You are on page 1of 5

Universidade Federal do Tringulo Mineiro

Jos Alberto Oliveira Loureno

Comunidades Orientais: Edward Said e Bernard Lewis

Uberaba 2013

Este trabalho tem por finalidade expor e analisar em conjunto as ideias contidas na introduo da obra Orientalismo, de Edward Said e do primeiro captulo da obra A descoberta da Europa pelo Isl, de Bernard Lewis. Os dois autores revelam cada um a seu modo - uma nova forma de se olhar o Oriente. Lewis tenta mostrar o Isl de dentro para fora, em um exerccio constante de compreender como ele enxerga a si prprio e o Ocidente, passando tambm pelas interaes entre eles para isso faz um amplo recorte temporal, que vai desde o princpio da expanso Islmica at os primrdios do que viria a ser o Imperialismo. Seguindo um caminho distinto, Said faz um recorte temporal menor, j do perodo denominado Imperialismo (em especial o Britnico e Francs), onde houve uma construo sistemtica, por parte dos europeus, do que seria o Oriente dominado; o autor desconstri o discurso que d nome a sua obra, Orientalismo. Neste texto, venho apresentar ideias de dois grandes pensadores sobre a relao entre Ocidente e Oriente. Edward Said, com o texto Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente, onde aponta a construo do Oriente numa perspectiva Ocidental, com uma viso preconceituosa e colonialista sobre o Oriente. E Bernard Lewis, com o texto A descoberta da Europa pelo Isl, onde apresenta a mesma poca utilizada por Said, s que com um ponto de vista Oriental. Edward Said, um dos mais renomados pensadores palestinos, nasceu em Jerusalm, formado em Literatura na Universidade de Princeton e Doutor em Literatura comparada pela Universidade de Harvard. Por ser de origem rabe, porem com uma formao acadmica Ocidental, escreveu o livro Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente em 1978, no qual abordava a viso ocidental do mundo oriental. Sempre ligado a causas que envolviam a Palestina, percebe-se na sua obra, criticas feitas ao mundo Ocidental, com uma viso eurocntrica e preconceituosa. Bernard Lewis, historiador britnico-americano, nasceu em Stoke Newington, Londres, formado na Escola de Estudos Orientais (Universidade de Londres). No seu livro A descoberta da Europa pelo Isl, ele apresenta uma viso oriental, sobre todos os fatos ocorridos na mesma poca que SAID escreve. Ele foi um dos primeiros a escrever sobre a economia do oriente mdio. Lewis publicou ao longo do tempo artigos que apresentariam uma viso nova Oriente Mdio, dando uma viso ampla da sociedade islmica, incluindo o seu governo, economia e demografia.
2

Said utiliza-se de varias fontes e textos diversos para escrever seu livro, como descries de viagens, tratados filolgicos, poemas e peas, teses e gramticas, das tradues do livro As Mil e uma Noites pelo orientalista Antoine Galland, que transformou-se num clssico da literatura mundial, os relatos de Flaubert que foi uma longa viagem ao Oriente, entre 1849 e 1852; onde passou pelo Egito Jerusalm e, ao retornar, passou por Constantinopla e Itlia. No qual colhe informaes para escrever, mais tarde, Salammb, uma reconstituio da civilizao Cartaginense na poca das guerras pnicas. No filme Lawrence da Arbia, um filme pico de1962, baseado na obra de T. E. Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria e dirigido por David Lean. Lewis se utiliza de documentos e registros histricos do Oriente Mdio, e tambm uma extensa pesquisa em arquivos Otomanos, incluindo a literatura local, no qual mostra a relevncia de certos acontecimentos. O fato de no fazer a utilizao de nenhum dado vindo do Ocidente, delimitou o texto apenas para uma viso Oriental. Em seu livro, Said procura passar a viso que o Ocidental possui dos povos orientais, que possui muito pouca relao com a realidade, mostrando uma viso totalmente preconceituosa e eurocntrica, na qual a Europa se mostra superior em relao aos aspectos culturais e em desenvolvimento de sociedade. Said apresenta tambm que a decadncia do Oriente provem da forte explorao hegemnica que sofreu do Ocidente, mostrando que sem o colonialismo Europeu o Oriente ainda seria um. Fica claro no texto, que desde o inicio o Ocidente estuda e busca conhecimento sobre o mundo oriental, com interesses, sejam eles econmicos polticos. Segundo SAID o termo Orientalismo deixou de ser o preferido dos especialistas atuais, no s porque demasiado e vago e geral, como porque conota a atitude arrogante do colonialismo europeu do sculo XIX e inicio do sculo XX1. Lewis, em seu texto mostra que ate certo momento o Oriente no possua nenhum, interesse para com o Ocidente, tanto que eles s comearam a se ter certo interesse a partir do momento que o Ocidente apresentou um desenvolvimento mnimo em algumas reas cientificas.

SAID,E. Introduo. Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p..28

O autor tambm aponta que alguns conflitos que os Ocidentais contam em livros, como sendo grandes epopeias, no tinham muita importncia para os orientais como a batalha de Tours e Poitiers. Como as Cruzadas, que para os Ocidentais era

uma grande campanha para a retomada da Terra Santa, para os Orientais, era visto como um bando de infiis, que buscavam apenas a dominao territorial e que se comparavam a brbaros. Para Lewis, a decadncia do Oriente no se deu pela explorao e hegemonia Ocidental, ela ocorreu de dentro para fora, com conflitos de poder, onde busca pela poder e por alguns grupos religiosos na sua grande maioria xiita, por no quererem se submeter ao poder de liderana do Califa sunita, por esse motivo seu territrio foi ficando dividido e recebendo ataque de todos os lados. Uma divergncia que se pode perceber entre Said e Lewis, se encontra na questo da decadncia do Oriente. Pois Said considerava que a crise que ocorreu, que veio juntamente com a decadncia, deu-se pelo falo da hegemonia europeia perante o Oriente, pelas constantes tentativas de dominao. Lewis j pensava que esse era um processo natural, que foi devido a disputas internas, que envolviam a questo religiosa, no colocando como causa principal a hegemonia europeia..

REFERNCIAS SAID, E. Introduo. Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 27-61. LEWIS, B. Contato e Impacto. A descoberta da Europa pelo Isl. Traduo de Maria Clara Cescato. So Paulo: Perspectiva, 2010. p. 01-54

You might also like