You are on page 1of 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE ALAGOAS Coordenadoria dos Cursos de Mecnica e Refrigerao Disciplina: PLCM Prof.

: Sandro Beltro

4 Mdulo

AULA 5
METODOLOGIAS DE DETERMINAO DA CRITICIDADE DO ATIVO INDUSTRIAL

1. CARACTERIZAO DA CRITICIDADE DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E INSTALAES INDUSTRIAIS METODOLOGIA 1


Para identificar o nvel de criticidade do equipamento, sistema ou instalao industrial, verificar nos Quadros 1 e 2 a seguir, o grau de severidade decorrente de uma falha potencial e a probabilidade de ocorrncia desta, respectivamente. De posse destas duas variveis, cruz-las no Quadro 3 e verificar o respectivo nvel de criticidade.

GRAU DE SEVERIDADE DECORRENTE DE UMA FALHA DE EQUIPAMENTO, SISTEMA OU INSTALAO INDUSTRIAL


A falha no traz quaisquer tipos de prejuzos linha de produo ou produtividade da unidade industrial. A falha representa para o processo, por safra, um ndice de indisponibilidade inferior a 10%. A falha no compromete a qualidade do produto final. A falha no causa quaisquer tipos de impactos ambientais. A falha no concorre para a ocorrncia de acidentes ou de doenas do trabalho, nem promove situaes de concentrao ou agravamento dos agentes de risco ambientais. A falha no implica em parada da linha de produo, mas implica em reduo da capacidade produtiva. A falha representa para o processo, por safra, um ndice de indisponibilidade de 10% a 30%.

I Desprezvel

II Moderado

A falha compromete a obteno do produto final, podendo-se entretanto aproveitar o subproduto decorrente desta, para comercializao. A falha causa impactos ambientais, embora no se caracterize como infrao Legislao Ambiental vigente. A falha concorre para a ocorrncia de acidentes do trabalho impessoais e/ou concentrao / agravamento dos agentes de risco ambientais. A falha implica em parada total da linha de produo. A falha representa para o processo, por safra, um ndice de indisponibilidade superior a 30%. A falha compromete totalmente o aproveitamento da matria-prima utilizada, tendo-se que descartar a batelada j processada. A falha caracteriza-se como infrao Legislao Ambiental vigente. A falha concorre para a ocorrncia de acidentes do trabalho pessoais e/ou de doenas do trabalho.

III Severo

Quadro 1

PROBABILIDADE DE OCORRNCIA DA FALHA A B C RARA (nunca ocorreu, mas pode ocorrer) REMOTA (j ocorreu 1 vez) PROVVEL (j ocorreu mais de 1 vez) Quadro 2 I II III

NVEL DE CRITICIDADE (Severidade x Probabilidade) A 1 1 2 Quadro 3 B 1 2 3 C 2 3 3

1 NVEL DE CRITICIDADE 2 3 Quadro 4

Menor Srio Crtico

NOTAS: 1) O Quadro 1 considera 5 variveis, ou seja, capacidade produtiva, indisponibilidade de equipamento, qualidade do produto final, meio ambiente e segurana e sade ocupacional. Cabe ao Gerente de Manuteno, indicar a ordem em que estas variveis sero analisadas. 2) Ver no Anexo I, formulrio para caracterizao da criticidade do ativo industrial.

2. CARACTERIZAO DA CRITICIDADE DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E INSTALAES INDUSTRIAIS METODOLOGIA 2


