You are on page 1of 18

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso

Cartilha

Orientao s Famlias

Braslia, 10 de agosto de 2012.

Presidncia da Repblica Ministrio da Educao Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso. Organizao Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso. Diretoria de Polticas da Educao Especial Produo Grfica Grupo Gestor Interministerial GGI Ministrio da Educao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Ministrio da Sade Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

Esta uma publicao da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso do Ministrio da Educao. Esplanada dos Ministrios, Bloco L, 4 Andar - Sala 414. CEP: 70.047-900 Braslia DF

SUMRIO
Apresentao ................................................................................................................................ 4 BPC NA ESCOLA: ORIENTAES PARA FAMLIAS .......................................................................... 5 COMO O ENSINO PARA ESTUDANTES COM DEFICINCIA? ........................................................ 8 OS ESTUDANTES COM DEFICINCIA VO ESTUDAR NA MESMA SALA DE AULA QUE OS OUTROS COLEGAS SEM DEFICINCIA?......................................................................................................... 9 A FAMLIA DEVE ASSEGURAR O DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ESCOLARIZAO 10 O QUE O BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA (BPC)? ................................................... 13 O QUE O PROGRAMA BPC NA ESCOLA?.................................................................................. 14 ONDE PROCURAR INFORMAES COMPLEMENTARES E ATENDIMENTO? ............................... 16 Contatos ...................................................................................................................................... 17

Apresentao

Esta publicao objetiva orientar a implementao do Programa BPC na Escola, ao integrante do eixo educao do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficincia Viver sem Limite. Essa ao desenvolvida intersetorialmente, pelos Ministrios da Educao MEC, do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS, da Sade - MS e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica SDH/PR, visando identificao e eliminao das barreiras que obstam o acesso das pessoas com deficincia, entre zero e dezoito anos de idade, beneficirias do Benefcio da Prestao Continuada - BPC, escola. O direito das pessoas com deficincia educao se efetiva pela garantia de sua plena participao e aprendizagem, em sistemas educacionais inclusivos, em igualdade de condies com as demais pessoas, na comunidade em que vivem, conforme preconiza o art.24 da Conveno sobre os Direitos da Pessoa com Deficincia ONU/2006.

BPC NA ESCOLA: ORIENTAES PARA FAMLIAS

Todos os seres humanos so iguais, mas cada pessoa diferente de todas as outras.
De acordo com a Conveno sobre os Direitos da Pessoa com Deficincia (ONU/2006), no Brasil, compromisso do Estado assegurar os direitos da pessoa com deficincia, proibindo qualquer tipo de discriminao em todos os aspectos da vida, como sade, educao, transporte e acesso justia. A Constituio Federal de 1988 afirma que competncia da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas com deficincia.

SAIR DE CASA PARA IR ESCOLA UM SONHO DE TODAS AS CRIANAS! A CRIANA E O ADOLESCENTE TM DIREITO EDUCAO.
5

De acordo com o artigo 55 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), os pais ou responsvel tm a obrigao de matricular seus filhos nas classes comuns do ensino regular. Para a criana conviver em sociedade e, futuramente, participar do mercado de trabalho, a porta de entrada a escola. Existem famlias que no conhecem esse direito, outras pensam que a escola no ir fazer muita diferena na vida da criana com deficincia por achar que ela no tem capacidade para aprender ou porque ser discriminada.

ESSA REALIDADE TEM MUDADO!


A matrcula e a permanncia de crianas com deficincia nas classes comuns do ensino regular vm aumentando a cada ano nas escolas brasileiras.

