e a capacidade de trfego de dados pretendidos. Exemplos de cabos: cabo coaxial, cabo de par tranado (UTP) e cabo de par tranado blindado (STP) e bra tica.

Figura 11 Cabo coaxial, par tranado e bra tica


Fonte: <http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=223648>. Acesso em: 7 ago. 2008.

Outros equipamentos de interconexo de rede


So equipamentos indispensveis para funes espec cas dentro da rede. Os mais utilizados podem ser vistos no quadro abaixo.

13
Informtica A02

Quadro 1 Interconexo em redes

HUB um centro de ao ou concentrador que serve como ponto de encontro do cabeamento em uma topologia em estrela. As informaes transmitidas chegam a todos os computadores na rede, independente de quem seja o receptor. Switch um comutador que de ne uma rede em estrela lgica, fazendo com que a informao chegue apenas para seu receptor. PONTES Filtra, fazendo com que o pacote endereado para uma estao local da LAN passe e, caso no seja para aquela LAN, seja despachado para outra ponte. ROTEADORES Tm a mesma funo da ponte, porm, antes de transmitir um pacote ao seu destino, ele analisa as condies de trfego atuais e determina a melhor rota para o pacote. REPETIDORES Normalmente, uma pequena caixa que cabe na mo conecta dois segmentos do cabo de uma rede. O repetidor retemporiza e regenera os sinais digitais no cabo e os envia de novo. Um sinal tem que ser revigorado se a distncia entre computadores forem maiores a mais ou menos cem metros. Gateway Permite a um n comunicar-se com um computador em outra rede no similar. A sua funo principal fazer com que redes diferentes se comuniquem.

14
Informtica A02

Praticando...

Identi que, na rede do laboratrio de informtica, que topologia utilizada, qual o cabeamento utilizado e os equipamentos de interconexo de rede existentes.

Rede sem o

rede sem o tambm conhecida por wireless, vem do ingls wire ( o, cabo) e less (sem). Wireless caracteriza qualquer tipo de conexo para transmisso de informao sem a utilizao de os ou cabos. As redes sem o chegaram para fornecer s empresas mais exibilidade e mobilidade no uso de PCs, notebooks, PDAs em qualquer lugar: em um escritrio, entre escritrios, em casa, em reas pblicas, etc. possvel utilizar redes sem o em lugares sicamente impossveis de se ter uma rede cabeada. Adaptvel a qualquer mudana, a Wireless tornou-se uma tendncia mundial. Normalmente transmitem dados em distncias relativamente curtas, usando tcnicas de transmisso sem o. Exemplos: tecnologia InfraRed (usa infravermelho em linha de viso direta), tecnologia Bluetooth (usa ondas de rdio para conectar dispositivos mveis) e Wi-Fi (baseadas no padro IEEE 802.11).

Figura 12 Rede sem o com tecnologia Wi-Fi


Fonte: <http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/colaboradores/drangel/>. Acesso em: 7 ago. 2008.

15
Informtica A02

Para abranger grandes distncias, hoje tem-se a tecnologia Worldwide Interoperability for Microwave Access (Wi-Max) - Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda. a evoluo do Wi-Fi que, por sua vez, o atual padro de tecnologia para acesso sem o uso de os. A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia, com base na norma IEEE 802.16, que estabelece os padres de acesso sem- o de banda larga.

Figura 13 Rede sem o com tecnologia Wi-Mmax


Fonte: <http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=77468&page=2>. Acesso em: 7 ago. 2008.

Conectividade sem o
Nas redes sem o, a interconexo tem equipamento similar a de uma rede com o. Os equipamentos tm funes espec cas dentro da rede, muitos so mistos, pois liga computadores via cabo e atravs de micro-ondas. Os principais esto na tabela a seguir.

16
Informtica A02

Access Point Os pontos de acesso so os responsveis por distribuir o sinal de uma rede Wi-Fi e dividi-la entre os vrios dispositivos localizados em seu raio de alcance. Adaptador USB Os adaptadores funcionam como antenas. Ligados porta USB dos computadores, eles permitem a comunicao entre um PC ou notebook e uma rede Wi-Fi. Placas PCI Instalada em um slot PCI na placa-me de um computador de mesa, a placa PCI Wi-Fi possibilita que um PC conecte-se a uma rede Wi-Fi. Cartes PCMCIA Os cartes permitem que um notebook possa acessar redes Wi-Fi.

Smartphones Rene funes de telefone celular, computador de mo e cmera fotogr ca.