A Matriz de Criticidade deve servir de instrumento definio do grau de importncia de cada item do ativo industrial para o processo produtivo. Portanto, deve constituir-se na base para as aes de manuteno, respeitando-se as particularidades operacionais de cada unidade / planta industrial e considerando-se os aspectos: criticidade (segurana, continuidade operacional, especificao de produtos, sade, meio ambiente e imagem); custos; e oportunidade. A criticidade de cada item do ativo industrial, deve ser estabelecida conjuntamente entre a Eng. da Manuteno e a Eng. da Operao, a partir da rvore de Deciso para Determinao da Criticidade do Equipamento (gravura adiante). Os critrios a serem considerados na aplicao de cada um dos cdigos da rvore de Deciso, so os seguintes: a) SMS (Segurana, Meio Ambiente e Sade Ocupacional) A falha do equipamento, sistema ou instalao poder acarretar danos materiais e pessoais, ou danos ao meio ambiente ou infringir exigncias legais e/ou normativas relacionadas a este critrio (Normas Regulamentadoras do MTE, CONAMA, IMA, etc), devendo ser avaliados o tipo e a importncia do ecossistema afetado, bem como a repercusso interna e externa Empresa. Qualidade e Produtividade A falha do equipamento, sistema ou instalao poder ocasionar produtos com defeito, reduo da velocidade de produo e reduo da produo. Oportunidade de Produo A falha do equipamento, sistema ou instalao poder provocar perda SIGNIFICATIVA de produo, afetar o atendimento de metas de produo ou atendimento ao cliente e/ou a qualidade do produto. Taxa de Ocupao produo. A alta taxa de ocupao do equipamento, sistema ou instalao, poder comprometer a

b)

c)

d)

e)

Freqncia de Quebra A freqncia de quebra em intervalos menores que 6 meses indicam falhas de manuteno e/ou equipamento sem vida til remanescente. Mantenabilidade O tempo e/ou custo do reparo so muito elevados.

f)

Uma vez processado o fluxograma da rvore de Decises, tem-se definido o grau de criticidade para o item do ativo industrial analisado, ou seja: CLASSE A (Criticidade Alta): contemplado o monitoramento preditivo / anlise das falhas potenciais at o nvel de componentes; CLASSE B (Criticidade Mdia): contemplada a manuteno planifica (preventiva), por condio ou tempo; CLASSE C (Criticidade Baixa ou No Crtica): admite a falha do equipamento, sistema ou instalao (manuteno corretiva) / contempladas a lubrificao e as inspees peridicas.

ALGORITMO PARA DETERMINAO DA CRITICIDADE DE EQUIPAMENTO

A PARADA REPENTINA DO EQUIPAMENTO PODER PROVOCAR:

A SMS
Cd. ENFOQUE ALTA (A) MDIA (B) BAIXA (C)

SMS

Segurana, Sade e Meio-Ambiente

Acidentes Pessoais, Agresses ao Meio-Ambiente e Danos Materiais

Exposio a Riscos de Acidentes ao Meio-Ambiente ou ao Patrimnio

Nenhum Risco

B/C A QP

B/C
QP
Qualidade e Produtividade Produtos com Defeito, Reduo da Velocidade e Reduo da Produo Variao da Qualidade ou da Produtividade No Afeta

A/B TO

C
Cessa Parte do Processo No Afeta

OP

Oportunidade de Produo

Cessa todo o Processo

OP B/C OP

TO

Taxa de Ocupao

24 horas por dia

Dois Turnos ou Horrio Administrativo

Ocasionalmente ou no faz Parte do Processo Produtivo

A/B FQ B/C

A FQ

FQ

Freqncia de Quebra

Intervalo Menor que 6 Meses

Em Mdia Uma Vez por Ano

Raramente Ocorre

A/B MT B/C

A
MT
Mantenabilidade O Tempo e/ou Custo do Reparo so Elevados O Tempo e/ou Custo do Reparo so Suportveis O Tempo e/ou Custo do Reparo so Irrelevantes

MT A/B

PREDITIVA ALTA (A)

PREVENTIVA MDIA (B)

CORRETIVA BAIXA (C)

NVEL DE CRITICIDADE

Uma vez caracterizada a criticidade dos itens do ativo industrial, ter-se-o definidas as formas de interveno a serem implementadas e os conjuntos de equipamentos, sistemas e instalaes que constituiro e/ou consolidaro os planos de manuteno preditiva e preventiva. NOTA: 1) Ver no Anexo I, formulrio para caracterizao da criticidade do ativo industrial.

3. ANEXOS
3.1. Anexo I Formulrio Matriz de Criticidade / Planificao da Manuteno.

BIBLIOGRAFIA: Sem referncias bibliogrficas.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like