You are on page 1of 35

DVD Supermicros ver 2.

ARQUIVO DE TESTE
Esta amostra destina-se checagem de compatibilidade prvia. Este arquivo de amostra tem 26 slides. O produto completo tem cerca de 2000 slides, com cerca de 500 vdeos. e equivale a um curso em sala de aula com durao de 60 horas.

PRESSIONE A TECLA F5 PARA VISUALIZAR EM TELA CHEIA


USE AS SETAS DO TECLADO PARA AVANAR E VOLTAR NOS SLIDES

PRESSIONE ESC PARA SAIR DA TELA CHEIA

PARA VISUALIZAR ESTA AMOSTRA


Para executar corretamente esta amostra do DVD SUPERMICROS 2.0 voc precisar ter, na mesma pasta, este arquivo e os vdeos que o acompanham: CURSO.PPT
V0701.WMV

Este arquivo
Filme

V0702.WMV
V0821.WMV V0824.WMV V0829.WMV V0851.WMV V0853.WMV V0856.WMV

Filme
Filme Filme Filme Filme Filme Filme

IMPORTANTE: Voc pode assistir os filmes isoladamente, mas eles no esto incorporados ao som. O som de cada filme reproduzido somente dentro da apresentao, clicando nos cones dos alto-falantes azuis.

Requisitos para uso do produto


Sistemas operacionais suportados:

Requisitos de hardware

Windows 2000 Professional Windows XP Windows Vista Windows 7 Office 2000

Processador de 1.5 GHz ou superior Memria mnima de 512 MB Unidade de DVD 5 GB de espao para instalao no HD

Verses do Microsoft Office

Office 2003
Office 2007

Office 2010

Visualizador do Point 2007 (para usurios que no possuem Office). O link indicado para o site da Microsoft Brasil. Media Player 8.0 ou superior

preciso um computador para assistir ao DVD. No um DVD de filme, do tipo que se assiste em um DVD Player ligado na TV. um DVDROM de multimdia, que usado de forma interativa em um computador. O produto completo tem proteo contra cpias. preciso manter o DVD original na unidade para execut-lo corretamente (como ocorre por exemplo, com muitos jogos). Esta amostra no possui proteo.

Em caso de dvida sobre o funcionamento deste arquivo de amostra no seu computador, envie mensagem para laercio@laercio.com.br
Assunto: Compatibilidade SUPERMICROS

Placa me ATX
Amostra da resoluo das figuras utilizadas. Os slides que se seguem no se destinam a formar uma aula completa, so apenas amostras para divulgao e checagem de compatibilidade.

ndice

Intel e AMD
Intel e AMD so os principais fabricantes de processadores. A Intel pioneira, criou vrios processadores desde 1971. Em 1981 a IBM lanou o IBM PC, o av de todos os PCs atuais. Era baseado no processador Intel 8088.

A AMD, que no incio era parceira da Intel, hoje sua concorrente. A concorrncia contribui para a reduo de preos. IMPORTANTE: Cada processador exige uma placa me especfica. Por exemplo, em uma placa me para Core i7, no podemos instalar um processador Phenom, e vice-versa.

Exemplos de processadores: Core i7 (Intel) e Phenom (AMD).

ndice

Soquetes de processadores AMD

AM3
AM2+

AM2
939 754 940 462 (A)

ndice

Socket AM2 e AM2+


Como os processadores Athlon 64 e superiores so ligados diretamente memria, a cada mudana na tecnologia de memrias foi necessrio realizar modificaes no processador. Por exemplo, o processador Athlon 64 que suporta memrias DDR2 eletricamente diferente dos modelos que operam com memrias DDR. Para evitar o encaixe de uma processador em uma placa me incompatvel, foram criados formatos diferentes de soquetes. O Socket AM2 para processadores que suportam memrias DDR2 at 800 MHz. O Socket AM2+ mecanicamente idntico, mas seus processadores operam com memrias DDR2 at 1066 MHz.
Socket AM2

ndice

Socket AM3
Da mesma forma, a AMD tambm precisou criar um novo soquete para seus processadores que operam com memrias DDR3. o Socket AM3. As verses mais novas dos processadores AMD, com o Phenom II e o Athlon II, usam esse tipo de soquete.