AS FAMLIAS PRECISAM SABER QUE SEUS FILHOS COM DEFICINCIA TM DIREITO A VAGA NA ESCOLA MAIS PRXIMA DE SUA RESIDNCIA.
O ENSINO OBRIGATRIO DOS 4 AOS 17 ANOS!
O ensino obrigatrio um direito da criana e do adolescente, portanto um dever do Estado e da famlia matricular seus filhos, com ou sem deficincia, dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade em escolas comuns de ensino regular. O incio da aprendizagem da leitura e da escrita ocorre no Ensino Fundamental. Nesses anos escolares, as atividades so desenvolvidas segundo o Projeto Pedaggico da escola, com o objetivo de que todas as crianas aprendam a ler e a escrever, alm de outras experincias vividas com os colegas de classe. O Projeto Pedaggico deve articular a educao comum e a educao especial, promovendo o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o professor da sala de recursos multifuncionais. por meio desta articulao que sero promovidas as condies de aprendizagem da criana com deficincia, especficas.
7

considerando

suas

necessidades

educacionais

COMO O ENSINO PARA ESTUDANTES COM DEFICINCIA?


O Projeto Pedaggico da escola o mesmo para todos os estudantes. O que varia na prtica pedaggica so as estratgias metodolgicas e os recursos de tecnologia assistiva. So exemplos de recursos para promoo de

acessibilidade na escola: material didtico em Braille e Bilngue (Libras/Lngua Portuguesa), em caracteres ampliados e com contraste de cores, caderno de pauta ampliada, materiais tteis, livro digital, livro em udio, puno, reglete, lupa eletrnica, soroban (instrumento para clculo), guia de assinatura, caneta ponta porosa, lupa de apoio, lupa eletrnica, globo terrestre acessvel, kit de desenho geomtrico acessvel, calculadora sonora, software para produo de desenhos grficos e tteis, mquina de escrever Braille, laptop com leitor de tela e teclado com colmeia, mobilirio acessvel, prancha e presilhas, mouse acessvel, e recursos para a comunicao alternativa.

OS ESTUDANTES COM DEFICINCIA VO ESTUDAR NA MESMA SALA DE AULA QUE OS OUTROS COLEGAS SEM DEFICINCIA?
Sim! Todos os estudantes participam juntos da escolarizao. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), com funo complementar ou suplementar no turno contrrio escolarizao, oferecido para todos estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao que apresentarem necessidades especficas de aprendizagem, de servios e de recursos especficos de acessibilidade. O Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos estudantes, considerando suas especificidades. Dentre as atividades do AEE so disponibilizados programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e cdigos especficos de comunicao e sinalizao e tecnologia assistiva.

A FAMLIA DEVE ASSEGURAR O DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ESCOLARIZAO A - EDUCAO INFANTIL


De 0 a 5 anos. De 0 (zero) at 3 (trs) anos, a criana deve estar matriculada em creche. Aos 4 (quatro) e 5 (cinco) anos, a criana deve estar matriculada na pr-escola. A Educao Infantil um perodo importante na vida de todas as crianas. Nessa etapa, alm dos cuidados com a alimentao, higiene e locomoo, os professores devem iniciar o processo de aprendizagem por meio de brincadeiras, para o conhecimento de si e do outro e as primeiras relaes de interao com outras pessoas alm dos familiares. Na pr-escola, a brincadeira continua sendo uma das principais atividades. Brincando, a criana vai se desenvolvendo. Antes de chegar ao processo de aprender a ler e a escrever de forma sistemtica, a criana precisa brincar de faz-de-conta, brincar de ler, desenhar, reconhecer objetos, descobrir coisas escondidas, conversar, cantar e tantas outras brincadeiras.
10

O atendimento educacional especializado deve ser ofertado de forma articulada a educao infantil, a fim de garantir as condies de igualdade para o desenvolvimento integral das crianas com deficincia, em ambientes inclusivos. Na Educao Infantil essencial acompanhar e registrar o desenvolvimento da criana. importante que os pais conversem com os professores de seus filhos contando para eles o jeito de ser da criana e os progressos que tm feito em casa.

CRIANA

COM

DEFICINCIA

TEM

PRIORIDADE DE MATRCULA NA CRECHE MAIS PRXIMA DE SUA CASA.


Para efetivar este direito, informe-se na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO da sua cidade.

Hoje as mudanas acontecem rapidamente e no h tempo a perder. A HORA AGORA! CRECHE, PR-ESCOLA, ESCOLA! Esse o caminho.

