You are on page 1of 5

O Livro dos Espritos

Parte Segunda Captulo 8 Da emancipao da alma

O sono e os sonhos Pergunta 400: O Esprito encarnado permanece espontaneamente no corpo?

como perguntar se o prisioneiro se alegra com a priso. O Esprito encarnado aspira sem cessar libertao, e quanto mais o corpo for grosseiro, mais deseja desembaraar-se dele.

Pergunta 401: Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

No, o Esprito nunca fica inativo. Durante o sono, os laos que o prendem ao corpo se relaxam e, como o corpo no precisa do Esprito, ele percorre o espao e entra em relao mais direta com outros Espritos.

Pergunta 402: Como avaliar a liberdade do Esprito durante o sono?

Pelos sonhos. Quando o corpo repousa, o Esprito tem mais condies de exercer seus dons, faculdades do que em viglia; tem a lembrana do passado e algumas vezes a previso do futuro;

adquire mais poder e pode entrar em comunicao com outros Espritos, neste mundo ou em outro. Quando dizeis: tive um sonho esquisito, horrvel, mas que no tem nada de real, enganais-vos; , muitas vezes, a lembrana dos lugares e das coisas que vistes ou que vereis numa outra existncia, ou num outro momento. O corpo, estando entorpecido, faz com que o Esprito se empenhe em superar suas amarras e investigar o passado ou o futuro. Pobres homens, que pouco conheceis dos mais simples fenmenos da vida! Julgai-vos sbios e, entretanto, vos embaraais com as coisas mais simples; ficais perturbados com a pergunta de todas as crianas: o que fazemos quando dormimos? Que so os sonhos? O sono liberta, em parte, a alma do corpo. Quando dormimos, estamos momentaneamente no estado em que o homem se encontra aps a morte. Os Espritos que logo se desligam da matria, quando desencarnam, tm um sono consciente. Durante o sono, renem-se sociedade de outros seres superiores e com eles viajam, conversam e se instruem; trabalham at mesmo em obras que depois encontram prontas, quando, pelo desencarne, retornam ao mundo espiritual. Isso deve vos ensinar uma vez mais a no temer a morte, uma vez que morreis todos os dias, segundo a palavra de um santo. Isso para os Espritos elevados; mas para o grande nmero de homens que, ao desencarnar, devem permanecer longas horas nessa perturbao, nessa incerteza da qual j vos falaram, esses vo, enquanto dormem, a mundos inferiores Terra, onde antigas afeies os evocam, ou vo procurar prazeres talvez ainda mais baixos que os que tm a; vo se envolver com doutrinas ainda mais desprezveis, ordinrias e nocivas que as que professam em vosso meio. O que gera a simpatia na Terra no outra coisa seno o fato de os homens, ao despertar, se sentirem ligados pelo corao queles com quem acabaram de passar de oito a nove horas de prazer. Isso tambm explica as antipatias invencveis que sentimos intimamente, porque sabemos que essas pessoas com quem antipatizamos tm uma conscincia diferente da nossa e as conhecemos sem nunca t-las visto com os olhos. Explica ainda a nossa indiferena, pois no desejamos fazer novos amigos quando sabemos que h outras

pessoas que nos amam e nos querem bem. Em uma palavra, o sono influi mais na vossa vida do que pensais. Durante o sono, os Espritos encarnados esto sempre se relacionando com o mundo dos Espritos e isso que faz com os Espritos Superiores consintam, sem muita repulsa, em encarnar entre vs. Deus quis que em contato com o vcio eles pudessem se renovar na fonte do bem, para no mais falharem, eles, que vm instruir os outros. O sono a porta que Deus lhes abriu para entrarem em contato com seus amigos do cu; o recreio aps o trabalho, enquanto esperam a grande libertao, a libertao final que deve devolv-los a seu verdadeiro meio. O sonho a lembrana do que o Esprito viu durante o sono; mas notai que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais do que vistes, ou de tudo o que vistes. que vossa alma no est em pleno desdobramento. Muitas vezes, apenas fica a lembrana da perturbao que acompanha vossa partida ou vossa volta, qual se acrescenta a do que fizestes ou do que vos preocupa no estado de viglia; sem isso, como explicareis esses sonhos absurdos que tm tanto os mais sbios quanto os mais simples? Os maus Espritos se servem tambm dos sonhos para atormentar as almas fracas e medrosas. Alm disso, vereis dentro em pouco se desenvolver uma outra espcie de sonhos1; ela to antiga quanto a que j conheceis, mas a ignorais. O sonho de Joana Darc2, o sonho de Jac3, o sonho dos profetas judeus e de alguns adivinhos indianos; esse sonho a lembrana da alma quase inteiramente desligada do corpo, a lembrana dessa segunda vida de que falamos. Procurai distinguir bem essas duas espcies de sonho dentre os que vos lembrais; sem isso, caireis em contradies e erros que sero funestos vossa f.

Os sonhos so o produto da emancipao da alma, que se torna mais independente pela suspenso da vida ativa e de convivncia. Da uma espcie de clarividncia indefinida, que se estende aos lugares mais afastados ou jamais vistos e algumas vezes at a

outros mundos; da ainda a lembrana que traz memria acontecimentos realizados na existncia atual ou em existncias anteriores; a estranheza das imagens do que se passa ou do que se passou em mundos desconhecidos, misturadas com coisas do mundo atual, formam esses conjuntos estranhos e confusos que parecem no ter sentido nem ligao entre si.

A incoerncia dos sonhos se explica ainda por lacunas que a lembrana incompleta do que nos apareceu em sonho produz. Isso seria como numa narrao a qual se tenham truncado frases ao acaso, ou parte de frases; os fragmentos restantes reunidos perderiam toda a significao.

Pergunta 403: Por que nem sempre nos lembramos dos sonhos?

O que chamais de sono apenas o repouso do corpo, mas o Esprito est sempre ativo e durante o sono recobra um pouco de sua liberdade e se corresponde com os que lhe so caros, neste mundo ou em outros. Sendo o corpo uma matria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impresses que o Esprito recebeu, visto que o Esprito no as percebeu pelos rgos do corpo.

Pergunta 404: O que pensar da significao atribuda aos sonhos?

Os sonhos no tm o significado que certos adivinhos lhes atribuem. um absurdo acreditar que sonhar com isso significa aquilo. So verdadeiros no sentido de que apresentam imagens reais ao Esprito, mas muitas vezes no tm relao com o que se

passa na vida corporal; so tambm, como dissemos, uma lembrana. Algumas vezes, podem ser um pressentimento do futuro, se Deus o permite, ou a viso do que se passa nesse momento em um outro lugar para onde a alma se transporta. No tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem em sonho e vm advertir seus parentes ou amigos do que lhes est acontecendo? O que so essas aparies, seno a alma ou o Esprito dessas pessoas que vm se comunicar com o vosso? Quando estais certos de que o que vistes realmente aconteceu, no uma prova de que a imaginao no tomou parte em nada, principalmente se as ocorrncias do sonho no estavam de modo algum em vosso pensamento enquanto acordados?

You might also like