Socket AM3

ndice

Usando o soquete correto


Normalmente, porm com algumas excees, cada processador requer um tipo especfico de soquete. Na maioria dos casos existem, tanto no processador quanto no soquete, chanfros que impedem que seja encaixado um processador em um soquete inapropriado.

Socket AM3

Observe por exemplo o soquete AM3 acima. Existem quatro chanfros, cada um ocupando as posies de dois pinos. O processador correto tem esses pinos ausentes. Se for o processador errado, os pinos sero bloqueados por esses chanfros.

ndice

Impedindo o encaixe errado


Pinos faltando no processador correspondem a furos faltando no soquete.

ndice

10

Orientao correta no soquete


Processadores AMD modernos possuem em um dos seus cantos, tanto na parte superior como na inferior, uma marca em forma triangular. Esta marca deve corresponder ao pequeno tringulo existente no soquete. Este alinhamento define a orientao correta do processador no seu soquete.

Marcas triangulares no processador, parte superior e parte inferior.

Marca triangular no soquete

ndice

11

Compatibilidade entre processadores e soquetes AMD xxx


Socket 754: S permite encaixar processadores para Socket 754
Socket 939: S permite encaixar processadores para Socket 939 Socket 940: S permite encaixar processadores para Socket 940* Socket AM2: Permite encaixar processadores para Socket AM2, AM2+ e AM3

Socket AM2+: Permite encaixar processadores para Socket AM2, AM2+ e AM3
Socket AM3: S permite encaixar processadores para Socekt AM3** OBS:

(*) No confundir o Socket 940 original, lanado em 2003, com o Socket AM2, que tambm tem 940 pinos e est sendo chamado por muitos fabricantes (erradamente) de Socket 940.
(**) Processadores para Socket AM2 ou AM2+ encaixam no Socket AM3, porm no funcionam, e podem queimar a placa me.

(***) As regras acima se referem apenas ao encaixe. A palavra final sobre a compatibilidade do fabricante da placa me.

ndice

12

Cuidado para no entortar os pinos !!!


Manuseie o processador com o mximo cuidado. Se cair no cho ser um desastre. Mesmo se cair de uma altura de poucos centmetros, alguns de seus pinos sero entortados. Ser preciso realizar uma operao perigosa: desentortar os pinos usando uma chave de relojoeiro pequena.

ndice

13

Instalao do Athlon 64 e compatveis


As instalaes de processadores para Socket 754, 939, AM2, AM2+ e AM3 so semelhantes.
O roteiro de instalao aqui apresentado aplica-se portanto aos processadores:

Athlon 64

Athlon 64 FX
Sempron

Athlon 64 X2
Athlon X2

Phenom
Phenom II Athlon II

ndice

14

Vdeos sobre instalao de processadores

ndice

15

TESTE DE VDEO
OBSERVAO IMPORTANTE SOBRE OS VDEOS: Os vdeos deste curso tm som separado. Para ver apenas o vdeo, clique na imagem. Para ouvir o som, clique nos cones dos alto-falantes azuis. Experimente com o vdeo e os cones de som ao lado.
PARA FUNCIONAR PRECISO ESTAR EM TELA CHEIA (PRESSIONE F5).
Clique no link ao lado para ver o filme ampliado Ampliar Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao
Clique na figura

ndice

16

Video: Processador para Socket AM3 levantando alavanca


A seqncia de instalao que mostraremos agora se aplica a todos os processadores AMD recentes, ou seja, aqueles com:

