You are on page 1of 4

Exerccios Biologia Celular Professor Gustavo A qumica da clula 1- Quais so os quatro compostos orgnicos fundamentais encontrados nos seres

vivos? 2- Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular. c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas pr-existentes. d) Em todos os seres vivos as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-me transmitem suas caractersticas s clulas-filhas. 3- So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) vrus e cianofceas; c) bactrias e cianofceas; d) bactrias e fungos; e) todos os unicelulares. 4- O material gentico das clulas : a) a glicose b) uma protena c) o colesterol d) o cido desoxirribonuclico. e) um aminocido 5- Na composio qumica de uma clula existem componentes orgnicos e inorgnicos. Quais so esses componentes? 6- Por que as clulas de intensa atividade possuem maior quantidade de gua do que as clulas de pequena atividade metablica?

7- (UFRJ) Recentemente, houve grande interesse por parte dos obesos quanto ao incio da comercializao do medicamento Xenical no Brasil. Esse medicamento impede a metabolizao de um tero da gordura consumida pela pessoa. Assim, pode-se concluir que o Xenical inibe a ao da enzima: a) maltase. b) protease. c) lipase. d) amilase. e) sacarase. 8- (UFMG) Devem constar da dieta humana ons correspondentes aos seguintes elementos qumicos, exceto: a) clcio. b) cloro. c) ferro. d) sdio. e) mercrio. 9- (FUVEST-SP) Reserva de carboidratos nos msculos ficam na frmula de: a) glicognio. b) lactose. c) amido. d) sacarose. e) glicose.

10- Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funes apenas energticas para os organismos. O avano do estudo desses compostos, porm, permitiu descobrir outros eventos biolgicos relacionados aos carboidratos. Cincia hoje. V.39., 206. (adapt.). Baseado no texto e em seus conhecimentos incorreto afirmar que: a) os carboidratos so fundamentais no processo de transcrio e replicao, pois participam da estrutura dos cidos nuclicos. b) os carboidratos so importantes no reconhecimento celular, pois esto presentes externamente na membrana plasmtica, onde eles formam o glicoclix. c) os triglicrides, carboidratos importantes como reserva energtica, so formados por carbono, hidrognio e oxignio. d) tanto quitina, que forma a carapaa dos artrpodes, quanto a celulose, que participa da formao da parede celular, so tipos de carboidratos. e) o amido, encontrado nas plantas, e o glicognio, encontrado nos fungos e animais, so exemplos de carboidratos e tm como funo a reserva de energia.

GABARITO

1- Acares, lipdeos, protenas e cidos nuclicos. 2- D 3- C 4- D

5- Carboidratos, lipdeos, protenas, cidos nuclicos, gua e sais minerais. 6- O metabolismo celular acionado por enzimas que s entram em atividade na presena de gua. 7- C 8- E 9- A 10- C

Estudo dirigido 1 ano 1- Descreva a funo de cada organide da clula. D exemplo de situaes onde o funcionamento e a presena de cada organide essencial nos padres de funcionamento cotidianos da clula. 2- Como ocorre a obteno de energia pelas clulas animais e vegetais (no confundir com o processo de fotossntese!). Como se denomina este processo bioqumico? Escreva a equao qumica que gera energia em tais clulas. Qual o principal organide responsvel esse processo? 3- A membrana plasmtica possui uma capacidade chamada Permeabilidade seletiva. O que seria esse processo? Em relao ao transporte de membrana plasmtica, defina o que , e como ocorre: * Transporte passivo * Transporte ativo 4- Leia o texto abaixo; A osmose o nome dado ao movimento da gua entre dois meios ou mais, com concentraes diferentes de solutos separados por uma membrana semipermevel. um processo fsico importante na sobrevivncia das clulas. Esse processo ocorre de forma natural e a gua sempre movimenta-se de um meio hipotnico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertnico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentrao em ambos os meios (quando ocorre esse processo chamamos meio isotnico) atravs de uma membrana semipermevel, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de molculas de gua mas impedem a passagem de outras molculas. Responda: a) A osmose um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta. 5- Como ocorre o processo de transporte conhecido como bomba de sdio e potssio. Cite uma importncia deste processo para a fisiologia humana. 6- Qual a diferena entre fagocitose, pinocitose e exocitose? Estes processos so ativos ou passivos? Justifique sua resposta. 7- Como o organide lisossomo relaciona-se ao processo de fagocitose e pinocitose? 8- Diferencie com pelo menos 4 caractersticas distintas, as clulas animais das clulas vegetais. 9. Durante uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos dois cartes com esquemas de clulas e solicitou que os alunos identificassem a clula animal e a clula vegetal. Aps a observao, correto afirmar que: a) a clula I vegetal, por apresentar ncleo. b) a clula II animal, por apresentar mitocndria. c) a clula II vegetal, por apresentar parede celulsica. d) a clula I animal, por apresentar ribossomos.

10. Correr, estudar e danar so atividades que necessitam de muita energia e que podemos realizar graas s nossas clulas que trabalham sem parar. Ao conjunto de reaes qumicas que ocorrem ao nvel das clulas chamamos de?___________________________________ 11. A biologia constituda por diversos nveis organizacionais, o que facilita a compreenso de seu estudo. Com base nessa afirmao, assinale a(s) alternativa(s) que completa(m) as lacunas do texto abaixo. Quando um organismo analisado em detalhes, possvel observar a existncia de vrios sistemas que permitem sua sobrevivncia. Um sistema constitudo por um conjunto de __________ que, se vistos em detalhes, revelam camadas sucessivas, sendo cada uma delas correspondente a um __________. Os mesmos, quando observados ao microscpio, demonstram a existncia de pequenas unidades que se assemelham na forma e na funo: as __________. Essas, por sua vez, possuem no seu interior uma certa quantidade de __________ que, analisados bioquimicamente, mostram em sua composio __________, que nada mais so que a reunio de tomos, comuns a todos os seres vivos. Assinale: a) molculas tecido clulas tomos molculas. b) tecido rgo molculas tomos organoides. c) rgos tecido clulas organoides molculas. d) clulas tecido molculas organismo sistemas. 13. Quais so os quatro compostos orgnicos fundamentais encontrados nos seres vivos? 14- So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) bactrias e cianofceas; c) bactrias e fungos; d) todos os unicelulares.

15. Na composio qumica de uma clula existem componentes orgnicos e inorgnicos. Quais so esses componentes? 16. Complete a tabela:

You might also like