You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE SO TOMS DE MOAMBIQUE FACULDADE DE CINCIAS ECONMICAS E EMPRESARIAIS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE CURSO: ECONOMIA, 1 ANO, ANO LECTIVO DE 2012 DISCIPLINA: INTRODUAO ECONOMIA-I (IEPI) AULA PRTICA N 2 Observao: Aconselha-se aos estudantes a resolverem previamente as fichas das aulas prticas de forma a prepararem todas as dvidas que encontrarem na sua resoluo. Isso facilitara a vossa participao e a melhor compreenso das matrias leccionadas. 1. O que uma curva de demanda individual mostra? Por que a curva de procura tem uma inclinao negativa? Como proceder para obtermos a curva da demanda de mercado? 2. O que uma curva de oferta individual mostra? Por que a curva de oferta tem uma inclinao positiva? Como proceder para obtermos a curva da oferta de mercado? 3. Como determinado o equilbrio de mercado de um bem num mercado competitivo? O que um preo de equilbrio? O que e uma quantidade de equilibrio? 4. O que acontecera num mercado de determinado bem caso o preo desse bem esteja acima do preo de equilbrio? O que acontecer com o preo desse bem? O que acontecer com a quantidade procurada e com a quantidade oferecida desse bem? 5. Considere a seguinte informao:
Precos Quantidade procurada Quantidade oferecida 5 9 18 4 10 16 3 12 12 2 15 7 1 20 0

a) Construa as curvas de demanda e de oferta. b) Qual e o preo de equilbrio? Qual e a quantidade de equilbrio? c) Suponha que o governo estabelea um preo maximo para esse bem, fixando-o em 2 (unidades monetrias) u.m. por unidade. O que ocorrer nesse mercado? Quantifique. d) Calcule a elasticidade-preco da procura a cada nvel de preos. Que classificao atribui a procura em cada um dos pontos? Explique. e) Calcule a elasticidade-preo da oferta quando o preo de 3 e quando o preo de 2. 6. As funes abaixo representam a procura e oferta de banana no mercado: Q = 2P + 2; e P = 6 Q + 2Y , em que Y representa o rendimento. a) Identifique-as e determine o ponto de equilbrio do mercado supondo que Y = 2 u.m. Represente graficamente o ponto de equilbrio. b) Qual seria a consequncia de uma seca sobre o mercado da banana? Mostreo graficamente. c) Qual seria o efeito do aumento acentuado do preo das laranjas? Mostre-o graficamente. 7. Qual e diferena entre um aumento da quantidade demandada e um aumento da demanda? Ilustre-o graficamente.
4 3

8. Partindo-se de uma situao inicial de equilbrio de mercado de um mercadoria, o que acontece com o preo e a quantidade de equilbrio quando o preo dos factores de produo dessa mercadoria aumenta? 9. Considere o caso dos bens normais, inferiores e de consumo saciado, separadamente. Diga, ilustrando graficamente o que acontecera se o rendimento dos indivduos aumentar. 10. Diferencie os bens de Giffen dos bens de Veblen e mostre como se comportam as curvas de demanda desse tipo de bens. 11. Suponha que a elasticidade-preo da procura por passagens areas seja 2. O que aconteceria com a quantidade demandada de passagens areas se o preo aumentasse em 5%? 12. Suponha que uma loja tenha aumentado o preo de computadores de 1.700 Mt e 2.000 Mt por unidade, e que devido a isso a venda desse produto tenha diminudo de 200 para 150 unidades por ms. Calcule (utilizando a frmula da elasticidade no ponto mdio) e classifique a elasticidade-preo da demanda. 13. Diga o que acontece com a receita total nos seguintes casos: a) O preo aumenta e a demanda inelstica; b) O preo cai e a demanda elstica; c) O preo cai e a demanda inelstica; d) O preo aumenta e a demanda elstica; e) O preo aumenta e a elasticidade unitria; f) O preo cai e a elasticidade unitria; 14. Suponha que o coeficiente de elasticidade-renda de um bem seja 2. O que aconteceria com a quantidade demandada desse bem caso o rendimento da populao aumentasse em 10%? Como esse bem seria classificado? 15. Suponha que o preo de um bem aumente em 10%, e que a quantidade oferecida desse bem no se altere. Qual seria o coeficiente de elasticidade-preo da oferta? Como esse bem seria classificado em termos de elasticidade? 16. Considere que um aumento de 10% no preo do bem X tenha provocado uma diminuio de 5% na quantidade adquirida do bem Y. Assumindo que os demais factores permaneceram constantes, ento os bens X e Y sao: a) Complementares; b) Substitutos; c) Inferiores; d) Independentes e) Nenhuma das alternatives anteriores. 17. Suponha que o preo do bem X tenha aumentado de 3,5 para 4,5 por unidade, e que devido a isso a quantidade oferecida desse bem tenha aumentado de 500 para 700 unidades por semana. Qual a elasticidade-preo da oferta? (Usar a frmula do ponto mdio) a) 3; b) 0,5; c) 0,67; d) 1,33; e) -3 18. Dado que a equao de demanda por um bem qualquer de Q = 840-0,5P, onde Q e a quantidade demanda por perodo de tempo e P o preo desse bem em Mt, pede-se: a) Se o preo do bem em considerao for reduzido de 40 para 38, os gastos dos consumidores com a compra desse bem devem aumentar, diminuir ou permanecer constantes? b) Se o nico produtor desse bem na economia reduzir seu preo de 40 para 38, que previses, se existir alguma, voce pode fazer a respeito do efeito que a reduo de preo ter sobre os lucros da empresa?

You might also like