Praticando...

Acesse o stio <http://br.youtube.com/> e veja alguns vdeos sobre como montar uma rede sem o. Procure por Wireless ou como montar uma rede sem o. Assista aos vdeos em equipe para provocar o debate e veja se o custo vivel economicamente para uma pequena empresa.

17
Informtica A02

Sistema operacional de rede


Responsvel pelo controle de trfego das informaes dentro de uma rede, alm do compartilhamento de recursos entre o servidor e as estaes. Ex.: Novell NetWare, Unix, Linux, algumas verses Windows. As caractersticas de um sistema operacional de redes que o diferencia de um sistema operacional para funcionar em um computador isolado so: Multitarefas Capacidade que um sistema operacional tem de rodar mais de um programa ao mesmo tempo. Multiusurios Permite que mais de um usurio acesse o computador ao mesmo tempo. Multiprocessadores Capaz de usar e gerenciar uma srie de processadores.

Figura 14 Tela do sistema operacional Linux


Fonte: <http://forum.g-sat.net/showthread.php?p=304882>. Acesso em: 7 ago. 2008.

18
Informtica A02

Aplicao de rede
Quando se trabalha com os computadores interligados, a produtividade aumenta signi cativamente. Vrias aplicaes e tecnologias se tornam possveis dentro da empresa. Esta seo tratar de algumas tecnologias utilizadas dentro das redes na empresa.

Correio eletrnico (e-mail)


O correio eletrnico facilita o envio de mensagens e arquivos de um computador para outro. O funcionrio pode enviar dados para um colega em outro departamento ou em outro prdio sem precisar se deslocar do seu ambiente de trabalho. Pode iniciar ou mesmo fechar um negcio, sem estar na localidade.

Tecnologia de fac-smile (fax)


Assim como um aparelho de fax tradicional, a tecnologia de fac-smile no computador pode aproveitar a linha de comunicao para enviar gr cos, mapas, textos e at mesmo pedido de compra ou assinatura. Os arquivos enviados podem ser gerados por software no prprio computador ou capturados via scanner, que um aparelho similar a uma mquina foto copiadora, porm transforma a cpia em arquivo digital armazenado no computador.

Groupware
roupware qualquer tipo de software que permite a um grupo de pessoas compartilharem ou acompanharem projetos em conjunto. Facilita o trabalho em equipe, pois um projeto pode ser tocado por pessoas em locais diferentes, acessando um software, em horrio pr-determinado para discusso on-line ou com permisso para modi car no tempo conveniente de cada membro da equipe.

19
Informtica A02

Videoconferncia
A videoconferncia uma tecnologia de telecomunicao que permite realizar eventos distncia com participao local. A empresa pode marcar reunio, debater projetos, proferir palestras, treinar funcionrios sem gastar tempo e dinheiro com deslocamento de pessoal. Os equipamentos para videoconferncia podem ser adquiridos ou alugados por demanda.

Intercmbio eletrnico de dados


O intercmbio eletrnico de dados um mtodo utilizado para reduzir a papelada nas empresas e agilizar o intercmbio de dados com fornecedores e clientes. As ordens de compras, as faturas de vendas e outros intercmbios de dados so transmitidos eletronicamente.

Transferncia eletrnica de fundos


Por meio de transferncia eletrnica de fundos as empresas podem pagar os fornecedores transferindo fundos de vrias contas eletronicamente. como voc ter os bancos dentro da sua empresa.

Trabalho em casa
Algumas empresas podem dar ao funcionrio oportunidade de trabalhar em sua residncia e enviar o produto do trabalho via computador, direto para a rede de computadores da empresa. As vantagens so muitas. Entre outras, podemos citar: o nmero de funcionrio pode aumentar sem ter que fazer reformas para aumentar espao na empresa, o funcionrio faz seu prprio horrio, com isso aproveita melhor seu biorritmo, a empresa gasta menos recurso como energia, telefone, etc.

A Internet
A empresa, quando interliga sua rede Internet, a possibilidade de novos servios que cam ao seu alcance aumenta consideravelmente. Entre alguns servios que os funcionrios tero ao seu dispor, podem ser citados: pesquisa de mercado, obteno de dados nanceiros e contato com fornecedores e cliente.
20
Informtica A02

Praticando...