11

B - ENSINO FUNDAMENTAL
Dos 6 aos 14 anos.

Aos 6 anos de idade tem incio o Ensino Fundamental com durao de 9 (nove) anos, organizado e previsto para as seguintes faixas etrias: Anos iniciais dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos de idade. Anos finais dos 11(onze) aos 14 (catorze) anos de idade.

C - ENSINO MDIO
De 15 a 17 anos.

Concludo o Ensino Fundamental, o adolescente tem direito a cursar o Ensino Mdio, com durao mnima de 3 (trs) anos, que pode ser realizado de forma integrada com a educao profissional. Atualmente, a educao profissional conta com o apoio de algumas leis, como: a Lei do Aprendiz (Lei N 10.097/2000), que incentiva a oferta de emprego para jovens, e a Lei de Cotas (LEI N 8.213/1991), que incentiva a contratao de pessoas com deficincia.
12

As possibilidades dos jovens, com e sem deficincia, para a realizao profissional iniciam-se no ingresso escola o mais cedo possvel e crescem na proporo do nvel de escolaridade.

O QUE O BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA (BPC)?


uma garantia de renda mensal, no valor de 1 (um) salrio mnimo; Destina-se a pessoas com deficincia e a pessoas idosas, com 65 anos ou mais, que comprovem no possuir meios para prover a prpria manuteno nem de t-la provida por sua famlia; um benefcio individual, no vitalcio e intransfervel, que integra a Proteo Social Bsica no mbito do Sistema nico de Assistncia Social SUAS; O BPC no uma aposentadoria e no concedido para manter as pessoas com deficincia fora da escola e do mercado de trabalho. O benefcio tem o objetivo de garantir uma renda mnima para permitir que as pessoas com deficincia se desenvolvam e melhorem sua condio de vida;
13

Esse benefcio no impede que as pessoas com deficincia tenham acesso aos demais direitos garantidos por lei para todos brasileiros e brasileiras. Pelo contrrio, esse benefcio justamente para que essas pessoas possam ter as mesmas oportunidades que as outras.

O QUE O PROGRAMA BPC NA ESCOLA?


um programa do Governo Federal, executado em parceria com Estados, Municpios e Distrito Federal, por meio de aes articuladas das polticas pblicas da educao, de sade, assistncia social, e direitos humanos.

ATENO: A criana ou adolescente com

deficincia no perde o BPC quando vai para a escola. OBJETIVOS DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA:
Identificar e eliminar as barreiras que impedem o acesso e a permanncia na escola de crianas e adolescentes com deficincia, beneficirias do BPC, promovendo a incluso escolar;
14

Matricular todas as crianas e adolescentes com deficincia, at 18 (dezoito) anos, nas classes comuns do ensino regular em escolas da comunidade onde vivem.

Para garantir direito s pessoas com deficincia, o direito EDUCAO, fundamental o desenvolvimento de aes conjuntas entre as reas de educao, de assistncia social, de sade e de direitos humanos.

15

ONDE PROCURAR INFORMAES COMPLEMENTARES E ATENDIMENTO?

Secretaria de Educao Estadual, Municipal e do Distrito Federal; Secretaria de Assistncia Social Estadual, Municipal e do Distrito federal e os Centros de Referncia da Assistncia Social (CRAS); Secretaria de Sade Estadual, Municipal e do Distrito Federal de Sade; Conselho dos Direitos Humanos Estadual, Municipal e do Distrito Federal.

16

Contatos

Ministrio da Educao (MEC) www.mec.gov.br Telefone: (61) 2022-7665 e-mail: bpcnaescola@mec.gov.br

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) www.mds.gov.br Telefone: (61) 3433-8875 e-mail: bpcnaescola@mds.gov.br

Ministrio da Sade (MS) www.saude.gov.br Telefone: (61) 3315-6240 e-mail: pessoacomdeficiencia@saude.gov.br

Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH/PR) www.sdh.gov.br Telefone: (61) 2025-7898 e-mail: direitoshumanos@sdh.gov.br

17

Ministrio da Educao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Ministrio da Sade Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica

18

You might also like