Clique na figura

Socket AM3

Socket AM2
Socket AM2+

Socket 939
Socket 754

Socket 940

O primeiro passo levantar a alvanca lateral do soquete. Antes de levantar, puxe-a levemente para o lado. Arquivo: V0701.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao Ampliar

ndice

17

Video: Canto com marca triangular no processador


Os processadores AMD possuem em um dos seus cantos, tanto na face superior quanto na face inferior, uma pequena marca triangular. Este canto deve coincidir com o canto do soquete que tambm possui uma marca triangular.
Ao ser alinhado desta forma, o processador encaixa no soquete com facilidade. Se no estiver encaixando, possvel que um dos problemas esteja ocorrendo: 1) O tipo de soquete inadequado ao processador. 2) As marcas triangulares do processador e do soquete no esto alinhadas entre si. 3) O processador est com um ou mais pinos tortos. Arquivo: V0702.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao Ampliar
Clique na figura

ndice

18

Instalao de processadores Intel

ndice

19

Vdeo: LGA 1156 levantando a alavanca e abrindo o soquete


O Socket LGA 1156 tem algumas diferenas em relao ao LGA 775 e ao LGA 1366. Sua alavanca, lateral, ao ser levantada, faz tambm a abertura da tampa superior. Tambm preciso puxar a alavanca para o lado antes de levant-la. A tampa fica encaixada sob um parafuso de fixao. Conforme a alavanca abaixada ou levantada, a tampa superior encaixada ou desencaixada automaticamente sob este parafuso. Note ainda que a tampa plstica de proteo dos pinos fica sob a tampa metlica (assim como no LGA 1366, e ao contrrio do LGA 775, no qual a tampa fica sobre o soquete).
Clique na figura

Arquivo: V0821.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

20

Vdeo: Tampa plstica de proteo


Desencaixe a tampa pltica que protege os pinos do Socket LGA 1156. Guarde-a para uso futuro. Caso seja necessrio retirar o processador, a tampa plstica precisa ser recolocada para proteger os frgeis pinos do soquete.
Clique na figura

Arquivo: V0824.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

21

Vdeo: Instalando o processador no soquete


Coloque o processador no soquete. O processador tem uma marca triangular que deve coincidir com uma outra marca triangular indicada na pintura da placa (serigrafia). Feche a tampa do soquete e trave-o com a alavanca lateral.
Feito isto, preciso instalar o cooler do processador.
Clique na figura

Arquivo: V0829.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

22

Video: Instalando o Core i7 (LGA 1366)


A instalao de processadores para Socket LGA 1366 (Core i7) e LGA 755 (Core 2 Duo e vrios outros) muito parecida. No filme ao lado vemos o incio da instalao de um processador Core i7 no Socket LGA 1366.
Comece levantando a alavanca lateral do soquete. A seguir levante a tampa metlica.
Clique na figura

Arquivo: V0851.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

23

Video: Instalando o Core i7


Retire cuidadosamente a tampa plstica de proteo do soquete e guarde-a em local seguro. Voc dever instalar a tampa de volta no soquete caso precise retirar o processador.
NUNCA TOQUE NOS PINOS DO SOQUETE, SO EXTREMAMENTE FRGEIS. A figura abaixo mostra em detalhe alguns pinos do Socket LGA 1366.
Clique na figura

Arquivo: V0853.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

24

Video: Instalando o Core i7


Coloque o processador no soquete. Observe que um dos cantos do processador tem uma marca triangular que deve coincidir com uma outra marca triangular existente no soquete metlico.
A seguir feche a tampa do soquete e trave a alavanca lateral.
Clique na figura

Arquivo: V0856.wmv Clique nos cones abaixo para ouvir a narrao

Ampliar

ndice

25

FIM do arquivo de amostra


Pressione ESC para encecrar a apresentao

ndice

26

Clique na figura

V0xxx
Voltar

ndice

27

Clique na figura

V0701
Voltar

ndice

28

Clique na figura

V0702
Voltar

ndice

29

Clique na figura

V0821
Voltar

ndice

30

Clique na figura

V0824
Voltar

ndice

31

Clique na figura

V0829
Voltar

ndice

32

Clique na figura

V0851
Voltar

ndice

33

Clique na figura

V0853
Voltar

ndice

34

Clique na figura

V0856
Voltar

ndice

35

You might also like