You are on page 1of 3

1 E.M.P.S.G. Dr.

ACHILLES DE ALMEIDA CURSO DE FORMAO DE TCNICOS EM PATOLOGIA CLNICA MATRIA: HEMATOLOGIA PROFESSOR: PAULO DE FREITAS DIAS

A MEDULA SSEA
" no interior dos ossos, na Medula ssea, onde esto as clulas progenitoras das clulas sangneas. Ali tambm tm origem as alteraes que vo ser responsveis por inmeras doenas."

A medula ssea constituda por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. nela que o organismo produz praticamente todas as clulas do sangue; glbulos vermelhos (hemcias); glbulos brancos e plaquetas. Estes componentes do sangue so renovados continuamente e a medula ssea quem se encarrega desta renovao. Trata-se, portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande nmero de multiplicaes celulares. Estima-se que em um adulto mdio, com aproximadamente 5 litros de sangue, existam em cada centmetro cbico de sangue, cerca de 4,5 milhes de glbulos vermelhos, 6 mil glbulos brancos e 300 mil plaquetas. Isso significa um total aproximado de 22,5 bilhes de glbulos vermelhos, 30 milhes de glbulos brancos e 1,5 bilho de plaquetas. As clulas sangneas tm vida curta: os glbulos vermelhos tm uma vida mdia de 120 dias, os glbulos brancos vivem em mdia 1 semana, as plaquetas 9 dias. H, portanto permanentemente clulas morrendo, sendo destrudas ou eliminadas e substitudas por novas clulas normais. Ao nascermos todos os nossos ossos contm medula capaz de produzir sangue: a medula vermelha. Com a passagem dos anos , a maior parte da medula vai perdendo sua funo, sendo substituda por tecido gorduroso e passa a ser chamada de medula amarela. No adulto apenas alguns ossos continuam exercendo essa funo: as costelas, o corpo das vrtebras, as partes esponjosas de alguns ossos curtos e das extremidades dos ossos longos dos membros superiores e inferiores, assim como o interior dos ossos do crnio e do esterno. Os outros ossos do esqueleto do adulto possuem medula amarela e, portanto, em condies normais, so incapazes de produzir sangue. Quando h uma

necessidade maior como no caso de uma anemia, parte desta medula ssea amarela pode voltar a produzir clulas sangneas.

A medula ssea mantm-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir clulas sangneas e para isso depende de abundante e contnuo suprimento de substncias. Para elaborar novos glbulos vermelhos ela aproveita restos de glbulos vermelhos envelhecidos e destrudos. O ferro contido na hemoglobina deixado na medula pelas hemcias que chegam ao fim da vida e novamente utilizado pela medula para formar novas molculas de hemoglobina.

Duas fotos da medula ssea obtida por aspirado e observado em objetiva de imerso a leo. Na primeira observamos depsitos de ferro corados em azul. A segunda representa uma medula pobre neste elemento. Clulas fagocitrias do bao, fgado, gnglios linfticos e da prpria medula encarregadas de englobar os glbulos envelhecidos e destru-los no interior do seu citoplasma, lanam o ferro na circulao para aproveitamento futuro. Grande parte deste ferro fica armazenada no fgado e na medula. O ferro da dieta, absorvido pela mucosa do intestino delgado, complementa as necessidades dirias deste elemento. Outra substncia indispensvel ao funcionamento do tecido hematopotico a vitamina B12. Quantidades muito pequenas desta vitamina so necessrias diariamente, mas para que ela seja absorvida e aproveitada pelo organismo, exige a presena do fator intrnseco da vit. B12, acar de natureza complexa, sintetizado pelas clulas da mucosa do estmago. A falta desta substncia implica em uma diminuio da produo de clulas sangneas pela medula e o aparecimento de precursores de tamanho aumentado, os megaloblastos. A este tipo de anemia denomina-se: anemia megaloblstica. O cido flico, uma das vitaminas do complexo B, tambm est relacionado na produo dos glbulos vermelhos pela medula ssea. As duas substncias desempenham importante papel em numerosas reaes bioqumicas que envolvem os cidos nuclicos.

Foto de medula ssea normal observada em objetiva de imerso. Nota-se megacaricitos e precursores mielides e eritrides.

You might also like