Outros servios que as empresas esto disponibilizando aos seus funcionrios para aproveitar a infra-estrutura de tecnologia da informao existente so os de transmisso de voz via internet ou VoIP . Nada mais que aproveitar a rede local e a ligao da rede com a Internet para trafegar voz e economizar com as ligaes. Procure no google <http://www.google. com.br> e na empresa que oferece este servio, que a SKYPE <http:// www.skype.com.br>. Depois, entre em contato com o tutor para saber sobre o debate sobre este assunto. A forma do debate ser informada pelo tutor, podendo ser em frum espec co ou no Chat, com hora marcada com todos para viabilizar, neste curso, a comunicao via skype.

Responda aqui

21
Informtica A02

Exerccios

Com base no contedo estudado, responda s seguintes questes: 01. A empresa tem minicomputadores em departamentos estratgicos e alguns terminais burros para entrada de dados. Esta situao caracterstica de: a) Processamento em lote. b) Processamento on-line.

c) Processamento distribudo. d) Processamento ponto a ponto. 02. Em uma arquitetura cliente/servidor, em uma rede de computadores, verdadeiro: a) Os servidores so computadores econmicos que requerem pouco recurso, pois iro servir para o trabalho na mesa dos funcionrios, os quais, na maior parte do tempo, utilizam software de escritrio. b) Os computadores que so clientes em uma rede na arquitetura cliente/servidor tm a funo de ferramenta de trabalho nas mesas dos funcionrios e so monitorados na rede pelos servidores. c) O software que administra a rede fica distribudo nas diversas mquinas que compem a rede. d) A desvantagem de trabalhar com computador em rede na arquitetura cliente/servidor que os funcionrios tm que ser especializados com um conhecimento maior em informtica. 03. Como se chama uma rede de computadores e terminais geogra camente distantes? a) WAN. b) LAN. c) HUB. d) WIRELESS. 04. Uma rede com topologia estrela tem a seguinte caracterstica: a) Permite que cada n atue como servidor de arquivo para todos os outros. b) Os ns da rede enviam dados ao longo de um corredor comum. c) Os dados viajam ao redor da rede e so capturados pelo n ou pelos ns aos quais esto endereados. d) O concentrador interliga toda a rede. 05. Quais as vantagens de interligar os computadores em rede?

22
Informtica A02

Resposta
23
Informtica A02

Nesta aula, aprendemos que trabalhar com computadores em rede ajuda as pessoas a executar mais rpida e e cazmente seus afazeres. Quanto tecnologia, debateu-se sobre a rede de computadores tradicional, que se interliga por cabos, e sobre a rede que vem sendo cada vez mais usada por sua exibilidade, que a rede sem o. Ficou claro que a padronizao importante para que os computadores consigam se comunicar tanto na rede local como na interao entre redes. Por isso, so de nidos as topologias, o tipo de cabeamento, placa de rede, etc. Para nalizar, foram mostradas as aplicaes em rede nas empresas. Como tcnico, voc vai trabalhar, nas empresas, com computadores em rede e este contedo referncia para seu trabalho e requisito para novos aprendizados sobre o tema.

Auto-avaliao

Com o conhecimento sobre redes de computadores que voc adquiriu nesta aula, responda aos seguintes questionamentos: 1. Imagine: como seria trabalhar com computadores isolados? Faa uma lista de tarefas que seria prejudicada sem as redes de computadores. 2. Se um micro empresrio pedisse um conselho sobre que tipo de rede seria a mais adequada para ele, que tem trs computadores, o que voc sugeriria e por qu? 3. Quais os benefcios maiores para que voc veja vantagem de trabalhar com rede de computadores? 4. Qual a vantagem de trabalhar com arquitetura cliente/servidor e porque uma rede grande no pode usar uma rede ponto a ponto? 5. Qual a funo da topologia de rede, da placa de rede e do cabeamento nas redes locais?

25
Informtica A02

6. Voc citaria algumas vantagens e desvantagens da utilizao de uma rede sem o em detrimento de uma com o (cabeamento)? 7. Porque o sistema operacional de rede precisa ser especial e ter algumas caractersticas espec cas? 8. Alm das aplicaes de rede citadas, voc citaria mais algumas? Faa uma busca na Internet para responder a esta questo.

Referncias
CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introduo informtica. 8. ed. So Paulo: Pearson Printice Hall, 2004. MANZANO, Andr Luiz N. G.; MANZANO, Maria Izabel N. G. Informtica bsica. 7. ed. So Paulo: Ed. rica, 2007.

Anotaes

26
Informtica A02

Anotaes

27
Informtica A02

Anotaes

28
Informtica A02

You might also like